Espia só: o Método Big Brother de decidir viagens

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Piazza San Marco, Veneza

Provavelmente você não compartilhe da minha admiração (obsessão, vício) pelo Big Brother. Mas isso não é empecilho para aproveitar o meu recém-inventado Método Big Brother de Decisão de seu Próximo Destino de Viagem – doravamente abreviado como Big Brother para Viagem, ou BBV.

Garanto que ainda não se inventou modo mais divertido e eficiente de escolher entre os inúmeros destinos que povoam a sua lista de lugares para visitar (e mais alguns que você nem tinha listado ainda).

Só tem uma pegadinha: não dá para fazer de última hora. Assim como BBB, o BBV precisa de alguns meses para desenrolar a contento. A melhor época para começar é num momento mais calmo do ano – mais ou menos como faz a TV.

Funciona assim:

1) Selecione o elenco
Pegue aquelas seis ou oito viagens que você acalenta há tempos (pode ter umas que você quer repetir, também). Misture destinos nacionais com estrangeiros, e não se preocupe com a época do ano em que devem ser feitas; nessa fase, vale tudo. Mas não fique só com as viagens que você já tinha na cabeça. Para deixar a coisa mais interessante, complete o grupo com quatro ou seis viagens pescadas por aí. Um ou dois destinos da moda (e que você não estava seriamente considerando), uma ou duas viagens que conhecidos tenham feito recentemente, e, para fechar a porteira do seu BBV, dois destinos que você vai selecionar das revistas de viagem do mês.

Praia do Riacho, São Miguel dos Milagres
2) Faça uma ficha para cada participante
Você vai precisar dela para não se perder no jogo.

3) Consuma informações aleatórias
A exemplo do BBB, o BBV funciona em rodadas. Na TV a periodicidade é fixa, mas na sua vida quem manda é você, então cada rodada pode durar o tempo que você bem entender. O importante é que, a cada rodada, você tenha algum contato com todos os participantes. Você naturalmente vai acabar registrando tudo o que aparecer sobre os destinos – não só informações de viagem, como também o que sair no noticiário geral. Procure dar pelo menos uma googlada sobre cada destino, e dê incertas em livrarias com bom acervo de guias de viagem para dar aquela... espiadinha.

4) Edite o seu material
Anote nas fichas de cada participante os pontos negativos e positivos que você for encontrando. Elas vão funcionar como clipes editados do material bruto que caiu na sua mão.

Monte Albán, Oaxaca
5) Faça a prova do líder
Examine as fichas dos participantes. Veja, de todas as informações relevantes que você registrou na última rodada, qual foi a mais surpreendente e positiva. Pode ser um hotel bacana cujo site impressionou você (e que você viu que cabe no seu bolso). Ou um programa sobre o lugar que você viu por acaso na TV a cabo e mostrou coisas que você não imaginava. Um vôo mais fácil ou mais barato para lá. Vale tudo: mas é preciso usar de isenção. (Você vai ter chance de usar a emoção mais aidante). Identificou a informação mais surpreendente e positiva da rodada? Pois este é o destino líder da vez. Como prêmio, o destino-líder ganha a imunidade: não pode ser eliminado nesta rodada.

6) Forme o paredão
De todas as informações relevantes que você registrou na última rodada, qual foi a mais decepcionante e negativa? Houve algum atentado terrorista em algum dos concorrentes? Você descobriu que chove um pouco todo dia em outro? Uma amiga voltou de algum dos lugares falando mal da comida? Você leu uma matéria meio chata numa revista velha da sala de espera do dentista? O destino que for o local do fato mais desabonador da rodada será o primeiro integrante do paredão. (De novo: seja imparcial, senão não tem graça.)

O segundo participante do paredão pode ser indicado pelo motivo que você bem entender. Pode ser o destino com o qual você simpatize menos, ou o próximo em ordem alfabética, ou o que sair de um uni-duni-tê.

Uma vez estabelecido o paredão da rodada, dê um tempo. Faça uma pesquisinha extra sobre os dois. Amadureça sua decisão. Leve em consideração coisas como a melhor época do ano para viajar para cada um dos lugares (é essa a época em que você pode viajar?), e quanto você gastaria em cada uma das viagens. Só então decida.

Ópera de Arame, Curitiba
7) Proceda à eliminação
A cada rodada, um dos dois participantes do paredão será eliminado do seu BBV. Ele está fora da suas próximas férias. Mas nada impede que se inscreva de novo na próxima temporada.

8) A continuação
O jogo é zerado a cada rodada. O que vale para determinar o destino-líder e o primeiro indicado ao paredão são as novas informações que vão sair da pesquisa dessa rodada específica. Leve em conta as inforamações coletadas nas rodadas anteriores apenas na hora de decidir o eliminado da vez.

Nova York
9) O vencedor
O destino que se sagrar campeão depois dessa maratona de pesquisas e comparações certamente vai ser o mais indicado para o seu momento de vida, para a a época da sua viagem e para o seu bolso.

10) Jogando a dois
Para dar certo a dois, o BBV precisa ser montado com um elenco aprovado em consenso. Não dá para pôr lugares onde um dos viajantes se recuse a pôr os pés. O jogo fica mais divertido se, a cada rodada, as duas metades da dupla tiverem papéis distintos. Uma metade define o líder. A outra metade indica os dois destinos para o paredão. E quem definiu o líder decide também o eliminado da vez.

Bora jogar?

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


24 comentários

Ju Afonso
Ju AfonsoPermalinkResponder

Hahahaha! Não sou viciada em BBB, mas gosto e já assisti a maioria das edições (mesmo que tenha parado de ver algumas na metade do jogo) e a cada etapa do BBV eu ria em perceber como é assim mesmo qe acontece na TV.

Aliás, a técnica é ótima e deve funcionar direitinho. Gasta-se um tempo e, as vezes, com tanta pesquisa, perde-se um pouco da graça de visitar o lugar (pois se ele ficou ate o final, vc já vai saber tudo sobre ele). Mas na dúvida vou usá-lo! E dou o resultado aqui! Hehehe

Abraços!

Dri
DriPermalinkResponder

ADOREI a tática... Vou tentar por em prática da próxima vez. Por enquanto, já tenho mais viagens sendo pagas (a serem feitas) do que é saudável...

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Vou direto pra praia da fotinho da seleção do elenco , prá não complicar grin

Lucio
LucioPermalinkResponder

Riq,
É mais civilizado que o método que usava quando estudante duro (desculpe o pleonasmo): Roletrando na Rodoviária!
Ia pra Rodô do Tietê e escolhia um destino bate-e-volta (pra não pagar hotel...) e ai....
Conheci Artur Nogueira, Registro e etc...
era divertido pra um durango.....

Bárbara
BárbaraPermalinkResponder

Perfeito!

Uma boa ideia para um mergulho no local a ser visitado antes do encontro sensorial. Gosto de ter muitas informações sobre o destino da viagem antes que ela aconteça, faz com que eu me sinta mais íntima do lugar.

Denise Mustafa

rsrsrsrs só vc mesmo, Riq!
adorei! e eu gosto do BBB. perdi o do ano passado, então esse vem com força total!

Manu
ManuPermalinkResponder

Ahahahaha, só vc!!

Adorei!! Como estão longe e não tenho acesso ao BBB, acho que o BBV vai ser o jogo da vez!

JR Viajando
JR ViajandoPermalinkResponder

Muito bom!
Uma forma divertida e brilhante de incentivar as pessoas a pesquisar muito sobre o próximo destino, o que considero essencial!
Já passei o link pra todo mundo!

Camilla
CamillaPermalinkResponder

eu achei sensacional a idéia desde a primeira vez que tinha lido!! ri muito e fiquei imaginando vc Riq, como vc deve ser uma pessoa divertida smile
gostei um monte e acho que vou fazer um só pra ter meu próprio Big Brother - nem que seja de viagens!!

Tiago
TiagoPermalinkResponder

nossa eu não queria gostar de big brother, mas eh batata: assisto todos do começo ao fim! saco!
mas enfim Riq, tem uns motivos ali na hora de formar o paredão, tipo a amiga que falou mal da comida ou a matéria chata da revista, que podem até pesar a favor do destino!

Bia
BiaPermalinkResponder

Wow! Eu, como todo mundo eu acho, já curto muito o processo de espera, seleção e antecipação de uma viagem. Mas minhas táticas são bem papai-mamãe. Você elevou esse processo a um patamar artístico!

Mas fala aí: Você já brincou MESMO disso?

Bia
BiaPermalinkResponder

Ah, sorry, acabo de ler de novo e vi que você disse recém-inventado.

Então conta pra gente da obsessão com o Big Brother!

Ricardo Freire

Tinha sido recém-inventado na época em que escrevi o post original, há um ano.

Não, não, ainda não pude brincar disso... tenho que levar outros fatores em conta para decidir as viagens!

Carol Garcia
Carol GarciaPermalinkResponder

Adorei Riq!
Até porque tô numas de já pensar no próximo destino antes de decidir qdo saio de férias.... viciei.kkkk
bjocas

Cynthia
CynthiaPermalinkResponder

Adorei tb!!

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Eu gostava do BBB, mas depois da vitória do poço de arrogância na edição passada fiquei com os pés atrás, felizmente com o BBV parece muito difícil se decepcionar.

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Interessantíssimo enfoque da questão: viajar sem dúvidas...

Deiatatu
DeiatatuPermalinkResponder

Vou adotar este método na próxima viagem. Candidato é q nao falta smile

Val
ValPermalinkResponder

opa...alguma surpresa nos espera no BBB 11???

Cinthia Rangel

Muito legal! Adorei!

Letícia
LetíciaPermalinkResponder

Riq, amei essa tecnica e ja vou começar a adota-la, minha listinha esta pronta!!!! rs

Manddy
ManddyPermalinkResponder

Apesar de não suportar o BBB, adoreiii esse seu jogo!!
Eu adoro a parte de escolher um lugar, pesquisar infos sobre ele e principalmente: fazer roteiros! Como adoro fazer roteiros - lógico que empatado com a viagem em si! rs
Agora, vou tornar mais divertida a minha escolha de destino com o BBV! ;D
Bjinhos,
Manddy - http://tourdubaiguide.blogspot.com

Eliana Souza
Eliana SouzaPermalinkResponder

Mas q idéia mais original!! É isso mesmo, colocar os destinos sonhados no paredão vai ajudar a descartar o q não interessa e a chegar no mais redondinho.

Até onde uma Blogagem Coletiva pode me levar? « Área de Jogos da Adri

[...] tem todos os que também quero rever, mas a listinha é o primeiro passo para por em prática o Método Big Brother de Decidir Viagens, [...]

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar