Noronha em janeiro: primeiras impressões

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Praia do Leão, Fernando de Noronha

É a primeira vez que eu venho a Noronha no verãozão, que é a época do swell no Mar de Dentro e de calmaria no Mar de Fora. Ontem, depois de passar a manhã inteira no computador, brigando com a conexão à internet, saí para uma primeira voltinha para ver a cara das praias na estação.

O Leão (nas fotos do alto e abaixo) tava bem mais calminho do que o habitual. Mas já me mandaram voltar na maré baixa (tô indo já) para ver o mar piscininha.

[caption id="attachment_8461" align="aligncenter" width="570" caption="Praia do Leão, Fernando de Noronha"]Praia do Leão, Fernando de Noronha[/caption]

Já o Sueste não me pareceu com uma cor muito norônhica, não.

[caption id="attachment_8463" align="aligncenter" width="570" caption="Praia do Sueste, Noronha"]Praia do Sueste, Noronha[/caption]

Algumas ondas na Cacimba do Padre...

Praia da Cacimba do Padre, Noronha

[caption id="attachment_8465" align="aligncenter" width="570" caption="Praia da Cacimba do Padre, Noronha"]Praia da Cacimba do Padre, Noronha[/caption]

... e um manto de espuma branca no Sancho, o soberano das praias brasileiras.

[caption id="attachment_8462" align="aligncenter" width="570" caption="Praia do Sancho, Noronha"]Praia do Sancho, Noronha[/caption]

A Baía dos Porcos não estava tão cristalina, mas continuava linda.

Baía dos Porcos, Fernando de Noronha
E de quebra um pôr-do-solzinho visto do forte do Boldró.

Pôr-do-sol visto do Forte do Boldró, Noronha

(Porque você sabe: mais brega do que fotografar pôr-do-sol é não fotografar.)

104 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Thiago
ThiagoPermalink

Beleza, beleza, beleza ... só isso que penso quando vejo fotos de noronha ... irei em junho (rsss, você no veraozão e eu no "invernozão") ... Riq, aproveite pra fazer uma atualização das pousadas legais daí ... ainda naun decidi onde me hospedar e você outro dia falou da beijupirá, mas no site deles não tem fotos "esclarecedoras" ...

Arthur | Agora Vai
Arthur | Agora VaiPermalink

Pôr-do-sol é fundamental. Tenho dito.

Cristina
CristinaPermalink

Eu sou brega assumida, Riq! Coleciono fotos de pôr do sol. O último me deixou com um rombo no joelho - Mikonos, Grécia, na ânsia de passar na frente do grupo da excurarghsão.

Priscila (Inquietos)
Priscila (Inquietos)Permalink

O casal aqui é brega assumido.

Arthur | Agora Vai
Arthur | Agora VaiPermalink

Aproveitando o propício lugar onde se desenrola o post: máscara de mergulho com câmera embutida que grava vídeos subaquáticos FullHD. Acho que a Meilin vai adorar...
http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u677753.shtml

Carmen
CarmenPermalink

Meu Deus!!! por favor, que beleza! que me estou perdendo... boas fotos, boa vista... (e boa câmara)

Hugo
HugoPermalink

Achei estranho essa quantidade de nuvens no céu. Em janeiro era para ser um mês bem seco e sem nebulosidade.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Este verão tá muito esquisito no Nordeste também. Peguei muitos dias de chuva em Alagoas. Anormalíssimo.

Marcelha
MarcelhaPermalink

Lindo Noronha..Un dos lugares que pretendo ir...Olhando as fotos ,nossa me dá uma vontade de ir logo pra lá.
Adoro..estou amando o site .

Beijos

Patricia - Turomaquia
Patricia - TuromaquiaPermalink

EStá na listinha de lugares para ver no Brasil. Vamos ver se poderá ser em grande estilo hehehehe
Beijos e desfruta muito

Paula
PaulaPermalink

Na semana do reveillon fui mergulhar no Leão e tava bem transparente, já no Sueste tinha um pouco de suspensão mas dava pra ver bem as tartarugas, nas outras praias o mar tava bem virado e penei vários dias pois os barcos de mergulho não estavam fazendo saídas por causa das ondas no porto...mas mesmo sem conseguir mergulhar mais a viagem foi ótima, pois Noronha é show!

Cristina L
Cristina LPermalink

Riq, me conta como você tirou aquela foto na Cacimba do Padre que tem o casal... ficou com uma profundidade linda, um efeito que até agora não consegui fazer com a minha Nikon... sad é a lente???

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não teve truque nenhum, não. A lente normal da Canon... foquei no casal, só isso....

Cristina L
Cristina LPermalink

bah, mas ficou com um vizu MUITO legal!

Carolina
CarolinaPermalink

Ricardo, entendo seu blog (agora site, PARABÉNS, FICOU LINDO!) como um espaço informativo e participativo, por isso achei justo divulgar aqui o reveillon mais decepcionante da vida na Beijupirá Carneiros. Vc me dá licença?

ENGODO BEIJUPIRÁ

Sempre ouvi falar muito bem da "rede" Beijupirá e já tive a chance de jantar em Porto de Galinhas (muito bem, verdade seja dita).
Talvez por isso não desconfiei que estaria comprando o pior reveillon da minha vida quando decidi ir à festa do Beijupirá Carneiros.
Ao custo de R$ 250,00 por pessoa com promessa de 3 bandas, fogos, jantar, champanhe e muita alegria, pagamos certos de que estaria impressa na festa a qualidade Beijupirá.
Minha surpresa começou quando cheguamos e descobrimos que iríamos participar da festa do plástico: mesas, cadeiras, copos, pratos e talheres e tudo mais que pudesse ser de plástico, era. Já foi o suficiente para a minha broxada. Tentamos fingir animação até à meia noite quando fomos à praia ver o "show pirotécnico". Uma tristeza... Uma bateria pobríssima de fogos de artifício só fez frustrar a quem inha se dado o trabalho de se mover até a areia.
Foi quando precisei ir ao banheiro. Creiam: eram banheiros químicos sem luz alguma (era preciso ser médium pra acertar o buraco dentro daquela caixa fechada e sem luz) e absolutamente imundos. Muitas munheres urinavam na grama para não ter que entrar naqueles cubíbulos nojentos. Revoltei-me com o descaso principalmente com as idosas e idosos que participavam da "festa". Claro que lavar as mãos também é item dispensável para o pessoal da famosa Beijupirá (não pude evitar de imaginar se este desprendimento com a limpeza de estendia à cozinha).
Não bastando, perto da 1:00, começou a chover. Mas quem precisa de cobertura? a festa não tinha NENHUMA infra estrutura que previsse chuva! Resultado, quem correu se apertou debaixo da única cobertura da festa (buffet) e o resto que se virasse na chuva mesmo (o resto = 80% das pessoas).
O pesadelo já estava completo pra mim, mas não para eles!
Bem no início da apresentação da segunda banda, a chuva caia forte, quem podia já tinha ido embora, os mais animados se aguentavam aproveitando a banda e a lama que havia se formado. Mas como desgraça pouca é bobagem, a energia do palco acabou. A banda, muito animada e comprometida com o contrato, continuou o show no gogó e no escuro! pobrezinhos!

A esta altura, graças ao Bom Deus o motorista de nossa van chegou e nos tirou daquele tormento!
Pensei muito sério em pedir meu dinheiro de volta, mas como ninguém me deu nenhum comprovante de nada, a não ser uma pulseirinha, e pela falta de compromisso com as pessoas, concluí que o negócio deles é apenas faturar em cima dos trouxas e coloquei os R$ 500,00 que gastamos na conta "Feitos de trouxa/dinheiro no lixo".

Sylvia
SylviaPermalink

Só conheço UM lugar garantido pra passar a virada na praia:
C-o-p-a-c-a-b-a-n-a eekops:

Sylvia
SylviaPermalink

Tá dificil !!!!!!!!!!!!

Li
LiPermalink

Preciso ir para Noronha já!!! Que fotos mais lindas, parabéns Riq. como sempre aliás...

CarlaZ
CarlaZPermalink

Preciso ir pra Noronha!
Sabe aquele lugar que quando vê fotos fica até com raiva de nunca ter ido!

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalink

Onde é o botão do RT mesmo aqui no blog?

Teea
TeeaPermalink

Por acaso estive na Noronha pela primeira vez semana passada. Fiquei três dias e quase não fazia sol... era nublado mesmo. Mas imagino que com o céu azul é bem mais bonito, já que as suas fotos são muito melhores do que as minhas, rs.

Edu Luz
Edu LuzPermalink

Pela quantidade de gente que precisa ir a Noronha por aqui ( inclusive, nós), taí um bom lugar pruma próxima ConVnVenção.
E como participo da Confraria dos Fotógrafos de Por-do-Sol, vai aí uma sugestão: que os trips mandem pra você as melhores fotos de por-do-sol que já fizeram. Deve resultar num post magnífico.

Silvia Oliveira - Matraqueando

Apoiado, Edu! Há dois meses estive no Atacama e a diversão por lá era escolher onde ia ser o próximo por-do-sol. Tudo igual, na verdade. Mas a gente sempre saia com aquela impressão de que tinha sido o mais bonito do mundo! Rá! =)

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalink

Super boa idéia! Tô nessa, tenho algumas fotos de por do sol lindas tb!

Colômbia? A la orden « um outro modo de viajar

[...] {Playa Brava: quando apontei no topo da trilha, “me” veio um flash da Praia do Leão} [...]

Claudia Liechavicius
Claudia LiechaviciusPermalink

Oi Riq,
Estive em Noronha no ano passado exatamente nessa época e tive a sorte de curtir dias muito ensolarados. Envio o link para você comparar as fotos tiradas há um ano na mesma época.
http://www.viajarpelomundo.com/2008/12/o-paraso-existe.html
Aproveite Noronha!

fabi c
fabi cPermalink

Oi! Que tal dicas de pousada em Noronha por menos de 400? E Riq, já conseguiste outra máquina boa após o incidente de Buenos Aires? Qual o modelo?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Canon Rebel T1, comprei em Miami, 780 dólares.

Roderic
RodericPermalink

Para quem não é surfista, agosto e setembro são os melhores meses para ir a Noronha. Pouca chuva e sem ondas no Mar de Dentro.

Gilberto
GilbertoPermalink

Carolina,

Não foi só você que se decepcionou com o Beijupirá Carneiros. Estive em dezembro em Carneiros, e tentei almoçar (tarde, às 17:30) no Beijupirá de lá. Tinha ido ao de Porto de Galinhas, e tinha sido ótimo. Surpresa! Eles só abrem p/ o jantar se alguém tiver reservado! Cheguei lá e pensei que ainda fosse abrir, e perguntei a que horas abriria. A resposta: estamos fechando!!!!
Se continuar assim vai fechar mesmo. De vez.

Priscila (Inquietos)
Priscila (Inquietos)Permalink

Puxa, eu já jantei no Beijupirá e foi incrível. Mas isso em 2006.

Bia
BiaPermalink

"(Porque você sabe: mais brega do que fotografar pôr-do-sol é não fotografar.)"

smile me fez sorrir essa!

Beto Paschoalini
Beto PaschoaliniPermalink

Bia, o VnV é pra ler sorrindo mesmo.

JULIO CORRÊA
JULIO CORRÊAPermalink

Das quatro vezes em que estive em Noronha, a segunda (março de 2004) foi na época do swell no mar de dentro. Foi interessante ver como o perfil das praias mudam. O Sancho e a Cacimba que estavam com marolas quando fui pela primeira vez (setembro), estavam impenetráveis. Havia um campeonato de surfe na Cacimba e as ondas chegaram a cinco metros.
Mas achei o tempo mais fechado, foi a única vez que peguei chuva em Noronha. Também é ruim para mergulho.
Os melhores meses, na minha opinião: setembro a novembro.
abraço

MIGUEL ANGELO GOMES
MIGUEL ANGELO GOMESPermalink

Ouvir Asa de Aguia tocar Fernando de Noronha é sempre uma boa pra entrar no clima da ilha mais badaladada do Brasil. Geralmente quando faço alguma consultoria em viagens para Paris eu digo ao postulante a turista, "Paris é linda essa época do ano" depois fico meio que me sentindo culpado pela frase e me pergunto, EM QUE ÉPOCA DO ANO NÃO É?!

A questão é, existe uma época do ano em que Fernando de Noronha esteja menos linda? Ou melhor qual cidade do mundo fica horrivel em determinada época do ano?

Eu sempre me fiz essa pergunta, e acho que só alguém com sua bagagem pode responder com mais profundidade.

Abraço e boa viagem

Aline
AlinePermalink

Adorei a frase do pôr-do-sol, Riq. Fui a Noronha em Setembro e não quero voltar em outra época... Mas como queria voltar! Beijos e aproveite o "paraíso", apelido carinhoso que eu meu marido demos à ilha. Beijos.

Alice
AlicePermalink

Pessoal,

tenho uma semana de férias no final de janeiro e tinha planejado ir a Paraty. O problema é que com as chuvas do final do ano, fiquei receosa com o estado das estradas.
Liguei para a pousada e o recepcionista me disse que está tudo ótimo mas não confiei na resposta dele (era um menino e perguntou a alguém do lado o deveria responder!)O site do dner diz que houveram deslizamentos mas não precisa se há trechos interrompidos, se há perigo ou não. Alguém esteve por lá? Alguém sabe da estrada? (Saio de Macáe).
Sigo com a viagem ou desmarco as férias?

Cristina L
Cristina LPermalink

Oi, Alice

bem, desde janeiro/09 há deslizamentos nessa área devido às fortes chuvas. A estrada Cunah-Paraty segue interditada desde lá, parece que a Oswaldo Cruz e a Mogi-bertioga também.
Estive em Paraty no Carnaval/09 e peguei a brutal chuva que nos abateu na terça - o rio subiu e transbordou, mas não chegou à minha pousada (que ficava a 1 quadra). Parece que o perigo seriam árvores que poderiam vir arrastadas pelo rio.
Quem fica na cidade está razoavelmente longe de qualquer morro. Mas há muitas pousadas na subida da estrada para Cunha - onde é a sua? Nessas eu não ficaria por enquanto, não...

Fê Costta - viaggio mondo

A foto dos "dois irmãos" emoldurada pelas árvores ficou linda!! A do pôr-do-sol não acho brega, pelo contrário, adoooro fotos com este motivo!

Riq, quero te mandar um email, mas não achei o endereço aqui no site novo. Me fala por aqui ou se preferir, me manda no meu email: fecostta@hotmail.com Obrigada! smile

Abração!

Felipe
FelipePermalink

Ricardo e pessoal,

Alguém sabe onde se pode alugar buggy (ou qualquer outro automóvel) em Noronha a um preço não extorsivo???

Andei pesquisando e vi que as diárias para o aluguel de buggy giram em torno de 150 reais!!!!

Um abraço

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Dá pra encontrar por 120. Mas em Noronha todos os preços são extorsivos...

Indo com bastante tempo (uma semana), dá para pegar uma pousada bem localizada (Vila dos Remédios, Floresta Velha ou Floresta Nova), usar o ônibus da ilha e complementar com táxis quando estiver cansado.

Dionísio (www.blogdodionisio.wordpress.com)

Não sei se é o caso, mas para quem se hospeda na Pousada do Vale eles têm um buggy para locação por preço abaixo do mercado.

Felipe
FelipePermalink

Muito obrigado, Ricardo e Dionísio.

Já temos uma pousada reservada na floresta nova. Vou dar uma pesquisada por lá e, se achar algo, quando voltar, posto a dica aqui para o pessoal.

Tudo bem que os preços em noronha são hiperinflacionados, mas essa do buggy é uma extorsão sem precedentes!!!

Sem contar que reclamam muito das nocividades do turismo de massa em noronha etc e tal, mas o pessoal de lá, pelos menos os donos de pousadas, não parece estar muito preocupado com isso. Se estivessem, poderiam disponibilizar, por exemplo, ainda que para locação, bicicletas. Seria infinitamente mais ecológico, mas com certeza menos rentável.

Dionísio (www.blogdodionisio.wordpress.com)

Olha, sem querer defender os bugueiros de Noronha, tem uma questão que ouvi deles e que até valeria pesquisar para saber se é verdade.

Mais de uma uma pessoa me disse que é caríssimo "internalizar" um automóvel em Noronha. parece que há um imposto ou taxa que faz com que o buggy levado para Noronha fique tão caro quanto um bom carro de passeio.

Não sei é verdade, mas é fato que as coisas lá são muito caras, por conta das particularidades geográficas, ambientais, legais e tributárias de Noronha.

Conversei com um senhorzinho que tem uma barraquinha de bebidas no acesso ao Sancho e ele me contou o preço que custou comprar um caibro para a casa dele. Um preço escorchante!

Um outro hóspede da minha pousada, dono de uma loja de material de construção em SP, me contou que por curiosidade pesquisou os preços do material de construção em Noronha e ficou abismado. Não se fala em dobro, mas em décuplo dos preços praticados no continente.

Então, não sei de quem é a culpa pelos preços em Noronha, nem se os bugueiros cobram demais, mas que existe uma realidade que torna o lugar incomparável com o continente, isso existe.

Felipe
FelipePermalink

Com certeza, amigo, a logística para levar qualquer coisa para lá deve ser tornar os preços gigantes mesmo.

Não me referia aos bugueiros. Gosto muito de utlizar os serviços deles pelas praias do NE.

Eu me referia especificamente às pousadas e agências que cobram 150 reais pela diária da locação de um buggy. Poderiam disponibilizar bicletas aos hóspedes, por exemplo, ainda que para locação.

Um abraço

Dionísio
DionísioPermalink

Há, sim, mas quando eu falei bugueiros eu me referia a quem loca bugues. Acho que eles têm vários motivos para cobrar caro, mas não saberia dizer se o preços são superiores ao aceitável considerando todos os custos que há em Noronha.

Mas concordo contigo que poderia haver um incentivo do uso de bicicletas, principalmente porque seria fácil usá-las ao longo da rodovia, que leva a quase todos os lugares legais.

dra_lulu
dra_luluPermalink

oi Dionisio
eu morei em noronha , fazendo serviço voluntario lá. O preço do quilo transportado de qualquer coisa , nas barcas de abastecimento lá, era,em março de 2009, de R$5,oo!!
um buggy pesando 500 kg.. alem do preço do carro per se, existe um numero fixo de carros q podem estar lá. só entra um buggy novo se sair um outro carro.SEja um chassi enferrujado, mas com documentos, ou mesmo um carro novo. Entao, o tal do buggy custa uns 20mil reais pra poder entrar em noronha... e sem falar q oficina especializada nao é exatamente o forte da ilha ne? rrsrsrs
não se se reparou, mas quando a gasolina estava 4,60 lá, meio litro de agua, numa garrafinha descartavel era 5 reais... cheguei a pagar 3,5o numa smirnoff ice .. e 5,0 na agua! entao tudo tem o preço do turista, do transporte, da taxa e do lucro. Nos lugares mais simples, e nos serviços mais nativos, o lucro é pequeno, porque tudo é dificil mesmo. A vida lá é dificil, quando vc pensa q tem q pagar 5 reais uma maçâ, 7 no kilo do tomate. Mas concordo q o incentivar o uso da bike, a auto estima da populaçao , a economia sustentavel e a agricultura familiar... são tantos aspectos...
mas noronha é sempre maravilhosa, e eu adoro aquele lugar, vou sempre q posso... umas 7 vezes já!
bj

Dionísio (www.blogdodionisio.wordpress.com)

É, Dra. Lu, então procede o que me contaram sobre o alto custo de se levar um buggy para Noronha. Acho que isso justifica parte do preço alto da locação.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Outra coisa interessante do depoimento dela: cobra-se caro em Noronha, mas não é que os bugueiros e os pousadeiros levem vida de rico. O lucro é pequeno, e mora-se bastante mal na ilha.

@dra_luluzita
@dra_luluzitaPermalink

sim, mora-se muito mal e come-se muito mal... duas experiencias chocantes q eu tive lá: uma, doenças da populaçao são obesidade,hipertensão com altíssimos niveis de colesterol, resultado de uma dieta rica em carbohidrato(barato) e fritura e necas de vegetais(supercaros q vem do continente); a outra é uma historinha...
professora recem chegada pergunta as crianças de 7-8 anos o q elas querem ser quando crescer.. e lá vem né? professor! médico! pescador!mergulhador!motorista!astronauta!e uma criança responde: eu quero ser turista!
a professora: porque vc quer ser turista?
resposta: pra poder tomar cafe da manha na minha casa todo dia!!!
as casas de pescadores e nativos foram transformadas em pousadas... enquanto vc fica no quarto la na frente, no fundo, numa edícula(ridícula) fica a familia apertada... enquanto vc toma o café , as criancas são mandadas pra escola antes do turista acordar, em torno das 6 e meia, e comem pao com café, e nao as frutas, suco, queijo e tal...
chocante!
alias falando de educação, 600crianças na ilha e não tem escola integral, educaçao para o meio ambiente, uma segunda língua... esses empregos ficarao pra quem sabe falar ingles... q tal?
é um paraíso sim, mas a um custo muito , muito alto e com um futuro preocupante.

Andre L.
Andre L.Permalink

Fernando de Noronha vive sob uma espécie de "ditadura ambiental" com consequências imprevistas de algumas medidas aparentemente bem intencionadas.

Essa limitação de veículos, por exemplo, incentiva a manutenção de latas velhas, barulhentas e perigosas ao invés de jipes modernos com ar-condicionado e air-bag, já que existe essa restrição excessiva no número de veículos permitidos na ilha.

As proibições draconianas contra novas construções pioram, em muito, a condição dos atuais moradores de lá. Sem poder construir uma pousada decente e arrumada, ele é quase "obrigado" a se empoleirar com a família em um "quarto dos fundos" para liberar a casa como pousada. Seria mais efetivo limitar o número de quartos de hotel/pousada/bangalô, delimitar áreas onde poderim ser construídos, e deixar o mercado definir a distribuição dos tipos de hoteis, conforto, preço - sem precisar usar as casas dos moradores para tanto.

Além disso, o processo de levar gente do continente para trabalhar lá é complicadíssimo, o que trava a profissionalização do turismo, sem falar na possível ilegalidade da medida, mas aí já é outra conversa.

veronica
veronicaPermalink

Oi, Ric,
apesar das tartarugas, arraias e até tubarão que já vi no Sueste, nunca achei essa praia bonita - pelo menos, nao tanto quanto as outras. E a nova escada do sancho, algo a comentar? E a trilha da Cacimba pra baía dos Porcos e Sancho, reativaram? beijo, verônica.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A trilha da Cacimba só vai até os Porcos, e na maré baixa. O trecho Porcos-Sancho continua interditado.

Mudou a escada do Sancho, é? Não tive tempo de descer, então não reparei eekops:

Também acho o Sueste menos bonito que as outras praias, mas fora do swell a água é azulzinha; agora está viradaça.

ana maria
ana mariaPermalink

Tudo bem pessoal, sou suspeita...moro em Noronha...mas tenho que concordar com vcs - a ilha é linda o ano inteiro, e felizmente nesses 17 anos que aqui estou só choveu 5 dias seguidos em duas ocasiões(nenhum turista merece)acho que vale a dica:de agosto a novembro vira o melhor pico de mergulho...e de dez a abril paraíso do surf...venham pra cá!
Vcs acreditam que cheguei no vôo que o nosso querido Riq foi embora??? isso é que é gafe...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Chérie! Isso dá um filme de Sofia Coppola: Encontros & Desencontros!

ana maria
ana mariaPermalink

E eu tô é morrendo de vontade de largar tudo e ir encontrar tu na Bahia! Todos aqui ficaram encantados com vc... a ilha agradece seus comentários fidedignos...tô doida para ler a versão ROOTS!
PS- Tem que vir em todas as estações!

André Sampaio
André SampaioPermalink

Olá pessoal
Hospedagem em uma boa relação custo/benefício na ilha ?
www.pousadadamorena.com

Juliano
JulianoPermalink

Estive em noronha no início de dezembro... O leão tava calminho na maré baixa...

O sueste tem uma água escura perto da areia, mas quando fiz snorquel com colete, a água é mais clara (lado direito) e dá pra ver várias tartarugas. Nem precisa pagar o guia, dá pra ir sozinho, pois é raso e tem tartarugas aos montes...

Gostei do pôr-do-sol também no forte dos Remédios... mas se prepare para subir a ladeira.

Uma boa vista do sueste se tem do forte do Sueste.

No meu blog tem algumas fotos de Noronha tirados em dezembro/09:
http://viajandoeviajando.blogspot.com/search/label/Fernando%20de%20Noronha

Juliano
JulianoPermalink

Consegui alugar buggy por R$100,00 em dezembro/09. Mas pra conseguir este preço tem que pesquisar bastante...

clarice
claricePermalink

Ricardo, te vi no por-do-sol do Boldró, quase fui pedir para tirar uma foto com vc, mas vc já tava indo embora... Sempre leio suas dicas de viagem e sempre deu tudo certo. Desta vez a viagem foi meio em cima da hora e como eu queria muito ir a Noronha comprei um pacote Noronha/Porto de Galinhas de 7 dias,enfim, fiz tudo ao contrário do que vc sugeria..rs... O passeio de barco estava incluso no pacote, mas foi na parte da tarde e não apareceram os golfinhos. Depois vimos na palestra do Ibama que eles estão na Baia dos Golfinhos no período da manhã!! Ou seja, vc tava certo de novo, o passeio só vale a pena se for para ver os golfinhos. Contrariando seu conselho, como tínhamos só 3 dias em Noronha resolvemos fazer o Ilhatour. É corrido mesmo mas foi bom assim mesmo porque além do mar estar bem calminho (acho que foi no mesmo dia das suas fotos -o Sancho tava lindo),vimos muitos peixes. Conhecemos o Sueste, e com o snorkel vimos muitas tartarugas, uma arraia e tubarões.Voltamos ao Sueste no dia seguinte de manhã e nadamos com as tartarugas (estavam bem mais ativas que no dia anterior). Enfim, concordo totalmente contigo, Noronha merece muitos dias mas mesmo com poucos dias vale muito a pena. Na próxima vez espero ficar mais dias por lá!

Juliano
JulianoPermalink

Fiz o passeio de barco na parte da manhã e apareceram um monte de golfinhos perto das ilhas secundárias. Deu pra tirar muitas fotos deles, de perto (tem uma no meu blog).
Na baía dos golfinhos mesmo não vi nenhum.
O sueste é muito legal, mas não tive a sua sorte de ver tubarão...

Renata
RenataPermalink

Morei em Noronha e pelo que sei está é a época das secas e das águas "turvas". No inverno, que apesar de 40graus é inverno, a ilha é verde, com cheiro de mato e águas cristalinas, você enxerga o fundo do mundo mar de dentro do barco, mesmo antes de fazer um mergulho de cilindro há 20m de profundidade! Um abraço.

Igor
IgorPermalink

Estou com passagem comprada pra 6 a 14 de abril. Depois vi que era época de chuva. Será que é muito arriscado ir nesse período ou é melhor mudar a data?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A minha resposta-padrão para esta pergunta era "programe uma estada longa, porque chove pouco e ficando muitos dias você terá alguns dias garantidos de sol". Esse era o comportamento histórico do tempo. Mas nos últimos dois anos choveu muito, segundo me contaram agora.

Igor
IgorPermalink

Acho melhor não arriscar então. Vou deixar Noronha pra início de outubro e em abril talvez Los Roques/Curacao/Bonaire, será uma boa troca?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ótima.

Marcela
MarcelaPermalink

Ricardo, eu também fui para Noronha pela primeira vez agora no ano novo. Infelizmente o swell mudou a cara das praias! A melhor época para visitar Noronha é entre agosto e outubro, o melhor mesmo é setembro, alta temporada, quando a ilha se enche de turistas gringos. Tenho amigos que passam a virada em Noronha a 10 anos, só depois de visitá-la descobrimos o porquê de visitar sempre o mesmo lugar.
Noronha é lindo. Vou voltar em setembro, já comprei até as passagens. Por sinal, essa antecedência me permitiu pagar a metade do preço que paguei no fim do ano.
Não deixem de conhecer! Noronha é 10!

Gisele
GiselePermalink

Marcela, eu tb pretendo ir em setembro.
Vc foi com a Gol?
Ficou em que lugar?

Joao
JoaoPermalink

Show de bola!

Luiz Fernando Bandeira
Luiz Fernando BandeiraPermalink

Ricardo,

Desculpa a cobrança, mas tô pra pagar a reserva na Pousada Teju Açú e tô segurando pra ver seu post sobre as pousadas na Ilha. Será que sai logo?

Abraços,

Luiz Fernando

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Espero pôr no ar amanhã, no máximo depois.

juliano
julianoPermalink

Para aproveitar bem Noronha, na próxima vez ficarei 10 noites.... Pena que a taxa ambiental a partir de 10 dias sobe bastante, senão ficaria uns 20!

Felipe
FelipePermalink

Ricardo,

Como anda a aceitação do cartão de crédito em Noronha??

Pergunto em relação a restaurantes e operadoras de passeio. Tô indo mês que vem e gostaria de levar o mínimo de dinheiro em espécie possível.

Grato desde já.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Os restaurantes mais arrumadinhos aceitam. Acredito que as operadoras também aceitem.

Leve cheque, quem não aceita cartão não tem como não aceitar cheque.

Monica Loureiro Jorge
Monica Loureiro JorgePermalink

To querendo usar as milhas para pegar as passagens ( são 03 ) e comprar a parte de hotel em alguma agencia, será viável isso ?
Ou é melhor eu mesma pesquisar e comprar pela Internet ?

Dionísio
DionísioPermalink

MONICA, eu fui para lá com milhas e reservei a Pousada do Vale diretamente. A Pousada do Vale tem promoções para estadias a partir de seis noites e aceita parcelamento. Eu gostei muito e recomendo.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É bem difícil conseguir viajar com milhas pra Noronha.

Dá para fechar direto com as pousadas, sim.

Felipe
FelipePermalink

Longe de mim querer contrariar o Oráculo do Turismo, mas foi bem fácil de tirar milhas para noronha. Fizemos isso com menos de dois meses de antecedência.

E fechamos direto com a pousada também.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Oba! Conta pra gente. Smiles ou Fidelidade?

Felipe
FelipePermalink

Foi no fidelidade.

Só não consegui finalizar a operação pela internet, mas o procedimento todo levou menos de 10 minutos na loja da TAM, cuja atendente foi muito atenciosa. Ela inclusive fez questão de nos alertar que o trecho final é operado por uma aeronave pequena... rsrsrsrs

Fizemos no final de dezembro e estamos indo esta semana!! Se tu puderes postar sobre as tarifas de táxi antes de sexta, nos ajudaria muito.

E se alguém souber se o único posto de gasolina de lá aceita cartão de crédito, me ajudaria a montar o orçamento da viagem.

Um abraço a todos.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não aceita não! E obrigado por lembrar do post do táxi, já tinha esquecido...

Camila
CamilaPermalink

Desculpe Ricardo, mas fiquei confusa.Claro que Noronha é linda em qualquer época do ano... mas, pelo que li dos comentários das suas fotos, janeiro não é a melhor época, se a gente puder escolher, é isso?
se for isso mesmo, qual a época ideal?

MUITO OBRIGADA!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Época com mar mais calmo: abril a outubro. Época com tempo mais firme e mar mais calmo: agosto e setembro.

tete
tetePermalink

Eu estou chegando de Noronha e lógico voltei encantada com as belezas naturais que pude desfrutar.
Queria parabenizar aqui e tb deixar uma dica para todos que estão pretendendo ir,fiquei hospedada na pousada Alto Mar,que é do Pixoto um nativo que casou com uma mineira Vanusa,eles fizeram a diferença na nossa viagem.A contar que do nosso apto tinhamos toda vista da mar de dentro, um charme toda a pousada,o café da manhã então nem se fala tinha iogurte com fava de baunilha(nunca tomei tão bom qto o de lá),a Vanusa adora cozinhar coisas bem naturais e saudáveis a Débora que trabalha tb muito simpática e atenciosa fazia um tapioca de doce leite com banana que dá água na boca só de pensar.
Viajamos com um outro casal que não teve nenhuma sorte com a pousada onde ficaram então pude ver como as pessoas fazem a diferença na nossa viagem.
Ricardo nunca vi nada que vc postou sobre essa pousada,ela é nova tem 6 anos e é um charme vale a pena inidcar,o preço é muito atrativo pois pagamos R$395,00 o casal e nos sentimos muito acolhidos e tivemos tratamento de 1 classe.
Fica aqui minha dica para vcs!!!

O site da pousada é www.pousadaaltomar.com

A Bóia
A BóiaPermalink

Agradecemos pelo relato, Tete!

Cassio
CassioPermalink

Olá galera,

Gostaria de saber sobre os passeios que a ilha oferece, e sobre o mergulho qual o esquema?

Aguardo

Juliana
JulianaPermalink

Olá Riq,
Estou quase fechando a viagem pra Noronha nos dias 02 a 07 de janeiro/12. Fiquei um pouco preocupada com os comentários a respeito da época do ano... É melhor mudar o destino ou dá pra aproveitar em janeiro? Dá pra mergulhar, ver as belezas naturais, enfim.... aproveitar a viagem? pelas suas fotos tudo me pareceu mto bonito!
E tb nao entendi como vcs conseguiram a passagem de milhas pelo Fidelidade.. liguei pra TAM e eles disseram que nao possuem passagens de milhas pra Noronha, eis que os vôos sao exclusivos da TRIp e da GOL, que nao sao parceiras. Estas informações procedem?
Desde já agradeço...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Aqui quem fala é A Bóia.

Em janeiro a ilha está cheia, há os cruzeiros que absorvem boa parte da estrutura nos dias de permanência, e o mar está mais próprio para o surf.

Ainda assim, a ilha continua bonita. Mas para ver tudo no seu esplendor, programe a viagem para agosto ou setembro.

Rodrigo Paiva
Rodrigo PaivaPermalink

E ir com bebê de 1 ano, é aconselhável para quem quer conhecer a maior quantidade possível de praias e lugares? Pela estrutura rústica de Noronha (ainda não li nada sobre), penso que não seja boa ideia. Parabéns pelo site, graças a ele conheci Maceió como poucos. Abraços!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Leia neste outro post sobre as praias de Noronha e como chegar até elas: https://www.viajenaviagem.com/2011/04/noronha-as-praias/
Se você quer conhecer tudo de lá, fica mesmo complicado ir com uma criança tão pequena.

Maria Aparecida
Maria AparecidaPermalink

Acabei de chegar em Noronha, é minha segunda vez por lá. É um paraíso, belissimo lugar. O custo é alto da viagem, é tudo muito caro, e falta profissionalismo, como ocorre em vários lugares do nosso país. Pagamos alta a taxa de administração, e o que encontramos são buracos nas estradas de acesso as pousadas, algum lixo (sacos plásticos)na praia do Seixas e do Porto. Deveria ser proibido na ilha a utilização de sacos plásticos pelo coméricio, é apenas uma questão de adaptação. Pasmem, fui informada por um taxista que o acesso a pousada do Zé Maria e Maravilha, foi asfaltado por eles, porque a administração da Ilha não deu a mínima. Imagine a situação das outras áreas. Acho que deveriamos discutir mais a necessidade do profissionalismo. A formação das crianças de Noronha deveria ser totalmente voltada para o turismo, aulas de inglês, atendimento ao turista, educação ambiental, história da região, etc... Formar profissionais de turismo, já que o turismo é a único meio de sustento da região. Profissionalizar os donos das pousadas domiciliares, atualiza-los, formar coperativas, mas acho que não há interesse público para estas questões. Noronha deveria ser um dos cartões de visita para o ecoturismo internacional. Rustico mas com qualidade excepcional de atendimento, e padrão internacional. Talvez seja um sonho... mas não custa sonhar....

beth
bethPermalink

Sairei de férias em janeiro e já estou com minha viagem a Noronha paga.E a primeira vez que vou a noronha,e pelo que li o mar vai estar agitado,mas será que vou conseguir fazer mergulho?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Beth! A beira-mar estará agitada no Mar de Dentro, mas há pontos de mergulho em alto mar. No Mar de Fora -- Atalaia, Sueste, Leão -- a praia estará boa para snorkel. A melhor época para mergulhar é o meio do ano, entre junho e setembro.