Espírito Santo, na rota do Tiago

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

VitóriaO Espírito Santo é um dos segredos mais bem-guardados do Brasil. Vitória é uma pequena Floripa do Sudeste esperando para ser descoberta. Nos fins de semana as diárias dos hotéis caem; com um carrinho você xereta o litoral recortado de Guarapari (eu gosto das prainhas da Enseada Azul); come-se bem tanto no bairro chique da Praia do Canto (e seu anexo muvucado, o Triângulo das Bermudas) quanto à beira-mar em Meaípe (finzinho de Guarapari). Ainda não subi a serra -- a propósito, sou bem fraco em serras em geral -- mas todo mundo que vai fala maravlhas.

Daí você pergunta: tá, cadê os posts? Sim, faz um tempão que devo posts sobre o Espírito Santo. Felizmente agora eu já tenho pra onde enviar os interessados: o Tiago dos Reis criou o blog Rotas Capixabas. A idéia é ótima: o Tiago usa como base as rotas oficiais da secretaria de turismo, fazendo os destaques e os aprofundamentos necessários.

Os primeiros posts, sobre o centro de Vitória, estão excelentes, e mostram que o blog veio para ser uma referência mesmo.

Sempre lembrando o que já falei por aqui: Vitória tem o Réveillon mais em conta da costa brasileira. Aproveite!

Leia:

Rotas capixabas, do Tiago dos Reis

Guia de Vitória no Viaje na Viagem

46 comentários

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Tiago, gostei do seu blog Rotas Capixabas. Vitória e Santo Espíritu eran lugares desconhecidos para mim, mas agora despois da sua descoberta já sei algo mais do Brasil. Lindo lugar.

Lucio
LucioPermalinkResponder

O bairro chique de Vitória, ao lado do Triângulo das Bermudas é Praia do Canto.
Praia d Costa é o bairro chique de Vila Velha...

Ricardo Freire

Uuuups.... tô corrigindo eekops:

Lucio
LucioPermalinkResponder

Não se preocupe! Todos cometem esse engano... smile

Tiago dos Reis

Caramba, Riq! Fiquei até emocionado de me ver na capa do seu blog!! Meus cinco minutos de fama finalmente chegaram... kkkkk
Fico muito feliz de ter gostado do blog. Ele está bem no início, mas está sendo construído com muito afinco e dedicação. Espero poder contribuir com dicas do Espírito Santo para os seus seguidores.
Muito obrigado por essa oportunidade.
Um abraço.

Fábio G.
Fábio G.PermalinkResponder

Passei o reveillon em Vitória, não esperava contar tanta beleza.
Paguei barato tanto na passagem (Campinas - Vitória) apenas R$99/trecho como hospedagem, casal R$119,00 em frente ao mar de Camburi.
Para praias recomendo as prainhas das Ilhas do Boi e do Frade, desculpa aê Salvadô, Natal e Aracaju mas Vitória tem praias mais bonitas que ocês. smile

Hugo Loureiro
Hugo LoureiroPermalinkResponder

Parabéns Tiago o Blog está muito bom. O Espirito Santo é o verdadeiro "Bom,Bonito e Barato" do Brasil. Tem tudo que você precisa em uma área relativamente pequena. Praias, montanhas, esportes radicais, hitória, gastronomia, eco turismos, reune as culturas européias, africas e indígenas, enfim uma sintese do Brasil.

Fê Costta - viaggio mondo

As praias do Espírito Santo pertencem na verdade à Minas Gerais! smile Como boa mineira, passei boa parte da minha infância por lá, sobretudo em Guarapari (a melhor de todas) e Piúma (uma das mais fraquinhas). Para mim, a melhor praia de Guarapari é a Setibão, logo depois de Setiba, com uma paisagem linda e sem a muvuca das demais praias. Além disso, é o melhor peroá da região! Para balada e muita curtição, o melhor point é Meaípe! Ah, saudade... smile

Tiago dos Reis

Fê, também sou mineiro (embora more em Vitória há quase 12 anos). Acho que por isso minhas impressões sobre o ES são mais qualificadas, né? rsrsrs
Os capixabas que me perdoem, mas o Espírito Santo também é nosso!

Edvander Araújo Nepomuceno

kkkkk Claro que o ES pertence a nós, capixabas, mas o emprestamos com prazer aos mineiros, gente boa demais, sô!

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

O sonho de todo mineiro é ter uma praia...kkkk...Me desculpe, mas Setiba, Setibão e Meaípe são dos CAPIXABAS! Sem problemas, nós recebemos os mineiros com prazer e muito humor (nada mais humorístico para os guaraparienses que passar um dia de chuva olhando os mineiros rolando na areia, jogados pelo mar)hahahaha...
Terminado o momento humor, a descrição do ES está ótima. E vou te dizer uma coisa, se gostou do ES só conhecendo o Litoral, acho que depois de subir as montanhas, vai querer mudar para lá. É o unico lugar que conheço onde podemos passar o dia de sol numa puta praia e curtir uma noite fria com clima europeu no mesmo dia. Bom de mais!

Angelo Santiago

É muita pretensão dos mineiros acharem que o ES e nossas praias pertencem a vocês. O ESPÍRITO SANTO É DOS CAPIXABAS! Mais respeito, por favor. Aqui não é quintal de Minas não! Afff!!!

Rosa
RosaPermalinkResponder

Eu adoro Vitória e Vila Velha, mas Natal e Salvador podem continuar tranquilas, ganham disparado. Já Aracaju não conheço assim tão bem. Na categoria águas salgadas mornas não tem pra ninguém, as praias do Nordeste são ours concours.

Fábio G.
Fábio G.PermalinkResponder

Rosa, sim, sobre aguas mornas concordo contigo.
Acho que é por isso que resistir pesado e não conheci Floripa.
Mas em termos de praias o trio nordestino que citei, acho sim, dispesavel.
De Salvador, o que salva mesmo é Porto da barra, claro que isso é uma opiniao pessoal minha.

Anderson
AndersonPermalinkResponder

Eu moro em vitória, mas há 10 meses estou morando na Itália. E, depois de rodar alguns lindos lugares por essa terra, posso dizer que Vitória não tem muito a perder para o primeiro mundo em termos de beleza. Ganha disparado em questão de hospitalidade e conforto. Além de uma belíssima e saudosa, por mim, culinária. Vale a pena conviver nessa linda capital. valeu

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Tenho pena daqueles que conhecem o ES apenas pela previsão do tempo ou nas manchetes policiais.
Essa terra é linda, hospitaleira (sim!) e muito aconchegante.
E o olhar do Tiago, expresso nas fotografias, nos apresenta bem o que é a beleza desse lugar.
Parabéns pelo blog!

Érica França

Há muito quero conhecer Guarapari, Itaúnas e afins. Com o novo blog, será mais fácil me achar por lá. Valeu pela dica.

Tiago dos Reis

Oi Érica! Guarapari será tema de meus posts muito em breve. Espero mesmo que meu blog lhe seja útil para se interessar e conhecer o Espírito Santo.
Se precisar de alguma coisa, é só falar.

Marcio Aguiar
Marcio AguiarPermalinkResponder

O blog do Tiago de fato é uma ótima referência, talvez a única decente sobre o turismo no ES. Vitória tem uma característica peculiar que a diferencia das demais capitais do Brasil: é uma capital com jeito de província, sem aquele alarde do RJ, SP, BH e outras.
Sigam os roteiros do Tiago e boa diversão!

Adriana Pessoa

Gosto muito do Espírito Santo, como uma boa mineira!
Mas acho que o estado tem muito a melhorar na exploração do turismo no seu litoral. Muitas construções irregulares, muitas barracas invadindo a praia, cadeiras por todo lado...uma pena!

O interior, principalmente a região serrana onde tem a Pedra Azul é maravilhosa, cheia de restaurantes espetaculares! Vale uma visita.

Tiago dos Reis

Adriana, concordo plenamente contigo.
E essas falhas na organização do turismo no Estado não passarão batidas em meus posts.
As praias, principalmente, mereciam ser mais bem tratadas.

Rosa
RosaPermalinkResponder

Acho que esse problema não é só do litoral do Espírito Santo, infelizmente é de todo o litoral brasileiro.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Estive em Vitória há muito tempo e gostei bastante. Na verdade, ficamos em Vila Velha que, pra mim, tem a cara de Niterói (é elogio, viu?). Tenho parentes que adoram a região de Domingos Martins e passam férias lá. Acho que preciso ir conferir!

Bruno Vilaça
Bruno VilaçaPermalinkResponder

Olha minha terrinha aqui! Que orgulho! wink
Tiago tá mesmo de parabéns pelo blog.
Sejam todos bem vindos.

Momento Tommy: o Rotas no VnV « Rotas Capixabas

[...] inserção do link do “Rotas” na seção blogroll do site, o Riq foi além: publicou um post inteiro sobre o nosso blog, na capa do site, para divulgá-lo entre os seus seguidores. Nas [...]

Deise de Oliveira

Fui em abril para o ES e gostei bastante. Só fiquei meio decepcionada com a parte hoteleira para mochileiros. Não há nenhum albergue em Vitória, Vila Velha ou Guarapari! Uma pena mesmo!

Nina
NinaPermalinkResponder

Ê, concordo, concordo!
Apaixonei-me pelo ES a ponto de querer me mudar pra lá. Sério, falta só o emprego - achei os salários baixos, mas não desisto da idéia de criar minha menina em lugar tão legal.

Dica para os mochileiros: há muitas ofertas no http://www.couchsurfing.org

Flavia kaiser
Flavia kaiserPermalinkResponder

Ric, eu sou capixaba muito orgulhosa da minha terra e já bloguei sobre duas viagens que fiz ao ES como turista, depois que vim morar no exterior smile Inclusive pra Pedra Azul, a cidadezinha mais famosa da serra capixaba. Com fotos!

Beijos!

Hugo Loureiro
Hugo LoureiroPermalinkResponder

Venha conhecer o Espirito Santo, veja em http://www.youtube.com/governoes vários videos promocionais feitos pelo Governo do Estado, alguns tratam de obras e melhorias de infra-estruturas mas tem alguns sobre as belezas do nosso estado.

O mais bonito de todos, na minha opnião é este:
http://www.youtube.com/watch?v=J9oJcRK5PC8

Hugo Loureiro
Hugo LoureiroPermalinkResponder

Para conhecer mais sobre o ES, segue link com muita informação sobre este estado maravilhoso.

http://www.descubraoespiritosanto.com.br

Veja em http://www.youtube.com/watch?v=Io6k4BQFhvI uma visão geral do site Descubra o ES.

Júlio Mendel
Júlio MendelPermalinkResponder

Ricardo, não deixe de subir a serra no ES. Saindo de Guarapari (ou Vitória) pela BR 101 e subindo a BR 262 você chega a Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante. Recomendo o Paço do Aroso Hotel e um bacalhau no Luzitânia.

É o que hpa de melhor!

Grande abraço

Tiago dos Reis

Oi, Riq.
No meu comentário lá no concurso do Iberostar, você me perguntou sobre a Casa da Praia em Itaúnas. Eu só fui ver hoje e como não dá mais para responder lá, resolvi trazer a sua resposta para esse post aqui, que é quase "meu" e tem a ver com o assunto... rsrsrs
Então, ela voltou a funcionar sim, só que sob nova administração. Falei disso lá no post de hospedagem em Itaúnas no "Rotas": http://rotascapixabas.com/2010/10/02/serie-especial-itaunas-5-onde-ficar/. Fui no último feriado da independência para lá.
Abs,
Tiago

Ricardo Freire

Ótimo! Vou fazer uma chamada assim que der uma brecha (tô no sufoco!)

Abraço!

Tiago dos Reis

Bom, Riq, pelo menos isso é sinal que você tá trabalhando por nós! rsrs bom trabalho!

Carmem
CarmemPermalinkResponder

E como "Vitória tem o Réveillon mais em conta da costa brasileira", já estamos com tudo reservado pro Reveillon 2010/2011. Ui!

Tiago dos Reis

Que bom, Carmen!
Se o "Rotas" puder te ajudar em alguma coisa, estamos às ordens, viu? Tenho certeza que vai gostar de Vitória!

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Pessoal, viajo pra Vitória no início de Junho e preciso de informações sobre hotel (bom, barato e bem localizado). Não conheço a cidade. Alguém pode me auxiliar? Obrigada.Eneida.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eneida! O Ibis Praia do Canto é BBBem localizado!

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Muito obrigada pela indicação,achei o hotel maravilhoso, mas R$ 170,00 ainda é um pouco alto para mim smile

Michele
MichelePermalinkResponder

Eneida, a boia tem razão o ibis da praia do canto é super bem localizado, moro aqui e é uma das praias mais lindas do Brasil, quanto mais ao sul do estado vc for mais lindas elas ficam, o unico problema é a água geladissima, parece que tem cubos de gelo no mar, o melhor horario para um banho de mar é final do dia, mas ainda assim precisa coragem para encarar o frio do mar. Fora isso é maravilhoso o fato de sentar e admirar a praia, principalmente vila velha que é mais bonita que vitória, além de ter cara de lugar de praia.

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Oi, Michele, sem problemas a água fria, pois eu quero mais é andar pela cidade. Tens alguma indicação de hospedagem para me dar, que não seja muuuito caro?

Tiago dos Reis

Eneida,
No "Rotas" eu fiz um post especial sobre hospedagem em Vitória: http://rotascapixabas.com/2010/07/27/onde-se-hospedar-em-vitoria/.
Abs,
Tiago

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Excelente o teu trabalho, Tiago. Me ajudou muito. Obrigada e parabéns!!

Dan - Muita Viagem

O Espírito Santo é realmente um segredo que merece ser compartilhado com todos brasileiros!

Helen
HelenPermalinkResponder

Primeiramente parabéns pelo site. Adoro todas as dicas.
Estou pesquisando sobre Vitória e Não consigo acessar o Rotas Capixabas. Será que tiraram do ar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helen!

Pode ser temporário. Entre em contato pelo Facebook:
https://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar