Vai por mim: Tulum

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Castelo, Tulum

A duas horas de carro -- por estrada duplicada -- de Cancún, Tulum sempre esteve no menu turístico da península de Yucatán. Ficam aqui as ruínas mais fotogênicas do México: pequenos templos e casas de patrícios de uma importante cidade portuária maia, que podem ser fotografados contra a água azul-bebê do Caribe.

Tulum

Para bons entendendores, porém, a praia que fica à direita do Castelo (o mais importante dos edifícios do sítio arqueológico) serve como trailer para o que vem depois.

Tulum: praia do sítio arqueológico

Pois aconteceu que, nos últimos anos, alguns dos que vieram até aqui por causa das ruínas acabaram ficando -- mas por causa das praias, do sossego e da falta de infra-estrutura.

Tulum: a praia

Ao sul das ruínas começa uma praia que se estende por mais de 20 km, até o santuário ecológico de Sian Ka'an, uma reserva ambiental protegida.

Tentei comprar, mas não entregam em casa

A rede elétrica não chega à beira-mar -- mas isso não impediu que fosse ocupada por hoteizinhos pequenos, alguns deles bem charmosos (outros apenas fuleiríssimos), que se intitulam "eco" e, em vez de ar condicionado ou TV, oferecem... ioga.

Menu do dia

A energia é de gerador (a combustível ou eólico) e a água nem sempre é quente (pelo menos não pelas 24 horas).

Bangalô do Azúcar

Ou seja: se Playa del Carmen é a Arraial d'Ajuda de Cancún, então Tulum seria uma mistura de Praia do Espelho (pela beleza da praia e pelo tipo de ocupação), Caraíva (da época que não tinha luz) e Trancoso (pelo tipo de público).

Bar do Zulúm

Mesmo sem infra, os bangalôs chegam a custar mais de 200 dólares na alta temporada (15 de dezembro a 31 de janeiro); fora dela, dá para conseguir belos descontos. (Nesse momen
to, de baixíssima temporada atrapalhada ainda mais pela gripe suína e pela crise americana, dá para descolar um bangalozito charmoso até por 100 doletas.)

Bandiera blanca, amor...

A praia é sensacional para caminhar -- parece um dos nossos praiões da Bahia, só que com o mar do Caribe.

Eu evitaria os hotéis da praia Paraíso, que fica perto das ruínas e consegue ficar farofada mesmo agora nessa baixa (um hotel badalado nesse trecho é o Mezzanine). Tampouco ficaria no trecho da praia em que as pedras formam enseadinhas, por não haver espaço para caminhar (o destaque dessa zona é o Zamas).

Ocho Tulum

O melhor trecho começa no km 5, quando a praia se torna totalmente livre e desimpedida. Por ali você deve fazer cotações entre o Zulúm, o La Zebra, o Ocho (o bar de praia mais bochinchado), o Azúcar e o Amansala. Fazendo questão de bangalôs de alvenaria, fique entre o Ana y José e a ala nova ("Corazón") do Nueva Vida de Ramiro.

tulum-praia1

Quem quiser ar condicionado e água quente o dia inteiro pode ficar na cidade -- um povoado bem pobrinho -- e ir de carro, táxi ou bicicleta à praia (que fica a 5 km). O hotel mais bacaninha é o Hotel Latino; eu fiquei no Don Diego de la Selva, que é simpático. Ambos são boas opções para mãos-fechadas

Montar base em Tulum não é bom apenas para curtir uns dias de praia, praia e mais praia; dá para fazer um passeio de canoa pela reserva de Sian Ka'an, ir às ruínas de Cobá (50 km) e mergulhar em cenotes.

Eu quero o emprego dessa moça! (Ela pode ficar parada, enquanto eu tenho que me virar pra descobrir isso tudo em 36 horas!)

Leia mais:

Para entender Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maia

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

174 comentários

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Muito obrigada!

Por enquanto so comprei as passagens...vou me programar, e escolher uma opçao, o q nao der, fica p uma proxima viagem rs

Abraços

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Muito obrigada!!

vou me organizar melhor, e decidir o que visitar, o q nao der, fica p uma proxima viagem rsrs

Abraços

Juliana Sucupira Astorga

Oi Riq!
quando vc diz que "não ficaria no trecho da praia em que as pedras formam enseadinhas, por não haver espaço para caminhar" isso significa que nesses casos não dá para passar adiante para outras praias? melhor perguntando: para caminhar para mais longe tem que sair da praia? Mas talvez essas praias "menores" não sejam mais tranquilas e com menos farofada?
Estou perguntando porque eu nunca tinha ouvido falar em Tulum, tinha planejado minhas bodas de 15 anos de casada em Cancun, mas pelo seu relato tô fugindo de lá, rsrsrs, e descobri que prefiro essa mistura de "Praia do Espelho (pela beleza da praia e pelo tipo de ocupação), Caraíva (da época que não tinha luz) e Trancoso (pelo tipo de público)." Obrigada pela ajuda com esse ótimo post!!
Juliana

Ricardo Freire

Isso. Para caminhar fique na zona que eu indico. A farofada se restringe às vizinhanças do sítio arqueológico. O serviço está dado no post.

Juliana Sucupira Astorga

ah! na verdade troquei meus planos para Cancun também depois de uma ajuda sua, que me alertou que em abril é época de chuva no Nordeste, ui! que roubada seria...!! háháhá!

Rai
RaiPermalinkResponder

Vou ficar 1 mes em carmen estudando espanhol. 1 dia inteiro é suficiente em Tulum pra conhecer ou seria vantagem passar um fim de semana inteiro?

Ricardo Freire

As duas coisas rolam.

juliana Sucupira

Alguém já se hospedou no resort Dreams Tulum? Ou alguém me indica um link para algum relato? o preço do pacote hotel + aéreo pela Nascimento sai incrivelmente barato, comparando com as tarifas do próprio site do Resort se você tentar fazer uma reserva por lá...
obrigada desde já.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana!

Não é raro os hotéis praticarem preços diferentes em canais de vendas diferentes.

Em Tulum a zona de resorts fica ao norte das ruínas, na direção de Playa del Carmen.

Vou pedir para o Comandante subir a sua pergunta para o Perguntódromo.

Enquanto não aparece alguém para comentar, veja as resenhas do TripAdvisor:
https://www.viajenaviagem.com/americas/nova-york-ricardo-freire/comment-page-9/#comment-117175

juliana Sucupira

Olá Bóia, tudo bem? Obrigada pela resposta!! Além do hotel também queria ver se alguem pode comentar sobre a qualidade da praia/água em frente ao hotel!
Ah! o seu link me mandou pra Nova York!!! Mas vou tentar achar sozinha no TripAdvisor, Obrigadíssima de qualquer maneira!!!
bjs

Fernanda sodre

Oi Riq,
Estou indo para Playa del carmem com meu marido e minhas filhas em julho deste ano.
Vou ficar no hotel Barceló. Você conhece? Escolhi este hotel por causa das crianças ( 6 e2 anos). Fiz bem?
Estou programando um dia em tulum, mas não vou me hospedar lá. Depois de ver as ruinas dá para ir a pé para o local de praia que você indicou? Se não, tem táxi lá?
Acha que vale a pena um bate volta para para cozumel com as crianças? Adoro mergulhar ( snorkel) mas tenho medo de não ter outras opções para as crianças ( pretendemos revesar eu e meu marido ). o que acha? Qual a distância para ckichen itza de playa? Vale a pena pegar passeios ou alugar carro?Acho seu blog incrível e sempre leio suas dicas antes de viajar! Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda!

Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire para perguntas smile

Os únicos resorts que ficam dentro de Playa del Carmen são o Gran Porto Real e o Royal. Leia aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/enquanto-isso-em-playa-del-carmen/

Qualquer outro resort será fora da cidade, ou no condomínio anexo de Playacar (5 minutos de táxi) ou ao longo da Riviera Maia. Este hotel fica 25 km ao sul de Playa.
Veja:
http://www.barcelo.com/BarceloHotels/en-GB/Hotels/Mexico/MayanRiviera/MayaPalace/Home.htm

Hotéis all inclusive na Riviera Maia são boas opções para levar crianças. Só não ache que você estará em Playa del Carmen.

Estes são os pontos onde se pode fazer snorkel a partir da praia em Cozumel:
http://www.cozumelmycozumel.com/Pages/SnorkelingfromShore.htm

Leia mais sobre Cozumel:
https://www.viajenaviagem.com/2010/08/4-vezes-cozumel-wazari-marcio-lucia-e-rafael/

Chichén Itzá fica a 3 horas e meia/4 horas de onde você estará.

Não é possível ir a pé ao trecho de praia de Tulum que o Ricardo Freire fala a partir das ruínas. Esta informação está bastante clara no texto grin

Sinara
SinaraPermalinkResponder

Oi bóia ,
Gostaria de saber se vc acha confiável que utilizemos o SEGURO VIAGEM que os cartões de credito Visa e Masters estão disponibilizando,mediante compra de Passagens aéreas de alguma das duas bandeiras!
Como compramos nossa passagem para o Mexico (Cancun) com o Visa,ligamos para lê e eles nos informaram que já estamos segurados!!!
Perguntei qual o papel que eles emitem como garantia,e nos responderam que não disponibilizam nenhum papel de garantia!!! Se vc precisar usar o seguro é só dar o numero do cartao!!!
Vc acha este tipo de Seguro confiável ?Já soube de alguém que tenha prefixado usar e usou dando tudo certo?
Aguardo seu retorno!
Grata pela atencao

Jandilene Eloy

Ólá,

Eu, meu marido e minha filha de 30 anos iremos para Cancum no dia 26/12 até 30/12 , qual sua opinão para passar o Reveilon,Tulum, riviera Maia ou Playa del Carmen, pois tem no total 9 dias de férias. Adoro suas dicas de viagens, sempre vejo suas dicas e dão certo, é claro!
Obrigada.
Parabéns

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jandielene! Cada lugar tem sua personalidade específica. Tulum é mais alternativo, Playa del Carmen mais cosmopolita, Cancún mais animado. Os resorts da Riviera Maia são mais família.

Mariana Rocha
Mariana RochaPermalinkResponder

Olá!

Irei para a Riviera Maya agora em dezembro, e graças aos posts do VNV, resolvemos ficar também 4 dias em Tulum!
Gostaria de saber se alguém já foi para Sian Ka'an e Punta Allen, próximos de Tulum, e se vale a pena passarmos um dia por lá... Não estou encontrando muitas informações e relatos sobre esses 2 locais.
Obrigada,
Mariana.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! A Mit esteve em Sian Ka'an, mas não deu muitos detalhes:
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire/comment-page-3/#comment-162068

Não se preocupe; estando lá você descobrirá facinho como chegar aonde quiser.

malu farrenberg

Dei uma olhada nas praias do Pacífico ( Puerto Vallarta),e não é a minha praia.Me encantei com essas fotos de Tulum.
Alguem sabe me dizer duração dos voos Guadalajara cancun?/ para ir a Tulum somente a partir de Cancun, certo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Malu! Guadalajara-Cancún leva cerca de quatro horas, com uma escala/conexão na Cidade do México!

bia
biaPermalinkResponder

oi, vale a pena ficar 2 dias em cancun mais 7 dias em cozumel e 3 dias em cancun? gostamos de mergulhar superficial, compras e ouvimos falar de tulum e precisamos descansar e queremos mergulhar no caribe sem ter que toda hora sair de cancun pra cozumel.O que vc acha, dividimos bem? Vamos ficar no be grand em cozumel e fiesta americana em cancun estamos em dúvida quanto aos hotés - diárias caras e pouca estrutura? obrigada bia

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Como acompanho o blog de longa data, me sinto obrigado a postar diretamente do terraço do meu quarto em Tulum. Essa cidade me surpreendeu! Digo que Tulum é sem sombra de dúvidas o MELHOR lugar para quem busca calma (muita calma) sem abrir mão de conforto e comer bem! Estou no cabanas tulum em um dos novos quartos chamados beach front deluxe (os da área antiga realmente sao bem mais simples). É o hotel vizinho ao Ana e José (que a meu ver já começa a fugir do ideal rústico de tulum). O hotel é bastante interessante. todas as superfícies sao de areia (exceto os quartos e o restaurante). Em conversa com o pessoal do hotel e ao ver as reformas que eles estão realizando, essa categoria de quarto será convertida em um segundo hotel, que custará mais caro e terá opções de hospedagem muito melhores, tais como quartos de frente para a praia com solarium com jacuzzi.
De qualquer modo, pretendo postar comentários sobre essa viagem que começou em cancun e playa del carmen e terminará amanhã.
De qualquer modo quem for embarcar em breve, evite voltar das ruínas de cobá e chichen após o o anoitecer (tive um pequeno problema na estrada, mas acabou tudo bem).

Mariana Arruda

Oi, tenho um casamento em Playa del carmen em fevereiro e estou começando a me programar para a viagem. Estava querendo ficar em Tulum, como sera o transporte para Playa del Carmen, sera que rola a noite todo?
Havana me pareceu perto. Quanto tempo e de viagem? Estou com 2 semanas para curtir, sera que vale estender ? Não gosto muito de correria nas férias, ja basta a do meu dia a dia!!
Alguma dica?

Muito obrigada!!!

Gianna Soares
Gianna SoaresPermalinkResponder

Mariana, estive no México em janeiro do ano passado: foram 7 dias na Cidade do México e 10 dias na Riveira Maia (3 dias em Tulum e uma semana em Playa). Se você quiser curtir praia nas 2 semanas, pode dividir seu tempo de férias entre Tulum e Playa, mas a distância entre as duas é grande, não dá para ir e vir todos os dias - ainda mais se você não quer saber de correira!

Eu não ficaria mais que alguns dias em Tulum, a praia é realmente deliciosa, mas não tem nada para fazer além disso, é tudo bem desertão! São poucas as opções de restaurantes, além de que não ficam concentrados em apenas um local e daí o carro é indispensável...Por ali de turístico tem as ruínas de Tulum (atração 5 estrelas!) e as de Coba (belo passeio). Em Playa dá para curtir praia, bons restaurantes, passeios pelo calçadão, com comprinhas e tudo a pé! Além dos programas turísticos típicos: Tulum, Chichén Itzá, Coba, mergulho em Cozumel (o ferry sai de Playa).

Agora, se você quiser fazer um mix de praia e viagem cultural, inclua a Cidade do México - 5 a 7 dias estão de bom tamanho. A cidade é maravilhosa e surpreendente! Vale super a pena!

Boa viagem! Gianna

DEISE BREDEMEIER

Pessoal,
Alguem aqui ficou em Playa e foi mergulhar em CENOTES?
Quanto tempo de viagem?
Vale a pena????

Ficaremos 3 dias em Cancun e 7 dias em Playa.

Aceitamos sugestões!!! (gostaria de saber mais sobre os Cenotes)

Tks!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Deise! Há inúmeros cenotes ao longo da riviera.

A Erica fala de alguns:
https://www.viajenaviagem.com/2010/08/cancun-playa-del-carmen-ou-tulum-todos-por-erica-de-paula/

Jamila
JamilaPermalinkResponder

Ricardo,

Suas dicas nos fizeram mudar os planos e sair dos enlatados dos resorts no Caribe para uma aventura pé na areia em Tulum.

Mas ainda estou na dúvida se devo deixar Playa Del Carmen de lado. Parece que em Tulum hotéis e restaurantes ficam dispersos. Meu receio: querer sair pra jantar à noite e ficar restrita ao nosso hotel.

Por outro lado, pelo que pesquisei, PDC pode estar tão cheia que a praia acaba ficando lotada demais, tipo a praia da Joaca em Floripa, ou Praia Mole (FLP) em alta temporada.

Eu e meu marido gostamos de nadar, mergulhar,trekking, biking e muito contato com a natureza. Mas o estilo zen de Tulum garante conforto e boa gastronomia, no melhor estilo rústico chic?

Dá um help aqui pra nossa escolha final!

Tulum precisa de carro ou dá pra circular de bike? Tem ônibus/vans pra outros passeios?

Obrigada e parabéns pelo site. Senti firmeza nas dicas, que fogem dos roteiros convencionais.

A ideia é ficarmos no Cabanas Tulum. Ou no MaheKal (PDC), se Tulum não compensar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jamila! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire.

Playa del Carmen é um lugar muvucado, mas só passa dos limites no Réveillon.

Na zona de hotéis que o Ricardo Freire recomenda em Tulum as distâncias são caminháveis pela areia, dá tranqüilamente para sair para comer em outro restaurante.

Os passeios são feitos ou com seu próprio carro ou em tours organizados que vêm buscar você no hotel.

Tulum é o mais próximo de lugar "natural" que você pode ter na costa da Riviera Maia, porque está próximo da reserva de Sian Ka'an. Mas não espere no CAribe em geral a exuberância da natureza do Brasil.

Carla Baiana
Carla BaianaPermalinkResponder

Oi Jamila, quando e' a sua viagem? Eu estou indo agora em Marco pra Tulum, ficarei no CT e posso te dar as dicas depois. Ano passado fiquei em Playa e so fui a Tulum de dia. Dessa vez passarei 3 dias em cada lugar, e ja to achando pouco o tempo em Tulum. Eu nao acho Playa muvucada nao, porque estou acostumada com Praia do Forte no verao quando tudo tem fila. Mas tudo e' uma questao de perspectiva.

Voce entende ingles? Eu encontrei um forum sobre Tulum que e' fantastico. Tem muita informacao, inclusive sobre a vida noturna que a gente acha que nao existe. Se voce quiser, da uma olhada: http://tulum.info/forum.php

Marcio
MarcioPermalinkResponder

E ai Carla, com foi a viagem a Playa e Tulum? Estou planejando ir no final de janeiro, então quanto mais dicas, melhor.
Penso em ficar entre 7 e 10 dias. Lua-de-mel. Pelo que pesquisei, gastarei mais com hospedagem em Tulum (pra ficar na praia), do que em Playa.

Martha Resende

Oi Bóia,
Gostaria de saber se dá prá fazer Tulum e Coba em um só dia. Não quero ir a praia em Tulum, só conhecer as ruínas. Vou ficar hospedada em Playa del Carmem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Martha! Se estiver de carro, saia cedo e vá primeiro para Cobá.

Rogério Cesar Gaiozo

Fala Ricardo, obrigado pela dica de Tulum. Descobri ela graças a esse site, pois nenhum guia dá muita atenção para essa praia. Estive 12 noites no México, com minha esposa e meu flho de 2 anos, sendo 4 em Cancun, 4 em Playa Del Carmen e 4 em Tulum e confesso que Tulum foi o auge dessa viagem, praia sensacional. Obrigado. Rogério.

PS: Quando tiver mais tempo posso postar mais detalhes sobre a viagem a fim de contribuir com todos que pretendem conhecer essa parte do México, principalmente àquelas que viajam com crianças.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rogério! Fique à vontade para deixar seu depoimento! Contribuições de leitores são sempre muito bem-vindas wink

Pati
PatiPermalinkResponder

Ola Ricardo Freire, boia e leitores.
Estava buscando praias tranquilas, belas e com uma certa infra para passar uma semana na minha lua de mel. A ideia inicial era o caribe, agora apos ler estes posts, estou entre Tulum e turks&caicos.
O que me sugerem? Ha opcao de passeios em ilhas a partir de tulum?

Em tempo, parabens pelo blog.
Abc

Rodrigo Correa

Olá Boia.ficarei 12 noites em cancun.gostaria de ficar 7 noites em placa del Carmen e 5 noites em cancun.para me programar, quanto tempo faria os passeios principais em torno d placa del Carmen?tipo x caret, zona arqueológica, e cozume?estes passeios duram o dia inteiro?grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Esses passeios tomam um dia todo.

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Olá Boia.

Estou pensando em ir em Outubro para Tulum, mas depois de conhecer o blog estou na dúvida... Não sei mais se vou para Tulum e tiro uns dias pra conhecer os arredores, ou se vou pra Playa del Carmem e tiro um dia pra conhecer Tulum.

Estou programando para viajar com o meu namorado e queremos um lugar pra descansar, mas tbm que nao fosse tão parado...rs Sem falar que gostamos muito de comer bem! rs

Fico no aguardo da sua resposta.

Obrigada, Carol.

Ps. Li todas as dicas que deu aqui sobre os dois lugares, mas ainda continuo na dúvida...=/

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! Não podemos decidir pelos leitores, mas a Érica fez a dobradinha (e ainda acrescentou Cancún). Ela deixou um relato pra gente: https://www.viajenaviagem.com/2010/08/cancun-playa-del-carmen-ou-tulum-todos-por-erica-de-paula/

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Ola, eu e meu namorado vamos para Cancun do dia 1 a 7 de dezembro. Ficaremos no Hotel Gran Caribe Real. Alguem conhece?

Tem algum passeio que vocês recomendam? Pensamos em Tulum e Isla Mujeres.
O que mais seria interessante conhecer em Cancun?

Mas não queríamos fazer passeios todos os dias porque ficaremos no sistema all-inclusive. Uns 02 acho que seria bom.
Como funciona? É passeio comprado nos hoteis?

Gente..alguem me ajuda..to meio perdida...rs

Aguardo um help!!rs

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Você vai poder fechar os passeios no hotel mesmo, com diversas operadoras. Leia tudo sobre Cancún aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

A Gente Viaja // Jaci Cruz conta para o AGV os encantos da Cidade do México e da Rota Maia

[...] muito por aqueles resorts americanizados, e perto dali outros points como Playa del Carmen e Tulum, contam com estrutura e atrações mais [...]

Ludmilla
LudmillaPermalinkResponder

oi !!!

Estava lendo em um post acima , alguém citando que o mês de abril é bem chuvoso....Chove no mÊs todo de abril??? Comprei minha viagem para dia 02/04/2013 não tem como mudar mais !!!
Vou ficar no Riu Cancun, é um hotel muito bom ??

Aguardo uma resposta.
Muito obrigado Ludmilla

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ludmila! Abril não é chuvoso não; pelo contrário, é dos meses mais secos na península do Yucatán.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/ (procure sempre Cancún)

Adriana Duarte

Caro Ricardo,bom dia!
Parabéns pelo blog muito bacana!!!! Veja, é a primeira vez que fazemos uma viagem internacional, vamos para Cozumel (Cozumel Palace - all inclusive), pois sabemos que lá é tranquilo. Queremos descansar não queremos sair todos os dias. O que vc sugere de passeios? Esta história de "nadar com Golfinhos" vale a pena? E os parques históricos? Quando fomos para Noronha mergulhamos e adoramos, queríamos repetir lá.
Aguardamos seu contato com orientações e desde já agradecemos.
Um abraço fraterno
Alisson e Adriana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Quem responde é A Bóia.

Leia sobre Cozumel:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Leia sobre golfinhos:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/onde-nadar-golfinhos/

Para fazer passeios a partir de Cozumel, acrescente um ferry boat para ir, outro para voltar de Playa del Carmen.

Lígia Mazzo
Lígia MazzoPermalinkResponder

Olá, em primeiro lugar parabéns sempre pelo site.
Estou indo para o México agora em junho e vou fazer uma dobradinha Playa e Tulum. Em Tulum estou em dúvida da hospedagem entre o El Pez at turtle cove ou Cabanas Tulum. Gostaria de saber se vcs tem opiniões sobre esses hotéis, e em qual faixa de praia que se localizam de acordo com a matéria acima. Muito obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lígia! Um leitor ficou no Cabanas Tulum:
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/vai-por-mim-tulum/comment-page-2/#comment-177581

Não temos opiniões sobre o El Pez. Tente pelo Trip Advisor!

Ligia Mazzo
Ligia MazzoPermalinkResponder

Bóia só para confirmar, o Cabanas fica naquela faixa melhor, apos o km 5? ou mais proximo das ruinas???
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ligia! O endereço diz km 7.

hegonc
hegoncPermalinkResponder

Oi Bóia,

Em maio estarei na cidade do México e queria saber se vale a pena passar o final de semana em Tulum. Curto mais praia sossegada, pela limitação de tempo valeria ficar em cancun ou tulum. Existem pousadas próximo de cancun? ou só resortões?

Maira
MairaPermalinkResponder

Amei as dicas sobre o Mexico!!! Infelizmente 15 dias parecem pouco para fazer tudo o que eu gostaria depois de ver as suas recomendacoes (Ricardo, A Boia e colegas viajantes). Todas foram fundamentais para definir meu roteiro, que ficou assim:

MEX CITY DF (3 dias e 1/2) - THE RED TREE HOUSE
CANCUN / ISLA MUJERES / CHICHEN ITZA (3 dias e 1/2) - ROYAL CARIBBEAN (SEM AI)
PLAYA DEL CARMEN / AKUMAL / COZUMEL (5 dias) - LA TORTUGA
TULUM (3 dias e 1/2) - LA ZEBRA

Vou sozinha e agradeco quaisquer dicas ou recomendacoes. Tb, se alguem tiver mais sugestoes, aceito e agradeco de bom grado!
Abracos,
Maira

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maira! Vai ser uma linda viagem, temos certeza!

Maira
MairaPermalinkResponder

Obrigada, A Boia! Mal posso esperar - tratamento intensivo para recuperacao da minha saude mental!!! smile

Maira
MairaPermalinkResponder

Estava aqui pensando, e tenho uma pergunta: o La Zebra realmente vale a pena? Estava pesquisando um pouco mais e realmente achei muito caro, 170 USD a noite (com taxas). O Cabanas Tulum, por exemplo, seria 40 USD a menos a noite e tb esta muito bem avaliado no TA... Sei que o Ricardo foi faz tempo, mas vcs teem alguma informacao mais atualizada sobre os hoteis naquela faixa de praia recomendada de Tulum (a partir do km 5)? Estou com receio de estar sendo boba pagando bem mais caro pela mesma coisa. Obrigada! Bjs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maira! O Booking não tem resenhas do La Zebra. Na falta do Booking, o TripAdvisor é o melhor.

Para ver os hotéis comentados no Booking, clique em qualquer um e então veja no mapa. Você vai encontrar lado a lado entre os km 5 e 10 os hotéis resenhados.

Maira
MairaPermalinkResponder

Ai, A Boia, ja vi todos!!! Imaginei q vcs talvez tivessem alguma dica mais, tipo uma privileged information, hehehe... O Ricardo havia sugerido o La Zebra, e parece bom mesmo, todos tem falado que o Tulum eh realmente muito caro, mas estou meio desconfiada, sabe... Embora ja tenha feito a reserva, acho q estou pagando um preco excessivo - esta mais caro ate q o resort em Cancun... Enfim, vou refletir, olhar todos os hoteis de novo pela 10a vez, rsrsrs... Obrigada sempre! smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maira! Entenda que os hoteizinhos pé-na-areia de Tulum são boutique. Não são resortões. Os resorts têm economia de escala, o que não acontece em hotéis menores.

Maira
MairaPermalinkResponder

Claro, eu sei... Eh q sabe como eh, neh, doi no bolso, ainda mais indo sozinha e nao dividindo as despesas... Mas, como diz meu pai, nao sou de chorar por orcamento, vamos focar em quao linda sera a viagem, como vc disse! smile

Jessica
JessicaPermalinkResponder

Olá! Estou indo para Cancun em agosto e não tenho muitos dias para passeios.
Para passeio histórico terei que ir um dia só! Minha grande duvida é escolher entre Tulum ou Chichen!!
O que você indica??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jessica! Os dois são ótimos passeios. Chichén-Itzá fica mais longe.

https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Marli Assis
Marli AssisPermalinkResponder

Olá pessoal! Como estou vendo comentários sobre os hotéis em Tulum, gostaria de falar sobre a minha experiência no hotel Zulum. Fiquei no hotel no período entre os dias 28 de julho e 05 de agosto. De todo o passeio no México (havia ficado antes 7 dias em mergulhando em Cozumel), ficar no Zulum representou o pior da viagem. Hotel extremamente caro para o nada que oferece. Meu namorado e eu pagamos 170 USD pela diária/casal. Além da estrutura física velha que não fica nada visível no site do hotel, ficamos sem luz e água durante algumas horas no início da noite em quatro dos sete dias que estivemos lá. O café-da-manhã era sempre um momento desgastante. Além do mau humor dos atendentes, cada dia nos diziam que estávamos em uma categoria diferente de café-da-manhã: "vocês têm o continental, que inclui isso, mas não inclui aqui e so on...no outro dia: o café de vocês é o americano..." Detalhe: nos demos ao luxo de escolher o melhor quarto do hotel para termos o melhor que pudéssemos dessas férias ..rss
O quarto: sem ar condicionado, chuveiro com água do mar, o banheiro integrado com o quarto (ou seja, tem uma meia paredinha que o separa). Desculpem-me a verborragia. Acho que já deu para vocês terem uma ideia clara do que quero dizer. Amei de coração o México (especialmente, os mexicanos, pessoas adoráveis), mas fica o recado: Zulum, gente, de jeito nenhum!!!

Ana rita
Ana ritaPermalinkResponder

Boa tarde! Irei me hospedar em Cancun e gostaria de saber se tem como fazer o passeio para as ruinas de Tulum, cobá e o cenote dos ojos no mesmo dia! Obrigada! Ah! Dentro desses passeios, daria tempo de passar na Playa Paradiso? Vale a pena?

presuntinho
presuntinhoPermalinkResponder

Olá Ana,

Estive ano passado na Riviera Maia. Cobá fica afastado de Tulum e como irá se hospedar em Cancun, o melhor seria fazer o passeio às ruínas de Tulum, Cenote dos Ojos e à praia de Akumal no mesmo dia. Cobá é fantástico mas fora de mão estando hospedada em Cancún.
Espero ter ajudado

Ana Rita
Ana RitaPermalinkResponder

Obrigada pela resposta! Acho que Cobá sairá então da minha lista. Fazendo esse passeio Tulum + Cenote dos ojos você acha melhor ir para akumal do que a praia paraíso?

presuntinho
presuntinhoPermalinkResponder

Ana,
Depende do que vc deseja. A praia paraíso é linda, mas é pra curtir a praia. Já em Akumal, além da praia ser muito bonita, há a opção de mergulho de snorkel com tartarugas marinhas e arraias, além de poder curtir a praia. Fui a ambas e achei o mergulho em akumal muito melhor (repetiria esse sem pensar)

Ana Rita
Ana RitaPermalinkResponder

Muito obrigada! Dicas anotadas!

carolina
carolinaPermalinkResponder

vale a pena e é seguro ir para tulum e chin itza de carro? e qual companhia é confiável? (uma amiga teve problema com a empresa de carro de aruba)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Se você quer liberdade, vale a pena.

Leia depoimentos de quem alugou carro por lá:
https://www.viajenaviagem.com/2013/09/carro-alugado-cancun-multa/

Aline Mendes Baggio

Da para fazer Tulum e Chin Itza no mesmo dia?
Ficam na mesma direção?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Não dá não. Estão em direções opostas.

Entenda:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Camila gomes
Camila gomesPermalinkResponder

Boa noite, viajo em lua de mel em julho, gostaria de saber se em Tulum esta tempo bom?

Jairo
JairoPermalinkResponder

Estamos indo pela primeira vez e estas dicas estão sendo super importantes e detalhadas para marinheiros de primeira.
Obrigado
Depois contamos a experiência.
Valeu

JOPZ
JOPZPermalinkResponder

ótimas dicas, parabéns, muita informação interessante que usei na minha viagem pela região... coloquei algumas fotos de tulum nesse link...

http://b1brasil.blogspot.com.br/2015/01/tulum-maias-lagartos.html

JOPZ

rodolpho takabaiachi

na parte boa das praias de tulum, a partir do km 5, tem onde comprar bebidas e comida na praia ou é melhor levar?
obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodolpho! Há restaurantes dos hotéis, não há barracas de praia.

rodolpho takabaiachi

obrigado!!!

renata paiva
renata paivaPermalinkResponder

pessoal,
vocês conhecem o hotel Oasis Tulum?
Recomendam pra uma lua de mel? Sei que ele funciona com sistema All Inclusive.
Obrigada!
Renata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Não nos hospedamos lá, mas você pode ver resenhas no Booking.

Eliana
ElianaPermalinkResponder

Olá, tenho um casamento dia 15 de agosto em Cancun. Reservaram um resort para uma semana mas, eu e meu marido vamos aproveitar para tirar nossas férias e achamos uma semana em Cancun muita coisa apesar de não conhecermos.
Gostaria de sugestões de como dividir melhor o tempo entre Cancun, Prai del Carmen e Tulum e talvez uns 3 dias na Cidade do México.Seriam no total uns 18 dias. Pelo clima, seria melhor ir antes do casamento e terminar em Cancun uma vez que a data é 15 de agosto ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliana!

Uma semana é um período suficiente para passar em revista todas as atrações da região de Cancún, esteja você hospedada em Cancún, Playa ou Tulum. A melhor localização é a de Playa, mas você estará conseguirá fazer todos os passeios a partir de Cancún também.

Leia sobre a Cidade do México:
https://www.viajenaviagem.com/destino/cidade-do-mexico

Leia sobre outros destinos no México:
https://www.viajenaviagem.com/2010/11/mexico-sem-visto-aonde-ir

Janaina Ferreira

Ola ! Sera que algum desses hoteis oferece day use ? ou hoje em dia tem alguma praia que tem uma boa infra-estrutura para passar o dia ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janaina! A maioria dos pequenos hotéis pé na areia de Tulum tem bares de praia abertos a não-hóspedes.

Renata
RenataPermalinkResponder

Oi Boia,
Tulum é uma região que você indicaria para quatro amigas solteiras?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Playa del Carmen tem vida noturna, Tulum é mais zen e tem movimentação diurna.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Ola
Desde ja agradeço toda a informação do seu blog
Gostei muito.
Gostaria de saber se me pode ajudar no sentid0 de me deslocar em cancun para playa del carmem.
Irei ficar hospedado no hotel Grand Baya Princioe Tulum e gostaria de saber se voce tem conhecimento de transportes colectivos ou onibus que passem perto do hotel.
Pois gostaria de nao pegar taxis para me deslocar a Playa del Carmem e cuncun
Se tiver algumas dicas eu agradeço.
No ano passado estive na Riviera Maya mas optei pelo serviço de taxi o que ficou muito caro.
Desde ja agradeço
Cumprimentos
Carlos correia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Os ônibus a Playa saem da rodoviária de Cancún, na área central da cidade, fora da zona turística. Dá para ir de ônibus até lá.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar