Maravilhas da internet colaborativa: o Hugo, que nasceu e cresceu em Santarém, no Pará, entrou num post antigo sobre novos vôos para a Amazônia e deixou pequeno guia prático para quem está pensando em ir para lá.
O ponto de partida dele foram os comentários (acho que fui em que comecei) de que a mais autêntica experiência amazônica seria embarcar num barco regional e descer o rio.
Reeditei o testemunho dele no formato perguntas x respostas, para ficar mais fácil de achar o assunto.
Vale a pena descer o Amazonas de Manaus a Belém?
É, sim uma grande experiência. Mas confesso que não é lá tão empolgante. São mais ou menos 5 dias de viagem. No segundo dia você já fica enjoado de não ter mais o que fazer dentro do barco. É melhor ir de Manaus a Belém do que o contrário -- porque de Belém a Manaus você vai contra a força do rio Amazonas e a viagem se estende até uns 7 dias. A dica que eu dou é a seguinte: a maioria dos barcos q fazem a linha param aqui em Santarém. De Manaus pra cá é um dia de viagem. Você vem, aprecia a paisagem do rio durante um dia, daí visita Santarém e a praia de Alter do Chão e segue num vôo da Gol ou Tam até Belém, 1h de vôo apenas. De lá, se ainda sobrar tempo na sua viagem, pode ir até a ilha do Marajó. Dá pra ter uma noção boa de Amazônia.
Qual é a melhor época?
Vai depender do tipo de viagem que você procura. Aqui em Santarém temos praia de rio, Alter do Chão, dos meses de julho até outubro, que é quando o rio Tapajós desce e aparecem as praias. Há pouca chuva nessa época, e a temperatura fica perto dos 35°.
Se você vem para pescaria, a melhor época tabém é agora.
Mas se você vai para conhecer os hotéis de selva de Manaus, é melhor ir na época de chuva, entre janeiro e julho. É quando os rios estão cheios etudo fica muito bonito -- e o clima, mais agradável, pois chove quase todos os dias.
Quanto tempo você recomenda?
Nao dá pra ter uma idéia completa da Amazônia em apenas um fim de semana ou feriadão. Se você dispõe de apenas esse tempo de viagem, procure escolher uma cidade especifica da Amazônia para visitar: Belém, Santarém, Manaus… Enfim, a Amazônia é gigantesc -- tomar um açaí em Belém, mergulhar nas praias do Tapajós em Santarém e se hospedar num hotel de selva la em Manaus é um sonho pra qualquer um!
Obrigado, Hugo!
Foto de Alter do Chão gentilmente surrupiada daqui.
54 comentários