Johanesburgo, destrinchada pelo Emiliano Homrich

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Melville, Cidade do Cabo. Foto: Emiliano HomrichO arquiteto paulistano Emiliano Homrich tem um blog com diagramação elegante e conteúdo finíssimo, o Grito na rua. Começou há pouco, mas começou muito bem. Boa parte dos primeiros posts fala de Johanesburgo, de um jeito que eu ainda não tinha lido, nem em português nem em língua nenhuma.

Homrich explica como a cidade funciona: o Centro (CBD, Central Business District), que é a parte antiga da cidade, onde os brancos não andam a pé; Sandton, para onde os negócios se mudaram depois do fim do apartheid, e que ele desaconselha, pela chatice e cafonice (mesmo com a melhor rede hoteleira da cidade); Melville, a Vila Madalena da cidade, onde dá para curtir a pé de dia e de noite (e se hospedar em guesthouses charmosas); e Rosebank, que é o bairro que está acontendo, onde pululam shoppings e hotéis novos.

Todas as informações estão postas em perspectiva; pela primeira vez fiquei com vontade de dar um pulinho lá. Se você vai -- mesmo que seja só uma escala para fazer um safári -- não deixe de consultar o Emiliano.

Leia no Grito da Rua:

Johannesburg, longe do óbvio

O Apartheid Museum

Onde se hospedar em Johannesburg

Melville: vida de rua em Johannesburg

14 comentários

Emiliano Homrich

nossa, Riq, fico até sem graça...obrigado mesmo. Agora é que deu vontade de escrever mais e mais!

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

grande indicacao! Eu ainda nao conhecia o blog e adorei. Fiquei pouquissimo em Joanesburgo, entre os safaris e Mauricio, e voltei com aquela sensacao horrivel de que nao conheci quase nada e tenho que voltar anyway. Otimos posts do Emiliano.

Cláudia Aragón

Emi, o meu melhor amigo platônico. Ó como ele enxerga bem smile

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Vale mesmo a pena descer um pouco em Johanesburg. Adoro essas metrópoles bagunçadas!

Ana Lúcia H. Neves da Fontoura

Emi,como elogio de mãe continua não valendo,só posso te dizer que desde teu tempo de criança sempre li teus textos com grande orgulho e prazer!Hoje os relatos de tuas viagens não são descrições frias e monótonas de um canto qualquer do mundo!As peculiaridades e a alma de cada cidade visitada por ti são percebidas e descritas com forte dose de emoção,sem no entanto esconder, omitir ou exagerar sua realidade!!!

Maria Inês
Maria InêsPermalinkResponder

PARABÉNS!Além de ótimo arquiteto,fotógrafo com muita sensibilidade,é também exímio narrador e sua redação é perfeita.
Continue nos presenteando com sua competência.

grito na rua no viaje na viagem « grito na rua

[...] este blog recebeu umas das maiores honras que um blog de viagens pode ganhar: foi citado em um post do Viaje na Viagem, blog do nosso arqui-guru Ricardo Freire.  A gente acompanha e tieta em [...]

Blog Viagens
Blog ViagensPermalinkResponder

Eu nunca me arrependo de passar por aqui. Tem sempre ótimos posts, dá gosto de ver. Abraços!

Claudio Lemos
Claudio LemosPermalinkResponder

Se eu soubesse disso tudo antes de ir para lá, acho até que teria me aventurado um pouco mais pelas ruas de Joburg.

Tia Ka
Tia KaPermalinkResponder

Desde pequeno tu escrevia cartas, redacões com conteúdo e ortografia perfeita, além de ser apaixonado por geografia, tudo isso junto com a tua sensibilidade e criatividade só poderia ser um sucesso.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Hora perfeita para esse post! Vou dia 28 para a Africa, com o início da viagem em Johannesburg. Com todas essas dicas, vou aproveitar muito mais minha viagem.

Um baraço,
Daniela

Lauro José Neves da Fontoura

Muito legal o teu blog.a descrição e comentários sobre os lugares são claras e precisas.tem até história o que dá mais sabor a narrativa.O teu talento para escrever e fotografar não me surpreederam. O teu gosto para viajar também não.desde piá sempre mostrates engenho para tal. O que eu não sabia era desta tua capacidade para fazer um blog.Como vamos ao canadá e NY, agora, contigo,sei que,além de um ótimo ¨vaqueano¨seremos parte da tua narração sobre a viagem.meus parabéns.pai

Daniel
DanielPermalinkResponder

A quem interessar possa tem um novo post lá sobre DURBAN, que também vai sediar Jogos.
http://gritonarua.wordpress.com/2010/04/21/um-fim-de-semana-em-durban/

goreth terças

ola, adoro seu site magnifico, todavez que entro fico encantada parabens.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar