Manaus

Capital da floresta

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Falar em turismo na Amazônia sempre evoca Elis Regina cantando “Querelas do Brasil”, de João Bosco e Aldir Blanc: o Brazil não conhece o Brasil / o Brazil nunca foi ao Brasil. O que estamos perdendo? Uma viagem riquíssima, que mistura resquícios da mitológica Manaus da época da borracha — quando atendia pela alcunha de Paris dos trópicos — com uma forte cultura indígena, manifestada sobretudo na culinária. A selva está à porta; Manaus pode servir tanto de base para rápidos passeios pela região, como de ponto de partida para um cruzeiro fluvial ou uma temporada num hotel de selva.

Quando ir

Não é à toa que a língua inglesa se refere às florestas tropicais como “rain forests”. Chove bastante e é abafado sempre – mas São Pedro dá uma pequena trégua no verão amazônico entre junho e novembro, quando costuma chover apenas uma vez por dia, e rápido. Lá por agosto o nível dos rios já baixou o suficiente para fazer aparecer praias fluviais. Para o turismo de selva, porém, é melhor ir enquanto os rios ainda estão cheios: é quando a floresta alaga e proporciona os passeios de canoa e voadeira pelos igarapés (canais) e igapós (lagos) até as suas entranhas. Para o melhor equilíbrio entre chuvas e volume d'água na mata, viaje em junho e julho. Em contrapartida, entre outubro e dezembro, devido ao nível baixo das águas, muitos passeios de canoa serão substituídos por caminhadas. A melhor época para visitar o Teatro Amazonas em grande estilo é durante o Festival de Ópera, que costuma acontecer em abril ou maio.

Como chegar

O aeroporto de Manaus é servido por vôos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Belo Horizonte, Fortaleza e Campinas. O táxi do aeroporto é tabelado: custa R$ 58 tanto para os bairros centrais como para a Ponta Negra, onde estão os hotéis Tropical e Park Suites. De lá é possível prosseguir de avião a todas as capitais amazônicas e várias cidades do interior, como Santarém (no Pará), Parintins e Tefé. Há poucos vôos vindos do exterior. Atualmente Manaus é ligada por vôos diretos apenas a Miami e à Cidade do Panamá. Barcos de linha partem do porto da cidade para todas as localidades ao longo do Amazonas, em viagens que envolvem entre um e três pernoites. As acomodações mais confortáveis são cabines com banheiro. Para viajar no convés deve-se comprar sua própria rede. Compre sua passagem diretamente no porto, de preferência com alguns dias de antecedência.

Onde ficar

A localização mais conveniente para turistaré o Centro da cidade, onde se destacam os moderninhos Go Inn (padrão Ibis Budget, mas com café incluído) e Casa Teatro (que tem quartos tipo “pod”, com banheiro compartilhado, e também suítes com banheiro privativo). A localização turística mais nobre é na praia de Ponta Negra, onde estão o Tropical (peça um quarto renovado) e o Park Suites (a melhor piscina da cidade). É caro ir e voltar (o táxi, tabelado para quem pega dentro dos hotéis, custa os mesmos R$ 58 do aeroporto para qualquer ponto da cidade). Quem se hospeda por ali fica ilhado à noite. Para se hospedar perto de bares e restaurantes, fique em Vieiralves (onde o básico-novinho Express Vieiralves fica numa rua de botecos) ou Adrianópolis -- onde, próximo ao ótimo Manauara Shopping, se encontram o Quality (do lado), o Mercure Apartments (a uma quadra) e o Blue Tree Premium (a três quadras).

O que fazer

O centro da cidade é facilmente visitável. O entorno imediato do Teatro Amazonas é organizado e seguro. Depois de visitar o teatro (as visitas são guiadas e ocorrem a toda hora), dê um pulinho ao Palácio de Justiça, que fica atrás, e à casa onde morou Eduardo Ribeiro, na rua transversal. Volte à praça para um tacacá no quiosque da Gisela (a partir do meio da tarde), um sanduíche de pernil no Bar do Armando (que ferve à noite) e um sorvete na Glacial (que tem ótimos sabores amazônicos, na quina da praça). Faça compras na Galeria Amazônica, na mesma calçada da Glacial, que tem uma coleção espetacular de artefatos indígenas com origem documentada e preços ótimos. Se não quiser fazer o passeio do Encontro das Águas com agência, trate um barco no Porto da Ceasa. Não deixe de visitar o Museu do Seringal Vila Paraíso; o ponto de partida é a Marina do Davi, passando o hotel Tropical (e na volta dá para tomar um banho na Praia da Lua).

Manaus no Viaje na Viagem

48 comentários

Eliana
ElianaPermalinkResponder

Bom dia! Vou para Manaus e Rio Branco a trabalho esta semana. Já vi que há muito o que fazer em Manaus mas terei um final de semana livre em Rio Branco e ainda não sei o que posso explorar por lá. O que vcs indicam?
Obrigada, abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliana! O Althier do blog Pé na Estrada tem dicas de Rio Branco:
http://www.penaestrada.blog.br/relatos/brasil/regiao-norte/acre/

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Bom Dia
Eu e minha esposa estamos planejando viajar no carnaval para destinos mais econômicos. Pensamos em São Luis ou Manaus. O que vocês indicariam? Consultei alguns amigos e disseram que Manaus não vale a pena e que não há muito o que fazer em São Luís, a não ser viajar até Barreirinhas para conhecer os Lençois maranhenses.
Um abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Será época de chuvas no Maranhão e as lagoas dos Lençóis ainda demorarão para encher. Vá aos Lençóis entre junho e setembro.

É melhor pensar num destino de praia, porque muitas atrações (na própria Manaus, ou mesmo em Belém) fecham no carnaval. Considere Vitória, Aracaju, Maceió e João Pessoa.

Márcio
MárcioPermalinkResponder

Olá Ricardo!
Tudo bem?
Estarei indo para Manaus no inicio de março/2015 e ficarei aproximadamente 5-6 dias e gostaria de saber qual o melhor hotel de selva.
Preciso de ajuda com passeios, quero muito nadar com os botos, eh possivel?
E o que mais vc me indica.
Desde já muito obrigado!

Simone
SimonePermalinkResponder

Olá, estou pensando em ir para Anavilhanas no feriado de 21 abril. Seria uma boa época? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! Sem problemas!

cleide
cleidePermalinkResponder

Vc tem o contato do guia Wenceslau Nascimento que é guia do Iberostar Grand Amazon? Gostaria muito de falar com ele antes de programar minha viagem a Amazonia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cleide! Não temos. Dê uma ligadinha para o Iberostar: 92/2126-9927

Euclides Jose Schiovan

Olá Ricardo. A partir da Marina do David consigo ir para o Ecopark em qualquer horário.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Euclides! Se você fretar p barco no local, pode ir a qualquer momento.

M.P.
M.P.PermalinkResponder

Passei alguns dias em Manaus e gostaria de sugerir alguns passeios que não aparecem com frequência nos sites de viagem. O primeiro é alugar um carro e passar o dia na cidade de presidente figueiredo, cachoeiras lindas. Outra sugestão é uma visita aos dois zoologicos da cidade um deles é o do CIGS. Para comer são muitos os restaurantes de peixe, mas tem uma cachaçaria muito boa em um dos principais shopping da cidade, tem uma carta enorme de cachaças e uma carne de sol muito boa

MS
MSPermalinkResponder

Olá MP, sou Manauara, realmente na cidade não temos muita opções, apenas um CityTour para conhecer nossa história e patrimônios, ótimos Shoppings (incluindo a Cachaçaria do Dedé, mencionada acima). Agora quem gosta de aventuras precisa conhecer os municípios vizinhos, como exemplo: Presidente Figueiredo: famosas por lindas cachoeiras; Novo Airão, tem tudo e mais um pouco: focagem noturna de jacaré, conhecer tribos, Trilhas, Grutas, Alimentação de Boto, Canoagem, entre outros...

SANDRA MARIA MARTIS

Planejando viagem ao Amazonas, Manaus e gostaria de visitar Barcelos (margem Rio Negro), indo de barco a partir de Manaus.
Será que existem barcos " de linha" para lá?

Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Existem, sim.

http://barcelosnanet.com/como-chegar/

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Olá, Ricardo e turma dos boias! Com apenas um dia em Manaus, vocês escolheriam ficar na cidade ou fazer o passeio do Encontro das Águas dos Rios? O barco balança muito? Sinto náuseas com facilidade em águas mais mexidas. Queria uma ideia! Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Visite o centro histórico, e antes ou depois pegue um táxi para o Porto do Ceasa, na região da Zona Franca. Dali saem os passeios mais curtos ao encontro das águas -- você não fica mais de meia hora n'água.

A melhor hora de ver o encontro é com sol alto, entre 9h30 e 14h30.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Oi, Bóia, muito obrigada pela preciosa dica!

Lu Levy-ajando

Obrigada, Bóia, terei um sábado inteiro e uma manhã de domingo em Manaus depois de voltar de um passeio pela selva. No domingo, gostaria de fazer um passeio rápido para ver o Encontro das Águas. Você recomenda pegar o passeio no Porto do Ceasa na hora mesmo? Como saber se o barqueiro / embarcação são seguros? Alguma dica? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lu! Os barcos saem assim que há uma lotação mínima. É o passeio mais perto, mais rápido e mais barato.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Queria opiniões. Chego em Manaus uma meia noite, de sexta pra sábado. Quero me hospedar no Tropical, mas como diz no texto, Ponta Negra fica meio longe, correto?

Para essa "meia diária", de meia noite ao dia seguinte, seria melhor me hospedar próximo ao aeroporto só para dormir e no dia seguinte seguir pro Tropical? Ou seria muita "mão de obra"? Melhor ir direto ao hotel Tropical?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Aeroporto e Tropical ficam longe do Centro, mas são relativamente próximos entre si.

Suzy Miranda
Suzy MirandaPermalinkResponder

Olá, acabei de chegar de Manaus e foi ótimo. Conheci a comida de vários restaurantes ( choupana, amazônico, cachaçaria do Dedé, entre outros) passeando pelos peixas tambaqui, pirarucu, etc), tudo maravilhoso. O tataca é esquisito, muito ácido mas bom, diferente. Mas o quê mais me incomodou foram as cinco estrelas do hotel Tropical, o quarto vendido pelo decolar/booking não é o encontrado ao vivo e a cores, instalação velha, cama com 40 cm de altura, banheira que meu filho de 9 anos não quis entrar, precisam modernizar toda sua estrutura. Os bares segundo bebidas sem escolhas como cachaça 51 e vodca orlof, não tem outras opções. Conheci 3 estrelas bem mais estruturado.

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Em novembro fui comemorar meu aniversário em Manaus + Floresta Amazonica. Passei 8 dias por lá. Essa foi a primeira vez que estive na região norte do país.. e sério, adorei!

Um restaurante que eu indico muito é o Amazonico Peixaria Regional, quem quiser ler o meu relato, está aqui: http://contandoashoras.com/2015/12/09/dica-de-restaurante-em-manaus-amazonico-peixaria-regional/

Fiz um tour privado para conhecer o Encontro das Águas, além de fazer o passeio nas margens do rio solimões para ver bicho preguiça, cobra, jacaré-açu e caminhada na floresta pra conhecer a Sumaúma e ver as vitórias-régias. Super indico essa opção. Meu relato já está no blog: http://contandoashoras.com/2015/12/10/manaus-tour-privado-para-conhecer-o-encontro-das-aguas-e-muito-mais/

E também escrevi mais alguns outros posts sobre Manaus, mas ainda falta muita coisa. Todos os posts estão aqui: http://contandoashoras.com/categoria/destinos/brasil/amazonas/

Maria
MariaPermalinkResponder

Olá! Eu e minha família estamos pensando em ir à Manaus no Carnaval. É uma boa? Alguma recomendação? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Manaus tem carnaval. Os passeios turísticos funcionam normalmente. Mas de todo modo confirme antes com o Teatro Amazonas se o programa de visitas será mantido durante o carnaval: 92/3232-1768.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Como é Manaus no Carnaval? Não estou pensando em curtir a folia. Gostaria de saber se os pontos turísticos são abertos, se os passeios são possíveis. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Os passeios funcionam, as atrações públicas talvez não. Antes de visitar o Teatro Amazonas, ligue para confirmar se está aberto.

Franciane
FrancianePermalinkResponder

Obrigada pelas dicas, ajudou muito para minha mudança a manaus.

maria vasconcelos

Boa Noite! Chego em Manaus dia 02/04/16 as 13,00 e fico até dia 06/04/16 pela manha.Pretendo ficar num hotel na Selva Ecopark (2 noites) e 2 noites no centro de Manaus.Dúvidas:1- Fico 1º no centro ou no Ecopark.
2-O encontro das águas faço do centro ou do Ecopark.
3-Como ir do Aeroporto ao Ecopark e vice versa? 4- Quais passeios faço no Ecopark e quais faço no centro? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! O passeio do encontro das águas é mais perto de se fazer a partir do Ceasa, que fica na direção oposta do Ecopark. Mas certamente devem oferecer este passeio no Ecopark também. Faça todos os passeios de selva por lá.

Tania
TaniaPermalinkResponder

Olá Ricardo, boa noite. Gostaria de ir na festa de Parintins em junho. Que dicas voce me dá, como por exemplo: como ir, onde se hospedar, quantos dias ficar. Assistimos ao festival todos os dias? Vale a pena ficar uns dias em Manaus? Quanto tempo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tania! Quem responde é A Bóia. Tente um pacote com a Tucunaré Turismo: http://www.tucunareturismo.com.br/

Gisleine
GisleinePermalinkResponder

entrei em contato com eles, mas achei os pacotes muito caros e não são tão flexíveis. Ex. a ida só da para ser de avião.não tem como comprar para 2 dias tipo conhecer a cidade em um dia ir no festival e voltar no outro....

Enfim estou montando por conta.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gisleine! Você não vai conseguir quebrar pacotes nesta época. Os barcos ficam três a quatro dias parados no porto da ilha, servindo para hospedagem.

Tha
ThaPermalinkResponder

Oi Ricardo, estou programado uma viagem e gostaria de sair do aeroporto direto para Presidente Figueiredo, há ônibus saindo direto do aeroporto em direção a cidade? Como devo fazer?
Na volta pretendo ficar em algum Hotel de Selva e em Manaus.
Tenho como ir em maio ou em janeiro, eu gostaria de deixar maio para fazer outra viagem e ir em janeiro para ficar mais dias e poder fazer passeios com mais tranquilidade. No mês de janeiro chove muito? Vai atrapalhar meus passeios? Estarei indo sozinha.
Desde já grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tha! Quem responde é A Bóia. Infelizmente a coisa mais difícil de encontrar no Brasil é um ônibus saindo de aeroporto para outro destino turístico. Você terá que contratar um trânsfer ou alugar um carro ou ir de táxi à rodoviária e lá pegar um ônibus. Note que as cachoeiras ficam ao redor da cidade, você precisará de transporte. Há tours organizados de dia inteiro que saem de Manaus.

Selma Haddad Miranda De Luca

Quanto tempo é ideal para dividir entre Manaus (Mercure) e um hotel na selva (Ariaú)? Vou em outubro!
Obrigada e um grande abraço!
Selma

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Selma! O Ariaú está funcionando? Não deveria. Foi parcialmente destruído numa enchente há alguns anos e é um péssimo hotel. Você precisa de dois dias em Manaus para fazer os principais passeios. Na selva, pegue um pacote de três dias. Em qualquer hotel, menos no Ariaú.

Adriana Campos

Olá, Ricardo!
Retornando de Tefé em abril, terei uma espera de 8 horas no aeroporto de Manaus (chego às 16hs, embarco para São Paulo à 1:00 da manhã). Alguma sugestão de passeio que dê para fazer nesse ínterim?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Você pode jantar no Tambaqui de Banda na praça do Teatro Amazonas.

Mirela Guarreschi

Olá, pessoal! Gostaria de uma ajuda: em agosto, ficarei 07 dias em Manaus; sendo que 04 deles em um hotel de selva (Tupana Lodge). Me restam 03 dias e gostaria de visitar Anavilhanas e as cachoeiras de Presidente Figueiredo; não vai dar, né? Qual escolho então?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mirela! A experiência de selva será parecida onde que quer que você vá. As cachoeiras serão uma experiência diferente no pacote.

Mirela Guarreschi

Obrigada pela ajuda!!!

Nelson Phelippe

Peguei várias dicas aqui e fiz um passeio para Manaus em 2015 com meus 3 filhos (2,4 e 6 anos)... fiz esse pequeno video da viagem....
https://www.youtube.com/watch?v=2jGz7h-yV1I

Marcus
MarcusPermalinkResponder

É muito ruim viajar pra Manaus em Janeiro? Me refiro em relação ao tempo. Seria uma viagem perdida ou prejudicada?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcus! Não há época desaconselhável para Manaus. Em janeiro as chuvas já devem ter voltado e o nível das águas dos rios já terá subido um pouco.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar