O que fazer no primeiro dia de viagem: Galeria Uffizi

O primeiro e o último dia da viagem internacional: não conte com eles

Viajamos com o tempo contado, e normalmente programamos menos dias em cada do lugar que o ideal.

Por isso, queremos ‘aproveitar’ ao máximo desde o primeiro momento até o último minuto.

Cuidado: quando aplicada ao primeiro e ao último dia de uma viagem internacional, essa estratégia pode resultar em mais stress do que proveito.

Se você desconsiderar o dia da chegada e o da volta como ‘dias úteis’, vai se divertir mais e evitar perrengues.

Coisas para não fazer no primeiro dia da viagem

  • Depois de uma viagem noturna internacional, não emende uma viagem longa de carro. O cansaço não combina com estrada, ainda mais num país estrangeiro.
  • Não marque jantar ou show caros. Pode bater uma preguiça e dar vontade de desistir.
  • Chegar e já ir direto para uma grande atração, com entrada marcada e fila. Se você tiver uma lista de obrigações para cumprir imediatamente após desembarcar, é porque você programou dias de menos nesta escala.
  • Marcar conexões no mesmo dia com voos ou trens que não estejam vinculados à passagem internacional. Mesmo que tudo dê certo, o stress não compensa. Durma no lugar da chegada e pegue o novo voo ou o trem no dia seguinte.

Coisas para não fazer no último dia de viagem

  • Viajar de carro até a cidade onde você vai pegar o vôo de volta. Há tantas coisas fora do nosso controle – engarrafamentos, problemas mecânicos, desatualização de GPS, errinhos bobos – que quaisquer 200 km podem trazer uma enorme dor de cabeça. De novo: mesmo que tudo dê certo, ninguém merece se estressar tanto no último dia de viagem. Melhor vir na véspera e pernoitar na cidade de onde parte o seu vôo.
  • Programar alguma grande atração. É melhor fazer as últimas compras do que fazer os últimos museus.
  • Marcar conexões com no mesmo dia com voos ou trens que não estejam vinculados à passagem de volta para o Brasil. Na volta, combinar low-cost ou trem com o seu voo de volta ao Brasil é ainda mais perigoso do que na ida – porque perder o voo de volta sai muitíssimo mais caro e há muito menos opções de jeitinhos e gambiarras. Só faça isso se os voos tiverem vínculo — aí, em caso de atraso, você pelo menos tem direito a assistência/remarcação pela cia. aérea. Se os dois voos não estiverem vinculados na mesma passagem, com o mesmo localizador, durma na véspera na cidade de onde vai partir o voo para o Brasil.

O que fazer no primeiro e no último dia da viagem internacional

Pense no dia da chegada e no dia da partida como câmaras de descompressão. Simplifique. Desencane. Deixe acontecer.

No dia da chegada

Na chegada, comemore o fato de ter chegado bem. Ou vingue-se dos perrengues do voo de ida (essa hipótese é mais provável).

Estique as pernas. Tenha cuidado extra com o celular e a carteira (esse é o dia em que você está mais suscetível a mãos-leves). T

enha na manga lugares para comer que não exijam reserva (assim você só vai se der vontade). Nesse dia, mais importante que o melhor jantar é o melhor sorvete.

Deixe o destino surpreender você. No dia da chegada, tudo o que vier é lucro.

No dia da partida

Na partida, desacelere. Arranje tempo para parar e lembrar das melhores coisas da viagem enquanto você ainda está viajando.

Não vai bater tristeza, não – é mais provável que sorva os últimos momentos com mais intensidade, que tudo pareça mais colorido.

Faça só o que você mais gosta. Sem perrengues. Sem stress.

Leve um  livro de casa. O livro que você mais esteja a fim de ler no momento.

Ou baixe uma série no celular antes de partir e guarde para a volta.

Chegue cedo ao aeroporto (ninguém merce terminar a viagem numa corrida de obstáculos para não perder o voo).

Faça o check-in e comece do primeiro capítulo. Boa viagem!

88 comentários

Bárbaro! Você tem toda razão! Já passei muitos perrengues por não seguir esses preciosos conselhos.

E se seu voo for a noite compre uma diaria a mais para não ter que ficar sem conforto justo no último dia e rstragar a viagem por isso

Aeroporto destroi qualquer um, como exemplo a Europa,ficar de low cost em low cost é uma furada. muito cansativo e muito tempo perdido em aeroportos. Melhor mesmo é conhecer 2 a 3 cidades e aproveita-las bem.

Se o voo internacional noturno não sai da minha cidade, vou pra um hotel junto do aeroporto, e chego no embarque 2 horas antes d voo. Durmo ao menos 2 noites no destino d chegada antes de seguir viagem.
Na volta, faço duas coisas : compro uma diaria a mais no hotel pra chegar zerada no voo internacional noturno , e só volto pra casa um dia depois de chegar no BR.
Assim evito stress se houver atrasos d voos.

Comandante subestimei uma viagem de 3 horas de carro até perto de Key West após a maternidade – dormi nada no voo da ida agora em Maio. Mascote VnV 10 anos me
chutando o tempo todo, turbulência, café da manhã c a família do seu quase Xara p pegar umas coisas e deixar outras e almoço pq tava na hora do pequeno – quase chegando em Marathon só ele podia dormir – eu tinha que conversar c o motorista (meu Rick). Fosse Key West eu ia conseguir conversar. Isso eu acertei

Fazer as malas sempre na véspera. Por mais tempo que vc tenha, acaba sendo uma correria fechar as malas na hora da saída. Chegue mais cedo ao aeroporto, faça o check-in sem filas, passeie no freeshop, e depois sente-se num restaurante legal no aeroporto, deguste um prato especial com um bom champanhe ou vinho.
Vc encerra a viagem com chave de ouro cravejada de brilhantes e esmeraldas 🌟⭐️✨🍀

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito