Tour secreto do Vaticano: o PêEsse fez

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Ingresso do Scavi TourO PêEsse é um fuçador de primeiríssima categoria. Descobriu que é possível visitar a Necrópole dos tempos romanos onde está a tumba de São Pedro. Que pouquíssimos visitantes são admitidos por dia. E, veja só: nem caro é.

Com o quê, deu um jeito de se encaixar num grupo.

Quer saber como, quanto e por quê? Passo o microfone ao PêEsse:

Pesquisando na Internet, tomei conhecimento de que a Necrópole (“Cidade dos Mortos”) do Vaticano estava aberta para visitação. É lá que está o túmulo original de São Pedro. Em resumo: o último desejo do Papa Pio XI, morto em fevereiro de 1939, foi ser enterrado o mais próximo possível do túmulo de São Pedro. O Papa Pio XII resolveu atender o pedido de seu antecessor e determinou que algumas escavações fossem feitas porque sempre se soube que a Basílica de São Pedro tinha sido construída onde São Pedro havia sido crucificado, mas não se sabia exatamente onde isso teria ocorrido.

Os escavadores terminaram descobrindo uma necrópole romana dos tempos pagãos bem embaixo da atual Basílica de São Pedro. A escavação continuou em segredo (isso foi durante a II Guerra Mundial e receava-se que se Hitler descobrisse se interessasse pelo lugar) e o túmulo original de São Pedro terminou sendo descoberto.

Em um altar existente nessa necrópole descoberta nas escavações foram encontrados restos mortais que, depois de estudos científicos e religiosos, foram anunciados como sendo os de São Pedro. Os ossos eram de alguém com setenta anos, com marcas de crucificação nos pés (São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, a seu próprio pedido, porque ele que não se sentia digno de ser crucificado da mesma maneira que Jesus Cristo) e que estava enterrado no altar principal de uma igreja, o que seria uma indicaria respeito e relevância.

A Necrópole fica embaixo da Basílica de São Pedro e tem um procedimento bem particular de reserva, já que somente no máximo duzentas pessoas por dia, em turnos de doze pessoas por vez, podem ingressar nela -- e nem todos os dias há visitações. A visitação é conhecida como “Scavi Tour”. Na verdade, o procedimento todo é feito de modo a não estimular muito a visitação, talvez para criar um ar de mistério e de dificuldade.

Primeiramente, envia-se um e-mail para o Escritório de Escavações do Vaticano (scavi@fsp.va e uff.scavi@fabricsp.va) informando o número de pessoas que participarão da visita, já com indicação dos respectivos nomes, os dias em que os interessados podem participar da visitação e os idiomas desejados para o tour.

Quanto mais dias e idiomas disponíveis a pessoa tiver, mais chances tem de ser aceita. Essas chances aumentam ainda mais se o pedido de visitação for feito com antecedência. Em março de 2010, enviei o e-mail com três semanas de antecedência e disse que estava disponível nos cinco dias em que ficaria em Roma para tours em português, espanhol e inglês.

Em seguida, você receberá uma mensagem automática apenas confirmando que o Escritório de Escavações do Vaticano recebeu seu e-mail. Isso não significa muito.

Só depois, em um prazo variável, você receberá um e-mail dizendo o dia e a hora em que você foi aceito no tour. Se você quiser o dia e o horário que eles lhe ofereceram, tem dois dias para mandar uma nova mensagem agora enviando os dados de seu cartão de crédito. Se não mandar nesse prazo, sua reserva é imediatamente cancelada. Não dá para barganhar o dia e o horário. Ou se aceita ou se recusa.

No meu caso, o e-mail chegou no dia seguinte com um tour reservado para as 13h15 de um dos dias que eu havia sugerido e eu imediatamente respondi aceitando e informando os dados do meu cartão de crédito. O tour é necessariamente guiado e custa doze euros por pessoa. De acordo com o site oficial, aparentemente não há intermediadores. Só o próprio Escritório de Escavações do Vaticano (Ufficio Scavi) pode vender o Scavi Tour.

Uns dois ou três dias depois, você recebe novo e-mail, desta vez encaminhando um recibo de pagamento que deve ser impresso e levado no dia da visita para ser trocado pelos tickets.

No dia da visita, você tem de ir ao Ufficio Scavi, um escritório bem pequenininho que fica dentro do próprio Vaticano. Eu tive um pouco de dificuldade para encontrá-lo mas agora é fácil. Na praça, de frente para a Basílica de São Pedro (olhando para ela), caminhe para o seu lado esquerdo e vá entrando no Vaticano (no Vaticano, não na Basílica) até topar com os guardas do Vaticano (aqueles das roupas de cores engraçadas). Basta perguntar sobre a “scavi tour” e eles indicarão o caminho. A partir daí é simples. Chegando na portinha do Ufficio Scavi, entregue o voucher que recebeu por e-mail e receba os tickets.

A visita é muito interessante. Começa pontualmente no horário, por isso é bom estar lá uns dez minutos antes, fora o tempo de encontrar o lugar. No meu caso, o guia era um seminarista americano. Ele começou dizendo que aquele não é apenas mais um passeio como o Coliseu ou a Fontana di Trevi, mas algo diferente, em que além de se entrar em contato com a história antiga de Roma, tem-se contato muito próximo com São Pedro. Em seguida, leu um trecho da bíblia e o passeio começou.

O caminho é estreito (lembra as catacumbas da Via Appia Antica) e escuro, mas nos lugares certos a iluminação é suficiente. Durante o percurso, o guia vai explicando como os ossos de São Pedro foram encontrados (a historinha que resumi acima) e você os vê exatamente no lugar em que teriam sido localizados. No trajeto, passa-se pelo túmulo do Papa Pio XI (aquele que pediu para ser enterrado o mais próximo possível do túmulo de São Pedro, dando origem a tudo). A visita se encerra na parte de baixo da Basílica de São Pedro, onde ficam os túmulos dos demais papas. Com isso, de quebra, ao fazer a Scavi Tour você ingressa na Basílica de São Pedro sem precisar ingressar naquela fila enorme.

Pessoas com menos de quinze anos não são admitidas. Não se permitem fotografias. Bolsas, mochilas, câmeras etc. precisam ficar guardadas em um lugar específico. O passeio todo é bem silencioso e acontece em clima bastante respeitoso. O passo-a-passo para a reserva está aqui. Além disso, maiores informações sobre a Scavi Tour podem ser lidas em inglês nesses sites:

Stpetersbasilica.org (também aqui)

Vatican.va

Slowtrav.com

Recomendo, inclusive para quem não for religioso.

Obrigado, PêEsse!

Foto gentilmente surrupiada daqui.

232 comentários

Bruno MEndonça

PEssoal, mandei o e-mail dia 14/01 para agendar uma visita no mês de junho. Até agora não recebi a resposta (Apenas o e-mail automatico, informando que minha solicitando está sendo processada). Alguém sabe se está demorando tanto tempo assim para receber a resposta?

grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Não temos informações. Avise pra gente!

Ronald Menezes

Estou na mesma situação, Bruno. Enviei o e-mail em janeiro e até agora nada...

Bruno MEndonça

Recebi a resposta hoje! Minha visita está confirmada para o dia 25/06, em Portugues!!

Pela informação que consta no e-mail, o pagamento deverá ser realizado no próprio Vaticano, minutos antes do inicio da visita.

Alguém foi recentemente e sabe se é isso mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Que bom! É isso mesmo que você entendeu, sim.

Bruno MEndonça

QUe bom que existe o Viaje na Viagem!!!

Otto Fernandes

Bom dia senhores. Também estou tendo dificuldades para fazer o agendamento da visita. Já enviei vários e-mails e até o momento nenhuma resposta. Alguém sabe o que está acontecendo?

Bruno MEndonça

Segue a informação que recebi no e-mail:

"CONFIRMATION OF BOOKING

This booking must be confirmed within 10 days from today, via fax, telephone, or e-mail

Euro 13,00 (about 16.46USD)

Total cost for 4 tickets : Euro 52,00

The ticket(s) may only be purchased at the Excavations Office 10 minutes before the scheduled visit.

Please print this confirmation, that will serve as your pass at the security check on the day of your visit.

Our contact information is below if you have any further questions."

Otto Fernandes

Oi Bruno, que bom que vc conseguiu a reserva... Mas vc esperou quase um mês para conseguir, não é verdade? Significa, então, que vou ter que aguardar esse tempo também. Tinha entendido que a resposta era quase imediata. Vamos esperar então e torcer para que consiga a reserva.Boa sorte!

Bruno MEndonça

Otto,

eu mandei o primeiro e-mail dia 14/01 e não recebi a resposta. Como meu ingles (principalmente a escrita) é sofrível, pedi para um amigo elaborar outro e-mail que enviei dia 18/02.

Recebi a resposta ontem, 27/02 (não sei se do primeiro ou do segundo e-mail).

Se demorar muito mande novamente.

abs

Nilton
NiltonPermalinkResponder

Olá pessoal,

Agradeço pelas dicas.

Apenas para compartilhar, vi o site na segunda-feira (05.mar), e na terça fim de tarde (17h45) enviei um email solicitando reserva para as datas entre 2 e 5 de maio, nos idiomas portugues, inglês e espanhol. No dia seguinte de manhã, recebi a confirmação para o tour no dia 2, às 15h30, em espanhol, para 2 pessoas.

No meu caso, foi praticamente imediato. E agora o pagamento é só em cash, lá no Ufficio di Scavi.

Agora estou interessado em fazer a visita VIP à Capela Sistina, aquela que ocorre após o fechamento p o público, mas como estarei em 2, preciso de uma agência confiável para fazer a reserva, pois as visitas são para grupos de 12 pessoas. Alguém conhece uma para indicar?

Abs,

waleska
waleskaPermalinkResponder

olá pessoal como faço para conseguir ingresso vip para visitar a Capela Sistina?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Waleska! VIP? Não sabemos smile Mas dá pra conseguir ingresso antecipado: https://www.viajenaviagem.com/2009/07/como-furar-fila-legalmente-em-museus-e-monumentos-na-europa-e-nova-york/

Ronald Menezes

Oi pessoal,

Demorou mas chegou!

Acabo de receber o e-mail confirmando minha visita para julho.

Abs

Marilia
MariliaPermalinkResponder

Eu recebi o email dando a data e horario para o meu "scavi tour", no entanto, o email nao pedia pra informar os dados de cartao de credito; dizia apenas o valor do tour e que eu deveria responder o email dentro de 10 dias dizendo se confirmava ou nao o tour. Sera que eh mesmo necessario mandar os dados de cartao???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marilia! Confirme e veja o que eles dizem!

Bruno MEndonça

Conforme últimos post acima, agora o pagamento é só na hora, em cash, lá no Ufficio di Scavi.

Lucas Maceno
Lucas MacenoPermalinkResponder

Olá!
Fiz a reserva para o Scavi Tour. Gostaria de saber se para visitar as outras atrações do Vaticano preciso comprar mais algum ingresso.
Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucas! Para o Museu do Vaticano precisa comprar sim.

Lucas Maceno
Lucas MacenoPermalinkResponder

Muito obrigado!

Kaká
KakáPermalinkResponder

Gente, depois que vcs mandaram o email (ou fax ou telefonema) confirmando o n° de pessoas para a visitação eles mandam outra mensagem?
Respondi ontem e só veio aquela mensagem automática do recebimento.
Obrigada,
kaká

Greyce
GreycePermalinkResponder

Olá,Kaká

Mandei o e-mail confirmando a visitação e por enquanto, só veio a resposta automática.

Alguém sabe me dizer, se após o scavi tour, precisarei enfrentar filas para entrar no museo e na capela sistina?

Obrigada,
Greyce

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Greyce! O scavi tour não dá direito a visitar o museu do Vaticano nem, conseqüentemente, a Capela Sistina. É preciso outro ingresso.

gabriela
gabrielaPermalinkResponder

Pessoal, Esse tour pode ser feito no mesmo dia que o tour basicão por quem está indo ao vaticano pela 1ª vez? A dúvida é se dá tempo de ver o basicão e fazer esse tour no mesmo dia.

Obrigada smile))

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Pode sim. Um dia basta smile

gabriela
gabrielaPermalinkResponder

Eu mandei solicitação dia 30/abr para visita somente em portuges em julho e eles confirmaram em 02/mai. Ou seja, beeem rapidinho. Ficamos com receio de pedir só portuges, mas deu certo!! Porque em inglês ou espanhol o aproveitamento não seria tão bom..

Thaisa Brasil
Thaisa BrasilPermalinkResponder

Boa noite! Enviei a solicitação para o "Scavi Tour" no dia 30/05, pedindo visita em português nos dias 25 ou 26 de julho e manifestando preferência pelo dia 26/07, pois já tinha comprado as entradas para os Museus do Vaticano para esse dia à noite ("Aperture Notturne 2013 - toda sexta-feira). No dia seguinte recebi confirmação, mas para o dia 26 de junho (depois vi que no site pedem para enviar o mês por extenso na solicitação). Enviei novo e-mail explicando o mal-entendido e dizendo que faria nova solicitação, mas em resposta já recebi, no dia seguinte, a confirmação da visita para o dia 26/07, às 14h30, em português. Ficou ótimo, pois nossas reservas para os Museus do Vaticano são para 19h. Escrevo, portanto, para animar os interessados, pois comigo funcionou super bem, mesmo com o incidente da data. E também para agradecer novamente ao VnV, pois com as excelentes dicas do blog, além de programar toda a viagem, já comprei passagens pela Trenitalia, bilhetes para Uffizi e Galeria dell´Accademia, Roma Pass, entradas para "Aperture Notturne" do Vaticano e agora o Scavi Tour. Deu tudo super certo. Grazie mille!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada pelo feedback, Thaisa!

Angela
AngelaPermalinkResponder

Oii, gente.. Não consigo acessar o passo a passo no site indicado no post..
Abre o site geral do Vaticano e não encontrei a opção da Scavi Tour.
Alguém pode indicar para mim a localização na página?
Obrigada!!

Angela
AngelaPermalinkResponder

Muito obrigada!!!
Mandei email ontem mesmo, informando a disponibilidade para os dias 07, 08 e 09 de agosto, com tour em português, e já me responderam agendando para o dia 07!
Fiquei muito feliz grin

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Deixo minha contribuição.
Realizei o tour com minha mãe em setembro/2012.
Fantástico.
Importante: as regras de vestimenta para a Basílica valem ali também, ombros e joelhos cobertos. Dica: as sacolas precisam ser reduzidas, não pelo raio-x tradicional porque um grupo de 12 pessoas é facilmente revistável, mas os corredores são realmente estreitos e um rapaz com uma mochila ocupava fácil o espaço de 3 pessoas, ficou bem desconfortável. No meio do tour ele se deu conta e passou a andar ou bem na frente ou bem no final do grupo. É bom pensar um pouco nos outros.
O local é extremamente escuro e silencioso. Mesmo que você tente tirar fotos escondidas (não foi o meu caso) dificilmente ficará nítido e o barulho da máquina é evidente. Eles marcam em cima.
E finalmente, eu fui no verão e foi bem complicado para minha mãe, idosa, porque não há ventilação, o calor era mortificante. A guia gentilmente permitiu que ela se sentasse em um degrau para recuperar a pressão. Por isso minha dica principal é: leve um leque!

Jalmeir
JalmeirPermalinkResponder

Alguém sabe se existe lugar para guardar bolsas, máquinas fotográficas etc? Outra dúvida é em relação onde termina o passeio: capela Sistina ou na basílica de São Pedro?
Alguém já fez passeio no museu do vaticano com o radio guia? tem opção em português?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jalmeir! Sempre há lugares para guardar mochilas em museus.

Este passeio não inclui a Capela Sistina.

A Capela Sistina só está incluída na visita normal dos Museus do Vaticano. Na Capela Sistina você poderá usar uma passagem para a Basílica de São Pedro.

Jalmeir
JalmeirPermalinkResponder

Obrigado pelas dicas!

Wanda
WandaPermalinkResponder

olá, bom dia, tire uma dúvida...comprando ingresso para o Museum Vaticano e Capela Sistina, também temos direito à visitação da Basílica de São Pedro ou temos que comprar outro ingresso ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wanda! A visita à Basílica é gratuita. Ao fazer o tour do Vaticano, na Capela Sistina há um atalho que dá direto na Basílica.

Wanda
WandaPermalinkResponder

Obrigada pelas dicas!!

Wanda
WandaPermalinkResponder

Bom dia, Boia! Não estou conseguindo comprar os bilhetes para Vaticano, via online.Quando chegar na fase do pagamento, ele é cancelado!Já tentei 3 vezes! Será que o navegador? o que será??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wanda! Pode ser o navegador. Pode ser também o cartão; ligue para a central e desbloqueie para compras internacionais.

Fabiano Moraes

Pessoal,

Estou indo pela primeira vez em Roma, que dicas dariam? Gostaria de fazer o básico porém também gostaria de fugir um pouco do tradicional, do que todos veem quando vão.

O que recomendam?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiano!

Leia sobre Roma a partir desta página;
https://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire

Leia os posts mais recentes nesta:
https://www.viajenaviagem.com/category/roma

Celma Sobreira G de Oliveira

Olá!

Segui as orientações e entrei em negociação em maio/2013 para uma visita em 02/09/13. Acabo de receber a confirmação! Então, dentro de poucos dias realizarei o tour.

Obrigada pelas dicas.

Roberta Reis
Roberta ReisPermalinkResponder

Pessoal, quem for a Roma ainda esse ano e quiser fazer o Scavi Tour é melhor se apressar. Estarei lá de 12/10 a 16/10, enviei o e-mail ontem, e hoje me responderam que não existem mais vagas para esta data. Fica pra próxima.

Uiara
UiaraPermalinkResponder

Vou estar em Roma semana que vem, e só soube da possibilidade desta visita ontem. Mandei ontem a noite a solicitação de reserva, e hoje cedo já recebi a resposta, informando que não tem mais agenda na data que estarei lá sad

Isabel Cristina R. Carvalheira dos Santos

Hoje estive visitando este santo lugar...É imperdível visitar a "Necrópole" e só paguei 13 euros, mas só enviando pedido pelo site acima...Eu reservei em abril/13 e apenas em junho eles me responderam agendando para hoje, em português, conforme eu havia solicitado em meu e-mail de abril. Não há qualquer propaganda deste lugar em Roma, só pesquisando em sites, como este.O que posso dizer é que estou maravilhada, e muito emocionada por estar tão próxima das relíquias de São Pedro, o primeiro Papa da nossa amada Igreja (sou católica),mas vale para todas as pessoas, é uma aula que dura 1h30min a 7 metros abaixo da atual Basílica de São Pedro. Boa sorte a todos.

Abilio
AbilioPermalinkResponder

Irei a Roma no final de setembro e fiquei com muito interesse em fazer este tour. Porém o link disponível está caindo no site inicial do Vaticano e não estou achando a página deste tour. Alguem poderia ajudar?

Abilio
AbilioPermalinkResponder

Pode deixar! Acabei achando o link correto nos comentários smile
Em tempo, parabens pelo site!

Abilio
AbilioPermalinkResponder

A resposta veio em menos de 24h, infelizmente negado, nao tem mais vaga sad

Carlota
CarlotaPermalinkResponder

Fiz minha reserva pra o "scavi tur",seguindo o caminho das pedras compartilhado aqui.
Meu e-mail foi respondido em menos de 24h, vamos em novembro.
Muito obrigada!

alessandra
alessandraPermalinkResponder

Olá! Mandei e-mail para o Scavi há um mês atrás, para agendar pra janeiro,e nada. Mandei outro. Será que janeiro ainda está muito longe?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! Talvez! Leitores têm conseguido agendar sem problemas.

Herculano
HerculanoPermalinkResponder

Agendei com uns 2 meses e acabei de voltar de la! A primeira data que tentei nao tinha, ai adiei uns dois ou tres dias e consegui (em espanhol). Valeu a dica, o tour é bem legal mesmo, e de quebra vc nao pega a fila da Basilica. Abracos

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Olá,

Recebi a resposta em menos de uma hora confirmando a visita.

Entretanto, não há menção no e-mail de que devo fornecer os dados do cartão de crédito, será que é isso mesmo ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Você deve ter recebido a resposta automática, não? Dê uma olhada no que relata o PêEsse no post acima.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Recebi ambos. A resposta automática não diz muita coisa, conforme relatado.

Mas logo em seguida recebi a confirmação, sendo que ontem pedi por e-mail para confirmarem se é necessário cartão, e me encaminharam novamente o mesmo e-mail de antes com este parágrafo grifado:

The ticket(s) may only be purchased at the Excavations Office 10 minutes before the scheduled visit.

Ou seja, parece que não é necessário enviar o número do cartão.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Legal, obrigada pela nova informação!

Riosouza
RiosouzaPermalinkResponder

Boa Tarde! Vou com minha esposa para Roma em fev/14 dias entre 10(chegada a noite) e 17(saida)...é nossa primeira viagem internacional...Nosso sonho é ver a missa com o Papa e conhecer os museus e tambem o scavi tur.. Voces podem nos orientar como fazer...Grato,
Ricardo - RIOSOUZA

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Riosouza!

Todo domingo às 12h acontece a bênção papal. Não é preciso ingresso.

Às quartas às 10h30 acontece a Audiência Papal. É preciso conseguir ingresso (gratuito) por carta: http://www.papalaudience.org/tickets .

Veja como visitar os pontos turísticos:

https://www.viajenaviagem.com/2012/06/roma-pass/

Riosouza
RiosouzaPermalinkResponder

é possivel neste periodo de estadia, conhecer outras cidades sem gastar muito...a grana é curta....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Riosouza! Este post é apenas sobre o tour secreto do Vaticano. Temos muito conteúdo sobre a Itália que você deveria ler antes de perguntar.

Por favor, comece a ler sobre a Itália aqui:

https://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire

https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

Obrigada!

Riosouza
RiosouzaPermalinkResponder

Aproveitando, para tentar agendar a visita Necrópole (“Cidade dos Mortos”) do Vaticano pela scavi tour, o email tem que ser em inglês??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Riosouza! Pode ser em italiano também grin

Riosouza
RiosouzaPermalinkResponder

em portugues não dá?

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Riosouza, o texto não precisa ser muito complexo, basta manifestar seu interesse de fazer o Scavi Tour. Talvez até aceitem em português (estou supondo), mas não custa nada enviar em inglês.

Wandem
WandemPermalinkResponder

Bóia,

Tenho o Scavi marcado para sexta 14h30 e gostaria de ir na audiência papal na quarta-feira. O que sugere para quebrar a visita ao Vaticano em duas (quarta de manhã e sexta a tarde)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wandem! O tour da necrópole é independente do museu. De todo modo você terá que ir ao Vaticano na quarta e na sexta. Marcando o Museu do Vaticano para quarta você não se exige tanto.

Isabela Campos

Olá ! Fico um pouco confusa com tantos nomes.. sad
"Necropolis of the Via Triumphalis" seria esse tour da necrópole (tour secreto)?
E o tour guiado pelos jardins do vaticano vale a pena?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabela! São dois passeios diferentes. O Scavi Tour passeia por tumbas embaixo da Basílica de São Pedro e visita a tumba de São Pedro.

Tours guiados sempre valem a pena para quem é meticuloso e gosta de explicações dos contextos artístico e histórico de cada lugar.

Ricardo Dellai

Segui todo o caminho das pedras e recebi a confirmação para maio.

Mandei o email ontem a noite e já recebi a resposta positiva hoje de manhã.

Já enviei o email confirmando que aceito a data disponibilizada, mas o retorno do email veio escrito non letto, ou seja não leram.

E agora ?

Mas, no email que recebi consta isso:

CONFERMATION of the VISIT of the Necropolis under the Basilica of St. Peter

INSTRUCTIONS FOR THE CONFIRMING OF THE RESERVATION
One must confirm the number of the participants authorized within 10 days by telephone or fax or e-mail.

E foi que o que fiz confirmei, mas retorna a mensagem como non letto. Aí ficou a dúvida mandam eu confirmar, eu confirmo, mas não lêem mais o email ? kkk Cosi di italiano. rs

Vou imprimir este email tem um número de referência, meu nome,data e hora, e seja o que Deus quiser, acho que não querem responder mais emails, e o pagamento só em cash no ufficio scavi.

Pelo que entendi como já enviamos a data que temos disponível fica já aceito e pronto, não precisa de confirmar por email novamente pelo menos é o que notei com o non letto.

Dizem que nos brasileiros temos mania de perguntar demais, mesmo depois de tudo estar ok. kkk

Vou na fé vamos ver o que rola.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Depois nos conte! Aqui torcendo grin

Ricardo Dellai

Acredito que vai dar certo Bóia, pelo que captei já fica subentendido, italiano não gosta de explicar muito e nem ficar respondendo tudo, é o famoso dolce far niente. rs

CONFERMATION of the VISIT of the Necropolis under the Basilica of St. Peter

The visit takes place beneath the Vatican basilica at the tomb of the Apostle Peter; the itinerary of the visit, besides offering cultural and historical information, is a pilgrimage to one of the holiest sites in Christendom.
The rules written under NOTICES must be respected, even if they are different from other places in the Vatican.

DAY OF THE VISIT
Protocol / Reference No.
Guest
Visit

_______________________________________________________

hour 13:15 - Visitors / Visitors No. 1 - Language: English

_______________________________________________________

Individual full cost of the ticket, including the presence of our Guide: € 13,00
_______________________________________________________

TOTAL No. 1 price tickets: € 13,00

Pelo email que recebi falando confirmação, consta dia e a hora acredito que está tudo certo.

Já se tivesse recebido uma resposta negativa, aí seria tudo diferente, mas estão confirmando então é isso.

Fora que eles devem estar de saco cheio de receber tantos emails diariamente vi que são 200 pessoas por dia, dá muita demanda.

Abcs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

wink

Ricardo Dellai

Bóia italianada é difícil ou dificile como parlam. kkk

Recebi a confirmação agora:

RECEIPT FOR THE CONFIRMATION of the Visit to the Necropolis under the Basilica of St. Peter

Pensei que já tinham me bloqueado kkkkk Estava pensando já numa tática mandar um email com outra conta. rs

Pois, já tinha mandado 2 emails e veio non letto. rs

Valeu mesmo bóia viaje na viagem é o que há.

Abcs.

Beatriz
BeatrizPermalinkResponder

Bóia, fui comprar meu ingresso para o vaticano no site oficial - http://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/index.html - que achei em vários lugares pela internet, inclusive aqui, entretanto ao final da tentativa de compra eles estão me pedindo a senha do meu cartão de crédito. É assim mesmo que funciona? Achei muito estranho porque nunca me foi pedida a senha para comprar nada na internet.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beatriz! Deve ser o sistema Verified by Visa.

Jamyla
JamylaPermalinkResponder

Olá, Beatriz. Estou tentando reservar os ingressos para o Vaticano e também me pediram a senha do meu cartão... Gostaria de saber se você conseguiu reservar e se informou mesmo a senha do cartão. Vou a Roma agora no início de Abril.
Obrigada

RAFAEL BIEMMI
RAFAEL BIEMMIPermalinkResponder

Consegui agendar o Ufficio para o dia 14.05.2014 as 14:15 com guia em português! O que não encontrei foi o tempo que esse passeio toma, pois quero comprar o passeio básico do Vaticano também, porém não sei qual horário escolher! Alguém me ajuda? Eu queria poder pegar o por do sol lá que dizem ser lindo! Estou na dúvida também de qual passeio adquirir no site oficial do Vaticano pois eles oferecem várias opções, a melhor seria a ADMISSION TICKETS??

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Você compra o ingresso normal clicando em "Admission Tickets", mesmo.

Fabiana S
Fabiana SPermalinkResponder

Rafael, fiz este passeio em 2012. É bem emocionante!! Fiquei tão emocionada que parece ter sido super rápido. Mas reserve de 2 a 2 horas e meia para este passeio.

Patricia Virmond

Olá, visitarei o Vaticano com minha filha de 11 anos e no site verifiquei a opção de áudioguia especial para crianças menores de 12 anos. Quais são os idiomas do audioguia? Só compraria para ela caso fosse em português.

Patricia Virmond

Olá, desculpe, acabei de ver no site as línguas. Não tem em português, mas a visita guiada pode ser com guia falando em português. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Veja guias brasileiros na Itália neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2013/06/guias-brasileiros-no-exterior/

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Olá!!
Sempre acompanho o blog e não via a hora de contribuir com alguma informação.Estou com a viagem dos meus sonhos marcada agora para o dia 12/06(sim,estou fugindo daqui na Copa!smile) e consegui agendar minha visita à Necrópole. Recebi a reposta em 3 dias já com a data sugerida.Fiz o pagamento e deu tudo certo.Agora é esperar!!Mega ansiosa!Promento voltar aqui para dar mais informações.T+!!!!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Olá pessoal, li alguns blogs e sites com informações sobre a entrada aos museus do Vaticano ser gratuita no último domingo do mês, mas ainda permanece a duvida, porque vou passar por lá justamente no último domingo de maio (25/06) e não consegui confirmar se estarão abertos. Alguém pode me ajudar?
E o Scavi Tour, pode ser agendado aos domingos?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Carolina! O último domingo do mês é o único domingo em que os Museus do Vaticano abrem, e neste domingo a visita é gratuita. O Scavi Tour não funciona aos domingos.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Puxa, que pena Bóia...Eles realmente não fazem o tour no domingo, responderam meu e-mail ontem, ai perguntei se teriam disponibilidade para segunda, mas infelizmente já está lotado.
Como na segunda alguns museus não abrem, estou pensando em trocar a visita ao Vaticano para segunda, será que compensa? É muito cheio de domingo? A duvida agora é não pagar a entrada e ver o papa mesmo que de longe ou aproveitar todos os museus e pagar para ir no Vaticano na segunda...pode me orientar?
Obrigada desde!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Carolina! A visita ao Museu do Vaticano não tem relação com a missa do papa. Você pode ir no domingo para ver o papa e voltar na segunda para visitar o museu. No dia gratuito certamente estará cheio.

Letícia Machado Haertel

Olá! Muito obrigada pela dica.

Vamos em julho eu, meus pais e meus dois irmãos para o vaticano. Acontece que um dos meus irmãos possui 14 anos, e a gente não queria deixá-lo de fora. Essa regra dos 15 anos é flexibilizável?

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Letícia! Você pode tentar, mas não conte com isso.

Alyne
AlynePermalinkResponder

Olá! Consegui fazer o agendamento (reserva) do Scavi Tour. Porém, o e-mail que eu recebi confirmando a reserva dizia que a confirmação da visita em si seria apenas mediante o pagamento antecipado no prazo de 10 dias e que eu receberia um e-mail com o link para o site de pagamento. Somente depois de enviar um e-mail cobrando o link pro site de pagamento recebi o tal e-mail, mas quando acesso o link pro site de pagamento aparece um erro dizendo "Request already processed". Só que eu não fiz pagamento nenhum ainda, como poderia estar "já processado"? Alguém teve esse problema? Estou preocupada, pq quero muito fazer o tour. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alyne! Melhor entrar em contato com eles de novo.

Alyne
AlynePermalinkResponder

Mandei outros 2 e-mails e hoje recebi o link correto e consegui fazer o pagamento!! Os cartões VISA do Santander continuam dando problema... Conseguimos pagar pelo cartão do Itaú.

MariaCristina
MariaCristinaPermalinkResponder

Olá PêEsse, Li aqui sua indicação do scavi tour e mandei e-mail para o endereço sugerido solicitando agendamento. Como após 48h não havia recebido notícias enviei novo e-mail, desta vez em nome de minha sobrinha e para o outro endereço de e-mail informado, mas, até agora, NADA!!! Estou preocupada pois chegamos à Roma no dia 11 de outubro e só poderemos fazer a visita no dia 14/10. Será que vc ou algum dos leitores tem alguma dica pra mim? Estou torcendo que sim. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Cristina! Verifique se não foi parar na caixa de spam.

MariaCristina
MariaCristinaPermalinkResponder

Já verificado, e nada. Sabe se eles respondem qd não há possibilidade da visita, ou apenas nos ignoram?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Cristina! Não sabemos. Insista no contato.

Uiara
UiaraPermalinkResponder

Maria Cristina,

enviei ontem a solicitação de reserva, e hoje já me responderam informando que a agenda dos dias em que eu poderia ir já estava lotada.

MariaCristina
MariaCristinaPermalinkResponder

Boa noite, a Bóia!
Hj vim pra dar uma dica. Fiz solicitação de participação no scavi tour e estava frustrada pois não recebia resposta, após 10 dias do envio. Andei inclusive "alugando" vc com minha ansiedade. Pois bem, li em algum lugar aqui no "comentódromo" que alguém havia usado o tradutor do google e enviado a mensagem em italiano. Segui a sugestão, ontem, e não é que hj já recebi a resposta. Lamentavelmente minha história não tem final feliz, pois a resposta informava não haver mais vaga para 13 de outubro, qd estarei em Roma. Que pena! vai ter de ficar pra próxima. Enfim, ficam duas dicas: 1 - Escrevam suas solicitaçõoes em italiano. 2 - Enviem com bastante antecedência. Outubro não é alta temporada e um mês de antecedência não foi suficiente. Boa sorte a todos e boas viagens! Depois conto sobre a minha. Obrigada por tudo.

Uiara
UiaraPermalinkResponder

Deve ser isso mesmo: enviei minha solicitação em italiano pelo Google Tradutor e me responderam em espanhol, em poucas horas.

Yane
YanePermalinkResponder

Pessoal,

Parabéns pelo site! Tenho feito meu roteiro todo por aqui smile!
Estou indo para Itália em Novembro. A visita ao Vaticano está para o dia 12/11. É tranquilo um dia para conhecer o Museu do Vaticano e fazer o Scavi?
Obrigada,

Yane.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Yane! Sim, dá para fazer os dois em um dia só.

Marcela Cosentino

Olá Yane,

Eu fiz o museu do Vaticano e o Scavi Tour no mesmo dia. Foi bem tranquilo. Recomendo fortemente que você compre os ingressos para o museu pelo site e agende o horário, pois a fila para comprar na hora é imensa.
Eu adorei o o Scavi Tour, nós fizemos o tour em português com um padre brasileiro como guia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar