Habilitação internacional: precisar, não precisa — mas é bom ter

Permissão Internacional de Dirigir

Em que países é preciso carteira internacional de motorista?

  • Estados Unidos, América do Sul e Caribe: não é preciso. Locadoras de carros não exigem o documento, se contentam com a nossa CNH
  • Europa: pode precisar. Normalmente as locadoras não pedem a PID (permissão internacional de dirigir). Eventualmente, porém, a carteira internacional pode ser exigida por específicas. Já tivemos relatos de leitores que não conseguiram retirar carro na França e na Itália por causa disso. É uma ocorrência rara, mas não impossível
  • África, Oriente Médio, Austrália, Nova Zelândia: sim, precisa ter. Não dá para alugar carro sem PID nesses países

Quer viajar em paz? Faça a sua habilitação internacional, não importa o destino

Em qualquer lugar do mundo (mesmo naqueles em que as locadoras não exigem o documento), a PID garante encontros livres de stress com a polícia rodoviária. Um guardinha pode encasquetar que você está dirigindo sem habilitação internacional. E terá dificuldade de localizar os números que procura na nossa carteira.

Como tirar sua carteira internacional:

Atualmente a PID é feita exclusivamente pelos Detrans estaduais. Cada Detran tem um processo diferente. (Em São Paulo, por exemplo, dá para fazer pela internet.) Você só consegue emitir a carteira internacional junto ao Detran do estado que emitiu a sua CNH.

Quando fazer a PID?

A melhor época é no início da validade da sua carteira brasileira, já que a validade da habilitação internacional coincide com a da CNH.

Atenção: mesmo com a PID, leve a CNH junto, ela é indispensável!

A habilitação internacional (PID) não vale sozinha. Ela precisa SEMPRE estar acompanhada de uma CNH válida.

Passagens mais baratas com nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

459 comentários

Quando fiz a minha PID no Paraná.. Foi super tranquilo… so paguei a taxa de uns 30 e poucos reais (atualmente 44BRL) e em 5 dias úteis a PID foi enviada em casa pelo Correio..
Cada vez mais é aconselhavel ter a PID para dirigir no exterior.. Na verdade eu pessoalmente acho um saco esse livrinho.. Se ao menos fosse do tamanho do Passaporte ficaria um pouco menos inconveniente de carregar para cima e para baixo..

Segundo o Site do Detran PR esta é a
Relação de Países onde a PID será aceita:

1. África do Sul (V)
2. Albânia (V)
3. Alemanha (V)
4. Argentina (V)
5. Áustria (V)
6. Azerbaidjão (V)
7. Bahamas (V)
8. Barein (V)
9. Belarus (Bielo-Rússia) (V)
10. Bélgica (V)
11. Bolívia (V)
12. Bósnia-Herzegóvina (V)
13. Bulgária (V)
14. Cazaquistão (V)
15. Chile (V)
16. Costa do Marfim (V)
17. Croacia(V)
18. Cuba (V)
19. Dinamarca (V)
20. Eslováquia(V)
21. Eslovênia (V)
22. Estônia (V)
23. Federação Russa (Rússia) (V)
24. Filipinas (V)
25. Finlândia (V)
26. França (V)
27. Geórgia (V)
28. Guiana (V)
29. Hungria (V)
30. Irã (V)
31. Israel (V)
32. Itália (V)
33. Kuweit (V)
34. Letônia (V)
35. Lituânia(V)
36. Luxemburgo (V)
37. Macedônia(V)
38. Marrocos(V)
39. Moldávia (V)
40. Mônaco(V)
41. Mongólia (V)
42. Níger (V)
43. Noruega(V)
44. Paquistão (V)
45. Paraguai (V)
46. Peru (V)
47. Polônia (V)
48. República Centro – Africana (V)
49. República da Sérvia (V)
50. República de Montenegro (V)
51. República Democrática do Congo(V)
52. República Checa (V)
53. Romênia (V)
54. San Marino(V)
55. Seichelles (V)
56. Senegal (V)
57. Suécia (V)
58. Suíça (V)
59. Tadjiquistão (V)
60. Tunísia (V)
61. Turcomenistão (V)
62. Ucrânia(V)
63. Uruguai (V)
64. Uzbequistão (V)
65. Zimbábue(V)
(https://www.detran.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=195)

No caso específico de Cingapura, o qual tenho conhecimento, e que não consta nesta lista eles exigiam a PID da mesma forma.. Tanto que no início o Mau ainda não tinha tirado a PID e somente eu podia alugar o carro lá.

Enfim na minha opinião é melhor fazer essa PID de uma vez!! E como o Riq bem lembrou ela tem a mesma validade da carteira. E pelo menos do Detran PR não pode ser solicitada no ato da renovação da sua carteira.. Sabe como é.. Para que facilitar, se dá para complicar!!

Quando o Mau renovou a carteira dele ano passado, tivemos que gastar duas preciosas manhãs de férias resolvendo estes perrengues.. Pior a PID não ficou pronta ate nossa volta e teve que ser mandada via Correio/DHL até Cingapura..

Eu tenho a minha. Mas eu vim morar em Portugal. Quando precisei alugar carro aqui, me pediram somente a carteira brasileira, mas me avisaram que a polícia poderia exigir a PID.
Também li em algum lugar, que tem a ver com o tempo em que você está no país. Essa informação constará do seu passaporte – esse sim obrigatório para “validar” seu documento nacional (CNH), já que em outros países o único documento brasileiro reconhecido é o passaporte – e de acordo com o tempo em que você estiver no país, você pode dirigir com a CNH (acho que menos de 30 ou 90 dias). Acima disso, a PID fica obrigatória, porque você sai da condição de turista…
Ricardo, estou com as informações certas? Ou falei um monte de asneiras? rs

    Felipe voce esta certo!!

    O tempo que voce pode dirigir no país, além de condicionado ao seu periodo de permanencia também esta condicionado ao tipo do seu visto.

    Aqui nos EUA acho que isso também varia de um estado para o outro.. A verdade é que com o meu visto aqui não precisei tirar carteira de motorista em Delaware.. Já meu parceiro que tem visto de trabalho só podia dirigir aqui por 60 – 90 dias. E teve que fazer a carteira de motorista local..

    A mesma coisa aconteceu em Cingapura.. como ele tinha visto de trabalho lá ele poderia dirigir por até 6 meses.. Fizemos a PID dele quando estivemos no Brasil e na hora dele usar não podia pois já estava residindo por mais de 6 meses no país.. Como eu podia dirigir e não tinhamos carro lá ele nem chegou a fazer a prova para a habilitação local..

    Acho que depois de algum tempo nem a internacional vale; você teria que tirar a habilitação do país!

    Caso de mudança/residência na EU: Na União Européia inteira vc só pode dirigir c a carteira brasileira (ou de qq outro país non-eu) por 90 dias. Eles dão esse prazo pra vc poder tirar a sua carteira de motorista local. Nem a internacional é aceita, vc é obrigado a tirar uma carteira da EU caso fixe residência por aqui. Alguns países, como a Bélgica e a Romênia, possuem acordo c o Brasil e vc só precisa trocar a carteira brasileira(levando traduçao juramentada da mesma) pela a carteira do país q está mudando.

    Agora, como TURISTA, nunca tive problemas em alugar carro com a minha CNH brasileira, nunca pediram internacional, nem aqui na EU nem nos USA.

    Porém, uma coisa eu notei: qdo eu casei minha família veio pro casamento, entao reservamos um carro numa locadora local (na Bélgica) pro meu tio poder passear c a família q tava aqui. O preço era ótimo. Na hora de ir buscar o carro descobrimos q eles nao poderiam alugar o carro pq meu tio era brasileiro, e q eles so alugavam pra quem era europeu (por causa do seguro). Resumo da história: tivemos que ir numa Hertz pra alugar o carro, e era o dobro do preço. Não sei se isso é normal entre todas as locadoras pequenas…

    Correção de informação: para quem fixa residência em país da UE, o prazo para usar carteira de outro país é 1 ano, não 90 dias. O que pode ser afetado é o preço do seguro doméstico aqui na UE se vc não tiver habilitação, mas isso é OUTRA história.

    Algumas locadoras menores tem restrições para alugar para condutores não europeus, devido a suas apólices de seguro diferenciadas. Mas as grandes (Avis, Sixt, Hertz, Europcar etc.) não.

    Sim, mas onde tá escrito isso, André? Pelo que eu entendi, cada país tem uma norma diferente quanto a isso…

muito boa dica, como só dirigi internacionalmente em portugal, lá eu sabia que nao teria problemas, aluguei um carro pela hertz tb sem problemas…

Fui ao Chile agora em julho e li que era obrigatório. Por precaução, fiz.
Acho que é necessário diferenciar 2 aspectos: uma coisa é se a locadora vai exigir. Outra coisa é se a lei do país exige.
Eu não aluguei o carro lá, fui de carro desde o Brasil. Portanto, no meu caso, não importava em nada as locadoras, mas sim a lei do país (no caso de ser parado pela polícia, por exemplo).
abs!

    Aluguei em Santiago, no aeroporto, em março.

    Mas se fosse atravessar fronteira, levaria todos os documentos que pudessem exigir e mais um pouco.

    Fui 4 vezes ao Chile de carro, 3 com a PID, e a última sem. Nunca me foi solicitada, e quando mostrava em alguma aduana, a policia fazia cara de espanto, do tipo “nunca tinha visto uma antes!”

Em Minas Gerais, a PID é feita no site do Detran: http://www.detrannet.mg.gov.br , clicar em “Habilitação”, depois “solicitação de serviços”, depois “permissão internacional para dirigir”, preencher formulário e pagar R$97,96.

Fiz isso sem levantar da cadeira e recebi a minha carteira internacinal pelo correio, em menos de uma semana.

    Sério? A minha não chegou até hj, e fiz pelo site do Detran MG tb, tem um mês, por aí.

    Ah, já aluguei carro no Chile, na Califórnia e em Curaçao e nunca me pediram. Mas fui a conselhada a ter para dirigir na Africa do Sul.

Também preciso fazer a minha, porque sempre dirigi sem ela. E até porque ando pensando seriamente em visitar a localidade de Três Pontinhos 😉

Na Holanda a locadora se negou a alugar com carteira nacional. Ainda bem que tinha a Internacional.
Na Bélgica, fui alugar e esqueci a carteira internacional (e o passaporte, acredite) e a locadora me alugou com a carteira nacional, coisa que eu fiquei surpreso (justamente pela falta de passaporte)

    Rapaz, ainda está para aparecer aqui alguém que não tenha conseguido alugar porque não tinha carteira internacional. Sempre que falam que foi preciso é porque a internacional estava à mão…

Acho que a principal circunstância em que a PID vai te ajudar é em um improvável caso de colisão em que polícia e seguro precisem ser acionados.

Fiz a minha por precaução e foi muito fácil. Aqui em Porto Alegre basta ir a uma dessas auto-escolas (CFC) e pagar a taxa de uns R$32.

Em poucos dias estava pronta.

Muito bem colocado. Também já aluguei carro em vários países e nunca pediram a tal PID. De qualquer forma, fiz a minha esse ano pelo Detran do RS. Fácil e rápido, basta comparecer a um CRVA.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito