Trem na Europa: qual é a antecedência necessária para conseguir as tarifas promocionais?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

ave

Acabo de receber um email da Renfe, a ferrovia espanhola, anunciando que a partir de agora passa a vender passagens promocionais com 4 meses de antecedência. Ou seja: se você quer fazer Madri-Barcelona ou Madri-Sevilha com tarifa Web (até 60% de desconto) ou Estrella (até 40% de desconto), deve começar o garimpo 120 dias antes da data desejada.

Aproveitei o embalo e fui checar a antecedência de compra nas outras principais cias. ferroviárias européias.

Deutsche Bahn (Alemanha) -- dá para reservar com 89 dias de antecedência; as SavingsFares (Dauer-Spezial) começam em 29 euros.

SNCF (França) -- as tarifas Prem's, as mais descontadas, são postas no sistema 90 dias antes da data.

FDS/Trenitalia (Itália) -- as viagens entram no sistema com 60 dias de antecedência. Nos trens de alta velocidade as tarifas descontadas são a Super-60% (poucos assentos, teoricamente disponível até 30 dias antes da partida), Speziale-30% (assentos limitados, teoricamente disponível até 15 dias antes da partida) e Promo-15% (disponível até uma semana antes da partida). Nos demais trens pode-se conseguir a tarifa Amica, que dá 20% de desconto para compras efetuadas até 48 horas antes da partida.

Eurostar -- para ir da França à Inglaterra ou vice-versa com desconto, reserve com 90 dias de antecedência. (Pode ser feito também no site da SNCF).

Atenção para a pegadinha: esses 60, 89, 90 ou 120 dias são corridos. Os meses de 31 dias podem atrapalhar as suas contas smile


435 comentários

Patrícia
PatríciaPermalinkResponder

Olá! Viajo para Paris em out/2011 indo, na sequência, para Veneza, quando embarco num cruzeiro de retorno ao Brasil.

Pensei em fazer este trajeto (Paris-Veneza) de trem, mas, pelo que percebi é furada pelo tempo gasto, pelo cansaço, etc, principalmente que estarei com minha filha de 2 anos e minha mãe de 71...

Tomando em consideração as low-costs, quais aeroportos devo considerar para estar mais próxima do embarque, ou seja, sem a necessidade de muitos translados?

Grande abraço!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Patrícia: seguindo o que o Ricardo Freire recomenda, tente incluir o trecho Paris-Veneza na sua passagem aérea do Brasil, porque aí vocês não sofrerão com os (amargos) limites de bagagem das low-cost (ainda mais considerando que irão voltar sem limite algum, de Navio, e que o período do cruzeiro é grande - eu já fiz esta travessia, sou comedida, mas a mala para pelo menos 2 semanas de cruzeiro é grande).

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Se não for possível fazer o que a Boia recomenda, tente aeroportos em Milano (Malpensa), Verona, Trieste, Treviso ou Bologna e complete o trajeto de trem.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

UTILIDADE PÚBLICA - Sei que não é o caso da maioria dos trips aqui do site, mas como aviso nunca é demais, fica a dica: a Trenitalia e suas subsidiárias de trens internacionais operando a partir da Itália começará a operar uma política de assentos restritos para quem usa passes de trem.

Não há nada muito transparente ainda, mas no fórum italiano de transportes há relatos de turistas americanos e canadenses que, comprando passes de trem, se depararam com situaçÕes em que não conseguiram reservar um bilhete em determinado trem, mas que puderam comprar bilhetes a preços cheios no mesmo trem, dia, horário.

Ao mesmo tempo, a Trenitalia trocou sua payment processing engine e com isso a recusa de cartões internacionais para compra online caiu bastante, ao menos para cartões americanos que eram quase sempre recusados.

Se eu tiver mais informações detalhadas, volto aqui para postar.

Camila de F. C. Martins

Olá! EStou com muitas dúvidas! Vou pra Portugal em julho e quero passear pela Espanha! Mas não estou conseguindo comprar as passagens de trem para Madrid pela RENFE!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Nossa indicação é ir de avião. Por favor não saia espalhando perguntas por todos os posts! grin

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Olá, será que caí numa "pegadinha"? Encontrei (e comprei) passagens no site da Trenitália nos trens de alta velocidade entre Roma e Florença e Florença e Veneza tarifas super reduzidas (chamadas MINI, 30% de desconto) com mais de 60 dias de antecedncia. Na verdade, são quase 120 dias (os trechos são para 07/10/2011 e 08/10/2011). Isso é possível de acontecer? O site é o da Trenitalia mesmo (ou pelo menos assim eu acredito), recebi os PDFs e tudo o mais... Agora estou com uma pulga atrás da orelha.... Alguma dica ou explicação?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Se você está com tudo nos conformes, passagens na mão e tudo o mais... não precisa se preocupar não! wink Nada de pulgas!

Margarete Savoio

Olá

Vi que voc~e comprou passagens para os mesmos trajetos que eu quero fazer.
Irei no dia 11 de junho de Roma para Florença e no dia 16 de junho de Florença para Veneza,depois retornarei de Veneza para Roma no dia 20 também encontrei tarifas mini com preços bem acessíveis 2ª classe por 58 euros para 2 pessoas.
Fiquei com medo. Como posso saber se são trens de alta velocidade ? São os Freciarossa.
Eu gostaria de comprar pela internet , no seu caso deu certo ? Também vi pelo site da Trenitália. Nessas condições é possível reservar os assentos na hora da compra ? Por favor , me ajude. Obrigada !

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Obrigada, Boia... Fiquei intrigada com a diferença emtre 120 e 60 dias no site da Trenitalia, apenas isso. Mas sei lá, já que estou com os e-tickets impressos e tudo o mais, vou me tranquilizar. Espero que dê tudo certo, pois estou indo com mãe e irmão, e nessas condições, fica tudo mais estressante, caro e complicado se der um "tilt" na hora (tipo o e-ticket ser inválido, sei lá .. heheh). Já fiz o trecho Roma-Florença, mas comprei a passagem na Estação Termini mesmo, um dia antes, pagando a traifa cheia (estava sozinha e fui na emoção e espírito de aventura mesmo, pois no início da viagem não tinha muito programado ir à Florença, mas valeu muuuito a pena, hehe). Agora, meu problema maior é a maldita RENFE! Não tem como eu comprar passagens por lá e também não consegui no El Corte Inglês ou Viajar.com. Só me resta o Atrapalo (mas ali eu não consigo saber se o bilhete é preferente ou turista, e eu vou optar pelo preferente - mi nha mãe insiste na 1ª clase ... )

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Assegure à sua mãe que não há a menor necessidade de pagar primeira classe em trens de alta velocidade na Espanha.

Fred
FredPermalinkResponder

Estou tentando comprar duas passagens no site da Trenitalia de Veneza para Florença. Só que não achei o mapa de assentos para que o usuário faça sua escolha. Após fazer minhas opções de horário, etc., o site informa automaticamente os assentos, que não sei se estão lado a lado. As vezes o site informa dois assentos pares (44-46). Outra vezes, um assento par e um impar (34-35). No caso de preços promocionais (mini), aparecem até opções como 72-78. Aparentemente, o próprio site se encarrega de "decidir" os assentos, pois não identifiquei caminhos para escolha pelo usuário (só se estivem após o pagamento, o que não arrisquei!). Alguém pode esclarecer como isso funciona?

Ricardo Freire

Sim, Fred, o site decide sozinho. Os lugares normalmente são juntos, a numeração às vezes é esquisita porque há casos de poltronas voltadas umas para as outras. Se não forem, dá pra trocar na hora, é só falar com as pessoas, elas são simpáticas.

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Eu tinha ficado bastante animada com as notícias do André sobre as compras no site da Trenitalia. Mas tentei comprar em dias diferentes as passagens para Florença, Veneza e Milão e o cartão é sempre recusado. Vou tentar mais um dia e, se não conseguir, vou deixar para comprar direto no Termini, quando chegar em Roma. Acho que se comprar com cinco dias de antecedência (vou ficar este período em Roma) não terei problemas né?

waldeir marcelo

viajo nesta sextas feira dia 16 de setembro para Paris, depois espanha - Barcelona , de la para Turin, como comprar passagem de trem la em Paris ou posso comprar aqui, ja que meu tempo e muito curto.

waldeir marcelo

viaJO NESTA SEXTA FEIRA DIA 16 como comprar passagem de trem de barcelona para turim e mais 5 dias dentro da italia, como coprar em paris e posso comprar aqui dar tempo como adquirir antes da viagem . Aguardo . Grato

waldeir marcelo

vou nesta sexta feira como comprar passagem em paris para barcelona e depois para turim, posso comprar aqui dar tempo ou comprar lá. grato

Natália
NatáliaPermalinkResponder

Olá.
O site www.raileurope.com.br é confiável para comprar passagens de trem? O trecho seria Budapeste/Viena, impossível de comprar em qualquer outro site de que eu tenha conhecimento.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natália! Não dá para comprar online passagem saindo de Budapeste. Compre na estação mesmo, assim que chegar.
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Barbara
BarbaraPermalinkResponder

Pessoal,

Gostaria de uma ajuda. Viajo no ano que vem para a Europa e preciso sair de Veneza e ir para a Provence (pensei em escolher Avignon, pois é uma cidade um pouco maior dentre as que eu desejo visitar). Estou pensando em fazer dois trechos combinando avião (Air France comprado aqui no Brasil) e Trem (Paris x Avignon).

Saio de Veneza por volta as 07h e chego em Paris as 09h no CDG.
De lá pensei em pegar o trem para Avignon, pois vi que existe uma estação dentro do CDG. É isso mesmo ou estou enganada?
Aparece assim no site da SNCF:
Aéroport Paris - Roissy - Charles-de-Gaulle (CDG 2) - Gare TGV
Avignon Centre

Alguem sabe me dizer se esta seleção está correta? Pensei em comprar o das 11h, pois imagino que 2 horas, da chegada do avião até a partida do trem é um bom intervalo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Barbara! Sim, existem trens que saem de CDG direto para Avignon, Aix e Marselha.

Considere também ir de avião a Marselha; deve haver vôos interessantes com conexão em Zurique ou Milão.

Barbara
BarbaraPermalinkResponder

Obrigada Bóia!

O problema desses vôos internos é o excesso de bagagem. Até tentei incluir o trecho Veneza x Marselha saindo aqui do Brasil, pela Air France, mas a passagem fica quase 500 reais mais cara.
Se eu fizer Veneza x Paris (além de Rio x Roma - Paris x Rio), por incrivel que pareça sai o mesmo preço do que se eu colocasse só os trechos principais.

Se meu vôo está previsto para chegar as 09h no CDG é razoável que eu compre a passagem de trem de Paris para Avignon as 11h? O deslocamento que tenho que fazer até a estação de trem é longo?

Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bárbara! Dê no mínimo 4 horas de intervalo ou então compre uma passagem que aceite remarcações.

mari
mariPermalinkResponder

Olá, tenho lido bastante sobre compra de passagens de trem e que não existe possibilidade de serem compradas na EUROPA, mas apenas pela internet ???
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mari! Claro que você pode comprar in loco. Mas os preços em cima da hora são bem mais caros; se for para comprar tudo na tarifa cheia, é mais interessante comprar um passe.

Eliana Pereira de camargo

Olá Boia!
Trenitália,
Há um mês consegui comprar um trecho Roma a Firenze , 1ª classe por 88 euros, ou 207 reais (Tarifa Mini).Agora o site não segue adiante na hora do pagamento. Fazem 10 dias consecutivos que venho tentando ,e, nada.

Já limpamos a máquina e nada...

Vou agora trocar o cartão, quem sabe....

Se der certo volto a escrever...

Se eu comprar em Roma, dia 29/4 passagens para o dia 07/05. Dará tudo certo, creio que as com descontos já deixarão de existir não. Com apenas dez dias de antecedência... Você deixaria para comprar lá estas passagens?

Abraços,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliana! As dicas do Ricardo Freire para comprar passagens pelo site da Trenitalia estão neste post: https://www.viajenaviagem.com/2011/10/passo-a-passo-como-comprar-passagens-de-trem-online-na-trenitalia/

As passagens com tarifas mini precisam mesmo ser garantidas com antecedência!

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Comprei, mais ou menos um mês atrás, e não tive problemas. Usei Master e inventaram uns procedimentos de segurança com umas perguntas e respostas e foi tudo bem.

Para comprar na Suíça já foi mais complicado. Precisei tentar com 3 cartões e só o último funcionou.

No site tgv-europe.com também é possível comprar as tarifas de trens rápidos. Os locais é que são o problema.

Boa sorte!

Welma Sousa
Welma SousaPermalinkResponder

Ola Pessoal!
Um Oi Especial para Bóia que traz excelentes dicas em suas respostas.
Preciso de uma grande dica:
É realmente interessante comprar todos as passagens de trem avulsas p os trechos de Munique- Viena - Praga - Berlim? Ja reservei os hostels mas realmente n gostaria de ficar refem do horario de saida de cada lugar...queria saber se deixando p comprar na vespera encontrarei os mesmos valores. Tipo, na OBB de Munique para Viena esta custando 29Euros...o mesmo p Viena-Praga.
Aguardo ansiosamente seu comentário. Obrigada. Abraço

Marcelo | Alemanha! Por que não?

Olá Welma,

Se vc deixar para comprar na véspera, pode chegar a pagar mais de 100 euros, que é o preco normal.

Aproveite esses 29 euros, acaba rápido!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Welma! Não tem jeito: tarifas com desconto, só comprando com antecedência. Entre em um dos sites e compare com o valor de uma tarifa para o dia de hoje.

moacir sampaio junior

Comprei no site Deutsche Bahno trajeto Paris-Munique de TGV por 198,00 euros pra duas pessoas.No site dizia que o preço normal era 452,00. smile

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Olá, tenho lido bastante todas as dicas, mas não encontrei a solução para o meu caso: saio do Brasil dia 02/11 com destino à Zurique, de lá parto direto para Veneza, e é aí a minha dúvida - é confiável comprar pela internet a passagem de trem pela Rail Europe? Foi a única companhia que encontrei que faz o trajeto.

Fabio de Rezende

A Raileurope não é das empresas mais confiáveis, muita gente já teve problema. Veja aqui mesmo neste site.
Quer uma sugestão...vai de avião. Uma viagem de mais de 10 horas de trem será muito cansativa, especialmente depois de outra de mais de 10 horas do Brasil para a Europa. Procure um hotel em Zurich, passe a noite e vá no dia seguinte para Veneza. Assim, eventuais problemas desta conexão entre companhias diferentes ficam minimizadas. Se bobear vc chega antes, e com ctz muito mais inteira, do que se for de trem. De todo modo, se insistir, procure na Trenitália ou na Cia Suiça de trens. Ctz que a Raileurope não é uma boa opção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! É um erro comprar a passagem até a metade do caminho. A conexão entre o seu vôo e a continuação por trem pode acarretar problemas.

O ideal seria reemitir a passagem aérea com uma conexão em Zurique para Veneza.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Isso não sendo possível, a segunda melhor alternativa é dormir em Zurique neste dia e no outro dia pegar um trem Zurique-Milão-Veneza. Compare o preço que a Raileurope está pedindo com o que você conseguir em http://www.sbb.ch/en (trecho Zurique-Milão) e http://www.trenitalia.com (Milão-Veneza).

iRACEMA
iRACEMAPermalinkResponder

quak pe a diferença de trens da trenitalia e raileurope?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Iracema! A Raileurope agencia passagens em todas as cias. da Europa para estrangeiros, cobrando sobretaxa. A Trenitalia é a cia. italiana, você pode comprar direto pagando o mesmo preço que os italianos pagam.

Maria Inês Guedes

Olá pessoal!
Estou tentando comprar as passagens pela trenitalia para os dias 10/06 a 15/06 e não estou conseguindo. Parece que os trechos não foram liberados. Vocês sabem me informar quanto tempo antes as passagens são liberadas para compra? Já li que em 60 dias consigo comprar, mas para junho a partir do dia 09 a inda não está liberado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Inês! É que há uma mudança de horários agora no dia 8 de junho, para a temporada de verão. Os horários devem entrar no sistema nos próximos dias/semanas; continue monitorando.

Acontece a mesma coisa lá pelo dia 10 de novembro.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Olá! Uma dúvida sobre o trecho Londres-Edimburgo: gostaria de saber se acham que vale a pena fazer o trajeto de trem ou se avião é melhor e, principalmente, se é melhor/ mais barato comprar o bilhete com bastante antecedência ou não (estou olhando no National Rail). Viajo com duas amigas, chegamos em Londres no dia 26/10 e queremos ir a Edimburgo no dia 31/10.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emília! Recomendamos ir de trem, é mais rápido do que avião, por causa dos deslocamentos e antecedências necessárias dos aeroportos. Compre com 60 dias de antecedência em http://www.thetrainline.com para garantir os melhores preços.

wilson lazaro brasileiro mascarenhas

Estamos planejando uma viagem familiar ( casal e dois adolescentes)para junho de 2014. Gostaríamos de viajar em trem de Londres para Paris, Paris para Roma, Roma para Florença e Veneza, daí para Barcelona e Barcelona a Madri, de onde retornaremos ao Brasil. É possível a compra do pacote inteiro? Temos todas as datas planejadas. A renfe disponibiliza isto? O endereço eletronico http://www.thetrainline.com resolveria?
Muito grato pela orientação. 18/08/2014. Sabemos do período da antecedencia máxima para as compras, porém gostaríamos de ir planejando.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wilson! No site inglês você comprará passagens dentro do Reino Unido ou passagens internacionais originadas no Reino Unido.

A sua viagem não é prática para se fazer inteira de trem, não.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Florença – Arte em toda Parte – Dia 4 | Muita Bagagem

[...] Viaje na Viagem – Tarifas promocionais de trem na Europa [...]

meire
meirePermalinkResponder

Oi Ricardo, adoro suas dicas e sempre recomendo seu site e livros.
Gostaria de saber qual é a melhor maneira de me deslocar de Roma para Rieti.
Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Meire! Quem responde é A Bóia.

São 2h a 2h30 de trem, com baldeação em Terni. Reserve com 1 semana de antecedência em http://www.trenitalia.com (escolha "tutti i treni").

meire
meirePermalinkResponder

Muito obrigada!
As informações estavam desencontradas. Uns falam que melhor de ônibus, pois o trem não faz o trecho todo.
Confio muito na sua dica!
Afinal já as utilizei muito!
Mais uma vez obrigada!
Meire

Maria
MariaPermalinkResponder

Olá,
Preciso comprar 2 passagens de trem para junho: de Luxemburgo para Bruxelas e de Bruxelas para Amsterdam. Quando devo comprar e qual o site mais confiável? Já li que muitas pessoas têm problemas com o Rail Europe. Uma outra pergunta, o trem chega a Bruxelas na estação Midi, como faço para ir para a estação central?
Obrigada,
Maria

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! A passagem para Midi dá direito a continuar pelo trem local até Central.

Você também pode comprar essas passagens em http://www.thalys.com e em http://www.voyages-sncf.com .

Maria
MariaPermalinkResponder

Obrigada Bóia.

izabel
izabelPermalinkResponder

Boa noite,

Estou indo de avião de Lisboa para Paris dia 11/12, dia 16 saio para Bordeaux, e dia 18 ou 19 direto para Coimbra de trem.Estou tendo dificuldades de comprar o trecho de Bordeaux para Coimbra, só aparece opções até dia 13/12. Estou fazendo a busca pelo raileurope.com.br. teria outra opção de site mais fácil?
Izabel

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izabel! Tem certeza que quer ir de trem? São 14 horas de viagem!

A TAP voa desde Bordeaux (em português é Bordéus) tanto ao Porto quanto a Lisboa. A easyJet voa de Bordeaux a Lisboa e a Ryanair, de Bordeaux ao Porto.

Pros dias 18 e 19 encontrei tarifas desde R$ 63... e vários vôos por menos de 100 euros, o que deve acabar sendo mais barato do que a passagem de trem. Pesquise em http://www.kayak.com.br ou http://www.skyscanner.com.br .

(E respondendo à sua pergunta: provavelmente os horários de trem depois do dia 13 ainda não entraram no sistema.)

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Olá Bóia! Primeiro quero agradecer as excelentes dicas de sempre.
Vou passar 10 dias no europa agora em maio 2015, e chego por Berlin. Então pensei em fazer Berlin + Praga. Achei que era um destino óbvio. Eis que comecei a planejar a encontrei vários poréns (que vou relatar pra vc se você em ajuda, hahaha): 1. não existe vôo direito Berlin - Praga, apenas com conexão o que torna bem pouco viável; 2. os trens, não consigo comprar os bilhetes desde agora pela internet (site da DB), acho que só com 90 dias de antecedência, certo? 3. Aí vi que de carro são 350km apenas, e pensei em ir de carro, já que as estradas são ótimas. Mas ai tive a ingrata surpresa de que pra pegar o carro em berlin e devolver em praga tem uma taxa de 300 euros, ou seja, uma única diária em carro econômico vai me custas em torno de 1300 reais (sairia inclusive mais barato alugar por uma semana, ai iria pra Praga e voltava pra Berlin, devolvendo na Alemanha. Mas ai não teria onde deixar o carro estacionado em Praga durante os 4 dias que passarei por la...). Ufa...
Nossa, um roteiro que parecia tão obvio se mostra bem dificultoso. Já estou até pensando em contratar uma empresa de transfer ou ir de ônibus. Ou até mesmo mudar o roteito e fazer BerLin + Londres...
Alguma luz? bjs e obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! Vá de trem. Compre com 90 dias de antecedência.

adriana angelini

Bom dia! Estou tentando comprar passagem de trem , Barcelona-Valencia para 16 de junho e nao aparece a opcao de passagem mais barata, aquele nao flexivel.Ha dias tento. Sera que esta cedo ou sera que ja nao vende mais?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! A Renfe tem um calendário errático de abrir a venda de passagens promocionais, sobretudo para feriados, que é o caso de Corpus Christi.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar