Habilitação internacional: precisar, não precisa -- mas é bom ter

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Permissão Internacional de Dirigir

Em que países é preciso carteira internacional de motorista?

  • Estados Unidos, América do Sul e Caribe: não é preciso. Locadoras de carros não exigem o documento, se contentam com a nossa CNH
  • Europa: pode precisar. Normalmente as locadoras não pedem a PID (permissão internacional de dirigir). Eventualmente, porém, a carteira internacional pode ser exigida por específicas. Já tivemos relatos de leitores que não conseguiram retirar carro na França e na Itália por causa disso. É uma ocorrência rara, mas não impossível
  • África, Oriente Médio, Austrália, Nova Zelândia: sim, precisa ter. Não dá para alugar carro sem PID nesses países

Quer viajar em paz? Faça a sua habilitação internacional, não importa o destino

Em qualquer lugar do mundo (mesmo naqueles em que as locadoras não exigem o documento), a PID garante encontros livres de stress com a polícia rodoviária. Um guardinha pode encasquetar que você está dirigindo sem habilitação internacional. E terá dificuldade de localizar os números que procura na nossa carteira.

Como tirar sua carteira internacional:

Atualmente a PID é feita exclusivamente pelos Detrans estaduais. Cada Detran tem um processo diferente. (Em São Paulo, por exemplo, dá para fazer pela internet.) Você só consegue emitir a carteira internacional junto ao Detran do estado que emitiu a sua CNH.

Quando fazer a PID?

A melhor época é no início da validade da sua carteira brasileira, já que a validade da habilitação internacional coincide com a da CNH.

Atenção: mesmo com a PID, leve a CNH junto, ela é indispensável!

A habilitação internacional (PID) não vale sozinha. Ela precisa SEMPRE estar acompanhada de uma CNH válida.

379 comentários

Alexandre R Lischt

E Validade da CNH é igual passaporte ???? precisa ter pelo menos seis meses ainda de validade???? vou viajar com ela por 20 dias mas tenho 4 meses ainda de validade. fiquei na duvida alguem ja passou por isto ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! A PID tem a validade igual à da sua carteira de motorista CNH.

Fabiano
FabianoPermalinkResponder

Negativo, agora a PID tem validade máxima de 3 anos ou até a validade da CNH. Acabei de tirar a PID e o Detran de SP me informou da mudança.

Evandro Pires
Evandro PiresPermalinkResponder

Olá!

Vou viajar de carro saindo do Brasil e passarei por Uruguai, Argentina e Chile.
O proprietário do veículo é meu amigo e ele será o condutor durante toda a viagem.
Para evitar riscos, também pretendo tirar a PID caso eu precise dirigir.
Gostaria de confirmar se de fato posso dirigir o veículo, uma vez que não tenho parentesco com meu amigo.

Obrigado desde já!
Evandro

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Evandro! O dono precisa estar no carro, apenas. Não é preciso PID na América do Sul. É preciso fazer um seguro internacional exigido por esses países chamado Carta Verde.

Genice
GenicePermalinkResponder

Estou indo p Itália,tenho CNH e estou tirando a PiD. Mas estou com uma dúvida,me disseram que eu tenho que mandar apostilar a CNH aqui antes de ir,senão não iria servir lá. E quando eu chegar lá tenho que mandar fazer a tradução,isso procede???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Genice! Basta fazer a PiD, ela já vem traduzida para o inglês e o francês.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar