Habilitação internacional: precisar, não precisa -- mas é bom ter

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Permissão Internacional de Dirigir

Em que países é preciso carteira internacional de motorista?

  • Estados Unidos, América do Sul e Caribe: não é preciso. Locadoras de carros não exigem o documento, se contentam com a nossa CNH
  • Europa: pode precisar. Normalmente as locadoras não pedem a PID (permissão internacional de dirigir). Eventualmente, porém, a carteira internacional pode ser exigida por específicas. Já tivemos relatos de leitores que não conseguiram retirar carro na França e na Itália por causa disso. É uma ocorrência rara, mas não impossível
  • África, Oriente Médio, Austrália, Nova Zelândia: sim, precisa ter. Não dá para alugar carro sem PID nesses países

Quer viajar em paz? Faça a sua habilitação internacional, não importa o destino

Em qualquer lugar do mundo (mesmo naqueles em que as locadoras não exigem o documento), a PID garante encontros livres de stress com a polícia rodoviária. Um guardinha pode encasquetar que você está dirigindo sem habilitação internacional. E terá dificuldade de localizar os números que procura na nossa carteira.

Como tirar sua carteira internacional:

Atualmente a PID é feita exclusivamente pelos Detrans estaduais. Cada Detran tem um processo diferente. (Em São Paulo, por exemplo, dá para fazer pela internet.) Você só consegue emitir a carteira internacional junto ao Detran do estado que emitiu a sua CNH.

Quando fazer a PID?

A melhor época é no início da validade da sua carteira brasileira, já que a validade da habilitação internacional coincide com a da CNH.

Atenção: mesmo com a PID, leve a CNH junto, ela é indispensável!

A habilitação internacional (PID) não vale sozinha. Ela precisa SEMPRE estar acompanhada de uma CNH válida.

405 comentários

Regis
RegisPermalinkResponder

Muito bem colocado. Também já aluguei carro em vários países e nunca pediram a tal PID. De qualquer forma, fiz a minha esse ano pelo Detran do RS. Fácil e rápido, basta comparecer a um CRVA.

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Fiz a minha por precaução e foi muito fácil. Aqui em Porto Alegre basta ir a uma dessas auto-escolas (CFC) e pagar a taxa de uns R$32.

Em poucos dias estava pronta.

André L.
André L.PermalinkResponder

Acho que a principal circunstância em que a PID vai te ajudar é em um improvável caso de colisão em que polícia e seguro precisem ser acionados.

Djou
DjouPermalinkResponder

Na Holanda a locadora se negou a alugar com carteira nacional. Ainda bem que tinha a Internacional.
Na Bélgica, fui alugar e esqueci a carteira internacional (e o passaporte, acredite) e a locadora me alugou com a carteira nacional, coisa que eu fiquei surpreso (justamente pela falta de passaporte)

Ricardo Freire

Rapaz, ainda está para aparecer aqui alguém que não tenha conseguido alugar porque não tinha carteira internacional. Sempre que falam que foi preciso é porque a internacional estava à mão...

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Também preciso fazer a minha, porque sempre dirigi sem ela. E até porque ando pensando seriamente em visitar a localidade de Três Pontinhos wink

Paulo Torres
Paulo TorresPermalinkResponder

Em Minas Gerais, a PID é feita no site do Detran: www.detrannet.mg.gov.br , clicar em "Habilitação", depois "solicitação de serviços", depois "permissão internacional para dirigir", preencher formulário e pagar R$97,96.

Fiz isso sem levantar da cadeira e recebi a minha carteira internacinal pelo correio, em menos de uma semana.

Joana
JoanaPermalinkResponder

Sério? A minha não chegou até hj, e fiz pelo site do Detran MG tb, tem um mês, por aí.

Ah, já aluguei carro no Chile, na Califórnia e em Curaçao e nunca me pediram. Mas fui a conselhada a ter para dirigir na Africa do Sul.

Diego Muller
Diego MullerPermalinkResponder

Fui ao Chile agora em julho e li que era obrigatório. Por precaução, fiz.
Acho que é necessário diferenciar 2 aspectos: uma coisa é se a locadora vai exigir. Outra coisa é se a lei do país exige.
Eu não aluguei o carro lá, fui de carro desde o Brasil. Portanto, no meu caso, não importava em nada as locadoras, mas sim a lei do país (no caso de ser parado pela polícia, por exemplo).
abs!

Ricardo Freire

Aluguei em Santiago, no aeroporto, em março.

Mas se fosse atravessar fronteira, levaria todos os documentos que pudessem exigir e mais um pouco.

Rodrigo Barneche

Fui 4 vezes ao Chile de carro, 3 com a PID, e a última sem. Nunca me foi solicitada, e quando mostrava em alguma aduana, a policia fazia cara de espanto, do tipo "nunca tinha visto uma antes!"

antonio siqueira

muito boa dica, como só dirigi internacionalmente em portugal, lá eu sabia que nao teria problemas, aluguei um carro pela hertz tb sem problemas...

Felipe Costa
Felipe CostaPermalinkResponder

Eu tenho a minha. Mas eu vim morar em Portugal. Quando precisei alugar carro aqui, me pediram somente a carteira brasileira, mas me avisaram que a polícia poderia exigir a PID.
Também li em algum lugar, que tem a ver com o tempo em que você está no país. Essa informação constará do seu passaporte - esse sim obrigatório para "validar" seu documento nacional (CNH), já que em outros países o único documento brasileiro reconhecido é o passaporte - e de acordo com o tempo em que você estiver no país, você pode dirigir com a CNH (acho que menos de 30 ou 90 dias). Acima disso, a PID fica obrigatória, porque você sai da condição de turista...
Ricardo, estou com as informações certas? Ou falei um monte de asneiras? rs

Oscar
OscarPermalinkResponder

Felipe voce esta certo!!

O tempo que voce pode dirigir no país, além de condicionado ao seu periodo de permanencia também esta condicionado ao tipo do seu visto.

Aqui nos EUA acho que isso também varia de um estado para o outro.. A verdade é que com o meu visto aqui não precisei tirar carteira de motorista em Delaware.. Já meu parceiro que tem visto de trabalho só podia dirigir aqui por 60 - 90 dias. E teve que fazer a carteira de motorista local..

A mesma coisa aconteceu em Cingapura.. como ele tinha visto de trabalho lá ele poderia dirigir por até 6 meses.. Fizemos a PID dele quando estivemos no Brasil e na hora dele usar não podia pois já estava residindo por mais de 6 meses no país.. Como eu podia dirigir e não tinhamos carro lá ele nem chegou a fazer a prova para a habilitação local..

Ricardo Freire

Acho que depois de algum tempo nem a internacional vale; você teria que tirar a habilitação do país!

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Caso de mudança/residência na EU: Na União Européia inteira vc só pode dirigir c a carteira brasileira (ou de qq outro país non-eu) por 90 dias. Eles dão esse prazo pra vc poder tirar a sua carteira de motorista local. Nem a internacional é aceita, vc é obrigado a tirar uma carteira da EU caso fixe residência por aqui. Alguns países, como a Bélgica e a Romênia, possuem acordo c o Brasil e vc só precisa trocar a carteira brasileira(levando traduçao juramentada da mesma) pela a carteira do país q está mudando.

Agora, como TURISTA, nunca tive problemas em alugar carro com a minha CNH brasileira, nunca pediram internacional, nem aqui na EU nem nos USA.

Porém, uma coisa eu notei: qdo eu casei minha família veio pro casamento, entao reservamos um carro numa locadora local (na Bélgica) pro meu tio poder passear c a família q tava aqui. O preço era ótimo. Na hora de ir buscar o carro descobrimos q eles nao poderiam alugar o carro pq meu tio era brasileiro, e q eles so alugavam pra quem era europeu (por causa do seguro). Resumo da história: tivemos que ir numa Hertz pra alugar o carro, e era o dobro do preço. Não sei se isso é normal entre todas as locadoras pequenas...

André L.
André L.PermalinkResponder

Correção de informação: para quem fixa residência em país da UE, o prazo para usar carteira de outro país é 1 ano, não 90 dias. O que pode ser afetado é o preço do seguro doméstico aqui na UE se vc não tiver habilitação, mas isso é OUTRA história.

Algumas locadoras menores tem restrições para alugar para condutores não europeus, devido a suas apólices de seguro diferenciadas. Mas as grandes (Avis, Sixt, Hertz, Europcar etc.) não.

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

André, vc sabe tudo de tudo. Incrível ! Palmas...

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Sim, mas onde tá escrito isso, André? Pelo que eu entendi, cada país tem uma norma diferente quanto a isso...

Oscar
OscarPermalinkResponder

Quando fiz a minha PID no Paraná.. Foi super tranquilo... so paguei a taxa de uns 30 e poucos reais (atualmente 44BRL) e em 5 dias úteis a PID foi enviada em casa pelo Correio..
Cada vez mais é aconselhavel ter a PID para dirigir no exterior.. Na verdade eu pessoalmente acho um saco esse livrinho.. Se ao menos fosse do tamanho do Passaporte ficaria um pouco menos inconveniente de carregar para cima e para baixo..

Segundo o Site do Detran PR esta é a
Relação de Países onde a PID será aceita:

1. África do Sul (V)
2. Albânia (V)
3. Alemanha (V)
4. Argentina (V)
5. Áustria (V)
6. Azerbaidjão (V)
7. Bahamas (V)
8. Barein (V)
9. Belarus (Bielo-Rússia) (V)
10. Bélgica (V)
11. Bolívia (V)
12. Bósnia-Herzegóvina (V)
13. Bulgária (V)
14. Cazaquistão (V)
15. Chile (V)
16. Costa do Marfim (V)
17. Croacia(V)
18. Cuba (V)
19. Dinamarca (V)
20. Eslováquia(V)
21. Eslovênia (V)
22. Estônia (V)
23. Federação Russa (Rússia) (V)
24. Filipinas (V)
25. Finlândia (V)
26. França (V)
27. Geórgia (V)
28. Guiana (V)
29. Hungria (V)
30. Irã (V)
31. Israel (V)
32. Itália (V)
33. Kuweit (V)
34. Letônia (V)
35. Lituânia(V)
36. Luxemburgo (V)
37. Macedônia(V)
38. Marrocos(V)
39. Moldávia (V)
40. Mônaco(V)
41. Mongólia (V)
42. Níger (V)
43. Noruega(V)
44. Paquistão (V)
45. Paraguai (V)
46. Peru (V)
47. Polônia (V)
48. República Centro – Africana (V)
49. República da Sérvia (V)
50. República de Montenegro (V)
51. República Democrática do Congo(V)
52. República Checa (V)
53. Romênia (V)
54. San Marino(V)
55. Seichelles (V)
56. Senegal (V)
57. Suécia (V)
58. Suíça (V)
59. Tadjiquistão (V)
60. Tunísia (V)
61. Turcomenistão (V)
62. Ucrânia(V)
63. Uruguai (V)
64. Uzbequistão (V)
65. Zimbábue(V)
(http://www.detran.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=195)

No caso específico de Cingapura, o qual tenho conhecimento, e que não consta nesta lista eles exigiam a PID da mesma forma.. Tanto que no início o Mau ainda não tinha tirado a PID e somente eu podia alugar o carro lá.

Enfim na minha opinião é melhor fazer essa PID de uma vez!! E como o Riq bem lembrou ela tem a mesma validade da carteira. E pelo menos do Detran PR não pode ser solicitada no ato da renovação da sua carteira.. Sabe como é.. Para que facilitar, se dá para complicar!!

Quando o Mau renovou a carteira dele ano passado, tivemos que gastar duas preciosas manhãs de férias resolvendo estes perrengues.. Pior a PID não ficou pronta ate nossa volta e teve que ser mandada via Correio/DHL até Cingapura..

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Poxa, não é aceita na Ilha Bouvet, a queridinha do Riq smile

Carla
CarlaPermalinkResponder

Um detalhe importante: a PID não é necessária para quem viaja com visto de turismo (até porque dificilmente um turista vai passar mais de 3 meses no país, que é o limite de validade da CNH no exterior, a cada vez). Quando eu fui morar nos EUA durante a bolsa-sanduíche, o meu visto não era de turismo, então eu não podia dirigir com a CNH brasileira - ou seja, tive que fazer a PID, ou não poderia dirigir...

Fred Marvila
Fred MarvilaPermalinkResponder

Interessante esse detalhe, Carla. Vc sabe se tem algum lugar nos sites do governo americano especificando isso?

Carla
CarlaPermalinkResponder

Fred, na época eu recebi essa informação diretamente da UCRiverside, por meio do International Scholar Center, um órgão que cuida de preparar os pesquisadores estrangeiros em relação aos assuntos do dia-a-dia, tipo alugar um apartamento, fazer um seguro de saúde, abrir uma conta bancária, providenciar carteira de motorista, essas coisas. Não sei se a info está disponível online em algum site do governo americano, não...

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

na lista que o Oscar trouxe acima, com indicação dada pelo Detran-PR, não consta USA/EUA.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Ana Carolina, mas nós estávamos falando exclusivamente de vistos que não sejam de turismo. Os EUA nunca exigiram nada além da CNH para brasileiros que estejam lá a passeio.

Fred Marvila
Fred MarvilaPermalinkResponder

Oi Riq.

Eu fiz a minha para nossa viagem aos EUA ano passado (pena que venceu em Outubro sad ). Foi uma tortura e não foi barata. Em São paulo o valor é de R$180,62 o.O'

Nós descrevemos no blog como foi a nossa peregrinação e problemas que tivemos, bem como um howto para fazer a PID smile

http://sundaycooks.com/2009/07/28/how-to-part-1/

Eu até fui conferir o valor no site do Detran-SP pra ver se tinham baixado o preço, mas na realidade aumentaram 5 reais :/

Espero que ajude também.

Agora quanto a utilizar, nunca me pediram nas locadoras e eu nunca fui parado pela polícia, mas é melhor previnir que remediar... Acho que vale a pena sim, é menos dor de cabeça pra se preocupar.

É isso aê razz

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Fred, fiz a PID pra minha mãe dirigir nessa viagem pra Itália agora em julho (eu não quis arriscar dirigir muito barriguda) e não tava afim de ter trabalho, ir ao Detran, etc. Então, fizémos por um despachante que cobrou 230,00 reais e entregou em casa em 5 dias. Achei que valeu a pena.

Gustavo - Viajar e Pensar

Também nunca fiz.
Já loquei carros nos EUA, Espanha, Uruguay e México sem problema. Acho que realmente a exigência para locar um carro é o Limite no Cartão de Crédito.

Carlos Henrique Loyo

Ola á todos!

Quando fui fazer uma viagem onde tinha que alugar um carro, resolví tirar minha PID embora muita gente que já tinha passado pela mesma situação me dissessem que não precisava, mas como era muito fácil tirar aqui em Recife, resolví fazê-la. Por aqui, quando eu tirei, bastava apenas entrar no site do Detran solicitar, efetuar o pagamento e indicar a loja onde queria retirar.

Ao chegar em Lisboa, apenas apresentei a PID na loja da Avis e aluguei o carro sem problemas. Porém no ano passado, quando fui alugar nos EUA (também na loja da Avis em Miami) a moça ao ver a PID pediu para ver minha habilitação brasileira, como não tinha levado, ela disse que eu não poderia alugar o carro! Nem mesmo com muita conversa, e apesar de ter um cópia traduzida de minha habilitação nacional, não teve jeito! A sorte é que minha esposa (que não tem PID) tinha levado a dela nacional e ficou responsável pelo carro. Ou seja para alugar o carro em Miami a obrigação era levar a brasileira!

Este fim de ano vamos passar na Alemanha e, na dúvida, levarei as duas!!!

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Aluguei carro duas vezes esse ano aqui na Alemanha só com a CNH brasileira e não tive problemas. Usei a Sixt.

André L.
André L.PermalinkResponder

Vou lembrar em letras garrafais: A PID NÃO SUSBSTITUI A CNH, E SÓ É VÁLIDA ACOMPANHADA DA CNH ORIGINAL!

Tecnicamente, a PID é uma tradução padronizada e oficial dos dados da sua carteira internacional. JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA saia do Brasil só com a PID ou saia dirigindo carro no Exterior sem a CNH (existe PID para outros países, a regra é a mesma: só é válida com a carteira original).

A função principal da PID é permitir a um agente de trânsito, seguro, locadora de carros etc. acessar com facilidade as informações da habilitação, pois a PID, independente da língua primária utilizada, é igualzinha no mundo todo e tem campos com códigos padronizados para categoria, validade, restriçÕes médicas (óculos etc.) etc.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Eu fiz a minha no ano passado, antes de viajar para os EUA, pois havia lido que na Califórnia a PID era exigida. Alugei o carro em Las Vegas, rodei por alguns estados, inclusive pela Califórnia, e não precisei dela. Mas tirar a carteira internacional é tão fácil que é o tipo de precaução que vale a pena. Aqui no Rio, recolhi a taxa (uns 80 reais, se não me engano), fui à sede do Detran e a carteira ficou pronta no dia seguinte.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Quando se faz parte de um programa de fidelidade das locadora nem é preciso mostrar a CNH. No meu caso, na Hertz, só pego o contrato e vou embora.

Cinthia Rangel

Fiz a minha agora em agosto e foi muito fácil e rápido tb.
Acho que,na dúvida, é melhor ter, né.
Ab,
Cinthia.

Cinthia Rangel

Ah, a minha custou uns R$ 32,00.
Ab,
Cinthia.

Paulo ST
Paulo STPermalinkResponder

Estive em Miami há pouco mais de um mês e por pouco não consigo alugar um carro pois só havia levado minha habilitação internacional. Havia reservado um carro na Alamo, que exigiu a habilitação nacional, apesar do paradoxo da situação. O mesmo aconteceu em todas as outras grandes locadoras. Consegui finalmente alugar na Family, com um preço que considerei um pouco acima da média. Desta forma sugiro que nos EUA sempre levem a CNH e se possuírem a PID, que não parece existir para as locadoras dos EUA.

Regis
RegisPermalinkResponder

Paulo, nenhum país aceita apenas a PID, ela deve estar sempre acompanhada da carteira de habilitação, uma vez que este é o documento oficial, conforme instruções que constam na própria PID.

paulo weidebach

Emiti a minha via Miami, pela internet. Ficou bem mais barato que aqui com envio por fedex e tudo.... http://www.habilitacao-internacional.com

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Pelas minhas contas por lá fica em R$135,00 por 1 ano. Foi isso que você pagou?
Aqui no Rio custa: Valor (Duda): (cod.:204-6) R$ 85,35 + taxa bancária.
E é terá a mesma validade da CHN.
Não entendi como ficou mais barato por lá.

Camilla
CamillaPermalinkResponder

ótima dica! eu ia fazer a minha para essa viagem da inglaterra, já que ficaríamos muitos dias dirigindo, mas confesso não tive tempo (na verdade, saco). Eu não sabia a questão da validade, então foi melhor que eu não tenha feito agora, pq como vc, minha carteira nacional vence ano q vem e posso aproveitar para tirar as duas grin thanks Riq!!

Ernesto, o pato

Como turista, ja aluguei carro em Portugal, Espanha, Africa do Sul, Nanimbia, Argentina, Trindad Tobbago, Canada, Chile, e nunca me pediram a Internacional.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Eu só aluguei carro na França e realmente a atendente confundiu o nome da minha mãe com o meu e minha mãe que nem dirige ficou como dona do contrato, com minha assinatura. Ela apenas fez uma correção a mão e me entregou.

Com isso, aprendi que tenho que exigir da próxima a correção e jamais pegar um carro após rodar debaixo do sol durante horas procurando uma locadora no meio do nada. Eu só pensava em ir embora daquele lugar.

Quanto a PID, não fiz por falta de tempo e trauma com o Detran. Pelo tempo que gasto dirigindo por ano na Europa rsrs, vou continuar confiando na minha capacidade de negociação em outras línguas e que tudo vai dar certo. Mas valeu o post Riq, como recomendação e evitar o tipo de "transtorno" que tive.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Ops, agora apareceu!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Estranho - meus comentários aparecem nos comentários recentes, mas o desse post sumiu!

Angela
AngelaPermalinkResponder

Aqui na Alemanha quando se vai alugar um carro vc só apresenta a carteira de motorista brasileiro. Mas, se vc for pego na estrada, tem que apresentar a internacional!!A validade para quem vai residir na Alemanha é de 6 meses. Depois, tem que fazer a carteira alema, passar por provas práticas e teóricas ( nao precisa participar das aulas), exame oftalmológico e curso de primeiros socorros.Vc tem até 3 anos para fazer isso. Se nao fizer em três anos o processo é ainda pior, alé de tudo que mencionei, tem que participar de 14 aulas teóricas,12 aulas práticas, muito ruim!!!

Anelise
AnelisePermalinkResponder

Sobre o excesso de informações na nossa CNH: quando fui alugar um carro em Orlando, mês passado, a moça da locadora se surpreendeu com os nomes dos meus pais na carteira e perguntou espantada "esse é o nome da sua mãe?". Ao que eu confirmei ela exclamou: "so much information"! smile

Lena
LenaPermalinkResponder

Riq querido,
obrigada por ter me respondido no outro post e desculpe pela mancada eekops: Fico com vergonha de bagunçar esta casinha tão querida, salvadora e protetora de todas as almas viajantes!

Tenho tido dificuldade para fazer buscas aqui. Sei que é meu erro e que seria reprovada no exame de Massinha I! Preciso urgente de um treinamento geek! Eu havia buscado "carteira internacional", "motorista internacional" e "carta internacional", acho, e lógico, não veio para este post. Pior: para achar o post onde havia colocado o comentário também levei um baile! Usei a dica da Lu Malheiros (edit+find on this page+ Lena) em vááááários posts. Deve ser stress isso ou então o tal amante alemão: Dr. Alzheimer!

Cheguei a pensar em solicitar o link pelo tweet, mas achei que era muita folga minha eekops:
E o Feeds do Explorer e o Google reader também não ajudaram. No feeds não apareceu nenhum comment com meu nome e no Google Reader fiz uma busca de "Lena" e apareceram todos os posts antigos, menos o que estava procurando. Quem sabe com duas semanas longe desta tela eu me recupero...

Com relação a PID, como fiz uma busca em vários sites para o aluguel na França, vi que em uma das locadoras era mencionada a exigência da PID nas Condições Gerais. Ou seja, bastava não usar esta locadora wink No fim, quem providenciou o aluguel foi minha amiga Norueguesa e parace que ela fe pela Hertz. Então vou ver no site da Hertz se exigem ou não. De qualquer forma, dessa vez irei sem ela. Se não puder dirigir, fico de carona. AdoUro grin

Lena
LenaPermalinkResponder

Ah, só mais uma coisa. A lista de países onde é aceita a PID, que o Oscar postou acima, do site do Detran, indica onde a PID é aceita, né? Mas não quer dizer que seja exigida. Depende mesmo da locadora, mas como você diz, comercialmente, dificilmente perderiam um cliente pela falta dela. Beijos!

Ricardo Freire

Sim, é isso mesmo! E olha, não foi bobeada sua não, esse assunto não é fácil de achar aqui não smile

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Lena,

Verifique a legislação de seguros do país onde você vai dirigir. Tudo o que vc NÃO quer, na remota possiilidade das coisas darem errado com o carro (uma colisão traseira leve, por exemplo), é ter a seguradora se arrastando para cobrir o dano porque você teoricamente não possuia os documentos requeridos para guiar naquele país.

Carla
CarlaPermalinkResponder

No Paraná custa 44 reais a taxa, acho que vale muito a pena é rápido e fácil, o Detran só exige a CNH original e o pagamento da taxa.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Fiz a PID no estado onde moro - Goiás - em um local que congrega vários serviços públicos para facilitar a vida do indivíduo. É feita via DETRAN e é, na verdade, uma espécie de "tradução" da sua habilitação, explicando em vários idiomas, russo, árabe, chinês, etc. etc. o que significa uma carteria categoria B ou C. Custou uns 120R$ cada. Basta apresentar a própria carteira de habilitação e é expedida a PID, com a mesma validade da sua carteira.

Vinicius Cardoso

Nossa, em São Paulo está pelo "precinho" de R$ 191,95 !!!
Fala sério né! =/
http://www.detran.sp.gov.br/detran_servicos/procedimentos_site_cnh/69.asp

Achei um absurdo!

Abraços!

Paty
PatyPermalinkResponder

Nossa que diferença para cada estado heim?! Em Brasília a PID fica por volta de uns R$ 190,00 também. Eu fiz ano passado, mas ao chegar na França, a locadora Alamo nos pediu uma carteira francesa e comprovante de residência, como tínhamos uma amiga francesa no grupo isso foi facilmente providenciado, então não sei se conseguiríamos com a PID daqui do Brasil...

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Estava a ajudar um colega brasileiro a decidir sobre locação de carro na Itália. Checamos o site oficial da Hertz, com as condições específicas para aluguel no aeroporto em Malpensa (as mesmas de toda a Itália). Olha o que agora está escrito lá (o texto mudou de 2 meses atrás):

=======

At the time of rental, the driver must present a valid national driver's licence which has been held for at least 1 year.

The International Driver's Permit (IDP) is mandatory by law for non-European Union renters or if your national driver's licence is not written in a Roman script.

Please note that, if stopped by the Police while driving without an IDP, you might incur into a fine and the vehicle may be confiscated for 3 months. In this case, Hertz reserves the right to charge you the amount of the non-waivable excess applicable for the vehicle group.

Customers from the following countries can rent with their national driver's licence and passport: Argentina, Australia, Bolivia, Brazil, Canada, Colombia, Israel, Mexico, New Zealand, South Africa and United States.

In the case of driver's licence issued by the People's Republic of China, this must be accompanied by a notarised translation instead of an IDP.

The IDP translates the national driver's licence into various languages and is not accepted without the national licence.

Please also refer to "Passport Information” in Rental Qualifications & Requirements.

Roseli
RoseliPermalinkResponder

Estive na Espanha em julho de 2010 e a locadora de Madri não alugou o carro porque eu não tinha a carteira internacional. Agora já tenho.

Oscar | MauOscar.com

Semana passada estivemos na Califórnia e na correria de estacionar o carro e pegar o shuttle service acabei esquecendo a PID trambolhuda dentro do carro no aeroporto de Philadelphia.. Lembrei dela quando a aeronave já estava taxiando na pista para decolagem..
Logo lembrei que aqui no VnV o Riq tinha feito este post..
Então só para avisar.. Na Califórnia as locadoras tem um livrinho com a tradução de todas as carteiras de motoristas do mundo e não tivemos problemas para locar o carro..

Mas por outro lado, ficamos com bastante receio de sermos abordados pela polícia... principalmente depois que eu notei que o selo da placa do carro (IPVA da vida) venceu no dia 31/03...

Graças a Deus deu tudo certo... grin

WM
WMPermalinkResponder

Fiz uma viagem à França em Maio de 2010. Não consegui alugar o carro na Hertz apenas com a minha CNH - era exigida a PID. Consegui fazer a locação na Avis, entretando. De qualquer forma, fiquei com medo de ser pego em alguma estrada. Na próxima vou com PID.

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Dei entrada em São Paulo hoje, na minha PID.Fui ao DETRAN na Av. do Estado, ao lado tem um posto BR com estacionamento, 8 reais.Dentro do DETRAN é só se dirigir a fila do BB e pagar a taxa de R$195,00, então ir ao 1º andar, no setor de habilitação para estrageiros, dar entrada (taxa, cópia simples da habilitação nacional e o requerimento (tem no site do DETRAN) preenchido)
Prazo de 3 (três)dias uteis para retirar lá mesmo.Apesar de cara, achei o procedimento fácil.

Mateus
MateusPermalinkResponder

Aqui no detran de SE a PID custa R$ 185,00. Muito caro.

Dani Sousa Reis

Acabei de renovar minha habilitação e aproveitei pra tirar a minha PID já que em Janeiro deste abo solicitaram a do meu marido na locação de um carro.

Descobri por um acaso que o Detran SP faz isso online; é só entrar no site do Detran e fazer a solicitação (precisa do número da habilitação e número da residência a PID será enviada para o endereço do cadastro, não há como alterar ) aí anotar o código de pagamento que aparece na tela e passar em uma agência do Banco do Brasil para pagar a taxa (com o Sedex ficou aproximadamente R$203) e, em até 7 dias úteis a PID está entregue no endereço (a minha chegou em 4)!

Eu aprovei o serviço, fica a dica para outros trips de SP que precisem!

Anderson e Mariana

Amigos, acabei de ligar para o DETRAN aqui do Rio de Janeiro. A atendente me passou as informações, as quais enumero aqui o passo a passo:

1) pagar o DUDA (prá variar, qualquer dia pedirão esse cara até para ligar prá minha mãe). O valor é R$ 92,81 (Codigo do DUDA: 204-6).
2) aguardar de 24 horas à 48 horas após o pagamento, ligar para o 3460-4040 e agendar a entrega do DUDA pago, levando a CNH nacional e o CPF ATÉ A SEDE DO DETRAN ! (isso mesmo, aqui no Rio, só se resolve isso na sede, que fica na Av. Presidente Vargas, 817 - próximo à esquina da Rua Uruguaiana).
3) Documentos entregues, aguardar de 24 à 48 horas e retirar o documento NA SEDE DO DETRAN.
Burocrático e caro, não é! Matinê pagar mais do que o dobro disso!

Obs.: quando eu crescer, eu quero ser o DUDA... Hehehe...

Mulher Digital

Ricardo,

Tirar a PID é super fácil. A única ressalva é que o condutor precisa ter o novo modelo de carteira (com foto) e ser considerado condutor habilitado.

Dá para fazer tudo pela internet, sem tirar os pés de casa. A única coisa mais chata é pagar a GRE (Guia de Recolhimento Estadual).

Quase todos os Detran das grandes cidades (capitais) permitem tirar a PID pela internet, a pessoa recebe em casa tranquilamente, sem precisar sair de casa. Em Minas Gerais funciona super bem. Demora dentre 30-40 dias para chegar (depende dos Correios também).

Dê uma olhadinha nisso!

Até falei disso:

http://www.viagemdigital.com.br/carteira-internacional-motorista/

Beijoconas.

Mulher Digital.

joao
joaoPermalinkResponder

esculta eu tenho uma duvida eu tirei a minha cnh em portugal e estou me voltando para o brasil eu vou ter que tirar uma nova cnh la ou eu posso apresentar essa e e retirar a cnh brasileira com a msm categoria que documentos seriam necessarios ? eu tenho q apresenta o meu passaporte portuques ou so a minha identidade ou so os documentos brasileiros mas a cnh portuguesa jah basta ? alguem pode me ajuda por favor?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! Carteiras de motorista emitidas em outros países normalmente só são aceitas por alguns meses.

Esta página do Detran esclarece os documentos necessários para emitir a carteira brasileira:
http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=136

Sarah
SarahPermalinkResponder

SOBRE VIAJAR À NEGOCIOS PARA A UCRÂNIA.
MORO NA HOLANDA E PRECISO VIAJAR PARA A UCRÂNIA À NEGOCIOS,PRECISO DE MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ESSES DOIS PAÍSES.
AGUARDO RETORNO URGÊNTE-SARAH.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sarah! Este é um site sobre turismo. Viagens a negócios têm suas particulidaridades. Contacte a embaixada da Ucrânia na Holanda.

Luis carlos viana eugenio

por um erro eu solicitei o PID POR FAVOR ANULE OBRIGADO.

lari
lariPermalinkResponder

eu quero tirar a carteira aki na espanha sera que vale no brasiiiiiiil?
chegando ai eu troco pela brasilleira.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lari! Normalmente é preciso fazer provas escritas para tirar a carteira definitiva de um país.

Nilton Junge
Nilton JungePermalinkResponder

Estou indo para os Estados Unidos, em Charlotte NC, estou isndo em definitivo, documentado com H1B etc, pergunto?
Eu posso comprar um carro usado com a carteira de motorista internacional?
Grato
Nilton

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Comprar carro e dirigir vc pode (e nem precisa da carteira internacional para o primeiro), o problema é vc fazer o seguro (obrigatório) sem ter uma carteira de motorista americana.

Meu conselho é vc correr logo para providenciar sua habilitação em North Carolina, até porque só pode dirigir com carteira estrangeira por 90 dias. Em geral, os procedimentos são simples, e rápidos (1-3 semanas).

Jonelson
JonelsonPermalinkResponder

Aqui no PR, fiz pela internet, paguei uns R$67 e chegou em 5 dias uteis. Nao sei como SP tem coragem de cobrar R$200...

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Aqui em são Paulo o valor do PID é um ROUBO, como tb é o IPVA (4%). Acho que é para sustentar os vagabundos dos políticos e funcionários públicos paulista.

Victor
VictorPermalinkResponder

Alguem sabe me dizer como posso tirar carteira de habilitação no canadá sem ter a nacional?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Victor! Somos um site de viagens smile Se você é residente, procure informação junto às autoridades locais!

Mirella (@mikix10)

Oi, parece que no Japão é obrigatório a carteira internacional.
Estou pesquisando de alugar carro em um trechinho entre Kanazawa e Takayama e vi que é mandatório: http://www.japan-guide.com/e/e2024.html ... se acontecer essa aventura de dirigir em solo japones, depois eu conto como foi smile

Felipe
FelipePermalinkResponder

Lá vai uma dúvida:

Eu posso dirigir um carro emprestado na Irlanda com a minha carteira brasileira?

Eu imagino que a resposta seja "não", porque me faltaria o seguro.

Mas pra complicar um pouquinho mais: e se o carro for britânico (da Irlanda do Norte)? Nesse caso ninguém tem seguro irlandês, nem mesmo o dono do carro britânico. E ele pode dirigir lá mesmo assim, apenas tendo a sua habilitação britânica. Será que eu também posso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! É mais garantido você perguntar isso para seu amigo que mora lá e é dono do carro.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar