Descobrindo a Espanha com a Carmen

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Begur, EspanhaA Carmen, nossa querida corresponsal de Barcelona, entrou para a tripulação pela porta do Freire's. Por duas ou três férias, ela usou o meu site velhinho de praias para explorar por conta própria praias do Nordeste que lá na Espanha ninguém sabia que existia. Foram viagens de quinze dias, que a Carmen e sua família dividiam entre uma semana empacotada (para aproveitar os charters, que há alguns anos eram muitos) e uma semana livres por aí.

Pois no seu blog, En busca de la cuadratura del círculo, a Carmen oferece à gente a mesma oportunidade que ela teve por aqui. Viajando pelos posts de lugares por onde ela andou na Espanha, você fica sabendo de lugarzinhos mágicos, para aquelas escapadas fora do circuito basicão. Por exemplo: onde que você ia saber da existência de Begur, esta praia da Costa Brava, a 130 km de Barcelona, com piscinas naturais belíssimas como a da foto?

Se você não quer fazer a viagem de todo mundo na Espanha, dê uma passadinha na Carmen:

Carmen nas Astúrias

Carmen na Cantábria

Carmen na Catalunha

Carmen em Girona

Carmen na Galícia

54 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Carmen
CarmenPermalink

Oh! o que é uma surpresa!!!!!!!!!!!!!!!
Eu estava vendo o post sobre o Caribe (pensava em minhas férias) e ao ver issa foto acima, eu pensei que esse lugar conhecia... Begur, claro que sim!!!

Obrigada Ricardo, pelas suas amáveis palavras!!! Eu é descoberto o Mundo e também novos amigos a través de sua web e por isso eu sempre estarei agradecida!!!

(eu quero comentar que sempre fui mais de vinte dias no Brasil, porque duas semanas voam quando você está em férias e o viagem é longe, você sabe bem!!! e há que aproveitar a ocasião das férias. Alem disso eu desejo voltar, algum dia, as praias brasileriras e a conhecer, também outros lugares: a Chapada Diamantina, a Serra dos Órgãos, Lencois Maranhenses, Iguazu, Ouro Preto, Ilha Grande....Brasil é imenso)

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Postzinho mais que merecido! A nossa querida Carmencita, alem de "nao existir" e ser uma das pessoas mais fabulosas desse planeta, realmente nos revela cantinhos preciosos da Espanha no blog dela - coisa de insider mesmo, que nao aparece em nenhuma revista por ahi, e com passo a passo e fotos lindas. Adoravel, como so ela sabe ser wink (sou puxa-saco mas com motivo, ta? mrgreen )

Vera Lucia
Vera LuciaPermalink

Espetacular as fotos, os lugares, realmente são escapadinhas que valem apena. Adorei o doce relato da Carmen, fiquei com vontade de ir à Espanha, agora, correndo.

Juliana
JulianaPermalink

Oi Riq,

dei uma procurada, mas nao consegui achar nada aqui sobre a Costa Blanca na Espanha. Voce jah foi pra lah? Conhece alguem que jah foi? Eu e uma amiga queremos ir para Espanha no final de Maio (ultimo fim de semana) e estamos em duvida se visitamos a amiga que mora em Barcelona ou o amigo que mora em Moraira perto de Alicante. Alguma dica?

Obrigada!
Juliana

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Juliana, minha resposta-padrão para quem pergunta o que ver numa cidade onde vai visitar amigos é -- fale com seu amigo, ele é a melhor fonte de informação que você pode ter. Peça para ele te dizer o que você vai ver e fazer por lá; ele saberá de lugares que a gente não encontra na internet.

Alicante e Murcia por aí:
http://www.guardian.co.uk/travel/2001/jun/05/spain.murcia
http://www.frommers.com/destinations/alicante/
http://www.guardian.co.uk/travel/2005/jul/23/spain.guardiansaturdaytravelsection
http://travel.nytimes.com/2010/02/28/travel/28next.html

Se você for, não esqueça de voltar e nos contar a experiência!

Carmen
CarmenPermalink

Juliana, eu moré em Alicante. Maio é um mes lindo pra visitar issa área. Moraira-Teulada é linda e também Denia, Calpe, Altea e Jávea. Em Maio não há muitos turístas. Alguns povos do interior e da Marina Alta são rústicos e bonitos: Orba, Vall d'Ebo, Guadalest.
Toda a costa mediterânea espanhola tem bastantes edificaçãos, porque tem a visita de muitos turistas (franceses, ingleses, alemanes e holandeses)

Pode consultar aqui em baixo:

http://www.teulada-moraira.es
http://www.denia.net
http://www.calpe.es
http://www.guadalest.es

Carmen
CarmenPermalink

E a web: www.destinoguadalest.com

Dri Setti
Dri SettiPermalink

Olha a Carmen arrasando!!!!!

Flávio
FlávioPermalink

Ricardo, preciso de um hotel para acolher a mim, minha esposa e 2 filhos pequenos (10 e 7 anos). Tudo isso em um quarto só! Vc possui alguma dica, não muito caro, de hotel com estas características em Barcelona, Valência ou Toledo? muito grato, Flávio

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Pesquise quartos quádruplos nos sites de reserva online. Você pode começar pelo http://www.tripadvisor.com.br . É só setar o número de ocupantes para 4.

maria rita
maria ritaPermalink

Ricardo
Mais uma vez me recorro à você. Procuro por hotel com 1 quarto e sala, café da manhã e próximo à metrô, em Valência. O preço não importa muito. Os sites na sua maioria não especificam exceto quando são apartamentos. Como posso encontrá-los? O que é quarto twin?
Agradeço
Rita

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O que você procura se chama suíte.

Quarto twin é com duas camas.

maria rita
maria ritaPermalink

Oi Carmem
Acabei enviando a mensagem para o Ricardo. Não sou familiarizada com os blogs.
Repetindo minha dúvida, procuro por hotel em Valência do tipo quarto e sala separados para 2 pessoas, com cafá da manhã. Diária até 200 euros. Os sites não informam bem como são os quartos excetos se forem classifiacados como apart-hotel. Você tem alguma dica?
Te agradeço desde já.
Rita

FLÁVIA
FLÁVIAPermalink

Ola Ricardo,

Gostaria de saber sua opinião: tenho q optar entre Toledo e Córdoba, e não sei qual escolher. Tendo que escolher uma delas, qual das duas você sugere?

Agradeço mais uma vez.

Abs

Flávia

Dani S.
Dani S.Permalink

Toledo, Toledo, Toledo.
Córdoba é bem legal, mas tem uma única atração cinco estrelas: a mesquita, que é linda demais. Mas o resto da cidade é legal mas não inesquecível, com uma plaza de armas meio boba, umas ruínas romanas (a ponte é legal) e um antigo bairro judeu interessante.
Mas Toledo é TODA linda. A cidade é fofa, ainda tem as muralhas medievais, com portões árabes, o centro é todo fofo, a catedral é magnífica, as praças são lindas - tem herança árabe, judaica e cristã medieval pra todo lado. O único problema de Toledo é não dar ângulo pras fotos, de tão juntos que estão os pontos interessantes (o centro ainda tem a disposição medieval, com ruelas onde é ótimo se perder). Pelo conjunto da obra, eu voto em Toledo sem pestanejar - e ainda é mais perto.

José Luiz - Viver a Viagem

Concordo com a Dani S.
Toledo é uma melhor opção comparado com Córdoba para um bate-volta... Acho que o melhor seria visitar Córdoba em um roteiro de visita a cidades da Andaluzia como Granada e Sevilla (ou caso vc vá para Sevilla a partir de Madrid, fazer um pit-stop em Córdoba)
Ah, e outra opção seria visitar Segóvia! Eu adoro Segóvia, acho o aqueduto sensacional e ainda tem o Alcazar e o Palacio de San Ildefonso

Natalie
NataliePermalink

Acho que depende um pouco de qual estilo arquitetônico te agrade mais. Não conheci a mesquita de Córdoba, mas dizem que é encantadora. Já em Toledo, encontramos uma cidade abarrotada de turistas e uma tempestade que nos impediu de caminhar direito. Concordo com o José Luiz, Segóvia é uma gracinha de cidade. O aqueduto é maravilhoso e muito fotogênico.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Eu já não me emploguei com Segóvia não. Meu voto vai para Toledo.

Marcia Duarte Sejopoles

Flavia Cordoba eu nao conheço, mas Toledo é linda. Perto de Madri , cerca de 40min saindo de trem da estaçao Atocha se eu nao me engano. Passamos o dia lá e foi ótimo. Varios lugares com obras de El Greco. Nao pegamos excursao , fomos por conta propria. Recomendo.

Claudia Matoso
Claudia MatosoPermalink

Toledo!
Concordo com o José Luiz. Córdoba encaixa bem num roteiro de Andaluzia.

Sílvia Soares
Sílvia SoaresPermalink

Flávia, certamente Toledo; embora, entre todas as opções bate-vlta, eu prefira Segóvia.

Roberta Martins
Roberta MartinsPermalink

Bate e volta Toledo é mais próxima de Madrid. é linda!

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalink

Toledo for sure. Córdoba é bem mais longe, se não me engano e só tem a mesquita.

Flávia
FláviaPermalink

Obrigada, pessoal, pelas opiniões. No meu caso, eu vou pra Sevilha, então daí a minha dúvida.

Bjos

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não sei como está o seu tempo em Sevilha, mas uma solução vapt-vupt que eu indico aos apressados é fazer um pit-stop em Córdoba entre Madri e Sevilha. Você reserva um trem cedo saindo de Madri, guarda as malas na rodoviária que fica atrás da estação de trem de Córdoba, visita a cidade e segue viagem no fim da tarde, em outro trem reservado.

(Córdoba é parada intermediária da linha Madri-Sevilha; todos os trens obrigatoriamente passam por lá.)

jpsoares
jpsoaresPermalink

Flávia, se você vai para sevilha então não perca Córdoba.
A mesquita é deslumbrante e vale a viagem, assim como o Alcazar

A cidade antiga é muito bela, com belas praças como a da Corredera
http://es.wikipedia.org/wiki/Plaza_de_la_Corredera

À entrada da cidade tem a Medina Azahara, que vale bastante a pena conhecer

Edson Maiero
Edson MaieroPermalink

Riq,

estou indo para a Espanha no dia 18 de Dezembro e ficarei lá até 8 de janeiro de 2011 e planejo o seguinte roteiro:

19 a 23/dez/10 - Avila, com carro alugado, para conhecer com calma as Cidades da Região (Avila, Salamanca, Segovia) e curtir pequenas estradas

24/dez a 27/dez/10 - Toledo, com carro alugado, para visitar Toledo, Madrid (já conheço, assim planejo apenas matar a saudades de alguns locais) e pequenas cidades da região

28/dez a 30/dez/10 - Ronda, Pueblos Blancos e Sevilha, sendo que iremlos de trem de Madri a Sevilha e lá alugarei um carro.

31/dez a 04/jan/11 - Barcelona, indo de trem a partir de Sevilha

05/jan a 08/jan/11 - ainda estou definindo, mas possivelmente ficarei estes dias em Madri

Meu objetivo principal é fazer fotos panorâmicas 360 graus e conhecer um pouco da história da Espanha. Você teria alguma dica?

abraço,

Edson Maiero

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu poria esses três últimos dias de Madri na Andaluzia/Sevilha/Pueblos Blancos, onde você tá ficando muito pouco. E veria avião de Sevilha (ou Málaga) a Barcelona.

Edson Maiero
Edson MaieroPermalink

Riq,

obrigado pela dica, estava realmente pensando em ficar mais alguns dias na região de Sevilha/Ronda, até porque o hotel em Ronda é muito legal e não é muito caro. Quando as panoramicas 36o graus ficarem prontas te envio os links.

Mateus Maranhão
Mateus MaranhãoPermalink

Oi Riq!
Acho que esta pode ir pro perguntódromo.Vou fazer um cruzeiro de travessia daqui duas semanas e uma das paradas é em Tenerife. Gostaria de sugestões de passeios e um lugar legal para comer. Desde já agradeço.

Patricia - Turomaquia
Patricia - TuromaquiaPermalink

Suba ao Teide, as Cañadas del teide. Se tiver tempo pega o teleférico no Parque Nacional mais visitado da Espanha. O lugar é demais. Para ter mobilidade aluga um carro no porto, na Cicar http://cicar.com/
Juro que ñ vai se arrepender.
Tenho um post sobre a ilha, dá uma olhada:
http://turomaquia.blogspot.com/search/label/Tenerife

um abraço

Nelma
NelmaPermalink

<Mateus
Tambem paramos em Tenerife num cruzeiro de travessia.
A chegada à ilha é imperdível, maravilhosa. As montanhas chegam até a beira da água, não perca de jeito nenhum.
Eu estava com minha sogra que tem dificuldade de locomoção, portanto pegamos um taxi no porto, que nos deixou no alto da rua comercial, e viemos descendo devagarinho, só apreciando. almoçamos num restaurante indicado pelo escritório de turismo local, num restaurante numa rua lateral. Comemos um prato de mignon com um molho de "mel de palma"e frutas cristalizadas, delicioso. A garçonete explicou que é a seiva de uma palmeira, muito utilizada na culinária. Nunca tinha visto, e adorei!!
Embora não tenha visto muito da ilha em si, gostei de ficar pelo centro, sentamos e ficamos apreciando o movimento.
Meu marido pegou uma excursão do navio mesmo, e fez o passeio que a Patricia recomenda. Ele gostou muito tambem.
Como o tempo que o navio para não é muito, ele achou mais prático pagar o passeio no navio, embora deva ser mais caro, mas não se corre o risco de se atrasar.
Pena que as paradas do navio são tão rápidas... mas Tenerife foi a que mais nos impressionou pela paisagem.

Zuma
ZumaPermalink

Oi Ricardo
Tudo bem como é segurança em Punta Cana fiquei preocupada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Zuma! Este é um post sobre a Espanha; por favor pergunte na página de Punta Cana, para podermos manter todos os comentários em seus devidos lugares smile

Gabriela
GabrielaPermalink

Olá!!

Sempre leio esse site mais é a primeira vez que eu escrevo!

Vou para a Espanha de lua de mel no dia 28/08 e vou me hospedar em Sevilha, Granada, Córdoba, Madri e Barcelona..uma super trip! rsrs. Eu dei uma boa olhada no site mas não encontrei nenhuma dica de hospedagem em Granada e Córdoba. As das outras cidades já garimpei por aqui. Será que eu passei batido por alguma dica, ou não tem mesmo?

Abraços e obrigada a todos pelas informações valiosas desse site smile

Renato Mechica
Renato MechicaPermalink

Gabriela,
Em Córdoba fiquei no AC Córdoba; a rede é maravilhosa tem quartos muito muito confortáveis, visual clean e fica quase ao lado da estação de trem. Custou 90 euros. Só a localização que não é das melhores pois ele fica a uns 20/25 minutos de caminhada do centro. Se você gostar da rede, lá tem também o AC Cordoba Palacio, bem mais próximo do centro mas mais caro.

Em Granada fiquei no Vinnci Granada, bem confortável e tinha ótimo café da manhã. Era um tanto longe das atrações turísticas mas bem próximo da estação de trem também, mas a avenida era bem servida por ônibus.

Fora isso, sempre sugiro a rede NH Hoteles, sou fã incondicional da rede. Dependendo do budget, vale a pena.

Tem uns comentários meus sobre essas cidades e os hotéis no link abaixo:
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/espanha-e-portugal-no-inverno-pro-renato-e-pra-vanessa/comment-page-2/#comment-114330

Zé
Permalink

Hotel pra lua de mel é complicado. Em todo caso... vamos lá:

Granada: NÃO RECOMENDO! Vou repetir: NÃO RECOMENDO! o hotel Almona http://www.hotelalmona.es/ . Muito barulho à noite (região de república de estudantes). Além disso, não tem ar condicionado, oops! Link TripAdvisor http://goo.gl/DISRm .

Por outro lado, quando estive em Granada, teve um hotel que me chamou a atenção, hotel Reina Cristina http://www.hotelreinacristina.com/ . Bem localizado, com uma cafeteria na esquina (me parece que ela presta serviço, ou pertence ao hotel, não sei. Tomei café da manhã lá. Muito bom). Link TripAdvisor http://goo.gl/xZSpn . Checka lá!

Córdoba: rrrrrecomiendo fuertemiente!!! Hotel San Miguel http://www.hotelsanmiguelcordoba.com/ . Bem localizado, wi-fi grátis, ar condicionado, limpinho-limpinho. Perfeito! Link TripAdvisor http://goo.gl/GiKnC .

Sheila
SheilaPermalink

Para Granada, com mais conforto e luxo: http://www.villaoniria.com/
Tudo a ver com lua-de-mel wink
Se a hospedagem for mais simples (beeeeem mais simples), tem a pensão restaurante Vera Cruz: http://www.pensionveracruz.com/

JP Soares
JP SoaresPermalink

Gabriela, em Córdoba fiquei no Hesperia Cordoba e recomendo. A vista sobre a mesquita e a ponte romana é maravilhosa. Peça um quarto superior, vale mito a pena.
http://www.nh-hoteles.pt/nh/pt/hotels/espanha/cordova/hesperia-cordoba.html?action=search

Em Granada fiquei no Hotel Carmen, pela localização, bom preço e pela existência de garagem. A vista do terraço é maravilhosa.
http://www.hotelcarmen.com/granadahotel/esp/index.htm

No entanto se estivesse em lua de mel acho que ficaria no belíssimo bairro de Albaicin.Aqui tem uma boa seleção
http://www.i-escape.com/spain/boutique-hotels

Wanessa
WanessaPermalink

Gabriela, ainda não testei, mas reservei este aqui para minha próxima viagem: http://www.hotelmonjasdelcarmen.com/

Wanessa
WanessaPermalink

Outra coisa: vale a pena dar uma olhada na lista do TripAdvisor, que tem uns hotéis lindos: http://www.tripadvisor.com/Hotels-g187441-Granada_Granada_Province_Andalusia-Hotels.html

Gostei muito desse, mais clássico: http://www.hotelcasa1800.com/es/hotel-casa-1800-granada.php

e desse, mais minimalista:
http://www.hotelcasa1800.com/es/hotel-casa-1800-granada.php

Wanessa
WanessaPermalink

O segundo site era pra ser esse: http://www.hoteldeperegrinos.com/

Mauro Nogueira
Mauro NogueiraPermalink

Gabriela
Estive na Andaluzia no ano passado e adorei o Hotel NH Amistad Córdoba.
http://www.nh-hotels.com/nh/en/hotels/spain/cordoba/nh-amistad-cordoba.html
Muito bem localizado, fica intramuros da cidade e no centro histórico, literalmente perto de tudo. É um super hotel, digno para uma Lua de Mel, numa cidade mágica !

Marcello Brito
Marcello BritoPermalink

Gabriela esses são na minha opinião os melhores hoteis de Cordoba:

1- Hospes Palacio del Bailio - um 5 estrelas espetacular!! sem duvida um dos hoteis mais bonitos de toda a espanha e digno de uma lua de mel , ocupando um palacio historico da cidade
2 - Las casas de la Juderia - um 4 estrelas tinindo de novo, que incorpora casas seculares e muitos patios no meio da juderia
3 - AC Cordoba Palacio - o hotel é um triunfo da arquitetura contemporanea e otimo para quem esta de carro pois embora colado ao centro historico, fica fora da regiao com trafego controlado
4- NH Amistad - foi o primeiro grande hotel da cidade ´continua otimo mas ja nao é tao novo como os concorrentes.
5- se vc quer algo meio pousada o charmoso e classico Hospedaria de El Churrasco é imbativel
6- para hoteis/pousadas em conta tente a casa de los azulejos ou o incrivelmente barato e em linda locação El Plateros.

Marcello Brito
Marcello BritoPermalink

Gabriela,
para Granada:

- O bairro que eu acho mais bacana de ficar é disparado o Albaycin com toda aquela vista do Alhambra e o labirinto das ladeiras com casas brancas. No Bairro tenho 4 dicas:

- Casa Morisca: é um pequeno hotel ultra charmoso que preserva nos minimos detalhes a arquitetura moura.
- Casa 1800: hotel pequeno mais chique do bairro e filial de uma cadeia que começou em Sevilha. É novissimo e reformado pois ocupa o lugar do antigo Hotel Room Mate Miguelitos
- Santa isabel la real - tambem outro pequeno hotel super charmoso no alto do bairro
- Solar montes claros - esse é o segredo mais bem guardado de Granada. Na realidade é uma pousada (ou um B&B)com serviço limitado mas os quartos sao espetaculares, lindos e a suite em dois niveis com 360 graus tem a vista mais bonita de toda Granada. Imperdível!!! com antonio, o dono se dobrando para atender todas as necessidades dos hospedes

No centro da cidade as melhores opçoes sao:

- Hospes Palacio de los patos - 5 estrelas, outro hotel espetacular
- Villa Oniria
- FonteCruz Granada
- Gar-Anat Hotel del peregrinos, moderníssimo!!! e lindo

Mais baratos:
- Palacio de los Navas
- e os hoteis da rede Room mate

vc tem tb a opção e ficar no parador dentro do alhambra

Samira
SamiraPermalink

Não sei se seria o caso para lua-de-mel, mas ficamos em um hostal muito bom, pertinho desse hotel Reina Cristina. É o Hostal Rodri, muitíssimo bem cotado no Trip Advisor e com toda razão. É muito confortável,tranquilo e voltado para casais. Os quartos são uma graça. É um lugar muito fofo e os donos são jovens e muito, muito atenciosos. Só não tem café-da-manhã, mas há vários cafés bem pertinho dali.

Gabriela
GabrielaPermalink

Pessoal, muitíssimo obrigada por todas as dicas!!!
Vou analisar com carinho cada uma e depois passo aqui pra postar meus comentários smile

Ah sim... eu achei uma promoção mt boa do hotel Praktik em Madri. Diária de inauguração a 65 euros o casal (sem café) agora no início de setembro. O hotel abriu em agosto e está novinho em folha. A localização parece muito boa.

Camila Bertoncello
Camila BertoncelloPermalink

Vou para Barcelona no final de abril. Ficarei lá 4 dias e terei mais quatro dias para ir para algum outro lugar da região. Será que a Costa Brava é a melhor opção? Se for o que vocês acham de ficar em Girona e explorar a região de carro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Confira a seção "Daqui pra onde" nesta página: https://www.viajenaviagem.com/europa/barcelona-ricardo-freire

julio lopes
julio lopesPermalink

Estou indo para Barcelona e Valencia em Julho. De Barcelona tenho muita informação, mas gostaria de onformações sobre Bares e Restaurantes bons e baratos em Valência, além de mercados.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Julio!

Não temos conteúdo organizado sobre Valencia.

Um bom lugar para procurar esse tipo de informação é no New York Times:
http://travel.nytimes.com/travel/guides/europe/spain/valencia/overview.html

Espanha | Domingão de Twittadas

[...] @viajeaqui | guia da espanha no viaje aqui | LINK 154. @viajenaviagem | descobrindo a espanha | LINK 155. @viajenaviagem | hospedagem bbb na espanha | [...]