Manaus

Teatro Amazonas, ManausCapital da floresta | Ricardo Freire

Falar em turismo na Amazônia sempre evoca Elis Regina cantando “Querelas do Brasil”, de João Bosco e Aldir Blanc: o Brazil não conhece o Brasil; o Brazil nunca foi ao Brasil.

Sem o apelo das compras na Zona Franca, os turistas brazucas são vastamente superados por gringos de toda parte do mundo.

O que estamos perdendo? Uma viagem riquíssima, que mistura resquícios da mitológica Manaus da época da borracha — quando atendia pela alcunha de Paris dos trópicos — com uma forte cultura indígena, manifestada sobretudo na culinária.

A selva está à porta; Manaus pode servir tanto de base para rápidos passeios pela região, como de ponto de partida para um cruzeiro fluvial ou uma temporada num hotel de selva.

Quando ir Como chegar Onde ficar? O que fazer
Vitória-régia Encontro das águas, Manaus Teatro Amazonas Tacacá da Gisela
Não é a toa que a língua inglesa se refere às florestas tropicais como “rain forests”.

Chove bastante e é abafado sempre – mas São Pedro dá uma pequena trégua no verão amazônico entre junho e novembro.

Lá por agosto o nível dos rios já baixou o suficiente para fazer aparecer praias fluviais – como a de Ponta Negra, a mais freqüentada de Manaus.

Mas a chuva não é ruim para o turismo de selva, já que rios mais cheios proporcionam melhor navegação por lagos e igarapés.

A melhor época para aproveitar o Teatro Amazonas em grande estilo é durante o Festival de Ópera, que costuma acontecer em abril ou maio.

Atualmente em reforma, o aeroporto de Manaus é servido por vôos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Belo Horizonte, Fortaleza e Campinas.

De lá é possível prosseguir de avião a todas as capitais amazônicas e várias cidades do interior, como Santarém, Parintins e Tefé.

Há poucos vôos vindos do exterior. Atualmente Manaus é ligada por vôos diretos apenas a Miami e à Cidade do Panamá.

Barcos de linha partem do porto da cidade para todas as localidades ao longo do Amazonas. Normalmente as viagens envolvem pernoites. As acomodações mais confortáveis são cabines com banheiro. Para viajar no convés deve-se comprar sua própria rede.

A localização mais conveniente para turistar é o Centro da cidade, onde se destacam os moderninhos Go Inn (padrão Ibis Budget) e Casa Teatro (que tem quartos tipo “pod”, com banheiro compartilhado, e também suítes com banheiro privativo).

A localização turística mais nobre é na praia de Ponta Negra, onde estão o Tropical (peça um quarto renovado) e o Park Suites (a melhor piscina da cidade). É caro ir e voltar; quem se hospeda por ali fica ilhado à noite.

Para se hospedar próximo a bares e restaurantes, fique em Vieiralves (onde o básico-novinho Express Vieiralves fica numa rua de botecos) ou Adrianópolis (onde o Quality, o Mercure Apartments e o Blue Tree Premium estão próximos do ótimo Manauara Shopping).

O centro da cidade é facilmente visitável. O entorno imediato do Teatro Amazonas é organizado e seguro.

Depois de visitar o teatro (as visitas são guiadas e ocorrem a toda hora), dê um pulinho ao Palácio de Justiça, que fica atrás, e à casa onde morou Eduardo Ribeiro, na rua transversal. Volte à praça para um tacacá no quiosque da Gisela, um sanduíche de pernil no Bar do Armando e um sorvete na Glacial. Faça compras na Galeria Amazônica.

Se não quiser fazer o passeio do Encontro das Águas com agência, trate um barco no Porto da Ceasa. Não deixe de visitar o Museu do Seringal Vila Paraíso; o ponto de partida é a Marina do Davi, passando o hotel Tropical (e na volta dá para tomar um banho na Praia da Lua).

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Manaus por Ricardo Freire

41 comentários para “Manaus”

  1. Oba!! A uma semana do meu cruzeiro no Iberostar esse post veio de encomenda!
    Valeu, Ricardo!

  2. Olá, há um erro no site. Quando se clica em qualquer um dos links a seguir: Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas; –> Posts relevantes — e relatos de leitores ou Tudo para organizar sua viagem a Manaus, o site leva sempre para o Tudo para organizar sua viagem a Manaus. Os outros estão inacessíveis…
    Obrigada.

  3. Corrigindo minha msg acima, o site leva sempre para Posts relevantes.
    Tks.

    1. Olá, Romilda! São três caminhos que levam à mesma página, mesmo.

  4. Vou com meu filho de 8 anos para Manaus em julho, ele está super animado na interação com os botos cor de rosa, onde é melhor custo-benefício, no Ariaú, ou em Novo Airão?

    1. Olá, Leila! Há operadores que oferecem a viagem desde Manaus por R$ 400 por pessoa.

      http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/amazonas/manaus/pacotes-turisticos-viagem/

      Confirme com o hotel de selva se o passeio será oferecido no pacote que você contratar.

    2. Novo Airão com certeza é mais em conta. Não espere grandes luxos. Mas além dos botos você pode por R$100 fazer um passeio de 2h pelo arquipélago de Anavilhanas e dar uma paradinha em alguma praia. (isso no período de seca do rio!)

  5. Estive em Manaus em OUTUBRO/11. Fiquei hospedado no Centro, Hotel Mônaco, considerado três estrelas. Possui piscina, café da manhã, e nos andares mais altos, uma vista excelente da cidade e para o rio Amazonas. É lindo!

    Vá ao Teatro Amazonas, é próximo ao Hotel, do terraço você verá a cúpula do Teatro. Visite também estes pontos, todos localizados no centro de Manaus. Palácio Rio Negro, Prédio da Alfândega, Porto de Manaus, Mercado Municipal Manaus Moderna, Mercado Público, e algumas praças (próximo ao hotel, tem uma praça muito bonita, não me recordo o nome, mas tem ampla vista do terraço).

    Vale muito a pena comer as iguarias regionais. Procure comer um tambaqui assado ou um pirarucu, são peixes deliciosos!! A culinária local é excelente! Prove o refrigerante de guaraná, chamado Baré. É um sabor único. Melhor que o guaraná Antarctica. E pasmem, é do mesmo fabricante, porém distribuição regional (Norte).

    Aos domingos, existe uma feira ao ar livre, que fica na Avenida Eduardo Ribeiro, no centro. Eles fecham a Avenida inteira para a feirinha. Lá você encontra iguarias de todos os tipos e locais do Amazonas! É ótimo! Compre artesanato para sua recordação, e prove dos doces locais, suas iguarias! Não deixe de comprar os bombons de cupuaçú, são deliciosos!!! Eu adoro cupuaçú! É um gosto forte, meio amargo!

    Se tiver tempo, e coragem, procure ir ao encontro das águas. É um passeio impressionante!!! É sem explicação você sentir a grande diferença de temperatura das águas do rio Negro e do Solimões. Uma é quente e a outra é gelada!! Sem contar que é um espetáculo e tanto da natureza!!

    Fora isso, Manaus não tem muita opção de passeio, somente os Shoppings espalhados pela cidade, que para um turista, ir em shopping não é vantajoso! rsrs…

    Beba bastante água!! Lá é quente demais! Você vai sofrer!! Use roupas leves, boné, e saia com uma toalha, ela vai ser bastante útil nos seus passeios!

    Estas são minhas poucas dicas de Manaus. Espero que faça valer a pena!

    :)

    1. Oi João, Além de tudo o que você falou, Manaus oferece sim muitas outras opções.
      No próprio centro de Manaus não deixe de visitar o Teatro Usina Chaminé, fica próximo ao mercado Adolpho Lisboa no sentido da Manaus Moderna. Nesse espaço, há um exposição muito interessante chamada os “sentidos da Amazônia” Além de uma ótima vista pro Rio. Um pouco depois do Teatro tem a Parque Jeferson Perez belíssimo espaço que termina na Avenida 7 de setembro onde poderá visitar também o Palácio Rio Negro, uma linda construção do Século XIX que pertenceu a um barão da borracha e já foi sede do governo. Se ainda tiver pique, o museu do índio fica nas proximidades do Palácio Rio Negro.
      Você pode ainda fazer um passeio fora da Cidade. Ir até a Marina do Davi que fica localizada atrás do Hotel Tropical no Bairro da Ponta Negra e escolher um dos destinos entre a Praia da Lua, Praia do Tupé ou Museu do Seringal.
      Isso sem falar nas reservas dentro da cidade, como o Parque do Mindu que aos domingos oferece café da manhã regional, a Reserva Adolpho Duke onde você pode fazer trilhas e existe um Museu e o Bosque da Ciência onde você pode ver o Peixe-boi.

      Isso tudo só em Manaus, atravessando a ponte há poucos minutos de Manaus, tem muito mais!

      Mais informações: http://mochilaodasamigas.blogspot.com.br

  6. Tenho agendado o último fim de semana de julho em Manaus, mas estou insegura por conta das cheias deste ano. Alguém aí pode informar sobre as condições para o turismo na cidade daqui há 10 dias?

    1. Inclusive estamos na época da vazante, quando os rios começam a baixar, aproveite para conhecer os passeios de barcos, tem várias opções saindo do pier do Tropical Hotel, as ruas do centro estão liberadas para pedestres e algumas para carros. O clima ta quente e com dias de chuvas. O verão com sol intenso a semana inteira ainda não começou o que é predominante em agosto e setembro. Traga roupas leves e aproveite a viagem.

  7. Sheila, moro em Manaus. Fique tranquila, o nível do rio já baixou bastante e as ruas do centro da cidade que estavam alagadas já foram liberadas para trânsito. Não há com o que se preocupar.

    1. Obrigada, Annabelle.

  8. EM MANAUS: COMER TAMBAQUI, TUCUNARÉ, PIRARUCU, PEIXES ATÉ PARA QUEM DETESTA PEIXE. O TOUR QUE SAI DO CENTRO DE TURISMO É MICO. O TEATRO TEM VISITAS GRÁTIS. O PALÁCIO DA JUSTIÇA ESTÁ COM UMA EXPOSIÇÃO ESPETACULAR DE FELIPE STETSEN, VISITAS GRÁTIS. O MUSEU DA AMAZÔNIA É RUIM. O INPA TEM PEIXES BOIS QUE PODEM SER VISTOS DE PERTO NA PISCINA COM JANELAS DE VIDRO, ALÉM DE OUTROS BICHOS. FIZ O IBEROSTAR 4 DIAS RIO NEGRO E É MUITO BOM, APESAR DE MEIO CARO.

  9. gostaria de saber se final de outubro ainda e uma boa epoca para fazer os cruseiros.

    1. Olá, Carmem! A Amazônia é visitável o ano inteiro. Em outubro os rios ainda estarão baixos (as chuvas recomeçam em dezembro) e talvez alguns passeios em igapós e igarapés não estejam disponíveis por conta do nível das águas.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/08/um-cruzeiro-na-selva-como-e-o-iberostar-grand-amazon/

  10. É recomendável ir em fevereiro? Pelo que entendi há bastante chuva, mas queria saber se impossibilita uma boa visita.

    1. Olá, Camila! A visita à selva é mais proveitosa com o nível do rio alto; em fevereiro já deve haver igapós (selva alagada); quanto mais tarde no primeiro semestre, mais cheios estarão os rios.

    2. Bem, agora em fevereiro chove praticamente todos os dias. No entanto a temperatura é agradável e os preços são mais em conta pois estamos na baixa temporada. Ainda há praias em várias regiões inclusive em Anavilhanas. Contudo o final de março é ideal pra quem quer conhecer um pouco do Festival de Parintins, pois é quando começam os ensaios em Manaus e depois da Pascoa em Parintins!

  11. Conhecemos Manaus em 2010 e deixei muitas dicas no meu blog… http://viajandocomsabor.blogspot.com.br/search/label/Manaus

  12. Olá. Vou com meu marido e filhos (um adolescente e uma criança de 9 anos)à capital amazonense agora em julho. O voo chega na cidade depois das 23:30. É tranquilo pegar táxi? A Agência de turismo contatada quer cobrar 200 reais pelo transfer.
    Já agradecendo, Daniela

    1. Olá, Daniela! Haverá táxis no aeroporto. A corrida é tabelada em R$ 58.

      1. Obrigada, Bóia! Vamos de táxi, então.

  13. Estarei em Manaus dia 27/08/2013. O que fazer á tarde e noite desse dia com uma criança de 9 anos?

    1. Olá, Valeska! Veja na seção “O que fazer” no alto da página e clique nos links para mais referêcias!

  14. Olá! estou indo para Manaus em dezembro. Será uma viagem rápida, porém gostaria de aproveitar ao máximo. Irei com meu marido e filha de 4 anos, o que sugerem? Tem algum passeio imperdivel? E pela floresta? Outra dúvida que eu tenho é quanto a hospedagem… O tropical ainda é o melhor de lá? Vale a pena ficar hospedada nele? Obg!

    1. Eu recomendo pelo menos um passeio na floresta (se você não tiver pânico de insetos, claro) e o encontro das águas, uma navegadinha no Rio Negro não dá pra faltar, né?
      Veja aqui algumas dicas do que fazer, eu fiz uma navegação longa no Rio Negro, saindo de Manaus, adorei! Aqui eu postei várias dicas e relatos dos passeios. Dá uma olhada lá: http://impressoes-de-viagens.blogspot.com.br/search/label/Amazonia

    2. Olá, Lygia! Peça um dos apartamentos renovados do Tropical, estão bem melhores. É um hotel interessante para ir com criança por causa do zoológico. Há vários passeios de barco que podem ser feitos a partir do hotel; sua filha vai adorar o que vai ao flutuante dos botos.

  15. Olá, estou planejando ir à Manaus com duas amigas no carnaval, primeira semana de março, vale a pena apesar do clima? Nessa época costuma chover o dia todo ou em determinados períodos?

    Outra dúvida, qual o melhor lugar para ficarmos?

    Por favor, você pode nos orientar?

    1. Olá, Thais! Por favor leia os tópicos “Quando ir” e “Onde ficar”, mais acima nesta mesma página.

    2. Olá Thais!!

      Estou indo para Manaus nesta mesma época mas vou sozinho, os amigos acabaram desistindo e resolvi encarar a viagem assim mesmo. Estou pesquisando muito e conversando com algumas pessoas que conheço de lá e acho que a melhor opção é conciliar uma ou duas noites num “hotel de selva” e os outros dias ficar na cidade, o centro é o local de melhor locomoção mas sofre com o problema da degradação/segurança assim como acontece em todas as cidades brasileiras, como já dito aqui mesmo melhor ficar em Adrianópolis que está relativamente perto e conta com uma melhor estrutura.

      Abs e boa viagem!!

  16. Olá! Estou planejando uma viajem para Manaus em janeiro de 2014, mas gostaria de passar alguns dias em uma tribo indígena. Isso é possível? É necessário ter contato com alguma agência de turismo para realizar esse tipo de viajem?

    Desde já agradeço pelas ótimas informações da página!

    1. Olá, Helena! Não é possível não. Ficando num hotel de selva você fará visita a vilas de caboclos ribeirinhos, mas não há nem visitas nem permanências em aldeias indígenas autênticas.

  17. Gente, eu to querendo ir nas minhas férias em janeiro, mas estou com medo de só chover e eu não conseguir aproveitar. Será que eu corro esse risco?? Queria ir, principalmente, para conhecer a selva, os rios e pelo menos um aldeia. Será que dá pra fazer isso me janeiro ou seria arriscar de mais? Melhor início, meio ou final de janeiro? Sou muito sistemática, rsrsrs. Me ajudem!!!!

    1. Olá, Elianai! As chuvas são diárias e torrenciais, mas não duram o dia inteiro. Os rios cheios proporcionam passeios melhores do que os rios secos.

  18. Boa tarde, eu estou querendo passar o Réveillon 2014 em Manaus, mas estou tendo dificuldade em encontrar pacotes, onde poderei obter informações?

    1. Olá, Ivo! Não é um destino comum nas operadoras, sobretudo para a época do Réveillon. Você pode comprar passagens e hotel por conta própria.

  19. olá, Ivo! tem um espetáculo no mês dezembro muito legal “sonho de natal” fica na torquato Tapajós, 4444 a entrada grátis. começa no dia 06 a 25 dezembro, exceto dia 24.

  20. Pessoal, tô indo pra Manaus em Janeiro.
    Alguém conhece algum passeio ou barco, menos turistico, que eu possa contratar pra conhecer o Rio Negro, especificamente?

    1. Olá, Fernando! Na Marina do Davi você pode fretar um barco só para você. Os barcos que tem por lá são regionais. No Hotel Tropical também pode contratar um sobrevôo ao arquipélago das Anavilhanas. Pode também alugar um carro, atravessar a ponte a Novo Airão (150 km) e contratar um passeio de barco por lá para o arquipélago, que fica em frente à cidade.

    2. Fernando,
      há opções de barco mas também dá pra ir de carro (ou de ônibus) e existem praias à beira da estrada. Na Estrada Manaus-Manacapuru tem muita opção legal e talvez num barco exclusivo seja mais caro.

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!