Valparaíso: surpreendente

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

El Plan e o porto, vistos do Paseo Gervasoni

À primeira vista, a cidade portuária de Valparaíso, a 120 km de Santiago, assusta. Você sai de uma cidade organizadinha e modernosa como Santiago e de repente dá de cara com um lugar caótico, cheio de prédios caindo aos pedaços. Tudo fica ainda mais esquisito quando você lembra que a cidade vizinha (pegada, contígua, geminada), Viña del Mar, é um balneário clássico e ajardinado, quase côte-d'azúrico.

Um quêzinho de Lisboa, pois não?

Acontece que eu tenho uma quedinha toda especial por cidades portuárias. São lugares que costumam reservar boas surpresas a quem tiver coragem e paciência de desvendar seus segredos. Além disso, sempre sinto que lugares imperfeitos têm uma energia mais interessante do que os lugares perfeitinhos.

Barracãããão de zinco...

O que eu sabia sobre Valparaíso antes de ir? Que era no geral feioso mas que tinha alguns lugarzinhos pitorescos. Que a cidade tem personalidade própria e seus habitantes se chamam porteños, como em Buenos Aires. Que era um pólo gastronômico importante, berço de chefs em ascensão. Que estava experimentando uma espécie de renascimento, com uma vida noturna movimentada nos fins de semana.

Degradê sem degradar

Baseado nessas informações, decidi que um bate-volta -- ainda mais um bate-volta conjugado com Viña -- era pouco. Passar a noite seria fundamental para conferir essas informações. O ideal seria dormir lá numa sexta e/ou num sábado. O problema é que a gente voltaria do Atacama só no domingo. Então resolvi ir direto de carro, saindo do aeroporto mesmo (que já está no caminho da costa), e torcer para ainda pegar o restinho da muvuca do fim de semana.

Acho até a fiação aparente fotogênica!Berde-amarííío como BrasssilllBái náitchi

Achei numa revista feminina comprada no aeroporto a dica de um hotelzinho budget-design que tinha aberto há menos de um ano, o Cirilo Armstrong. Apartamentos duplex com cozinha equipada e varanda (e café da manhã normal de hotel); consegui por 96 dólares. Olha que bacaninha:

valv-cirilofachada1A entradaUm cantinho do lobby

O quarto é espartano, mas agradável:

No mezzaninoA sacadinha

O hotel fica numa das ladeiras do Cerro Alegre, que é justamente o point de Valpo (olha a intimidade). Por ali ficam os restaurantes, bares e lojas mais legais da cidade. Mas não só isso. No Cerro Alegre, e no vizinho Cerro Concepción, estão espalhadas as mais bem-conservadas casas coloridas de zinco da cidade, que foram tombadas como patrimônio da humanidade pela Unesco.

Cerros hermanos

Pirei com as casas. Acho que a última vez que eu fiquei tão fascinado por um casario foi nas ruas vitorianas de San Francisco, na encarnação passada.

Azul-bebêColoradaColorada (uniforme B)

Acredito que pegar um dia de sol seja essencial para captar toda a beleza das casas.

Trio ternura

Sotãozinho azulSotãozinho coloradoSotãozinho verdinho

As fotos foram tiradas em dois momentos -- no entardecer do domingo e no início da tarde de segunda-feira (durante a manhã a cidade estava coberta por uma névoa, e fiquei trabalhando no hotel).

Madeira sobre zinco II

Pense em Santa Teresa, misture com Olinda, dê umas pinceladas de Bairro Alto -- eis o Cerro Alegre.

Zinco escovado!Ojos de resaca

Ou, abusando ainda mais das comparações: é um Caminito de verdade, pípols! Um Caminito onde mora gente e tudo -- e só os turistas mais bacanas se aventuram smile

EnferrujaditoO Fusca não é de enfeite, nãoPondo a bicicleta pra quarar?

O trânsito de pedestres entre a cidade baixa ("El Plan") e os morros se dá por elevadores ("ascensores"). O mais antigo é o Ascensor Concepción, que liga a calle Esmeralda, coração financeiro da cidade, ao Paseo Gervasoni, o mais elegante dos terraços dos morros.

A entrada do ascensor no Paseo Gervasoni

Hotel Gervasoni!Um palacete no Paseo GervasoniViela no Paseo Gervasoni

(Ali fica o Gran Hotel Gervasoni -- esse da foto da esquerda -- provavelmente o mais classudo edifício com fachada de zinco do planeta.)

O ascensor ConcepciónA vistaA descida

Descemos até El Plan, demos uma voltinha, mas subimos correndo de volta. Valeu para ver a arquitetura, que lembra a rua XV de Novembro do centrão de São Paulo, mas lá em cima é bem mais tranqüilo, bonito e gostoso.

El Plan - calles Pratt-Esmeralda

Lá em cima dá pra fazer tudo a pé. Tirando uma ou outra quadra com aclive mais acentuado, as ladeiras são facilmente encaráveis. Muitos dos restaurantes, cafés e galerias ficam na calle Almirante Montt (que é Almirante Alexandrino/Rua do Amparo do Cerro Alegre).

A rua do Amparo de Valparaíso

No domingo à noite havia pouquíssimos lugares abertos. Mas demos sorte, porque o Café Vinilo estava aberto. O lugar é um charme, e totalmente multiuso: você pode passar lá para tomar um café, um trago, comer um sanduba -- ou, como os dois esfomeados aqui (tínhamos almoçado um alfajor no vôo da LAN), se esbaldar na excelente culinária chilena que sai da cozinha.

Café Vinilo, o multiuso do Cerro Alegre

De entrada, pedimos um pebre (vinagrete com coentro e alga, servido com tortilhas) e uma 'salada chilena' (tomate assado com recheio de legumes). Pratos principais: um enrolado de porco divino com purê, e uma carne de panela com risoto de quinoa. (A sobremesa é que foi assim-assim: um sorvete de abacate que o Rochinha faz melhor.)

PebreEnrolado de porcoCarne de panela e risoto de quinoa

No dia seguinte tivemos mais alternativas: muitos restaurantes estavam funcionando, todos com menus de almoço bem em conta. Escolhemos o pioneiro do Cerro Alegre, o Filou de Montpellier, instalado por ali desde antes do renascimento do bairro. Sopa de cebola, quiche, couscous -- tudo muito francês, muito bom e bem barato no almoço (12 dólares o menu completo, sem bebidas).

Escolhendo do menuQuiche loraineCouscous com legumes e carne

Da próxima vez vou reservar um jantar no Pasta & Vino, da chef Verónica Alfageme, que recentemente abriu uma filial num hotel-boutique de Bellavista, em Santiago (ao pé do cerro San Cristóbal), o The Aubrey.

Azul com verdeVermelho & branco

Próxima vez? Sim, é claro que vai ter a próxima. Ainda falta tanta coisa para ver nos arredores de Santiago -- as regiões de vinhedos, as estações de esqui, as casas de Neruda (tem uma em Valpo, mas fecha às segundas, como todas) -- que certamente vou voltar.

Volto já!

Daí aproveito e encaixo um fim de semana valparadisíaco...

Como chegar

Ônibus da TurBus e da Pullmann saem a cada 15 minutos do Terminal Alameda, e levam 1h30 até Valparaíso. Ir de carro é interessante, porque você pode fazer de Valparaíso a base para explorar o litoral norte (Viña, Reñaca, Zapalla) no seu ritmo, e também dar uma chegadinha a Isla Negra, uma hora para o sul, onde está a mais bonita das casas de Pablo Neruda.

Leia mais:

  • Vale de Casablanca no Viaje na Viagem
  • Santiago: roteiro completo dia a dia (e como seguir viagem pelo Chile)
  • Vinícolas em Santiago: como visitar Cousiño Macul e Concha y Toro de metrô
  • 2x Cajón del Maipo: de ônibus de linha e em tour organizado

384 comentários

helenice de castro

Seguindo as dicas da VnV, decidi reservar dois dias da visita ao Chile para Valparaiso (com um rápido passeio a Viña). Valeu a pena! Hospedei-me no Gran Hotel Gervasoni. Um casarão restaurado do final do século XIX. Muito lindo! Apenas o chuveiro é que fica a desejar. Os restaurantes são surpreendentes, com destaque para o Pasta & Vino. Despojado para reservar todo o brilho aos pratos. Ah, como aconteceu com Elaine, também fui pega desprevenida com a temperatura bem mais baixa do litoral. Ao ir para costa, vale a dica de sempre levar um casaco. Última dica para os amantes de poesia (contemporânea): Nicanor Parra!!!

Lúcia de Medeiros

Prezada Boia,
Tenho as seguintes dúvidas:

1- Como chego de metrô ao Terminal no qual pego o ônibus para Viña del Mar, a partir de Providência, onde vou me hospedar?

2- Vocês indicam alguma empresa para um tour local, nessa região?

3- Como ir à Concha y Toro por conta própria?

Só isso...

Obrigada!

Lúcia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lúcia! Na estação Santiago você pega um ônibus para Valparaíso, e de lá você pode ir a Viña del Mar de metrô de superfície.

Para ir à Concha y Toro siga as instruções da Silvia, do Matraqueando:
http://www.matraqueando.com.br/chile-como-ir-por-conta-a-vinicola-concha-y-toro

Você consegue fazer essa viagem toda de forma independente, sem precisar de guia. wink

Maisa
MaisaPermalinkResponder

Oi Bóia
como seria para voltarmos de Valparaíso e Viña Del Mar para Santiago?
saindo de Valparaíso mesmo (onde o ônibus desembarcar?)
Vamos criar coragem e ir por conta, seguindo as instruções (hehe)
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maisa! Há rodoviárias em Valparaíso e em Viña del Mar.

Cinthia@chileparacriancas.blogspot.com

Oi, Lúcia!

Vou dar uma pitacada: já que vc vem a Viña del Mar, deixe para conhecer uma vinícola no Valle de Casablanca, muitíssimo melhor que a Concha y Toro, que é grandona, bem comercial.

Recomendo muito a Casas del Bosque. Dá uma olhada nas minhas fotos e meu relato aqui

http://www.chileparacriancas.blogspot.com/2011/10/vinicola-kids-friendly.html

Cinthia

Rubênia
RubêniaPermalinkResponder

Querida Boia,

Seguindo suas indicações reservei o ultimo dia de minha estadia no Chile (sexta) para conhecer e pernoitar em Valparaíso. Contudo, meu voo saíra no sábado pela manha. Você sabe como faria para ir ao aeroporto saindo de valparaíso? existem empresas que fazem tal trajeto ou devo tentar entrar em contato com algum taxista?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rubênia! Valparaíso está a 1h do aeroporto de Santiago. O melhor a fazer é agendar um traslado. O seu hotel pode auxiliar nisso.

pedro machado
pedro machadoPermalinkResponder

estivemos no Chile do dia 25 a 01 de fevereiro de 2012.Passeamos muito em Santiago e reservamos o domingo para irmos a Valparaiso e Vina del mar.Fretamos uma van por 130.000 pesos,eramos 6 pessoas.Saimos as 8:00 e retornamos as 20:00h.Visitamos duas viniculas na ida e os pontos turisticos das duas cidades,almoçamos no clube Arabe.Ficamos encantado com tudo que vimos e por um preço adequado.

Chantal cuoco
Chantal cuocoPermalinkResponder

Pedro, vc pode me passar o contato desta Van? Eu e minha família iremos em julho para Santiago e gostaríamos muito de conhecer vina del mar. Grata, chantal

Camila
CamilaPermalinkResponder

Pedro, também gostaria muito de saber o contato desta van. Poderia passar por favor?

simone
simonePermalinkResponder

bom dia,
Irei ao chile agora em fevereiro e vou com mais 5 pessoas.
Gostaria de visitar valparaíso e viña del mar.
Poderia passar o contato da van que vocês utilizaram???
Grata
simone

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! Indicamos empresas que fazem o traslado neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

simone
simonePermalinkResponder

obrigada pela ajuda!!!

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Começamos nossa viagem no Chile por Valparaíso, antes de ir pra Santiago! Do aeoroporto, pegamos o ônibus Tur-Bus para Santiago. Informamos que queríamos pegar outro ônibus para Valparaíso, e nos orientaram para descer no terminal Pajaritos. Lá, compramos a passagem para Valpo (tem a cada 15 minutos acho, por várias empresas).
Ficamos TRÊS noites em Valpo. Gostaria de recomendar o Hostal Morgan, no Cerro Alegre. Hostal de charme, com apenas 5 quartos, acho. A decoração é vintage e de super bom gosto. Instalações no banheiro muito boas. E café da manhã sensacional. Prepare-se para ser tratado como se estivesse na casa de uma tia.
Gostamos tanto de Valpo que três noites foi pouco (vale dizer que um dia foi para o bate-e-volta em Viña ). Cidade é espetacular.
Fomos no Café Vinilo, e é ótimo mesmo. Recomendamos também o bar Poublenou, no Cerro Concepción.

marta
martaPermalinkResponder

oi rafael, também passarei 3 dias lá e no mesmo hotel! por favor, me passe umas dicas legais que você sugere nestes 3 dias! obrigada

Thamy
ThamyPermalinkResponder

Estou amando o site e as dicas, vou para o Chile dia 11 de junho, ficaremos um semana e gostaria de saber se vale a pena passar uma noite em Valparaíso ou se faço só um bate e volta? Acredito que já estará bem frio....bjs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thamy! Vale a pena passar a noite em Valpo se for fim de semana e você curtir ambientes boêmios mais alternativos.

Maria Georgina Fernandes garcia

Olá, estou com viagem marcada para Santiago, Valparíso e Vina Del Mar, pretendo ficar tres dias em Vina, preciso de indicação de um hotel nesta balneário.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Georgina! Vamos pôr a sua pergunta no Perguntódromo.

Fernanda M
Fernanda MPermalinkResponder

Olá, Maria Georgina.
Fiquei apenas uma noite em Vina, e esse hotel simples nos atendeu bem:
http://www.rentahome.cl/pt/apart-hotel/rent-a-home-vina-del-mar/
Boa Viagem!

Louise
LouisePermalinkResponder

Ola, Maria Georgina,
estou em Vina nesta momento e hospedada em uma deliciosa pousada em Renaca, com vista para o mar, chamada Bellamare. O problema daqui e apenas um: encarar uma ladeira pesadinha. Se nao tiver problema com isso, super recomendo a Bellamare. Boa viagem!

marta
martaPermalinkResponder

boa noite!
Não encontrei nenhum comentário sobre o Hotel Panamericano sad
Será que alguém tem informações? E também informaçoes sobre o
Gen Suite and Spa? Agradeço...

Fernando Raposo

Atesto a qualidade do Café Vinilo em Valparaíso. Excelente e impecável no atendimento. Minha mãe é diabética e fizeram umas adaptações em uma Albacora para ficar melhor pra o controle da glicemia dela smile

lucia Galdino
lucia GaldinoPermalinkResponder

Estive no Chile em Valparaiso e Santiago passando por vña e recomendo. om relaçà o ã concha não gostei Mais agradaveis e melhor receptividade têm as
Vinículas: Vinha Mar e Indômita, inclusive com preços mais acessíveis.

maria paula
maria paulaPermalinkResponder

Pretendemos ir a Valparaiso em julho/2012 "desempacotados". Seguindo as ótimas dicas, penso que, chegando na rodoviária,deveremos ir até a calle Esmeralda ( El Plan ) sendo essa a referência para conhecermos essa parte da cidade e, depois subir no ascensor Concepción!!! Li que na cidade há bondinhos circulando. Qual o melhor transporte para ir da rodoviária a calle Esmeralda?!!
E o cerro Alegre, fica perto do Concepción? Subindo o ascensor Concepción tenho acesso àquele cerro? E a plaza Sotomayor fica localizada nas imediações da calle Esmeralda?!!!Agradeço a atenção e as maravilhosas dicas desse site do Ricardo Freire que muito tem nos auxiliado nas inúmeras viagens!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Paula! Cerro Alegre e Concepción são contíguos. Chegando com malas, pegue um táxi.

claudia
claudiaPermalinkResponder

Olá!
Gostaria de saber quantos dias são necessários para conhecer Valparaíso? E Vinas?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Dê uma olhadinha aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

paula amaral
paula amaralPermalinkResponder

Excelente o post Riq, como sempre!! Ótimas respostas Bóia, como sempre!! sou viciada no seu site, mesmo quando nao tenho uma viagem em vista eu leio sempre, assim como quem lê um site de notícias...rs.
Nossa última viagem à Praga foi decidida depois de descobrirmos o site e claro que foi espetacular!
Agora vamos para Santiago pela segunda vez e, como sempre, seguiremos suas recomendações. Chegaremos sábado dia 22 de setembro e iremos do aeroporto direto para Valpo, ficaremos no Brigthon (dica de uma leitora e booking.com) até segunda. Daí iremos para Santiago: um dia para conhecer Farellones fora do final de semana(somente para brincarmos na neve), um ou dois dias para curtir Santiago (ficaremos pela segunda vez em Providência no Astral Suites -flat novinho, localização excelente, super bem equipado e custo ótimo), e depois iremos para Cajón del Maipo e queremos ficar no Refugio Lo Valdés alguns dias, para uma "pegada mais rústica". (depois coloco nosso relato no post específico).
Minha dúvida é: vc diz no Post que para chegar em Valpo deve pegar um Ônibus da TurBus ou Pullman que saem a cada 15 minutos do Terminal Alameda (em frente à estação Universidad de Santiago do metrô, linha 1-vermelha). E direto do Aeroporto, como faço? tenho que ir até a cidade para pegar estes ônibus?
Outra dúvida: é fácil ir de ônibus de Valpo até Isla Negra, vale à pena? dura o dia todo o passeio? é que estamos calculando passar sábado em Valpo, domingo uma visita à Vinã del Mar e estamos tentando encaixar Isla Negra, pois adoramos Neruda. Mas se precisar ficamos mais um dia...
Obrigada! abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Para ir do aeroporto a Valparaíso por transporte público é preciso ir de ônibus até a estação Pajaritos e lá pegar o ônibus para Valparaíso.

Não sabemos como chegar de transporte público a Isla Negra. No seu hotel podem dar a dica (se derem, por favor conte aqui). Deve haver tours organizados saindo de Valpo.

vanessa
vanessaPermalinkResponder

Ricardo me ajuda?! Rs
Comprei uma viagem dessas coletivas que acho que vai valer a pena...espero rs!
E e meu marido vamos para Santiago do Chile agora em Agosto dia 21 e voltamos dia 24...
Ou seja pouco tempo pelo que vi aqui...
Me ajuda !!!estou bem perdida.Gostaria muito de saber se vale a pena ir ao Valle Nevado?Nãos sei se vou esquiar mas fiquei encantada com o lugar me parece que vai valer a pena ter ido entende?!lá os hoteis são muito caros?meu vôo chega em Santiago as 12hs pensei ir dali mesmo do aeroporto e voltar no dia seguinte para conhecer Santiago...Quanto tempo é de Santiago a Valle Nevado? Resumindo gostaria mesmo já tendo o hotel incluindo pela nossa viajem...passar a noite em outro lugar . adoro a noite um bom vinho como uma boa cerveja.Me da umas dicas para 3 dias volto no 4°dia.Minha viagem para a Argentina foi perfeita segui todas as suas indicações!vale a pena um bate e volta no Valle Nevado e eu escolher outro lugar?ou só fazer bate e volta?gosto de museu mas não o dia todo..bjs vc tudo de bom!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Aqui quem responde é A Bóia.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Margareth
MargarethPermalinkResponder

Olá
Gostaria que informasse o nome de agencias que façam tur em Vina ou em Valparaiso.
Obrigada
Margareth

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Margareth! Informe-se neste post: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

erica oliveira

Oi Margareth,
Eu fechei com a Sousas Tour, agência de turismo receptivo no Chile, cujos donos são brasileiros. Foi indicada por um colega aqui mesmo. Faço o passeio na próxima semana.

Arnaldo Vicente Scarin

Pessoal, pretendo ir ao Chile em Outubro, para comemorar o aniversário da minha esposa. Estou planejando ficar 4 noites em Santiago e na 6a. feira (19/10), ir para ValParaiso, e tenho algumas dúvidas.

- a Paridade do Real para o Peso é 1 / 237. Qual é a média de gastos diária por lá? Alguém já fez esse cálculo?
- Nunca fiquei em Hostel/Hostal, como funciona isso?
- Algum lugar muito romantico para visitar em Valpo e Viña Del Mar?

Obrigado,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arnaldo! Hostel é o mesmo que albergue, onde os quartos são divididos entre os hóspedes, e os banheiros também são compartilhados. Às vezes albergues também oferecem quartos privativos. Hostal é mais ou menos como uma pensão.

Arnaldo Vicente Scarin

Obrigado

Marcello
MarcelloPermalinkResponder

Estou indo em Maio para o Chile com minha esposa e filho de 1 ano e meio, gostaria de ficar 7 dias, 4 em Santiago, 1 em Valparaíso e seguir para a maior piscina ao ar livre do mundo que fica no resort San Alfonso Del Mar, ficando 2 dias. Alguém já ficou nesse hotel e pode me dizer se vale? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcello! Praia no Chile não é lá essas coisas; você vai viajar basicamente para ver a piscina. Veja resenhas no Trip Advisor: http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g948463-d1370514-Reviews-San_Alfonso_del_Mar-Algarrobo_Valparaiso_Region.html

Ivana Nogueira

Chego em Santiago no domingo /02/09) à tarde e queria aproveitar e ir logo na segunda conhecer o litoral. A minha´dúvida é se vou encontrar alguma atração ou restaurante restaurante aberto numa segunda-feira em alguma dessas 2 cidades.

Ivana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivana! A casa de Neruda não estará aberta numa segunda-feira. Entre no site do restaurante que você pretende ir e veja o horário atualizado.

MICHELLY ALESSANDRA

Olá gostaria de saber como faço para ir da rodoviaria de Valparaiso até os pontos principais da cidade. A pé, de onibus ou taxi? e do metro de Vina de mAR, até os pontos principais tb? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michelly! A rodoviária de Valparaíso fica perto do palácio do Congresso chileno. De lá você vai a pé até a avenida Brasil, onde você pega os funiculares para os Cerros (recomendamos pegar o do Cerro Concepción).

Para Viña del Mar, desça na estação Miramar do metrô Merval. Note que a maioria dos palacetes de Viña, que são sua principal atração, estão fechados desde o terremoto.

Leia sobre Viña no Chile com crianças:
http://chileparacriancas.blogspot.com.br/search/label/Vi%C3%B1a%20del%20Mar

DENISE DA SILVA MAIA

Olá Boia, adorei o seu blog, parabéns. Minha dúvida é quanto aos feriados nacionais dos dias 18 e 19 de setembro, pois viajaremos para o Santiago nesta data e só descobrimos depois de comprar as passagens. Tudo pára? O que pode ser feito nestes dias? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denise! Vá a Valparaíso, de a Cajón del Maipo.

https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

patricia
patriciaPermalinkResponder

Oi Ricardo,
Ótimo relato! Tô indo no fim de setembro para Santiago e Valparaiso, e quero de lá ir para Isla Negra. Não tô muito a fim de alugar um carro, queria saber se há transporte público de Valparaíso para Isla Negra ou tx, sabe me dar alguma dica?
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! As informações estão no guia completo sobre Santiago: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Renata Bartel
Renata BartelPermalinkResponder

Olá pessoal!

Eu e mais 3 amigas estamos planejando uma viagem de formatura para o Chile. Gostaria de pedir dicas para a nossa viagem.
O que vcs nos indicam para aproveitar ao máximo nossa estada no Chile? Quais lugares não podemos deixar de fora??
Ficaremos 7 dias....

Aguardo ansiosa o contato de alguém!

Abraço,
Renata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Qual região vocês estão pretendendo conhecer? Se for Santiago e arredores, comece consultando este roteiro: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Fabiana M Portela

Eu e meu marido chegamos de Santiago Segunda-feira.Adoramos e curtimos muito todas as suas dicas.Concordamos com você sobre o mercado central de Santiago.Fomos em alguns dos Restaurantes indicados e adoramos todos.Fizemos o passeio bate e volta para Valparaiso e Vina. Fomos de Bus e não compramos a passagem de volta, então: quase ficamos por lá!!.Todas as passagens esgotaram e não havia mais nenhum bus. Tivemos a sorte de seguir uns chilenos e conseguir embarcar em um Bus "pirata", uma graça.Valeu pela aventura.

O que comi no Chile, Parte 2 | Quiche de Macaxeira

[...] é muito viva, mas infelizmente não podíamos ficar. Caso você se interesse em visitá-la um dia, nesse link tem umas dicas ótimas. Voltamos para Santiago e à noite, mesmo com muita dor nas pernas depois [...]

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá gente!

Viajarei para o chile em janeiro onde passei 12 dias, sendo que 2 passarei em Santiago e 1 em vina + valparaiso. Gostaria saber se vale mais a pena ficar 3 dias em santiago e perder só a metade de um desses 3 dias em valparaiso, sem ir em vina del mar, e conhecer um pouco melhor Santiago.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Nosso post de Santiago traz todas as possibilidades de passeio; você decide o que é mais interessante:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

GABRIELLA
GABRIELLAPermalinkResponder

Olá, gostaria de saber se em dezembro a temperatura é muito alta, estou pesquisando hoteis em valparaiso e nenhum tem arcondicionado.
Estou preocupada.

Atenciosamente,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriella! Veja as médias de temperatura no Weather.com: http://www.weather.com/weather/wxclimatology/monthly/graph/CIXX0026

Dani
DaniPermalinkResponder

Estamos hospedados no Cirillo por indicação desse site e fomos almoçar no Vinilo (comida tradicional chilena deliciosa com ótimo atendimento. jantamos no La Concepción que eu super indico pela vista bacana, lugar agradável e comida incrível Pedimos Duo de Ceviche de entrada e estava delicioso... A sugestão do garçom para a janta foi o Congrio com espinafre, a apresentação do prato e o sabor estavam perfeitos. Realmente foi uma experiência gastronômica inacreditável!

Fredi
FrediPermalinkResponder

lemos nas matérias que tour para vale nevado funciona da seguinte maneria, de manha só sobe e a tarde apartir de certa hora só desce. Isso é funcionana assim em Farellones também??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fredi! É a mesma estrada.

Vinícius Scaff

Estou indo em Janeiro para Santiago, dos dias 04 a 10. Estou pensando em começar a viagem por Valparaiso, pois dia 04 é sexta.

Minha dúvida é:
- To achando meio dificil chegar em Valparaiso com as malas, do aeroporto até lá tem algum meio de transporte direto? Fica caro?

- As ruas de Valparaiso parecem bem apertadas, lá tem livre circulação de taxi?

- Se eu optar por ficar em Viña del Mar, mas querer ir para Valparaiso a noite, no final da noite (depois das 22hs) é fácil pegar um taxi de ValParaiso até Viña?

Obrigado pelas dicas que eu já achei no site...o material é fantástico. Fico no aguardo se puder me ajudar..

Abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vinícius! Do aeroporto de Santiago direto para Valparaíso, só táxi. Para ir de ônibus é preciso pegar o ônibus local até a estação Pajaritos e lá embarcar nos ônibus para Valpo ou Viña. Táxis circulam pelos cerros e fazem a ligação com Viña.

Fabiola
FabiolaPermalinkResponder

Boa Tarde !!! Adoro Este Site!!!!!!!Em tds minhas viagens sempre dou uma consultada aqui!!!!
Fechei uma viagem pro Chile 27 de janeiro a 4 de fevereiro (3 noites em Santiago e 5 noites em Vina Del Mar , vamos em 3 casais e vamos alugar carro... estou com tantas duvidas, vcs podem me ajudar?????

1.Eh melhor ficar em hospedado em Vina ou Valparaiso???

2.Essa epoca eu vi que eh verao, mais o oceano pacifico eh gelado ,Dah pra pegar praia e qual a melhor praia para aproveitar ????

3. 5 noites eh muito no litoral??? Queremos fazer turismo e ficar na praia sem fazer nada tomando um vinho , comendo em lugares legais e passeando ....

4. Adoro vinhos !!! Ao redor das cidades litoraneas tem viniculas boas??

5.Alguem jah ficou hospedado no Hotel Neruda Mar Suites???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiola! As sugestões para o seu roteiro estão nesse post: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Veja depoimentos sobre o Neruda Mar Suites no Booking: http://www.booking.com/hotel/cl/neruda-mar-suites.html?aid=351186;

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Olá,
eu e meu namorado vamos para Santiago no dia 12 de janeiro. Pedalamos com frequência e decidimos levar nossas bikes. Vamos ficar 4 dias em santiago e depois queremos dar um volta pelas viniculas e fechar com Valparaíso e Viña del Mar.
Duas perguntinhas:

Será que consigo transportar as bikes no ônibus de Santiago para Valparaíso?

E de Santiago para o Conchagua Valley como chego lá?

Obrigada
Ps: adorei o site

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela!

Vinícola é com "o"!

A base para o vale do Colchágua e a cidade de San Fernando.

Os ônibus a Valparaíso são intermunicipais, você pode despachar a sua bicicleta como bagagem.

Carina
CarinaPermalinkResponder

Olá, Riq!
Temos 10 dias no Chile e iríamos dividir em 5 para Santiago + 5 Atacama.
Mas depois desse post, fiquei com dó de não fazer um pernoite em Valparaíso. Acha que cabe?

Se couber, poderia sugeria qual é a melhor ordem para fazer esses percursos para não se perder muito tempo? Digo isso porque só há voo para Calama de Santiago, então fazer Santiago-Valparaíso me obriga a voltar para Santiago para pegar o voo. Me parece que Valparaíso-Santiago é mais aproveitável no sentido de tempo. POR OUTRO LADO, chego numa segunda-feira... vale a pena pernoitar em Valparaíso numa segunda?
#Escolhadesofia!

Bjs!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carina! A Santiago você pode voltar sempre, mas ao Atacama é mais difícil e mais caro. Procure ficar seis noites por lá.

cristina
cristinaPermalinkResponder

Olá,

Como ficarei 10 dias no Chile (em março) e irei para Puerto Montt para ficar na região por volta de 4 dias, gostaria de uma opinião: no período de sexta a domingo (fim de semana) seria melhor eu ficar em Santiago, Puerto Varas ou Viña (ou outro local??) ? Pois estou na dúvida do dia que irei comprar a passagem de avião de ida e volta para Puerto Montt ...

Obrigada mais uma vez pelas dicas!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Se quer curtir a noite, esteja no fim de semana em Santiago ou Valparaíso. Mas se a noite não for sua prioridade, tanto faz onde você esteja.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Ola...

Irei fazer uma viagem de 7 dias para o chile, ficando dois dias em valparaiso e vina de mar e outros 5 e Santiago. Vale a pena alugar um carro pra ir de Santiago a Valparaiso e Vina e depois devolver em Santiago?? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Não precisa de carro não; dá pra ir de ônibus. Veja aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Beatriz
BeatrizPermalinkResponder

Olá Boia estou indo para Santiago dia 04 de janeiro sexta-feira e retornando dia 09 quinta-feira, porém, com suas dicas fiquei tentada em conhecer Valparaíso e Viña del Mar. Você acha interessante eu chegar e ir direto p lá ou deixo para ir no final? Outra dúvida, pretendo ir de ônibus é tranquilo conseguir passagem? De Valparaíso para Viña del Mar fica próximo? Um dia dá para visitar os dois lugares ou é melhor dois?

Desde já agradeço,

Seu site é ÓTIMO...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beatriz! O Ricardo Freire comenta tudo isso no post-roteirão de Santiago. Dá uma olhada lá: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Luciana Barreiros

Olá Ricardo!
Alguém tem idéia de quanto custa o táxi do aeroporto de Santiago direto para Valparaíso?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Não temos a informação oficial, mas uma pesquisa pela internet traz valores tipo US$ 150.

Luciana Barreiros

Obrigada, Bóia!

Jacialva
JacialvaPermalinkResponder

Vale a pena conhecer a vinicola Casa Lapostole? Adoro os vinhos de lá!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jacialva! A vinícola Lapostole fica no vale do Colchagua. Não fica em Valparaíso.

Para o Vale do Colchagua, recomendamos pernoitar por lá.

Leia mais:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Nilo
NiloPermalinkResponder

Olá Bóia e Ricardo, pretendo fazer um bate volta em viña e valpa por conta, mas estou com dificuldades em criar roteiro com alguns (lerês) rs... Existe um que dá pra fazer a pé, tanto numa cidade como na outra? Agradeço toda ajuda e parabenizo o site!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nilo! Veja o roteiro para Valparaíso e Viña del Mar aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Barbara
BarbaraPermalinkResponder

Olá Ricardo, Bóia e todos!

Eu e meu namorado passaremos uma semana no Chile no início de março, e pretendíamos dividir nosso tempo entre Santiago (4 ou 5 dias) e Valparaíso (3 ou 2 dias). Alguma dica de hotel legal e com preço acessível em Valparaíso? Não temos muitas informações sobre a cidade, nem de onde é mais vantajoso ficar...

Conto com as dicas de vocês!

Obrigada,
Barbara

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bárbara! Recomendamos deixar Valparaíso para o fim de semana. há indicações de hotéis no post. Por favor, leia com atenção.

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Olá, Bóia e Ricardo!
Obrigada pelas dicas, estão me ajudando muito para montar a minha viagem!!
Estou indo em breve para Santiago, fico 3 dias, passo dois em Valparaíso e daí subo de volta pra Santiago para pegar um voo para o Atacama. Mas fiquei com a maior vontade de passar nas vinícolas no Valle Casablanca. Vcs acham que há como fazer este vale na ida ou volta de Santiago, mesmo estando sem carro? (vou sozinha, não pretendo alugar um) Há algum ônibus ou companhia que leve de uma cidade para outra, e não voltando para a mesma cidade, passando por Valle Casablanca e suas vinícolas?
Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! Para visitar as vinícolas do vale de Casablanca, vá com um passeio organizado. Este post tem dicas:

https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Santiago do Chile – em busca da neve « A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

[...] Valparaíso está para Santiago assim como o bairro de La Boca está para Buenos Aires — a diferença é que continua um lugar descolado; pense no Cerro Alegre como uma Santa Teresa/Olinda chilena. Já Viña del Mar é como um Guarujá dos bons tempos, ou uma Punta del Este menos badalada e mais família. [...]

Paula
PaulaPermalinkResponder

Oi Boia

Estou indo no carnaval para Santiago e gostaria de passar uma noite na regiao. Aonde existe mais opcoes noturnas de restaurantes, Vina ou Val Paraiso? Alguma dica de hotel?

Obrigada
Paula

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Valparaíso é mais animado. Há hotéis indicados no texto.

Sinara Heringer Pereira

Olá Ricardo,

Seu blog é perfeito, tem hora que até me perco com tantas informações.. rs
Mas a dúvida é a seguinte, mês que vem vou para Santiago e claro, vou passar um dia em Valpo e Viña e quero saber se é melhor já comprar as passagens da Turbus pelo site, ou se deixo pra comprar lá na hora mesmo. E se for o caso comprar lá na hora, corro o risco de já nao ter mais disponibilidade no horário que quero? O que acha?

Grata,
Sinara

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sinara! Os ônibus partem a cada 15 ou 20 minutos, só precisa comprar com antecedência em caso de feriadões (Páscoa, Natal, Ano Novo).

cavalca
cavalcaPermalinkResponder

Sobre ISLA NEGRA.

É possível comprar passagem na rodoviária de Valparaíso para um ônibus que vai em várias praias do litoral sul chileno (em gauchês: pinga-pinga). Não perguntei a frequência, mas acredito que deve ser no máximo de 30 em 30 minutos. Na parada/ponto de Isla Negra, é necessário caminhar uns 100 metros para acessar a entrada da casa de Neruda. A viagem leva quase duas horas.

Estamos passando quatro noites em Valparaíso (bem slow travel mesmo). Tem bastante coisa pra fazer, principalmente se você gosta de Pablo Neruda, hehe.

Fomos no Cafe Vinilo ontem. Recomendamos.

carlos stocche

Pretendo ir ao chile agora em abril. Nao vi ninguem alugando carro no chile. O que voces acham de visitar as montanhas, valparaiso e santiago de carro? O preco de aluguel no chile e muito alto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Valparaíso e Viña são visitáveis de carro (mas você não poderá fazer degustação de vinhos no vale de Casablanca dirigindo), mas à montanha não vale a pena ir com carro. Aliás, em abril não se vai à montanha -- só há curvas e a paisagem é absolutamente comum.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Eu e uma amiga decidimos fazer o bate-volta a Valparaíso de ônibus e foi bem tranquilo. Compramos as passagens de ida e volta na loja da Pullman na estação Tobalaba do metrô por 5000 pesos cada, e aqui deixo duas dicas: evite os finais de semana, pois já na sexta-feira o movimento para Valparaíso e Viña Del Mar cresce muito e o terminal fica lotado. Além disso, é bom garantir a passagem de volta: conhecemos duas brasileiras que deixaram para comprar em Valparaíso e tiveram dificuldade, tendo de retornar tarde da noite.
Para quem quer fazer algo mais tranquilo, sugiro seguir a dica do Ricardo e dormir por lá. Como eu adoro fotografar e Valpo, com suas casinhas, é uma maravilha para isso, não tive tempo de ir a Viña e vou ter que esperar a próxima ida ao Chile para conhecer o balneário. sad
Como a parte "baixa"nos pareceu muito desinteressante, "feia" mesmo, resolvemos pegar um táxi no terminal e descer na Plaza Sotomayor, onde vimos o monumento aos heróis, a Armada Chilena e de onde subimos para o Cerro Alegre, “desembarcando” no Palacio Baburizza. Continuamos pelo Paseo Yugoslavo, passeando entre as casinhas coloridas de zinco e entrando no clima boêmio da cidade. Passamos pela Casa Proa e, mais adiante, entramos na passagem Bavestrello, com seus muros grafitados.
O almoço foi no Le Filou de Montepelier (deliciosa e simples casa francesa) e a sobremesa em uma "pasteleria"que parecia saída de site europeu de decoração, a Mercadito Alegre (muito fofa, imperdível!). Dali pegamos um ônibus para La Sebastiana (qualquer um com O que passe na Av. Alemanya serve) e conhecemos a casa de Neruda. O passeio terminou pelo cerro Bellavista, onde conhecemos o Museo a Cielo Abierto, até descermos a pé até a zona portuária (o ascensor Espíritu Santo está em reforma).
Dia muito especial!

Tem mais aqui:
http://blogsealguemperguntar.blogspot.com.br/2013/02/chile-um-dia-em-valparaiso.html

Suzana
SuzanaPermalinkResponder

Olá, Ricardo!

Primeiramente, obrigada pelo post super completo. Acho que Valpo (hehehe) vai me conquistar, também sou apaixonada por arquitetura típica e cores... por exemplo, quando fui a BsAs, o passeio a Caminito foi um dos meus favoritos. Turistadas à parte, rende fotos maravilhosas.

Gostaria de saber como você conseguiu este desconto INCRÍVEL no Hotel Cirilo! Me animei e fui olhar o site... está na casa dos R$400! sad

Um abraço,
Suzana.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suzana! Quem responde é A Bóia. Preços de hotel são variáveis. Nos agências online tipo Booking os preços descontados aparecem a partir de 3 meses antes da data de hospedagem.

Suzana
SuzanaPermalinkResponder

Sem querer abusar (muito), será que você tem dicas de roteiros de vinícolas? Vi o post sobre as que são kids-friendly, mas não é bem o meu caso - vou com o meu namorado.
Pretendo passar 2-3 dias no clima de vinho e friozinho... dicas?
obrigada!

FELIPE MEDEIROS

Olá... boa tarde!!! estou indo com minha noiva para Santiago dia 16/06. Vou para esquiar em valle nevado. tenho algumas dúvidas:
1- encontro neve em valle nevado para esquiar neste período do ano? dois dias para esquiar é o suficiente??
2- quantos dias seria o ideal para conhecer santiago e valle nevado?
3- vale a pena extender a viagem e conhecer san alfonso del mar no período de junho??

Obrigado.

Felipe

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe!

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Não sabemos nada de San Afonso del Mar, mas em princípio não se vai do Brasil ao Chile por causa do litoral.

Fabio
FabioPermalinkResponder

Olá

Estou indo para Santiago no final de jumho (22/06) e ficarei uma semana com minha esposa e filho de 5 anos. Queremos ir a Valparaiso e Vina fazer um bate-volta. Com criança, é melhor alugar um carro em Santiago facilitando a mobilidade ou de ônibus é tranquilo nessa questão de locomoção nas duas cidades e circulação entre elas?

Fabio
FabioPermalinkResponder

* junho

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fábio! Sim para todas as perguntas: é tranqüilo se locomover entre as cidades, mas com criança é melhor estar de carro.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar