A primeira viagem à Europa

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Ponte Carlos, Praga

Se você vai aproveitar o real valorizado para realizar o sonho de viajar à Europa, entenda: não dá para abraçar o continente inteiro de uma vez só. Mas veja pelo outro lado: a Europa é como os melhores vinhos – vai melhorando com o tempo. Se você só pode viajar à Europa de dez em dez anos, saiba que daqui a uma década aquele pedaço que você não conseguir visitar agora vai estar ainda mais interessante.

Não tente fazer por conta própria o roteiro das excursões.
Nas excursões dá certo porque existe um ônibus sempre a postos, um motorista que sabe por onde está rodando e um guia que leva direto ao que ele acha mais importante. Na vida real você vai precisar fazer tudo sozinho – achar o endereço do hotel, andar de metrô arrastando mala e decidir o que fazer a cada momento. É muito mais divertido, mas leva muito mais tempo. Evite o pinga-pinga, parando em todas as cidades que se atravessarem no seu caminho. Procure dedicar pelo menos quatro dias inteiros para cada grande capital do seu roteiro. (Senão, deixe para a próxima.)

stpaul450.jpg

Não compre a passagem antes de resolver o itinerário.
É incrível, mas isso acontece com mais freqüência do que se imagina. O passageiro compra a passagem mais barata e depois é que vai tentar descobrir um jeito de cobrir o resto do roteiro. As viagens mais complicadas – como costumam ser as primeiras viagens – normalmente são melhor resolvidas quando você chega por uma cidade e volta por outra (e faz vários trechos aéreos internos que, quando comprados junto com a passagem intercontinental, podem sair mais em conta do que viajando de trem ou com companhias aéreas de desconto).

munique400.jpg

Trem não foi feito para dormir.
Passar uma noite no trem é uma bela experiência: não é lá muito confortável, mas rende ótimas histórias na volta e, vá lá, economiza uma noite de hotel. Fazer disso uma rotina, porém, é uma das maneiras de estragar a sua viagem. (Se é para dormir em beliche em meio a desconhecidos, prefira o albergue.) O trem é perfeito – e insuperável – em trajetos diurnos de até três ou quatro horas. Mais do que isso, considere o avião.

hamburgohbf450.jpg

Carro? Só em viagens pelo interior.
Mesmo depois da invenção do GPS, o carro continua não combinando com viagens longas pela Europa. Nas cidades grandes, carro é um estorvo: o trânsito é complicado, o estacionamento é difícil e caríssimo. As auto-estradas são ótimas, mas passam ao largo das paisagens mais bonitas e dos vilarejos mais pitorescos. Só alugue carro para explorar regiões delimitadas, com estradas vicinais, mirantes e paradas gastronômicas.

renault450.jpg

Reservar antes sempre é melhor.
Viajar sem rumo definido e sem hospedagem reservada é para quem tem tempo sobrando. Se você vai passar quinze, vinte ou trinta dias na Europa, não vale a pena perder meio dia toda vez que chegar a uma cidade. Faça suas reservas antes de sair: quanto maior a antecedência, melhores serão os hotéis que você conseguirá na faixa de preço que procura.

A Europa está nos detalhes.
Europa não é só igreja e monumento. Em vez de dar tanta importância aos cartões-postais que você não verá ao vivo na sua primeira viagem, dedique-se a viver os aspectos que são comuns a todas as cidades européias. Andar a pé e de transporte público; xeretar o pequeno comércio; sentar num café e ver a vida passar; comer coisas simples, feitas do mesmo jeito há séculos, são prazeres imbatíveis, que só se encontram no continente europeu. Não gaste seu dinheiro indo até a Europa só para ver. Use também os outros quatro sentidos, e você vai aproveitar muito mais.

nice450.jpg

A primeira viagem à Europa (II)

Pensando bem, a menos que você volte sempre para os mesmos lugares, toda viagem à Europa é uma primeira viagem. Cada vez que planejamos férias por lá, as mesmas dúvidas vêm à baila. Que cidades incluir e quais deixar de fora? Quantos dias em cada lugar? Avião, trem ou carro? O assunto rende um livro. Mas aqui vão algumas dicas para ajudar a montar o seu itinerário.

Procure reduzir o pinga-pinga.
Por mais cidades que você queira incluir no seu roteiro, evite dormir uma noite em cada lugar. Os procedimentos para entrar e sair de hotéis tomam tempo; carregar bagagem exaure a paciência. Eleja cidades-base de onde você possa fazer pequenas viagens bate-e-volta sem precisar carregar as malas o tempo todo. Numa primeira viagem de 15 ou 20 dias, o ideal é escolher três ou quatro cidades principais. Você vai se surpreender com a quantidade de lugares interessantes que você vai encontrar a até 1h30 de trem de distância.

veneza450.jpg

Simule os horários e os tempos de viagem de trem.
As melhores viagens de trem são as que duram até três, no máximo quatro horas, e não tomam a melhor parte do seu dia de férias. Para descobrir como o seu roteiro se comporta nos trilhos, simule suas viagens no site das ferrovias alemãs (http://bahn.hafas.de/bin/query.exe/en). Mas atenção para a pegadinha: use o nome das cidades nos idiomas locais (Venezia e não Veneza, Wien em vez de Viena). Assim você fica sabendo que a viagem mais curta entre Barcelona e Roma dura 18 horas, mas que de Viena a Budapeste são apenas 3 horas.

horariostrem600.jpg

Descubra as companhias aéreas low-cost da sua rota.
As Gol e as BRA da Europa são muito mais barateiras que suas congêneres brazucas. Comprando com antecedência, você consegue passagens de até 10 euros (com taxas, a conta costuma começar em 40 euros). Para saber quais companhias operam vôos no seu caminho, consulte o Skyscanner (www.skyscanner.net), que informa (em português!) rotas, disponibilidade e preços, já com todas as taxas incluídas.

Escolha seus hotéis com base na opinião de outros viajantes.
Qual o melhor hotel, na faixa de preço que você pode pagar, que esteja disponível nas datas em que você precisa? Sites como o TripAdvisor (www.tripadvisor.com) e Venere (www.venere.com) buscam essa informação baseados na experiência de hóspedes de verdade. Para a Europa, o melhor é o Venere, que organiza as resenhas por bairros: em vez de pesquisar a cidade inteira, você vai direto na localização que mais lhe interessa.

teresa450.jpg

Quanto mais países, melhor?
Não adianta: para a maioria dos viajantes, a primeira viagem a Europa é sinônimo de passar pelo máximo de países no mínimo de tempo. Se esse for o seu caso, deixe as grandes distâncias da Península Ibérica, do sul da França e talvez até da Itália para uma próxima; se você zanzar ali pelo norte da França, Bélgica, Holanda, Alemanha e Inglaterra, a cada três horas vai estar num país diferente, ouvindo um novo idioma. (Em contrapartida, se você quer saber qual é o melhor lugar da Europa para fazer uma viagem de um país só, a resposta é fácil: Itália.)

englischer450.jpg

Se você já foi à Europa, encerre a viagem na sua cidade favorita.
Gostoso mesmo é poder voltar a lugares como Paris, Londres, Roma ou Barcelona sem precisar bater ponto em absolutamente nenhum cartão-postal. Termine seus giros europeus sempre no mesmo lugar, e em três viagens você e sua cidade favorita estarão íntimos.

Leia também:

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: avião, trem ou carro?


1049 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Gabriea
GabrieaPermalink

Olá, gostaria de uma ajuda a respeito do meu roteiro para Europa.
São 28 dias da seguinte forma :

Paris.....5 noites
Londres....3 noites
Amstedam....2 noites
Munique.....2 noites
Fussen/Insbruck...2 noites
Veneza...1 noite
Florença/Siena/St Gimignano....2 noites
Nice/Mônaco......2 noites
Avignon/Nimes/cascassone.....02 noites
Barcelona..........3 noites
Lisboa.....2 noites
Cascais/Sintra/Fátima....2 noites

Estou achando muitas cidades para pouco tempo. O que você me sugeriam para eu retirar do roteiro.

Obrigada

Isabel
IsabelPermalink

Olá,
Tudo bem?

Estou me divertindo com todos os tópicos de vocês.

Seguinte:
Irei a Milão ( Feira Internacional de Design) e após 4 dias viajarei a Madrid.Após 5 dias farei o percurso de trem até Barcelona onde ficarei mais 4 dias e voltarei ao Brasil.
Este roteiro acima é fixo. Porém surgiu a oportunidade de eu ir antes do previsto.Tenho 6 dias a mais e já vi que Milão não é a pedida.E já que eu chego nesta cidade... a minha dúvida é: Várias cidades da Itália em 6 dias ou mais uma grande cidade com características distinta a Milão?

Cris França
Cris FrançaPermalink

Oi Riq. Há tempos li seu livro “Viaje na Viagem” e concordei com tantas idéias situações e opiniões sobre lugares que você se tornou meu modelo de viajante.
Estou programando minha primeira viagem para a Europa em Outubro desde ano (30 dias) e tenho em mente os lugares que pretendo visitar:

- Londres
- Paris
- Amsterdam – penso em alugar uma bicicleta e visitar os arredores
- Toscana – Penso em alugar um carro e visitar vários lugares, em especial a província de Grosseto
- Atenas

Estou começando a organizar minha viagem, mas pretendo visitar o Giardino di Tarot em Grosseto que só fica aberto até o dia 15 de outubro (então imagino que deva ir um pouco antes para garantir que não estará lotado). Então pensei que talvez seja mais interessante começar pela Grécia (que estou indo para visitar uma grande amiga que mora lá).
Gostaria de dicas sobre transporte, hospedagem e qual seria o melhor roteiro para eu poder encaixar todos estes destinos em uma viagem de 30 dias.

Obrigada!

aida
aidaPermalink

gostaria que alguem me falasse como ir de londres ou paris para istambul ,de forma barata , se a ryanair , faz este itinerario , e qual o aeroporto ,e quais os lugares bons de se conhecer , por favor entre em contato ,estou indo para la em março com duas amigas e nao sei como ir .aguardo, obrigada

Pedro Eduardo
Pedro EduardoPermalink

Vc cita varias formas de escolher, poderia tambem citar albergues,hoteis, cidades e roteiros pois ficariamos mais bem informados com a sua esperiencia.

cyro
cyroPermalink

Amigos, voltei de uma viagem de 10 dias em Barcelona, 10 na Alemanha ( Osterode, Hannover, Goslar ) e 10 na Italia ( Veneza, Treviso , Verona, Bergamo ). Segui muitos dos conselhos de todos vcs, e me foram muito uteis. Gostaria de acrescentar algumas dicas:
Malas : em Barajas detonaram as rodinhas da mala de minha esposa e a minha apareceu com um furo e com o cadeado arrancado....... descartamos essas malas e compramos outras em uma loja de "chinos" em Venezia Mestre -nosso segundo destino -- custam a metade do preço das que compramos no Brasil e são melhores ( zippers de alumínio, etc )

cyro
cyroPermalink

Ainda sobre malas.........o melhor esquema, em minha opinião, é levar uma mala para 20 Kgs e uma mochila , o que lhe permitirá viajr tranquilamente dentro da UE . Na volta compre uma mala para 10 Kg, coloque a mochila dentro da mala maior e.....boa viagem ! Fica muito mais facil de carregar !

Outra dica, que já deram aqui, mas que considero imprescindível, é levar ( ou comprar por lá ) um canivete suiço, daqueles que tem tesoura, chave de fenda, abridor de garrafas, saca-rolhas..........eu não imaginava que o usaria tão intensivamente.....

E tenha em mente, que se vc vai viajar de trem, nas cidades pequenas
( como Treviso, por exemplo, muito linda e outras ) para se chegar a plataforma de embarque há que se descer e subir escadas com as malas...não haverá por lá elevadores, tampouco carregadores de malas .....e se suas malas não forem leves voce poderá facilmente adquirir uma hérnia .

Fui em pleno inverno e Veneza estava ótima. Não houve enchentes, não havia gente em demasia ...tudo perfeito. Os preços em Veneza estavam melhores do que em Mestre !!! Por exemplo, um pedaço de pizza em Mestre não se encontra por menos de 3 euros, em Veneza comi por 1,50... e era uma piza muito boa !!!

cyro
cyroPermalink

Outra dica que quero dar é a seguinte: prestem atenção no conforto total que vc tem ao circular pelas cidades européias. No baixíssimo nivel de ruido. Ninguém fala alto como os brasileiros ( não, os italianos são educadíssimos e falam num tom de voz muito baixo e cortês ) ninguém joga papel no chão, não existem motoboys, trânsito congestionado, carros e motos com escape aberto, motores ruidosos, flanelinhas, pedintes, malabaristas de semáforo, metrôs e onibus lotados, nada disso. Sobretudo não existe insegurança, você pode circular a noite por onde quiser sem essa neura aqui de SP. Então, tire um dia de seu passeio para esquecer um pouco os vinhos, os museus, as baladas, os restaurantes, e procure analisar essa questão.
Entender como e porque isso é possível lá e aqui nos parece impossível ( ou é impossível, mesmo? ) .... Para mim, isso é o que a Europa tem de melhor para nos ensinar....
E um abraço

Marcella
MarcellaPermalink

Pessoal, estou indo passar minha lua de mel na europa. Ñunca fui antes. Quero fazer uma vaigem inesquecivel. O grande problema é que me caso no final de dezembro, estarei indo 2 dias antes do natal e ficarei até o final de janeiro. Me falaram que é muiro ruim nesta epoca pois esta muito frio. Gostaria de saber se vale a pena conhecer a Italia (veneza e outras), porque me falaram que ficava toda alagada, não só veneza como outras cidades, com muitas chuvas. Gostaria também de perguntar o melhor local para o natal e o ano novo. Penso em Paris, é uma boa opção?

cyro
cyroPermalink

Marcella,

A Europa no inverno é simplesmente maravilhosa. Eu opinaria que vc deva ir a Alemanha, França, Suiça e Itália. Faz frio, mas nada que um bom agasalho não resolva. Eu estive em Veneza exatamente na época em que vc viaja e não estava chovendo , por isso não havia alagamentos, mas é claro que vai depender um pouco de sorte. Em contrapartida, não há tanta gente como no verão e vc fica com uma densidade muito boa.
Na Alemanha escolha a região e vá.... Alemanha é outro planeta.....tudo muito lindo, não importa a localização, mas acho que Munique, Stuttgart, Heilderberg , Baden-Baden, Rottenburg seria uma boa pedida. Ou então vá lá para cima, para a região do Harz, Hannover, Berlim, voce não se arrependerá. Na França, certamente Paris, e percorrer as pequenas vilas do sul. Na Italia, Veneza, Treviso, Bergamo, Verona, todas proximas , dá para fazer tudo de trem, é simplesmente maravilhosa. Inesquecível, como vc quer.

Vicente Duarte Neto
Vicente Duarte NetoPermalink

Olá
Estou querendo fazer esse roteiro na Europa em agosto. O tempod e viagem será de 30 dias. Gostaria de uns conselhos! Obrigado desde já!

Fortaleza-Lisboa, Barcelona, Madrid, Paris, Frankfurt, Streithausen, Berlim(?), Bruxelas, Amsterdam(?), Liverpool (Beatles week), Londres-Fortaleza.

Qual o melhor meio de deslocamento depois de Paris para ir a Frankfurt ou Bélgica?

Como faço para comprar a passagem Fortaleza - Lisboa e pegar a volta em Londres- Lisboa- Fortaleza. No site da TAP, se eu comprar as passagens separadas vai dar muito caro!
Aguardo resposta!

Deixe um comentário

Família Terra
Família TerraPermalink

Minha esposa e eu planejamos uma viagem a europa saíndo em 01 de janeiro de 2008 e voltando 25 de janeiro também de 2008, sendo 6noites em paris 2 noites em bruges , 2 noites em ammsterdan, 3 noites em berlin, 2 noites em praga e 3 en viena. Qual seria a melhor sugestão em transporte, que não seja muito caro?

jaqueline
jaquelinePermalink

vou fazer minha primeira viagem a europa e tbm a primeira de aviao..
quero saber tudo
como viajar, roupas, troca de aviao, o que posso e o q nao posso levar na bagagen de mao..
emfim tudo pra uma viagem perfeita...

Anelise
AnelisePermalink

Pessoal, tô adorando as dicas de viagem para a Europa. Mas estou absolutamente confusa. Etouplanejando minha primeira viagem e gostaria de sugestões de lugares. Alguém pode me ajudar. Londres, Paris e Barcelona, penso que são imperdiveis. Mas o que dizer de Amsterdã, Budapeste, Bruxelas, Praga? O que vale mais a pena para uma primeira viagem de mais oui menos 22 dias? bj

Ulisses Nogueira
Ulisses NogueiraPermalink

Olá Pessoal,

Estou planejando ir com minha esposa para Europa no final do ano, passaríamos o reveillon em Paris (5 noites) e depois iríamos para Amsterdam (3 noites) - Praga (3 noites) - Cesky Krumlov (metade de um dia) - Munich (7 noites) - Innsbruck (3 noites) - Sttutgart (3 noites).

Temos 26 e 24 anos respectivamente e será nossa primeira viagem à Europa. Gostaria da ajuda de vcs sobre o roteiro, clima, etc. Queremos muito passar o reveillon em Paris, mas tb somos fascinados pela Holanda e Alemanha, pensamos em talvez deixar pra ir em Fevereiro, não tanto por causa do frio, mas sei lá… fico com medo de nevascas, muita chuva, de não conseguir sair, etc.

Alguma dica?

Obrigado

Hélene
HélenePermalink

Gente!!!!!!!!!!!!!!!!! Simplesmente adorei as discussões e dicas aqui... agora é tentar me organizar para conhecer um pouco a Europa. Na verdade, vou passar um ano aqui a trabalho e sempre que puder pretendo fugir e ir me deleitar... Eu estou na região da Provence, na cidade de Montpellier... como vou ter alguns fins de semana, que podem começar na sexta após o almoço e terminar na segunda pela manhã e mais raramente períodos mais longos , eu gostaria de dicas dos lugares que eu não deveria deixar de ir e como chegar mais facilmente.
Obrigada

Liege
LiegePermalink

Gente ...só tenho de parabenizar todas as dicas do Ricardo e da Sylvia. Minha viagem de trem pela Europa foi m a r a v i l h o s a!!!! Foi em dez/jan. Só agora tive um tempinho para passar aqui e agradecer! Comecei por Frankfurt, depois Amsterdã, Brugges, Bruxelas, Cologne, Zurich, Munique, Viena, Budapeste, Praga, Berlim. Comprei o ticket fechado de trecho, e apenas paguei uma pequena diferença nos Países que não faziam parte do europass (Praga e Budapeste). Fiz a viagem sozinha e todas...mas todas as dicas e conselhos adquiridas aqui pelo site foram minhas melhores companhias. Muito Obrigada!

Douglas Lima
Douglas LimaPermalink

Estou me dando de presente uma viajem a Europa, porem terei apenas 10 dias por lá, pensei em ir apenas a Portugal, Espanha e França não despendendo muito tempo em lugares que não sejam significativos em termos de história, por exemplo Portugal apenas Lisboa, Espanha apenas Madrid e Barcelona e na França apenas Paris e de lá de volta para o Brasil. O que me aconselha para esta viajem e termos de roteiro turistico.

michele
michelePermalink

Farei minha primeira viagem pra Europa. Uma série de circunstâncias conspiraram a favor. Inicio meu tour em Londres no dia 20 de dezembro, passando por munique, roma, paris. Será que deveria reservar esta verba e ir no verão europeu? Meu raciocínio na escolha da data foi: 1-"É agora ou nunca." 2-"Já que vou a Europa quero ver inverno e neve. Calor eu passo aqui no Rio." Vcs acham que me arrependerei?! Já até paguei um parte...

Fernanda
FernandaPermalink

Gostaria de um roteiro bem simples, ficarei do dia 1/10 ao dia 04/10 em Paris ( 1ª vez), e gostaria de um roteiro com os principais pontos turisticos. E como são poucos dias, gostaria que vcs me ajudassem a não perder tempo, planejando o melhor roteiro, com os pontos próximos.
Obrigada.

paula
paulaPermalink

prezado ric

eu tenho tantas dúvias que nem sei por onde começar. pretendo ir à europa
espanha/itália/frança/portugal em abril de 2009. nunca sai do brasil. tenho tantas dúvias e estou com tanto mêdo que nem sei se vou, pois as dificuldades estão se apresentando. vou ficar uns 20 a 25 dias.
grata, paula

ivanildo cassimiro
ivanildo cassimiroPermalink

Achei extremamente interessane o SITE, estou me programando para ir à Europa em julho/2009 iniciando a viagem pelo Portuga ( Porto e Lisboa), depois Espanha (Madri e Barcelona), França (Paris) e Italia ( Roma e sul da Italia), qual é a melhor maneira dee de conhecer estas cidades, Trem ou Avião? e saber se este é o trajeto ideal para viajar à Europa.

Desde já muito obrigado.

Ivanildo Cassimiro

Gabriel da Luz
Gabriel da LuzPermalink

Olá amigos e amigas, irei passar 15 dias na europa, em Londres, Paris, Lisboa e Madri.
Gostaria de saber quanto iria gastar em média por dia, irei eu e meu pai por um pacote turisto ja com café incluso, então devemos gastar só no almoço e janta, e alguns passeios ja devem estar inclusos.
E alguem poderia me informar quanto custa entradas para os estádios de futebol la ? Sou estudante, aonde consigo fazer aquela carterinha internacional ?

Obrigado pelas ajudas, Abração

Cintia
CintiaPermalink

Olá! Também fiquei muito contente ao encontrar esse blog, pois além de várias dicas dá pra sentir um clima muito legal! Já o indiquei para várias pessoas !
Eu também estou planejando a minha primeira viagem à Europa e, inicialmente (rs) tenho as seguintes dúvidas:

Tenho 23 dias, tirando ida e volta, sobrariam 21, isso mesmo ? Abaixo considerei 19 dias:

Londres: 4 dias
Paris: 5 dias
Ams: 2 dias
Barcelona: 4 dias
Praga: 4 dias

Como sobraram 2 dias, devo tirar 1 de algum desses lugares para somar 3 e aproveitá-los pra conhecer outro lugar, por ex, Roma, Veneza ou Madri..? heheh (exagero? rs)
A quantidade de dias em cada lugar está boa? - montei com base em algumas leituras do blog ( =D)
Por onde devo entrar e sair?
Qual a melhor ordem e transporte para ir de um lugar para o outro? M
Mais uma dúvida.... ainda não comprei a passagem,, estou muito "atrasada"? Pretendo por volta de 20/05 a 11/06.

Desde já muito obrigada!!

Caio Rocha
Caio RochaPermalink

E legal ir prá Europa em fevereiro , já sera inicio de primavera ???
Itália, França e Alemanha

Ricardo Z.
Ricardo Z.Permalink

Caro Tripulantes.

Já conheço as pricipais capitais da Europa e vou iniciar o planejamento de uma viagem de 21 dias que farei com minha esposa que nunca foi para a Europa.

Gostaria de lançar um desafio para me ajudar a encontrar um roteiro que misture o essencial da Europa com as pequenas cidades e arredores não tão conhecidas pelos turistas.

Iremos em Maio, podemos ir e voltar de qualquer cidade e como disse, serão 21 dias. Conto com as dicas, sugestoes de roterios, com capitais, bate-voltas e pequenas cidades e seus respectivos dias em cada.

Um abraço a todos.

Valmaris
ValmarisPermalink

Olá pessoal

Pretendo realizar o meu sonho (antigo) de conhecer Veneza com meu marido e comemorar as Bodas de Prata.
Tenho lido as dicas e gostaria de saber se a época de Setembro é boa como clima, temporada baixa e etc.
Não tenho prática mas acho que com as dicas preciosas de vcs vou dar conta de "fuçar" na net e traçar roteiro,encontrar hotéis,etc.
Obrigada
Val

Caio Campana
Caio CampanaPermalink

Oi todo mundo! Gostaria de uma dica: estou indo a Europa pela 1ª vez dia 26 de abril.

Chego por Madri e volto por Paris. Minha Intenção é fazer o seguinte:

Madri > Barcelona > Nice > Roma > Veneza > Berlim > Amsterdã e Paris.

Construí o roteiro olhando o mapa, mas to achando que não vai dar tempo de fazer tudo oq quero, pois tenho apenas 35 dias. Claro que em algumas ficaria mais tempo, em outras menos.

Vocês acham que deveria ficar mais tempo em menos cidades?

Henrique Cirne
Henrique CirnePermalink

Vou com minhas noiva a nossa primeira viagem a europa, ja compramos os aereos e temos o seguinte roteiro:

Desejo se possivel for, sugestoes de localizacao para buscarmos algumas opcoes de hoteis, na verdade vi milhares de hoteis nas cidades, de variados precos, mas julgo que seja importante antes de buscar por preco/qualidade definir onde devo ficar para aproveitar mais cada uma dessas cidades!

06/04/09 • 1º dia – Natal/Lisboa - chegada as 11:55 do dia 06/04/09
07/04/09 • 2º dia – Lisboa dia inteiro
08/04/09 • 3º dia – Lisboa/Madri - chegada as 14:05 do dia 08/04/09
09/04/09 • 4º dia - LIVRE LIVRE
10/04/09 • 5º dia - LIVRE LIVRE
11/04/09 • 6ª dia - MADRI LIVRE
12/04/09 • 7º dia - MADRI LIVRE
13/04/09 • 8º dia - MADRI LIVRE
14/04/09 • 09º dia - VIAGEM DE IDA MADRID-PARIS
15/04/09 • 10º dia – Dia 15 / EXCURSAO - PARIS - VERSALHES - PARIS
16/04/09 • 11º dia - DIA LIVRE SEM EXCURSAO - PARIS
17/04/09 • 12º dia – DIA LIVRE SEM EXCURSAO - PARIS
18/04/09 • 13º dia - DIA LIVRE SEM EXCURSAO - PARIS
19/04/09 • 14º dia - DIA LIVRE SEM EXCURSAO - PARIS
20/04/09 • 15º dia – VIAGEM DE IDA PARIS-BARCELONA
21/04/09 • 16º dia – BARCELONA LIVRE
22/04/09 • 17º dia – BARCELONA LIVRE
23/04/09 • 18º dia – BARCELONA LIVRE
24/04/09 • 19º dia – BARCELONA LIVRE
25/04/09 • 20º dia – BARCELONA/Recife

14/04/09 • 09º dia - VIAGEM DE IDA MADRID-PARIS = Dia 14 / EXCURSAO - PARIS* Chegada a Paris e traslado do aeroporto ao hotel. Tempo livre. Hospedagem.
15/04/09 • 10º dia – Dia 15 / EXCURSAO - PARIS - VERSALHES - PARIS - Café da manhã. Traslado ao Palácio de Versalhes e seus belos jardins. Em seguida, visita panorâmica a Paris, conhecida como a "Cidade Luz". À noite, traslado ao bairro boêmio de Montmartre. Hospedagem.
16/04/09 • 11º dia - Dia 16 / EXCURSAO - PARIS - Café da manhã. Dia livre. Recomenda-se visitar o Museu do Louvre, passear de barco pelo Rio Sena e conhecer o Bairro Latino, com sua catedral. Hospedagem.
17/04/09 • 12º dia – Dia 17 / EXCURSAO - PARIS - Após o café da manhã, fim da viagem.
18/04/09 • 13º dia - DIA LIVRE SEM EXCURSAO - PARIS
19/04/09 • 14º dia - DIA LIVRE SEM EXCURSAO - PARIS

20/04/09 • 15º dia – VIAGEM DE VOLTA PARIS-BARCELONA
21/04/09 • 16º dia – BARCELONA LIVRE
22/04/09 • 17º dia – BARCELONA LIVRE
23/04/09 • 18º dia – BARCELONA LIVRE
24/04/09 • 19º dia – BARCELONA LIVRE

25/04/09 • 20º dia – BARCELONA/Recife

Graziela
GrazielaPermalink

Ricardo,
já tem uns 4 anos que eu e Alexandre sempre viajamos com as suas dicas. Sempre sensacionais. Na nossa viagem ao nordeste vc chegou até a citar o blog do meu marido e colocou uma foto minha... rsrs
"O Alexandre, do O que se faz, esteve lá em junho com a Grazi; veja tudo o que ele conta sobre o lugar, incluindo um passeio à Praia do Morro (na foto aí embaixo)." (https://www.viajenaviagem.com/?s=Rota+ecologica)
Esse ano não consegui tirar férias com o Alexandre e vou viajar com a minha mãe para a Europa. Nossa primeira vez...

Vamos em novembro e o roteiro ficou assim:

03 a 06/11 - Lisboa - Hotel Florida
06 a 10/11 - Madrid - Petit Palace Posada del Peine-City Inn
10 a 14/11 - Roma - La Griffe Luxury Hotel
14 a 16/11 - Florença - Hotel Benivieni
16 a 17/11 - Veneza - Ruzzini Palace
17 a 23/11 - Paris - Hotel Jardin Le Bréa

O que vc acha? E os hotéis, conhece?

Bom, já estou montando roteiros e lendo muito em vários blogs, para figir de pegadinhas, filas e aproveitar bem a viagem.

Tem alguma dica pra mim?
Para os museus consigo comprar os tickets daqui? Peço pra entregar nos hotéis?
E os traslados, só chegar nos aeroportos e procurar um táxi é tranquilo ou tem alguma dica legal?
Outra grande dúvida é o trecho Roma / Florença / Veneza. Vamos de trem. E sinceramente estou um pouco preocupada. Consigo comprar esses tickets antes?

Bom, como disse estou pesquisando bastante, desde já agradeço muito todas as suas dicas. Já aprendi muito.

Valeu! Grazi.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Graziela, o procedimento certo de checar hotéis é ver as críticas no http://www.tripadvisor.com.br . Todos estão bem localizados; o de Veneza está um pouco longe do fervo, mas isso pode ser bom.

Post atualizado com todos os museus que dá para reservar pela internet:
https://www.viajenaviagem.com/2009/07/como-furar-fila-legalmente-em-museus-e-monumentos-na-europa-e-nova-york/

Indo com a sua mãe, é melhor priorizar o táxi nas chegadas, sim.

Em Lisboa o táxi custa pouco mais de 10 euros, não há maneira melhor de sair do aeroporto.

Em Madri custa 25 euros.

Em Roma vai sair uns 50 euros. Ou você pode pegar o trem para a estação Termini (11 euros por pessoa) e, de lá, o metrô, e descer na estação Repubblica. O táxi do Termini ao seu hotel vai ser muito curtinho.

Em Florença vocês vão ter que pegar táxi da estação de trem ao hotel.

Em Veneza peça informações detalhadas sobre alternativas de transporte ao seu hotel.

Em Paris, em alternativa ao táxi, você pode contratar um chofer brasileiro. A Maria Lina indica. http://www.conexaoparis.com.br/category/taxi-chofer-brasileiro/

Os trechos de trem podem ser comprados pela http://www.trenitalia.com . Se o seu cartão não funcionar (isso acontece com bastante gente neste site), você pode comprar por http://www.raileurope.com.br , mas há uma sobretaxa de 17 euros por trecho. Mas dá pra comprar também no primeiro dia em Roma. É só ir à estação e a atendente indicará a melhor tarifa ainda vigente.

https://www.viajenaviagem.com/2009/06/trem-na-europa-qual-e-a-antecedencia-necessaria-para-conseguir-as-tarifas-promocionais/

Posts de fases anteriores:

Lisboa em 37 posts: http://viajeaqui.abril.com.br/blog/89472_comentarios.shtml?1311328

Madri em 26 posts: http://viajeaqui.abril.com.br/blog/90632_comentarios.shtml?1311328

Roma Pass: compra che ti fa bene http://viajeaqui.abril.com.br/blog/94647_comentarios.shtml?1311328

Roma: mangia che ti fa pobre
http://viajeaqui.abril.com.br/blog/140815_comentarios.shtml?1311328

Paris Museum Pass: não saia de chez vous sem ele
http://viajeaqui.abril.com.br/blog/142117_comentarios.shtml?1311328

Paris: receita de domingão
http://viajeaqui.abril.com.br/blog/94457_comentarios.shtml?1311328

Montmartre: à la recherche de l'Amélie perdue
http://viajeaqui.abril.com.br/blog/94181_comentarios.shtml?1311328

Graziela
GrazielaPermalink

Ricardo,
muito obrigada pelas dicas. Vou conferir todas.
Abraços,
Grazi

Renata Martins
Renata MartinsPermalink

Riq,
Os links do viajeaqui.abril.com.br/blog/ não estão "funcionando"...

Fechei minha viagem Portugal e Espanha.
Chego em Lisboa vou de carro até Coimbra e dps para Porto.
De avião vou para Madri e de trem passo em Zaragoza e dps Barcelona! e volto para Lisboa para pegar o voo para o Rio de volta!

Agora falta só falta eu fazer um roteiro do que fazer em cada cidade! TEnho 3 meses para prepará-lo!

obrigada pela ajuda aqui do site!!!

Bjo grande.
Renata.

Wagner L Barros
Wagner L BarrosPermalink

Bom dia Ricardo e pessoal,

Agora estou no blog correto que você me indicou – primeira viagem...li a maioria dos posts que possibilitou o esboço de roteiro a seguir, para uma permanência de 25 dias na Europa, com entrada por Paris e saída por Milão:
Paris (7 dias – mexida, só se for para aumentar);
Amsterdam (3); gostaria conhecer Brugge (Bélgica) – seria viável?
Londres (4);
Barcelona (4);
Roma (4);
Florença (2);
Veneza (2);
Milão: retorno.

Quais os bate-voltas/vizinhanças interessantes/possíveis de visitar? A sequência dos deslocamentos, o itinerário acima está otimizada? Os trechos Paris/Amsterdam e Londres seriam aéreo ou ferroviário – Londres/Barcelona e Barcelona/Roma: aéreo – demais: trem.
As reservas devem ser iniciadas pelo transporte e complementadas pelos hotéis?...mesmo para trechos secundários de trem é interessante a compra antecipada? Infelizmente, as reservas antecipadas deixam as viagens amarradas, sem flexibilidade.
Agradeço a atenção dispensada.

Obs: A maioria dos links indicados no blog não está disponível – msg: erro 404-não encontrado.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Já está bem melhor, Wagner!

Para visitar Bruges, faça um pit stop entre Paris e Amsterdã de trem. Veja como fazer aqui:
http://viajenaviagem.t35.com/EUROPA/De%20Paris%20a%20Amsterda,%20com%20pit-stop%20em%20Bruxelas%20-%20Viaje%20na%20Viagem-%20Blogs%20viajeaqui.htm

Numa viagem picadinha, com muitos objetivos, não dá pra não engessar, Wagner. Trechos aéreos comprados em cima da hora saem uma fortuna até nas low-costs. E todos os trens velozes requerem reserva; fazendo com dois meses de antecedência, você consegue os melhores preços.

https://www.viajenaviagem.com/2009/06/trem-na-europa-qual-e-a-antecedencia-necessaria-para-conseguir-as-tarifas-promocionais/

Orce a passagem de duas maneiras -- só a ida por Paris e volta por Milão complementada por low-costs, e a viagem inteira, incluindo os outros trechos aéreos, e veja o que vale mais a pena. Leve em conta a limitação de peso das low-costs.

https://www.viajenaviagem.com/2009/07/cias-low-cost-na-europa-modo-de-usar/

Wagner
WagnerPermalink

Valeu, Ricardo!

Entrei no VnV através do Google...foi a minha sorte...tenho encontrado ferramentas valiosas para uma viagem proveitosa...as coisas estão encaminhando bem.

Isso só é possível devido à dedicação dos colaboradores desses blogs, da presteza, da paciência com os marinheiros de primeira viagem – o ser humano normalmente é acomodado e quer resultados imediatos. Essa preocupação está evidenciada no seu link trecho Paris-Bruxelas-Bruges-Amsterdam, referente orientação sobre o uso do “cacifo” (guarda- volumes) da estação de Bruxelas...pequenos detalhes valiosos...até mais.

Fabio G.
Fabio G.Permalink

Riq, beirou a perfeição smile

Maria Fernanda Cavalcanti

Fui à Europa pela primeira vez em 2008. Morei na Itália, Florença, por 10 meses e praticamente aprendi tudo que sei de viagens nesse 1 ano no Velho Mundo. Por 40 dias viajei sozinha com meu mochilão, trem e avião low-cost. Conheci 10 diferentes países (13 cidades) e foi simplesmente maravilhoso. E sem saber, segui este guia perfeito que você escreveu acima.

ótimas dicas pra quem está se preparando!
O mais importante é ir inteiro para qualquer viagem, com a alma e a cabeça limpas! GOOD TRAVELIN'

Marcia Amaral
Marcia AmaralPermalink

Oi Riq!
Surgiu uma oportunidade de um segunda lua de mel de 5 dia em Paris em Julho.
Fomos a Paris há 2 anos atrás com nosso filho na epoca com 3 anos ...só que dessa vez gostaríamos de curtir a dois e tudo indica que teremos mais sorte no tempo...da outra vez fomo em Março e pegamos muito frio.
Nossa ideia é tentar fazer o que nào conseguimos da ultima vez: subir na Torre, Sacre Cour, Jardim de Luxemburgo e Place des Vogues. Não pretendemos voltar ao Louvre, Rodin e DOrsay.
Pensamos em ficar 3 dias em Paris e ir um dia a Amsterda que nao conhecemos e um outro bate e volta que nao seja Versalhes.
Qual sua opiniao ? Sobre o bate e volta...qual voce recomenda ? Amsterda fica a 4h de trem ?

Obrigada !
abs,
Marcia

Dri
DriPermalink

Marcia, eu não sou o Riq, mas Amsterdam me parece um pouco longe pra ser feita em bate e volta. Vá e durma e marque a passagem de volta de lá, ou troque o bate e volta por Bruxelas + Bruges ou Estrasburgo ou Reims (os dois últimos na própria França) Aqui no site tem informaçoes sobre todos esses destinos, basta procurar no Europa de A a Z

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Amsterdã agora está a 3 horas de trem. Ainda assim, conforme todo mundo já disse, de mim você não arranca nenhum conselho que não seja ficar os cinco dias em Paris.

MIGUEL ANGELO GOMES
MIGUEL ANGELO GOMESPermalink

Se Lulu Santos fosse cantar a Europa diria; "Nada do que foi não é, igual ao que agente viu a um segundo".

Como o próprio texto diz brilhantemente acima, o velho continente se renova a cada ano, e é isso que me encanta, eu adoro os clássicos mas não abro mão da modernidade, assim também é o Velho continente, com destaque para cidades como Londres, Amsterda que seguem essa linha pós-moderna, elas se renovam, se reinventam sem que seja preciso destruir para re-construir, ela tem cheiro de cultura e sabor de descobrimento, Barcelona é um ótimo exemplo de uma cidade que para se modernizar não precisou destruir sua identidade.

fabiana machado vanderstappen

Olá
Já defini o roteiro da minha viagem em junho para Europa e gostaria de indicações de hotéis de bom custo beneficio nas seguintes cidades:
Roma
Napoles
Positano
Capri
Folença
Veneza
Paris
Obrigada

Gustavo - Viajar e Pensar

Olá Fabiana
Um boa pedida é o Globus em Florença. Indico com facilidade.
Em Paris é bom, não excelente, mais depedende da tarifa q você conseguir no Brebant Hotel, próximo a Opera.
Tenho umas dicas de Veneza no meu blog.
Boa Viagem.

Gustavo
http://viajarepensar.blogspot.com/

Gustavo - Viajar e Pensar

Oi,
Globus em Florença, com certeza uma boa BBB.
Brebant Paris, região da Opera, depende da cotação.
Boa Viagem!

Carlos
CarlosPermalink

Tá vendo? Quando você faz o que realmente sabe, é insuperavel, é muito bom mesmo. Quando descamba para o "colunismo social turistíco" dáí vira um chato e, o que é pior, atrai uma quantidade incrivel de chatos junto. Mas você vai cair na real um dia!

Flavia Schmidt
Flavia SchmidtPermalink

Oiiiiii, estou indo pra França agora em março pra estudar e vou ficar um ano lá. Apesar de ter tempo não sei ao certo o que fazer, pois estou tão empolgada que gostaria de visitar tudo e não sei por onde começar. Sem contar que gostaria de conhecer os lugares clássicos, mas tb os poucos convencionais,com belas paisagens e cidades pitorescas e tudo mais. Também gostaria de conhecer a grécia e a turquia. Vocês poderiam me dar alguma dica de roteiro e desses lugares diferentes? Ah, lembrando que sou estudante e que tem que ser barato. Obrigada

Andreza
AndrezaPermalink

Oi Flávia
Tenho uma amiga q passou dois anos estudando na Europa e ela aproveitava os feriados para viajar. Finais de semana são mto corridos, bons apenas para cidades próximas. Acho uma boa ideia vc levantar todos os feriados q vc terá e quais os lugares q vc mais gostaria de conhecer, pra na sequencia encaixar no seu orçamento.

Marcia Amaral
Marcia AmaralPermalink

Oi Dri..
Obrigada !

Camilla Cardoso
Camilla CardosoPermalink

Oi gentee
Queria uns pitacos sobre o meu roteiro pra Europa. Embarco mês que vem com minha mãe e minha tia. Nós temos 16 dias lá, divididos assim: 4 dias em Roma, 7 em Paris, 1 em Madri e 4 em Lisboa. Ficou tudo meio longe pq somos 3 e cada uma escolheu uma cidade (só Madri que tá na lista pq o vôo ficou mais barato).
Minhas duas dúvidas: se vale a pena ir pra Veneza um dia e pra Amsterdam um dia tbm... No caso de Veneza, a gente pegaria um voo de Roma, que dura 1h mais ou menos, de manha cedo e voltaria umas 18h30... Tá por 50 euros na Easyjet! No caso de Amsterdam, a gente pegaria um ônibus em Paris por volta das 23h e chegaria lá em Amsterdam umas 6h30. Na volta, faríamos a mesma coisa, pegaríamos o ônibus à noite e chegaríamos de manhã... 26 euros ida e volta.

O que achaaam? Obrigada!

Zé
Permalink

Camilla, você precisa repensar essa viagem. Desse jeito (Madri, Veneza, Amsterdã...) não dá!

Gustavo - Viajar e Pensar

Oi Camilla
Acho que como passeio vcs estão com dias certos para cada cidade.
Não iria a Veneza de bate-volta, é só aperitivo pelo o que a cidade tem a lhe oferecer, e Roma 4 dias são corridos, mais na medida.
Não iria a Amsterdam, escolheria algum passeio ao redor de Paris mesmo, talvez Vale do Loire, Champagne ou Versalhes.
O negócio também é curtir Paris, cafés, restaurantes e não passar por Paris, dae é Maratona.
Minha sugestão.
Boa Viagem.
Gustavo

Oscar
OscarPermalink

Camila como quase todo mundo já falou eu cortaria Veneza, e ainda distribuiria um ou dois dias para Madrid, todo mundo que eu conheço que já foi e gostou, embora eu tenha mais vontade de conhecer Barcelona.
Eu particularmente acho que 7 dias em Paris é ate um pouco de mais, fui a primeira vez e em 4 dias conheci tudo, mas claro que depende muito o nivel de detalhamento que voce pretende dar aos museus, o Louvre e grande de mais, e ainda existem varios outros museus que valhem bastante a pena conhecer, mas voce vai ver depois do primeiro dia de museu tudo parece igual..

Cláudia Holder
Cláudia HolderPermalink

Camilla, eu acho muito complicado. Muito cansativo. Em primeiro lugar, não vejo sentido passar um dia em Madri só porque o voo ficou mais barato. É melhor pagar um pouco mais e ir direto ao lugar que interessa. Ou fazer só uma conexão em Madri. Ou então aproveitar que já está lá e ficar mais uns dias (cortando uma das outras cidades).

Segundo: numa viagem, tempo é uma coisa muito preciosa. Cada voo que vocês tomarem vai representar praticamente um dia perdido. Tem que fazer as malas, tomar um transporte pro aeroporto (que sempre é longe), chegar pelo menos 2 horas antes do voo, voar, tomar outro transporte para o centro da cidade de destino. Isso se não houver atrasos. Se vocês conversarem direitinho e escolherem apenas duas cidades que podem ser distantes (indo do Brasil para a primeira e da segunda para o Brasil) ou três cidades mais próximas (de modo que dê para usar trem), vai ser menos cansativo e mais proveitoso. É o que Riq sempre diz: a Europa não vai sair de lá.

Em terceiro lugar, eu já passei um dia em Amsterdam (bate e volta de Antuérpia, onde estava na casa de uns amigos), mas de Paris pra lá eu acho que não vale a pena. Pelo que você descreveu é uma viagem extremamente cansativa: quase 8 horas de ônibus!!! Isso é um martírio. Vocês vão chegar em Amsterdam com vontade de esticar as pernas e dormir. Pra Veneza, então, nem se fala: pegar dois aviões no mesmo dia? Faça isso não, Camilla. O voo dura 1 hora, mas os trajetos do hotel pro aeroporto e do aeroporto pro hotel, o check in, a espera pelo avião duram muito mais.

Eu sei que é muito tentador. A Europa tem lugares maravilhosos e tudo fica relativamente "perto" (principalmente considerando-se as distâncias internas aqui no Brasil) e custa pouco chegar lá. Mas, sinceramente, desse jeito você não vai curtir direito a viagem. Vá com calma.

Hugo
HugoPermalink

Concordo com as opiniões anteriores. Os bate e volta para Veneza e Amsterdã não se justificam. Melhor aproveitar Roma e Paris com calma.

Em Roma acho, inclusive, que 4 dias é até pouco, por isso ficaria todo o tempo lá.

Se em Paris sentir a vontade de fazer um bate e volta, vá até a região de Champagne. Aqui no blog o Riq explica direitinho como fazer.

Por fim, a parada em Madri está mais parecendo que vocês pagaram para perder um dia de viagem. Considerando o cansaço, tempo de espera nos aerportor e o próprio voo, seria melhor passar esse dia em Lisboa.

Leticia Greco
Leticia GrecoPermalink

Camila, nao conheco Madri, mas sou doida para conhecer!!! AMO Paris de paixão, acho 07 dias um tanto perfeito para realmente curtir a cidade!!! Mas já que vc vai passar por Madri, pq vc nao tira dois dias de Paris e os acrescenta em Madri??? Senao, sinceramente, eu tiraria Madri do roteiro e iria direto para Lisboa!!! Este bate-volta para Veneza esta parecendo uma loucura, esses 50 euros vao saír muito caros no final das contas!!! Vc vai ver que 4 dias para Roma é muito, muito corrido!!! Pensa direitinho...

marcio nel cimatti
marcio nel cimattiPermalink

Pessoal, vou para a região da Liguria na Itália com Cinque Terre alguém tem alguma dica de hospedagem e restaurantes?

Abs!

Camilla Cardoso
Camilla CardosoPermalink

Pooxa, queria agradecer a todo mundo que respondeuu! Mesmo!
Não dá pra ficar mais tempo em Madri, porque já tá tudo alugado em todos os lugares... E tbm, a intenção foi mesmo economizar... Em vez de pagar 93 euros num voo entre Paris e Lisboa por volta de 12h, 13h, a gente pagou 48 euros nas duas passagens Paris-Madri (voo 6h50) e Madri-Lisboa (voo 19h30), dai por isso acho que valeu a pena... A gente não vai nem sair com as malas, vamos deixar no guarda-volumes do aeroporto, pegar o metrô e ir pro centro da cidade. Vou seguir o conselho de vocês... Veneza eu realmente cortei de vez do roteiro, mas Amsterdam, confesso que tá sendo doído!
Muito obrigada mesmo, gente!
Beijaao

Bárbara
BárbaraPermalink

Pessoal, estou amando as dicas daqui!
Preciso de uma ajudinha de vcs, por favor!!! Aceito sugestões!!!
Tenho de 20-04 a 04-05 e quero fazer uma viagem romantica com meu namorado. Vale dizer que tenho medo de pegar chuva nessa época, o que vcs acham? Segue roteiro:
20-04 Terça
Sp (15:25h) - Roma (7:25h)
21-04 Quarta
Roma (08:55h) - Paris (11:05h)
22-04 Quinta
Paris
23-04 Sexta
Paris (19:10h) - Veneza (20:40h) 17,99Euros (site edreams)
24-04 Sábado
Veneza
25-04 Domingo
Veneza (08:27h) - Florença (10:30h) Trem R$ 115,00
26-04 Segunda
Florença (18:10h) - Roma (19:45h)
27-04 Terça
Roma
28-04 Quarta
Roma
29-04 Quinta
Roma – Pompéia - Nápoles – Sorrento (de carro, entrando nas cidades)
30-04 Sexta
Sorrento – Capri (de barco – bate e volta)
01-05 Sábado
Costa Amalfitana
02-05 Domingo
Costa Amalfitana
03-05 Segunda
Costa Amalfitana
04-05 Terça
Retorno para Palermo (deixa o carro).
Palermo (19:20h) – Roma (20:30h)
Roma (21:50h) – SP (04:50h)
05-05 Quarta
Chegada em GUA 04:50h.

Zé
Permalink

Riq, no meu Google reader eu consigo ler um comentário que a Bárbara deixou neste post só que eu não estou encontrando ele por aqui de jeito nenhum! Será que eu tô louco? :roll: Eu estava querendo responder o comentário dela...

Marianne
MariannePermalink

Oi Riq e demais blogueiros!
Diante das minhas indecisões sobre meu roteiro 2010 não tive dúvidas em pedir um help neste blog, que concentra tantas dicas boas e tem sempre tantas pessoas dispostas a ajudar!
Na Europa já visitei londres, Paris, Barcelona, Madrid, Amsterdam, Berlim, Praga, Viena e Croácia. Esse ano cismei com alguns lugares e gostaria de voltar a Londres, mas estou tendo dificuldades de colocar tudo numa mesma viagem.
Minha intenção é visitar alguns desses lugares:
Salamanca, Ibiza, Formenteira, Roma, Zurich, Budapeste, Cracóvia, Londres e Edimburgo. Sei que será impossível fazer tudo,até porque escolhi lugares distantes, mas queria a opinião de vcs, sobre o que vale a pena que tirar (ou inlcuir) nesse roteiro, e como fazer esses trajetos.

A viagem será em Agosto e a duração será de até 24 dias.

Desde já obrigada pela ajuda!!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Agosto é altíssima temporada em Ibiza e Edimburgo, quando acontece o festival de artes. É preciso ver acomodação com bastante antecedência.

Cláudia Holder
Cláudia HolderPermalink

Marianne, eu adorei Budapeste e adoro Londres. Achei Zurich meio sem graça e também não gostei muito de Roma (mas estive lá há mais de dez anos). Minha sugestão seria Londres, Edimburgo (4h de trem de uma para outra), Budapeste (é longe, mas um avião em 24 dias dá pra fazer) e, talvez, Cracóvia. E rodaria um pouco pelo interior desses países.

fabiana machado vanderstappen

Olá Riq
Resolvi pedir ajuda a um agência para comprar a viagem e após uma conversa, a operadora me sugeriu esse roteiro:
Roteiro
05/Jun São Paulo / Roma / Napoles
06/Jun Nápoles
07/Jun Nápoles / Pompéia / Sorrento
08/Jun Sorrento / Capri
09/Jun Sorrento / Amalfi
10/Jun Amalfi
11/Jun Amalfi
12/Jun Amalfi / Roma
13/Jun Roma
14/Jun Roma
15/Jun Roma
16/Jun Roma / Florença
17/Jun Florença
18/Jun Florença / Veneza
19/Jun Veneza
20/Jun Veneza
21/Jun Veneza / Paris
22/Jun Paris
23/Jun Paris
24/Jun Paris
25/Jun Paris
26/Jun Paris / São Paulo
27/Jun Chegada a São Paulo


Passagem aérea
05/Jun São Paulo / Nápoles
21/Jun Veneza / Paris
26/Jun Paris / São Paulo

Trens
Amalfi / Roma
Roma / Florença
Florença / Veneza

Então, eu tinha pensado em ficar os primeiros dias em Roma (4 noites) e depois ir direto para Napoles. Ela não colocou estadia em Capri (1 noite), seria bom trocar 1 em Sorrento? E o outro tirar e acrescentar mais um dia em Florença?
Ela sugeriu a estadia em Amalfi, mas muita gente gosta mais de Positano...
Em Paris vale um bate e volta de trem rápido até Amsterdã???
Qtas dúvidas...
Obrigada

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sim para trocar Sorrento por Capri, não para Amsterdã.