Você sabia? Todos os voos American, Air France, KLM e Delta valem milhas Smiles

Smiles Todo mundo sabe que pode usar suas milhas Smiles para voar  nas companhias aéreas parceiras da Gol: American Airlines, Air France, KLM e, agora também, Delta*.

Mas muita gente não se dá conta que o seu cartão Smiles também vale para acumular milhas nessas companhias. Em todos os voos** — mesmo os que não tenham o Brasil como origem ou destino.

É tudo muito simples. Basta informar o número do seu Smiles ao comprar uma passagem com American, Air France, KLM ou Delta*. Você vai acumular as milhas correspondentes a esse voo na sua conta Smiles.

Esqueceu disso quando fez a reserva? Não tem problema nenhum. Apresente o seu Smiles na hora do check-in. O seu número vai ser inserido no sistema e pronto: as milhas vão para a sua conta.

Mas como precaução nunca é demais, guarde o e-ticket e o cartão de embarque. Com eles na mão você ainda tem 6 meses para solicitar as milhas Smiles a que tem direito.

Air France & KLMAmerican AirlinesDelta

Vale a pena. Basta uma viagem à Europa ou Estados Unidos para deixar você bem perto de emitir uma passagem para qualquer destino Gol, Varig ou das cias. aéreas parceiras.

Não esqueça. Na hora de voar American, Air France, KLM ou Delta, o Smiles é o seu cartão de embarque para somar milhas. Saiba mais em smiles.com.br.

*Acúmulo válido desde 01/07 com resgate previsto para o 2º. semestre de 2010.

**Algumas classes tarifárias não são elegíveis para acúmulo de milhas. Informe-se sobre as condições no ato da reserva.

78 comentários

Como se pode ver, o coro dos insatisfeitos com o Smiles só aumenta. Milhas creditadas ou não, o maior problema é o total descaso para com os clientes: o Smiles ou demora muito ou simplesmente não se posiciona quanto às reclamações, pelo que tenho visto em outros sites com queixas semelhantes. Por que deixar-nos no escuro? Bastaria colocar TODAS as informações necessárias no site, para que todos tivessem acesso! Que interesse há em manter tamanho segredo? Lamentável.

Riq
infelizmente sou mais uma a engrossar o coro dos insatisfeitos, me perdoe se o post é patrocinado, mas acho que temos que alertar.
Fiz 4 trechos de Air France em Junho, tenho Flying Blue mas preferi fornecer o meu Smiles no check-in, reconhecido no bilhete, nos cartões de embarque e para minha surpresa, creditaram os trechos intercontinentais para minha mãe que estava na cadeira do lado e justo eu, que preciso completar pontos para 1 passagem via a mesma Cia aerea pelo Smiles, não! Os trechos Roma-Paris-Roma registraram para minha mãe mas disseram ser invalido para pontos, o que contraria informação que tinha do “Aquela Passagem” para a classe em questão. OK, resolvi nao brigar por tão pouco, e enviei para o Flying Blue 1 dos bilhetes, para reativar minhas milhas. Eles são extremamente confusos no atendimento, totalmente sem critério, as classes que não são válidas não estão em nenhum site, botam a culpa na Air France. Um fiasco! Só espero que a minha novela acabe!

Também tive problemas com o Smiles. No ano passado fui à Paris e pontuei as milhas da ida, ainda no aeroporto de Guarulhos. Mas na volta, em Paris, apresentei o cartão Smiles no check-in da Air France e eles nem sabiam do acordo entre as companhias aéreas. Como não consegui pontuar, liguei p/o Smiles qdo voltei ao Brasil e eles me pediram p/enviar pelo correio por carta registrada todos os cartões de embarque e e-tickets da viagem. Fiz isso e nada aconteceu. Depois de vários telefonemas, eles me informaram que meu bilhete não estava dentro da classe tarifária incluída para a pontuação, o que não era verdade, pois a minha classe tarifária “Q”, estava disponível em uma página no site do Smiles, que depois foi retirada do ar. Munido de uma cópia de toda a documentação, registrei queixa no Procon em novembro do ano passado, mas só agora, em junho de 2010, recebi a resposta definitiva do Smiles de que eu só teria direito aos pontos creditados na minha viagem de ida. Agora, a minha confiança no Smiles, que já era pequena, já está reduzida a zero. Já nem penso em utilizar estes convênios com outras airlines, pois a desorganização e falta de transparência é muito grande.

PS: Outra “des” vantagem que também devemos ficar atentos é em relação aos convênios propagandeados pelo Smiles. Um deles oferece pontuação de milhas na compra de moeda estrangeira feita pela empresa de câmbio Confidence. Já comprei valores em Euros que preenchiam a quantia determinada para obter as milhas, apresentei meu cartão Smiles e não fui pontuado em nada.

    Rogério,
    já comprei na Cotação e ganhei milhas Smiles. Lá funcionou. A cotação pode ser um pouquinho maior mas a conveniência (te entregam onde quiser) e as milhas compensam.

Eu tenho pontos no programa da Flying Blue da Air France e da SKYMILES da Delta, tem como juntar essa milhas no Smiles ?

    Não dá pra juntar, não, Claudio. Você pode somar suas milhas de vôos Gol e Varig nos programas Flying Blue ou Skymiles até conseguir milhas suficientes para tirar uma passagem. O segredo dos programas é a gente conseguir concentrar as milhas num só.

quero dizer: “requeri os pontos NA Air France. No Flying Blue.”

    Vc conseguiu requerer diretamente pela internet? viajei pela Air Europa, dei o meu numero Flying Blue na reserva. E nunca creditaram minhas milhas! Quando entrei no site, tinha dizendo que pra conseguir as minhas eu tinha que mandar o cartão de embarque original POR CARTA pra frança!

    O pior é que no embarque de ida, foi uma confusão, o sistema saiu do ar e meu cartão de embarque era só um papel vermelhinho tosco escrito o número da poltrona e o vôo em caneta bic e o da volta em pouquíssimo tempo perdeu TODA a cor e ficou quase ilegível.

    Como não viajo muito com empresas da Flying Blue e a Air Europa não tem convenio com nenhuma companhia aqui no BR, acabei deixando pra lá e perdendo as preciosas milhas.

    Sim, nanna, consegui o crédito das milhas via Internet no próprio site da Air France. Talvez tenha sido fácil porque os vôos haviam sido realizados com a própria Air France. De qualquer forma, o absurdo da situação é o mesmo: o passageiro segue as orientações e fornece no ato da reserva – ou no check-in – seu número de passageiro frequente em uma companhia aérea parceira e… nada! Fica então com o próprio passageiro a responsabilidade de provar que esteve em tal vôo em tal dia, enviar carta… Que beleza, não?

Infelizmente, as coisas nem sempre vão tão bem. Há cerca de um mês fiz quatro vôos com a Air France (entre Brasil, Europa e África). Antes de embarcar, entrei em contato com o Smiles, informei a classe tarifária dos meus bilhetes e perguntei se pontuavam no programa. A resposta foi positiva. Ao retornar, meu extrato mostrava os vôos como “classe tarifária inválida para pontuação”. Entrei em conato novamente com o Smiles, informei o protocolo do atendimento anterior e pedi uma explicação. Respostas do Smiles: 1) Não conseguiram localizar o número do protocolo do atendimento em que a atendente me garantiu que as classes tarifárias pontuavam (!); e 2) Realmente eu não tinha direito a pontuação alguma (!!). Indignado, escrevi uma carta ao Smiles relatando o ocorrido e pedindo uma explicação. Anexei os cartões de embarque à carta. Do Smiles, nenhuma resposta – e não acredito que me responderão. Como “perderam” o protocolo do meu antendimento anterior à viagem, fiquei à mercê do programa que, inclusive, retirou do ar a página em que informava que classes tarifárias pontuavam (as classes do meu bilhete estavam lá!).

Resumo da ópera: o Smiles não parece estar muito disposto a ser transparente com seus clientes. Faz propaganda dos acordos com outras companhias e não se dá o trabalho de disponibilizar todas as informações pertinentes – especialmente as letrinhas pequenas. Pior ainda, os funcionários do programa não parecem falar a mesma língua e fornecem informações contraditórias aos associados.

Desisti do Smiles, definitivamente. Requeri os pontos da Air France, via Internet, e me foram creditados em vinte e quatro horas, sem nenhuma dor de cabeça.

Uma dica. Não deixe ´pra solicitar os pontos depois, deem o n. Smiles no Check-in. Fui deixar pra fazer depois com meu vôo da Air France e foi um stresse, um STRESSE!! Passaram 4 meses pra reconhecerem meus pontos, e so fizeram em 1 trecho, isso depois de muita briga, pois enviei tudo o que eles pediram várias e várias vezes…

Que boa notícia Riq!! Eu estava meio receosa de fechar minha passagem com a Air France porque iria perder essas valiosas milhas com a Lan/ TAM, mas agora já fiquei feliz!

beijo e obrigada por mais uma dica!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito