Isla Magdalena: onde os pingüins ainda têm trema

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Pingüins na ilha Magdalena

Desembarcamos na pingüinera da ilha Magdalena, perto de Punta Arenas, no último dia da perna Ushuaia-Punta Arenas do cruzeiro Australis.

Saindo do navio

Desembarcando na ilha

Pingüins com trema!!!!
Duzentos mil pingüins-de-magalhães passam aqui os meses mais amenos do ano, quando aproveitam para aumentar a família.

Ilha Magdalena, seus pingüins e seu farol
São pequenos (não passam de meio metro) e fazem ninhos subterrâneos.

El pingüino magallánico

Pingüim na toca

aus-ping6aus-ping10vaus-ping19v

A partir do fim de fevereiro começam a deixar a ilha para passar seis meses n’água, migrando para latitudes mais quentes no Pacífico e sobretudo no Atlântico, na costa brasileira. (Mas não sobem em terra firme; os perdidos que acabam dando na praia estão doentes, e vão ao continente para morrer.)

P&B a cores
Ainda pegamos a pingüinera com um bom número de exemplares. E na hora mágica do amanhecer, quando o sol bate de maneira perpendicular.

Más de lo mismo

Gaivota, digo, gabiôtaPilates para pingüinsOlhando para a câmera?

É um passeio fácil de fazer a partir de Punta Arenas: há barcos desde as primeiras horas da manhã. (Quando saímos, os primeiros começavam a chegar.)

Leia também:

Elefantes-marinhos patagônicos: ai que sono

36 comentários

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Acho pinguins muito fofos.
Lindas fotos.
Parabéns.
Adoro passeios de natureza pura.

Oldemar Demetrius

Excelente fotos!!

Anna Francisca

Não canso de ficar olhando os animais. Não que eu tenha mt afinidade com eles. Ao contrário, tenho horror a qualquer objeto voador não identificado. Mas são fascinantes. Até os feios.

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Fofos, Riq!
Aguardo suas impressões da Patagônia... mrgreen

Natalie
NataliePermalinkResponder

Que fofuraa! Quanta simpatia dos pinguins smile

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Oh!!! um post ao National Geographic com um "toque" cousteau terreno! Você é surpreendente!!! Tão pronto está em NY, como em uma cálida praia, como em um hotel muito "chic", como em uma aventura austral...
Bjs
e boa aventura!!!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Que fofos!!! Vc, Nick, os pinguins!!! (não sei onde é o trema neste teclado he he então deixa sem mismo!!!). Estranhei a ausência de novos posts ao final da minha semana punk de trabalho, trabalho e problemas, mas agora digo "entao diga que valeu"... Lindos posts!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Momento totalmente "A Marcha dos Pingüins"... wink

Alexandre Magrineli dos Reis

Nesse aqui imaginei algo como Happy Feet mas com versões latinas das músicas do filme....

Elisa
ElisaPermalinkResponder

Fotos maravilhosas, Riq! Mais, mais...

Arthur | Agora Vai

Encontrou o Happy Feet, o Raul, ou mesmo o Cody Maverick? wink

Marina Ushiro
Marina UshiroPermalinkResponder

São lindos mesmo! Mas o mais bonitinho é que são fiéis, não sei como, mas encontram o mesmo parceiro(a) pro acasalamento e ficam unidos cuidando do ninho com os ovos...muito fofos!!!

marisa
marisaPermalinkResponder

Riq,

Acabo de chegar de Calafate. Fiz um passeio muito bonito e que nao tinha ouvido falar ainda. È um passeio de 4x4, na montanha que fica atras da cidade. Simplesmente lindo! Saimos as 6 da tarde e voltamos ao entardecer, as 9 da noite. O visual eh simplesmente de cair o queixo. Viaje nel viaje!

marisa
marisaPermalinkResponder

esqueci de dizer, o passeio se chama platos de calafate, algo assim e contratei em uma agencia da cidade.

Ricardo Freire

Obrigado, vou conferir!

Andréa
AndréaPermalinkResponder

Adorei as fotos! Estive em Ushuaia, mas como era setembro, não tinha um único pinguim para contar história. wink

Leticia Greco
Leticia GrecoPermalinkResponder

Riq, que bom q vc apareceu e cheio de posts bacanas!!! As fotos estao lindas!!!

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq, fotos maravilhosas !!!!!! Estes pingüins em grupo são umas graças, às vêzes algum desgarrado aparece aqui nas praias do Rio.

Denise Mustafa

nhommmm, fiquei apaixonada pelos pinguinsssss!!!!
lindo lindo lindo

jb
jbPermalinkResponder

Adoro pinguins.

Riq, quais são os próximos passos?

Ricardo Freire

Calafate, daí provavelmente um pulo a Puerto Natales e Torres del Paine, depois Bariloche e região, daí cruce de lagos...

Amelia
AmeliaPermalinkResponder

Quer dizer que a melhor época para ir aí é esta, menos frio e com chance de ver estes animais lindinhos?!?!

Ricardo Freire

A alta temporada na Patagônia é o verão. Os pingüins começam a se reunir em suas colônias em meados da primavera. Dezembro e janeiro são os melhores meses para viajar.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Adorei minha escala na Isla Magadalena tambem. Nao tinha esse sol gostoso que vcs pegaram, me foi absolutamente surpreendente passear no meio de zilhoes de pinguins (era comeco de dezembro e a ilha estava praticamente abarrotada!)

Débora Costa e Silva

Oi Ricardo!
Tenho acompanhado seu blog há pouco tempo, desde o ano passado quando li o "Viaje na Viagem" e me encantei pelos seus textos.
Em outubro, embarquei no Mare Australis (pra fazer matéria também) e foi uma viagem apaixonante. Invejinha de você que pegou sol na Ilha Magdalena - eu peguei um vento cortante que mal me deixava me equilibrar agachada para fazer as fotos dos pinguins.
Bom rever todas essas geleiras por aqui com seus comentários envolventes e dicas pontuais. Quando voltei de lá, foi a primeira coisa que fui procurar: suas observações do lugar.
Olha, está sendo difícil pra mim, que começo a escrever sobre turismo agora, ter tido essa viagem logo de cara: já comecei assim e aí as outras que estão vindo depois...putz, difícil superar.
Bom, parabéns pelas matérias e pelas fotos, estão lindas de morrer! Queria trocar umas figurinhas com você sobre essa (e outras) viagens, mas esse foi o canal que encontrei para entrar em contato.
Beijos!

Fernanda Bispo

Não faço outra coisa senão ler seu maravilhoso blog. Parabéns! Vou a Santiago com meu marido em Junho. Já li que a temporada para ver os bichinhos é no verão lá na Patagônia, mas fora isso é uma boa época para ir até lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda!

A época mais turística para a Patagônia, quando todos os passeios funcionam, é o verão.

O blog De viaje a Patagonia lista que bichos podem ser vistos em quais épocas na Península Valdez:

http://www.deviajealapatagonia.info/peninsulavaldescuandoir.html

A partir desta tabela você pode tentar confirmar quais animais são vistos em junho em outros locais.

Simey Lima
Simey LimaPermalinkResponder

Ola,

Gostaria de saber quem foi para ILHA MAGDALENA, em ABRIL, pois no final deste mes de ABril, estarei por la, e gostaria de saber se tem pinguins essa epoca por la?

Abraçosss

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simey! Não tem mais não.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Olá, gostaria de saber se é verdade que não há passeio à Isla Magdalena todos os dias. Li em algum guia que só há três vezes por semana. Tô tentando encontrar alguma agência de turismo por lá para reservar o passeio, saber o s horários, etc, mas está difícil. Alguém tem alguma indicação? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! O importante é ir na temporada dos pingüins, entre outubro e início de março. É muito difícil marcar passeios antes de chegar aos lugares de ecoturismo. Vá e fique pelo menos três dias. O primeiro dia é perdido agendando os passeios.

Natália Viana

Adorei principalmente o título do post! Mto criativo! heheh

melparanhos
melparanhosPermalinkResponder

Por qual empresa realizou o passeio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mel! Não se preocupe com nomes de empresas. Ao chegar nos destinos você terá todos os passeios à sua disposição, no seu hotel.

Andreza
AndrezaPermalinkResponder

Olá, Bóia!

Vi que sugeriu comprar os passeios diretamente quando chegar ao destino. A dúvida é que irei pra Patagônia na época do Natal e Ano Novo e tenho medo de não conseguir achar passeios nessa época. O que me sugere? Com relação ao passeio para Isla Magdalena, em especial, acha que eu consigo comprar o passeio quando chegar lá? Pretendo sair de Ushuaia (de ônibus) no dia 25 de dezembro e ficar em Punta Arenas até 27 de dezembro, quando pegarei o ônibus pra Puerto Natales. O que acha? Obrigada e um grande abraço a vc e Riq! Parabéns pelos relatos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andreza! Os passeios são reserváveis na véspera. Se você estiver muito aperreada, contacte o seu hotel e peça para que eles providenciem as reservas ou indiquem uma agência para fazer as reservas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar