A primeira viagem à Europa

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Ponte Carlos, Praga

Se você vai aproveitar o real valorizado para realizar o sonho de viajar à Europa, entenda: não dá para abraçar o continente inteiro de uma vez só. Mas veja pelo outro lado: a Europa é como os melhores vinhos – vai melhorando com o tempo. Se você só pode viajar à Europa de dez em dez anos, saiba que daqui a uma década aquele pedaço que você não conseguir visitar agora vai estar ainda mais interessante.

Não tente fazer por conta própria o roteiro das excursões.
Nas excursões dá certo porque existe um ônibus sempre a postos, um motorista que sabe por onde está rodando e um guia que leva direto ao que ele acha mais importante. Na vida real você vai precisar fazer tudo sozinho – achar o endereço do hotel, andar de metrô arrastando mala e decidir o que fazer a cada momento. É muito mais divertido, mas leva muito mais tempo. Evite o pinga-pinga, parando em todas as cidades que se atravessarem no seu caminho. Procure dedicar pelo menos quatro dias inteiros para cada grande capital do seu roteiro. (Senão, deixe para a próxima.)

stpaul450.jpg

Não compre a passagem antes de resolver o itinerário.
É incrível, mas isso acontece com mais freqüência do que se imagina. O passageiro compra a passagem mais barata e depois é que vai tentar descobrir um jeito de cobrir o resto do roteiro. As viagens mais complicadas – como costumam ser as primeiras viagens – normalmente são melhor resolvidas quando você chega por uma cidade e volta por outra (e faz vários trechos aéreos internos que, quando comprados junto com a passagem intercontinental, podem sair mais em conta do que viajando de trem ou com companhias aéreas de desconto).

munique400.jpg

Trem não foi feito para dormir.
Passar uma noite no trem é uma bela experiência: não é lá muito confortável, mas rende ótimas histórias na volta e, vá lá, economiza uma noite de hotel. Fazer disso uma rotina, porém, é uma das maneiras de estragar a sua viagem. (Se é para dormir em beliche em meio a desconhecidos, prefira o albergue.) O trem é perfeito – e insuperável – em trajetos diurnos de até três ou quatro horas. Mais do que isso, considere o avião.

hamburgohbf450.jpg

Carro? Só em viagens pelo interior.
Mesmo depois da invenção do GPS, o carro continua não combinando com viagens longas pela Europa. Nas cidades grandes, carro é um estorvo: o trânsito é complicado, o estacionamento é difícil e caríssimo. As auto-estradas são ótimas, mas passam ao largo das paisagens mais bonitas e dos vilarejos mais pitorescos. Só alugue carro para explorar regiões delimitadas, com estradas vicinais, mirantes e paradas gastronômicas.

renault450.jpg

Reservar antes sempre é melhor.
Viajar sem rumo definido e sem hospedagem reservada é para quem tem tempo sobrando. Se você vai passar quinze, vinte ou trinta dias na Europa, não vale a pena perder meio dia toda vez que chegar a uma cidade. Faça suas reservas antes de sair: quanto maior a antecedência, melhores serão os hotéis que você conseguirá na faixa de preço que procura.

A Europa está nos detalhes.
Europa não é só igreja e monumento. Em vez de dar tanta importância aos cartões-postais que você não verá ao vivo na sua primeira viagem, dedique-se a viver os aspectos que são comuns a todas as cidades européias. Andar a pé e de transporte público; xeretar o pequeno comércio; sentar num café e ver a vida passar; comer coisas simples, feitas do mesmo jeito há séculos, são prazeres imbatíveis, que só se encontram no continente europeu. Não gaste seu dinheiro indo até a Europa só para ver. Use também os outros quatro sentidos, e você vai aproveitar muito mais.

nice450.jpg

A primeira viagem à Europa (II)

Pensando bem, a menos que você volte sempre para os mesmos lugares, toda viagem à Europa é uma primeira viagem. Cada vez que planejamos férias por lá, as mesmas dúvidas vêm à baila. Que cidades incluir e quais deixar de fora? Quantos dias em cada lugar? Avião, trem ou carro? O assunto rende um livro. Mas aqui vão algumas dicas para ajudar a montar o seu itinerário.

Procure reduzir o pinga-pinga.
Por mais cidades que você queira incluir no seu roteiro, evite dormir uma noite em cada lugar. Os procedimentos para entrar e sair de hotéis tomam tempo; carregar bagagem exaure a paciência. Eleja cidades-base de onde você possa fazer pequenas viagens bate-e-volta sem precisar carregar as malas o tempo todo. Numa primeira viagem de 15 ou 20 dias, o ideal é escolher três ou quatro cidades principais. Você vai se surpreender com a quantidade de lugares interessantes que você vai encontrar a até 1h30 de trem de distância.

veneza450.jpg

Simule os horários e os tempos de viagem de trem.
As melhores viagens de trem são as que duram até três, no máximo quatro horas, e não tomam a melhor parte do seu dia de férias. Para descobrir como o seu roteiro se comporta nos trilhos, simule suas viagens no site das ferrovias alemãs (http://bahn.hafas.de/bin/query.exe/en). Mas atenção para a pegadinha: use o nome das cidades nos idiomas locais (Venezia e não Veneza, Wien em vez de Viena). Assim você fica sabendo que a viagem mais curta entre Barcelona e Roma dura 18 horas, mas que de Viena a Budapeste são apenas 3 horas.

horariostrem600.jpg

Descubra as companhias aéreas low-cost da sua rota.
As Gol e as BRA da Europa são muito mais barateiras que suas congêneres brazucas. Comprando com antecedência, você consegue passagens de até 10 euros (com taxas, a conta costuma começar em 40 euros). Para saber quais companhias operam vôos no seu caminho, consulte o Skyscanner (www.skyscanner.net), que informa (em português!) rotas, disponibilidade e preços, já com todas as taxas incluídas.

Escolha seus hotéis com base na opinião de outros viajantes.
Qual o melhor hotel, na faixa de preço que você pode pagar, que esteja disponível nas datas em que você precisa? Sites como o TripAdvisor (www.tripadvisor.com) e Venere (www.venere.com) buscam essa informação baseados na experiência de hóspedes de verdade. Para a Europa, o melhor é o Venere, que organiza as resenhas por bairros: em vez de pesquisar a cidade inteira, você vai direto na localização que mais lhe interessa.

teresa450.jpg

Quanto mais países, melhor?
Não adianta: para a maioria dos viajantes, a primeira viagem a Europa é sinônimo de passar pelo máximo de países no mínimo de tempo. Se esse for o seu caso, deixe as grandes distâncias da Península Ibérica, do sul da França e talvez até da Itália para uma próxima; se você zanzar ali pelo norte da França, Bélgica, Holanda, Alemanha e Inglaterra, a cada três horas vai estar num país diferente, ouvindo um novo idioma. (Em contrapartida, se você quer saber qual é o melhor lugar da Europa para fazer uma viagem de um país só, a resposta é fácil: Itália.)

englischer450.jpg

Se você já foi à Europa, encerre a viagem na sua cidade favorita.
Gostoso mesmo é poder voltar a lugares como Paris, Londres, Roma ou Barcelona sem precisar bater ponto em absolutamente nenhum cartão-postal. Termine seus giros europeus sempre no mesmo lugar, e em três viagens você e sua cidade favorita estarão íntimos.

Leia também:

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: avião, trem ou carro?


1049 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Claudia
ClaudiaPermalink

Débora, faço o estilo econômico mas, conforme a descriçao de gastos da Sylvia gastei, agora em outubro, uma média de 50 euros por dia.

Pascoal
PascoalPermalink

Olá Pessoal, no próximo ano, pretendo iniciar minha viagem na França. 5 dias em Paris, 15 na Itália e mais 05 na Grécia. Gostaria de saber como faço para ir do sul da Itália para Grecia. Comentaram comigo que existe navios ou ferry boat. Alguém pode me dar uma luz? Obrigado!

Sylvia
SylviaPermalink

Os barcos saem de Bari para Patras Pascoal.
Podes ver horarios e preços aqui :
http://www.greekferries.gr/
Se quiseres gastar menos vai de avião grin
http://www.skyscanner.net/pt/eur/voos/mxp/ath/071119/tarifas-aereas-para-atenas-de-mil%c3%a3o---malpensa-em-novembro-2007.html?charttype=1&adults=1&children=0&infants=0&

Edson Maiero
Edson MaieroPermalink

Aproveitando o embalo queria uma opinião a respeito da viagem que estou planejando para Janeiro próximo. Serão 3 pessoas, eu, minha esposa e uma pequena e linda criatura de 6 anos, que nós carinhosamente chamamos de filho.

Serão 14 dias em Portugal e nossa ideia é

13/jan - chegada a Lisboa (6h00) - Lisboa
14/jan - Lisboa
15/jan - Lisboa - Sintra
16/jan - Lisboa - Estoril, Queluz e Cascais
17/jan - Lisboa - Évora e Vila Viçosa
18/jan - Óbidos e Batalha - Mudança para Hotel em Coimbra
19/jan - Coimbra
20/jan - Coimbra
21/jan - Mudança para Hotel em Porto
22/jan - Porto - Barcelos e Braga
23/jan - Porto - Ponte da Barca e Ponte de Lima
24/jan - Porto
25/jan - Ovar, Aveiro, Figueira da Foz e Nazaré - mudança de hotel em Lisboa
26/jan - Lisboa
27/jan - volta ao Brasil

Nossa ideia é alugar um carro durante este período afim de nos deslocarmos entre as cidades e podermos sair a noite para fazermos algumas fotos noturnas.

Agradeço comentários e sugestões,

abraço,

Edson Maiero

amanda
amandaPermalink

e aih galerinha, estou numa duvida cruel....
alguem sabe se vale a pena passar naquele outlet q tem prox á lisboa,
o tal de freeport?como eu me a minha acompanhante de viagem temos pouco tempo em lisboa, quero saber se vale a pena...e quero saber o melhor jeito de se locomover...
um abrasssssss

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Edson, o roteiro está ótimo.

O meu único pitaco seria deixar para começar a rodar de carro a partir do dia 16. Dá pra fazer Queluz e Sintra no mesmo dia. Nessa época do ano não vale dedicar um dia para Cascais (o Estoril não vale a pena nem no verão).

Se você gostar de hotéis de luxo decadentes, considere o Palace Hotel do Bussaco como base para explorar Coimbra; é o "grande hotel" mais em conta da Europa.
http://www.palacehoteldobussaco.com/

Se gosta de leitão, não deixe de provar o espetacular leitão da Bairrada, assado no forno até quase se desmanchar. Há vários restaurantes em Mealhada, à beira da estrada velha que ligava Lisboa ao Porto. Um dos mais recomendados é o Pedro dos Leitões.
http://restaurante.pedrodosleitoes.com/

amanda
amandaPermalink

Riq, responde o meuuuuuuuuuuu!!
ou Sylvia, sei lah help meee hahaha**

Sylvia
SylviaPermalink

Amanda, quando a gente não responde é pq não sabe ...
Mas mesmo sem saber nadinha eu não perderia nem um minutinho
para ir a um outlet ( nem em Lisboa nem em lugar nenhum ).
Mas isso sou eu que quero mais ver e viver do que ter grin

João Paulo
João PauloPermalink

Amandaeek Freeport não justifica mesmo uma deslocação, aliás está em estado de pré-falencia.A maioria das lojas já fechou ou pior ainda, nunca chegou a abrir

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sylvia:
mrgreen
mrgreen
mrgreen

Obrigadinho também, JP.

amanda
amandaPermalink

Valeu Sylvia e JP!
Mas soh perguntei pq poderia valer a pena comprar casacoes d inverno e outras coisas do tipo lah, jah q Portugal(eh o q dizem)tem precos mais em conta...naum q em uma viagem eu me importe com oq vou comprar e tals, mas naum sei se as roupas q possuo saum o bastante para o inverno rigoroso q eh na europa nessa epoca q vou...com certeza me preocupo mais com oq vou trazer dentro da minha mente do q na minha bolsa!
um abrasss

e o blog eh show smile

Luisa
LuisaPermalink

Edson,
Teu roteiro tá bem legal, mas já que você pediu sugestões...
Como você tá indo em janeiro, eu não perderia tanto tempo em cidades de praia, como Figueira da Foz e Nazaré, que são lindas e animadas no verão. Como alternativa, iria a Tomar ou a Alcobaça
Concordo com Riq sobre Cascais e Estoril, mas discordo sobre visitar Queluz e Sintra no mesmo dia.
Eu sou apaixonada por Sintra, e acho que essa cidade merece um dia todo só pra ela, com direito a uma visita na Quinta da Regaleira e a comer um "travesseiro" (doce típico de Sintra) em algum bar no centro.
Não conheço Ponte da Barca e Ponte de Lima, mas incluíria Guimarães no roteiro e, se tivesse tempo, Braga.
Boa viagem

Luisa
LuisaPermalink

Amanda, se você estiver em Portugal em janeiro, aproveite que é época de saldos e que todas as lojas fazem descontos incríveis em todos os produtos de inverno. Não precisa perder tempo com deslocamentos até um outlet pra conseguir alguma coisa com preço bom.
Boa viagem

Amanda
AmandaPermalink

Luisa, valeeeeuuu**)

smile
meu maior medo eh passar frio hahaha** e me ferrar nos aeroportos.
um abrsssss

Edson Maiero
Edson MaieroPermalink

Ricardo e Luisa, obrigado pelas dicas, que foram e serão muito úteis.

Ricardo, mais uma dúvida, é uma falha de minha pesquisa, ou Coimbra é uma cidade de poucos atrativos? Até o momento só vi destaque para a Universidade.

Abraço,

Edson Maiero

Luisa
LuisaPermalink

Edson,
Coimbra é a minha cidade do coração, morei um ano lá para estudar e me apaixonei! Mas você tem razão, a atração da cidade é a Universidade, e fora a universidade (m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a, mas hj a fachada está coberta pra limpeza, talvez até a tua viagem já tenham terminado o serviço) não sobra muita coisa...

Tem a Baixa (bairro histórico de Coimbra), com suas ruas ruazinhas estreitas, escorregadias e muita subida e descida, um café na Praça da República enquanto se observa o vai-e-vem de estudantes e ruínas do Império Romano em Conímbriga, que fica pertinho de Coimbra.

Escrevi alguma coisa sobre Coimbra no meu blog, se vc tiver interesse:
http://arquivodeviagens.wordpress.com/2007/09/20/coimbra/
Espero ter ajudado.

malupp
maluppPermalink

Tambem planejo uma viagem em set 2008 de 18 dias incluindo BARCELONA/ROMA/VENEZA/FLORENÇA/PARIS(é esta a ordem?),conclusao depois de ler todas as dicas.Minha duvida é que sou apaixonada por Paris,fui ha quinze anos atras e nao sei se é melhor deixar por ultimo ou ir no começo , acho que ja li algum comentario do Riq sobre deixar a cidade xodó para o fim , por outro lado tem o cansaço da ultima semana pois sou do tipo que quero aproveitar o max do dia, quando viajo me sinto naquele filme das sapatilhas vermelhas em que a bailarina quase morre esgotada por nao conseguir parar de dançar em funçao do feitiço das sapatilhas!!!
abraços,malu

cyro
cyroPermalink

Deverei estar em Barcelona do dia 29 de Dezembro ao dia 11 de Janeiro de 2008.
Alguém teria uma dica de hotel razoável, com preço muuuuuuito "convidativo", para duas pessoas, em localização legal - que seja próximo do centro, uma vez que vou a trabalho ( mas tbem a passeio ) ? Já fiz uma busca nos sites indicados, mas confio mais num depoimento pessoal..... pode ser ?

Abraço,
Cyro

Ludmila Marques
Ludmila MarquesPermalink

Olá pessoal do VnV!

Antes de tudo, queria dizer que é o blog mais show que já vi. Uma amiga me indicou dizendo que vcs realmente se importam em tentar ajudar as pessoas e isso é fantástico, parabéns!
Vou tentar resumir o meu caso (por favor, desculpem as dúvidas básicas demais, mas nunca planejei uma viagem sozinha e não tenho muito tempo durante o dia – nem à noite - pra pesquisar):
- primeira viagem à Europa (por isso estou aqui!), é a realização de um sonho;
- não temos muita grana, estamos indo meio no risco mesmo, mas se não for agora, vai ficar difícil depois;
- vou com meu marido, entre a 2º quinzena de abril e 1ª de maio e pela primeira vez na vida, vou tirar 30 dias de férias (porém, pretendo viajar uns 25 dias pra dar uma descansada e depois voltar à labuta);
- em alguns lugares, temos casa de amigos pra ficar (por isso que a gente ta indo tb), então nos outros vai ser albergue mesmo;
- a idéia inicial é sair de Recife, onde moramos, e ir pra Lisboa. Vou tentar Smiles pq tenho milhas, mas me disseram que tem que ir e voltar pelo mesmo local, é isso mesmo? Isso é ruim, né? Mas se for assim, vou ter que considerar, pq querendo ou não, vai ser uma passagem a menos;
- continuando sobre a questão do roteiro, a idéia é:
* 2 dias em Lisboa – não temos lugar pra ficar;
* 4 dias em Barcelona – casa de amigos;
* 5 dias em Paris – não temos lugar pra ficar;
* 3 dias Amsterdã – casa de amigos;
* 2 dias em Veneza – não temos lugar pra ficar;
* 4 dias em Roma – não temos lugar pra ficar;
* 5 dias em Londres – casa de amigos.
Questões:
- o roteiro está legal? Faço a transição entre essas cidades de trem ou avião? A ordem das cidades seria essa mesma?
- qual seria uma média de grana pra se levar daqui?
- dei uma lida em alguns posts (não deu pra ler todos, tem muita coisa) e vi que vcs tem vários links de dicas de albergues, etc. Se puderem me ajudar com páginas que sejam em português ajudaria bastante. Meu inglês está mega enferrujado e como disse, infelizmente não tenho muito tempo pra ficar pesquisando.

Amigos, sei que fiz perguntas demais e até exigências demais (mil desculpas), mas ficaria muito agradecida mesmo se tiverem paciência comigo.

Um beijão em todos.

Ludmila Marques
Ludmila MarquesPermalink

Oi Júlio, obrigada, vou colocar sim. Só uma dúvida: esse blog vai deixar de existir, é isso?

João
JoãoPermalink

Pessoal. Quem pode me dar uma ajuda? Estou planejando minha primeira viagem à Europa. A viagem será de mochilão durante 30 dias (abril 08). Para não gastar muita grana a idéia é ficar em albergues, casa de amigos e quem sabe, uma ou outra noite no trem. A princípio eu estava pensando em uma viagem a muitos países, mas vou seguir a sugestão e conhecer apenas uma parte:
- Inglaterra
- França
- Bélgica
- Holanda
- Alemanha
- Suiça
Gotaria de ter uma idéia do roteiro (cidades) que posso fazer e de quantos dias serão necessários em cada país. Também aceito a sugestão acrescentar ou excluir (se necessário) algum local.

abs,
João

João
JoãoPermalink

Pessoal. Quem pode me dar uma ajuda? Estou planejando minha primeira viagem à Europa. A viagem será de mochilão durante 30 dias (abril 08). Para não gastar muita grana a idéia é ficar em albergues, casa de amigos e quem sabe, uma ou outra noite no trem. A princípio eu estava pensando em uma viagem a muitos países, mas vou seguir a sugestão e conhecer apenas uma parte:
- Irlanda
- Inglaterra
- França
- Bélgica
- Holanda
- Alemanha
- Suiça
Gotaria de ter uma idéia do roteiro (cidades) que posso fazer e de quantos dias serão necessários em cada país. Também aceito a sugestão acrescentar ou excluir (se necessário) algum local. E qual o transporte com melhor custo benefício em cada trecho.
abs,
João

Carlos Azeredo
Carlos AzeredoPermalink

Alguém pode me ajudar? Irei para a Italia em 28 de Janeiro do 2008 e ficarei 7 dias sendo 2 em Roma. Aluguei carro para ir para Veneza, Florença e Siena. Posso pegar neve neste trajeto? É melhor ir de Trem?
Compensa ir nesta epoca até Veneza? Obrigadão desde já

Clarice
ClaricePermalink

Carlos Azeredo, dica preciosa :cool:

A Luisa mora na Itália, penso que ela seja a pessoa ideal para te responder tuas dúvidas. O link abaixo remete ao blog dela. Pergunta prá ela, quem sabe podes te dar bem. :cool:

http://arquivodeviagens.wordpress.com/

razz grin

Ricardo Soares
Ricardo SoaresPermalink

Queri saber quanto custa uma viagem de 20 dias para Italia , pois tenho um amigo que mora la e hospedagem eu nao vou pagar , apenas despesas do dia-a-dia .

obrigado desde ja !

Nathália
NatháliaPermalink

Olá,
Tenho 18 anos e no meio de janeiro pretendo fazer uma viagem com meus pais de 12 dias em media para Portugal e Espanha. Meus pais já conhecem um pouco dos dois paises mas é a minha primeira vez na Europa. Eu fiquei por conta de definir o roteiro e estou com muitas dúvidas, como por exemplo, se vou para o norte da Espanha ou para a regiao da Andaluzia e se tratando de portugal, se vou para o norte ou para o sul. Estamos pretendendo alugar um carro e queremos de preferencia ficar em hoteis mais em conta (2 ou 3 estrelas).
Queria muito dicas sobre esses dois países até mesmo em relação ao clima no mês de janeiro, se mesmo sendo no inverno, vale a pena ir.
Desde então agradeço.
=)

Carol
CarolPermalink

Oi Ricardo,

Vou para Rotterdam em março e meu único destino certo de lá é Barcelona e Sevilla. Como vou ficar 3 semanas em Rotter e minha amiga que mora lá (faz um curso de shipping) não pode fazer nada durante a semana.. queria me ir para alguns lugares perto durante a semana.
O que você recomenda? Vou para Bélgica certeza que é muito pertinho.
Queria ir para uns lugares legais para conhecer durante o dia, no máximo passar uma noite. Não curto viajar sozinha mas tb não quero ficar em Rotter de bobeira.

Obrigada!
Bjs,

CAROL

Gaspar
GasparPermalink

Ajudem-me vou pela primeira vez a europa em março

Clarice
ClaricePermalink

Andrea Battoni, boa sorte nos avisos. Tenho sido persistente em avisar a mudança, mas o novos não querem saber. Perguntam aqui mesmo!!! razz
Eu desisti. Boas Festas para vc e sua família.
Abraços
Clarice grin 8)

Clarice
ClaricePermalink

Angela Bruno, boa sorte nos avisos. Tenho sido persistente em avisar a mudança, mas o novos não querem saber. Perguntam aqui mesmo!!! razz
Eu desisti. Boas Festas para vc e sua família.
Abraços
Clarice razz 8)

Alexandre santos
Alexandre santosPermalink

Quero saber como fazemos quanto a imigracao destes paises, um amigo estava com tudo pago para fazer uma viagem para Londres, Franca, Madri, so que quando chegou na Inglaterra foi deportado, e nao conseguiu fazer sua viagem. Agora estou querendo viajar mas estou com medo, oque vc me sugere, como devo proceder quanto a isso.

Marcelo S Heltai
Marcelo S HeltaiPermalink

Olá pessoal. Primeiramente parabenizo a todos, em especial o Riq pelas dicas e comentários. Estou indo em Maio para Viena e gostaria de saber se alguém já fez o trajeto Viena_Budapest e depois Budapest_Praga de ônibus. Me parece uma boa idéia para fugir dos trens que, como alguem já disse não são nada confortáveis neste lado da Europa. O que vocês acham?

marcelo
marceloPermalink

Olá Pessoal,

Eu e minha esposa estamos planejando fazer a nossa 1ª viagem a Europa e temos no máximo 15 dias para o nosso roteiro. Gostariamos de ir a Paris, Londres e Amsterdan. O que vocês sugerem?

Um abraço,

Marcelo

Gladis
GladisPermalink

Marcelo,
Vou para Europa em março e coloquei no meu roteiro Viena e Budapeste e me indicaram fazer de barca. Vc pensou nisso.

Aproveitando gostaria de dicas sobre o meu roteiro:
Amsterdã (3 dias)
Bruges (2 dias)
Praga (3 dias)
Viena (3 dias)
Budapeste(2 dias)
Bled (2 dias)

O que vcs acham????

Gladis
GladisPermalink

Alguém conhece os hotéis abaixo?????

Amsterdam - Hotel Arena
Bruges - Hotel Ibis
Praga - Hotel Ibis Mala Strana
Budapeste - Hotel Ibis Vaci UT
Viena - Hotel Artis
Bled - Hotel Jadran

Dicas seriam muito bem vindas!!!!!!!!!!!!!!!!!

Paula
PaulaPermalink

Gladis,

Conheço o Ibis de Praga, não é central mas o metro e perto.
Já fui a Praga e Amsterdam, do seu roteiro.Gostei muito de ambas cidades, fiquei uma noite em cada uma e aproveitei o dia.
Em Amsterdan, ficamos no Ibis e deu p fazer um bom passeio a pé mesmo!E prepare-se p ver muitas bicicletas!
Aproveite muito!

Paula
PaulaPermalink

Ola,

Meu roteiro é bem grande e o tempo é curto...Preciso saber q lugar é mais atrativo em termos de beleza na Suiça entre as seguintes cidades: Zurick, Genebra ou Berna.
No roteiro estão incluidas:

Lisboa
Madrid
Barcelona
Antibes, NIce e Monaco
Alguma cidade da Suiça
Munique
Salzburg
Viena
Budapeste
Veneza

Tudo em 30 dias, se der...

Agredeço muito dicas de hotel, restaurantes, e o imperdivel de cada lugar ou perto desses lugares.

Muito obrigada!!!

Camila*
Camila*Permalink

Olá pessoal, é a primeira vez q escrevo aqui então venho tímida mas decidida a fazer uma perguntinha p essa galera show de bola q manda mto bem no quesito viajar e q jah me viciou nesse blog!!!!!!

Vou pela primeira vez à Europa em maio.
Vou à Paris visitar uma amiga e queria fazer uma pergunta simples: vale a pena viajar somente para visitar Paris?? (não querendo minimizar a cidade luz gennteeeee!!!rs)

Vcs acham q dá pra colocar mais alguma cidade no pacote ficando na europa de 5 a 8 dias de maneira economica? (sem contar a ida e a volta) No caso, sonhando alto, brugges, veneza ou barcelona??

Queria muitooooo a opinião de vocês porque estou em sérias duvidas porque não conheço muito bem as distancias, etc!!!!!!

Bjs a todos e ótimas viagens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Michele
MichelePermalink

Caros Colegas Viajantes,

Estarei indo à Europa em abril, primavera, ficarei 30 noites.
Meu roteiro inicial é:

Chegada em Paris - pela manhã passando uma noite para descanço e depois no outro dia pegaremo um trem para Londre ao entaredecer.
(França e Inglaterra)

Londres passaremos 3 dias - 2 noites retornaremos à Paris 3 para curtir o primeiro domingo do mês com descontos...
(Inglaterra p/ França)

Seguiremos para Florença 2 dias , Veneza 2 e Roma 3 dias.
(Itália)

Posteriormente, penso em passar um dia e meio nos alpes Suíços.
(Suíça)

Austria - Viena 2 dias

Republica Theca - Praga 2 dias

Alemanha 4 dias

Amsterdam 2 dias

Total - 30 dias que podem ser variáveis, conforme o interesse.
Galera necessito de dicas de viajantes experiêntes no item albergue e hospedagem.

aguardo a ajuda de vc

abraços Mi

Priscilla
PriscillaPermalink

Oi pessoal,

Para quem pediu dicas de Hotéis em Praga, acabei de chegar da minha 1a viagem a Europa, e de todos que fiquei o que mais gostei foi o de lá, então aí vai:
Appia Residences - fica na Sporkova 3
Seu custo benefício é excelente, os quartos são ótimos, o hotel de maneira geral é encantador. Está localizado num dos melhores pontos, muito perto do castelo, 5 minutos da ponte Charles, e se quiser usar o bonde, também está muito próximo, mas a melhor forma mesmo de transportar é a pé.
Fiz a reserva pelo booking.com, muito fácil de fazer e super seguro, e às vezes se consegue tarifas melhores do que direto com o Hotel

Antonio
AntonioPermalink

Oi pessoal, jah li varios comentarios postados aqui mas continuo extremamente confuso...

Vou fazer uma viagem para a Europa com a minha esposa, 90 dias, entre maio e julho de 2009, partindo da australia, onde moro ha 2 anos. Eh nossa primeira viagem pra Europa e como temos 3 meses nao sabemos nem ao menos por onde comecar e quantos paises escolher... se compramos ou nao passes de trem ou se compramos passagens aereas...

Pra terminar ainda temos uma duvida q nenhuma agencia conseguiu responder... Apos os 90 dias na Europa eh ou nao possivel extender o visto de turista por mais algum tempo???

Sei que parece maluquice planejar uma viagem com 1 ano e meio de antecedencia... hehehehe... mas jah agradeco pelas eventuais respostas!!!

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalink

Ahhhh, foi aqui que escrevi sobre a Costa Amalfitana e vc me disse pra não ir...tá vendo? Agora vou ter que voltar pra Itália, que sacrifício...aiaiai.
Lembra?
Minha dúvida mt cruel era ir ou não pra Costa Amalfitana, vc me convenceu, não fui.
Mas desobedeci vc e fui pra Cinque Terre!!!! kkkkk.
Chegamos lá no único dia com mais de 18 graus na minha viagem!!! Foi mt mágico chegar naquele lugar e o tempo ajudou mt.
Chuva mesmo só dois dias na viagem inteira. Céu cinza só uns 4 dias, contando os dois de chuva. Acho que foi bom pra outono, né? Este mundo tá doido, isso sim.
Temos um quilo de dicas mas ainda não conseguimos parar desde a volta das férias…semana que vem despejamos dicas de hospedagem boa e barata. Digamos que a gente se hospedou bem, se divertiu, comeu pra caramba e não precisamos vender o carro depois de 25 dias viajando…nada mau mesmo.
E fez frio pra caramba! Já disso isso tb, né? Cruz credo. Mas com muito céu azul.

Europe Calling
Europe CallingPermalink

dicas sobre várias cidades da europa...é mesmo aqui..

Leticia
LeticiaPermalink

Oi Pessoal, estou organizando minha primeira viagem a Europa e mesmo depois de ler varias coisas por aqui, queria uma ajuda: eu e meu marido temos 25 dias em outubro. Há principio estou pensando em fazer 6 dias/ 5 noites em Paris, 2 dias/1 noite Vale do Loire de carro e continuando para a Provence e depois gostaria de ir para a Italia (faço questão de fazer Veneza e Florença) e Roma para terminar ficando por la os ultimos 5 dias... estou sem saber como organizar a provence (quantos dias e quais cidades)e como ir de la para a Italia, de preferencia para Veneza(talvez saindo de nice?). Queria evitar o avião. Tirando os dias q estarei em ROma, Paris e Vale do Loire tenho treze dias para dividir entre Provence, Veneza,Florença e qq outra sugestao. Obrigada

Alice
AlicePermalink

Pessoal,
Adorei este blog e gostaria da ajuda de vocês.
Vou para Europa (Eu e meu marido) no mes de março, 30 dias, e estou SUPER EM DÚVIDA sobre como irei.
Fiz orçamentos com a CVC, OMVESA, LUSANOVA e MAPAPLUS, elas são boas ou não?
Ou é melhor ir por conta?
Quero conhecer a Espanha, Itália, Alemanha, Suíça, França e Inglaterra em 30 dias.
O que vocês sugerem?

Alice
AlicePermalink

Oi Riq

Eu não consigo acessar o prguntódromo, poderia responder para mim por aqui?
Obrigada.

Alice
AlicePermalink

Oi Riq

Eu não consigo acessar o perguntódromo, poderia responder para mim por aqui?
Obrigada.

Fernanda Soares
Fernanda SoaresPermalink

Olá!!
Estou indo pela primeira vez a Europa e gostaria de saber se alguém pode me ajudar, principalmente em relação a hospedagem, pois gostaria de lugares baratos, mas limpos!
O meu roteiro é o seguinte
3 dias em Madri
2 dias em Barcelona
3 dias emLondres
2 dias em Amsterdã
2 dias em Bruxelas
4 dias em Paris
Obrigada!!

Alice
AlicePermalink

Oi Paulo
E sobre as empresas CVC, OMVESA, LUSANOVA e MAPAPLUS, qual é melhor ou nenhuma é boa?
Estou super preocupada, pois março está chegando e ainda não fechei com nenhuma.
Qual é a média de euros diários que preciso para almoço e janta na Europa?
Obrigada.

Francisco
FranciscoPermalink

Olá,

Estarei viajando pela 1ª vez à Europa (15 dias) em Julho. Já comprei os bilhetes SP-Frankfurt-SP. Tenho parentes em Munique. Alguem poderia dar alguma sugestão de roteiro e hospedagem/restaurantes de qualidade e baixo custo!!!? Em tempo: estarei viajando com minha filha adolescente (16 anos)!!!!

Obrigado a todos.