A primeira viagem à Europa

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Ponte Carlos, Praga

Se você vai aproveitar o real valorizado para realizar o sonho de viajar à Europa, entenda: não dá para abraçar o continente inteiro de uma vez só. Mas veja pelo outro lado: a Europa é como os melhores vinhos – vai melhorando com o tempo. Se você só pode viajar à Europa de dez em dez anos, saiba que daqui a uma década aquele pedaço que você não conseguir visitar agora vai estar ainda mais interessante.

Não tente fazer por conta própria o roteiro das excursões.
Nas excursões dá certo porque existe um ônibus sempre a postos, um motorista que sabe por onde está rodando e um guia que leva direto ao que ele acha mais importante. Na vida real você vai precisar fazer tudo sozinho – achar o endereço do hotel, andar de metrô arrastando mala e decidir o que fazer a cada momento. É muito mais divertido, mas leva muito mais tempo. Evite o pinga-pinga, parando em todas as cidades que se atravessarem no seu caminho. Procure dedicar pelo menos quatro dias inteiros para cada grande capital do seu roteiro. (Senão, deixe para a próxima.)

stpaul450.jpg

Não compre a passagem antes de resolver o itinerário.
É incrível, mas isso acontece com mais freqüência do que se imagina. O passageiro compra a passagem mais barata e depois é que vai tentar descobrir um jeito de cobrir o resto do roteiro. As viagens mais complicadas – como costumam ser as primeiras viagens – normalmente são melhor resolvidas quando você chega por uma cidade e volta por outra (e faz vários trechos aéreos internos que, quando comprados junto com a passagem intercontinental, podem sair mais em conta do que viajando de trem ou com companhias aéreas de desconto).

munique400.jpg

Trem não foi feito para dormir.
Passar uma noite no trem é uma bela experiência: não é lá muito confortável, mas rende ótimas histórias na volta e, vá lá, economiza uma noite de hotel. Fazer disso uma rotina, porém, é uma das maneiras de estragar a sua viagem. (Se é para dormir em beliche em meio a desconhecidos, prefira o albergue.) O trem é perfeito – e insuperável – em trajetos diurnos de até três ou quatro horas. Mais do que isso, considere o avião.

hamburgohbf450.jpg

Carro? Só em viagens pelo interior.
Mesmo depois da invenção do GPS, o carro continua não combinando com viagens longas pela Europa. Nas cidades grandes, carro é um estorvo: o trânsito é complicado, o estacionamento é difícil e caríssimo. As auto-estradas são ótimas, mas passam ao largo das paisagens mais bonitas e dos vilarejos mais pitorescos. Só alugue carro para explorar regiões delimitadas, com estradas vicinais, mirantes e paradas gastronômicas.

renault450.jpg

Reservar antes sempre é melhor.
Viajar sem rumo definido e sem hospedagem reservada é para quem tem tempo sobrando. Se você vai passar quinze, vinte ou trinta dias na Europa, não vale a pena perder meio dia toda vez que chegar a uma cidade. Faça suas reservas antes de sair: quanto maior a antecedência, melhores serão os hotéis que você conseguirá na faixa de preço que procura.

A Europa está nos detalhes.
Europa não é só igreja e monumento. Em vez de dar tanta importância aos cartões-postais que você não verá ao vivo na sua primeira viagem, dedique-se a viver os aspectos que são comuns a todas as cidades européias. Andar a pé e de transporte público; xeretar o pequeno comércio; sentar num café e ver a vida passar; comer coisas simples, feitas do mesmo jeito há séculos, são prazeres imbatíveis, que só se encontram no continente europeu. Não gaste seu dinheiro indo até a Europa só para ver. Use também os outros quatro sentidos, e você vai aproveitar muito mais.

nice450.jpg

A primeira viagem à Europa (II)

Pensando bem, a menos que você volte sempre para os mesmos lugares, toda viagem à Europa é uma primeira viagem. Cada vez que planejamos férias por lá, as mesmas dúvidas vêm à baila. Que cidades incluir e quais deixar de fora? Quantos dias em cada lugar? Avião, trem ou carro? O assunto rende um livro. Mas aqui vão algumas dicas para ajudar a montar o seu itinerário.

Procure reduzir o pinga-pinga.
Por mais cidades que você queira incluir no seu roteiro, evite dormir uma noite em cada lugar. Os procedimentos para entrar e sair de hotéis tomam tempo; carregar bagagem exaure a paciência. Eleja cidades-base de onde você possa fazer pequenas viagens bate-e-volta sem precisar carregar as malas o tempo todo. Numa primeira viagem de 15 ou 20 dias, o ideal é escolher três ou quatro cidades principais. Você vai se surpreender com a quantidade de lugares interessantes que você vai encontrar a até 1h30 de trem de distância.

veneza450.jpg

Simule os horários e os tempos de viagem de trem.
As melhores viagens de trem são as que duram até três, no máximo quatro horas, e não tomam a melhor parte do seu dia de férias. Para descobrir como o seu roteiro se comporta nos trilhos, simule suas viagens no site das ferrovias alemãs (http://bahn.hafas.de/bin/query.exe/en). Mas atenção para a pegadinha: use o nome das cidades nos idiomas locais (Venezia e não Veneza, Wien em vez de Viena). Assim você fica sabendo que a viagem mais curta entre Barcelona e Roma dura 18 horas, mas que de Viena a Budapeste são apenas 3 horas.

horariostrem600.jpg

Descubra as companhias aéreas low-cost da sua rota.
As Gol e as BRA da Europa são muito mais barateiras que suas congêneres brazucas. Comprando com antecedência, você consegue passagens de até 10 euros (com taxas, a conta costuma começar em 40 euros). Para saber quais companhias operam vôos no seu caminho, consulte o Skyscanner (www.skyscanner.net), que informa (em português!) rotas, disponibilidade e preços, já com todas as taxas incluídas.

Escolha seus hotéis com base na opinião de outros viajantes.
Qual o melhor hotel, na faixa de preço que você pode pagar, que esteja disponível nas datas em que você precisa? Sites como o TripAdvisor (www.tripadvisor.com) e Venere (www.venere.com) buscam essa informação baseados na experiência de hóspedes de verdade. Para a Europa, o melhor é o Venere, que organiza as resenhas por bairros: em vez de pesquisar a cidade inteira, você vai direto na localização que mais lhe interessa.

teresa450.jpg

Quanto mais países, melhor?
Não adianta: para a maioria dos viajantes, a primeira viagem a Europa é sinônimo de passar pelo máximo de países no mínimo de tempo. Se esse for o seu caso, deixe as grandes distâncias da Península Ibérica, do sul da França e talvez até da Itália para uma próxima; se você zanzar ali pelo norte da França, Bélgica, Holanda, Alemanha e Inglaterra, a cada três horas vai estar num país diferente, ouvindo um novo idioma. (Em contrapartida, se você quer saber qual é o melhor lugar da Europa para fazer uma viagem de um país só, a resposta é fácil: Itália.)

englischer450.jpg

Se você já foi à Europa, encerre a viagem na sua cidade favorita.
Gostoso mesmo é poder voltar a lugares como Paris, Londres, Roma ou Barcelona sem precisar bater ponto em absolutamente nenhum cartão-postal. Termine seus giros europeus sempre no mesmo lugar, e em três viagens você e sua cidade favorita estarão íntimos.

Leia também:

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: avião, trem ou carro?


1049 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Renata
RenataPermalink

Olá Riq e demais tripulantes,

Confesso que sou viciada em Riq. Quando penso em viajar, é para cá que corro. Todas as minhas viagens começam aqui.
Farei minha primeira viagem para Europa em setembro/outubro de 2010. Depois de devorar todas as informações que aqui consegui, fora os outros blogs/sites, como o da Dri, o Idas e Vindas, etc...Montei o roteiro abaixo; ainda não fechei os hotéis, por eqto estou na fase de deslocamentos. Inicialmente, gostaria de saber se os deslocamentos são os ideais, ou se vcs trocariam por trem; ou ainda, se distribuiriam os dias ou trajeto da viagem de outra forma.
Coloquei no mínimo 3 noites em cada destino, para ter no mínimo 2 dias inteiros. Exceto Porto (2 noites – inspirada no post 48h em porto) e, claro, Paris, que reservei 6 noites.
Como a passagem é por milhagens da TAP, vou entrar e sair por Porto. Distribui meus dias assim:

Chegada em PORTO dia 11/09: as 8:30 (2 dias inteiros)
Saída para Lisboa dia 13/09: Pensei em usar trem, pois não achei low cost (1 tarde + 2 dias inteiros)
Saída para Madrid dia 16/09: easyjet chegando 9:40 em Madri – 18 Euros (1 tarde + 2 dias inteiros)
Saída para Barcelona dia 19/09: spanair chegando 12:00 em Barcelona – 30 Euros (1 noite + 2 dias inteiros) Ou devo usar o trem?
Saída para Londres dia 22/09: easyjet chegando 16:10 em Londres (LGW) – 30 Euros (1 noite + 2 dias inteiros)
Saída para Amsterdã dia 25/09: easyjet chegando 15:00 em Amsterdã (LGW) – 44 Euros (1 noite + 2 dias inteiros)
Saída para Paris dia 28/09: trem – estou pensando em passar em Bruxelas – inspirada no post pit stop em Bruxelas.
Chegaria em Paris dia 28 ou 29 ficaria até dia 05 (6 ou 5 dias inteiros)
Dia 05/10 ida para Porto – Ryanair chegando 16:30 em Porto
Dia 06 – volta para o Brasil

Estou disposta a deixar para uma outra viagem Londres ou Amsterdã, ou até Londres e Amsterdã, caso, pela experiência de vcs, os outros lugares estejam muito corridos. Neste caso, em quais cidades eu deveria aumentar o número de dias?
Desde já agradeço a ajuda de todos!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Releia o texto do post. Minha opinião está lá.

luciana
lucianaPermalink

olá,gostei mto seu livro 100 dicas,gostaria de uma opinião :é minha primeira viagem para europa ,eu e meu filho de 16 anos,arranhamos no inglês e estou pensando em fazer a viagem sem guia incluindo londres ,paris e berlim ou amsterdã no esquema sem muita economia,bons hotéis e restaurantes,mas tenho um pouco de receio pq nunca viajei assim,o que vc acha?,,

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Tranqüilo.

ana amélia viana
ana amélia vianaPermalink

Riq, eu e meu marido faremos nossa 1º viagem a europa em agosto (temos o mês inteiro mas prentendemos passar em torno de 15 dias lá). Nossas prioridades são França (Paris + alguns dias no interior, pensamos no Vale do Loire)e Praga (meu marido sempre sonhou em conhecer). Pensamos em uns 6 dias em Paris + 2 no vale do Loire e uns 4 dias em Praga, portanto temos mais 3 ou 4 dias. Queremos fazer uma viagem sem muita correria, sem muitas cidades, mas também sem perder a oportunidade de visitar lugares legais no caminho. Tem algum mais alguma(s) cidade(s)que vc sugira nessa rota.Ou mudaria alguma coisa no programa? estamos abertos a sugestões de todos !!

OBS: Desde já obrigado pelas dicas, casamos na véspera do carnaval em 2008 e graças a você tivemos uma Lua de Mel inesquecível em São Miguel dos Milagres. Abraço

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A viagem já está perfeita assim, se colocar mais coisa estraga.

Leticia Greco
Leticia GrecoPermalink

Riq, sem querer ofender ninguem... o que esta acontecendo que toda hora aparece alguem perguntando se vale a pena fazer bate-volta de Paris para Amsterdã??? é o bate-volta que consigo imaginar como menos provavel de se pensar!!! Se eu ja estou ficando irritada, imagino vc!!! rs

Marianne
MariannePermalink

Riq e Claudia,
Obrigada pelas dicas.
Vou fazer uns ajustes no roteiro. Depois eu conto como ficou!
Bjos

Luis Manuel
Luis ManuelPermalink

Olá Ricardo e amigos do blog !

Estou querendo viajar para Espanha agora em Maio e voltar em Junho ,(total de 41 dias).

Minha duvida é a seguinte,
Tenho ofertas boas de voos Via Paris ou Lisboa e gostaria de saber por onde seria mais conveniente entrar con relaçao as exigencias impostas pela Imigraçao na Europa para nós Brasileiros.

Já ouví varios relatos de pessoas que foram barradas nos aeroportos da Espanha ,mesmo levando toda a documentaçao exigida.
Gostaria de saber se o mesmo ocorre em Paris ou em Lisboa.
Estou levando billete ida e volta,seguro de viagem, dinheiro suficiente para o total da estadia e tenho reserva em hotel en Barcelona para os primeiros 6 dias da minha viagem , os demais dias pretendo recorrer o pais por minha conta.
Terei algum problema na Imigraçao por causa disso?
Agradeço muito a orientaçao que possa receber de Vossa parte .
Att.
Luis

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Paris é mais light, Lisboa também.

A possibilidade de ser barrado em Madri é bem remota, mas é maior do que nos outros lugares.

Tenha todos os documentos à mão, inclusive extrato de cartão de crédito com limite sublinhado com marcador.

Paula Caroline
Paula CarolinePermalink

ola Ric,

A entrada na Inglaterra continua dificil? o que tenho que levar para não ter problemas?
obrigada

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É um dos lugares em que mais implicam, sim.

Tenha à mão: passagem de volta, reservas de hotéis, seguro-saúde, extrato de cartões de crédito com informação de limite e/ou 60 libras por dia de permanência.

Carla
CarlaPermalink

Riq, sou a Carla do outro post...

Onde consigo acessar este post e os outros antigos citados no início deste tópico?

http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/02/05/vai-fazer-uma-grande-viagem-de-trem-pela-europa/#comment-31388.

Obrigada!!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O novo endereço é https://www.viajenaviagem.com/2007/02/vai-fazer-uma-grande-viagem-de-trem-pela-europa

Não saberia te achar qual é esse comentário. Só entrando pra ver.

Mas é um post muito antigo e com comentários demais.

Beatriz Venturi Bonelli

Londres X Budapeste

Achei esta pergunta feita pelo Carlos um bom motivo para falar de lerês, viagem com dinheiro apertado e relação custo X benefício. Eu amo Londres, na primeira vez que fui a libra estava R$4. O que tornou a viagem extremamente cara. A cidade é linda, uma mistura de NYC com Paris (embora perca um pouco o encanto individual de cada uma na mistura). Com a libra mais em conta, fica bem melhor. Curiosamente em Outubro irei para Londre e Budapeste, num câmbio bem mais favorável, com libra quase ao mesmo preço do euro.
Mas na minha humilde opinião sabe qual a diferença? Londres é tão opulente, tão high maintenence que com dinheiro contado te dá uma tristeza de não estar desfrutando a cidade como ela é. Sabe aquela máxima que vc sempre escuta dos amigos de que se come mal em Londres? isso só acontece com quem viaja apertado. Em Londres estão filiais dos melhores chefs do mundo, além de outros locais não tão renomados mas tão bons quanto.
Agora, se o seu orçamento não for tão farto e ainda assim vc quiser ir para a Europa com certo conforto: definitivamente vá à Budapeste. Além de linda, a cidade é bem mais barata que NY, Paris e claro, Londres. Se bem que em Paris é mais fácil comer bem pagando menos do que em Londres.
Em Budapeste por exemplo, um dos melhores hotéis da cidade, um cinco esterlas que é ponto turístico (tipo um Copacabana Palace) me custou com spa incluído USD 150. Em que outro lugar, da Europa, vc fica num hotel destes por esta módica quantia. É vida de rei com muito menos do que vc gastaria em qualquer cidade da Europa.
Fica aí a dica do hotel:
http://boscolohotels.com/eng/hotels/new_york_palace/luxury-hotel-budapest.htm
Por outro lado, agora que a libra tá bem mais barata talvez seja a oportunidade única de visitar a terra da rainha sem se sentir um miserável vassalo. Dormindo e comemdo bem , pois aparte cultural tá garantida, já que a maioria dos museus são de graça.Em outubro me porpus um desafio, acreditando na melhora do câmbio, fazer a viagem com o mesmo valor em reais e aproveitar mais. Já pude sentir a melhora na hospedagem. Reservei um hotel infinitamente melhor e mais barato.
Apostei também no upgrade na viagem aérea e nos restaurantes. Usei minhas milhas para upgrade e descobri um site que reserva restaurantes com desconto, inclusive de chefes renomados como Alan Ducasse e Joel Robuchon. Esta é a nova onda do momento, comida refinada, chefes reconhecidos, preços justos. Ninguém quer mais desenbolsar fortunas e fiquei pasm ade saber que todos estes chefes têm bistros, onde a refeição é bem mais barata. No Plaza Athene de Paris, comandado por Alan Ducasse se almoça com entrada, prato e sobremesa por 44E. Ou então do mesmo chefe, o 58 da Tour Eiffel no almoço custa menos de 30E. (Espero trabalhar neste post no meu blog já que irei para NY, Paris e Londres).
Mas desde já fica o site com os descontos:
www.toptable.com

Bjos

Carla
CarlaPermalink

Obrigada Riq!

O comentário foi a referência que encontrei do post. É que tentei acessar os posts antigos e não sabia como encontrar o endereço novo sem te perguntar... há algum caminho?

Agora entendi que dentro dos tópicos (category) há os posts dos assuntos...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Os posts mais antigos, publicados na época do endereço http://viajenaviagem.wordpress.com , tiveram seus endereços simplificados com a transferência para o endereço https://www.viajenaviagem.com . Os comentários, porém, garanharam uma numeração totalmente diferente, e não dá pra localizar automaticamente; é preciso ler tudo.

Todos os posts e comentários estão aqui; os posts podem ser achados nas suas categorias, os comentários antigos é que é preciso catar.

eliane toledo porto
eliane toledo portoPermalink

Achei ótimo este site e estou com um roteiro já montado saindo do Brasil dia 30/10/10 para Paris (Fui o ano passado também e amei!)até o dia 05/11/10, tenho uma reserva em Roma dia 13/11/10 até o dia 19/11/10 e dpois Lisboa até o dia 23/11/10. Por favor me ajude a fazer um roteiro (trajeto e transporte) para esses intervalo de dias 05/11 a 13/11, depois de Paris até chegar em Roma.
Antecimpadamente agradeço.

Geo
GeoPermalink

Eliane, eu iria de low cost para Veneza e seguiria de trem para Florença e depois, de trem para Roma. Leia o post "Italia pra aluna da Carla" que vc terá idéias para montar seu roteiro pela Itália. Boa viagem!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Tudo de aviao, integrado na sua passagem transatlantica. Emita esse bilhete com um agente de viagem.

Rafaela Viana
Rafaela VianaPermalink

quanta informação valiosa!!
Nunca pensei em conhecer a Europa mas de repente me deu uma vontade de planejar uma bela viagem.... pq fiz isso na minha lua de mel e fui parar e Sao Miguel dos Milagres/Al na pousada do caju que foi o máximo!! e tudo bem longe de excursões...

Mas e agora? pelo meu perfil e do maridão conhecer tudo de uma unica vez não rola.... gostamos de "viver" no local entendem? Então como deveria ser a primeira viagem a Europa?
já pretendo retornar mais vezes pra lá ou seja conhecer tudo aos poucos.... e quantas viagens seriam necessarias?
No começo pensei em conhecer só a França.... mas ai vi que talvez fique mais cansativo e menos proveitoso do que conhecer alguns outros paises digo isso pelas distancias.
Como me organizo?

abraços
Rafa Viana

simone
simonePermalink

Oi Ricardo!
Vamos fazer uma viagem para Europa de 15 dias, o destino principal seria Portugal (Fatima). Gostaria de saber se o tempo que dispomos daria para conhecer Paris e Italia e qual seria os pontos principais pois estou indo com duas adolecentes e gostaria de lugares que fossem interessantes para elas. Ou se achar que nao, sugerir outra roteiro para aprovertarmos o tempo!
Obrigada!

Fabiola
FabiolaPermalink

Ola Ricardo,

Eu e mais dois amigos queremos ir viajar para Europa por 20 dias, agora em Setembro. Pensamos no seguinte roteiro:
Barcelona - Paris - Londres - Bruxelas - Amsterdam - Berlim - Praga - Budapeste

Vc acha que 20 dias é pouco para passar por todas essas cidades? O quais trechos seriam indicados para fazermos de avião e qual de trem?

Obrigada,

Inalu Caruso Galli
Inalu Caruso GalliPermalink

Ola! Ricrdo gostaria de uma ajuda, sou pessima de mapas rsrs.
Estou indo pra Milão dia 27/09/2010., desço em Malpesa dia 28, e monteie um roteiro mas não sei por onde começar, pretendo ir a Veneza, Florença, pisa, e se der tempo gostaria de ir até pompeia.
So tenho 8 dias pra tudo isso, oque acha daria tempo pois o meu retorno será em Milão para o Brasil por favor me de uma luz. obrigado desde ja.

Ana
AnaPermalink

Olá!!! Queria uma ajuda
Já fiz meu roteiro e termino minha viagem em Barcelona!
O problema é que TEREI que voar TAM, e ela só faz Madri.
Não estava pensando incluir Madri no roteiro por causa do orçamento!
É tranquilo, pegar um trem de Barcelona para Madri de manhã e pegar o voô a noite?!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É.

Stephanie
StephaniePermalink

Oi!

Estou com uma viagem programada para o dia 15/04. Será minha primeira viagem internacional e a primeira à Europa!
Estou bem animada e não paro de planejar. Rotas, atrações, passeios, transporte, hotel...tanta coisa! Mas prefiro fazer mesmo tudo pelas minhas próprias mãos. E vejo tantos blogs e sites de viagem que dá a sensação de que já conheço o lugar e me dão mais segurança no que estou planejando.

Meu roteiro de viagem:

15/04 - Saída de SP
16/04 - Chegada em Paris
17/04 a 20/04 - Paris
21/04 - Londres
22/04 - Bruxelas
23/04 - Lyon
24/04 - Saída de Paris (aproveitando a tarde ainda na cidade)
25/04 - Chegada em SP

Minha cidade-base será Paris. Nada melhor né? rs

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Você está pesquisando demais e obedecendo de menos.

https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Mariana
MarianaPermalink

Stephanie, se for pra passar só um dia em Londres, melhor nem ir.
Não é "do lado" de Paris o suficiente pra fazer day trip, sem contar que... LONDRES É LONDRES, PUXA VIDA! Sugiro ou cortar bruxelas e lyon pra passar esses dias pra Londres ou nem ir pra o Uk. Sério. Bjos

Cláudia Holder
Cláudia HolderPermalink

Mariana está certíssima: se for pra passar um dia em Londres é melhor nem ir.
Tem muita coisa pra dez dias. Você vai se cansar com deslocamentos e troca de hoteis em vez de aproveitar os lugares. Se eu fosse você ficaria 5 dias em Londres e 5 em Paris. E só.

isabel peralva
isabel peralvaPermalink

Oi Ricardo, sempre antes de viajar dou uma passada no seu site. Desta vez gostaria de uma ajuda pessoal. gostaria de ir para Taormina em agosto de 2011. Tenho 20 dias para viajar e gostaria de incluir Barcelona, Formentera e Ibiza nesta viagem. O que você me aconselha? Passo por mais algumas cidades? Aguardo por suas sugestões
Abç
Isabel

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Isabel! Aqui é a Bóia que responde. Para começar, dê uma olhadinha neste post, que vai te ajudar a pensar sobre quantos dias passar em cada cidade e se planejar melhor: https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Simone
SimonePermalink

Olá Ricardo, chegou minha vez...sempre viajava com seus comentários na band news fm, agora vou realizar meu sonho...estou indo com meu marido e minha filha de 6 anos para Itália (Siena) em julho 2011 temos 25 dias de férias, minha filha gostaria de conhecer Paris e Espanha, fica muito complicado e caro? Vc poderia me ajudar a organizar esse roteiro? Nunca viajamos para europa.

Obs.: Em Siena temos familiares, portanto não vamos gastar nada com hospedagem.

Luiz Felipe
Luiz FelipePermalink

Desculpe a intromissão, mas Siena é incrível. Eu aproveitaria pra conhecer bem a região, San Gimigniano, Florença, Luca, talvez até alugando um carro. Usando Siena como base, dá pra fazer bons bate-e-voltas de trem também, mas Florença merece uns 3 dias. Acho que o ideal seria fazer Itália e França apenas, pela proximidade e pela quantidade de atrações. Veja também se conhece Cinque Terre na Itália e a região de Nice na França, que cabem direitinho no itinerário se você iniciar por Siena e terminar por Paris. Espero que ajude!

Wander Costa
Wander CostaPermalink

Olá Pessoal

Estou pensando em ficar uns 10 dias na Europa, é pouco tempo mas penso em conhecer no máximo 3 países, se for dois já esta bom.

Pensei em Ir pra Londres e depois pra Paris. Qual o país que vocês recomendam depois? O que acham?

Quero ir pra conhecer uns lugares legais e tbm pra conhecer umas baladas no exterior, claro, nada mt caro.

De londres pra Paris é mais barato ir pelo Eurotunel ou de Avião?
Tem ideia mais ou menos quanto devo gastar nos albergues por la? E de alimentação?

Obrigado
Parabéns pelo Blog

Luciana Bordallo Misura

Wander, eu iria apenas pra Londres e Paris. Não iria a nenhuma outra cidade. 5 dias pra Londres e 5 dias pra Paris nem é muito tempo, já que ambas as cidades tem MUITAS atrações e 7 dias é meio que o mínimo pra cada uma pra passear com tranquilidade.

Angelo
AngeloPermalink

Wander. Sobre ir de trem ou de avião a resposta depende de:
a)TREM comprar com bastante antecedência (6 meses antes). A única empresa que opera trens Londres Paris é a Eurostar (www.eurostar.com) cuja passagem vc só pode comprar com 4 meses de antecedência. No entanto, há dois representantes que vendem Eurostar com 6 meses: (www.raileurope.com.br/Eurostar, que cobra tx de venda e possui escritórios no Brasil) e a (www.trainticket.com/Eurostar, que não cobra tx). Pr= 42 euros.
Vantagem: do centro de uma cidade ao centro da outra;
b) AVIÃO - existem as empresas aéreas de baixo custo (por exemplo, a easyjet). O valor médio deve girar em torno de 25 euros, no entanto, vc deve acrescentar custos adicionais de deslocamento ao aeroporto e bagagem. Conclusão: se for com antecedência, trem pode sair o mesmo preço do avião e é mais confortável. Vale a pena pesquisar sempre!

Mari
MariPermalink

Wander, acho que com muito esforço você consegue espremer Amsterdã nesses 10 dias, se ficar 4 em Londres, 4 em Paris e 2 em Ams. Talvez as low costs sejam mais em conta, mas tem a chatice de ficar fazendo check in online, ir pra o aeroporto lá onde judas perdeu as botas e o pior, carregar pouquíssima bagagem. Pesquise pelos trens no Eurostar.com que talvez, dependendo da antecedencia vc consiga preços tão bons quanto avião. Albergue varia muito, mas reserve em torno de 20, 25 euros por noite, para ficar em lugares melhorzinhos... boa sorte Bjs

Sheila
SheilaPermalink

Pois eu nem pensaria em ir a outra cidade, quanto mais país, tendo somente 10 dias pra ir a Paris e Londres. No máximo, faria uma excursão ao Vale do Loire de um dia, pra conhecer uns dois castelos, dependendo da época do ano. No verão, por exemplo, os dias são bem longos. Na primavera, Paris anoitece umas quase 9 da noite.
Sobre albergues, em Paris, tente o Young and Happy, que fica muito bem localizado (Quartier Latin).

Jose Damião Costa Filho - Fortaleza-CE

Estou indo a Europa pela primeira vez, Paris, Barcelona e Lisboa, 09 dias pela CVC com guia, só q irei ficar mais dois dias em Lisboa. Mesmo ja tendo lido bastante, ainda tenho duvida qto devo levar em Euro/dolares e . Sem tentar ser chato posso contar com sua valiosa orientação, amigo, pois partirei de Fortaleza dia 22/03/2011. Ser-lhe-ei eternamente grato. Damão.

ROSALBA
ROSALBAPermalink

Olá!
Queremos, meu marido e eu, fazer uma viagem à Europa agora em maio.
Combinando curso da língua do País com o turismo.
Temos 53 anos e é nossa primeira viagem à Europa.
Podem ajudar?
Cursos para 4 semanas e hospedagem, principalmente.
Páises em vista: Espanha, França ou Itália. A preferência está vinculada aos custos.
Achei o site um espetáculo.
Ja ouço o Ricardo na Band.
Abs
Rosalba

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosalba! O Comandante fez uma enquete aqui no site perguntando aos leitores sobre cursos no exterior. Muita gente relatou experiências bem bacanas em cursos de idomas! Veja neste post o que disseram os nossos tripulantes: https://www.viajenaviagem.com/2007/10/enquete-da-semana-cursos-no-exterior/comment-page-1/#comments

Dayani
DayaniPermalink

Olá! Tenho um irmão que mora em Villingen-Schwenningen, na Alemanha e pretendo (eu e meu marido) visita-lo em setembro/11 em uma viajem de 10 dias. Gostaria de saber se esta região onde ele mora é bacana o suficiente por estes 10 dias (como no post sobre a Itália por exemplo) ou seria bacana aproveitar a viajem até a europa e conhecer outros países?
Tenho vontade de conhecer a Itália e a França, mas tenho receio de ser pouco tempo para tantos roteiros.
Muito obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dayani! Na Europa sempre vale a pena explorar os arredores, sobretudo quando a gente tem onde ficar. Você vai descobrir uma Europa que não sabia existir antes de sair de casa.

Você vai estar numa região linda, perto do lago Constance, a minutos de distância da Áustria e da Suíça. Siga as dicas do seu irmão. Se tiver vontade de visitar alguma grande cidade da Europa, fique cinco dias na casa do seu irmão e cinco dias na cidade da Europa que você queira mais visitar.

É um pecado ficar tão pouco tempo!

Marisa
MarisaPermalink

Olá,

Alguém poderia me ajudar a decifrar o quadro de horários dos barcos do lago Leman (Genebra a Lausane) do site http://www.cgn.ch ou poderia me informar onde encontro informações menos confusas?

Abraços,
Marisa

Cláudia
CláudiaPermalink

Olá Ricardo, vou fazer minha primeira viagem à Europa e estou com uma dúvida sobre visto. Vou fazer um curso de 15 semanas em Madrid (por ultrapassar 90 dias, vou solicitar visto de estudante). No entanto, depois que acabar o curso pretendo passar mais 4 meses passeando pela Europa e retornando para Madrid nos últimos dias (para me despedir dos amigos) e depois voltar para o Brasil. Você sabe se poderei passar este tempo passeando (ultrapassa os 90 dias de turista)? Será que poderei retornar para Madrid? Help, please!
Obrigada,
Cláudia.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cláudia!

Aproveite que você precisará pedir visto de estudante e informe-se direitinho no consulado. Essas coisas a gente não fica perguntando na internet não -- melhor ir direto no oficial, pra não dar rolo!

Flávia
FláviaPermalink

Ola Ricardo, vou fazer minha primeira viagem a Europa, para visitar minha família em Portugal, como vai ser a primeira e sabe Deus quando vou fazer outra, gostaria de fazer também Itália, França e Espanha, queria ir a Londres tb, mas se já vai ficar corrido assim, imagina colocando mais lugares!!! Oq acontece é o seguinte, tenho um filho de 1 ano e meio e minha madrasta fez uma cirurgia recente, ou seja, anda muuuuuuuuuuuito devagar e não aguenta grandes caminhadas!
Na Itália pensei em ficar uns 8 dias conhecendo, Roma, Florença, Pompéia, Nápolis, Capri, Milão e Veneza. Na França Paris com Eurodisney, pois tenho um irmao de 12 anos que também vai, na Espanha Madri, Barcelona e Toledo. E em Portugal vou deixar que a família faça o roteiro. Oq vc acha, sei que é muito corrido, mas gostaria muito de conhecer esses lugares, se vc puder me dar um help eu agradeço

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Flávia
lendo melhor o site você verá que tanto o Ricardo Freire quanto quem comenta por aqui prefere viagens um pouco menos "maraturistas".

Oito dias para "Roma, Florença, Pompéia, Nápolis, Capri, Milão e Veneza" é impossível na minha opinião. Pra você ter uma ideia: em 2009 eu tive 7 dias de "brinde" na Itália e escolhi passar uma noite em Milão, 3 em Florença e 2 em Veneza. Foi apertado, mas consegui me divertir. Não incluí Roma porque acho que a capital merece uma semana (ou no mínimo todos os dias que eu dispunha e eu TINHA que chegar por Milão e sair por Veneza, então preferi ter tempo de sobra em uma cidade menor - e Florença é deliciosa!).

No seu planejamento você precisa pensar no tempo total que vc tem e na época do ano em que irá. O seu desejo de roteiro, na minha opinião, precisaria de uns dois meses. Lembre que você vai perder tempo em cada deslocamento e estará acompanhada de uma criança muito pequena e da madrasta que recentemente fez uma cirurgia. A dica geral é: escolha algumas cidades base e faça passeios de bate-volta. Acredite: a Europa não vai sair do lugar.
Se ainda assim quiser fazer da sua viagem uma estressante maratona (tem quem adore stress e não curta sentar para tomar um café apreciando a mudança que o pôr do sol dá ao lugar), procure aqueles programas de "Europa para brasileiros" que faz um pinga-pinga que não me agrada, mas pode te servir. Se você tiver menos que 2 meses para pôr em prática os lugares por onde deseja passar acho que é a única solução.

Para te ajudar no planejamento, siga os links:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

e: https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flávia! Como a Ana Carolina já disse, isso é infactível.

Antes de continuar seu planejamento, leia com atenção O QUE JÁ ESTÁ ESCRITO NESTE PRÓPRIO POST, mais no alto.

Devore também todos os posts desta seção:
https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/

VERA LUCIA RAMALHO BARBOSA

Olá, Ricardo, sempre leio as suas dicas quando pretendo viajar, já estive na Europa (Lisboa, Sintra, Fátima) e em Madri, viajei em família, realizei toda a programaçao por conta propria, nao tivemos problemas algum, a viagem durou 12 dias, andamos muito de metro em Lisboa, já em Madri, que considero um museu a ceú aberto,conheci tudo a pé, a la. viagem é sempre inesquecivel, agora gostaria de programar um roteiro de 14 dias para Itália (Roma, Florença e Veneza), França(Paris) e Suiça(Zurique), so que desta vez estou com medo de ir por contra própria, pois viajarei com 02 pessoas do sexo feminino, super medrosas, que so querem ir através de excursoes,o que nao estou de acordo, gastaremos mais e que torna a viagem engessada, por favor envie-me dicas como preparar este roteiro e passar a segurança de que uma viagem realizada desta maneira é a melhor forma de descobrir as belezas do velho mundo!

Priscyla Barbosa
Priscyla BarbosaPermalink

Olá Ricardo,

Estou começando a planejar a minha primeira viagem à Europa e queria pedir a Vc (e demais viajantes assíduos que quiserem palpitar) a sugerirem um roteiro de 16 dias. Não espero aqui mil e uma dicas, mas sim um NORTE! smile

Quais seriam, por ex., as 4 principais capitais que me sugerem visitar para uma primeira vez na Europa?

Muito obrigada e abs!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Priscyla!

Aqui quem responde é A Bóia.

Não existe uma hierarquia de destinos. Não adianta, que essa decisão você não vai arrancar do Ricardo Freire grin

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/

Priscyla Barbosa
Priscyla BarbosaPermalink

A Bóia,

Muito Obrigada!!

Dayse
DaysePermalink

Ola!
Vou fazer minha primeira viagem a Espanha, e estou completamente perdida. Comprei a ida para Madri e a volta por Barcelona. Ficarei 24 dias, mas ha tantas opções de lugares que não sei mais o que visitar. Preciso de umas idéias. Quero conhecer lugares, mas não quero passar os dias em museos.
Tem alguma dica pra mim.
Obrigada

Val
ValPermalink

qual a época?
sugiro estabelecer prioridades...quais lugares gostaria de conhecer...de Madri sugiro um bate volta a Toledo.

Dayse
DaysePermalink

Vou no mês que vem... sei que tenho pouco tempo....

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dayse!
Temos sim:
https://www.viajenaviagem.com/europa/madri-ricardo-freire
https://www.viajenaviagem.com/europa/madri-ricardo-freire/madri-links-e-posts/
https://www.viajenaviagem.com/europa/barcelona-ricardo-freire
https://www.viajenaviagem.com/europa/barcelona-ricardo-freire/barcelona-links-e-posts/
https://www.viajenaviagem.com/2007/07/14-dias-em-portugal-e-espanha-pra-carol/
https://www.viajenaviagem.com/2011/04/zaragoza-pit-stop-perfeito-entre-madri-e-barcelona-conta-o-fabio/

Dayse
DaysePermalink

Muito obrigada....
adorei as dicas e com certeza vou poder aproveita-las

Natalie
NataliePermalink

Dayse, com 24 dias na Espanha é possível conhecer muitas cidades bonitas e interessantes. Eu passei 21 dias por lá e voltei morrendo de vontade de visitar outras cidades. A Espanha é um país muito rico culturalmente, você vai aproveitar bastante smile

Aqui está o link para o meu blog onde fiz um relato completo de todas as cidades que visitei por lá. Espero que ajude smile

http://sundaycooks.com/category/viagens/espanha/

Rachel
RachelPermalink

Olá!

Em setembro farei minha primeira viagem pela Europa. Chegarei por Roma, fico 9 dias inteiros e no décimo dia embarco para Paris, onde ficarei mais sei dias inteiros. Li que para explorar Roma é necessário ao menos quatro dias. Gostaria de dicas de passeios "bate-volta", próximos de Roma. Pensei em Nápoles e Pompéia (li o post sobre esses lugares). Será que consigo incluir a Costa Amalfitana, mantendo a pernoite em Roma? Ou vale a pena esticar até Veneza, que também gostaria muito de conhecer, ficando uma noite?

Antecipadamente agradeço quem puder me auxiliar nesse roteiro na Itália.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rachel! Na seção "Daqui pra onde?" da página-guia de Roma você encontra indicações de bate-volta a partir desta cidade: https://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire/

Costa Amalfitana em bate-volta a partir de Roma é muito sacrificado.

Aline
AlinePermalink

Ola.
Em outubro, quero fazer Barcelona, Nice, Paris, Amsterdam e Londres.
Pretendo comprar por conta própria, mas como é a 1a viagem à Europa, tenho um certo receio – mesmo com dicas de amigos.
Minhas dúvidas são referentes à passagens low-cost e trens: como programar estas compras sem ter problemas com mudanças de voo ou horários.
Sobre tarifas de translados hotel-aeroporto, alguma ideia de custo nestas cidades, considerando ficar região central/próximo à estações trem/metro?
Quero alugar carro em Nice, vale a pena fazer por aqui?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline!

Leia sobre trens:
https://www.viajenaviagem.com/category/trem-na-europa

Leia sobre low costs:
https://www.viajenaviagem.com/2009/07/cias-low-cost-na-europa-modo-de-usar/

Faça cotação de aluguel de carros em http://www.expedia.com ou http://www.kayak.com . Uma boa agência brasileira que trabalha com todas as cias. é a http://www.mobility-online.com . A autoeurope.com costuma ter bons descontos. Fique atenta às letras miúdas.

Aproveite para ler a coleção de posts para planejar sua viagem à Europa:
https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/

Aline
AlinePermalink

Obrigada Bóia pelas dicas, vou ler tudinho rs.

José Maria
José MariaPermalink

Caros, preciso de ajuda p tomar uma decisão.

Pretendo ir p Europa durante o próximo carnaval (2012). A princípio, desembarque em Frankfurt, esticada até Amsterdan, Paris e retorno por Roma. Pergunto:

É confiável comprar passagens e hospedagem pelo Decolar.com ?
É viável não reservar hotel e ir arriscando nos roteiros? (para não estabelecer dias por cidade)
Compro passagem logo e arrisco o roteiro ou estabeleço o roteiro e compro passagem depois?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, José Maria! A ordem certa é primeiro estabelecer o roteiro, depois comprar a passagem.

Compre a passagem com ida até o primeiro ponto da viagem e volta desde o último ponto. Use um agente de viagem para destrinchar a passagem, passagens complicadas não são fáceis de tarifar/emitir pela internet.

Não saia de casa sem hotéis reservados, hoje em dia é uma mega-roubada.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

José Maria
José MariaPermalink

Valeu!

Mari
MariPermalink

José Maria, eu particulamente acho que quanto mais planejada é a viagem, mais em conta ela fica... hotéis, trens, passagens aéreas, enfim, tudo é mais barato com antecedência! e também vocÊ fica com mais opções de escolha, porque encontra vaga em todos os hotéis, vários horários de trem, várias cias. aéreas, etc...

Katé
KatéPermalink

Vou pra Paris em setembro com minha filha sozinhas. Minha primeira viagem a Europa.Ficaremos uma semana em Paris e depois iremos descendo até Provence e queremos chegar numa cidade mais próxima a Espanha para chegarmos de trem a Valencia onde ela pretende fazer um doutorado e de lá Barcelona e retornarmos a Paris dia 6 de outbro. Sairemos do rio em 6 de setembro.Queremos comprar pela sncf um pacote para trens em frança e que nos levem a espanha . Minha filha pesquisou um com validade para até dois meses incluindo 10 viagens.Que você nos aconselha de transporte e cidades, gostamos não só de ver museus, mas sentir a cidade, através das ruas feiras barzinhos etc, queremos hospedagem baratas, não somos gringos, com segurança, pode ser albergue , tipo quarto para duas pessoas. Atenciosamente Katé.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Katé! Não recomendamos passes de trens.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Leia sobre a Provence:
https://www.viajenaviagem.com/category/provence

Katé
KatéPermalink

Olá, ainda eu, Katé.... desculpa aí alguns errinhos de portuga , tipo "que nos levem a espanha" já foi, e letras minusculas .

Aline
AlinePermalink

Ola Bóia, estou aqui de novo.
Quanto mais leio, mas confusa fico rs.
Meu roteiro mudou um pouco:Lisboa-Fatima-Porto-Lisboa-Barcelona(via Madri trem)- Paris - Brugges(via Bruxelas trem) e Amsterdam.

Decidido que faremos tudo de trem, mas não consigo ter certeza se vale a pena passes+reserva ou ponto a ponto pelo custo e trabalho. Quanto às reservas, pelo que entendi não podem ser feitas agora(viajo em Out/11)mas não fiquei segura no como faze-las (via site cada empresa trem ou outra forma?)
Me ajuda???
Obrigada mais uma vez.
Aline

Andre L.
Andre L.Permalink

Aline, Lisboa-Barcelona de trem são no mínimo 15 horas. Barcelona-Madri também é meio longe para trem, vai ficar mais fácil a partir de 2012, mas até lá...

Não é melhor trocar esses trechos por avião, não?

Quanto à questão das reservas, assumindo que vc vá mesmo encarar tudo isso de trem, ainda sairá mais barato comprar ponto a ponto do que reservar, até porque a burocracia de reservar (obrigatória em 5 dos 8 trechos que vc citou) não é tão menor que a de comprar.

Cabines privativas no trem Lisboa-Madrid custam pelo menos € 130. Pense bem nesses custos de reservas de trem noturno.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! Não adianta você ler, ler, ler e não seguir as indicações do Ricardo Freire? Você está confusa mesmo! grin

Não se deve fazer Lisboa-Barcelona nem Barcelona-Paris de trem. Para isso inventaram o avião!

https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Inclua as passagens aéreas "internas" na sua passagem do Brasil para a Europa. Chegue por Lisboa e volte por Amsterdã. As reservas podem ser feitas entre 90 e 60 dias de antecedência. Tem instruções neste mesmo post:

https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Joao
JoaoPermalink

Ricardo,

Vamos fazer uma viagem que estamos chamando de "Viagem Menu", não conhecemos nada na Europa, mas queremos conhecer um pouco de tudo para voltarmos depois apenas nos locais que nos chamar mais atenção.

Vamos em 6 pessoas, três casais, a idéia inicial é conter custos e cobrir a maior região possível, para agragar mais opções no menu futuro.

Gostei muito do sei Site e gostaria de sua avaliação, bem como de um comentário sobre nosso Roteiro:

1 - Chegaremos dia 06/09 - 12hs em Londres:
- Alugaríamos um carro para se locomover e viajar...
- Mapeamos a cidade Iremos direto para o albergue...
- Passearemos até a noite, dormiremos e no dia seguinte...
- Passearemos o dia inteiro, dormiremos e cedo iremos para Amsterdã
2 - Chegaremos dia 08/09 - 09hs em Amsterdã:
- Mapeamos a cidade Iremos direto para o albergue...
- Passearemos até a noite, dormiremos e cedo iremos para Bruxelas
3 - Chegaremos dia 09/09 - 09hs em Bruxelas:
- Mapeamos a cidade Iremos direto para o albergue...
- Passearemos até a noite, dormiremos e cedo iremos para Frankfurt
4 - Chegaremos dia 10/09 - 09hs em Frankfurt:
- Mapeamos a cidade Iremos direto para o albergue...
- Passearemos até a noite, dormiremos e cedo iremos para Viena
5 - Chegaremos dia 11/09 - 09hs em Viena:
- Mapeamos a cidade Iremos direto para o albergue...
- Passearemos até a noite, dormiremos e cedo iremos para Veneza
6 - Chegaremos dia 12/09 - 09hs em Veneza:
- Mapeamos a cidade Iremos direto para o albergue...
- Passearemos até a noite, dormiremos e cedo iremos para Milão
7 - Chegaremos dia 13/09 - 09hs em Milão:
- Mapeamos a cidade Iremos direto para o albergue...
- Passearemos até a noite, dormiremos e cedo iremos para Genebra
8 - Chegaremos dia 14/09 - 09hs em Genebra:
- Mapeamos a cidade Iremos direto para o albergue...
- Passearemos até a noite, dormiremos e cedo iremos para Paris
9 - Chegaremos dia 15/09 - 09hs em Paris:
- Mapeamos a cidade Iremos direto para o albergue...
- Passearemos até a noite, dormiremos e no dia seguinte...
- Passearemos o dia inteiro, à tarde entregaríamos o carro...
- À noite pegaríamos um Trem para Barcelona...
10 - Chegaremos dia 17/09 - 06hs em Barcelona:
- Mapeamos a cidade Iremos direto para o albergue...
- Teremos treinamento no dia e noite passear, dormir e dia seguinte
- Mais treinamento no dia, passear, à noite pegar avião p/ Lisboa
11 - Chegaremos dia 18/09 - 20hs em lisboa:
- Vamos direto para o albergue...
- Passearemos o dia inteiro, à noite pegaríamos um avião p/ Natal.

O que acha?

Como você faria, considerando que queríamos conhecer o maior
número de lugares?

Atenciosamente,

João

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, João! Infelizmente sua viagem é infactível. Muitos lugares, pouco tempo. Carro em cidade grande. Há vários problemas.

Leia com atenção todos os posts que encontrar nesta página:
https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/

Sinara
SinaraPermalink

Olá viajantes!!
Em janeiro eu e meu marido faremos nossa primeira viagem à Europa.
Chegaremos e voltaremos por Paris,teremos 16 dias.Estamos pensando em Londres,Roma e Paris nestes dias...o que acham?tipo 6 dias Paris,4 Londres e 6 Roma...alguém tem alguma sugestão?Obrigada.Sinara

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sinara! Seu plano está ótimo, toque em frente. Abrir primeiro roteiro da Europa a sugestões apenas fará com que as pessoas digam que outros 75 lugares são imperdíveis e não podem ficar fora desta viagem. O problema é a Europa não cabe numa viagem só. Eleger as três cidades favoritas é uma estratégia ótima. Compre sua passagem com chegada pela primeira cidade (Roma, por exemplo) e volta pela última (Paris, por exemplo). Faça Roma-Londres de avião (incluindo esse trecho na passagem internacional) e Londres-Paris de trem (compre em http://www.eurostar.co.uk ).

Leia tudo o que puder aqui:
https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/

Depois:
https://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire
https://www.viajenaviagem.com/europa/londres-ricardo-freire
https://www.viajenaviagem.com/europa/paris-ricardo-freire

Walter.
Walter.Permalink

Olá, eu pretendo viajar para a Europa e Africa e me surgiu uma duvida sobre a questão da compra da passagem de volta.
A questão é a seguinte: Pretendo ir até a Espanha fazer o Caminho de Santiago de Compostela, e após o caminho pretendo mochilar pela Europa e Africa por terra, com pretensão de voltar ao Brasil daqui a no mínimo 1 ano.
Minha duvida seria se na Europa, no momento da entrada, eles poderiam complicar com a questão da data de retorno ao Brasil.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Walter! Não é que eles podem -- eles VÃO implicar, infelizmente. Brasileiros só podem permanecer sem visto no Espaço Schengen por 90 dias a cada 180 dias. Você teria que passar três meses na Europa, então três meses na África, para depois voltar para a Europa e ficar mais três meses. Você teria que enrolar nos países que não pertencem ao tratado Schengen, como Grã-Bretanha, Suíça, Turquia. Mas é uma complicação.

Que tal América do Sul, Central e México?

Ludmila
LudmilaPermalink

Olá, gostaria de umas dicas sobre roteiro... Estou indo para Portugal (região do Algarve) com meu marido e dois filhos, para uma visita aos meus pais que moram lá. Gostaríamos (eu e meu marido) de irmos em Madri ou Barcelona, queria levar a minha filha na Disney Paris, e ao final queria ir em Munique ver a minha irmã que mora lá. O problema é: não consigo organizar um roteiro... chego em Portugal no dia 09/12 e pensei em deixar meus filhos com meus pais e ir conhecer outros países até o dia 23/12, pois o natal estarei na casa dos meus pais novamente. O problema é que queria levar minha filha na disney e levá-la de volta a Portugal para continuar a viajar... Será que é possível fazer um bom roteiro passando pela Espanha, Paris e Alemanha em 12 dias? Por favor, me ajudem! Obrigada, Ludmila.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ludmila! O Ricardo Freire recomenda, como mínimo ideal, dedicar quatro dias inteiros a Barcelona, de quatro a sete a Paris, e três a Munique. Só isso já ficaria bastante apertado nos 12 dias de que você dispõe, uma vez que é preciso considerar também os deslocamentos. Tente repensar as prioridades smile

https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Ludmila
LudmilaPermalink

Ok, obrigada! Vou repensar sim, depois posto as rotas!!! Bjo.

carmem
carmemPermalink

Ola pessoal

marcelo
marceloPermalink

Boia,

por favor pretendo viajar em maio de 2012 com minha esposa e minha filha (1 ano e 3 meses na epóca da viagem). Gostaria de ir à Italia pela primeira vez mas não sei para onde ir durante os 16 dias de ferias. Estou aberto a outras sugestoes de viagem com criança pequena.

Obrigado.
Marcelo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Há muitas idéias aqui! Você encontra tudo o que foi já publicado sobre Itália no site seguindo este link: https://www.viajenaviagem.com/category/italia/

Um post específico que pode auxiliar na montagem do roteiro é este:
https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

Leia também:
https://www.viajenaviagem.com/2011/02/como-voce-vende-a-viagem-para-seu-filho/

Fernando
FernandoPermalink

Olá amigos! Estou com viagem marcada de 03/12 a 13/12/2011 para Lisboa. Vou com minha esposa e já tenho um carro alugado para o período. Pretendemos conhecer, além de Lisboa, Évora, Sintra, Cascais, Coimbra, Serra da Estrela, Fátima, Porto, Santiago de Compostela, Madri, Toledo, Pueblos Blancos (Ronda) e Sevilha.
Pergunto:
1) O tempo é suficiente?
2) Qual a melhor sequência?

Desde já, muito obrigado e parabéns pelo excelente site.

Erik Schirato
Erik SchiratoPermalink

No proximo ano vou fazer minha primeira viagem a Europa, melhor Itália, e sozinho e por conta.
Ja estou correndo atras de todos os preparativos p/ a mesma e montei o seguinte roteiro:

Rome (6 noites)
Firenze (4 noites)
Padova (2 noites)
Venezia (2 noites)
Milano (3 noites)

O que acha do roteiro. Claro que dentro deste roteiro tem algumas cidades menores como Pisa, Siena etc.

Andre L.
Andre L.Permalink

Seu roteiro está legal. Ao contrário do Gerson, acho uma furada adicionar um novo hotel em Siena só por uma noite, a menos que vc queira visitar outros lugares por lá perto e fique duas noites por lá com carro alugado (e longe do centro histórico)

Gerson
GersonPermalink

Erik
Tire um dia de Roma e durma em Siena. Procure sentir a cidade.
Creio que vai gostar.

Cristina
CristinaPermalink

Erik,
Adicione mais 1 noite em Florenca que você fica em Siena 1 dia e sente a cidade. Para a primeira vez, acho que está bom. Eu só fui a Siena da 2a...

roberto
robertoPermalink

Vou para Itália pousando em Verona(já conheço)e gostaria de sugestão
para esquiar(mto amador)com criança(8 anos)de 21.01.12 a 02.02.12.
Madonna di Campiglio? Val di Fassa? Val Gardena?
Dá mto trabalho ficar numa cidade maior(Bolzano ou Trento) para ir para os locais de esporte na neve?

Andre L.
Andre L.Permalink

Roberto, estações de ski são como resorts de praia: cada uma tem sua personalidade e seus detalhes. O ideal é gastar tempo nos sites das estações de ski, ver a infraestutura que tem lá, se tem pistas de baixa dificuldade e quantas etc. Algumas estações são mais voltadas ao público "pro", vão ter só uma pista ou duas de baixa dificuldade, e aí pode ficar tedioso.

Sobre se hospedar em outra cidade: depende da distância até a estação de ski, se vc está confortável com a ideia de dirigir carro sob neve com correntes ou pneus de inverno etc.

Ana
AnaPermalink

Eu e meu marido estamos planejando viajar para a Europa em abril. Já conhecemos Paris, Bruges e Amsterdã, mas queremos voltar a Paris e conhecer Londres. Temos entre 15 e 20 dias, alguma sugestão para completar o roteiro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Pegue dicas nas seções "Daqui pra onde" das páginas-guia de Londres e Paris:
https://www.viajenaviagem.com/europa/londres-ricardo-freire/
https://www.viajenaviagem.com/europa/paris-ricardo-freire/