San Martín de Los Andes: Rota dos 7 Lagos e Paso Córdoba

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Chegando a San Martín de los Andes

Depois de dois dias descansando, comendo muito bem e não se cansando de olhar para o lago em Villa La Angostura (não, ainda não postei sobre isso), pegamos o carro para ir a San Martín de Los Andes, vilarejo aonde se chega por algumas das estradas mais bonitas da região de Bariloche.

Na Rota dos 7 Lagos

Fomos por uma destas estradas, a Rota dos 7 Lagos, dormimos em San Martín e voltamos no dia seguinte por outra estradinha panorâmica, que atravessa o Parque Lanín e serpenteia pela Passagem do Córdoba (Paso del Córdoba).

Para quem está em Bariloche, a Rota dos 7 Lagos começa a 85 km da cidade, passando o centrinho de Villa La Angostura. O início da estrada é asfaltado, e passa ao longo de um braço do lago Nahuel Huapi e também do lago Correntoso.

Na Rota dos 7 Lagos

Mais adiante você vira à direita na Ruta 234, que tem 51 km de cascalho. É nela que estão os outros cinco lagões, mais alguns laguinhos que não entram na conta.

Atualização: desde 2015, a estrada da Rota dos 7 Lagos está totalmente asfaltada.

O cascalho

O ideal é fazer essa viagem num dia superensolarado, para ver a verdadeira cor da água. Eu não tive essa sorte -- apesar da previsão ser de sol, o tempo foi nublando pelo caminho.

Na Rota dos 7 Lagos

Outra idéia bacana é trazer um farnelzinho (!) e fazer piquenique à beira de qualquer um dos lagos. Todos têm áreas de camping ou praias públicas indicadas na estrada.

Na Rota dos 7 Lagos

Na Rota dos 7 Lagos

Na Rota dos 7 Lagos

110 km depois de te Villa La Angostura (195 km de Bariloche) você chega a San Martín de los Andes, uma cidade simpaticíssima à beira do lago Lacar -- o mais impressionante da rota, por estar espremido por um fiorde. Vou falar com mais detalhes de San Martín num post específico; este aqui é para falar dos caminhos.

Na orlinha de San Martín

No dia seguinte escolhemos voltar via o Paso del Córdoba mais para variar o caminho; não tínhamos muita expectativa pela paisagem.

Acontece que... gostamos mais desse caminho do que do outro mrgreen

Na Ruta 63

Primeiro, porque é bem menos percorrido -- tem menos movimento (e, nessa época seca, menos poeira). E depois, porque lá pelas tantas começam a aparecer formações rochosas louquíssimas.

Atravessar o Paso del Córdoba é emocionante (e perigoso, também; se vier um carro a toda na outra direção, pode te jogar desfiladeiro abaixo). A foto não dá conta de passar o risco.

O Paso del Córdoba

O Paso del Córdoba

Por este caminho, são 61 km de cascalho. E a distância de San Martín a Bariloche, 160 km.

Na Ruta 63

Na Ruta 63

Na Ruta 63

Na Ruta 63

Tem também um caminho inteiramente asfalto, que vai por Junín de los Andes, em 260 km. Mas este não passa nem por lagos, nem pelas rochas do Parque  Lanín.

Leia mais:

121 comentários

Eva
EvaPermalinkResponder

Mal posso esperar pelos post sobre São Martin de Los Andes.. Estamos indo pra Bariloche em abril e faremos este passeio. Foste ao Vale Encantado? e ao El Tronador?
Tua viagem está me deixando frustada, pois iremos somente a Bariloche, ficaremos 4 dias e meio, então a idéia e fazermos dois passeios de dia inteiro, 2 passeios de meio dia pela operadora (Circuito Chico e Cerro Catedral),e cerro Otto. Depois 3 dias em Buenos Aires. Acompanho você faz muito tempo, so agora tive coragem de comentar..sou sua fã..Abraços

Ricardo Freire

Não se estresse, Eva. Tudo é bonito nesta região, então o que der para fazer valerá a pena, e o que não der, não esquente. O ideal é fazer um mix de vistas do alto (eu só fui ao Campanario), passeio de estrada e passeio lacustre. Não precisa ticar toooodos os passeios não mrgreen

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Lindo, lindo, lindo!

Constance Escobar

Ir de Bariloche a San Martin de los Andes pela Rota dos 7 Lagos está entre as coisas mais lindas que já experimentei na vida. Jamais me esqueço daquele dia de final de inverno, o caminho ainda com traços de neve, mas o céu absurdamente azul... Inesquecível.

bernardette amaral

Estava ansiosa por esse post, vou em abril a Bariloche e queria saber a sua opinião sobre esse passeio. Eu tinha lido sobre San martín de los Andes e fiquei encantada com o lugar. QUe bom que voce tenha gostado.

Paulete
PauletePermalinkResponder

Nossa fui para San Martin logo que comecei namorar meu marido, já faz um tempinho...(!) fomos esquiar em Chapelco, tudo branquinho coberto de neve, lembro que era lindo, muito pitoresco!

Rodrigo Barneche

Adorei o 'farnelzinho', hehehe... minha mãe fala assim smile

Baita dica essa do Paso del Córdoba, dá pra notar sim pela foto o quão estreita é a estrada.

Alex melo
Alex meloPermalinkResponder

Quando fui a estrada ainda estava na terra, era um barro só a rota dos 7 lagos. Mas o passeio foi lindíssimo, mesmo tendo sido de van, saindo de Bariloche cedo, passando rapidinho en Angostura e seguindo para san Martin pela ruta. A volta, vem pelo Paso de Cordoba mesmo (acho... só me lembro das pedras).

Meio corrido, mas lindo demais da conta.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Nunca imaginei a quantidade de roteiros interessantes a se fazer ao redor de Bariloche, que até então nunca tinha me encantado. Como uma mulher amante de vistas (e água!), babei com as fotos da rota dos 7 lagos...Linda viagem, Riq.

Ernesto, o pato

Riq.... Valeu a dica que eu lhe dei! Este é na minha opinião uma das viagens mais bonitas que se faz de carro...

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Gostei do post pelo novedoso. Nunca vi fotos deste lugar. É uma descoberta, muito, muito interessante. O paisagem é puro espectáculo teatral. Amei!!! Gosto das praias, mas também adoro a natureza que nós deixa sem fôlego, boquiaberto.
Boa experiência para todos nós, ainda seja a través das fotos!!!!
Bjs

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Riq, são tantas informações que estou meio tonta.Esta super viagem vai render um livro com certeza!Desempacote logo o livro para nós!E que fotos hem!!!!

Ermesto, o pato

Riq

Que tal um guia da Argentina? Alguem por ai sugeriu, e acho que é uma ótima ideia!

Ricardo Freire

Haha, eu teria que ficar o triplo do tempo em cada lugar smile

A idéia é só me familiarizar um pouquinho com a região, para poder processar melhor a informação que rola por aí :cool:

Noemia
NoemiaPermalinkResponder

Ric, parabéns por mais esta viagem deslumbrante e inspiradora. Estou pensando em ir de Porto Alegre a Belém do Pará (onde estive na década de 70 e nunca mais voltei) para aproveitar umas milhas da TAM que estão vencendo agora no início de abril. Maio é ruim em Belém?

Ricardo Freire

Não tem época ruim pra Belém não, Noêmia. Sempre vai chover todo dia, e isso faz parte da paisagem.

Só se você quiser esticar a Marajó ou Alter-do-Chão é que é preciso olhar a época. (Alter é de setembro a dezembro; Marajó eu teria que pesquisar.)

Se quiser continuar esse assunto, por favor use a página https://www.viajenaviagem.com/brasil/brasil-a-z

denise nervo cunha

Freire, essa região aí é lindíssima nessa época do ano. A maioria das pessoas insistem em ir só na época da neve... Mas perdem esse colorido maravilhoso desse período. No início de janeiro também é muito legal. Parabéns pelas reportagens.Beijo saudoso da ex-colega rosariense.

Ricardo Freire

Bem-vinda ao blog, Denise!

Marines
MarinesPermalinkResponder

Estou amandooo...as fotos maravilhosas , a reportagem um show!!!!
Riq uma curiosidade , venta muito? E a temperatura média a noite?
Mais uma vez Parabéns!

Thiago Diniz
Thiago DinizPermalinkResponder

Eu fiz essa rota do 7 lagos e é realmente maravilhosa. Depois de San Martin cruzei para o chile, passando por Valdivia(que não achei interessante) até chegar em Pucon, que é uma cidade que tem um vulcão lindo. O legal dessa região é que tudo é bem pertinho. Você vai de um lugar ao outro sem ter que fazer aquelas grandes viagens de carro. Muito legal o post. Lindas fotos.

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Riq;
Tive um problema muito sério com um hoteleiro mal intencionado em Villa la Angostura e cancelei minha hospedagem. Agora estou com o aéreo reservado e sem saber onde ficar. Gostei do El Faro http://www.hosteriaelfaro.com.ar mas não tenho nenhuma referência. Você tem alguma indicação para mim? Abraços e obrigada.

Ricardo Freire

Parece excelente.
Me hospedei no Las Balsas, que é espetacular (vou fazer um post nos próximos dias), mas é bem salgado. O trio dos grandes hotéis é completado pelo Correntoso e pela Hostería La Escondida. Querendo economizar, te indicaria alguma hosteriazita ou apart ou cabaña em Puerto Manzano, http://www.puertomanzano.com , que é um bairro beira-lago. Mas esse Il Faro parece bem superior a tudo o que exista lá em Manzano (com exceção da Hostería la Escondida).

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Acho que vou ficar no El Faro porque é mais perto do centrinho e como vou com 3 crianças fica mais fácil...Vc chegou a visitar a La Escondida? É Bacana mesmo? O site não mostra claramente os quartos...Riq, obrigada!

Ricardo Freire

Não consegui sair do Las Balsas mrgreen

Otávio Bulhões

Essa paisagens são demais, fiquei em uma hotel no caminho de Cerro Catedral em frente ao lago, as montanhas cobertas de neve servindo de moldura do Nahuel Hapi são uma visão maravilhosas.
O que mais gostei foi poder diversificar a programação, um dia esqui, no outro passeios como os acima comentados e todo dia uma ótima comida acompanhada de um vinho excelente, tudo isso sem o cartão de crédito ser extrapolado.
Em Villa la Angostoura tem um parque ótimo para fazer caminhada, e tem uma parilla ótima, que serve para abastecer antes da volta pra Bariloche.

NEUBERT
NEUBERTPermalinkResponder

ual , conserteza se fosse eu, passaria o triplo do tempo em todos os lugares que vc passou.!

NEUBERT
NEUBERTPermalinkResponder

ual, concerteza se fosse eu passaria o triplo do tempo que vc passou, esses lugares são incríveis.!

patricia
patriciaPermalinkResponder

que belas fotos, pretendo ir no começo de agosto para este lugar maravilhoso. tem informações sobre hospedagem? não vou de pacote.

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Ai, deu saudade de novo. Eu fiz o passeio dos Sete Lagos e acho que na volta pegamos um pedaço desse passo de Córdoba, porque lembro dessas rochas doidas - é pra falar que quem não tiver tempo de ir a San Martin ainda assim aproveita muuuuuuuuito, só passeando e voltando pra dormir em Bariloche. E eu dei sorte (finalmente!) e peguei um dia lindo pro passeio: esses lagos eram azul turquesa de caixa de lápis-de-cor, maravilhosos... mrgreen

Marinês
MarinêsPermalinkResponder

Villa La Angostura vc falou ric, que não cansou de ficar olhando o lago, mais não voltou ao assunto , fiquei curiosa...?!

Ricardo Freire

Ainda vem muito post por aí.

Marinês
MarinêsPermalinkResponder

Que ótimo!!!!
Muito obrigada !

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

ah....também estou ansiosíssima com o post de Angostura. Vou para lá no final de julho.

sabrina petermann

Olá riq...vou pra bariloche em agosto...será que vai ter neve nessa estrada? seria perigoso locar um carro pra fazer esse percurso?

Ricardo Freire

Nessa época é melhor pegar táxi ou passeios organizados.

Viviani
VivianiPermalinkResponder

Olá Riq,

Vou para Bariloche em agosto e ainda não sei se vou alugar carro. Gostaria de saber se dá para fechar esse passeio dos 7 lagos em agencia e qto tempo ele dura, eu voltaria para Bariloche no mesmo dia ou teira que dormir em algum lugar?

Obrigada!!

Ricardo Freire

Dá pra fechar com agência. Eles vão te explicar se a estrada está fechada ou não. Além dos 7 lagos, tem também o "Circuito Grande", que passa por parte desses lagos e volta por Villa Traful.

Não se preocupe, o que não falta é gente pra te oferecer todos os tipos de passeios.

Viviani
VivianiPermalinkResponder

Obrigada pela ajuda, Riq!
Ficou só uma dúvida, esse passeio dura mais de um dia? Eu teria que dormir fora de Bariloche?

Ricardo Freire

O Circuito Grande é de um dia só, vai e volta. Não sei como funciona/se funciona o 7 Lagos. Deve ser bem sacrificado de fazer ida e volta no mesmo dia, já que há poucas horas de luz.

Marcelo Navarro

Prezado Ricardo,
Estou indo com minha mulher pra Bariloche dia 26/06/10 e vou alugar um carro comun (Gol ou Corsa). Se nevar eu consigo trafegar com segurança pelos 7 lagos? Obrigado

Ricardo Freire

Provavelmente não. Mas informe-se com a locadora; eles terão o maior interesse em informar direitinho.

erika
erikaPermalinkResponder

O site está otimo. Estou indo pra BAriloche em setembro com mais 3 amigos. Acha necessário alugar carro ou posso ficar tranquila com o transporte lá. Prtendo passar uns dias em san martin pois já conheço bem Bariló e SM ainda não. qnts dias preciso??? e o que sugere, ir no meio da semana em setembro ou deixar pra ir numa quinta, sexta???
agradeço muitop sua dicas... um abraço
Erika(RJ)

Ricardo Freire

Vai estar tranqüilo. Não saberia te dizer no fim de semana fica mais muvucado por causa de gente de Buenos Aires.

San Martín é minúsculo; vale pelo caminho de ida (e de volta, que pode ser diferente). Dá pra fazer um passeio pelo lago Lácar e visitar Chapelco.

O carro é interessante para fazer os caminhos panorâmicos. Sem ele vocês vão ficar na mão de passeios organizados. Os ônibus de linha devem ir pelo asfalto, contornando o parque.

marcelo boborema

ja vi que varias pessoas perguntando sobre alugar/contratar paseios por favor voce tem noticias atualizadas das estradas vou dia 15/07 .pretendo alugar um carro vou pegar estrada a tarde começo da noite de bariloche até San martin.
e a neve como anda em Chapelco.
Obrigado

Ricardo Freire

A locadora vai informar você sobre as condições da estrada. Eu acredito que você vá ter que ir pelo asfalto.

marina
marinaPermalinkResponder

Olá!
É possível fazer Villa La Angostura e San Martin, partindo de Bariloche e retornando no mesmo dia, com carro alugado? A estrada permite a volta à noite?
Obrigada!

Ricardo Freire

É bastante puxado, Marina. A volta à noite é melhor fazer pela estrada. Há circuitos menores, em que você vai a Angostura e volta por Villa Traful. Não queira fazer tudo só porque está "perto". Viagem puxada a gente não aproveita.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Olá!
Estou em Vila Angostura e parto para San Martin amanha.
Alguem tem indicacao de um lugar legal para hospedar ? E ainda um lugar para comer bem ??

Obrigada!

Yuri
YuriPermalinkResponder

Prezado Ricardo,
Em outubro/2010 (mais ou menos do dia 4 a 17) pretendo ir com minha esposa à Buenos Aires e Bariloche (que ainda não conhecemos). Considerando que pretendemos ficar uns 4 dias em Buenos Aires (seja no começo ou no fim da viagem), pergunto:
1. Como distribuir os dias remanescentes entre Bariloche, Villa La Angostura, San Martin de los Andes, ou qualquer outro lugar interessante?
2. Vale a pena fixar base em Bariloche e, a partir daí, fazer os passeios (de dia inteiro ou meio dia)? Ou é melhor pernoitar (um ou mais dias) em cada lugar?
3. Quais os passeios valem a pena ser contratados e quais podemos fazer por conta própria?
4. O que você sugere?
Abraços
Yuri

Ricardo Freire

3 dias em Bariloche, 2 em Angostura, 2 em San Martín. Estando de carro, dá pra fazer tudo por conta própria. Não se hospedando em Bariloche carro é fundamental.

Amaro
AmaroPermalinkResponder

Yuri, tem voo da San Martin a Buenos Aires. Faz essa programação que o Riq sugeriu só que ao invés de ir e voltar por Bariloche, volta por San Martin (algumas locadoras aceitam a devolução do carro em outra cidade).

Mi Carbone
Mi CarbonePermalinkResponder

Yuri, tudo bem ? Um passeio imperdivel em Bariloche é o refugio Neumayer. De um google e pesquise, vale muito a pena.

Resumindo, vc vai de 4x4 ate um bosque lindissimo e la faz uma caminhada ate o topo da montanha....a vista é imperdivel, romantica e inesquecivel.

Beijo.

Flavio Vitari
Flavio VitariPermalinkResponder

Boa tarde,

Estou programando viagem de fim de ano para Villa Angostura com filha de 05 anos. Como você sugiria a divisão dos dias e onde passar o reveillon.

Pensei no seguinte. 26 a 29 Villa Angostura (COrrentoso) - 29 a 30 - San Martin de Los Andes (???) e 30 a 01 - Bariloche (Llao Llao)
Ou passo o reveillon em Buenos Aires, aumentando o tempo em Villa ou San MArtin?

Grato

Ricardo Freire

A divisão está boa. Réveillon em Buenos Aires não tem nenhum apelo especial, pelo contrário.

https://www.viajenaviagem.com/2010/08/reveillon-fora-do-brasil-o-que-esperar/

Delma Marques
Delma MarquesPermalinkResponder

Olá Ricardo.
Em setembro de 2010 já estive em Bariloche e neste ano pretendo conhecer Villa Laangostura. Lí todos os comentários e concluí ser o lugar ideal para comemorar meu 8º aniversário de casamento... gostaria de uma sugestão de hotel, pousada, cabaña, hosteria, que combinasse economia, bom visual, bom atendimento. Você tem alguma dica? Algum pacote que valha a pena para a ocasião? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Delma! O Comandante quando esteve em Villa La Angostura curtiu o bem-bom do hotel Las Balsas.

Veja os relatos do Amaro e da Ana Luisa:
https://www.viajenaviagem.com/2010/08/villa-la-angostura-no-inverno-com-criancas-o-relato-do-amaro/

Michele
MichelePermalinkResponder

Olá, Ricardo

Vou pra Bariloche em agosto e pretendo alugar um carro para circular pelas proximidades: San MArtin, Villa LA Angostura e o que surgir de interessante por perto! MAs tenho uma dúvida: tem muita neve nestas estradas? Tenho que alugar carro com corrente na roda? É muito difícil dirigir na neve? Ou não tem nada disso? Muito obrigada
Grande abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michele! Haverá neve. Talvez você tenha que pôr correias, sim; a locadora dará as orientações. A estrada dos 7 Lagos costuma fechar por muitos dias nesta época, você vai estar limitada ao asfalto.

Erin
ErinPermalinkResponder

Eu aluguei um carro (polo) em bariloche mesmo, nessa mesma época de agosto 2010(final). Fui até villa la angostura. É um caminho rápido, fácil. Não precisei de correntes nem nada, a estrada estava ótima. Tem uma neve (preta) que fica no asfalto, brilha de longe.... tendo cuidado com isso, o resto é só alegria. Não sei se é verdade pois não pesquisei mas um taxista em bariloche me informou (depois que voltei de VLA) que o seguro que pagamos qnd alugamos o carro não cobre acidente por esse gelo no asfalto! e o cara que alugou o carro te dá "todas" as informações.... as que ele quer, e vistoria a saída do carro igual a cara dele, e minunciosamente ao retornar, normal, né... fique atenta

Tô preparando todas as anotações dessa trip no meu blog, com dicas de hoteis, hostel, comidinhas e fotos

bjbjbj

Jô Elias
Jô EliasPermalinkResponder

Queria mandar uma pergunta pro Perguntódromo:
estou planejando ir esquiar com meu filho e mais um adolescente e uma amiga e pensamos em ir pra Chapelco em julho. Apenas um pacote que eu consegui com uma agência argentina me dá vôo direto pro aerporto de San Martin de Los Andes. O restante me dá a opçao de chegar por Bariloche e ir de transfer, mas disseram que são 3 horas de viagem, bastante curvas e tenho receio de ser perigoso nesta época do ano por conta da neve.

Pelo que vi nos relatos a travessia parece ser muito linda, mas gostaria de saber se recomendam mesmo fazer isso em julho,

A opção de ir pra Bariloche realmente me desanima. Imagino que Chapeclco estará cheio também mas não a loucura de bariloche em julho.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jô! Vamos subir a sua pergunta para o Perguntódromo. Mas já podemos adiantar que a estrada mais panorâmica a San Martín de los Andes não é usada para trânsfers; esta é uma estrada para passeios, e fecha quando neva. Os trânsfers são feitos pelo asfalto, num trajeto de 260 km.

Graziela
GrazielaPermalinkResponder

Jô, eu tinha vôo para San Martin, mas devido o aeroporto estar fechado por causa da neve, nos deram a opção de embarcar para Bariloche e chegando ficaria por nossa conta a ida até San Martin. Posso dizer que a viagem até lá é bonita, longa (umas 4 horas). Não tem problema de neve na estrada ( a época que fomos estava nevando muito e não tivemos nenhum problema). Na volta pegamos nosso vôo em San Martin. Se vc quiser ir para Chapelco, tente voar direto para San Martin, muito mais tranquilo.

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Pessoal, estou querendo ir esquiar em San Martin em Agosto (intertemporada), fui pra Chapelco em 86 e desde então não voltei mais, como está a noite em San Martin? existe alguma vida noturna, isso influirá na opção entre bariloche e chapelco.
muito obrigado!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcos! Existe alguma vida noturna em San Martín, sim, com bares animados. Mas não espere a fartura de discotecas de Bariloche...

Camila Guerra
Camila GuerraPermalinkResponder

Oi Ricardo, primeiro parabéns pelo blog! Muito bacana e informativo.
Estou com viagem marcada para Bariloche no final de junho 2011. Pretendo alugar carro e fazer a 7 Lagos, mas pensei em voltar pelo asfalto pra variar o caminho. Achei pouca info sobre a estrada de alfato, é tão sem graça assim??
Pelo que tô vendo, Paso Córdoba em junho é muito perigoso...
[]'s,
Camila Guerra

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Aqui quem responde é A Bóia.
No inverno a estrada por dentro dos lagos é freqüentemente fechada. Este é um passeio para ser feito no verão.

No inverno o asfalto é o caminho mais indicado. É uma estrada bonita, você só não passará por dentro do parque!

Milena Ribeiro

Olá pessoal, equanto a fazer essa viagem de carro no outono. Alguém já fez? É época de chuvas nesse período? Imagino que nessa época a paisagem também seja linda. A minha idéia é partir de Bariloche e ir de carro conhecendo aquela região incluindo SM de los Andes e Purto Varas.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Milena! A meia-estação é linda na Patagônia. O Ricardo Freire viajou nesta época. Não dá para garantir firmeza do tempo em época nenhuma do ano grin

É possível fazer uma viagem circular BAriloche - Villa Angostura - San Martín de los Andes - Pucón - Puerto Varas - cruce de lagos - Bariloche.

meily
meilyPermalinkResponder

Pessoal,
alguém tem dica de hotéis em San Martin de los Andes?
Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Meily! Botamos esta pergunta no Perguntódromo mas ninguém respondeu.

O Ricardo Freire ficou numa cabaña no Paihuén: http://www.paihuen.com.ar/

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Riq,
Será que a região dos Sete Lagos é uma boa pedida entre 10 e 20 de setembro? Muito frio ainda? Acho que você esteve lá em março, não foi?
Um abraço,
Sheila

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Sheila! Aqui quem responde é A Bóia! Em setembro ainda será inverno! Como disse alguns comentários acima, o passeio que o Comandante fez, na estrada por dentro dos lagos, é para ser feito no verão. No inverno, pegue a estrada asfaltada smile

Lali
LaliPermalinkResponder

Eu fiz esta viagem no inverno - ago/2011(tive a sorte de pegar um dia aberto, com 3 dias sem neve, então deu p/ ir. Foi simplesmente, SENSACIONAL! Tinha neve apenas em alguns lugares, um céu azul e os lagos azul turquesa!!!! Nunca vamos esquecer! Pegamos a Ruta apenas como caminho p/ chegar a Chapelco, já que nos hospedamos em Villa, mas a estrada acabou sendo a atração principal, e não conseguíamos ficar mais do que 10 minutos sem parar para fotografar! Não que Chapelco não tenha sido tudo de bom, mas a região é deslumbrante! Ficamos com vontade de voltar no verão, p/ fazer um pic-nic na beira do lago e, quem sabe, até nadar...

katia
katiaPermalinkResponder

Olá!

Vou para san Martin de loos Andes dia 04/01/2012 e volto dia 15/01.

Gostaria de saber uma dica para dividir bem esses dias.Vou alugar um carro e estou em dúvida.

Pensei em 3 dias em Bariloche,3 dias Villa La Angostura e 5 dias em san Martin.Depois que li os comentários sobre a Villa,pensei em diminuir alguns dias de San Martin e aumentar da Villa.Onde é mais bonito?

Também queria uma boa diaca de hotel em San Martin.

Muito obrigada!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Katia! Divida irmãmente a hospedagem, quatro dias em cada lugar, e você terá tempo para passear e descansar. Cada lugar tem sua beleza. Villa La Angostura é o menorzinho e mais central na região.

Em San Martín o Ricardo Freire ficou no Paihuén e não desgostou; mais acima, o Luiz indica a Hostería Monte Verde https://www.viajenaviagem.com/2011/04/hoteis-em-bariloche-e-regiao-os-relatos-dos-leitores/#comment-137830

MZ
MZPermalinkResponder

Por favor,alguém já ficou no Paihuen-Resort de montaña em San Martin de Los Andes?
Gostaria de saber se está conservado pois é um hotel com mais de 15 anos.

obrigado
MZ

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, MZ! O Ricardo Freire se hospedou lá quando esteve em SAn Martín. Segundo ele me conta,é um hotel de predinhos em que cada apartamento tem uma cozinha equipada, bem ao estilo cabaña que é bastante comum nesta região. Os equipamentos são antiquados, o que também é comum.

Leia avaliações do TripAdvisor:
http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g312843-d1389038-Reviews-Paihuen_Villa_de_Montana-San_Martin_de_los_Andes_Province_of_Neuquen_Patagonia.html

Helder
HelderPermalinkResponder

Ricardo, bóia ou demais viajantes,

Vamos a Bariloche em janeiro e gostariamos de fazer este passeio de carro, mas eu tenho uma dúvida. Como uma parte não é asfaltada, as locadoras de veículo colocam algum obstáculo quanto a isso ?

A estrada é bem sinalizada ou precisamos de gps ?

Obrigado !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helder! A estrada é bem sinalizada e não há nenhum problema em ser percorrida no verão. As locadoras não fazem nenhuma exigência suplementar; se fizessem, tenha certeza de que o Ricardo Freire alertaria.

Helder
HelderPermalinkResponder

Olá Bóia, obrigado pela atenção !

Eu só quis confirmar porquê nos eua há um item nos contratos de algumas locadoras (avis, alamo e enterprise, pelo menos) que diz que o carro não pode rodar em "unpaved roads".

Novamente, obrigado !

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Boa tarde Ricardo, seu blog é de muita serventia para mim, sem pre o consulto, Parabens!!
Vou fazer uma viagem ao Chile e gostaria de sair de Valdivia-Chile até San Martin de los andes - Argentina, como posso fazer esta travessia ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Aqui quem responde é a Bóia. A melhor travessia no seu caso é via Pucón. Há ônibus desde Temuco.

Paula Melo
Paula MeloPermalinkResponder

Olá . Sou Paula Melo, moro em Manaus, em Setembro 2012, voltarei pela terceira vez a Argentina, pais que amo de paixão, dessa vez, farei, SP /Buenos Aires/Bariloche, passando por Vila Angostura até chegar em San Martins de Los Andes, dai volto de Avião para Buenos Aires, onde ficarei só dois dias , pois já conheço bem.
Vou com meu marido, comemorar Níger de casamento, período da viagem de 01 sete até 10 set, gostaria muito de me corresponder com algum casal tb em lua de mel, ou namorados, que tb esteja com a mesma programação, seria bem legal , pois daria para ratear custos com aluguel de carro no roteiro, fiz isso em outra viagem para Venezuela e deu super certo. Se tiver alguém interessado, fv escrever.
Bju.

Paula Melo
Paula MeloPermalinkResponder

Ola, aguardo resposta., alguém interessado ?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar