Espia só: o Método Big Brother de decidir viagens

Piazza San Marco, Veneza

Provavelmente você não compartilhe da minha admiração (obsessão, vício) pelo Big Brother. Mas isso não é empecilho para aproveitar o meu recém-inventado Método Big Brother de Decisão de seu Próximo Destino de Viagem – doravamente abreviado como Big Brother para Viagem, ou BBV.

Garanto que ainda não se inventou modo mais divertido e eficiente de escolher entre os inúmeros destinos que povoam a sua lista de lugares para visitar (e mais alguns que você nem tinha listado ainda).

Só tem uma pegadinha: não dá para fazer de última hora. Assim como BBB, o BBV precisa de alguns meses para desenrolar a contento. A melhor época para começar é num momento mais calmo do ano – mais ou menos como faz a TV.

Funciona assim:

1) Selecione o elenco
Pegue aquelas seis ou oito viagens que você acalenta há tempos (pode ter umas que você quer repetir, também). Misture destinos nacionais com estrangeiros, e não se preocupe com a época do ano em que devem ser feitas; nessa fase, vale tudo. Mas não fique só com as viagens que você já tinha na cabeça. Para deixar a coisa mais interessante, complete o grupo com quatro ou seis viagens pescadas por aí. Um ou dois destinos da moda (e que você não estava seriamente considerando), uma ou duas viagens que conhecidos tenham feito recentemente, e, para fechar a porteira do seu BBV, dois destinos que você vai selecionar das revistas de viagem do mês.

Praia do Riacho, São Miguel dos Milagres
2) Faça uma ficha para cada participante
Você vai precisar dela para não se perder no jogo.

3) Consuma informações aleatórias
A exemplo do BBB, o BBV funciona em rodadas. Na TV a periodicidade é fixa, mas na sua vida quem manda é você, então cada rodada pode durar o tempo que você bem entender. O importante é que, a cada rodada, você tenha algum contato com todos os participantes. Você naturalmente vai acabar registrando tudo o que aparecer sobre os destinos – não só informações de viagem, como também o que sair no noticiário geral. Procure dar pelo menos uma googlada sobre cada destino, e dê incertas em livrarias com bom acervo de guias de viagem para dar aquela… espiadinha.

4) Edite o seu material
Anote nas fichas de cada participante os pontos negativos e positivos que você for encontrando. Elas vão funcionar como clipes editados do material bruto que caiu na sua mão.

Monte Albán, Oaxaca
5) Faça a prova do líder
Examine as fichas dos participantes. Veja, de todas as informações relevantes que você registrou na última rodada, qual foi a mais surpreendente e positiva. Pode ser um hotel bacana cujo site impressionou você (e que você viu que cabe no seu bolso). Ou um programa sobre o lugar que você viu por acaso na TV a cabo e mostrou coisas que você não imaginava. Um vôo mais fácil ou mais barato para lá. Vale tudo: mas é preciso usar de isenção. (Você vai ter chance de usar a emoção mais aidante). Identificou a informação mais surpreendente e positiva da rodada? Pois este é o destino líder da vez. Como prêmio, o destino-líder ganha a imunidade: não pode ser eliminado nesta rodada.

6) Forme o paredão
De todas as informações relevantes que você registrou na última rodada, qual foi a mais decepcionante e negativa? Houve algum atentado terrorista em algum dos concorrentes? Você descobriu que chove um pouco todo dia em outro? Uma amiga voltou de algum dos lugares falando mal da comida? Você leu uma matéria meio chata numa revista velha da sala de espera do dentista? O destino que for o local do fato mais desabonador da rodada será o primeiro integrante do paredão. (De novo: seja imparcial, senão não tem graça.)

O segundo participante do paredão pode ser indicado pelo motivo que você bem entender. Pode ser o destino com o qual você simpatize menos, ou o próximo em ordem alfabética, ou o que sair de um uni-duni-tê.

Uma vez estabelecido o paredão da rodada, dê um tempo. Faça uma pesquisinha extra sobre os dois. Amadureça sua decisão. Leve em consideração coisas como a melhor época do ano para viajar para cada um dos lugares (é essa a época em que você pode viajar?), e quanto você gastaria em cada uma das viagens. Só então decida.

Ópera de Arame, Curitiba
7) Proceda à eliminação
A cada rodada, um dos dois participantes do paredão será eliminado do seu BBV. Ele está fora da suas próximas férias. Mas nada impede que se inscreva de novo na próxima temporada.

8) A continuação
O jogo é zerado a cada rodada. O que vale para determinar o destino-líder e o primeiro indicado ao paredão são as novas informações que vão sair da pesquisa dessa rodada específica. Leve em conta as inforamações coletadas nas rodadas anteriores apenas na hora de decidir o eliminado da vez.

Nova York
9) O vencedor
O destino que se sagrar campeão depois dessa maratona de pesquisas e comparações certamente vai ser o mais indicado para o seu momento de vida, para a a época da sua viagem e para o seu bolso.

10) Jogando a dois
Para dar certo a dois, o BBV precisa ser montado com um elenco aprovado em consenso. Não dá para pôr lugares onde um dos viajantes se recuse a pôr os pés. O jogo fica mais divertido se, a cada rodada, as duas metades da dupla tiverem papéis distintos. Uma metade define o líder. A outra metade indica os dois destinos para o paredão. E quem definiu o líder decide também o eliminado da vez.

Bora jogar?

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


24 comentários

Mas q idéia mais original!! É isso mesmo, colocar os destinos sonhados no paredão vai ajudar a descartar o q não interessa e a chegar no mais redondinho.

Apesar de não suportar o BBB, adoreiii esse seu jogo!!
Eu adoro a parte de escolher um lugar, pesquisar infos sobre ele e principalmente: fazer roteiros! Como adoro fazer roteiros – lógico que empatado com a viagem em si! rs
Agora, vou tornar mais divertida a minha escolha de destino com o BBV! ;D
Bjinhos,
Manddy – http://tourdubaiguide.blogspot.com

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.