San Martín de Los Andes: Rota dos 7 Lagos e Paso Córdoba
Depois de dois dias descansando, comendo muito bem e não se cansando de olhar para o lago em Villa La Angostura (não, ainda não postei sobre isso), pegamos o carro para ir a San Martín de Los Andes, vilarejo aonde se chega por algumas das estradas mais bonitas da região de Bariloche.
Fomos por uma destas estradas, a Rota dos 7 Lagos, dormimos em San Martín e voltamos no dia seguinte por outra estradinha panorâmica, que atravessa o Parque Lanín e serpenteia pela Passagem do Córdoba (Paso del Córdoba).
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Para quem está em Bariloche, a Rota dos 7 Lagos começa a 85 km da cidade, passando o centrinho de Villa La Angostura. O início da estrada é asfaltado, e passa ao longo de um braço do lago Nahuel Huapi e também do lago Correntoso.
Mais adiante você vira à direita na Ruta 234, que tem 51 km de cascalho. É nela que estão os outros cinco lagões, mais alguns laguinhos que não entram na conta.
Desde 2015, a estrada da Rota dos 7 Lagos está totalmente asfaltada.
O ideal é fazer essa viagem num dia superensolarado, para ver a verdadeira cor da água. Eu não tive essa sorte — apesar da previsão ser de sol, o tempo foi nublando pelo caminho.
Outra idéia bacana é trazer um farnelzinho (!) e fazer piquenique à beira de qualquer um dos lagos. Todos têm áreas de camping ou praias públicas indicadas na estrada.
110 km depois de te Villa La Angostura (195 km de Bariloche) você chega a San Martín de los Andes, uma cidade simpaticíssima à beira do lago Lacar — o mais impressionante da rota, por estar espremido por um fiorde. Vou falar com mais detalhes de San Martín num post específico; este aqui é para falar dos caminhos.
No dia seguinte escolhemos voltar via o Paso del Córdoba mais para variar o caminho; não tínhamos muita expectativa pela paisagem.
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Acontece que… gostamos mais desse caminho do que do outro
Primeiro, porque é bem menos percorrido — tem menos movimento (e, nessa época seca, menos poeira). E depois, porque lá pelas tantas começam a aparecer formações rochosas louquíssimas.
Atravessar o Paso del Córdoba é emocionante (e perigoso, também; se vier um carro a toda na outra direção, pode te jogar desfiladeiro abaixo). A foto não dá conta de passar o risco.
Por este caminho, são 61 km de cascalho. E a distância de San Martín a Bariloche, 160 km.
Tem também um caminho inteiramente asfalto, que vai por Junín de los Andes, em 260 km. Mas este não passa nem por lagos, nem pelas rochas do Parque Lanín.
Leia mais:
- Todas de Villa La Angostura no Viaje na Viagem
- Todas de San Martín de los Andes no Viaje na Viagem
- Verão em Bariloche, Villa La Angostura e San Martín: o relato do Guilherme
Wise – Cartão de débito global
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
Comentários
Vou em setembro/24 para Bariloche e depois San Martin, queria alugar um carro para locomover entre as cidades mas não achei locadora que possa devolver o carro em outro local do retirado. Conhece alguma? Sabe o valor que os remis cobram este transfer?
Olá, Andréa! Infelizmente não sabemos. Você também pode alugar carro em Bariloche, ir de ônibus a San Martín e alugar outro carro lá.
Andrea, na Hertz do aeroporto.
Quero fazer este passeio na Primavera, qual é a melhor data?
Olá, Dora! Não há época ruim para ir à região. Se for no iniciozinho da primavera ainda pode encontrar alguma neve.
Pretendo fazer a rota dos 7 lagos em março 2025 de bike em 6 dias , será que consigo hotel no trajeto?
Olá, Luciana! Procure um relato de alguém que tenha feito esse passeio de bicicleta.