Belo Horizonte

Inhotim, BrumadinhoUai not? | Ricardo Freire

Belo Horizonte está onde nunca esteve. No suplemento de viagens do New York Times, por exemplo: nos últimos anos Beagá foi a estrela da edição em dois momentos. Uma vez de carona com o Instituto Inhotim, um dos centros culturais mais badalados do mundo, na vizinha Brumadinho; outra vez por conta dos seus botecos. Cidadã do mundo, sem perder a mineirice.
A verdade é que Belo Horizonte já nasceu moderna. Foi a primeira cidade brasileira planejada, na virada do século 19 para o 20. Cresceu quieta – tornou-se metrópole mantendo a imagem de clube da esquina.
As montanhas que circundam a cidade guardam tesouros naturais e artísticos. Reservas ambientais, estâncias serranas e a mais bela coleção de cidades históricas do país estão a dois passos da capital.

Belo Horizonte está onde nunca esteve. No suplemento de viagens do New York Times, por exemplo: nos últimos anos Beagá foi a estrela da edição em dois momentos. Uma vez de carona com o Instituto Inhotim, um dos centros culturais mais badalados do mundo, na vizinha Brumadinho; outra vez por conta dos seus botecos. Cidadã do mundo, sem perder a mineirice.

A verdade é que Belo Horizonte já nasceu moderna. Foi a primeira cidade brasileira planejada, na virada do século 19 para o 20. Cresceu quieta – tornou-se metrópole mantendo a imagem de clube da esquina.

As montanhas que circundam a cidade guardam tesouros naturais e artísticos. Reservas ambientais, estâncias serranas e a mais bela coleção de cidades históricas do país estão a dois passos da capital.

Quando ir Como chegar Onde ficar? O que fazer
Pampulha, Belo Horizonte Inhotim, Brumadinho Praça da Liberdade Boteco em Belo Horizonte
Assim como em todo o Sudeste, Belo Horizonte é quente e úmida na primavera e no verão, e tem clima seco e noites frescas no outono e no inverno.

Em maio e abril a cidade se agita com o Comida di Buteco, em que o público vota nas melhores novidades de quarenta botequins.

Em agosto é a vez do Festival Internacional de Teatro, que inclui apresentações de rua.

O inverno é ideal para curtir os fins de semana no vilarejo serrano de São Sebastião das Águas Claras (ou Macacos, para os íntimos), 35 km ao sul. Agosto é mês de festival gastronômico em Tiradentes; setembro tem o Tudo é Jazz em Ouro Preto. Os melhores carnavais são os de Ouro Preto e Diamantina.

O longínquo aeroporto de Confins é servido por vôos diretos de São Paulo (Congonhas e Cumbica), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Vitória, Brasília, Goiânia, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, São Luís, Belém, Porto Seguro, Ilhéus, Uberlândia, Montes Claros, Miami, Lisboa, Montevidéu e Cidade do Panamá.

O aeroportinho da Pampulha recebe vôos diretos regionais, como o de São João del Rei.

Brumadinho, onde fica Inhotim, está 60 km a oeste.

Sabará é a cidade histórica mais próxima: fica 25 km a leste. Ouro Preto está 110 km ao sul — mas, a exemplo de Tiradentes (200 km ao sul) e Diamantina (300 km ao norte), merece  ao menos um pernoite.

A hotelaria belo-horizontina é francamente voltada para o viajante a negócios. Os hotéis mais antigos e tradicionais ficam no Centro.

A maior parte dos hotéis hoje se distribui entre a Savassi e Lourdes, dois bairros centrais onde se encontram restaurantes, bares, lojas de rua e shopping centers. Lourdes é o bairro do momento.

Existe também um incipiente pólo hoteleiro na saída da cidade para Nova Lima, próximo ao BH Shopping. É interessante para escapadas a Brumadinho (Inhotim) e Ouro Preto.

Em fins de semana e feriados as tarifas baixam.

Antes de planejar uma esticada a alguma cidade histórica, verifique se não há nenhum festival na época da viagem.

O circuito básico inclui visitas à Praça da Liberdade, ao Museu de Artes e Ofícios, ao Mercado Central e, evidentemente, ao complexo da Pampulha, primeira manifestação do gênio de Oscar Niemeyer.

O circuito mais divertido, porém, é o dos botecos. Abra os trabalhos no Mercado Central e depois faça da lista do Comida di Buteco o seu guia oficial. (Dê uma chance ao jiló!)

A noite mais arrumadinha da cidade está em Lourdes. Tome como marco zero a rua Curitiba, à altura da praça Marília de Dirceu.

Uma incursão ao Inhotim é indispensável. Mas na própria Praça da Liberdade não perca outro museu de última geração: o das Minas e do Metal, patrocinado por Eike Batista.

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Belo Horizonte por Ricardo Freire

207 comentários para “Belo Horizonte”

  1. Amigos, sou de Recife e estarei viajando para BH dia 15 de Agosto. Como aqui em Recife é sempre verão, gostaria de saber a temperatura média que vamos pegar, e se vamos precisar levar algum agasalho.

    1. Olá, Gabriel! Veja as médias de temperatura e chuvas aqui: http://www.climatempo.com.br/climatologia/107/belohorizonte

      Acompanhe a previsão também :)

    2. Gabriel
      Agosto em BH venta muito por isso agasalhos leves são necessários
      à noite!

  2. Desejo saber o que há de shows hoje dia 19.07.2013 em BH – MG

    1. Olá, Roberto! Consulte a programação em um jornal local!

  3. Roberto,

    Para saber de todos os shows em BH, nada melhor que o site : http://www.soubh.com.br

    Abraço,

    Carlos Henrique (Blog “Escalada Planetária”)

  4. Reitero a dica: no Mercado Central não deixe de comprar o queijo da Canastra. Muito Bom, não é caro e você encontra em qualquer banca de queijo do mercado.

  5. Amigos, tenho um congresso no hotel ouro minas em outubro, mas preferia ficar em algum hotel mais próximo de bares e restaurantes (imagino que na região da savassi, lourdes algo por ali). Para isso gostaria de saber como é o transporte público em BH? pelo que pude ver há linha de metro do centro até o minas shopping. Como é o metrô de BH? passarei dificuldade nos horários de início da manhã e fim de tarde? Seria melhor utiliar ônibus? Agradeço a ajuda.

    1. Olá, Sandro! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo e torcer para os mineiros responderem. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    2. Sandro,

      na Av. Cristiano Machado (onde fica o Ouro Minas) passam muitas linhas de ônibus que podem te levar à Savassi ou Lourdes; o metrô atende, sim, o trecho Minas Shopping-Centro ou vice-versa, mas não chega na Savassi nem no Lourdes. Nos horários de pico, ambos estarão bem cheios, sendo que o ônibus tem o agravante do trânsito, que fica terrível no sentido centro de manhã e no sentido contrário à noite. Pelo que entendi seu trajeto será o inverso da maioria, então boas chances de escapar do trânsito!

      Espero ter ajudado ou pouco. Às ordens para mais informações.

  6. Oi, Sandro. Se você ficar na região da Savassi ou Lourdes você não vai ter acesso fácil ao metrô. São regiões centrais (dentro da Av. Contorno), mas nem por isso no Centro (que é o bairro do Centro). E para chegar à estação central você precisaria pegar um ônibus até a Praça da Estação de qualquer forma.
    Acredito que a melhor opção seja um ônibus mesmo.
    Agora, de fato, se você ficar hospedado no Ouro Minas, vai ser péssimo para se fazer algo à noite. Ali não tem nada. O que tem de mais interessante em BH está concentrado no Lourdes, no Santo Antônio e na Savassi mesmo.
    Não sei dizer qual a linha exatamente te deixaria no Ouro Minas, mas qualquer hotel que esteja próximo da Av. Afonso Pena será muito bem servido de linhas de ônibus. Alguma certamente passará por lá. Mas é bom atentar-se para o fato de que o trânsito em BH anda muito ruim. Apesar de quê, você estará no contra-fluxo, o que é bem mais tranquilo.

    1. Valeu, Daniel! só para esclarecer, eu não vou ficar no ouro minas e não gostaria de ficar na região justamente pela falta de opções ao redor… por isso pensei em ficar por uma região melhor e por isso meus questionamentos sobre a facilidade, ou não, de ir até o ouro minas pela manhã (em torno de 7:30/8:00) e retornar ao fim do dia (18:30/19:00).

      1. Olá Sandro! O Hotel Ouro Minas fica em umas das principais avenidas de Belo Horizonte, a Av. Cristiano Machado. Realmente o metrô NÃO fica perto da Savassi, Lourdes ou Santo Antônio. E o transporte público de BH não é muito bom. Mas como é uma avenida principal, muitas linhas de ônibus passam por ela. Ônibus acho que de todas as regiões da cidade. As linhas 62 e 66, que passam pela Savassi e seguem a Av. Cristiano Machado até Venda Nova, passam bem rápido, apesar de às vezes os ônibus estarem cheios. Mas acho que vc irá pegar no sentido inverso ao fluxo da cidade, então provavelmente estarão vazios e o trânsito bom. Caso tenha dúvida, vc pode colocar os endereços do seu local de hospedagem e do Ouro Minas no GoogleMaps que ele traça perfeitamente a rota e te fornece as opções de transporte público. O site com os itinerário dos ônibus de BH é o http://www.bhtrans.pbh.gov.br Talvez também possa ajudar. No mais, espero ter ajudado e uma boa viagem.

  7. Olá, Sandro,
    Olha, metrô em Belo Horizonte tem um uso muito restrito – basicamente, para quem mora em Contagem e outras regiões longes do centro. Como disse o amigo Daniel, não é uma opção plausível, considerando-se o Hotel Ouro Minas. A região do hotel não tem bares, restaurantes e noite interessantes – há apenas o Minas Shopping por perto. O ideal é ficar na região de Lourdes ou Santo Antônio – ali tem vários hotéis, por exemplo, na avenida Bias Fortes e Contorno, que são ótimas localizações. Lourdes, Santo Antônio, Savassi e Av. Raja Gabaglia concentram a noite de Belo Horizonte – e ficar nos hotéis próximos facilita bastante.
    Espero ter ajudado!
    Abraço,
    Carlos

  8. Quanto ao transporte público, não é bom. Ônibus lotados e demorados. A hora do rush é entre seis e sete da noite (após esse horário vai melhorando gradativamente, com uma melhora substancial a partir das oito da noite); pela manhã, em direção ao Ouro Minas, não há tantas complicações – as complicações maiores são para que faz o sentido contrário (bairro-centro).

  9. Sandro,
    Acredito que o seu deslocamento pela manha até o Ouro
    Minas vindo da Savassi ou Lourdes de ônibus será “tranquilo”,
    considere que há um trecho em obras com retenções freqüentes,
    mas como o Carlos disse vc está no contrafluxo do horário.
    Não há metrô que te atenda, então a opção é ônibus. Considere
    da Savassi até lá uns 40 min!
    O seu retorno é que será complicado, se for neste horário
    que vc colocou! Se puder aguardar um pouco há uma considerável
    melhora após 20:00!
    Se for possível escolher sua hospedagem considere
    os hotéis na Savassi – sao muitos – ou região do Funcionários e Santo Antônio
    (Bairros com fácil acesso à Savassi – ao lado e dá para ir à pé – e ao Ouro Minas – acesso as linhas de ônibus)

  10. Sugiro Íbis da Av. João Pinheiro ou qualquer outro hotel próximo da Av. Cristóvão Colombo, pois nessas 02 avenidas vc pode pegar o ônibus 8106 sentido santa Cruz. Ele tem ponto no minas shoping. Outra opção seria ficar no centro e pegar o metro. São 15 minutos a partir da Praça da estação.

  11. Como tudo mundo ja disse o transporte é ruim mesmo. A cidade esta com muitas obras em andamento e o transito horrivel, principalmente a av. cristiano machado onde fica o ouro minas.

    O metro seria mais rápido que os onibus, no caso se ficar na savassi, lourdes, zona sul, poderia tomar um onibus ou caminhar ate a praca da estacao e tomar o metro, e na volta a mesma coisa.

    1. A gente, descordo. O transporte público de BH é bom sim. O único problema é que estão esperando chegar no nível caos-SP pra continuar fazendo algo.. enfim, bar bom em BH é o que não vai faltar! pode se esbaldar!

  12. Olá, Sandro,
    O pessoal está sendo bem camarada. Eu acho o transporte público em Belo Horizonte simplesmente péssimo, um dos piores do Brasil. Tenho muito dó de quem depende de ônibus e trem. Prepare-se para andar de táxi, é a melhor alternativa e, ainda assim, tem horas em que é difícil conseguir um, pois os carros ficam agarrados nos engarrafamentos na hora do rush. Combine antes com alguma cooperativa ou no hotel onde vc estiver. Em BH não existe metrô, o que tem é trem de superfície.

  13. Muito Obrigado pelas informações!! Agora é processar as informações e decidir como fica melhor… Depois de definir vou pesquisar os bares para tomar um chopp e quem sabe uma cachacinha…

  14. Ola Sandro! Agora BH conta com uma linha de onibus executivo com ar condicionado, que surgiu para atender aqueles que trabalham na cidade administrativa de MG e essa linha pode te atender ja que o Ouro Minas fica no caminho, ele custa R$5,00, ao contrario das outras linhas que custam em media R$2,80. Entao se vc escolher um hotel mais central ou na Savassi vc pode dispensar o taxi e gastar no bar; ja que aqui nao tem mar….

    1. O Ouro Minas ficava no caminho do ônibus SE01, o executivo da Cidade Administrativa, não fica mais… Agora o ônibus passa pela Av. Antônio Carlos, vide http://www.bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublico/Imprensa/executiva_010313 e http://servicosbhtrans.pbh.gov.br/bhtrans/servicos_eletronicos/transporte_itinerario_resultado.asp?linha=SE01#

  15. Boa noite, moro em BH há pouco tempo e não conheço muito.
    Meus pais estão vindo me visitar e tem vontade de fazer um city tour e uma viagem para Ouro Preto.
    Não tenho carro nem nada, então tava pensando em procurar alguma agência de viagem local que possa nos ajudar, tem alguma sugestão?

    1. Oá, Natalia! A nossa praia é mais turismo por conta própria. O melhor a fazer no seu caso é dar uma passadinha num bom hotel (por exemplo, o Mercure Lourdes) e ver na recepção que agências eles indicam para os seus hóspedes. Certamente serão de confiança.

    2. Acredito que a CVC disponibilize guias ou pacotes terrestres. Mas se vc quiser, pode ir por conta própria e lá em Ouro Preto, no centrinho, tem um local de informações turísticas. Lá tem vários guias e não é muito caro. Uma vez fui com um amigo, contratamos um guia lá e ele nos mostrou quase tudo à pé. Foram uns 4 quilômetros de caminhada. Acho que o nome do guia era Manteiga. Foi excelente. Sabia explicar tudo. Acredito que se vcs não são acostumados a caminhar em ladeiras eles devem fazer percursos menores.

    3. Natalia, leve seus pais no Inhotim! Tem ônibus que saem da rodoviária e vão direto! é imperdível! De todos os todos que levei lá, nenhum reprovou o passeio, mesmo os que foram arrastados hahaha

      Mas para Ouro preto, é fácil ir de ônibus viu. Daria até pra ir de manhã e voltar a noite, mas acho que a cidade merece uns dois dias.

    4. Para OP você pode ir de ônibus regular, que sai da rodoviária, sem problemas. Leia os roteiros no site oficial da cidade e programe andar à pé nas atrações que são mais o estilo deles (igrejas, museus, etc).

      Em BH, veja o que mais interessaria à eles e vá de táxi, mas não deixe de ir à Pampulha e aos novos museus nas velhas casas da Praça da Liberdade.

  16. Boia,
    Tenho uma dúvida em relação a hoteis. Vou a Bh e passarei duas noites, pensei em me hospedar no ibis budget novo, aberto agora em maio. Mas não sei se a localização é boa em termos de localização e alimentação (especialmente a noite), fica na Rua Rio Grande do Norte, próximo a Avenida Afonso Pena. Cogito a possibilidade de ficar no Ibis Savassi mas só se for muito melhor nesse aspecto,ou alguem outro que seja low budget e bem localizado.Aliás, como não tenho muito tempo na cidade, li que o melhor pão de queijo é o do Verdemar, procede a informação? O Verdemar localizado no Diamond Mall é o mais próximo da região mencionada? Outra dúvida que eu tenho é: quanto sai um taxi do aeroporto de Confins a Bh? Pra duas pessoas, vale mais a pena(financeiramente falando) pegar o ônibus excutivo e depois um táxi pro local da hospedagem?
    Obrigado,
    Fabricio

    1. Olá, Fabricio! O Verdemar Diamond Hall é o mais próximo de Lourdes. O Ibis Savassi é melhor localizado do que o Ibis Budget da Rio Grande do Norte.

    2. Olá Fabricio. taxi direto de confins só se vc tiver dinheiro sobrando, os caras cobram caro, a melhor opção é a que vc disse, os onibus executivos. Quando desembarcar procure o embarque do onibus conexão que faz a linha confins/terminal álvares cabral. A passagem custa por volta de R$22,00 e vc desce no terminal final, e de lá sim vc pega um taxi até o hotel, que é bem perto.

  17. Olá Pessoal, Alguém tem um roteiro para visitar as Cidades Históricas de Minas? Já comprei as passagens e vou fazer este roteiro entre os dias 28-dez-13 e 01-jan-14. Ficarei muito grato se alguém puder compartilhar um bom roteiro comigo.

    Abraços!

    Vinícius Piero.

    1. Olá, Vinícius! Nesta época é muito, muito, muito complicado quebrar estadia, porque as pousadas e hotéis trabalham com pacotes de fim de ano. Escolha uma base (Ouro Preto ou Tiradentes) e esteja de carro alugado.

    2. Pena que vc terá pouco tempo! Fiquei 1 semana entre Ouro Preto e Tiradentes e nem vi tudo! Aqui tenho várias dicas sobre a região, inclusive um roteiro para 4 dias, que é super corrido, mas se vc não tem como mudar as passagens é o que vc terá que fazer: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/post-indice-cidades-historicas-de-minas.html

    3. oi vinicius boa noite.
      meu nome é jackson e tbm estou no mesmo barco que vc,estou indo sozinho para Bh e as cidades historicas nos dias 27/12/13 a 30/12/2013..
      estou fazendo meu propio city tour,saindo de Bh e indo pra SJDR e Tiradentes..
      as passagems ainda to comprando.e custam 44,00
      a dica e vc ir pra São joao del rei fazer o passeio da maria fumaça que vai pra tiradentes lá vc fica o dia todo em tiradentes conheça a cidade e os melhores restaurantes de comida mineira e ainda volta de trem pra são joao del rei no mesmo dia..

  18. Vinícius, em um bate e volta de Ouro Preto a Tiradentes, ou vice-versa, você mal terá tempo para uma circulada na cidade. Escolha uma das duas como base – reserve logo sua hospedagem – explorando seus arredores. Acredito que Ouro Preto estará mais agitado e não espere por baladas “fortes” em Tiradentes. Eu particularmente escolheria Tiradentes e certamente alugaria um carro. Mas em Tiradentes dá para estar a pé e curtir a cidade que é muito linda e agradável..

  19. Postei sobre BH no final de semana que passou. Adoro a cidade e já perdi a conta de quantas vezes estive por lá. Já fui de avião e de ônibus, pra ficar 1 mês, 1 semana ou pra ficar 1 dia só. Tem dicas de hotel, restaurante, transporte para ir e voltar do aeroporto, compras, bate-volta e o que visitar: http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Belo%20Horizonte.

  20. Olá, vou participar de um evento da UFMG nos dia 21/22 e 23 de outubro e, ficaremos hospedados no SESC Venda Nova (pois a UFMG pagará a nossa hospedagem). Gostaria de saber se próximo ao hotel do Sesc tem algo interessante para se fazer, já que chego no domingo (20/10) e o evento começa apenas na segunda. Poderia me hospedar em outro local, já que a hospedagem do domingo é por minha conta. E somente na segunda ir para o hotel do SESC… O que vocês me sugerem? Obrigada.

    1. Olá, Aline! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

      1. Aline, eu diria que não tem nada e é longe de tudo…
        se vc pode ficar em outro hotel antes, e quiser conhecer a cidade, então eu diria pra fazer isso. Ficar na região da savassi, funcionários, santo antônio, av. afonso pena… alí vc conseguirá ver mais da cidade e estará na meiuca!

        1. O SESC Venda Nova, segundo o Google Maps, fica entre 10 e 12km da Igrejinha da Pampulha. E partindo da igrejinha, dá pra ir a pé até o Mineirão (que tem o recém-inaugurado Museu do Futebol Mineiro e visitas guiadas pelo estádio – acho que não funcionam se tiver jogo no dia), a Casa JK, o Parque Guanabara (um parque de diversões), e o Parque Ecológico da Pampulha. E não tão perto assim da Igrejinha, mas ainda na orla, tem o Museu de Arte da Pampulha e alguns ótimos restaurantes como o Xapuri.

          1. Mas essa orla, até um tempo atrás era do tipo espanta-turista! Um sistema bem precário pra fazer as visitas por transporte publico. Isso já foi arrumado?? Pq pra ir a pé é longe pra caramba!!

    2. Aline, programa obrigatório em Belo Horizonte aos domingos é ir à Mega Feira de artesanato que funciona em toda a extensão da Av. Afonso Pena. Tem de tudo que você puder imaginar e os preços são ótimos. Só não sei se você conseguirá pegar a feira ainda funcionando, pois eles começam muito cedo e por volta de 3, 4 horas da tarde já estão desarmando as barracas.

    3. Olá Aline, como todos disseram o sesc de venda nova fica realmente longe do centro de BH, mas se vc tem opção de se hospedar no centro, faça isso. uma ótima opção é o IBES Budget (antigo formule 1) que fica na bias forte e de lá vc podera conhecer o circuito cultural na praça da liberdade, a feira de artesanato na afonso pena, os bares no loudes, ou seja, o que BH tem de melhor. A pampulha é legalzinha, mas como vc tem pouco tempo não vale gastá-lo indo pra lagoa. Vc chega a que horas? Moro no centro e posso te dar ótimas dicas, então qq coisa mail me no:kleber.srbek@hotmail.com. Boa viagem!

  21. Prezada Aline,
    Venda Nova não tem pontos turísticos. É um bairro enorme, mas puramente residencial.
    A melhor localização é em Lourdes ou proximidades. Eu recomendaria um hotel na avenida do contorno (próximo aos bairros Santo Antônio e Cidade Jardim) ou avenida Bias Fortes. Dali dá para conhecer Savassi, Praça de Liberdade (que tem um circuito cultural interessante), Mangabeiras (Praça do Papa) e fica próximo ao centro também. Só fica longe da Pampulha.
    Qualquer dúvida, estou à disposição.
    Abraço,
    Carlos (Escalada Planetária)

  22. Aline … Não tem nada na região de venda nova !! Olhe os IBIS da Av. João Pinheiro ( próximo a praça da Liberdade ) ou o IBIS da Savassi ( Fica na Av Contorno ). Se ficar por ali você vai poder conhecer um pouquinho de BH … Almoce na Savassi ( No santa Felicidade ) , passeia pela praça da Liberdade , vá ao shopping Patio Savassi … Tudo a pé !

    1. Eu já fiquei no Ibis perto da Praça da Liberdade e realmente, fiz tudo a pé. Tenho post sobre o hotel e outras dicas práticas: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/dicas-gerais-em-belo-horizonte.html e tb roteiro para um final de semana em BH que vc teria que encurtar: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/um-final-de-semana-em-belo-horizonte.html

      1. PS: claro que pra Pampulha teve que ser taxi hehehe

  23. Bom dia !!!
    Estarei em BH durante a Copa 2014 (03 noites, no período da semifinal).
    Será que algum tripulante local poderia me tirar algumas dúvidas:
    1. Caso eu consiga ingresso, é muito complicado ir do Centro/Lourdes ao Mineirão de transporte público ou taxi ?
    2. Ou é melhor ficar na região da Pampulha ?
    3. O edifício JK é uma boa opção para ficar (localização, segurança, …)
    Grato.

    1. Olá, Rodrigo! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo.

    2. Não sou de BH mas já fui muitas vezes pra lá, inclusive durante a Copa das Confederações. O Mineirão/Pampulha ficam beeem longe do centro/Lourdes/Savassi, etc, de táxi ficaria uma fortuna. Não conheço as linhas de ônibus da cidade, mas durante a Copa das Confederações a FIFA disponibilizou uns ônibus pra levar o pessoal (na teoria com ingresso, mas não pediram o meu nem dos meus primos) de 6 pontos da cidade até o estádio, de graça! Eles só divulgaram isso 1 ou 2 meses antes dos jogos, então + pra frente vc pode ter essa boa notícia rs. Mas sempre tem um lado negativo, o ônibus que não parava em nenhum lugar, demorava 1h do centro até lá! Um dos pontos de partida desse ônibus era um Shopping, não lembro qual (talvez Minas Shopping?), que fica em uma estação de metrô (que é limitadíssimo em BH mas dependendo de onde vc quiser ir pode ser uma opção ir de metrô até esse shopping e dps ônibus ou táxi até estádio – esse shopping era bem + perto então táxi não sairia um absurdo). Eu cheguei em BH no dia do jogo, fui até o local de entrega dos ingressos (que era em outro shopping, perto do centro, e de lá peguei o ônibus da FIFA pro estádio).

      Quanto a hospedagem, não conheço esse edifício JK, mas sei que na região da Pampulha as opções são limitadíssimas e nessa época deve custar uma fortuna, como a região da Pampulha vai te ocupar por meio dia de turistagem, além do jogo, eu acho um boa ficar perto do centro/Savassi mesmo e aí vc está + perto pra curtir as outras coisas. Escrevi sobre o Ibis Liberdade, muito bem localizado aqui: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/dicas-gerais-em-belo-horizonte.html. Tenho tb um roteiro legal de um final de semana em BH aqui: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/um-final-de-semana-em-belo-horizonte.html

    3. Rodrigo, ônibus pro mineirão tem sim. saindo do centro, vai direto. joga no google maps! Mas eles demoram realmente próx de 1h. Sobre hospedagem, faço coro com a Fernanda. Na região da pampulha tem pouca opção. Eu recomendaria ficar mais no centro pra ter mais opções fora o jogo. Sobre o JK ele é um prédio enorme e que a um tempo tinha má fama, por ter famílias mais humildes e tal.. Mas de uns tempos pra cá, várias pessoas mais “moderninhas” começaram a se mudar e tal.. eu vejo meio que como um copan.. um prédio enorme, com todo tipo de gente!

    4. O esquema de transporte usado na Copa das Confederações funcionou bem, e deverá ser repetido: ônibus especiais, gratuitos para quem tem ingresso para o jogo, saindo de terminais em diferentes regiões da cidade – Savassi, Centro, aeroporto de Confins, Santa Efigênia, Barreiro, Minas Shopping. Sendo esses três últimos próximos a estações de metrô.

      Fui do terminal Savassi ao Mineirão de ônibus nos três jogos disputados aqui, muito tranquilo na ida (saindo umas 3hs de antecedência, dizem que mais tarde os ônibus ficaram bem cheios), demorando entre 30 e 40 minutos no trajeto. Na volta, tinha aglomeração e filas normais pós-megaevento, nada desesperador :) Parece que houve alguns atrasos com os ônibus que passavam pela Av. Antônio Carlos, por causa das manifestações, acredito que para a Copa isso será levado em conta.

      E um táxi do Mineirão à Savassi deve custar entre 30 e 35 reais. (Semana passada, voltei de táxi do show do Black Sabbath no estádio até o Santa Lúcia, na zona sul, paguei R$45.)

      Se encontrar achar um hotel próximo o suficiente para ir andando ao Mineirão, até vale ficar na Pampulha, para se livrar de todo o stress do transporte. Mas se for passar dois ou três dias na cidade, melhor se hospedar na Savassi ou em Lourdes. (O JK tem uma localização boa: juntinho do Mercado Central e do Barro Preto, o bairro das confecções da cidade. E só uns 2km da Savassi.)

    5. Rodrigo,a melhor opção para hospedagem durante a copa será mesmo próximo ao Mineirão.O edificio Jk é bem distante do estádio.Durante a copa das confederações o trânsito ficou um caos,assim recomendo ficar mais próximo ,de preferência na Pampulha mesmo ,região onde estão sendo construídos vários hotéis e pousadas.Conheço bem a região ,pois sempre morei nela.

    6. Rodrigo!
      1. Se a FIFA providenciou esquema de trasporte para a Copa das Confederações, vai ter pra Copa do Mundo também. Caso queira, na época, ir de taxi, bom combinar ida e volta!

      2. Como já dito, não há muitas opções de hospedagem na Pampulha. Ficando nas regiões de Lourdes/Funcionários/Savassi você estará perto de tudo e, se for o caso, pega um taxi pro jogo. Melhor que pegar taxi pra tudo e ir à pé pro estádio…

      3. Perto do Edificio JK é uma área menos turística, recomendaria mais os bairros acima, com mais opções de entretenimento e transporte.

  24. Rodrigo,

    tem trasporte público do aeroporto para o centro. Vc pode pegar o ônibus urbano q deve ser uns 3 reais (acho q te deixa na rodoviário, bem no Centro) ou então o particular q se chama Conexão Confins e a passagem custa 20 reais (tb te deixa no Centro, mas na Av. Alvares Cabral com R.da Bahia). O aeroporto é bem longe do Centro, dá tipo 1 hora de carro sem trânsito e a Pampulha deve dar uns 20, 30 mins de carro do Centro/Savassi.

    Eu acho o prédio JK o maior “muquifão”, não me hospedaria lá não. A dois quarteirões do JK tem um Ibis Budget (Av.Bias Fortes). Na Savassi (Av.do Contorno) e na Praça da Liberdade (Av.João Pinheiro) tb têm mais Ibis. E parece q vão lançar mais um no bairro Funcionários (R.Rio Grande do Norte).

    Em BH o ideal é ficar próximo à região da Savassi e Centro pois de lá sairão os ônibus em direção ao Mineirão na Copa. Além disso é a região com comércio e onde fica mais fácil pegar o transporte para Confins. Na Pampulha vc corre o risco de ficar em uma área onde vai depender de táxi ou carro, o comércio lá é muito espalhado.

    Eu utilizei o transporte público na Copa das Confederações saindo da Savassi e não tive problema algum.

  25. Rodrigo,
    das suas dúvidas, acho que é consenso que ficar no Centro/Savassi/Lourdes/Funcionários é melhor do que na Pampulha, principalmente porque vai ficar mais dias. (Morei na Pampulha mais de vinte anos, e concordo, só valeria a pena se fosse ficar hospedado em casa de amigos/família. A Pampulha é longe de outros pontos da cidade e é difícil até para sair a pé de noite).
    Mas fique tranquilo, tem transporte público fácil para o Mineirão.
    Agora, sobre ficar no JK, vc vai ouvir as opiniões mais diversas… Há um tremendo preconceito com o edifício, apesar da localização dele ser excelente!

    1. Olá Bóia, muito obrigado !!! Agradecimento especial também a Fernanda, Maíra, Paulo Torres, Kristianne, Adri Lima, M.Fernanda e Lica Carpe.
      Como iremos em 05 pessoas (somente homens), fechamos com o JK.
      O custo do aluguel do apto JK ficou quase 50% mais barato do que 02 quartos (01 duplo e 01 triplo) no Íbis de menor valor e de quartos bem modestos.
      Depois da Copa, eu volto para contar como foi.

      1. Rodrigo, ali do JK tem ônibus pra boa parte da cidade. E pra ir pro Mineirão o truque é pegar os ônibus que seguem pelas avenidas pedro II e carlos luz (catalão) e que passam pela bias fortes, perto do JK (procure os pontos de ônibus no googlemaps, estão todos lá, inclusive com horários). As baladas estão praticamente todas na Savassi. Santa Teresa é uma região mais boêmia. Perto do JK tem um carrefour bairro e um shopping de luxo com um supermercado excelente, ou seja, vocês estão bem servidos tanto de alimentação quanto transporte pra balada e pra jogo.

        Uma dica pro pessoal: como provavelmente vai ter MAIS manifestações na Copa, o truque é ficar longe da Pampulha. Tem várias pousadas no bairro Jaraguá/ Liberdade/ São José, perto da UFMG e tal, mas com a reação da PM nas manifestações quem mora na região teve de se acostumar com toque de recolher e muito gás lacrimogêneo. Não vale a pena se hospedar por ali pra passar por esse estresse.

  26. boa tarde.
    estarei indo passar o ano novo em BH, e ficareo hospedado no Minas hostel naRua Sabará, n° 26, próximo a Rua Pouso Alegre..
    gostaria de ter uma orientação em relação a trajeto,saindo do aeroporto de confins como faço pra chegar nesse local?
    e como posso ir pra Igreja batista lagoinha pois irei passar o ano novo na igreja.
    e tem metro perto de onde irei ficar.
    grato

    1. Olá, Jackson! No aeroporto de Confins, o ônibus executivo é a melhor opção para transporte.

      Veja como se orientar em qualquer cidade usando o Google Maps: http://www.viajenaviagem.com/2012/09/google-maps-dicas/

    2. Jackson, a Rua Sabará fica “mal servida” de opções de ônibus, quando se pesquisa pelo Google Maps:
      http://goo.gl/maps/duKow

      Dê uma olhada com as pessoas onde vai se hospedar, e também com a Igreja Batista sobre a melhor opção pra chegar à sua hospedagem. Não sei que horas chegará em Confins, então fica a opção de pegar o ônibus Conexão Aeroporto (R$20) ou o inter-municipal (coletivo, uns R$3-5) que te levarão ao centro.

      Do endereço onde você vai ficar até a Igreja Batista é bem perto, não dá nem 1.5km de caminhada, se pegar o atalho pela renovada praça em cima do Túnel da Lagoinha. De dia é bem tranquilo ali, à noite não sei. O pessoal da sua hospedagem te informa melhor:
      http://goo.gl/maps/ykaSW

      1. obrigado pela orientação..
        como estarei em Bh,
        gostaria de saber quais os pontos turísticos que podem dar pra ira a pé?
        grato

        1. Você estará muito perto da Praça da Estação, onde fica o Museu de Artes e Ofícios. (Confira os horários de funcionamento, porque pode ser que interditem a praça para a festa de reveillon da Globo Minas.)
          De lá, estará bem perto do Parque Municipal, e tem várias opções de ônibus para o Mercado Central, a Praça da Liberdade (onde ficam os vários museus do Circuito Cultural Praça da Liberdade) ou para a região do Mangabeiras (Praça do Papa e Parque das Mangabeiras, além dos Mirante das Mangabeiras e do Parque Serra do Curral que não são bem atendidos por ônibus).
          Marquei nesse mapa: http://goo.gl/maps/yPHnO

    3. Jackson, seguindo a rua Pouso alegre você sai na floresta. Ali tem ônibus pra cidade toda (recomendo visitar savassi e praça da liberdade) e um comércio muito bom (supermercado, banco, queijos, doces, etc). Se for de táxi pra igreja da lagoinha vai ficar barato porque o táxi vai passar por dentro da floresta (aliás, onde você vai ficar é bom porque o táxi sai a cerca de 10 a 15 reais pra praticamente toda a parte turística da cidade). Você está perto do colégio batista, e ali em frente passa o s81 (é um microônibus laranja) que passa perto da igreja da lagoinha, mas é melhor você conversar no próprio colégio que eles vão saber te informar melhor como fazer pra ir pra igreja.

      E pra confins o truque é fugir do ônibus executivo. Tem outros ônibus (http://www.conexaoaeroporto.com.br) que têm ponto final na rodoviária: ficam muito mais perto do seu local de hospedagem e são mais em conta.

  27. BH tem uma energia muito boa. Adorei estar la e voltarei sempre

  28. Oi Ricardo, desculpe-me por fazer uma pergunta fora do contexto mas, apesar de acompanhar sempre seu blog, é a primeira vez que pergunto, portanto não conheço o funcionamento. Em dezembro irei, de carro, passar uns dias em Caldas Novas. Na volta para São Paulo, gostaria de conhecer algum lugar interessante, já que ainda terei alguns dias de férias. Alguém tem dicas? Cidades pequenas, com cachoeiras ou coisa do tipo?
    obrigada e um abraço

    Sandra

    1. Olá, Sandra! Você pode passar pela Serra da CAnastra, entre Araxá e Franca. As cidades-base são São Roque de Minas e Delfinópolis.

      1. Valeu Bóia, muito obrigada!

        Sandra

        1. Tenho dicas da Serra da Canastra lá no meu blog: http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Serra%20da%20Canastra.

  29. Boa tarde,
    Estou com um hotel reservado – mosquito blue – para passar o natal e reveillon em Jericoacoara com a minha familia e fiquei muito preocupada com a reportagem do Ricardo desta manhã no Estadão. Estou indo a procura de paz e não barulho. Devo mudar o destino ? Agradeço muito a ajuda,
    Taís Astolfi

    1. Olá, Tais! Espere bastante muvuca.

  30. Olá,
    estarei em BH em janeiro, e gostaria de reservar um dia para ir a Inhotim,existe algum transporte, publico ou só de taxi ou há alguma agencia que faz esse trajeto. Estarei no Hotel Max Savassi.
    agradeço a ajuda.
    Isalma

  31. Olá,

    Passarei o carnaval em BH com o meu marido. Queremos conhecer BH e conhecer Inhotim. A idéia é ficar num bom hotel confortável em BH e se deslocar de carro. No entanto, sao tantas opções de hoteis que estou em dúvida de qual seja melhor. Alguem me indica um hotel confortavel e que tenha piscina? A noite gostamos de sair para jantar e passear. Pensei no Quality, mas noa fica em Lourde que ouvi que e o melhor bairro para se hospedar. Poderiam me ajudar? Obrigada!

    1. Olá, Domênica! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

      (Tenha em mente que o verão é época chuvosa em Minas, não dá para garantir que uma piscina seja tão aproveitável assim.)

    2. Olá Domênica!

      o Hotel Ouro Minas é muito bom, vale a pena ficar nele.
      Barbara

    3. Domênica, confesso que, como morador da cidade, conheço os hotéis por fora. O Quality é bem localizado, não ficaram longe do Lourdes não. No carnaval há uma debandada dos belohorizontinos em busca de festa, farra, praia ou mesmo para aproveitar o feriado. Porém, os blocos de carnavais estão ressurgindo e dizem que cada vez melhores. Além do Inhotim, dos restaurantes e da piscina, procure saber de algum bloco. Valerá a pena conhecer essa carnaval com toque de crítica política e boa música! ; )

    4. Olá Domênica,

      recomendo ficar na região de Lourdes, onde você encontrará uma infinidade de bares e restaurantes. Além disso, a região é tranquila para andar a pé. Os melhores hotéis da região são: Mercure Lourdes, Clarion e BH Platinum. Se não me engano, todos têm piscina e, de qualquer um deles dá para ir andando para bons restaurantes. Quanto ao Quality, fica no alto da Avenida Afonso Pena, em uma boa região (a não ser pela vila que há ao lado), mas os deslocamentos deverão ser feitos de carro. A Barbara recomendou o Ouro Minas, porém, acho afastado dos pontos de interesse da cidade (Circuito Praça da Liberdade, Savassi, etc).

    5. O hotel quality tb é muito bom, fica mais próximo do centro e da savassi / lourdes. Já o ouro minas, fica mais distante mesmo, melhor para quem quer ir para mineirão (apesar de não ser perto)

  32. O Ouro Minas é um ótimo hotel, mas sua localização é bem ruim…
    Eu sugiro um hotel no Lourdes, na Savassi ou Funcionários (que são os melhores bairros para bares e restaurantes e dá pra passear a pé, inclusive à noite): Mercure, Promenade, San Diego, Clarion, Royal…

  33. Domênica,
    Vale lembrar que a rede hoteleira de Belo Horizonte tem ênfase em negócios. Não é um lugar onde se acha belas piscinas e parques aquáticos, como encontramos habitualmente em resorts. A visita em Belo Horizonte tem outra perspectiva – ambientes urbanos (praças, a pampulha, mercado central, etc) e cidade sede para bate e voltas (Inhotim, Caraça, Ouro Preto, Mariana, Congonhas, etc). Para jantar e passear, recomendo que vc fique em Lourdes, ou nas proximidades.
    Carlos

  34. ola amigo em abril estarei em bh queria saber de algum passeios bom quer posso fazer em dois dias. queria ir ate tiradente (maria fumaça)

    1. Olá, Thiago! No blog Matraqueando há um relato sobre o passeio de Maria Fumaça:
      http://www.matraqueando.com.br/passeio-de-maria-fumaca-de-tiradentes-a-sao-joao-del-rei

      Considere também uma visita ao Inhotim:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/01/roteiro-inhotim-55-dicas/

    2. Thiago, complementando o post da Bóia, a Maria Fumaça faz de São João Del Rey até Tiradentes, ida e volta. Mas para chegar em São João você tem que ir de ônibus ou carro, pois são uns 200 km de distância de BH.

      1. Hugo, ouro preto e mais perto cidade e boa?

        1. Thiago, Ouro Preto é mais perto sim, fica a apenas 100 km de Belo Horizonte. Já Tiradentes está a 200 km.

          Faz muito tempo que não vou em Ouro Preto, pois na última não gostei do que vi. Muitas lojas descaracterizadas, produtos na rua para venda, e tudo muito cheio.

          Já em Tiradentes estive lá em agosto/2013 e está agradável como sempre esteve.

          Particularmente, acho que o ideal é ir para Tiradentes e passar uma noite lá. Mas se o tempo estiver curto e você só tiver um dia mesmo, vá em Ouro Preto, pois apesar de tudo ainda é uma cidade muito interessante.

  35. cidade de ouro preo e melhor e mais perto para conhecer

  36. Olá, quero viajar em julho para BH e gostaria de saber qual estação se encontra o mês de julho e se é uma boa escolha de mês?

    1. Olá, Najara! Julho é inverno, com tempo seco, dias quentes e noites frias. Na primeira quinzena de julho Belo Horizonte deve estar cara por conta da Copa do Mundo. Três seleções fazem base por lá: Argentina, Uruguai e Chile, atraindo torcida e imprensa, que devem pressionar a hotelaria a Copa inteira, e não apenas nos dias de jogos na cidade.

  37. Olá estarei em BH no final do mês passarei dois dias, ficarei hospedado no Ibis da Gonçalves DIas (Funcionários)… O que sugeriam para esses dias em BH? Vale a pena fazer um bate volta a Ouro Preto? Grato.

    1. Olá, Marcelo Marques! Ouro Preto fica melhor com pernoite. Como bate-volta você pode conhecer o Inhotim:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/01/roteiro-inhotim-55-dicas/

      Veja mais dicas a partir desta página.

  38. Bom dia! Gostaria de saber se é perigoso andar de metrô a noite em BH?!

    1. Olá, Leticia! Não. Use o bom senso e tome as precauções de praxe.

  39. Bom dia,
    Alguém já alugou carro no Aeroporto de Confins em BH? Poderia dar alguma indicação além das locadoras que ficam no próprio aeroporto e são muito caras…
    Abraços,

    1. Olá, Cristiane! Dê uma orçada no nosso parceiro http://www.rentalcars.com , que compara várias locadoras, com desconto. Acrescente 6,38% de IOF, porque a compra é internacional.

      1. sério essa questão de IOF no aluguel do carro?

        1. Olá, Arthur! Sim! Entenda o funcionamento da Rentalcars aqui:

          http://www.viajenaviagem.com/2013/12/rentalcars-com-como-funciona/

  40. Letícia, o metrô de Bh roda só até as 11:30 e dependendo da estação você só entra até as 11:00 hs. Os problemas são nas saídas de algumas estações que são mais escuras.

  41. Boa noite,

    vou passar horas no aeroporto de BH e gostaria de saber o que posso conhecer durante essas horas o que fica perto do aeroporto.
    grata.

    1. Olá, Marcela! Mas… são quantas horas? :) Por enquanto, leia: http://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos/

  42. Boa noite Bóia, eu gostaria de saber qual o valor aproximado de um táxi do aeroporto de BH até Lourdes. Obrigada.

    1. Olá, Ivani! Simule a corrida em http://www.tarifadetaxi.com.br

  43. Boa noite Ricardo, vou a BH com minha família em final de julho. Pensei em reservar 2 dias para conhecer as cidades históricas. Gostaria de uma dica: fica melhor pernoitar em Tiradentes ou Ouro Preto? Obrigada.

    1. Oi Ricardo! Se você gosta de gosta de friozinho vai amar Ouro Preto! Tiradentes é muito bom, mas o clima, a arquitetura e a simpatia de Ouro Preto é de se apaixonar. Não esqueça de comer o pão de queijo na praça ele é um dos melhores de Minas Gerais (digo como uma boa mineira rs)

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!