Entre Ushuaia e Punta Arenas, pelos fiordes da Patagônia

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Geleira Piloto

A primeira parte desta expedição a Argentina e Chile não poderia ter sido mais adequada ao meu perfil de viajante. (Relembrando: não tenho vocação para caminhar no frio – sou da praia – e durante minha estada por essas bandas estou à procura dos passeios que ofereçam a melhor relação esforço x benefício. Quero as paisagens mais bonitas que possam ser avistadas sem que eu precise me transformar num trekkista sério.)

Pelo canal de Beagle

Durante os sete dias a bordo do Via Australis, indo e voltando entre Ushuaia, na Argentina, e Punta Arenas, no Chile, naveguei ao longo de montanhas altas com cumes nevados; fiquei tête-à-tête com geleiras belíssimas; vi de perto pingüins-de-magalhães, elefantes-marinhos, cormorões e mais aves do que sou capaz de registrar. As excursões a terra firme foram curtas, objetivas e organizadas com precisão cirúrgica.

Na Avenida das Geleiras

Chegava a ser divertido me paramentar para as descidas (botas de trekking; meias grossas; ceroulão; calça de nylon; camiseta de manga comprida; suéter; parka de nylon; luvas impermeáveis; gorro; colete salva-vidas), sabendo que dali a uma hora e meia, duas horas no máximo, estaria novamente à paisana, de banho tomado, sentado confortavelmente numa poltrona de couro, apreciando o fiorde pelas janelas panorâmicas dos salões da popa ou da proa, a bordo de um cabernet sauvignon chileno ou de um bloody-mary preparado com Stolichnaya. Aceita uma Pringle’s?

No porto de Ushuaia

O navio é pequeno, de modo a permitir a navegação pelos braços mais rasos do emaranhado de fiordes sem saída perdidos entre o Canal de Beagle e o Estreito de Magalhães,no arquipélago da Terra do Fogo. São no máximo 140 passageiros, que viajam sob um clima de total informalidade. Trata-se de um “crucero de expedición” que consegue misturar com sucesso excursões em bote salva-vidas com open bar. As horas de navegação são preenchidas com ótimas palestras – ministradas simultaneamente em inglês e espanhol, em salões diferentes – relacionadas ao que vamos ver em seguida: as andanças de Darwin pela Patagônia; glaciologia e aquecimento global; aves patagônicas; a vida dos pingüins.

Darwin na Patagônia

As instalações são confortáveis e, o melhor de tudo, discretas; o navio parece mais um grande iate do que um micronavio de cruzeirão. O banheiro não é minúsculo, e as cabines são arrumadas duas vezes por dia (e aspiradas todas as manhãs). Enquanto está nos canais e fiordes o navio não balança nada; em compensação, é impossível não perceber quando está passando por trechos de águas desprotegidas (o único trecho realmente longo de mar aberto é no caminho do Cabo Horn).

A cabine no Via Australis

Há apenas um restaurante, onde são servidos café da manhã e almoço em sistema de buffet e jantar à la carte (entrada, sopa, um prato principal à escolha entre duas opções, e sobremesa). Os buffets são excelentes; à noite, normalmente eu gostei mais das entradas do que do prato principal. Todas as bebidas estão incluídas; durante o jantar é servido vinho ou cerveja, e o bar também tem destilados, espumante e licores, acompanhados por salgadinhos e azeitonas.

Entradita: centollaCôngrio: prato principalMalditas sobremesas irresistíveis

A equipe é afinada, prestativa e supersimpática. Os guias são biólogos chilenos, fluentes em várias línguas, que se revezam nas palestras e recheiam as expedições de informações pertinentes.

Programación en portugués!

Na hora de descer os passageiros são divididos em grupos (de acordo com os idiomas) e fazem percursos diferentes, de maneira a nunca superlotar um único ponto do local visitado. É tudo muito, muito bem feito: a operação é azeitadíssima, sem lugar para o improviso.

Geleira Pía

Somente uma ínfima minoria dos passageiros faz o circuito integral. Normalmente escolhe-se um dos percursos: três noites (dois dias) entre Ushuaia e Punta Arenas, ou quatro noites (três dias) entre Punta Arenas e Ushuaia. Os dois trajetos, porém, só apresentam duas paradas coincidentes (concentradas num único dia em cada perna). Como embarquei a convite, pude me dar ao luxo de fazer o cruzeiro completo e, assim, comparar a ida e a volta. Leia o relato da viagem, confira as fotos e veja se você concorda com o meu veredicto.

Vista do mirante da geleira PíaPerto da geleira PíaA caminho da geleira Pía

Leia mais:

 

101 comentários

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Riq, os trekkings são nivelados por dificuldade? Quem quer ficar mais tempo, tem como? Ou são todos meio q no mesmo nível?

Ah, e desculpa a piada, irresistível qdo li... é o cruzeiro twitter: só cabe 140. grin

Ricardo Freire

Hahahaha!

As expedições são todas facinhas. De vez em quando tem uma subida. Numa das paradas você pode escolher entre uma caminhada no plano e outra montanha acima. Mas é tudo café-com-leite, nem dá pra caracterizar como "atividade" propriamente, não...

E não dá pra ficar mais do que o tempo contado, não, porque o navio logo zarpa pra próxima. É tudo cronometrado (e suuuuuuper organizado).

Ana
AnaPermalinkResponder

Começo hoje a engordar o porquinho pra fazer a viagem dia e volta também! Se há um deus, que ele não permita que eu morra antes!

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

E nem eu! Também sou louca para fazer essa viagem!!

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Eu vou! Ah, se vou...

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Eu fui!

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Eu não tinha a menor idéia de como era bonita essa região. Taí uma novidade pra mim !!! Amei as fotAs.

Rafael Carvalho

Eu iria fazer esse cruzeiro esse ano, mas eles não fazem no período do inverno, né? E acho que também temos que reservar com muita antecedência, certo? Aguardo mais dicas, obrigado

Ricardo Freire

Setembro a abril. Todas as dicas estão nessa série de quatro posts. Os links dos outros três estão ao final do texto.

Ana
AnaPermalinkResponder

Oi Ricardo, acabo de chegar de Perito Moreno/El Calafate, IMPERDIVEL!!!
Espero que estejam bem... Valeu conhecê-los!! Bjs Ana Paula-SP

Ernesto, o pato

Riq

Qual o preço do cruzeiro?

Por se falar em $$$$ evite ao maximo acessar a intenret via modem do celular, que custa uma fortuna. Eu tive uma cliene que fez uma curta viagem para a Espanha, de 3 semanas, e a TIM mandou uma conta de R$ 42.000,00 ( o valor está certo, não tem zero sobrando, não), e isto só pelo uso da internet. Fica o aviso para todos...

Ricardo Freire

Os preços estão no último post da série ("de onde pra onde?").

Ontem, preso no navio, mas vendo as luzes de Ushuaia ao longe, configurei o celular para roaming de internet e acessei umas três ou quatro vezes. Vamos ver quanto vai ser a conta... (já reverti para o não-roaming, claro).

Beto
BetoPermalinkResponder

lol Li os posts de baixo pra cima e só no fim percebi que foram postados na ordem cronológica dos acontecimentos. O meu problema com o frio é que detesto sair da cama. Numa cabine como a que você mostrou, com aquela janelaça, ia ficar pior. Bela viagem. Abraços pra ti e pro Nick.

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Fantastico Riq... um dia eu faco um desse smile
Que delicia!!!

Zé
PermalinkResponder

Seja bem-vindo à civilização Riqim!! Gostei muito desse seu passeio, viu? mrgreen

Malu
MaluPermalinkResponder

Após uma crise de abstinência temos vc de novo! Não fique mais tanto tempo longe da turma :cool: mesmo que seja por uma viagem linda como essa.

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Acho que o barco é simple e aconchegante. Gostei dele, porque parece por dentro un grande barco veleiro. Penso que assim a natureza tem mais protagonismo.
Adorei as lindas fotos do hemisfério sul, sul...
Bjs

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Eu tambem adorei a viagem e sou so elogios `a equipe afinadissima, especializada e atenciosa; fiz pelo Mare Australis, e so a perna Ushuaia-Punta Arenas - grande ideia fazer o roteiro completo! Pelo que vi pelas fotos, os navios sao muuuito parecidos mesmo - minha cabine era igualzinha!

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Ora, viva, Ricardo tá de volta!
Nossa, estou encantado!! Meu DNA tb é de praia, onde me sinto no meu elemento, mas esses posts são maravilhosos, preciso fazer essa viagem!!

Alex melo
Alex meloPermalinkResponder

Que saudades da Patagonia - nem dá prá acreditar que lá se vão 2 anos que fui práqueles lados.... sem duvida o lugar mais impressionante que já conheci.

Agora: os cruzeiros da Australis não fiz, por falta de grana na época. Assim, vejo que serei obrigado a voltar lá algum dia smile

Teresa Carvalho

Ai que vontade que deu...Parabéns, Riq, por sempre nos deixar sonhando, planejando. Saudades.
O Quinta,e seus esquilinhos , está aqui esperando vcs.
Curtam muito toda essa poesia branquinha.
Teresa

Oscar
OscarPermalinkResponder

D ++...

Quinta Feira estou embarcando para o Brasil, quando voltar vou começar a bolar o nosso roteiro para o Alaska, as dicas aqui do VnV serao extremamente uteis. Quero uma viagem como essa do Riq a Patagonia.. Lindas Fotos Parabéns!!

ROBERTA PEREIRA

Ricar.do, comprei seu livro no aeroporto e A.D.O.R.E.I.! Dicas muito boas mesmo!Comprei a mala que vc indicou assim que cheguei!Estou pretendendo fazer esse passeio de barco e gostaria que vc me informasse os valores. Agradeço desde já! Abraços!

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Caro Ricardo, cá estou vinda do Post Palermo como indicado. Continuo as indagações: não farei o passeio de navio, vou ficar em Cerro Castor por 7 dias, vinda de BA (Palermo Soho). Quero fazer passeios com as crianças, o trenzinho, treno, escola de sky, passeios a pé...em fim. Vc observou algum passeio do tipo? Tem alguma agencia para indicar lá? E sobre as roupas, acho melhor alugar lá, não?

Ricardo Freire

Passeios em Ushuaia no De viaje a la Patagonia:
http://www.deviajealapatagonia.info/ushuaiaexcursiones.html

Passeios em Ushuaia no Interpatagonia:
http://www.interpatagonia.com/ushuaia/paseos.html

Roupas de ski para alugar:
http://www.jumpingushuaia.com.ar/

Em São Paulo dá pra comprar a bom preço na megastore Decatlhon
http://www.decathlon.com.br/BR/

Patricia Maria

Obrigado Ricardo, adorei o site De Viaje a la Patagonia.
Uma pergunta, o mar é violento, o barco 'mexe' muito?

Ricardo Freire

Só nos trechos de mar aberto -- basicamente, a passagem pelo Cabo Horn (que sempre é desconfortável) e um ou outro trecho curtinho.

Patricia Maria

uhmm, bom saber!. É necessário contratar antes os passeios ou posso chegar la na hora e boa. Lembrando que viajo em Julho (sei que não é uma boa época, mas infelizmente como viajo com minha familia, as ferias escolares são necessárias. Por conta disso, sempre viajo em Julho e Dezembro, pego tudo caro e lotado. Acho q Ushuaia não vai ser lotado, espero).

Ricardo Freire

Vai estar lotado de esquiadores, Patricia. Mas haverá passeios para todos, não se preocupe.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Ok!! Risos. Vou controlar a ansiedade!.

FlaviaHC
FlaviaHCPermalinkResponder

Patricia
Voltei de ushuaia no último sábado(107), nao sei se sua viagem ja aconteceu...
Mas deixo aqui registradas algumas dicas, caso seja de interesse de outro tripulante. Tbem fui em julho devido a ferias escolares, fomos em 2 familias com cças. Na primeira semana de julho nao estava nada muito cheio, mas as ferias argentinas ainda nao haviam comecado.
Aluguei roupas de neve na Jumping, tinham ate botas para andar na cidade sem escorregar (coisa facil de acontecer por la), saiu bem barato, aluguei as roupas p. esquiar la, mas o equipamento aluguei na base do cerro, assim vc nao precisa ficar levando e trazendo todo dia do hotel ao cerro e vc tem facilidade p. trocar qquer coisa q de problemas sem precisar voltar p. a cidade. Caso vc faca questao de comprar, recomendo comprar lá. Sao mais baratas q a Decathlon e melhores. Uma boa loja no centro de ushuaia chama-se Poppers, tem tudo.

Fizemos apenas dois passeios alem de esquiar: o treno de cachorros junto como snowmobile, acertado com a agencia q fez nosso pacote no Br.

E a navegacao pelo canal de Beagle; liguei p.a recepçao do hotel e ele fez a reserva p. mim, cheguei no porto e paguei diretamente a cia de lá(fui pela Canoeiros).

Se puder ajudar, estou a disposiçao.

Abç e boa viagem!

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Gostaria de ir à Ushuaia na primeira quinzena de outubro, aproveitando o feriado do dia 12. Alguém sabe informar se este cruzeiro da Australis aceita crianças? Não consegui encontrar esta informação no site da empresa.
Obrigada!

Ricardo Freire

Tinha um bebê a bordo na minha viagem.

Mas o navio e as atividades são pouco apropriados para crianças.

O caminho mais rápido e eficaz de dirimir essas dúvidas é mandar um email para a cia., seja qual for.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Certo, Ricardo. Obrigada!!!

BethN
BethNPermalinkResponder

FlaviaHC
vc saiu c tudo acertado com a agência? (Passagens tb? quer indicar a agência?)
Vc foi para usuhaia tb c as crianças?
a viagem interessa para criança ou é muito sacrifício?
Obrigada

Amanda Carneiro

Olá! Você tem informação quanto ao trajeto de Buenos Aires até Ushuaia de barco? Quais empresas fazem o trajeto, tempo de duração etc.

Grata.

Viaje na Viagem

Só se for cruzeiro, Amanda.

MARINA
MARINAPermalinkResponder

estou indo a Ushuaia agora em janeiro/2011 com a família, tenho 2 filhos de 11 e 13 anos. Gostaria de saber sobre os passeios que podem ser feitos lá e se vale a pena contratá-los ou aqui no Brasil. Você teria indicação de contato para comprara estes passeios? Para filhos desta idade o que é melhor de se fazer?
Em Janeiro é muito frio? Vale a pena comprar roupas de frio em Ushuaia ou alugar? O que é mais interessante?

Ricardo Freire

É difícil pegar mais do que 15C por lá.

Não é preciso comprar passeios antecipadamente no Brasil para praticamente nenhum lugar do planeta. Não se preocupe, ao chegar todos os passeios disponíveis no local serão oferecidos a você.

Comprar ou alugar é uma decisão pessoal.

valeria
valeriaPermalinkResponder

oi Ricardo, sou sua fa, ou melhor, sua seguidora... minhas ultimas tres viagens de ferias foram baseadas nas suas dicas.. Obrigada... Estou pesquisando nos ultimos dias a possibilidade de ir com meu filho de 7 anos para a Patagonia, mas nao consegui descobrir se o passeio Ushuaia- Punta-Arenas seria adequado para esta idade (os bichos sem duvida serao super apreciados, mas a viagem per si nao seria cansativa?) Obrigada

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Valéria
suba a página pq há um comentário do Riq sobre crianças no navio, postado em 18.07.

Ricardo Freire

Não conheço seus filhos, Valéria. O barco não faz absolutamente nenhuma concessão ao público infantil, não tem parquinho nem TV. Se ele for maduro e comportado e gostar da idéia de ver um NatGeo/Discovery Channel ao vivo, pode curtir. Tudo é uma superaventura -- botar roupa especial, descer no bote Zodiac, subir no convés para ver geleiras -- mas se ele estiver condicionado a recreadores e a encontrar outras crianças pode ficar muito decepcionado.

Na minha vez tinha um bebê a bordo. Mas não sei se o barco aceita crianças dessa idade, entre em contato com a cia.

Ricardo Balestra

Gente!

Eu e minhas duas filhas estamos indo para Ushuaia em 18/1/11 e, lá, queremos alugar um carro para circular na região (e Rio Gallego, Porvenir, Punta Arenas, etc).
Se alguém quiser agregar-se ao nosso grupo, seja benvindo (aí alugaremos um carro maior, ou 2, etc.).
Abraços.

Ricardo

Ricardo Freire

Não dá para atravessar a fronteira com carro alugado. Ônibus funcionam bem em toda a região.

eva
evaPermalinkResponder

Riq, não sei se estou misturando as coisas, mas eu atravessei do Chile para a Argentina com carro alugado em 2008. Combinamos com uma locadora local (as grandes como Hertz e Avis não faziam) com uma semana de antecedência e eles providenciaram toda a documentação necessária (claro que existe uma boa taxa para isso). Deu tudo certo e as passagens pelas aduanas foram tranquilas.

Ricardo Freire

Em qual ponto de fronteira?

eva
evaPermalinkResponder

Só esqueci de falar isso?!? Foi pelo Paso Cristo Redentor – Santiago para Mendoza.

Ricardo Freire

Devolveu no outro país ou voltou com o carro?

eva
evaPermalinkResponder

Voltei para Santiago com o carro.

ALEXANDRA
ALEXANDRAPermalinkResponder

RICARDO QUERIA SABER SE O BARCO MEXE MUITO PQ GOSTARIA DE FAZER O PASSEIO DA ILHA DOS LOBOS E DOS PÁSSAROS E VOMITO´`A TOA, FIZ UM MINI CRUZEIRO E QUASE MORRI DE TANTO VOMITAR E NINGUEM TEVE NADA. BJS

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Alexandra: eu fiz este passeio e pelo menos quando fiz (em dezembro/2010) não mexeu nada

Se o enjôo é mesmo um problema para vc consulte um médico e peça receita para um antiemético que não dê sono. Eu passo mal até no carro indo do trabalho para casa - meros 4km, então tenho receita médica de um antiemético que não dá sono e é usado inclusive por quem faz quimioterapia(o famoso D* eu aboli há anos pq me deixava sonolenta). Quando viajo eu sempre carrego comigo e uso quando percebo que algo não vai bem.

E uma dica: escrever em maiúscula na internet dá a impressão que você está gritando. smile

nana
nanaPermalinkResponder

alguem ja foi pra passar ano novo em ushuaia?essa época de festas é bom por lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nana! O verão é alta temporada na Patagônia e Terra do Fogo. Certamente haverá festas; no mínimo será uma noite animada nos bares da cidade.

Fatima
FatimaPermalinkResponder

Oi Ricardo! Decidimos passar o reveillon 2013 na Patagônia. Nossos planos: Buenos Aires - Ushuaia - Cruzeiro Australis até Punta Arenas - Puerto Natales (Torres del paine)(pensamos em 2 dias)- El Calafate (3 dias). E aí tenho as seguintes dúvidas: rumo a El Chatén e depois Bariloche (Villa La Angostura)-Rio (tenho 3 dias) ou pulo El Chatén e rumo em direção a Puerto Montt - Bariloche- Rio? No caso da segunda opção, qual a melhor forma de ir de El Calafate para Puerto Montt? Muito obrigada!

Fatima
FatimaPermalinkResponder

Riq, só reparei agora que meu email estava errado. Sorry.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fatima! Quem responde é A Bóia. Só vá a El Chaltén se você for andarilha de carteirinha. Senão, pegue um avião de Calafate para Bariloche. De lá você pode cruzar para o Chile se quiser.

Mas cuidado com o pula-pula. Fique pelo menos três dias inteiros em cada lugar. O primeiro dia é perdido em transporte, check-in e agendamento de passeios. Note que, com dois dias livres, você vai ter que escolher dois passeios apenas, então dê uma estudada antes no que você quer fazer em cada lugar.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/roteiros-argentina-chile/

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Oi! Estou gostando muito do blog, principalmente das dicas e comentários sobre a viagem a Patagônia (que pretendo fazer em breve).
Uma pergunta: Para quem vai fazer o percurso Punta Arenas-Ushuaia, pelo cruzeiro Via Australis, é uma boa levar malas, do tipo com rodinhas, normal, ou dar preferência para as mochilas grandes, do tipo mochila marinheiro? Existe limite de peso e tamanho para o navio, como existe para avião? As roupas de frio costumam ocupar um grande volume...
Desde já agradeço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Não há restrição de tamanho de bagagem, mas se você levar mais de uma mala vai ocupar espaço demais na sua cabine. Tente se ater a uma mala tamanho médio com rodinhas. Leve apenas um casaco de frio; o navio não faz o gênero desfile de moda, não grin

Jose Augusto Junior

Ao que percebi, essa viagem foi feita no começo do ano (verão lá). Essas belas imagens de montanhas nevadas perduram o ano todo? Mesmo no verão? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Augusto! Sim, os picos nevados e as geleiras são eternos. Entre maio e outubro há neve também.

Priscila Pereira Gualberto

Olá Boía, há outros cruzeiros de Ushuaia/Punta Arenas, ou apenas a Australis?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Google "Tierra del Fuego cruises", aparecerão outros.

Preparando a viagem ao fim do mundo - Viaje Sim!

[...] O Viaje na Viagem tem posts com dicas para ir no inverno (aqui), muitas dicas de hotel em El Calfate e Ushuaia (aqui) e o relato da travessia no cruzeiro entre Ushuaia e Punta Arenas (ida e volta e roteiro de 7 noites). [...]

Eduardo Werner

Olá Boía, obrigado pelos comentários o clima em Bariloche mid-july.
Em 1o. outubro volto a Argentina e visitarei Ushuaia. Pensei em visitar El Calafate durante a semana mas tenho visto muito lugares imperdíveis. Entre Punta Arenas e El Calafate, o que acha?

E, de novo eu com o clima; outubro já deve dar para fazer outdoors com as montanhas ainda cobertas mas saberia dizer se venta menos nesta época. Em comparação com julho?

Bom final de semana a todos!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! El Calafate tem geleiras, estão sempre cobertas de gelo. El Calafate é mais interessante do que Punta Arenas.

Eduardo Werner

Olá Bóia,
Muito obrigado! El Calafate it is.

Até mais.

otacio luiz de deus

Gostaria de saber o valor de uma viagem para 2 pessoas

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Otacio! Clique nos links para o site do Australis, você terá os valores atualizados para cada saída.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Olá Bóia,

Estou planejando um viajem a Patagonia com 3 criancas (5, 3 e 2 anos) em 02/14. Vamos a pegar o Australis (4 dias ) de Punta Arenas a Ushuaia. Temos 5 dias antes de voltar a SP. Que roteiro vc recomendaria para 5 dias com criancas desde Ushuaia? Queremos conhecer Perito Moreno!!!
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Pegue um avião a El Calafate.

https://www.viajenaviagem.com/2010/03/el-calafate-a-foz-do-iguacu-das-geleiras/

O dia de deslocamento vai ser perdido e você vai precisar de mais dois dias por lá. Nos dois dias que restam fica difícil explorar algum outro destino, como Bariloche. Melhor ir a Buenos Aires.

karla maria correa

Olá Bóia ou Ricardo, tudo bem? Irei a Patagônia Chilena agora em novembro e terei apenas um dia em Punta Arenas, chego à noite, passo um dia e no seguinte ja vou para Puerto natales. Nao farei o cruzeiro, minha dúvida é a seguinte: fazer só o passeio de meio dia a Isla Magdalena ou o passeio de dia todo para a Tierra del fogo? caso alguém tenha feito esse de um dia, aceito sugestões. Obrigada, Karla

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karla! Faça o passeio à Isla Magdalena.

karla maria correa

Obrigada Bóia pela resposta. Esse passeio à Tierra del fogo é melhor para se fazer no cruzeiro? Nele não dá para ver os pinguins? perguntei por email para a operadora, mas eles não responderam ainda. Obrigada, Karla

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karla! Os pingüins estão na Ilha Magdalena.

Claudia Almeida

Olá Riq
Eu,meu marido e minha filha de 5 anos estamos pensando em passaar o Natal e Reveillon no Cruzeiro Australis e conhecer El Calafate, ushuaia e Punta Arenas. Pretnedemos sair daqui de Brasilia dia 20 de dezembro, via Buenos Aires, e retornar 3 de janeiro. O tempo é suficiente? O que você nos sugere como roteiro. Obrigada. Claudia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Reserve 3 dias inteiros para El Calafate. Voe a Ushuaia para pegar o cruzeiro.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Vou fazer o trecho Ushuaia - Punta Arenas de 4 noites em fevereiro/2014. Já comprei todo o vestuário que eles pedem, exceto as luvas impermeáveis. Todas as que acho são imensas, indicadas para a prática esportiva de ski ou escalada. Você usou uma dessas mesmo? Ou conseguiu achar uma menor, sem a indicação para esses esportes? Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Passei um torpedo para o Ricardo Freire e ele não se lembra de que luva usou! Se as suas luvas não forem impermeáveis, não tem tanto problema assim, não. Os passeios são curtos e você terá chance de secar as luvas no aquecedor ao voltar, a tempo de estarem secas para o passeio seguinte.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Ah, legal! Já estou toda equipada então kkkkk Obrigada por todas as dicas aqui no site. Foi através dele que descobri o Australis, e acabei montando toda a viagem para a Patagônia! Vocês são demais!!

daniela
danielaPermalinkResponder

Olá! Estou planejando essa viagem com minha mãe (70 anos) e meu filho (3 anos) em janeiro e, ao pesquisar sobre o assunto, encontrei seu blog. Adorei o relato! Era (quase) tudo que eu precisava saber sobre a viagem. Escrevo na esperança de que você me tire a última dúvida que ainda tenho: será que uma criança de 3 anos vai ser feliz nesse cruzeiro? Eu sei que o navio não tem recreação (o que um lado meu gostou de saber), mas crianças se divertem com pouco e isso não está me preocupando. Por outro lado, acho que ele vai amar ver os animais. O que você acha? Havia crianças no navio quando você foi? Vou ficar de dedos cruzados para que você me responda! smile Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Falei com o Ricardo e não havia crianças na travessia dele. Mas parece que não há restrição de idade. Note, porém, que alguns passeios são feitos em botes que podem oferecer riscos para crianças pequenas. Vale a pena consultar o operador.

Adimar Schievelbein

Gostaria de passar o natal em Ushuaia na Argentina e o ano novo a bordo do navio que faz o trajeto Ushuaia até o porto no Chile. De lá pretendemos (minha mulher e eu e meu filha e minha filha) seguir de carro até Santiago do Chile e lá penso passar alguns e retornar para o Brasil.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adimar! Nâo há estrada entre Punta Arenas e Santiago pelo Chile. De carro são 3.500 km, passando pela Argentina. É como ir de São Paulo a Belém de carro e ainda andar mais 600 km.

Heraldo
HeraldoPermalinkResponder

Bom dia.
Estamos embarcando hoje, 04/01/2015, de Belo Horizonte, para Buenos Aires e amanhã se Deus quiser vamos para o Ushuaia. Vamos Eu, Minha Esposa, meu Filho e a esposa dele.
Tenho 60 anos e estamos da expectativa desta viagem. Já fomos a BA. 4 vezes mais é a primeira ao fim do mundo. Na volta conto como foi e agradeço a todos as dicas.
Um grande 2015 a todos e que o Grande Arquiteto do Universo nos Ilumine e Abençoe.

Heraldo - Belo Horizonte - Minas Gerais.

Edson
EdsonPermalinkResponder

Ricardo,
Muito prazer, meu nome é Edson e sou do RJ.
Primeiramente parabéns pelo site. Sempre que viajo entro para ver as dicas valiosas que existem aqui!
Seguinte, estou indo com minha esposa em fevereiro/2015 para um Cruzeiro que parte de Buenos Aires, passa pelas Ilhas Malvinas, Ushuaia, Canal de Beagle, Cabo Horn e sobe pelos fiordes, passando por Punta Arenas até Valparaíso. Como o orçamento da viagem está apertado estou sendo bastante seletivo na escolha das "shore excursions" e uma delas que me recomendaram muito foi um passeio para ver uma colônia de pinguins. Mas são cinco opções diferentes que ficam mais caras na medida que a duração aumenta. A mais barata é de apenas 2 horas e fica mais de R$ 700,00 para mim e para minha esposa! Estou em dúvida se esta experiência tão rápida vale mesmo tudo isso. Por acaso teria algum comentário a fazer a respeito? Já fez ou conhece alguém que tenha feito este passeio?
Obrigado!
Edson

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edson! Ir a esta região e não ver uma pingüinera é muito mais caro do que ir e pagar para ver. O problema dos cruzeiros é o tempo exíguo em terra, que nem sempre garante que você consiga arranjar passeios fora do esquema do navio. Tente achar em http://www.cruisecritic.com relatos sobre esse itinerário para ver se os passageiros dão dicas de quais paradas propiciam fazer passeios independentes.

Patricia Canela

Gostaria de saber se é permitido criança de 10 anos nos cruzeiros, pois não achei esta opção na reserva da empresa. Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Crianças de qualquer idade são bem-vindas smile

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar