St. Maarten | Maho Beach, onde os jatos quase pousam na areia

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Maho Beach, St. Maarten

Quer dizer: talvez não seja do seu tempo. Na época em que São Paulo ainda tinha garoa (que, como se sabe, foi substituída há alguns anos pelo rodízio de carros), o programa clássico do domingo dos paulistano era catar a criançada e ir ver os aviões pousar em Congonhas.

Naquele tempo isso era mais fácil porque ainda existia um terraço de observação. Hoje nem dá mais para fazer isso.

Maho Beach, St. Maarten

Pois paulistanos saudosos devem pegar o primeiro vôo para a ilha caribenha de St. Maarten. Então você aluga um carro, contorna o aeroporto pela esquerda, passa por uma estradinha entre a pista e a praia de Maho, e estaciona no Sunset Bar. (Minto. Melhor primeiro ir pro hotel, deixar as malas, e fazer isso na primeira oportunidade que der. Foi o que eu fiz. Diz-que é arriscadíssimo deixar coisas no carro aqui em St. Maarten.)

Maho Beach, St. Maarten

Assistir aos jatões pousadarem rente à areia no aeroporto Rainha Juliana, levantando a cabeleira dos intrépidos que ficam ali debaixo de propósito, é o programa mais manjado de St. Maarten. E, na minha opinião, o mais imperdível também. Eu poderia ir todos os dias em que estivesse aqui na ilha, que não me cansaria. A propósito, só me considerei devidamente "chegado" depois que fui cumprir o ritual.

Maho Beach, St. Maarten

Maho Beach, St. Maarten

Maho Beach, St. Maarten

Além do espetáculo ser emocionante, o bar é bem bonzinho. Tem um camarotezinho pra beber/comer e fotografar.

Sunset Bar, Maho Beach

Um quadro negro pintado numa prancha de surf informa os horários previstos das chegadas.

Sunset Bar, Maho Beach, St. MaartenSunset Bar, Maho Beach, St. MaartenSunset Bar, Maho Beach, St. Maarten

E dá até pra descolar uma comida saudável. Entre os hamburgers e frituras típicos de lanchonete, catei um mahi-mahi assado com rice'n'peas (o baião-de-dois do Caribe, arroz com grãos esparsos de feijão) e salada.

Sunset Bar, Maho Beach, St. Maarten

Sem falar que a praia é linda, azul-claríssima.

Maho Beach, St. Maarten

Quem quiser ter esse showzinho do lado de casa deve ficar no Sonesta Maho Beach, que pode ser visto nesta foto, no canto esquerdo superior. Fiquei lá da outra vez; é um hotel velhusco mas cumplidor (e bem melhor do que seu primo Sonesta Great Bay, em Philipsburg, onde estou hoje -- e detestando).

A melhor hora para fotografar é de manhã, a favor da luz. Vou ver se consigo voltar em algum dos próximos dias.

59 comentários

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Bem, vou ter que voltar a St. Maarten pra ver esse espetáculo, já que sou do tempo da garoa paulistana.

Gerson
GersonPermalinkResponder

Carmem.
Eu tb sou do tempo da garoa e tenho uma foto tirada lá no terraço de Congonhas. Terno completo de casemira "aurora" e gravata. As moças usavam vestido rodado e bem pregueado de "popeline", sapatos bico fino e salto bem alto. Que saudades...

gabebritto
gabebrittoPermalinkResponder

Saudades do tempo de piá, quando meus pais levavam os filhos (de Corcel I) para a Av. dos Estados para ver os aviões pousarem no Salgado Filho.

Leandro
LeandroPermalinkResponder

A pergunta que não calar: o vento da turbina arrasta mesmo os banhistas para o mar na hora da decolagem? Vi sso num vídeo e sempre quis repetir smile Sei que é possível, mas será que deixam?

Ricardo Freire

Depende da posição do avião. Da outra vez eu não tinha percebido isso. Hoje teve um avião que ficou com a turbina muito próxima da praia, então fez um ventão, levantou areia bem alto e mexeu com a água. Mas não vi ninguém sendo levado pelo vento não.

Arthur | Agora Vai

Leandro, na verdade o empuxo da turbina levanta até automóveis. No Santos Dumont, no intervalo entre as decolagens, a cabeceira da pista é aberta para o trânsito até a Escola Naval. Um dia, um taxista se distraiu, o táxi foi colhido, arremessado e capotou várias vezes. Ele morreu na hora.
Na verdade, acho essa pista em St. Maarteen uma irresponsabilidade total da adm. aeroportuária local. O dia que um avião errar no pouso e arrebentar tudo, essa brincadeira acaba.

henrique
henriquePermalinkResponder

curioso que quase todo mundo só fotografa os pousos. e as decolagens?

Ricardo Freire

São pro outro lado hahahaha!

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Olha... St. Maarteen é a terceira na minha top listinha do Caribe (primeiro está Cancun e depois Turks & Caicos - vc ouviu falar do novo resorte Beaches, disseram que é um espetaculo). Não conheço nada do Caribe, e apesar de ter vontade de ir, sempre me encato com outros roteiros ao redor do mundo e acabo sempre deixando para depois.
Acho que morando no Canadá, a idéia de Caribe é hotel/resort all inclusive ... e isso pra mim é programa para de ir com a criançada...
Então estou deixando essas aventuras caribenhas para quando vier os filhotes. Mas acho que estou enganada... acho!
Aproveita essa praia linda por mim!

Zé
PermalinkResponder

Avião é o bicho mais bonito do MUNDO! Fico emocionado só de ver essas fotos, lindas! mrgreen

Meu sonho era ser piloto de avião, grandão. Mas sou "surdinho" (o médico me disse), por isso não pude seguir a carreira, paciência sad

Thiago Parente

Vai voar de ultraleve então. É tão bom quanto. A sensação é indescritível. Vê o meu relato sobre a realização de um sonho lá no meu blog.

Zé
PermalinkResponder

Eita, Thiago, esse negócio de avião pequeno (ultraleve, teco-teco, asa delta...) não é comigo, não. Morro de medo!
Sabe, minha paixão não é tanto pelo ato de voar. Eu gosto mesmo é das coisas relacionadas a aviação comercial: o "ambiente" do aeroporto, os aviões grandões e suas cabines cheias de botões e luzinhas... Gosto de ficar observando, e com inveja, os pilotos com seus uniformes bacanas e suas malas de rodinhas e decoradas com adesivos nonsense... Tem também as aeromoças, todas elas maquiadas (algumas lindas, outras nem tanto)... No avião, gosto da comida, sim. Gosto também de assistir aos filminhos (até mesmo os mais chatos), de escutar TODAS as estações de rádio (prefiro as de jazz) e de me informar nas revistas de bordo sobre o duty free e as últimas novidades em gadgets supérfulos que eu nunca vou comprar... Gosto de fuçar no banheiro do avião: ver se tem sabonete cheiroso ou água de colônia para os passageiros, se a água da torneira é quente, de dar a descarga para ver se a água sai misturada com desinfetante azul... Na hora de dormir, pedir para a aeromoça um travesseiro e um cobertorzinho "sapeca negrinho" para me enrolar nele e sonhar que eu estou dormindo deitado com a cabeça no colo da minha mãe (do jeitinho que eu fazia quando era criança)... E, de manhã, acordar com o cheirinho de croissant quentinho, hummm... Pra mim, o glamour da aviação comercial não acabou e nunca vai acabar... Curto muito tudo isso! mrgreen

PattyBraga
PattyBragaPermalinkResponder

Zé... não é possível, eu acho que somos gêmeos separados no nascimento.

Eu gosto tanto de tudo isso que você descreveu aí em cima, que às vezes penso que poderia morar dentro de um aeroporto ou avião!

grin

Zé
PermalinkResponder

Patty, minha irmã! Finalmente te encontrei, que emoção!!! cry cry mrgreen

Rosa
RosaPermalinkResponder

Nossa! Também morro de amores por aviação comercial, você descreveu com perfeição Zé. Quando fico um tempo sem viajar, vou ao aeroporto de BSB e já me sinto melhor...

Zé
PermalinkResponder

mrgreen mrgreen mrgreen

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Zé, você já viu isso?

http://www.youtube.com/watch?v=TZ7E1UKkjG0&feature=player_embedded

Zé
PermalinkResponder

Não conhecia esse vídeo não! Muito legal, Zé maria! lol

Só você mesmo pra pescar umas coisas dessas no YouTube, valeu!

Marcie
MarciePermalinkResponder

muito legal, este vídeo. Notem como ainda sabia-se falar português: o gerúndio ainda não havia sido inventado. wink

Ernesto, o pato

Riq

Em St. Martin não deixe de fazer um post sobre compras, é disparado o melhor lugar do Caribe - talvez do mundo - para compras.

E, se tiver tempo, os passeios para ilhas viznhas como Anguila são bem interessantes. Dá para ir tranquilo com barco de linha. Só não sei como está a questão do visto.

Ricardo Freire

Ernesto, não sei há quanto tempo você veio, mas depois do advento das megastores e dos outlets nos Estados Unidos, esse negócio de compras no Caribe só é interessante mesmo para artigos muito taxados nos Estados Unidos -- bebidas, cigarros, cosméticos, jóias, grifes. Na comparação com preços do Brasil, tudo deve ser mais barato, porque no Brasil a taxação é muito alta. Mas aqui em SM não dá vontade de comprar não. Curaçao e Aruba têm setores comerciais mais interessantes hoje em dia. E o Panamá é um lugar interessante para eletrônicos.

Danny
DannyPermalinkResponder

Oi, Riq! Tô querendo ir pra St. Maarten na próxima semana! Me indica um hotel legal pra ficar? Não queria ficar na rota dessa barulheira não... E Turks & Caicos, que a Mirella falou? Sou louca para ir tb. Vc conhece? Abs

Ricardo Freire

Caro: Radisson ou Westin.
Em conta: Mercure.
Turks & Caicos: não acho tudo isso não. St Barth é muito mais bacana.

Gustavo - Viajar e Pensar

San MArtin, com certeza ainda bebo uma gelada neste bar.
Quando estou aqui na praia do Campeche em Floripa, fico imaginado como deva ser ai em St. Martin, principalmnte devido ao barulho, por que chega a pertubar aqui, que fica próximo mas não tanto com ai.

juliana amorim

Olha só!!! Neste aerporto eu ainda me sentiria Rainha!!! Um luxo!!! Ainda bem que eu adoro ver avião decolando e pousando. Daqui da minha janela eu consigo ver ( com esforço!) os aviões do Santos Dumont. Quem sabe eu não começo uma campanha pra mudar o nome dele!! hummm Interessante!!!! rsrs smile

ruy mendes
ruy mendesPermalinkResponder

Questions:

Caro RIQ, você já promoveu uma enquente sobre os melhores livros para levar em nossas viagens, de acordo com o destino.
Como localizo as enquetes? Na pg. principal só localizei duas.

Ricardo Freire

Acho que não fiz essa enquete não.
Mas de todo modo você pode ver todas as enquetes em https://www.viajenaviagem.com/category/enquetes

Danny
DannyPermalinkResponder

Valeu,Riq! Mas esses são em frente à praia? Tem muito hotel que diz que é em frente e acaba que o cidadão tem que andar horrores pra dar um mergulhinho...

Ricardo Freire

Radisson e Westin sim, Mercure não. Existem poucos hotéis pé-na-areia em praias boas.

Lena
LenaPermalinkResponder

Você anda saracoteando muuuito!!! smile Impossível acertar! É não dá para não babar!!
Já que está aí e o tal vôo da Gol? Não aparece ainda na busca de vôos do site...

Ricardo Freire

Por enquanto é charter, Lena. Parece que tem uma burocraciazinha ainda a superar para transformar em vôo regular. Eu vim via San Juan. Vou contar o périplo num post específico grin

Guilherme Biazzi

Ricardo,

Como o dia dos namorados vem chegando e fica impossível, de achar algum restaurante decente sem estar lotado, tive a idéia de viajar no próximo final de semana (11 à 13 de junho).

E venho cá, pedir o seu auxílio, para me indicar algum lugar passar um final de semana romântico.

Pode Ajudar?

Grato,

Guilherme.

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Guilherme:

tem esse link: Fim de semana romântico em familia em Itaipava, por Sut-Mie
Só que é em família.. Mas o lugar tb é muito bom sem crianças.

Bruno Lima
Bruno LimaPermalinkResponder

Ricardo,

Conheces hotel Divi Little Beach? Tens alguma referencia dele? Pretendo ir a St Maarten em Julho...

Obg
bruno

Ricardo Freire

A praia eh bonitinha. Acho a localizacao ruim. Sou mais o Sonesta Maho Beach, que eh mais antigo como hotel mas tem uma localizacao esplendida.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

estivemos no mar hj tb ) marseille e cassis
na volta conto tudo acabando snif
bjs a vcs e aos trips

Junior
JuniorPermalinkResponder

Ricardo,

Não deixe de visitar a praia Mulet Bay que fica em campo de golfe abandonado. Uma a mais bonita do mundo (na minha opinião, claro).

Quando fomos, a dois anos, adoramos o restaurante Capitan Oliver´s. O cantor era espetacular e a comida tambem. Tem um aquario gigante com tartaruas e tubarões bem grandes mesmo.

Ai que saudades...

Junior

Ricardo Freire

Jah conheco Mullet Bay de outros carnavais... vai ter um post sobre ela jah jah.

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Riq, me deu o maior dejávu agora! Um post seu dos tempos do zip.net sobre St. Marteen foi o primeiro que li da sua fase web, procurando desesperadamente na internet pelo Viaje na Viagem derivado de arvores, sold-out em tudo quanto era lugar. smile

Martinha
MartinhaPermalinkResponder

Coincidências da vida.. hj abro o blog do Keith e:

http://velvetescape.com/blog/2010/06/a-beach-for-thrill-seekers/

Tem dois videos muito bons..

Tb quero ir.. |o|

Gabriel Costa
Gabriel CostaPermalinkResponder

Boa tarde, eu estou afim de ir pra ilha de Saint Maarten e gostaria de saber se vc poderiam me informar algumas locadoras de carro da região e tmb quanto custa o combustivel.Tambem gostaria de saber se na ilha possui locais para estacionar o carro proximo das praias e quanto custam em média.Eu pesquisei na internet e vi que a Europcar aluga carro lá na ilha, vc acha q está é uma boa locadora?
Desde já agradeço.

Ricardo Freire

Pesquise locadoras em http://www.expedia.com . Há inúmeras.

Estacionar é um problema nos trechos urbanos, mas nas praias não há problema.

José Antônio

Alguém sabe me dizer qual a maneira mais prática e barata pra voar pra Saint Martin ou Sint Maarten??? tem que voar para USA e depois pra lá ou tem alguma que vai direto daqui do brasil, talvez Gol??
precisarei ir mas não faço a menos ideia...

Ricardo Freire

POr enquanto o vôo direto é charter, Zé Antônio. ´Parece que há a intenção de que se torne regular, como já aconteceu com Curaçao e Punta Cana. Enquanto isso não acontece, para ir de maneira independente você precisa ir por Miami ou então por Curaçao (há vôos da Insel Air que você consegue comprar na Expedia -- http://www.expedia.com ).

Douglas Agra
Douglas AgraPermalinkResponder

Há também uma opção de ir até Curação de Avianca e de lá para St Maarten ir de DAE (www.flydae.com). É possível comprar o bilhete no site. abs

celso
celsoPermalinkResponder

CONGONHAS ja era agora se vê tapumes e concreto, nessa praia da pra ver os aviões mais de perto, e as pessoas se divertem com eles.pena que em são paulo os govenantes ou administradores do aeroporto não deêm mais atenção a isto, ai a praia dos paulistanos e de outros lugares poderiam ter isso que esse pessoal dessa praia tem.

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Dá para conhecer os dois lados da ilha (holandes e frances) so ficando do lado holandes, e alugar um carro para conhecer tudo? Ou a necessidade de trocar de hotel e ir para o lado frances? Vale a pena fazer um bate e volta em St Barths, ou deve-se "mudar" para la para conhcer o lugar?
Estou indo agora em março, mas estou meio perdida.
Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! A ilha é bem pequenininha. Veja tudo sobre ela aqui: https://www.viajenaviagem.com/category/st-maartenst-martin

St.-Barth cabe num bate-volta, mas fica mais gostosa com pelo menos dois pernoites: https://www.viajenaviagem.com/category/st.-barth

Juliano
JulianoPermalinkResponder

Adorei Maho Beach, pois como o Riq falou a praia é super bonita, tem um bar legal, que inclusive fala que mulher de topless bebem de graça e ainda é legal ficar vendo os aviões chegarem ou decolarem. Se quiser tomar um banho de areia, experimente ficar na direção de um jato quando ele vai decolar...
O momento mais esperado é a chegada do Boeing 747 da KLM, as terças, sextas e domingos. Consegui fotografá-lo...
http://viajandoeviajando.blogspot.com/search/label/Sint%20Maarten%20%2F%20Saint%20Martin

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Gostaria de saber se o sonesta que tu ficaste é barulhento( barulho das aterrissagens)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! Aqui quem responde é A Bóia. A aterrissagem de aviões é uma das atrações da localização do Sonesta Maho Beach. Não há decolagens/aterrissagens à noite.

Alan
AlanPermalinkResponder

Boia, a partir de que horas comecam os voos? Se um dia eu quiser dormir ate tarde, fica muito barulhento, como moema em SP? Obrigado Alan

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alan! O último vôo sai às 22h, não se preocupe.

Nicalle
NicallePermalinkResponder

Oi Riq, bóia e pessoal,
Nunca fui pra St. Maarten, mas achei legal contar o que aconteceu com uma amiga minha que já foi pra essa praia pra ver os aviões.
Estava ela e o marido na areia, super empolgados com os pousos, quando de repente vem um avião gigante. Fez um vento tão forte que tudo que estava na areia voou pro mar, molhando e estragando tudo que eles tinham levado, como $, passaporte com o visto, máquina fotográfica, toalhas e etc. Foi um super transtorno, quase estragou a viagem deles.
Então, pra quem sonha conhecer esse lugar, recomendo cuidado com as coisas pessoais... senão você pode ficar sem nenhuma lembrança do lugar, como minha amiga ficou!

Arnaldo de Castro

Só uma correção se me permite. O nome do aeroporto é Princesa JUliana e não Rainha hehe

Otimas postagens !

Lucila Mercadante

Olá ! Estaremos em Saint Marteen apenas um dia em maio próximo na parada do navio Oasis . Gostaria da indicação de um motorista/guia de preferência que falasse português (tem brasileiros em todos os cantos) que pudesse passar o dia conosco (1 casal + criança 6 anos). Queria passar o dia na praia em Mullet Bay, ir à praia de Maho Beach almoçar no bar para ver os aviões e posteriormente uma paradinha para compras ... alguém pode me indicar alguma empresa ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucila! Infelizmente não temos esse serviço. Seu roteiro é bom, não precisa de motorista que fale português não.

luana vaz
luana vazPermalinkResponder

Ola, gostaria d ir ao
Caribe no final de dezembro, qual ilha teria a agua mais quentinha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luana! É inverno na região. O tempo estará seco e ensolarado, mas a água não estará morna em nenhum local. Nesta época a água é morna no Nordeste.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar