Espírito Santo, na rota do Tiago

VitóriaO Espírito Santo é um dos segredos mais bem-guardados do Brasil. Vitória é uma pequena Floripa do Sudeste esperando para ser descoberta. Nos fins de semana as diárias dos hotéis caem; com um carrinho você xereta o litoral recortado de Guarapari (eu gosto das prainhas da Enseada Azul); come-se bem tanto no bairro chique da Praia do Canto (e seu anexo muvucado, o Triângulo das Bermudas) quanto à beira-mar em Meaípe (finzinho de Guarapari). Ainda não subi a serra — a propósito, sou bem fraco em serras em geral — mas todo mundo que vai fala maravlhas.

Daí você pergunta: tá, cadê os posts? Sim, faz um tempão que devo posts sobre o Espírito Santo. Felizmente agora eu já tenho pra onde enviar os interessados: o Tiago dos Reis criou o blog Rotas Capixabas. A idéia é ótima: o Tiago usa como base as rotas oficiais da secretaria de turismo, fazendo os destaques e os aprofundamentos necessários.

Os primeiros posts, sobre o centro de Vitória, estão excelentes, e mostram que o blog veio para ser uma referência mesmo.

Sempre lembrando o que já falei por aqui: Vitória tem o Réveillon mais em conta da costa brasileira. Aproveite!

Leia:

Rotas capixabas, do Tiago dos Reis

Guia de Vitória no Viaje na Viagem

54 comentários

Há muito quero conhecer Guarapari, Itaúnas e afins. Com o novo blog, será mais fácil me achar por lá. Valeu pela dica.

    Oi Érica! Guarapari será tema de meus posts muito em breve. Espero mesmo que meu blog lhe seja útil para se interessar e conhecer o Espírito Santo.
    Se precisar de alguma coisa, é só falar.

Tenho pena daqueles que conhecem o ES apenas pela previsão do tempo ou nas manchetes policiais.
Essa terra é linda, hospitaleira (sim!) e muito aconchegante.
E o olhar do Tiago, expresso nas fotografias, nos apresenta bem o que é a beleza desse lugar.
Parabéns pelo blog!

Eu moro em vitória, mas há 10 meses estou morando na Itália. E, depois de rodar alguns lindos lugares por essa terra, posso dizer que Vitória não tem muito a perder para o primeiro mundo em termos de beleza. Ganha disparado em questão de hospitalidade e conforto. Além de uma belíssima e saudosa, por mim, culinária. Vale a pena conviver nessa linda capital. valeu

Eu adoro Vitória e Vila Velha, mas Natal e Salvador podem continuar tranquilas, ganham disparado. Já Aracaju não conheço assim tão bem. Na categoria águas salgadas mornas não tem pra ninguém, as praias do Nordeste são ours concours.

    Rosa, sim, sobre aguas mornas concordo contigo.
    Acho que é por isso que resistir pesado e não conheci Floripa.
    Mas em termos de praias o trio nordestino que citei, acho sim, dispesavel.
    De Salvador, o que salva mesmo é Porto da barra, claro que isso é uma opiniao pessoal minha.

As praias do Espírito Santo pertencem na verdade à Minas Gerais! 🙂 Como boa mineira, passei boa parte da minha infância por lá, sobretudo em Guarapari (a melhor de todas) e Piúma (uma das mais fraquinhas). Para mim, a melhor praia de Guarapari é a Setibão, logo depois de Setiba, com uma paisagem linda e sem a muvuca das demais praias. Além disso, é o melhor peroá da região! Para balada e muita curtição, o melhor point é Meaípe! Ah, saudade… 🙂

    Fê, também sou mineiro (embora more em Vitória há quase 12 anos). Acho que por isso minhas impressões sobre o ES são mais qualificadas, né? rsrsrs
    Os capixabas que me perdoem, mas o Espírito Santo também é nosso!

    kkkkk Claro que o ES pertence a nós, capixabas, mas o emprestamos com prazer aos mineiros, gente boa demais, sô!

    O sonho de todo mineiro é ter uma praia…kkkk…Me desculpe, mas Setiba, Setibão e Meaípe são dos CAPIXABAS! Sem problemas, nós recebemos os mineiros com prazer e muito humor (nada mais humorístico para os guaraparienses que passar um dia de chuva olhando os mineiros rolando na areia, jogados pelo mar)hahahaha…
    Terminado o momento humor, a descrição do ES está ótima. E vou te dizer uma coisa, se gostou do ES só conhecendo o Litoral, acho que depois de subir as montanhas, vai querer mudar para lá. É o unico lugar que conheço onde podemos passar o dia de sol numa puta praia e curtir uma noite fria com clima europeu no mesmo dia. Bom de mais!

    É muita pretensão dos mineiros acharem que o ES e nossas praias pertencem a vocês. O ESPÍRITO SANTO É DOS CAPIXABAS! Mais respeito, por favor. Aqui não é quintal de Minas não! Afff!!!

    Seria divino, maravilhoso se os governantes (e até o povo) não fossem tão negligentes com o meio ambiente. Aqui torraram bilhões em um programa de despoluição em que usaram quilômetros de tubulação que ligam nada a lugar nenhum.

    Tiago, aproveite para falar de nossa cultura. Do congo, das puxadas de mastro, do caxambu, do ticumbi, das comunidades indígenas e quilombolas, do carnaval de rua, dos banhos de mar à fantasia, dos festivais, como o internacional de jazz em Santa Teresa, o de música erudita de Domingos Martins, o Vitória Cine e Vídeo, o Festival de Dança, o Festival de Teatro…

Parabéns Tiago o Blog está muito bom. O Espirito Santo é o verdadeiro “Bom,Bonito e Barato” do Brasil. Tem tudo que você precisa em uma área relativamente pequena. Praias, montanhas, esportes radicais, hitória, gastronomia, eco turismos, reune as culturas européias, africas e indígenas, enfim uma sintese do Brasil.

Passei o reveillon em Vitória, não esperava contar tanta beleza.
Paguei barato tanto na passagem (Campinas – Vitória) apenas R$99/trecho como hospedagem, casal R$119,00 em frente ao mar de Camburi.
Para praias recomendo as prainhas das Ilhas do Boi e do Frade, desculpa aê Salvadô, Natal e Aracaju mas Vitória tem praias mais bonitas que ocês. 🙂

Caramba, Riq! Fiquei até emocionado de me ver na capa do seu blog!! Meus cinco minutos de fama finalmente chegaram… kkkkk
Fico muito feliz de ter gostado do blog. Ele está bem no início, mas está sendo construído com muito afinco e dedicação. Espero poder contribuir com dicas do Espírito Santo para os seus seguidores.
Muito obrigado por essa oportunidade.
Um abraço.

Tiago, gostei do seu blog Rotas Capixabas. Vitória e Santo Espíritu eran lugares desconhecidos para mim, mas agora despois da sua descoberta já sei algo mais do Brasil. Lindo lugar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito