Vale do Loire no novo blog da Letícia

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lê Greco em ChambordAdoro quando um trip se entusiasma e resolve abrir um blog pra contar uma viagem. Aconteceu agora com a Letícia Greco, de Belo Horizonte, que voltou de uma linda viagem pela França e resolveu pôr o relato no ar, no Causos de Viagens.

Blogar uma viagem é gostoso porque você acaba revivendo a sua viagem -- viajando tudo de novo. E é bacana porque a sua experiência serve para quem for depois de você.

Eu ia esperar a Letícia terminar a série para linkar aqui, mas está ficando tão boa que vale a pena favoritar e ir lendo à medida em que ela vai publicando.

Já estão no ar:

Intro: Vale do Loire, cenário de conto de fadas

Chambord, o grandalhão

Chambord: ficha completa

Recomendo: Amboise

E a série sobre Paris está toda publicada:

Paris por Lê Greco

(Lê, dá uma olhadinha que alguns posts não estão com o 'label' Paris; põe pra eles aparecerem também!)

Leia também:

Blog de viagem, você ainda vai ter um

O ano em que nos tornamos blogueiros, por Majô Soares

45 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Leticia Greco
Leticia GrecoPermalink

Obrigada Riq!!! A experiencia de blogar a viagem é deliciosa e espero ajudar alguns trips como vcs me ajudaram!!! Depois do Vale do Loire ainda vem Provence, Cinque Terre, Toscana e Roma!!! Acho que tem coisa para escrever durante 1 ano!!!! rs

Hugo
HugoPermalink

Certamente vale mais a pena passar uns dias no Vale do Loire, mas será que dá para fazer um bate e volta ao estilo que o Riq fez na região de Champagne?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não recomendo.

Alexandre
AlexandrePermalink

Olá Hugo, fiz o bate e volta em 2007, peguei o TGV para Tours e depois pegamos uma van na estação que percorreu 4 castelos. Com o Ricardo disse é bastante cansativo, no último castelo já não aguentava mais subir escadas. o ideal é alugar um carro e ficar 2 noites, mas se não der ainda sim vale o sacrifício do bate e volta.

Abs

Andre Lot
Andre LotPermalink

Olha, no limite do limite, faça o bate-e-volta em UM castelo + 1 cidade. Mas aproveite o castelo, ao invés de andar correndo por ele. Recomendo fortemente o castelo de Cheanonceaux. Não é o maior de todos, mas tem como "bônus" um parque gigantesco com jardins franceses, e vilas interessantíssimas por perto.

Hugo
HugoPermalink

Interessante a dica. Durante a minha estadia em Paris o único bate e volta garantido é para Champagne. No entanto, se resolver fazer mais algum passeio pelas redondezas, vou cogitar o Vale do Loire, mas da forma como vocês mencionaram, sem muita correria.

MIGUEL ANGELO GOMES
MIGUEL ANGELO GOMESPermalink

O melhor da França é o francês, algumas vilas são maravilhosas de se visitar, principalmente ao sul da França onde o tratamento é realmente o diferencial, queijos raros, vinho não tão raros porque dinheiro é coisa rara no meu bolso, mas em fim, é tudo muito lindo!

Bianca
BiancaPermalink

Oi Riq!
Nao sei se vc lembra que ha alguns meses eu estava me preparando pra fazer uma viagem de volta-ao-mundo. Pois bem, eu e o Beto ja estamos na estrada. Nosso primeiro destino internacional foi Fiji, um lugar que eu sei que voce gostaria de visitar. Pois bem, se quiser ter um gostinhos das nossas aventuras por la... vai ser um prazer reveber sua visita. Agora estamos fazendo um tour pela Nova Zelandia. Um grande abraco.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Bacana, vou lá ver!

Paula Caroline Evangelista

Olá Ric,
Adoro o seu site, o seu livro, os blogs e claro os seus conselhos que são sempre maravilhosos e precisos. Estou programando uma viagem para Londres em Outubro, e gostaria de saber qual o roteiro vc me sugeri para conhecer um pouco da europa, ja que terei vinte dias e será a primeira vez que estou indo.
obrigada...
abraços

Ranieli
RanieliPermalink

Pessoal,

Eu gostaria de saber se é necessário fazer uma reserva antecipada para o tour de mini bus nos castelos do Vale Loire, ou se na chegada a estação de Tours é possível e fácil se contratar este passeio.

Obrigado

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

No site do Office de Tourisme de Tours você consegue reservar online:
http://www.ligeris.com/excursions_en.php

claudia caponi
claudia caponiPermalink

Riq te tanto que te ouço e vejo seu site ate minha filha de 5 a fica cantando a musiquinha da radio ! Outro dia estava discutindo uma duvida com minha agente de viagem e ela falou: Por

claudia caponi
claudia caponiPermalink

continuando..
Porqeu vc não pergunta para o moço do radio? Vi no site conexão paris umas dicas de 1 sem em paris com cça, mas gostaria de mesclar entre passeios para ela e para nós( o casal ) O que me sugere? Ela nos acompanha super bem em qquer passeio. Bjs

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Claudia, eu não roteiro roteiros prontos dia a dia. Se eu tivesse um post eu te indicava. No Conexão Paris tem.

Visite a página https://www.viajenaviagem.com/europa/paris-ricardo-freire . Na seção "Relatos" você vai encontrar muitas dicas de passeios, inclusive os links para os posts de dia a dia da Marina Lina do Conexão.

Leticia Greco
Leticia GrecoPermalink

Claudia, da uma olhadinha nas dicas de Paris com crianças deste blog:

http://joaoastronauta.blogspot.com/2010/03/paris-com-criancas-pequeno-guia.html

Gina Lima
Gina LimaPermalink

Olá Ric,

Agora estou no post correto, não é mesmo?! Queria sua opinião pessoal: tenho 3 dias livres para optar entre 1- Vale do Loire; 2- Bruges, Bruxelas e Strasburg. Irei no início de março...No caso no Vale o meu receio é estar muito frio, as paisagens não estarem tão lindas e o passseio tornar-se um pouco monótono...No caso dde Bruges, Bruxelas e Strasburg qual melhor ordem? No último dia pretendo pegar um trem direto para o aeroporto orly, já que o meu voo sai 12:55h! Abraço, Gina.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Bruges/Bruxelas e Strasbourg estão em direções opostas. É mais racional ir para o Loire. Se não estiver de carro, monte base em Tours, de onde saem passeios de meio dia para todos os castelos.

Se eu fosse você, dormiria a última noite em Paris. É muito estressante acordar no último dia num lugar longe de onde se vai pegar o vôo.

Gina Lima
Gina LimaPermalink

Olá Ricardo,

Andando pelo seu blog, conexão paris e wazari decidi ficar todos os dias em Paris e a cada 2 dias fazer um bate-volta p/algum lugarzinho desses... Estou pensando em Strasbourg, Bruges e Rouen...um pedacinho alemao na França, um pedacinho na Bélgica e da Normandia...acho que é isso que estou procurando! E vou seguir o conselho de dormir a última noite em Paris! Vc acha que vale a pena as 3??? Abraço, Gina.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Bate-volta é uma coisa que a gente faz quando dá a cidade por vista. Você vai ter essa noção quando estiver lá. Não gosto do bate-volta a Bruges, acho cansativo. Recomendo Bruges numa viagem que vá até Amsterdã. Por favor leia tudo o que puder nesta página, eu já falei várias vezes sobre quase tudo, não precisa perguntar de novo.

https://www.viajenaviagem.com/europa/paris-ricardo-freire

Elizangela
ElizangelaPermalink

Oi Ricardo e pessoal...
estou indo à França em março, são só 10 dias. O que é melhor, na opinião dos mais experientes: 1. Ficar em Paris, ir ao Vale do Loire (uns dois ou três dias), voltar a Paris ou Ir a Paris e ir descendo e voltar para o Brasil de Marselha ou Barcelona, neste caso, ficar menos em Paris e no Vale do Loire.
Valeu!

thainara
thainaraPermalink

muittttttooooooo leggggggggaaaaallll!!!!!}}}}}

Fernando
FernandoPermalink

Alguém teria dicas de qual seria a melhor cidade para fazer de base para visitar o Vale de Loire (de carro por duas noite/três dias)?
Estou pensando em Amboise, mas ainda não estou muito seguro.Irei em setembro.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! Escolha pelo hotel, com três noites você vai conseguir dar muitas voltas. O Ricardo Freire ficou no http://www.7tours.com e adorou.

valeria
valeriaPermalink

ola, todos que puderem me dar uma dica! Estou em Paris ate o proximo domingo e pretendo passar uns 3 dias conhecendo os castelos do vale do Loire - agradeco todas as dicas do site do Ricardo e links- meu destino final eh Chamonix, mas estou achando a viagem de Amboise para Chamonix muito longa(mais de 600 km)... alguem pode indicar algum lugar no meio do caminho -para um dia ou somente um pernoite??? Este meio do caminho fica na regiao de Burgundy, proximo a Dijon...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Valéria! Informe-se sobre a Bourgogne nesta página:
https://www.viajenaviagem.com/category/bourgogne/

valeria
valeriaPermalink

Boia, muito obrigada...ja achei otimas dicas dos trips no link que vc indicou... ja descobri onde vamos ficar... em Beane!!! Abracos, Valeria...

Marcia
MarciaPermalink

Olá pessoal !!!estou indo a Paris no inicio de maio e somos 4 adultos mais um bebe de 8 meses .Estou na duvida se vou a Londres depois de Paris ,e se vale a pena ficar 3 dias no Vale de Loire e 3 em Mont St MIchel .Será que vale a pena incluir Bruges e Bruxelas também????Tenho 15 dias disponível para essa viagem .Quem se arrisca a me dar uma orientação ????

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcia! Viajando com uma criança tão pequena, o melhor a fazer é evitar muitos deslocamentos. Só com Paris e Londres você já conseguiria preencher esses 15 dias: https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Lali
LaliPermalink

Olá, estou querendo muito aproveitar as promoções de passagens p/ Paris em junho, mas ODEIO calor! Sei que vc disponibilizam a média de temperatura de cada mês, mas volto a insistir e peço a ajuda de vcs:
Existe chance de pegar em junho (8 a 17 de junho) dias de calorão desagradável (acima de 28 graus, pra mim já é calorão)? Desculpe a insistência e sei que ninguém aqui tem bola de cristal, mas queria uma opinião baseada na experiência de vcs....
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lali! Todas as suas respostas estão contidas na sua pergunta. Se não quer ter nenhuma possibilidade de sentir calor, vá entre outubro e maio.

Agnes Luiz
Agnes LuizPermalink

Olá,
Estou planejando viajar em setembro para a França e um dos lugares que gostaria de ir é o Vale do Loire. Onde ficar? Amboise, Blois ou Tours?
Gostaria de saber também sua opinião sobre os lugares que gostaria de visitar. Meu roteiro seria assim: 4 dias em Paris, 3 dias no Loire, 1 dia em Carcassonne e 4 dias em Nice. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Agnes! É indiferente onde você escolha para ficar no Vale. O importante é reservar no mínimo dois pernoites e estar de carro. O Ricardo Freire ficou no Château des Sept Tours, http://www.7tours.com e gostou muito.

Carcassonne é redundante no seu roteiro, e dará um trabalhão enorme para chegar: são 600 km de carro ou quase 7 horas de trem, com muitas baldeações. Volte a Paris, pegue um vôo a Nice, alugue outro carro por lá.

Agnes Luiz
Agnes LuizPermalink

Muito obrigada pelas informações.

Philipp
PhilippPermalink

Agnes

3 dias no Loire são suficiente. Quando fui fiquei no Chateau de Chissay (http://www.chateaudechissay.com/) que fica super proximo ao Chenonceau e gostei muito.

No meu blog - onde ainda estou apanhando como um cachorro com algumas coisas sad - fiz um relato em 3 posts sobre a viagem que fizemos passando pelo Mt Saint Michel e no Loire.

Agnes Luiz
Agnes LuizPermalink

Oi Phillipp,
Obrigada pelas dicas. Me passa o endereço do seu blog.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Agnes! É http://siamoarrivati.wordpress.com/tag/vale-do-loire/ .

Philipp
PhilippPermalink

Ops

Como sempre a bóia muito rápida no gatilho!

Philipp
PhilippPermalink

siamoarrivati.wordpress.com

OU entao, clica no meu nome que vc chega lá wink

Erik Cabral
Erik CabralPermalink

Muito Bom mesmo.
Vocês arrasam.
Parabéns !!

Ieda
IedaPermalink

Olá Riq e Bóia!

Estaremos em Paris de 02 á 09/01/13. Iremos de Paris a Tours de 09 à 11/01. Como é inverno, não pretendemos alugar carro. Não sabemos se neva ou não, enfim. Vi agora em um site que há excursão de Paris a Tours ficando 2 noites em Tours. Minha dúvida: vale a pena estas excursões, uma vez que não iremos de carro? Depois do Vale do Loire, iremos a Barcelona, porém meu marido quer parar em Carcassonne. Outra dúvida: é melhor colocar Carcassonne depois de Tours ou ir até Barcelona e depois fazer um bate e volta a Carcassonne?
Se puderem me auxiliar nessa decisão, agradeço.
Estou perdida entre prós e contras, ou que critérios considerar para decidir.
No aguardo, agradeço.
Ieda

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ieda! Tours organizados têm vantagens (tudo providenciado para você) e desvantagens (ter que se submeter aos horários e às acomodações da excursão).

É impossível o bate-volta Barcelona-Carcassonne. No caso, é melhor ir de trem desde Tours. Veja horários em http://www.voyages-sncf.com .

Juliana Starling da Cunha

Ola!!! Gostei muito do site! Estou planejando fazer uma viagem à Europa com meu marido , estamos recem casados, e estou um pouco perdida ainda. Planejo uma viagem de aproximadamente 12 dias... To sem saber quais países valem mais a pena conhecer nesse tempo. Pensei em conhecer a França e a Itália. Pensei em Paris e Veneza. Gostaria que me sugerisse o que vale a pena conhecer entre essas duas cidades e o tempo para cada local... Muito obrigada! Juliana