Santiago com neve: um dia entre Valle Nevado e Farellones

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Tirolesa em Farellones

ATUALIZAÇÃO: 28/5/2013: com a inauguração do teleférico de cabine fechada, que leva a um restaurante a 3.200 metros de altitude, Valle Nevado agora tem também uma bela atração para não-esquiadores..

Testei o passeio "Excursión a la Montaña" da TurisTour, a maior agência de turismo receptivo de Santiago. Me pareceu uma maneira bem prática de ser apresentado a três estações de esqui -- Valle Nevado, El Colorado e Farellones -- e entender se vale a pena fazer um tour assim, em vez de ir direto a uma estação só.

Reservei por telefone, só anotaram meu nome e o quarto do hotel. Às 7h50 chegou o pequeno ônibus -- vim a saber mais tarde que aquele era o tamanho máximo que um veículo podia ter para conseguir contornar os cotovelos da estrada da montanha. Comigo subiram mais sete brasileiros, todos desempacotados -- mas, pelo que pude notar, fregueses de carteirinha de passeios organizados. Na meia hora seguinte, passaríamos em mais quatro hotéis e receberíamos os passageiros de outra van que tinha passado em outros três. Às 8h30 éramos vinte passageiros, todos brazucas.

O guia, muito bom, avisa que, para não ficarmos o tempo todo no ônibus, iremos só a duas estações, Valle Nevado (rapidinho) e Farellones (parada com mais tempo, já na hora do almoço). Antes de tudo vai haver uma parada fora das estações, para um contato mais livre -- e grátis -- com a neve. Em Farellones será possível fazer aulas de esqui. Quem estiver interessado deve traçar um sanduba ou empanada em Valle Nevado, porque o tempo em Farellones não é suficiente para almoçar e fazer aula.

Parada para alugar roupas

Pegamos a avenida Presidente Kennedy, passando ao largo de três grandes shoppings. Antes de sair da cidade, uma parada estratégica numa lojinha da Ski Total na avenida Nueva Las Condes para alugar roupas próprias para a neve. Eu tinha esquecido de levar as botas impermeáveis, luvas e gorro da viagem à Patagônia -- então precisei morrer em 10 dólares para alugar botas e outros 10 dólares para as luvas.

Cinco minutos depois já estávamos no Camino a Farellones, uma estrada acanhada construída nos anos 30. São 40 curvas até chegar ao centro de esqui Farellones (de onde se continua a El Colorado e La Parva). A partir da entrada de Farellones, uma outra estrada, particular, construída nos anos 90, leva a Valle Nevado (depois de outras 20 curvas).

Já no início do caminho dá para ver que é melhor não arriscar subir por conta própria. A estrada é bastante apertada, e as curvas, fechadíssimas. Basta uma fina capa de gelo para tornar tudo megaperigoso (e obrigar ao uso de correntes nas rodas). Não há economia que valha o risco e o stress.

Vimos neve no caminho até Farellones, mas bastou passar batido pela entrada e pegar a estrada a Valle Nevado para que tudo, tudo, tudo ficasse branquinho (com exceção do asfalto).

Entre Farellones e Valle Nevado

Algumas curvas adiante de Farellones, a primeira parada do passeio. Vinte minutos para apresentações pessoais: Neve, este é o Brasileiro; Brasileiro, esta é a Neve. Este é o momento para fazer tudo o que não pegaria bem dentro de uma estação de esqui. Mas até que o nosso grupo estava bem comportadinho.

Paradinha na neve

Alugue botas, ou você vai encharcar seus sapatos

E, cá entre nós: para quem só está interessado em ver neve, pegar na neve, perder a virgindade com a neve, este será o momento mais divertido do passeio. (Para alguns, poderia até acabar ali que já estaria ótimo...)

Parada na neve

Subimos então para Valle Nevado. No caminho, uma providencial camada de gelo na estrada obrigou a uma parada não-planejada. Ótimo: deu para fotografar com calma o lindo caracol desenhado pela estrada na montanha branquinha.

Caracol no caminho de Valle Nevado

Correntes nas rodas

Caracol a caminho de Valle Nevado

O caminho para Portillo (que é a estrada de Mendoza) tem um caracol ainda mais impressionante. Mas certamente o custo x sacrifício de um bate-volta a Portillo (3 horas em cada sentido) só para ver a estrada não vale -- quando tão pertinho de Santiago, a 45 minutos da saída da cidade, se pode ver esse caracolito do Valle Nevado.

Para quem só vai espiar, como nós, o caminho a Valle Nevado é bem mais interessante do que a parada em Valle Nevado. Lá em cima não há nada o que fazer além de "conhecer" a estação (Valle Nevado, este é o Brasileiro; Brasileiro, este é o Valle Nevado).

ATUALIZAÇÃO: 28/5/2013: com a inauguração do teleférico de cabine fechada, que leva a um restaurante a 3.200 metros de altitude, Valle Nevado agora tem também uma atração para não-esquiadores..

Valle Nevado

Valle Nevado: snowboarding

O principal dos hotéis de Valle Nevado

O acesso à área das pistas na alta temporada custa 33.000 pesos (66 dólares), e só se justifica para quem vai passar o dia inteiro. Me senti vagamente farofeiro. Teria sido mais entretenido usar essa hora em El Colorado, onde dá para andar de teleférico (por 13.000 pesos, ou 26 dólares).

Valle NevadoValle NevadoValle Nevado: esqui

De Valle Nevado descemos até Farellones, onde é feita a parada para almoçar (mas o almoço não está incluído).

Farellones

Enquanto Valle Nevado é uma estação de esqui tipo exportação, voltada sobretudo aos turistas estrangeiros, Farellones funciona como um playground da neve para os santiaguinos. As instalações são bem mais modestas, os ingressos são mais em conta (o acesso na alta temporada custa 10.000 pesos, ou 20 dólares) e, o que é melhor: há diversões até para quem não queira esquiar ou fazer snowboard.

Farellones: tubing

Farellones: tubing

Farellones: tubing

O maior barato de Farellones é o tubing, versão na neve dos tobogãs com bóia dos parques aquáticos. Por 7.000 pesos/14 dólares (acrescidos aos 10.000 pesos/20 dólares da entrada no parque) você compra uma hora de uso do tobogã -- com direito a ser rebocado ao começo da pista (ah, se fizessem isso nos parques aquáticos...)

Farellones: tubing

Outra atração off-pistas de Farellones são os juegos aéreos -- um circuito de pontes de corda e tirolesas que me deu vontade de fazer. Os participantes são transportados até o início do circuito e, depois de deslizar nas alturas, desembarcam junto ao restaurante. Custa 7.000 pesos/14 dólares extras.

Farellones: tirolesa

Farellones: tirolesa

Farellones: tirolesa

Farellones: tirolesa

Mas quem disse que o nosso grupo pôde fazer alguma dessas coisas? Como fomos almoçar, ao deixarmos o restaurante já não dava mais para se encaixar no próximo turno do tubing, e a última sessão de juegos aéreos tinha acabado de acontecer. Ou seja: a recomendação de comer uma empanadita em Valle Nevado deveria ter sido estendida a todo mundo que quisesse fazer alguma atividade em Farellones (e não apenas aos que pretendiam pegar a aula de esqui de 90 minutos).

Eram quatro e meia da tarde quando começamos a descida em direção a Santiago. Passamos na lojinha da Ski Total para devolver os itens alugados. Quem quisesse podia ficar num dos shoppings pelo caminho -- um grupo pediu para descer no Parque Arauco. Cheguei ao meu hotel, no centro da cidade, um pouco antes das 7 da noite.

Minhas impressões

Baseado numa única experiência -- o que é pouco, e me permite mais intuir do que dizer categoricamente --, achei que um passeio estruturado como este é interessante para quem quer ver a montanha nevada dos melhores ângulos e ter um primeiro contato com a neve.

Quem quiser usar o dia da montanha para começar a aprender a esquiar ou sobretudo para brincar na neve, acho mais interessante pegar só um trânsfer Santiago-estação de esqui-Santiago.

Para ter uma aula de esqui e aproveitar para praticar um pouquinho depois, dá para escolher entre Valle Nevado (a mais bacana), El Colorado (nível intermediário) e Farellones (mais popular/recomendável para iniciantes). Para saber os preços, é só clicar nos nomes em azul.

Mas se o objetivo for brincar na neve, iria direto para Farellones e aproveitaria o dia ao máximo.

O passeio que fiz pela TurisTur custou 28.000 pesos (56 dólares), sem entradas aos parques nem almoço.

Um trânsfer simples pela SkiTotal sai 10.000 pesos (20 dólares) ida e volta por pessoa, desde que você pegue a van num dos dois endereços da companhia -- shopping Omnium (Av. Apoquindo 4900), ou Av. Nueva Las Condes 12375, na saída da cidade. Querendo ser buscado e entregue no hotel, o preço dobra: 20.000 pesos/40 dólares por pessoa.

É possível alugar roupas e equipamentos nos dois pontos de partida da SkiTotal (o equipamento completo para esquiar sai US$ 36) ou nos próprios centros de ski.

Valle Nevado

Quando ter contato com neve

Garantido: julho a meados de setembro (estações abertas e funcionando)

Possível: finzinho de maio, junho, fim de setembro até meados de outubro (estações podem estar abertas de meados de junho a início de outubro, dependendo da quantidade de neve)

Sem chance: janeiro, fevereiro, março, abril, novembro, dezembro (estações fechadas)

Post escrito em julho de 2010.

Leia mais:

662 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Aline Oliveira
Aline OliveiraPermalink

São tantos comentários valiosos que até me perdi. Portanto ainda não ficou claro uma dúvida. Compensa comprar os passeios por lá, ou já ir sabendo o que fazer??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! Todos os passeios e trânsfers são reservados com facilidade na véspera.

Thais
ThaisPermalink

Daniela.
Lique vc viu relatos de neve em abril, é deste ano??? estou indo para Santiago no dia 30 de maio e gostaria muito de saber as possibilidades de neve nesta época. Ficarei la por 8 dias. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thais! É verdade mesmo: nevou na Páscoa!

Luiz
LuizPermalink

Oi Thais, vi que vc vai dia 30 de maio e eu vou tb!!
poderiamos nos encontrar e ir juntos, isso se vc não tiver "compania"!!

Cris
CrisPermalink

Oi, Ricardo!
Estou indo a SAntiago no dia 9 de junho. Provavelmente deve nevar nesta época... e penso em subir o vale no dia 11 (provável abertura da temporada das estações). A minha dúvida é se eu for direto a Farellones brincar e passar o dia no "Parque de Diversões da NEve" (rsrsrs) tem local para almoçar lá mesmo em Farellones?
Abraço e parabéns pelo seu texto leve e informativo!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cris! Aqui quem responde é A Bóia.

Leia o post com atenção, você vai ver que o Ricardo Freire fala que muitas pessoas não puderam aproveitar o tubing justamente porque ficaram comendo no restaurante.

Não é muito indicado ir a Farellones no fim de semana, pois estará superlotado com os santiaguinos.

Roberta
RobertaPermalink

Eu estava em Santiago na samana santa e nevou apenas na sexta-feira, que foi o primeiro dia de chuva e neve naquela região... Fui p o Valle Nevado no domingo e já não tinha quase neve nenhuma e estava até quente.... E cá entre nós, Valle Nevado sem neve é muito sem graça!!!!!

Fabiano
FabianoPermalink

Olá, Ricardo!
2 questões:
É melhor (trabalho e custo) alugar os equipamentos para esqui (roupa e skis) e fazer um mini curso de ski na cidade de santiago ou melhor resolver tudo lá na estação, quando for passar o dia lá.
É possível "arranjar" um transfer de Farellones p/ El Colorado e/ou vice-e-versa?
Grato,
Abraço
Fabiano

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiano! Farellones e El Colorado são vizinhas. Há um sistema integrado de meios de elevação entre todas as estações, incluindo Valle Nevado.

Você faria um curso de surf em São Paulo antes de descer para a praia? As estações tem cursos para iniciantes!

Cris
CrisPermalink

Obrigada, A Bóia!! Pensei que o grupo tivesse almoçado um pouco mais pra cima, no Valle Nevado, sei lá... rsrsrs abraço!

Milena
MilenaPermalink

Oiê!! Então gente... O caso é o seguinte: A família com 2 crianças ( 4 e 6 anos) vai pra Santiago em julho. Quero passar 1 ou 2 noites em um hotel dentro das estações de esqui próximas a Santiago. Ocorre que ao ver o Tripadvisor há criticas muito ruins dos hotéis do Valle Nevado e Farellones. Alguém daqui do VnV já ficou por lá? Os preços são realmente extorsivos? Vcs me sugerem algum outro lugar - não muito distante de Santiago - para ficarmos uns 2 dias "na neve" com crianças?? Me ajudem, please?! Tenquiu Veri mãtch!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Milena! Normalmente os pacotes de hospedagem são semanais. É bem difícil conseguir ficar dias avulsos. Valle Nevado é mais caro realmente. Farellones tem acomodações mais básicas. Você pode tentar alugar alguma coisa em La Parva.

eva
evaPermalink

Fabiano, normalmente os valores do aluguel são menores fora das estações, mas se seu equipamento apresentar algum problema ou você tiver feito uma escolha errada (já que não conhece) não vai poder trocar.

Daniela
DanielaPermalink

Estamos na torcida por mais neve em maio....
Parabéns pelo blog, muito bom!
Abraços...

Elaine
ElainePermalink

Alguém já alugou apartamento em Santiago? Os preços são bons?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elaine!
Não existe um mercado de aluguel de apartamento para turistas como em Buenos Aires.
Em Santiago quem não quer ficar em hotel pode procurar os flats.
Há alguns recomendados neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/20-hoteis-em-santiago/

Danielle
DaniellePermalink

Apenas uma dúvida....aqueles locais que olhamos nas fotos costumeiras de valle nevado (onde existem mesas do lado de fora dos hoteis e que se tem a vista das pistas) servem almoço, bebidas e lanches para os frequentadores ou são apenas para hospedes? Uma pessoa que não pretenda esquiar pode ficar apenas por lá, sentado, observando o movimento e consumindo?
Eu não pretendo esquiar mas como irei com mais 3 pessoas e todas vão esquiar, queria ter um local em que pudesse ficar apenas admirando a neve e o local.
Att,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danielle!
Sim, os bares são abertos ao público. Não se paga nada para entrar na estação de esqui. Só é preciso pagar para usar a pista ou os meios de elevação!

Daniel Teixeira Bezerra

Olá! Estou indo para o Chile no dia 21 de Maio e fico até o dia 26. Quero tirar um dia só pra finalmente conhecer a Neve. Vou me hospedar no Hotel Director El Golf, bem próximo do shopping Omnium, então estou querendo pegar o Transfer da SkiTotal. Minha dúvida é só qual passeio fazer. Qual a sua sugestão?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! Aqui quem responde é A Bóia. É simples. Se você faz questão de ver tudo, pegue o passeio completo. Se quer ter tempo para brincar na neve, vá só a Farellones. É o que o Ricardo Freire escreve no texto. Leia com atenção.

Daniel Teixeira Bezerra

Ricardo, entrei no site da SkiTotal e vi um pacote "Ski Day" por $103,00 com direito ao transfer, equipamento, acesso às pistas e ainda 1 hora de aula se for em El Colorado. Vale à pena? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel!
Aqui quem responde é A Bóia. O Ricardo Freire não entende absolutamente nada de esqui, garoto grin
Tudo o que sabemos é que El Colorado é mais em conta do que Valle Nevado.

Ana Paula Ferreira Antonini

Estou indo com meu marido, dia 15 para Mendonza e de lá vamos para Santiago e até hoje
não conseguimos resolver onde ficar,pois preferimos hoteis mais novinhos
e sem muito luxo, o básico. Pensamos em ficar no Ibis mais não estou sabendo se é muito longe dos lugares para sair a noite e fazer os passeios.Vc tem alguma sugestão, pode nos ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Paula! Leia os comentários deste post:
https://www.viajenaviagem.com/2009/11/hoteis-em-santiago-e-mendoza-pra-carla/

Daniela
DanielaPermalink

Estou animada, vou para Santiago dia 19 de maio com minha família.
Vejam a previsão de neve em Maio!!!!!!
http://www.accuweather.com/pt-br/cl/region-metropolitana/farellones/forecast2.aspx

Alaine
AlainePermalink

Olá! Várias dicas legais! Estou indo para Santiago com meu marido em 06/09. Li que o clima será ameno nessa época. Minha dúvida é se vai ter pelo menos um poquinho de neve para visitarmos alguma estação de esqui. Pq sem neve não deve ter graça nenhuma! Outra questão: estamos pensando em vistar Mendoza de carro, alugando em Santiago e devolvendo 3 dias depois em Santiago mesmo. Sabem se existe restrição pra esse tipo de viagem, ou taxas adicionais pela travessia? Help, please!! Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alaine! Ainda haverá neve em setembro. O inverno vai até 20 de setembro e as temporadas das estações se estendem até o começo de outubro.

Informe sua locadora sobre a travessia. Incorrerão taxas e seguros mais caros. Espere bastante perrengue na fronteira.

O Ricardo Freire recomenda fazer a travessia de ônibus, é muito mais tranqüilo:
https://www.viajenaviagem.com/2010/03/paisagem-na-janela-de-santiago-a-mendoza-de-onibus/

O ideal é voltar de avião de Mendoza, via Buenos Aires ou Santiago.

Tiago Vieira
Tiago VieiraPermalink

Olá, vi algumas dicas de compra de passeios pela Turistour.
Então, me surgiu uma dúvida, qual a melhor opção: Comprar os passeios já pela internet através do site da Turistour ou deixar pra comprar lá na sede da agência em Santiago? Onde fica a loja lá em Santiago? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tiago! Não é preciso ir à loja. Dá para comprar por telefone. Todos os passeios são agendáveis de véspera. Cuidado para não pré-programar passeios demais.

PM
PMPermalink

Olá,
Gostaria de saber qual a estação é mais indicada para crianças: Farellones ou Valle Nevado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, PM! Leia o post com atenção e você descobrirá grin

caratuba
caratubaPermalink

Oi gente estava em duvida se ia para Buenos Aires ou Santiago pelo que li acho uma boa opção Santiago vou em 19 e volto em 22 de agosto quem poder me mande algumas dicas de compras e passeio só 4 dias acho que é póuco tempo tenho que tentar aproveitar o maximo.
Fiquei com duvida sobre aluguel de roupa é facil arrumar por lá quanto custa, Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Caratuba! Você pode alugar na SkiTotal. Mais informações no texto wink

evely
evelyPermalink

oi!
também vou a Santiago dia 09 de junho e quero ir ao Valle Nevado só que não acho qeum leve do hotel até lá! Já comprei hotel + passagens. E agora? Alguém tem uma dica? Preços? Onde acho um transfer?
grata!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Evely! Todas as dicas que você procura estão no texto acima wink

lucas fontes
lucas fontesPermalink

Ola.estou pretendendo ir para o valle nevado no dia 18 de junho e passar uma semana.....só q nunca fiz snowboard aqui na américa do sul e não sei qual a melhor época p ir .quando neva mais...gostaria de um conselho.......será q nessa época q vou já tem neve??Desde já agradeço a atenção

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucas! Já haverá neve em Valle Nevado no fim de junho. A temporada começa dia 11.

Lucas Fontes
Lucas FontesPermalink

Olá de novo,.....mas essa neve nessa data(18 de julho) é em quantidade e qualidade rasoaveis...digo, que permitam a abertura de todas aspistas??......minha preocupacao é pq li algumas noticias informando q ano passado o inicio da temporada no valle nevado foi prorrogada por falta de neve...o q vc acha??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucas! Com previsão do futuro infelizmente não trabalhamos; sabemos apenas das estimativas! wink

Carla
CarlaPermalink

Olá! Estou planejando passar uma semana em Santiago no final de julho/nício de agosto, mas ainda não arrumei companhia pra ir comigo. Vcs acham que dá pra se divertir sozinha numa viagem dessas??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! Divertir-se depende mais de você do que efetivamente da cidade smile Veja as dicas do Ricardo Freire para quem planeja viajar sozinho no menu superior (SEU ESTILO > SOLO).

Victor
VictorPermalink

Carla.. tô na mesma que você..
estou pensando em ir na última semana de julho e voltar na segunda semana de agosto e pegar uma neve no meio do caminho... entra em contato pra gente trocar uma idéia.. baptistavictor@hotmail.com

Eduardo
EduardoPermalink

Bom dia,

Estou em dúvida, já paguei 4 dias em Valle Nevado e por motivo de saúde tive que mudar datas... agora tenho que decidir 26 a 30 de agosto (o dobro do preço - pago a diferença) ou 09 a 13 de setembro (mesmo preço) porém não sei se terei neve... o que vcs me dizem? Há probabilidade de neve em setembro? Irei com a minha esposa e duas crianças.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! Tem neve em setembro, sim -- o inverno vai até o fim do mês, lembra? As estações abrem até o início de outubro.

Carlos
CarlosPermalink

Me disseram que portillo e a melhor estacao de esqui para criancas. O que acha?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! Não entendemos tanto de esqui assim, não. Vamos colocar a sua pergunta no Perguntódromo.

Fran
FranPermalink

Carlos,
Conheço El Colorado, Valle Nevado, Portillo, Farellones e La Parva, todas próximas de Stgo. Na minha opinião a melhor para crianças é Farellones. Além do esqui há várias outras atividades na neve, o grau de dificuldade da pista é menor e é a mais próxima de Stgo. Já Portillo é o inverso, mas é uma estação belíssima.

Outra muito frequentada por crianças no Chile são as Termas de Chillán, no sul, mas infelizmente não conheço.

Val
ValPermalink

Minhas filhas eram pequenas qdo fomos a Portillo. o esquema é bem bom...aulinhas e outras atividades dentroe fora do hotel, que é na beura da pista. Aliás, Portillo se resume ao hotel somete, esqueça centrinho,passeios...é Ski direto! uma filha amou esquiar , a outra não muito, mas como tudo era no mesmo espaço não tive problemas...todos se divertram...menos eu que odeio esquiar! smile

Mas recomendo pra quem gosta!

Ana Luisa
Ana LuisaPermalink

Somos uma Agência de viagens e temos uma cliente que vai com a familia para Santiago do Chile em julho/2011, ela gostaria de fazer um passeio de 1 dia em vale nevado, são dois adultos e 2 crianças de 9 e 10 anos,gostaria de saber da possibilidade e preços também, fico no aguardo.

Thyago Portela
Thyago PortelaPermalink

Quer dizer que até agência de viagem tá usando a consultoria do Vnv?!?!?!

Que moral!!!

Luiz
LuizPermalink

olá boia,
estou indo dia 2 de junho, qual vc me indica conhecer?
vou como vc, farofeiro!!
queria muito conhecer alguma estação de esqui!!
será que nessa data já abriu a temporada?
será que vai ter algo pra fazer?
me dá uma luz !!
muchas gracias!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz! As estações abrem apenas dia 11 de junho.
Veja outros passeios em Santiago nesta página:
https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire

Luiz
LuizPermalink

Boia!!!
será que as estaçoes de esqui estarão abertas para visitação?
não quero ir para esquiar mas sim para conhecer!!!
vlw!! obrigado pela dica!

A Bóia
A BóiaPermalink

Só dia 11 mesmo, Luiz!

Daniel
DanielPermalink

Boia, tou indo amanha pra Santiago e fico até o dia 26. Será que vale a pena o passeio Vale Nevado-Farellones nem que seja pra bater foto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! A informação que temos por aqui é de que as estações abrem só no dia 11 de junho!

Daniel
DanielPermalink

"bater" foto foi ótimo. kkkk

Luiz
LuizPermalink

Boia, fiquei sabendo que a temporada abr dia 11 de junho, mas tive informações que a neve está prevista para cair só dia 17 ou 18 de junho!!
fica um alerta para as pessoas que querem ir e naum encontrarem a neve!! vlwwwwwwwwww

Mônica
MônicaPermalink

Boia,

Vi que as estações abrem 11 de junho... entao nesta data aulas de ski e todas as outras atividades oferecidas estarão disponiveis ou apenas quer dizer que as estações estão abertas e as atividades dependem do tempo/neve?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mônica! Evidentemente que as atividades que requeiram uma certa quantidade de neve só estarão disponíveis se esta quantidade de neve estiver presente. Mas quando uma estação abre, abre com toda a estrutura pronta para funcionar.

Bárbara
BárbaraPermalink

Oi, Bóia!
Iremos para Santiago no final de julho e ficaremos até dia 02 de agosto. Queremos ir ao Valle Nevado para conhecer e também a Farellones. Será que há necessidade de comprarmos as entradas para o Valle Nevado com antecedência?
Muito grata,
Bárbara.

Valquiria
ValquiriaPermalink

Oi Bóia,

Achei muito legal seu texto e me passou excelentes informações já que eu tinha muitas dúvidas, Estaremos indo eu meu marido meu filho de 3 anos dia 24 de junho, queria conhecer a neve mas não sabia como, pois não queria ficar o dia todo num só lugar, achei muito bacana este passeio a La Montaña, só peço uma dica, entrei no site da Turistour e não consegui o telefone deles, você tem como me informar ou o Hotel passa pra gente.
Obrigada
Um abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Valquiria! O texto é do Ricardo Freire, não é meu não, mas agradeço em nome dele pelos elogios. grin Sobre a TurisTur, no site realmente só existe um formulário de email para contato, mas no Google ou através do hotel você consegue descobrir!

Fábio G.
Fábio G.Permalink

O Valle Nevado publicou em seu Facebook, a foto da primeira nevada, neste último fim de semana. Caíram 5 cm.

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=125609130851915&set=a.113913242021504.21623.113858345360327&type=1&theater

Cecília
CecíliaPermalink

Olá, estou indo com meu marido para Santiago dia 10.08 para ficar 7 dias e gostaria de alguma dica sobre hotel. Vi que há várias opções de hotéis no centro, no bairro da Providência e também em Los Condes e por isso estou em dúvida sobre a melhor opção. A agência de viagens me indicou o Hotel Galerias no centro.

Alexandre Portes
Alexandre PortesPermalink

Decepção...esta é a única palavra que consigo dizer agora! Entrei em contato com o Hotel Valle Nevado para verificar quando seria a abertura, valores e enfim efetuar a reserva. Me informaram que o hotel somenta iria abrir em 10/06, e assim alterei a data da minha viagem (iria na primeira semana d junho).
Comprei minhas passagens, reserver meu hotel em Santiago e então hoje (25/05), enviei o formulário para finalizar a reserva (13/06 a 15/06).
Para minha surpresa a atendente me respondeu informando simplesmente que o hotel havia postergado sua abertura para 17/06!
Resumindo, ME FERREI LEGAL! HAVIA PROGRAMADO TODA MINHA VIAGEM, COMPRADO PASSAGENS E INCLUSIVE RESERVADO HOTEL EM SANTIAGO COM BASE NO VALLE NEVADO! De repente, dancei...
Vocês não conseguem imaginar minha frustração com isso, além de todo o transtorno, já que viajo em 2 semanas.
ENFIM, GOSTARIA DE CONTAR COM A AJUDA DE VOCÊS OU DA BÓIA PARA ME INDICAREM OUTROS HOTÉIS EM EL COLORADO OU FARELLONES. Gostaria de algo melhor, com mais conforto, estilo Valle Nevado mesmo. Alguém?!
Estou pensando no Hotel Posada Farellones.
PS.: Estou indo com minha namorada e a mãe dela, e a vantagem do Valle Nevado é que teriam outras atividades para serem feitas, já que acredito q a mãe dela não irá esquiar.
PS.2: ESTE SITE É A MAIOR MÃO NA RODA QUE UM VIAJANTE PODE TER! OBRIGADO E GRANDE ABRAÇO!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alexandre! Os hotéis de Farellones não têm o mesmo nível dos hotéis de Valle Nevado. Se você quer o mesmo nível de hotelaria, é melhor se hospedar nos hotéis de Las Condes, que fica na saída de Santiago.

https://www.viajenaviagem.com/2010/09/20-hoteis-em-santiago/

Mônica
MônicaPermalink

Séeeeeeeeeeerio Alexandre?
Se realmente estiver alterado a data vai ser uma pena pois 17 já nao estarei mais lá!!!
Acabei de enviar um email pra confirmar a informação... qdo tiver resposta posto aqui.

Alexandre Portes
Alexandre PortesPermalink

Pois é mônica...infelizmente já está mais que confirmado.
Inclusive achei um outro hotel que me pareceu ser bom tb (porem mais simples) chamado COLORADO APART HOTEL(http://www.coloradoaparthotel.cl/) , em El Colorado, estação ao lado de Valle Nevado. Preço claro um pouco mais barato.
Problema que tive informações ontem que todas as estações só devem abrir entre 15 e 17 de junho.
Deixarei Santiago em 15/06, e pelo jeito dancei. Estou pensando em remarcar minha viagem, e infelizmente arcar com todas aquelas taxas, mas paciencia né!
Se eu tiver mais informações posto aqui!

estefs
estefsPermalink

Ola, queria saber se na ultima semana de agosto encontro neve. Vc me indica a ficar em valle conhece hotel tres puntas? 4 dias em valle e tres em santiago. Acha uma otima viagem ou bariloche seria melhor?

Fábio G.
Fábio G.Permalink

Estefs, encontrará sim.
Normalmente até o começo de outubro é possivel.
Sobre o destino é uma questão muito pessoal. Eu escolhi Santiago.

Pedro Leite
Pedro LeitePermalink

Prezada Boia,

qual é o parque mais barato para se esquiar: Farellones ou El Colorado?

Alexandre Portes
Alexandre PortesPermalink

Olha só pelo que apurei em relação a estação de ski mais em conta é a de farellones...é também a mais frequentada por moradores de Santiago, e indicada para crianças.
A de El Colorado me parece ser mto bacana tb, de uma olhadinha (www.elcolorado.com.br)

Pedro Leite
Pedro LeitePermalink

Prezada Boia,

Em relação a estrutura, compreendendo restaurantes, bares, local para prática de ski qual é a melhor: Farellones ou El Colorado?

Mônica
MônicaPermalink

Recebi a resposta.... a temporada so dia 17 mesmo!!
Pena...

Fábio G.
Fábio G.Permalink

Na página do Vale Nevado Brasil no Facebook esta dia 10.
http://www.facebook.com/vallenevadobrasil

leci
leciPermalink

estou indo a Santiago no dia 27 de julho a 03 de agosto, só que reservei hotel somente em santiago. Será que consigo curtir a viagem fazendo apenas esses paceios sem hospedar em valle nevado ou farellones?
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leci! Se você ler o post vai ver que é exatamente isso o que o Ricardo Freire escreveu grin

Jean Carlo
Jean CarloPermalink

Olá, vou para Santiago no dia 26 e ficarei até o dia 30 de junho.

Optei por me hospedar em Santiago, fiz boa escolha?

A intenção é conhecer Santiago, a neve e arriscar um esqui e snowboard. Consigo tudo isso com a Ski Total?

Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jean Carlo! Basta subir às estações, que ficam a 1 hora e meia de transporte. Está tudo explicadíssimo no post! grin

Jean Carlo
Jean CarloPermalink

Valeu, A Bóia!

Mônica
MônicaPermalink

Oi Fabio...

Tanto no Facebook qto na pagina do valle nevado a data marcada é o dia 10, porem acredito ser dia 17 msm, infelizmente. Primeiro pq nao tem previsão de neve para os proximos dias e entrei em contato com valle nevado e recebi 2 email's confirmando. Segue copia:
"Estimada Sra. Monica
Junto con saludarla, agradecemos su interes en Valle Nevado
Le informo que nuestra temporada comienza el 17 de junio
Saludos cordiales"

"Prezado
Agradecemos o seu interesse em Valle Nevado.
la abertura valle nevado es 17 junho.
Qualquer informação adicional que o (a) senhor(a) precise o queira faze por favor entrar em contato conosco novamente.
Aguardo seu comentários,
Atenciosamente,"

Pena............

Fábio G.
Fábio G.Permalink

Triste para quem agendou a viagem neste inicio de temporada.

Guigui
GuiguiPermalink

Olá, estou indo a Santiago no próximo dia 22 de junho e ficarei até o dia 26. Estamos querendo conhecer algumas estacoes de eski, será que já terá neve suficiente nesse período? Qual a estação mais indicada para iniciantes? Obrigada...

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Guigui! A abertura das estações de esqui estava prevista para dia 10 de junho, porém leitores vêm relatando um adiamento para o dia 17.

Dê uma lida no texto acima, o Comandante dá as indicações sobre as estações smile

Guigui
GuiguiPermalink

Aiiiiiiiiii, Tomara que tenha pelo menos um pouquinho de neve, pois, planejamos a viagem especialmente para isso!!! Obrigada pelas informações, vou ficar aqui na torcida wink

arlete
arletePermalink

estou indo a santiago dia 08/06 sem pacote incluido nas passagens. Pergunto eh confiavel fazer pela internet compra do pacote? Ex :agencia interhabit . Qual melhor moeda para levar : dolar ou peso chilenos. ??? Grata Arlete

arlete
arletePermalink

complementando ...a pergunta acima se refere a pacote turistico (vale nevado, vinhedos, vila del mar )Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Arlete! Não temos por aqui comentários sobre a Interhabit, mas a viagem a Santiago pode ser feita de maneira independente, sem pacote.

Comece sua pesquisa a partir da página-guia da cidade:
https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire/

Leia sobre despesas no exterior e siga as sugestões do Ricardo Freire:
https://www.viajenaviagem.com/2011/03/iof-o-que-muda-para-o-viajante/

Veja a opinião dos tripulantes sobre moeda em Santiago:
https://www.viajenaviagem.com/2009/11/enquete-vale-a-pena-levar-reais-para-o-chile/

ERNESTO
ERNESTOPermalink

Ja estive em mendoza 2 vezes. tinha marcado a terceira para meados de outubro mas vou ter que antecipar para em torno do dia 10 de setembro. detalhe , vou sair de santiago de carro e voltar depois de uns 4 dias . qual a chance da estrada estar fechada nesta epoca por causa da neve. obrigado e parabens pelo site...