Como muitos de vocês devem saber, a Venezuela vive sob um regime cambial todo próprio. A cotação oficial de sua moeda, o bolívar fuerte, é de 2,15 por US$ 1.
Na vida real, porém, US$ 1 vale 5,75 bolívares fuertes (chegou a valer 7 bolívares fuertes em agosto).
Publicar a cotação do paralelo é proibido; o máximo que você consegue é consultar em páginas da internet que pesquisam mas não armazenam o dado, como esta aqui.
A diferença abissal de cotações faz com que o turista que não troque seus dólares no paralelo pague tudo muitíssimo mais caro do que custa. O "certo" a fazer é se virar como todos: pedir os preços em bolívares e trocar seus dólares no câmbio negro.
Quando eu fui, em 2003, a diferença era bem menor ("apenas" 50%) e eu já tinha pago tudo em dólar mesmo, por cartão de crédito; então não tenho nenhuma dica pessoal para dar.
A Mariana deixou um comentário num outro post querendo saber se ela pagasse a pousada por PayPal pegaria a cotação oficial ou paralela. Pela lógica, como envolve cartão de crédito e transações interbancárias, eu acredito que seria a cotação oficial. Mas se alguém já tiver passado por isso na prática e puder contar o que rolou...
Aproveitando: se você esteve recentemente em Los Roques, por favor conte pra gente como foi trocar 1) negociar o pagamento com a pousada e 2) trocar os seus dólares. Foi no aeroporto de Caracas? Foi em Los Roques? Você conversou sobre o assunto abertamente por email com a pousada, ou o assunto foi tratado em linguagem cifrada?
Conta pra gente!
Leia também:
97 comentários