Descubra a Alemanha com a Angela

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Alemanha, por que não?A Angela não é a Merkel, mas domina a Alemanha. Ou pelo menos as duas regiões em que morou: a Baviera e, agora, os arredores de Colônia. Abriu um blog praticamente anteontem (maio deste ano!) e já tem um senhor arquivo de lugares bacanas para visitar no país.

Uma passadinha no Alemanha! Por que não? serve para deixar qualquer viagem mais slow (ou langsam): são tantos lugarezinhos legais descritos, que só para cobrir os que estão perto de Munique você precisaria dedicar férias inteiras. Mesmo que você não tenha esse tempo todo, é uma excelente fonte de consulta para você salpicar no seu roteiro algum passeio fora do circuitão básico. Recomendo!

Munique no Alemanha! Por que não?:

Munique: intro

Munique: Oktoberfest

Munique: Palácio Nymphenburg

Munique: Palácio Residenz

Munique: a Marienplatz

Munique: o Museu BMW

Munique: o Olympiapark

Munique: a Hofbräuhaus

Munique: aquário Sea Life

Munique: Deutsches Museum

Arredores de Munique no Alemanha! Por que não?:

Freising e sua catedral (37 km)

Roseninseln (Ilha das Rosas) e Possenhofen, o palácio de Sissi (35 km)

Palácio Schlei?heim (25 km)

Landshut (77 km)

Ingolstad e o Museu da Audi (90 km)

Dachau (20 km)

Castelo de Neuschwanstein (130 km)

Castelo de Burghausen (115 km)

Regensburg/Ratisbona (130 km)

Riedenburg, Prunn e Kelheim (120 km)

Nuremberg (e seu zôo) -- 170 km de Munique

Passau e seu cruzeiro pelo Danúbio -- 190 km de Munique

Colônia e arredores no Alemanha! Por que não?:

Colônia

Aachen (90 km)

Bonn (30 km)

Brühl (20 km)

Zündorf (20 km)

Zons (30 km)

Niederkassel (15 km)

87 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Adri Lima
Adri LimaPermalink

Era tudo que eu precisava, na hora ideal!
smile
Lá vou eu!

Angela
AngelaPermalink

Olá Ricardo, obrigada!!! Fiquei muito emocionada, que legal!!!
Continuarei com mais posts da minha querida Alemanha, agora que voltamos de férias e conhecemos lugares muito interessantes. Adoro vasculhar o interior da Alemanha, me fascina!!
Um grande abraço!

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Olá, Angela, tudo bem? De fato, seu blog é eeeeeexcelente, parabéns. Conforme já postei aqui várias vezes, e já consegui ótimas dicas, irei com minha filha para a Europa no final de dezembro, passarei em Berlin e München (onde passaremos o réveillon) e gostaria da sua opinião: para acumular pontos no clube de fidelidades, devo usar a rede Accor para me hospedar em todas as cidades. O que você acha da ideia. Acho que todos tem o mesmo padrão e em München o ideal é próximo à Marienplatz, certo ? E em Berlin?

Aproveito para externar esta minha dúvida para todos os trips do VnV. As cidades são que visitaremos são: Firenze, Roma, Paris, Munique e Berlin.Agradeço desde já a sua ajuda. Abraços e obrigado pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anderson e Mariana! Para falar com a Ângela, vão direto ao blog, é mais prático e você prestigia o belo trabalho dela: http://www.alemanhaporquenao.com .

Oscar
OscarPermalink

O Blog da Angela é otimo de vez enquando entro lá para matar a saudade!!!

Carlos Henrique Loyo
Carlos Henrique LoyoPermalink

Além de Ótimo blog, ela é ótima pessoa! Angela não se nega a ajudar quem pede dicas ou informações!

Tem me ajudado bastante.

Georgia
GeorgiaPermalink

Ja andei passeado no blog da Angela porque estou programando a Alemanha para o ano que vem. As fotos são liiiiindas!

Senzatia
SenzatiaPermalink

Eu nao conhecia o blog, mas já está favoritado! wink

Luciana Sgarbi
Luciana SgarbiPermalink

Na hora! Vou passar 6 meses por lá! =)

Edite
EditePermalink

Acompanho a Angela desde a abertura do seu blog, e fico fascinada com as informações e o conteúdo de cultura e curiosidades.
Ela é uma pessoa muito especial.

Juliano Beuther
Juliano BeutherPermalink

Ela merece, porque além de fazer um trabalho maravilhoso sobre a nossa querida Alemanha ela é muito prestativa e sempre está disposta a ajudar quem tem interesse em conhecer a Alemanha, eu que o diga.
Parabéns Angela!!!
Tschüss!!!

Jéssica B Wandrovelzti

Eu adoro o blog da Angela, têm informações e fotos lindas! ... Agora só falta fazer o livro! ... Parabéns pelo blog e pelo merecido reconhecimento!!! ... abraços

Telma
TelmaPermalink

Ola Angela,
vc tem alguma sugestão de ida de trem para a Alemanha a partir de Amsterdam, onde ficarei 20 dias? Para nao ser tao cansativo e por uns 2 ou 3 dias, vc sugeriria qual cidade da Alemanha + proxima?
obrigada

Angela
AngelaPermalink

Olá Telma,
A cidade grande mais próxima, e com ligacao fácil de trem, é Colônia.
É perfeita para passar uns dias e conhecer também as redondezas.

conceição Freitas
conceição FreitasPermalink

Angela
Muito legal suas dicas. Estou traçando minha viagem para Alemanha em 2011 e gostaria de saber qual mes voce aconselha e com 13 dias qual roteiro voce indicaria.
Abraços

Angela
AngelaPermalink

Olá Conceiçao, a melhor época para vir à Alemanha é maio. Ainda nao está tao quente e nao neva mais. A Alemanha tem lugares maravilhosos para conhecer e fica difícil fazer um roteiro. Que regiao da Alemanha gostaria de conhecer? Em cima disto, posso fazer um roteiro personalizado para vc! Entre em contato comigo através do meu blog, ou: gafmeyer arroba yahoo ponto de. Abraços

daniela
danielaPermalink

Boa tarde , Angela! Adorei seu blog sobre Alemanha! Irei fazer uma viagem para Alemanha em maio 2011 e gostaria de sugestão roteiro no sul , partindo de Frankfurt e terminando em Munique , total de 8 noites. Não gostaria de pernoitar em Frankfurt, pois prefiro viajar no interior , em cidades menores.Qual roteiro você me sugere-Heidelberg e folesta negra, passando pelo lago constance ou Rota romântica , saindo de Wurzburg até Fussen?Não conheço nada da Alemanha! Adoraria sua sugestão. Abraço, Daniela

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Pergunte no blog da Ângela, Daniela. A Ângela não fica vindo aqui todo dia procurando pergunta pra responder....

http://www.alemanhaporquenao.com/

Renato Xavier
Renato XavierPermalink

Estou programando uma viagem pra agosto com minha noiva. Chegaremos dia 12 em Frankfurt, onde alugaremos um carro. Pernoitamos em Wurzburg, início da rota romântica. Seguiremos pela rota até Rothenburg, onde ficaremos duas noites. Depois partiremos para Fussen, onde permaneceremos por duas noites. No dia seguinte, partiremos para Salburg passando por insbruck. Ficaremos uma noite em Salzburg. Dia seguinte partiremos pra Viena, onde ficaremos treis noites. Sairemos pra Budapeste, passando por Bratilslava. Ficaremos treis noites em Budapeste. Seguiremos, pra Munique, onde ficaremos treis noites. Saíremos pra Heindelberg, onde ficaremos uma noite. Dia seguinte, seguiremos pra Frankfurt. Deixaremos o carro no aeroporto e retornaremos ao Brasil.
O que vcs acharam do roteiro? Todos hotéis já reservados.

Andre L.
Andre L.Permalink

Com carro e espírito de aventura, é factível. Tenha certeza que o carro pode entrar no Leste Europeu, principalmente na Hungria.

Quanto à rota, meus pitacos pessoais. Eu trocaria Fussen for Garmisch-Parternkischen, pq Füssen é abarrotada de gente nessa época, e o castelo que existe lá é fake mesmo.

Indo de Salzburg a Wien, recomendo um pequeno desvio: ao invés da auto-estrada direta, pegue a A10 sentido Villach, saia em Radstadt (rodovia B-320), e siga pela Ennstal Straße, uma estrada cência cercada por dois vales muito bonitos. Em Lieze, siga pela A9 setindo Graz, até encontrar a S6, outra auto-estrada, que te leva direto a Wien. Além de ter menos movimento, é bem mais bonita, uma dessas auto-estradas que, embora velozes, valem a viagem. Isso vai te acrescentar 2h-2h40 no seu tempo total de viagem, mas garanto que vale a pena se o tempo não estiver chuvoso ou com neblina.

Eu deixaria Budapest para outra viagem, e distribuiria os dias que vc vai passar lá para, desde Salzburg, passear no parque nacional de Gloßglockner, perto de Salzburg, para ficar mais um dia em Salzburg e para ficar um dia em Frankfurt propriamente dita.

Renato Mechica
Renato MechicaPermalink

Ótima lembrança do André! Ano passado aluguei um carro em Innsbruck, e no contrato estava claramente expresso que o carro não poderia ir para o Leste Europeu, e eles indicavam os países para não dar margens à dúvida.
Renato, entre em contato com a locadora para ver se a ida até o Leste é permitida. Não deixe de fazer isso.

Renato Xavier
Renato XavierPermalink

Total de 16 noites de viagem. Acharam muito corrido?
São mts km a rodar.
Abc a todos

Renato Xavier
Renato XavierPermalink

Hóteis:
Wurzburg: Maritim Hotel Würzburg
Rothenburg:Hotel Eisenhut
Fussen:Hotel Sonne
Salzburg:Mercure Salzburg City
Viena: Ibis Mariahilf
Budapeste: Danubius Hotel Gellért
Munique: Mercure City center
Heidelberg:Ibis

Lúcia
LúciaPermalink

Olá Renato,
Fiz a rota romantica em 2000 e tenho fotos no papel, ainda não existia câmara digital, mas vou digitalizar e fazer um blog com relatos, há muitos bed and breakfasts bons pelas cidades, são limpos e oferecem café da manhã, mas so que tem que chegar até o anoitecer para encontrar aberto, mas se vc tem "bala na agulha" procure redes de hotéis conhecidos, eu vou rever meu álbum de fotos e te passo algumas dicas de cidades, uma mais linda que a outra, eu fui no outono, onde as árvores ficam num tom amarelado que aprecio muito.

Patricia Luck
Patricia LuckPermalink

Oi Renato
Quanto ao seu roteiro, achei meio aflitivo, mas eu sou meio lerda em viagem. Eu faria diferente.
Já fiquei no Ibis Mariahilf de Viena: tem um bom custo-benefício (paguei 65 euros a diária pro casal).Não esqueça de pedir andar alto, o hotel fica em frente a uma avenida super movimentada, onde passam inclusive trens.
Em Munique fiquei no Ibis ao lado da estação central de trem, gostei bastante. Honesto e limpo.
Um abraço

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Oi, Patricia. Os hotéis da Íbis são legais? Abs.

Patricia Luck
Patricia LuckPermalink

Olá Anderson (e Mariana).
Os hotéis Íbis não possuem muito charme, são corredores longos cheios de portas. Por outro lado, vc não leva nenhum susto, sabe o que vai encontrar. Para mulher fresca com banheiro como eu e marido alérgico como o meu, achei perfeito! Os quartos são confortáveis na medida, os banheiros são modernos e sempre muito limpos, apesar de pequenos. Não há xampu, apenas aquele sabonete líquido multiuso, aquecimento funcionando, a TV é local, wi-fi gratuito apenas no saguão e a vista, dependendo de onde for, pode ser bacana.

Em Munique, atenção: o atendente nos colocou em um quarto muuuito pequeno. Pra vc ter uma idéia, era impossível abrir completamente a porta do quarto pois esbarrava na cama. Solicitamos outro quarto e fomos prontamente atendidos. A vista era para uma pequena vila com árvores ainda sem as folhas e muito silêncio...isso tudo no centro da cidade. Gostamos também do preço: 59 euros a diária.

Um abraço
Patricia

Bruno Beltrao
Bruno BeltraoPermalink

Renato,
Sua escolha de cidades está fantástica.Coincidentemente conheci todas com excessão de Bratislava e estive mais de 01 vez na maioria delas.Te sugiro o seguinte, palpitando também em hotéis:
Wurzburg-1 noite
Rothenburg-2 noites-Eisenhut(melhor escolha)
Fussen 2 noites- Sonne ( excelente , não mude!)
Salzburg - 2 noites, retiraria uma noite de Budapeste pois se você vai passar por Innsbruck antes, e acho que deve mesmo, 1 noite é muito pouco pra Salzburg
Viena - 3 noites
Budapeste- 2 noites
Munique - 3 noites ( te indico 2 hotéis tb próximos a estacão central muito bons: Metropol e Flemings, já fiquei em ambos , ficaria novamente em qualquer dos 2)
Heidelberg- 2 noites se possível, tb é muito bonita pra 1 noite apenas, a não ser que não tenha outro jeito. Te indico o Crowne Heidelberg-fantástico e muito bem localizado.
Quanto à kilometragem, não se preocupe, dirigir na Alemanha é uma delícia!
Se precisar de mais alguma opinião e puder te ajudar, é só falar.
Bruno Beltrão.

Regis
RegisPermalink

Renato, eu fiz um roteiro parecido no ano passado. Eu só tiraria uma noite de Rothemburg, que é muito pequena para tanto tempo, e acrescentaria uma noite a Heidelberg, como sugeriu o Bruno.

Angela Arten-Meyer
Angela Arten-MeyerPermalink

Olá Renato, já respondi suas dúvidas lá no meu site!!
Vou colocar um post sobre a Rota Romântica em breve!
Seu roteiro está ótimo,nao mexa em nada!
Muita coisa mudou nas cidades da rota nestes últimos anos. Muitos restaurantes e lojas fecham mais tarde.As cidades recebem muito bem os turistas! Estou indo novamente no dia 4 de junho fazer a rota. Vem novidades por aí!
Abraços!

Renato
RenatoPermalink

Angela, td bem?
Que novidades vc me traz da rota romântica.
Estou indo dia 11 de agosto e volto dia 28.
Como estará o tempo?
Chuvoso, meio frio?
Abraço e obrigado
Curto demais seu blog
Renato Xavier

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renato! Pra perguntar pra Ângela, é mais prático ir direto no site dela!

http://www.alemanhaporquenao.com

Renato Mechica
Renato MechicaPermalink

Renato, simulei rapidinho no google maps e deu mais de 2.400 km. Já fiz uma viagem pelo norte da Espanha com mais ou menos essa distância e com alguns pernoites, e minha opinião pessoal, que lógico, não vale para todos, baseada nessa experiência é que é muito para se dirigir. Quando se coloca no mapa, a impressão que fiquei é que Viena e Budapeste estão meio fora do resto do roteiro, sendo que o resto dá um circuito super legal e mais curto.

Por que não pensar em se concentrar na Alemanha e na Áustria, explorando um pouco mais da Alemanha e deixar Budapeste para uma próxima? Ou que tal considerar alguns trechos de trem?

Bom, ainda nessa linha, eu também acho estressante trocar muito de hotel, principalmente dormir uma noite só. Como o Ricardo mesmo diz, a tarefa de achar o hotel, a expectativa de fazer check-in e conhecer o local são estressantes, e aí, mal baixou o stress a gente já tem que sair de novo. Olhando só por esse lado, eu não dormiria em Wuzburg e Rothenburg, por exemplo, acho que caberia um bate-volta entre ambas, que estão bem próximas.
Abraços e boa viagem!

Márcio Cabral de Moura

Renato Xavier, eu levaria muito em consideração essa dica de Renato Mechica (03/06/2011 às 10h54).

Outra coisa, você fala no seu roteiro em noites em cada cidade, mas... quantos dias você vai ficar em cada uma? Parece uma pergunta cretina, mas não é e na prática você também deve se preocupar com isso.

Por exemplo, você diz que vai passar uma noite em Salzburgo, mas no dia de chegada lá, você pretende passar antes por Innsbruck. Ou seja, você deve chegar em Salzburgo no final da tarde/início da noite. Dorme lá e no dia seguinte vai para Viena. Você pretende sair de que horas de Salzburgo (lembrando que você deve fazer check-out do hotel no máximo umas 11h00)? Vai sair logo cedo de Salzburgo? O que significaria não ter visto nada de Salzburgo? Ou vai fazer o check out, rodar pela cidade, voltar para o hotel (Salzburgo - e basicamente qualquer outra cidade - não é feita para ser conhecida de carro) para seguir para Viena?

E quando você fala em 3 noites em Viena, isso significa quantos dias? 2, 3 ou 4? Se você chega em Viena no final da tarde, dorme 3 noites e sai de manhã cedo (já que além de querer fazer uma viagem relativamente longa até Budapeste, ainda quer passar em Bratislava), na realidade você só está ficando 2 dias em Viena, o que eu acho muito pouco - e olha que eu só um alienígena, a única pessoa que eu conheço (fora minha esposa) que não gostou muito de Viena.

Com relação a hotéis, em Munique eu lhe recomendo o Hotel Cocoon e em Fussen (na realidade, em Hohenscwhagau), eu recomendo o Hotel Alpenstube (quarto com varanda e vista para o castelo de Neuschwanstein).

Renato Xavier
Renato XavierPermalink

Olá pessoal.
Muito obrigado pelas dicas e por ter relatado suas vivências.
Levarei em conta tudo o que vocês colocaram.
Eu e minha noiva estamos muito ansiosos por essa viagem.
Abraço

Renato Xavier
Renato XavierPermalink

Olá pessoal.
Entrei em contato com a Europcar.
Aluguei um A3.
Eles me disseram que o carro (compacto) é permitido entrar na Hungria.
Valeu pelo toque.
Abraço

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Olá, Renato. Eles garantiram o A3 ? É que estou tentando garantir este modelo, mas com a "Costasur" e eles não garantem o modelo, mas um "semelhante, dentro da categoria". Não quero "semelhante, quero o A3 ! Grande abraço e obrigado.

allan guimaraes
allan guimaraesPermalink

Querida Angela.

ONDE POSSO ENCONTRAR ORIENTACAO PARA ME LOCOMOVER EM bERLIM, JÁ QUE NAO FALO ALEMAO? GOSTARIAA DE VISITAR O LOCAL DO MURO, MUSEUS INTERESSANTES, RESTAURANTES, CAFÉS, E OUTROS LUGARES INTERESSANTES. ANTECIPO AGRADECIMENTOS.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Allan! Para ter certeza de que a Angela vai ler e responder o seu comentário, deixe o recado no blog dela! http://alemanhaporquenao.blogspot.com/

As dicas de Berlim no Viaje na Viagem você encontra a partir da página-guia: https://www.viajenaviagem.com/europa/berlim-ricardo-freire/

Renato Xavier
Renato XavierPermalink

Pessoal,
pintou uma dúvida:
uns falam que não é necesssária carteira internacional pra dirigir na Alemanha, Áustria e leste europeu, outros já falam que sim.
Ajudem me por favor!!!
Obrigado!
Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renato! As locadoras normalmente não pedem. A polícia pode querer. É bom fazer:

https://www.viajenaviagem.com/2010/09/habilitacao-internacional-precisar-nao-precisa-mas-e-bom-ter/

Elias Corrêa Lira
Elias Corrêa LiraPermalink

Dos países que conheço a Alemanha, sem dúvidas, é o mais organizado, além de muito bonito (a Italia por exemplo é linda sem ser organizada). Lá não precisa se assustar se a conexão de seis horas de trem dure somente 10 min. Tudo funciona e chega no horário. Até as malas na esteira do aeroporto. Dizem que quando acontece qualquer eventualidade eles são ruins de improvisar, pois não têm o costume. Na realidade queria falar de KIEL. Adoro pequenas cidades e esta é uma portuária que dá para o Mar Báltico. Que lugar lindo e funcional. O Porto efetivamente faz parte da cidade (está em frente a um grande parque-jardim). Fica a uma hora de trem de Hamburgo. Ainda que não se esteja indo fazer um Cruzeiro, vale a pena conhecer Kiel.

Gustavo
GustavoPermalink

Qual roteiro posso fazer na alemanha, austria e liechtenstein em 13 dias???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Não pense em termos de países, pense nos lugares que você quer visitar. Com menos de 4 dias em cidades como Berlim ou 3 dias Munique ou Viena você dá conta de quase nada. Só aí já vão 10 dias. Sem contar que você sempre perde praticamente um dia a cada deslocamento.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

patricia stefanuto
patricia stefanutoPermalink

Ola pessoal,

Vou fazer o trecho de trem Frankfurt x Interlaken. Vale a pena parar em alguma cidadezinha do caminho (na floresta negra) e fazer desse trecho um dia todo?

Obrigada

Marcelo | Alemanha! Por que não?

Olá Patrícia,

Imagino que vc irá pegar o ICE que vai direto de Frankfurt a Interlaken.
Há várias cidadezinhas no caminho onde vale a pena parar, até mais que um dia.

Para sugerir apenas uma, pegue o trem o mais cedo possível e fique o dia inteiro em Freiburg, saindo novamente com o ICE no finzinho da tarde.

Elaine Silva
Elaine SilvaPermalink

Preciso informações sobre Stuttgart e arredores, passeios imperdíveis, bate volta nos finais de semana, estou com dificuldade em encontrar estas dicas.

Lúcia
LúciaPermalink

Eliane, Stuttgart é uma cidade graciosa, visite a Palace Square é linda, tem uma fonte belissíma, tem um zoológico interessante, tem o Jardim Chinês, jardim de Schlossgarten, Castelo de Rosenstein, enfim quando chegar lá vá no Tourist Information, geralmente fica bem no centro da cidade, e pegue mapas e ali vc consegue todas as principais atrações turísticas.

Oscar | MauOscar.com
Oscar | MauOscar.comPermalink

Elaine

O que não faltam são opções de passeios legais para conhecer nessa região.. Pertinho de Stuttgart existem pelo menos 4 castelos que julgo imperdíveis: Sendo o último o mais bonito de todos

*Solitude Schloss 10 km - http://www.schloss-solitude.de/de/schloss-solitude
*Ludwigsburg Schloss, 20 Km -http://www.schloss-ludwigsburg.de
*Lichtenstein Schloss 60 km - http://www.schloss-lichtenstein.de/english/
* Hohenzollern Schloss 70 km - http://www.burg-hohenzollern.com/startpage.html

Recomendo muitissimo dar um pulo em Tübbingen - Caminho do último castelo para conhecer esta simpática cidade onde Johannes Keppler formulou as leis da gravitação universal.

Com um pouco mais de tempo, uma região muito bonita é a região do Vale do Danúbio/Schwäbische Alb, principalmente na região de Beuren onde existem belos vales e formações calcáreas. Não deixe de conhecer o belissimo mosteiro beneditino medieval da cidade.

Além disso, Heildelberg já mencionada é um charme.. Com tempo visite também o castelo de Schwetzingen que fica quase ao lado de Heidelberg.. Se você sair de Stuttgart pela A81 e pegar a A6 vai passar por Sinsheim, a cidade abriga um museu fantástico de carros, aviões e afins.. Lá é o único lugar no mundo que você pode ver um Concord ao lado de um Tupolev Tu-144
Agora se voce for pela A8, pode conhecer também Karlsruhe. A Cidade além de ser a sede da suprema corte da Alemanha, tem um castelo que pertencia aos reis de Baden.. Não esquecendo que toda esta região de Baden e Württemberg tem várias vinicolas

Como última dica recomendo Schwäbische Hall, na minha opinião a cidade mais "germanica" de todas que conheci na Alemanha.. E tem a Floresta Negra ao Sul que é fantástica

Abraço

Elaine Silva
Elaine SilvaPermalink

Nossa Oscar amei, já fui ao seu blog e encaminhei as dicas para a Camila, minha filha que está em Stuttgart a trabalho por 3 meses. Abraço.

maria isabel dias
maria isabel diasPermalink

Elaine.Estivemos em Stuttgart e adoramos . A cidade é bonita, tem uma ópera muito boa, praça principal animada transporte ótimo.Fomos a Tubingen(50 min), que é uma cidade universitária lindinha. ,com um rio lindo e um castelo próximo , além de um mercado de rua, produtos naturais.
Outro passeio imperdível é ir a Strasbourg(2h) na França,conhecer uma casa de 1625, fazer um passeio de barco pelo rio e muitas outras coisas.
Uma dica: O albergue da juventude de Stuttgart é excelente, moderno, com quartos particulares com banheiro,vista bonita, café da manhã maravilhoso

Jurema
JuremaPermalink

Stuttgart é uma bela cidade para se passear e para se morar.
Atracões imperdíveis na cidade são os museus da Mercedes e da Porsche, valem até para quem nem curte carros tanto assim (eu, por exemplo).
No centro da cidade, há o museu Altes Schloss,dentro do palácio antigo, que tem uma casa ao lado só com o museu de intrumentos musicais. Museus de arte importantes há dois, Statsgallerie e Kunstmuseum, também pertinho no centro da cidade. Próximo à Universidade há o Linden Museum, de antropologia, pequeno e muito interessante. O Museu de História Natural fica próximo ao zoológico Wilhelma, que é enorme e ótimo.
A cidade tem muitos parques para caminhadas e piqueniques. Biergartens (bares de cerveja ao ar livre) abrem nos meses de verão. Besenwirtschaften são casas que vendem vinho e comida simples para acompanhar, que abrem em épocas determinadas do ano e pertencem geralmente aos pequenos produtores de vinho.
Um passeio legal, para quem gosta de caminhadas, é ir de metro até Untertürkheim, e subir o morro Rotenberg, todo forrado de plantações de uva, até a Grabkapelle (capela mortuária em homenagem a uma rainha).
O Ballet de Stuttgart e a ópera são muito bons, com apresentações na bela Opera. Informações sobre o que está em cartaz na cidade, apresentações, exposições, festivais e festas de rua se acham no i-Punkt, ponto de informações turísticas próximo ao Hauptbanhof (estação central de trem e metrô).
Na região, há muita coisa legal para se explorar. Tübingen é uma cidade universitária (quer dizer, muita gente jovem e muita animação), com um centro histórico bem bonitinho. Ludwigsburg é uma cidade vizinha a Stuttgart (chega-se de metrô) com um belo palácio e eventos anuais, como o "carnaval de máscaras" e o mercado de Natal que valem a pena. Esslingen também é uma cidade que se chega de metrô e tem um centrinho medieval, onde duas vezes por ano se monta um Mittelatermarkt (mercado da idade média), com produtos "de época" e vendedores fantasiados.

Paulo Torres
Paulo TorresPermalink

A Legoland Deutschland, o parque temático da Lego, fica em Günzburg, a cerca de 1 hora de trem de Stuttgart. Vale muito a pena para crianças (ou para adultos fãs de Lego, o que é o meu caso). Veja em http://www.legoland.de/en/

Em Stuttgart mesmo, fui ao museu da Mercedes-Benz, que é impressionante. (O museu da Porsche ainda não havia sido inaugurado.) E o museu da Mercedes fica bem próximo ao estádio do VfB Stuttgart, que não é o mais moderno da Alemanha mas tem uma atmosfera incrível, a torcida de Stuttgart é vibrante como poucas. Ir a um jogo do VfB é uma experiência incrível.

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalink

Elaine,

Uma excelente pedida para uma day trip a partir de Stuttgart é Rothenburg ob der Tauber, uma das cidades medievais mais belas e bem conservadas da Europa. Altamente recomendada! Dá para ir de trem a partir de Stuttgart ou de carro mesmo, é rapidinho.
Em Stuttgart, não sei se é a sua praia, ou se vai com marido/namorado, ou até se te interessa, mas são muito interessantes os museus da Porsche e da Mercedes.
Boa Viagem.

Marcelo (Álbum de Viagens)

Uma outra cidade interessante é Baden-Baden, com o seu parque magnífico. Fica a 1h20min de trem de Stuttgart.

Elaine
ElainePermalink

Nossa que bom que finalmente alguém fala alguma coisa de lá, minha filha estará lá a trabalho no próximos 3 meses, hoje ela já iniciou os passeios. Obrigada e continuo no aguardo de dicas.

Inês
InêsPermalink

Uma cidade que eu adorei é Heidelberg e fica só há 122 km de Stuttgart. Em um dia vc pode conhecer seu castelo com o maior barril de vinho do mundo, sua linda ponte e um centrinho encantador.
Recomendo....

Elaine
ElainePermalink

Diogo e Inês, já fui até os blogs de vocês e adorei, vai ser muito útil. Ainda não consegui acessar o blog do Marcelo, mas vou continuar tentando. Obrigada.

Camila
CamilaPermalink

Olá,

Estou morando em Stuttgart e estou planejando visitar o Bodensee neste final de semana.
Ao pesquisar sobre o lugar percebi que talvez fosse melhor passar Sábado e Domingo no lago.
Alguém possui dicas de onde ficar e quais são as principais atrações do lago?
Inclusive devo ficar em Lindau ou outra cidade do lago seria mais interessante (considerando que irei de trem de Stuttgart)?

Marcelo | Alemanha! Por que não?

Olá Camila,

Na verdade o ideal seria ficar até mais dias do que apenas um fim de semana, tem muitos lugares lindos em torno do lago.

Mas, em um fim de semana já dá para ver bastante coisa!

Você pode ficar em Friedrichshafen, pois tem ligacao direta de trem com Stuttgart, e a partir dali é fácil visitar Lindau de trem, ou Meersburg, Konstanz e Mainau com ônibus.

Oscar | MauOscar.com
Oscar | MauOscar.comPermalink

Como o Marcelo falou o ideal é ficar até mais alguns dias.. Lindau é sem dúvida a mais famosa das cidades, mas para você que vai de Stuttgart, Friedrichshafen ou Kontanz pode ser uma alternativa melhor.. Eu particularmente prefiro Kontanz (Friedrichshafen foi quase totalmente destruida na II Guerra Mundial e a arquitetura não é tão interessante como em Kontanz)
Um passeio que pode ser bem interessante é pegar o barco que sai de Kontanz e seguir até Bregenz na Austria.. Ele vai parando por diversas cidadezinhas pelo caminho e para você que vai passar apenas 1 final de semana pode ser uma opção interessante se comprar um passe e poder desembarcar e pegar o próximo barco.. Eu fiz isso uma vez em 2005 e foi bem legal..
Uma atração imperdível se você gostar de plantas é visitar a Ilha de Mainau

Cléa
CléaPermalink

Angela,

Estou indo para Kiel, consegui voo até Hamburgo, como faço para me deslocar de Hamburgo para Kiel???
Qual o melhor transporte?
Táxi é muito caro?
O transporte público é bom????

Agradeço antecipadamente.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cléa! São 100 km. Dá 1 hora de trem.

Marcelo (Álbum de Viagens)

Oi, Cléa. O aeroporto de Hamburgo é servido por um S-Bahn (trem urbano) que o liga em 25 minutos à estação central de Hamburgo. De lá há trens diretos para Kiel.

Jorge-1976-SP
Jorge-1976-SPPermalink

Bom dia Angela.
Minha esposa ficará 2 meses trabalhando em Cologne.
Tirei umas férias e ficarei 15 dias em Cologne a partir do dia 12/10/2012.
Temos 3 finais de semana para passearmos juntos e gostaria de algumas dicas(se possível, rsss...):
-Vimos a rota romantica, mas estamos receosos de um final de semana ser muito pouco para andarmos nela.
-A Floresta Negra e o Lake Constance podem ser feitos no sábado e domingo( de trem ou carro???)
Voce teria alguma outra dica de passeio para nós em um fim de semana?(sexta noite até domingo noite).

Existe alguma outra cidade ou passeio próximo a Cologne para eu conhecer sozinho durante a semana? Munique? Estrasburgo(França)?
Durante a semana irei conhecer Berlin, ficarei 3 dias.
Desde já agradeço a atençao, muito obrigado, Jorge1976-SP.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jorge! O blog da Angela é esse aqui: http://www.alemanhaporquenao.com

O pessoal do "Alemanha, por que não?" é bem atento às nossas caixas de comentário, mas é melhor você repetir a sua consulta por lá.
smile

Jorge-1976-SP
Jorge-1976-SPPermalink

Obrigado pela dica, vou reenviar.
Valeu, abraço.
Jorge1976-SP.

Mariana
MarianaPermalink

Olá Bóia e pessoal,
Tem 2 posts sobre Nuremberg no meu blog. Fiz esses posts até porque quando fui viajar não encontrei muita informação dessa cidade!
Pra quem quiser ler, o site é http://mundoecaracois.blogspot.com.br/
Abraços,
Mariana

Sol
SolPermalink

Olá Boia ,

me dê uma ajuda! estarei em Munique em julho e quero ir até Catania (Sicília) , como procuro essa passagem daqui do Brasil?
obrigada,
Solange

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sol! Compre em http://www.skyscanner.com.br

Carmo T. Galante
Carmo T. GalantePermalink

Olá, nem preciso falar o qto consulto e admiro seu blog. Parabéns!
Estarei na Alemanha de 30/04 a 07/05, mais precisamente chego em Berlim dia 30/04 e pretendo ficar até o dia 04/05. Meu voo de volta sai de Frankfurt no dia 07/05. Minha dúvida é: como devo ir de Berlim a Frankfurt?
E se tem algum local entre as cidades que vale a pena visitar, pois todos dizem que Frankfurt não merece muito tempo de estada! Ou devo ir direto e ficar de 04 a 07/05 em Frankfurt? Por favor. Desde já meus agradecimentos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carmo! De Berlim a Frankfurt, vá de trem! Calcule 4 dias inteiros para Berlim; deixe o restante para Frankfurt. O roteiro está apertado; não cabe mais nada.

Renata Albert
Renata AlbertPermalink

Vou passar 10 dias na região da Toscana e gostaria de uma sugestão para um Tour em vinicolas da região.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Vá a Montalcino, há várias vinícolas na cidade. Na região do Chianti visite a Fattoria dei Barbi. Este post é sobre a Alemanha. Tanto sua pergunta quanto minha resposta serão deletadas.

guilherme a. kniebel
guilherme a. kniebelPermalink

Angela, Bom Dia ! Estaremos(5 pessoas, aprox. 60 a 65 anos) em Colonia nos dias 9 a 14 de maio de 2014. V. é guia por aí? Que passeios indica ao redor de Colonia?E passeios pelo Reno? enfim
precisamos de serviço deste tipo com cotações.
Agradeço sua resposta, antecipadamente,
Guilherme

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Guilherme! Sugerimos deixar um recadinho lá no blog da Ângela, pra ter certeza de que ela verá a sua mensagem:
http://www.alemanhaporquenao.com/

Marcelo Xavier
Marcelo XavierPermalink

Não sei onde perguntar isso, mas alguém conhece o site ofertadeouro:
http://www.ofertadeouro.com.br/?
Comprei um pacote com eles, mas não estou me sentindo muito seguro.
Alguém conhece?

Vanessa
VanessaPermalink

Queria saber como ir de Frankfurt para Colônia? Quantos dias ficar em Colônia e onde me hospedar nessa cidade?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! De Frankfurt você pode fazer o bate-volta a Colonia, está a uma hora de trem. Se quiser, passe uma noite por lá.

Para hotéis em Colônia, pesquise em sites como o Booking.

Ana Luiza
Ana LuizaPermalink

olá...gostaria de saber se podem indicar guia turistico para fazer Munique e os castelos... obrigada se puder me mandar por email..agrdeço;;;

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Luiza! Não temos dicas, mas você consegue recomendações junto ao consulado ou à embaixada.

Larissa Caritá
Larissa CaritáPermalink

Olá Angela!
Queria primeiramente dizer que seu blog é fantástico! E também, aproveitar e contar um pouco da minha história e tirar algumas dúvidas.
Bom, venho de uma família simples.
Eu participava de uma instituição mantida por funcionários do Banco do Brasil. Há mais de um ano participei de uma palestra ao qual uma brasileira, casada com um alemão, era a palestrante. O intuito deles era de doar algumas bolsas de alemão para alguns jovens que não tinham muitos recursos, tive interesse e eles aceitaram que eu fizesse o curso.
Faço alemão há mais de um ano e estou amando o idioma. Estou me esforçando o máximo que posso. Por mais que tenha dificuldades, acredito que eu posso ir para Alemanha e posso mudar minha vida.
Em fevereiro deste ano, esses mesmos palestrantes vieram novamente ao Brasil acompanhar nosso rendimento nas aulas. Eles fizeram a proposta para mim e para os outros estudantes, de estudar e trabalhar na Alemanha.
Queria saber de você Angela e de outras pessoas também, presentes no blog, se tenho chances de me dar bem e se você já sentiu muito sozinha com vontade de voltar correndo para o Brasil? Ah, e se não fosse muito, queria que você me indicasse pequenas cidades ao Sul da Alemanha que tenham uma universidade com o curso de Química/Engenharia Quimica.
Obrigada pela oportunidade de conversar e de tirar dúvidas. Acredito que em tudo há um propósito.
Te agradeço desde já.
Um grande Abraço!

marcia
marciaPermalink

Boa noite Angela, vou para Cologne em janeiro de 2015 e preciso de um guia, vc faz esse tipo de trabalho ou tem alguém para indicar? Não falo nem alemão e nem inglês. Aguardo e obrigada,
Marcia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcia! O site da Ângela é o http://www.alemanhaporquenao.com , entre em contato com ela por lá.

Evelyn
EvelynPermalink

Ola pessoal,
Vou para Alemanha dia 28 de março 2015 com meu marido e volto dia 13 de abril
De 3 de abril a 11 de abril chegam meus filhos de 26 e 27 anos
Fiz um roteiro de carro, dormindo um dia em cada lugar, apartir do dia 3 quando meus filhos chegam,em Frankfurt e vamos no dia seguinte direto para Dortmund para assistir o jogo dia 4 de abril na arena Signal,.dormimos em Dortmund

Dia 5 de manha vamos para Strasburgo e dormimos dia 5 e dia 6 para conhecer a cidade

,dia 7 de abril saimos de manhã para fazer a floresta negra de Baden Baden até Freiburg e dormimos em Freiburg

.Dia 8 vamos para Fussen para ver o Castelo, e estava pensando em ja ir para Munique no mesmo dia. ou dormir em Fussen para pegar uma estrada e poder ver os Alpes no dia .seguinte.e vamos para Munique até o dia 11 quando meus filhos retornam do aeroporto de Munique para o Brasil
Voce ache que ficou bom este roteiro?

Agora, eu e meu marido estaremos de 28 março a 3 de abril sozinhos e nao sei que roteiro fazer, ja marquei uma visita dia 30 de março no castelo da FAber Castell,de manhã, portanto só sei que neste dia tenho que estar la, voce pode me dar uma ideia de roteiro para fazer com meu marido, de 28 a 3 de abril?

Obrigada
um abraço
Evelyn

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Evelyn! Você poderia aproveitar a saída para Stein para continuar pela Rota Romântica.