Acabo de receber um email da Renfe, a ferrovia espanhola, anunciando que a partir de agora passa a vender passagens promocionais com 4 meses de antecedência. Ou seja: se você quer fazer Madri-Barcelona ou Madri-Sevilha com tarifa Web (até 60% de desconto) ou Estrella (até 40% de desconto), deve começar o garimpo 120 dias antes da data desejada.
Aproveitei o embalo e fui checar a antecedência de compra nas outras principais cias. ferroviárias européias.
Deutsche Bahn (Alemanha) -- dá para reservar com 89 dias de antecedência; as SavingsFares (Dauer-Spezial) começam em 29 euros.
SNCF (França) -- as tarifas Prem's, as mais descontadas, são postas no sistema 90 dias antes da data.
FDS/Trenitalia (Itália) -- as viagens entram no sistema com 60 dias de antecedência. Nos trens de alta velocidade as tarifas descontadas são a Super-60% (poucos assentos, teoricamente disponível até 30 dias antes da partida), Speziale-30% (assentos limitados, teoricamente disponível até 15 dias antes da partida) e Promo-15% (disponível até uma semana antes da partida). Nos demais trens pode-se conseguir a tarifa Amica, que dá 20% de desconto para compras efetuadas até 48 horas antes da partida.
Eurostar -- para ir da França à Inglaterra ou vice-versa com desconto, reserve com 90 dias de antecedência. (Pode ser feito também no site da SNCF).
Atenção para a pegadinha: esses 60, 89, 90 ou 120 dias são corridos. Os meses de 31 dias podem atrapalhar as suas contas
437 comentários