Em que países é preciso carteira internacional de motorista?
- Estados Unidos, América do Sul e Caribe: não é preciso. Locadoras de carros não exigem o documento, se contentam com a nossa CNH
- Europa: pode precisar. Normalmente as locadoras não pedem a PID (permissão internacional de dirigir). Eventualmente, porém, a carteira internacional pode ser exigida por específicas. Já tivemos relatos de leitores que não conseguiram retirar carro na França e na Itália por causa disso. É uma ocorrência rara, mas não impossível
- África, Oriente Médio, Austrália, Nova Zelândia: sim, precisa ter. Não dá para alugar carro sem PID nesses países
Quer viajar em paz? Faça a sua habilitação internacional, não importa o destino
Em qualquer lugar do mundo (mesmo naqueles em que as locadoras não exigem o documento), a PID garante encontros livres de stress com a polícia rodoviária. Um guardinha pode encasquetar que você está dirigindo sem habilitação internacional. E terá dificuldade de localizar os números que procura na nossa carteira.
Como tirar sua carteira internacional:
Atualmente a PID é feita exclusivamente pelos Detrans estaduais. Cada Detran tem um processo diferente. (Em São Paulo, por exemplo, dá para fazer pela internet.) Você só consegue emitir a carteira internacional junto ao Detran do estado que emitiu a sua CNH.
Quando fazer a PID?
A melhor época é no início da validade da sua carteira brasileira, já que a validade da habilitação internacional coincide com a da CNH.
Atenção: mesmo com a PID, leve a CNH junto, ela é indispensável!
A habilitação internacional (PID) não vale sozinha. Ela precisa SEMPRE estar acompanhada de uma CNH válida.
425 comentários