Espírito Santo, na rota do Tiago

VitóriaO Espírito Santo é um dos segredos mais bem-guardados do Brasil. Vitória é uma pequena Floripa do Sudeste esperando para ser descoberta. Nos fins de semana as diárias dos hotéis caem; com um carrinho você xereta o litoral recortado de Guarapari (eu gosto das prainhas da Enseada Azul); come-se bem tanto no bairro chique da Praia do Canto (e seu anexo muvucado, o Triângulo das Bermudas) quanto à beira-mar em Meaípe (finzinho de Guarapari). Ainda não subi a serra — a propósito, sou bem fraco em serras em geral — mas todo mundo que vai fala maravlhas.

Daí você pergunta: tá, cadê os posts? Sim, faz um tempão que devo posts sobre o Espírito Santo. Felizmente agora eu já tenho pra onde enviar os interessados: o Tiago dos Reis criou o blog Rotas Capixabas. A idéia é ótima: o Tiago usa como base as rotas oficiais da secretaria de turismo, fazendo os destaques e os aprofundamentos necessários.

Os primeiros posts, sobre o centro de Vitória, estão excelentes, e mostram que o blog veio para ser uma referência mesmo.

Sempre lembrando o que já falei por aqui: Vitória tem o Réveillon mais em conta da costa brasileira. Aproveite!

Leia:

Rotas capixabas, do Tiago dos Reis

Guia de Vitória no Viaje na Viagem

54 comentários

Riq e turma da bóia,
Vou pedir licença a vocês só para fazer um adendo ao post. É que eu tive um problema com o antigo domínio e agora o Rotas tá com um novo endereço: http://www.rotascapixabas.blog.br.

    Queria alguma dica sobre o litoral capixaba, ao sul de Vitória. Pretendo fazer uma viagem afetiva: meu pai nasceu em Muniz Freire e cresceu em Cachoeiro do Itapimirim, mas nunca fui ao ES. Queria ir, no verão, fazer alguma cidade praiana de base (Guarapari? Marataízes?) e fazer incursões às duas cidades do interior em que meu pai viveu. Qual cidade praiana vcs acham melhor?

    Muitíssimo obrigada

    Olá, Liliane! Pergunte lá no blog do Tiago! A gente não tem esse conteúdo aqui não.

Ricardo acho que precisa rever urgente essa comparação de Vitória com Floripa, que me desculpe, não tem nada a ver. Estive agora em janeiro e só valeu pela curiosidade e pelas moquecas. De resto preços bem salgados (mais caro que búzios), as praias, que já não são grande coisa quase todas poluídas, com uma orla paupérrima em estrutura (no máximo um ou dois restaurantes/bares razoáveis a beira mar, incluindo vila velha)…e Guarapari então…bacutia um caos de gente cada um com a sua caixa de som mais alta que a outra. Sinceramente não vi nenhuma praia que chegasse aos pés nem de uma meia boca da capital catarinense, tipo Canasvieiras (e olha que rodei pra caramba seguindo as sugestões de roteiro e dos parceiros do site)… enfim uma decepção por completo tanto que até resolvemos encurtar a estadia. Me causa espanto uma avaliação como essa num site tão bacana que me foi fundamental para o sucesso de tantas viagens nacionais e e internacionais que faço há décadas sempre seguindo a risca o Viaje na Viagem

    Comparar com Floripa realmente forçou a barra! Olha, pode até se falar que é um mini Rio de Janeiro, inclusive no quesito violência! Vitória x Vila Velha ( Rio x Niterói)
    Mas comparar com Floripa ? Não entendi nada ! Vai frustrar quem for com essa ideia ! Pra mim essa comparação mais atrapalha do que ajuda o turismo capixaba !
    Que o ES tem muitas belezas, isso é incontestável ( recomendo Itaunas, no norte do Estado, esse sim é o ouro do litoral do ES)

    Mas Vitória é um lugar bacana para morar , passar férias não rola não ! Nada a ver messssssmooooo com Floripa !

    O lugar legal do ES para passar férias ( viajantes roots) realmente é Itaunas , porém fica a 4 horas do aeroporto mais próximo que é Vitória!

    É isso ! Esse site é maravilhoso, mas essa postagem não !

    Um abraço !

    Olha como as visões pessoais são interessantes, e opiniões por vezes bem divergente. Eu já fui a floripa 2x (sim, a segunda pra tentar desfazer a impressão da primeira). Em minha avaliação sobre as praias: difícil estacionar, quando encontra estacionamento é caríssimo. Na praia houve até briga entre 2 caras que oferecem cadeiras na areia para os visitantes. Algumas praias tem águas limpas e gostosas para um ótimo banho! Mas a MAIORIA só serve pra surfista, muitas ondas e mar agitadíssimo!
    Restaurante: Tentaram me enganar! Ao avaliar o cardápio (antes de sentar à mesa) não gostei dos preços. A hostes que acompanhava, após eu dizer que achei caro, saca do bolso um folder com o mesmo prato do cardápio pela metade do preço. Falando sobre a noite: a todo custo querendo cobrar taxa de serviço (famoso 10%) mesmo eu tendo que ir ao bar buscar bebida, não havia nenhum serviço para a cobrança, mas o que me chamou atenção foi a não informação da cobrança. Eu que sou atento a estas coisas, pedi a notinha detalhada antes de pagar para confirmar e falei que não iria pagar a taxa, eis que me disse a caixa que era obrigatório! Oi? Falei que eu não era argentino e nem uruguaio pra cair nessa (simmmm lá tem muito gringo e eles se aproveitam da falta de informação deles), daí ela retirou. Resumindo: minhas 2 experiências não foram nada agradáveis!!!!

Eneida, a boia tem razão o ibis da praia do canto é super bem localizado, moro aqui e é uma das praias mais lindas do Brasil, quanto mais ao sul do estado vc for mais lindas elas ficam, o unico problema é a água geladissima, parece que tem cubos de gelo no mar, o melhor horario para um banho de mar é final do dia, mas ainda assim precisa coragem para encarar o frio do mar. Fora isso é maravilhoso o fato de sentar e admirar a praia, principalmente vila velha que é mais bonita que vitória, além de ter cara de lugar de praia.

    Oi, Michele, sem problemas a água fria, pois eu quero mais é andar pela cidade. Tens alguma indicação de hospedagem para me dar, que não seja muuuito caro?

Pessoal, viajo pra Vitória no início de Junho e preciso de informações sobre hotel (bom, barato e bem localizado). Não conheço a cidade. Alguém pode me auxiliar? Obrigada.Eneida.

    Muito obrigada pela indicação,achei o hotel maravilhoso, mas R$ 170,00 ainda é um pouco alto para mim 🙂

E como “Vitória tem o Réveillon mais em conta da costa brasileira”, já estamos com tudo reservado pro Reveillon 2010/2011. Ui!

    Que bom, Carmen!
    Se o “Rotas” puder te ajudar em alguma coisa, estamos às ordens, viu? Tenho certeza que vai gostar de Vitória!

Oi, Riq.
No meu comentário lá no concurso do Iberostar, você me perguntou sobre a Casa da Praia em Itaúnas. Eu só fui ver hoje e como não dá mais para responder lá, resolvi trazer a sua resposta para esse post aqui, que é quase “meu” e tem a ver com o assunto… rsrsrs
Então, ela voltou a funcionar sim, só que sob nova administração. Falei disso lá no post de hospedagem em Itaúnas no “Rotas”: https://rotascapixabas.com/2010/10/02/serie-especial-itaunas-5-onde-ficar/. Fui no último feriado da independência para lá.
Abs,
Tiago

    Ótimo! Vou fazer uma chamada assim que der uma brecha (tô no sufoco!)

    Abraço!

    Bom, Riq, pelo menos isso é sinal que você tá trabalhando por nós! rsrs bom trabalho!

Ricardo, não deixe de subir a serra no ES. Saindo de Guarapari (ou Vitória) pela BR 101 e subindo a BR 262 você chega a Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante. Recomendo o Paço do Aroso Hotel e um bacalhau no Luzitânia.

É o que hpa de melhor!

Grande abraço

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito