Vai por mim: Tulum

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Castelo, Tulum

A duas horas de carro -- por estrada duplicada -- de Cancún, Tulum sempre esteve no menu turístico da península de Yucatán. Ficam aqui as ruínas mais fotogênicas do México: pequenos templos e casas de patrícios de uma importante cidade portuária maia, que podem ser fotografados contra a água azul-bebê do Caribe.

Tulum

Para bons entendendores, porém, a praia que fica à direita do Castelo (o mais importante dos edifícios do sítio arqueológico) serve como trailer para o que vem depois.

Tulum: praia do sítio arqueológico

Pois aconteceu que, nos últimos anos, alguns dos que vieram até aqui por causa das ruínas acabaram ficando -- mas por causa das praias, do sossego e da falta de infra-estrutura.

Tulum: a praia

Ao sul das ruínas começa uma praia que se estende por mais de 20 km, até o santuário ecológico de Sian Ka'an, uma reserva ambiental protegida.

Tentei comprar, mas não entregam em casa

A rede elétrica não chega à beira-mar -- mas isso não impediu que fosse ocupada por hoteizinhos pequenos, alguns deles bem charmosos (outros apenas fuleiríssimos), que se intitulam "eco" e, em vez de ar condicionado ou TV, oferecem... ioga.

Menu do dia

A energia é de gerador (a combustível ou eólico) e a água nem sempre é quente (pelo menos não pelas 24 horas).

Bangalô do Azúcar

Ou seja: se Playa del Carmen é a Arraial d'Ajuda de Cancún, então Tulum seria uma mistura de Praia do Espelho (pela beleza da praia e pelo tipo de ocupação), Caraíva (da época que não tinha luz) e Trancoso (pelo tipo de público).

Bar do Zulúm

Mesmo sem infra, os bangalôs chegam a custar mais de 200 dólares na alta temporada (15 de dezembro a 31 de janeiro); fora dela, dá para conseguir belos descontos. (Nesse momen
to, de baixíssima temporada atrapalhada ainda mais pela gripe suína e pela crise americana, dá para descolar um bangalozito charmoso até por 100 doletas.)

Bandiera blanca, amor...

A praia é sensacional para caminhar -- parece um dos nossos praiões da Bahia, só que com o mar do Caribe.

Eu evitaria os hotéis da praia Paraíso, que fica perto das ruínas e consegue ficar farofada mesmo agora nessa baixa (um hotel badalado nesse trecho é o Mezzanine). Tampouco ficaria no trecho da praia em que as pedras formam enseadinhas, por não haver espaço para caminhar (o destaque dessa zona é o Zamas).

Ocho Tulum

O melhor trecho começa no km 5, quando a praia se torna totalmente livre e desimpedida. Por ali você deve fazer cotações entre o Zulúm, o La Zebra, o Ocho (o bar de praia mais bochinchado), o Azúcar e o Amansala. Fazendo questão de bangalôs de alvenaria, fique entre o Ana y José e a ala nova ("Corazón") do Nueva Vida de Ramiro.

tulum-praia1

Quem quiser ar condicionado e água quente o dia inteiro pode ficar na cidade -- um povoado bem pobrinho -- e ir de carro, táxi ou bicicleta à praia (que fica a 5 km). O hotel mais bacaninha é o Hotel Latino; eu fiquei no Don Diego de la Selva, que é simpático. Ambos são boas opções para mãos-fechadas

Montar base em Tulum não é bom apenas para curtir uns dias de praia, praia e mais praia; dá para fazer um passeio de canoa pela reserva de Sian Ka'an, ir às ruínas de Cobá (50 km) e mergulhar em cenotes.

Eu quero o emprego dessa moça! (Ela pode ficar parada, enquanto eu tenho que me virar pra descobrir isso tudo em 36 horas!)

Leia mais:

Para entender Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maia

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

178 comentários

Fabio Brito
Fabio BritoPermalinkResponder

Pô Riq! Que inveja. A vontade era de ficar também, mas infelizmente a #realidade chamou de volta. razz

Abraços e curta muito! smile

Marcie
MarciePermalinkResponder

Não tenho palavras. Mesmo. :cool: :cool: :cool: :cool:

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Riq, que lugar deslumbrante! Tulum faz a minha cabeça e a alma também...

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Riq, montar esse post com essa quantidade de informações em 36 horas é realmente fantástico. Parabéns!

Infelizmente eu não tive a oportunidade de conhecer a praia de Tulum na minha viagem, mas depois desse post já estou com vontade de voltar! Já tinha me arrependido de não ter me hospedado em Playa del Carmen, agora também quero me hospedar em Tulum, nem que seja por 1 noite! smile

JB
JBPermalinkResponder

Riq,
Realmente está dando água na boca. Estou só esperando a comparação com Playa del Carmen para montar um roteiro de 20 dias pelo Mexico para o ano que vem.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Uau, JB, 20 dias no México - que delícia!!! grin

JB
JBPermalinkResponder

Vamos montar uma caravana para final de janeiro 2010?

Carla
CarlaPermalinkResponder

Janeiro e fevereiro são meses de férias pra mim - a idéia é ótima!!! wink

JB
JBPermalinkResponder

Que tal 5 dias de Cidade de Mexico, depois San Cristobal de las Casas, uma paradinha em Palenque com direito a hotel nas ruinas, visita a Merida e Chichen Itzá, e final na região do Caribe - Playa del Carmen,Tulum, Xcaret, Xel-Ha etc, voltando de Cancun para o Brasil?
Ida final de janeiro e volta antes do Carnaval. O ticket deve ficar em US$ 1000 dólares e o resto a gente cobre de ônibus.
E no Carnaval eu vou para BsAs para descansar smile

Ricardo Freire

Excelente!

Considere substituir Mérida/Chichén Itzá por Oaxaca (antes de San Cristóbal). Acredito que Palenque seja mais emocionante que Chichén -- e Oaxaca me pareceu bem mais bacana que Mèrida.

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Agora mesmo eu gosto de TULUM, porque eu gosto da mistura entre Praia de Espelho, Caraíva e Trancoso.
Pode ser um lugar assim??? As fotos dizen que sim!!! Viva Tulum e esse mar caribenho azul celeste!!! Excelentes dicas, Ricardo. Vou anotar veloz.

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Adorei Tulum e também Zulum!!!

Ricardo Freire

É a sua cara, Carmen!!!!

(Ainda não consegui viajar no seu relato da R.D., mas me aguarde!!!)

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Como se vê, Tulum foi o primeiro resort all-inclusive da História, perdendo prestígio por ter sido construído numa APA e pelas denúncias de corrupção que pesaram sobre a empreiteira Osmaias S/A. Ao contrário do Brasil, onde tudo termina em pizza, os culpados foram devidamente sacrificados no altar do Castelo. O conceito foi recuperado séculos e quilômetros abaixo depois, no Machu Picchu Inn, resort de serra localizado no Império Inca.

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

mrgreen

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Oi Riq

Esse lugar parece um sonho. Posso pedir uma ajuda a vc e aos companheiros do VnV? Eu e meu marido estamos pensando em passar o Natal e o Ano Novo em Portugal. Alguma sugestão?
Desde já obrigada
bjo

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Barbara a sua postagem, Riq!Opções fora da farofa e com o mesmo visual!Muito bom.

Érika
ÉrikaPermalinkResponder

Q lugar incrível!!!!!

Carol Wieser
Carol WieserPermalinkResponder

Tulum é a minha praia (cara) !!!

Rafael Redondo

Sensacional. Já defini minha viagem de 2010. Valeu, Riq smile

Ernesto, o pato

A boinha vai mudar de praia?

Fabio NG
Fabio NGPermalinkResponder

Linkando com um post anterior: se a alta temporada é de 15 de dezembro a 31 de janeiro, sem chances de Réveillon por lá a preços razoáveis, né?

Ricardo Freire

Olha, ESTE ano tudo é possível, porque a coisa anda devagar mesmo. Acho que vale pesquisar, sim.

Paula*
Paula*PermalinkResponder

Impossível não querer fazer esse roteiro! Cancún, Tulum, Playa Del Carmen...next?! wink
Estou encantada com as fotos! :cool:

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Que fooootos, Riq! Babei mrgreen

Carla
CarlaPermalinkResponder

Se eu já estava considerando que Yucatán é mais um lugar onde eu preciso voltar, essas fotos de Tulum acabam de me convencer... Também dei a sorte de pegar dias claros, mar azulzinho assim - mas infelizmente só fiz mesmo um bate-e-volta... Esse lugar é lindo demais! wink

Rodrigo DAntas

Nossa carteira de motorista é válida aí?

Rodrigo DAntas

e preço para alugar um carro?

Ricardo Freire

Nossa carteira de motorista é válida em praticamente todo lugar. A carteira internacional é recomendável para o caso de policiais que não consigam achar as informações que procuram na carteira brasileira e criem caso. (Eu nunca fiz, mas esse é um caso de faça o que eu digo não faça o que eu faço.)

Agora na baixa temporada consegui um carro na Thrifty a 20 dólares por dia..... mais 25 dólares por dia de seguro. Faça uma cotação com antecedência nas agências online americanas (Expedia, Hotwire, Kayak) para ver quanto sairia quando você vier.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

...Suspiros...

Claudia Matoso

Maravilhoso! A "tentei comprar mas não entregam em casa" é um espetáculo. Até as nuvens são bonitas!!!

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq, só você pra nos trazer esta pérola, Tulum é o bicho mrgreen Uma semana nesse paraiso, mergulhando nesse mar lindo, é tudo o que mais desejo no momento lol
Eu também quero o emprego daquela moça wink

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Riq brigadinha pela dica já tinha pesquisado nos posts anteriores mas tinha esquecido de ler os comentarios (shame on me!)
Ultima perguntinha: quais são as cidades que tipo tem que se conhecer em Portugal (tenho 10 dias)
Obrigada novamente

Ricardo Freire

Estude os destinos e veja o que te interessa mais, Vanessa. É tudo pertinho. O segredo é montar bases (Lisboa e Porto para o norte, ou Lisboa e Coimbra para o centro, ou Lisboa e Évora para o Alentejo) e alugar um carro.

Vou abrir um post sobre Portugal e Espanha no frio que pode te ajudar.

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

Tulum eh lindissima! Qdo fui ao Mexico, foi o lugar mais bonito de todos...Recomendo para toda a tripulacao...

jpsoares
jpsoaresPermalinkResponder

Ricardo, tem cobertura GSM na área dos hoteizinhos/praia? smile

Ricardo Freire

O pior é que tem!

jpsoares
jpsoaresPermalinkResponder

yes! smile

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Nossa Riq brigadão e desculpe pelo aluguel.
bjo

Ricardo Freire

Não é aluguel, não mrgreen É que essa é uma pergunta muuuito difícil. Não dá pra engessar Portugal em 10 dias... o melhor é realmente dar uma estudada nos lugares e ver quais os que te falam mais ao coração... depois é só organizar a partir de centros maiores. Muita coisa vai ficar de fora, mas não tem jeito: isso acontece com qualquer lugar sobre o qual tenhamos muita informação.

Teea
TeeaPermalinkResponder

Que inveja boa... eu ia viajar ao México, à Península Yucatán, em maio passado, mas acabei cancelando a viagem na última hora por causa dessa "nova gripe" que apareceu naquela época mesmo.
Um dia ainda quero ver aquele mar azul turquesa...

beijos,
Teea

Rogéria
RogériaPermalinkResponder

Esse era meu o ano do México até aparecerem uns porquinhos pra estragar os planos... Mas os mariachis começam a gritar "arriba" na minha cabeça cada vez que vejo esses posts, essas fotos.

Depois disso tudo não tem jeito: meu próximo destino TEM que ser o México. E se eu não voltar é poque a mocinha da foto pediu demissão e eu fiquei com a vaga.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Oi Ricardo, tudo bem?

Bem, descobri seu blog há umas duas semanas em andanças pela internet buscando opções para lua de mel agora em setembro. Fiquei morrendo de inveja desse seu passeio pelo Caribe, mas com medo dos furacões. Sabe me dizer se é possível ir para lá por agora, sem perigo de furacões? eek)

Obrigadíssima e parabéns por todo seu acervo!

Ricardo Freire

Caribe sem furacões o ano inteiro: Curaçao, Aruba, Los Roques (sul do Caribe).

É bom ir antes de outubro, quando começa uma época levemente chuvosa por esses lados.

Caribe inteiro sem furacões: de dezembro a julho.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Ok! Muito obrigada!

FláviaHC
FláviaHCPermalinkResponder

Lindo! Lindo!!
O emprego da moça me parece muito concorrido!
Fico com o seu emprego mesmo, Riq!
Abç

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Olá, estava em dúvida sobre meu destino de lua-de-mel, em fevereiro de 2010, mas agora estou decidida!! rsrs A Riviera Maia é linda, especialmente Tulum e Playa... Qual a melhor forma de organizar esta viagem? Por meio de agências de viagens (quais? alguém tem indicações??)ou por comta própria? Alguém tem dicas?? Obrigada!

Ricardo Freire

Pacotes prontos valem a pena para Cancún e para os maiores resorts da Riviera Maya. Talvez também para os hotéis grandões de Playa, como o Porto Real e o Royal.

Para hotéis menores em Playa e Tulum, faça por um agente de viagem ou por conta própria.

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Obrigada Ricardo!

Estou super animada smile Depois conto aqui como foi!

Marcia Rocha
Marcia RochaPermalinkResponder

Eu, meu marido e minha filha de 16 anos estamos montando uma viagem ao México para o início de janeiro de 2010.
Pensamos em fazer:
- Cidade do México - 2 noites (para fazer o passeio a Teotihuacán);
- Mérida – 2 noites (para fazer os passeios a Uxmal e Chichen-Itzá);
- Cancún – 2 noites;
- Cozumel – 3 noites; e
- Tulúm – 3 noites.
Iremos de avião da Cidade do México a Mérida.
De Mérida a Cancún, aproveitaremos uma excursão que passa por Chichen-Itzá.
É fácil conseguir um táxi para fazer o traslado de Cancún a Playa Del Carmen (onde pegaremos o ferry para Cozumel)?
No ferry poderemos levar nossa bagagem sem problemas?
De Playa Del Carmen a Tulúm conseguiremos ir de táxi com tranqüilidade?
É fácil conseguir transporte de Tulúm ao aeroporto de Cancun para a volta ao Brasil? Será tranquilo sair de Tulúm direto para o aeroporto?
Já peguei as dicas do Ricardo Freire quanto aos hotéis de Tulúm.
Para os outros lugares, poderiam me dar alguma dica?
Grata.

Marcia

Ricardo Freire

De Cancún a Playa del Carmen você pode pegar ônibus na rodoviária central ou no aeroporto. Há saídas freqüentes, nem precisa ser de táxi.

Nunca peguei o ferry de Cozumel, mas ele deve ser como os de Isla Mujeres, que têm área sentada coberta e refrigerada. Muita gente chega de ferry, não vejo por que não seria possível levar malas.

De Playa del Carmen a Tulum há microônibus com saídas freqüentes também -- mas o ônibus pára na cidade, que fica a 5 km dos hotéis de praia.

Você pode combinar os transfers para/de Tulum com empresas como a Tucan Kin http://www.tucankin.com/ . Peça para o seu hotel em Tulum organizar esses traslados.

No seu primeiro dia de Cidade do México não deixe de ir ao Museu Nacional de Antropologia. Ele será fundamental para entender os sítios arqueológicos.

Eu ficaria um dia a mais no DF para ir a Coyoacán, onde está o museu Frida Kahlo, passando no caminho pela casa-estúdio de Diego Rivera. Tiraria um dia em Mérida, que usaria apenas como base para um bate-volta a Chichén. (Uxmal depois de Teotihuacán e Chichén vai ser meio repetitivo -- a não ser que você seja muito enfronhada nesses assuntos)

Não sei se você vai conseguir essa carona numa excursão de Mérida a Cancún, ainda por cima levando malas. Talvez seja mais seguro fazer bate-volta e no dia seguinte pegar o ADO a Cancún. Você pode também usar Valladollid para esse pernoite (é mais próxima de Chichén).

Você pode ver horários de ônibus no sul do México no site http://www.ticketbus.com.mx .

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Ricardo,

Muito obrigada pelas preciosas dicas.

Marcia

Jorge Bernardes

Essa viagem que o JB sugere dá para fazer em janeiro? Eu preciso conhecer o México!!! Mas adoraria conhecer algo colonial também... alguma sugestão?

Ricardo Freire

No Yucatán mesmo você pode desviar a Mérida e Valladollid (que estão próximas a Chichén Itzá). Se estender a viagem até Palenque, pode passar por Campeche e subir a San Cristóbal de las Casas.

Jorge Bernardes

Legal. Obrigado.

Paulo Pereira
Paulo PereiraPermalinkResponder

Estou planejando ir ao México em janeiro próximo e, além da parte cultural, pretendo aproveitar as praias em Cancún e Riviera Maya. Nessa época do ano as temperaturas são propícias para aproveitar as praias ou não?
Haveria alguma alternativa melhor no Caribe em janeiro?
Obrigado desde já.

Ricardo Freire

O Caribe todo é ótimo em janeiro. As temperaturas são agradáveis (não muito quente), e água é bem menos fria do que no Rio ou em Santa Catarina. É alta temporada em toda a região.

Paulo Pereira
Paulo PereiraPermalinkResponder

Obrigado Ricardo.

Teresa e Sergio Lima

Riq, saudades.
todo ano ficamos ansiosos para achar um lugar bonito, calmo e feliz para passar o reveillon. Dá para entender? Feliz mas não muvucado - e bonito, para deixar a alma cheia de boas recordações.
Em Vila Angostura, perto de Bariloche, conseguimos isso uma vez.
E agora lí sobre Tulum...Se tivesse que escolher um hotel charmoso, qual seria? Em uma semana dá para descansar e ter uma boa idéia do lugar?
Beijo carinhoso,
Teresa e Sergio Lima

Ricardo Freire

Eu iria nesse Zulum. O lugar é pra descansar e curtir praia; no máximo, mergulhar (no mar ou em cenotes, cavernas subterrâneas, coisa que eu acho que vocês tão fora, hehe).

Vocês podem dormir uma noite em Valladolid ou Mérida para visitar Chichén Itzá.

Ou se contentar com as ruínas locais e as de Cobá, que ficam a 50 km.

Dani Willig
Dani WilligPermalinkResponder

Riq, Feliz 2010!

Parabém pelo site, ficou animaaal!

Finalmente consegui sentar e escrever sobre a nossa viagem deliciosa para Tulum e Playa em dezembro passado. Coloquei no meu flickr o texto com as fotinhos, aqui esta o link http://www.flickr.com/photos/dani/sets/72157622949951791/.
beijos
Dani

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Ricardo

Eu e meu marido estamos com passagens compradas para o México. Pensamos no seguinte roteiro:

3 dias inteiros na cidade do México (com Teotihuacán). Vamos embora de ônibus noturno para Oaxaca. Lá são 3 dias inteiros.
De lá, mais um ónibus noturno para San Cristobal de las casas, onde ficaremos 2 dias. Outro ônibus noturno para Palenque, e temos 1 dia para conhecer as ruínas.
Saímos a noite novamente e vamos direto pra Playa del Carmem. Nos sobram 5 dias inteiros para aproveitar a Riviera Maia.
E vamos deixar para fazer um bate-volta para Chichen Itza em um desses dias.

Os ônibus serão sempre os da ADO.

Queremos saber o que vc acha desse roteiro e também pedimos dicas de hospedagem na Riviera Maia.

Obrigada!

Ale

Ricardo Freire

Tá bacana o roteiro, Alessandra. Só acho que depois de Palenque vocês não vão precisar ir pra Chichén, não.

Os posts de Tulum e de Playa têm recomendações de hotéis.

Cláudia
CláudiaPermalinkResponder

Oi, Ricardo!
Eu e meu marido adoramos tuas dicas.
Chegaremos no dia 6 à Cidade do México e sairemos dela de volta para o Brasil dia 15. São só 8 dias livres. Não temos roteiro nem hotel, pasme! (Não tivemos tempo de ver isso antes).
Qual o melhor meio de transporte saindo da Cidade do México? E para voltar a ela?
Quanto tempo devemos ficar em cada lugar?
Desejo conhecer o Museu de Antropologia, a Catedral e o Museu da Frida Kahlo (na Cidade do México),Teotihuacán, ficar na Playa de Carmen, ver Chichen Itza, Tulum, Cancun, Cozumel e alguma cidade do interior, se der.
Gracias!

Ricardo Freire

Da Cidade do México a Cancún são 25 horas de ônibus. Tem que ir de avião.

Vocês vão precisar de no mínimo 3 dias para fazer a Cidade do México.

Em 5 dias na Riviera Maia se você quiser fazer tudo isso que pretende não vai ficar parada um minuto sequer.

Se quer ficar em Playa, tire Cancún e Cozumel do programa. Vá um dia a Chichén e outro a Tulum. Curta a praia.

De pernas para o ar em Playa « Filigrana

[...] pelos posts do querido guru Riq em setembro – obrigadaaaa guruuuu - sobre essa pérola que  nos revelou como um presente, [...]

Caminhar em Tulum faz bem à alma « Filigrana

[...] que vi o post do Riq sobre Tulum, as imagens não me sairam da cabeça, achei que era o  “bicho”.   Queria pisar [...]

Aline
AlinePermalinkResponder

Eu fui para Cancun, aluguei um carro e recomendo: a estrada é ótima e mto bem sinalizada. Não tem como se perder, as 2 horinhas compensam o visual e a energia maravilhosa do lugar!!! É maravilhoso!!!!

Igor
IgorPermalinkResponder

Oi Riq,

Em 2007 você foi a salvação na minha primeira viagem à Europa e deu tudo muito certo com Paris, Bruges, Roma, Veneza e Provence!

Agora vamos à viagem de 2010: México! smile Você pode nos salvar mais uma vez? Tem só uma "pequena" diferença: agora viajaremos eu, minha esposa e Beatriz, nossa filhota de 1 ano e meio! Eu e minha esposa somos do time do Giramundo: acreditamos que é bem possível e gostoso viajar com criança, bastando respeitar seus horários e limites...

Por causa da Beatriz, queremos montar base em apenas dois lugares: Cidade do México e Playa del Carmen, para fazer apenas um traslado grande com as malas. Deixamos guardados 20 dias para essa viagem, mas pelo que li até agora uns 5 dias na Cidade do México e arredores (Teotihuacán, Basílica de Guadalupe, etc.), mais outros 5 em Playa e arredores (Chichen Itza, Cozumel, Tulum, Cancún, Valladollid, Cobá, Xel-Ha, etc.) me pareceram suficientes... Ou estou simplificando muito as coisas?

Pelo seu comentário para a Cláudia, você indica ir de Cidade do México para Playa, chegando por Cancún, de avião. Que cia barata você sugere? E para se locomover de Playa nos arredores, indica alugar um carro por lá? Aonde indica alugar? Alguns hotéis do centrinho de Playa que você indicou não é children-friendly, seria melhor ficar em um dos hotéis maiores mais afastado do centro? O problema é que, pelos seus posts, me pareceu que o charme de Playa é justamente ficar ali no centrinho...

E hotel bem localizado e com preço razoável na Cidade do México, tem algum na manga?

Como ninguém é de ferro, pretendemos aproveitar o grande deslocamento e ficar em Miami por uns dias para umas comprinhas... E aí fica a dúvida: é melhor ir para lá antes do México, para depois terminar a viagem em Playa para descansar? Ou ir depois do México, para ficar mais fácil de transportar toda a tralha comprada por lá? Qual seria a opção mais barata? Ou será que no México a gente encontra produtos com os preços parecidos com o dos americanos? Queria tanto rifar essa perninha em Miami...

Grande abraço e obrigado, mais uma vez, por ser nosso comandante!

Ricardo Freire

Compre a passagem com agente de viagem, ele acha a tarifa que rentabiliza o itinerário com Cidade do México, Cancún e Miami.

Se você vai fazer compras, claro que tem terminar em Miami.

Há resorts em Playacar, a cinco minutos de carro de Playa.

Na Cidade do México tente ficar aqui http://theredtreehouse.com/

Em Playa alugue um carro. Se você achar os preços altos (consulte em http://www.expedia.com ou http://www.kayak.com ), deixe para fazer shopping in loco, ao chegar.

Igor
IgorPermalinkResponder

Valeu Riq!

Assim que tiver com tudo decidido venho contar aqui como ficou. Ah, e claro, contar depois do retorno como tudo saiu, né? smile

Até mais!

João Barcelos

Igor,
Se você quer ir pra Cancun passando por Miami, uma boa opção é a american airlines. Você compra um ticket Rio-Cancun, pede escala em Miami (os voos internacionais passam pelos estados unidos) e tem direito a uma parada grátis. Eu devo fazer isso no fim do ano, mas fiz com milhas.
E concordo com o Ricardo, Miami = comprar = ultima escala!
abs!

Lia
LiaPermalinkResponder

Bom dia!!
Essas dicas são ótimas e fazem toda a diferença pra quem vai viajar e ainda não conhece o destino!!!
Em novembro vou para Tulum de lua de mel!!!
Vi que seus comentários não são muito a favor de Merida... mas meu namorado quer ir a Chichen Itza e eu gostaria de ir a Uxmal, por isso pensamos em Merida, que está no meio do caminho entre os dois. Tem alguma outra sugestão?
Se não, qual hotel recomendaria em Merida?
Teremos 15 dias. Pensei em ficar uns 3 em Playa del Carmen e uns 8 dias em Tulum, pois adorei o que vi e li!
Queríamos fazer o nado com golfinhos, royal swimm, mas não achei muitas informações do local onde isso acontece...
Você acha que Isla Mujeres é bem parecido com Cozumel, então perderíamos tempo indo aos dois destinos?
Obrigada! Abraços,
Lia

Ricardo Freire

Não tem comentário meu falando mal de Mérida não. É uma boa base para ir a Chichén e Uxmal. Valladolid é mais perto de Chichén, mas Mérida é mais perto de Uxmal.

Hotéis em Mérida:
http://www.tripadvisor.com/Hotels-g150811-Merida_Municipality_of_Merida_Yucatan_Peninsula-Hotels.html
http://www.frommers.com/destinations/meridamexico/40_indacc.html

Nadar com golfinhos:
http://www.dolphindiscovery.com/
http://www.xcaret.com/Water_activities/Swim_Dolphins.html
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/fotoblog-um-dia-em-xcaret/

Não conheço Cozumel. Leia sobre Cozumel no blog do Marcio nel Cimatti.
http://www.ajanelalaranja.com/search/label/cozumel

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Lia, Cozumel é um destino acima de tudo para mergulho. Dá pra ficar em resort e curtir a ilha, culinária, algumas ruínas, etc., mas se vc é fã de mergulho, snorkel e afins, Cozumel faz muito mais sentido q Isla Mujeres. Agora, se o negócio é Praia com P maiúsculo, eu não perderia a chance de ir a ambos. grin

Rafaela
RafaelaPermalinkResponder

Olá Ricardo, sou nova aqui e gostaria de um conselho...estava pensando em ir para Playa del Carmen e outubro, pegando o feriado de 12 de outubro, mas não sei bem se a época é boa em relação ao tempo, pois vi que é uma época de chuvas....o q vc acha?
Bjs

Rafaela
RafaelaPermalinkResponder

Obrigado Ricardo...acho que vou pesquisar outro lugar....pois não to afim de arriscar ficar lá com chuva...rsrsrs
O tem alguma sugestão? Algo que seja um pouco parecido com isso?
bjs

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Ola Ricardo, tudo bem?

Estou indo p Cancun dia 27/12, voltando dia 03/01...estou querendo fazer os passeios p Tulum com Xel-Ha, e Chicén Itzá, ir p cozumel tb.
Pensei em ficar em Playa do dia 27 à 29, para fazer os passeios c um carro alugado desde o aeroporto. So teria msm, dois dias p faze-los. Sera q vale a pena ir para Tulum e Chicén Itzá...sao sitios parecidos? Qual e melhor...Xel-ha ou Xcaret? Tenho a opçao, de contratar os passeios em cancun tb, c tranporte de la, aproveitaria os dias p ficar em playa. Cancun seria no esquema de bate-volta. Acho q meu roteiro esta confuso, sera q deveria ficar mais tempo em playa p fazer os passeios...e o resto aproveitar o reveillon em cancun?
Os hoteis: em playa: Illusion Boutuque Hotel e Cancun: Hyatt. Conhece esse hotel de playa?
Desculpa por tantas perguntas.
Um abraço.

Ricardo Freire

A vida é assim, Mariana. A gente precisa escolher. Mesmo com sete dias não vai dar pra fazer tudo.

Playa é mais bem situada para os passeios do que Cancún e tem vida noturna própria.

Só fui a Xcaret, não sei comparar com Xel-Há.

Chichén é mais importante que Tulum. Tulum é mais original porque está à beira do mar.

Cozumel é para mergulhar.

https://www.viajenaviagem.com/category/cancun

https://www.viajenaviagem.com/category/playa-del-carmen

http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g150812-d530526-Reviews-Illusion_Boutique_Hotel-Playa_del_Carmen_Yucatan_Peninsula.html

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Quiz dizer...cozumel seria bate-volta

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar