Onde você guarda o notebook no hotel?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Meu note no Costa Brasilis, em Santo André da Bahia

O Alexandre Giesbrecht me mandou um email porque sentia falta de um post aqui no site sobre procedimentos de segurança para guardar o notebook em quarto de hotel.

Até há pouco, viajar com notebook era coisa de viajante a trabalho, ou de workaholic em estágio grave. Mas hoje é cada vez mais comum. Até porque para muita gente (presente!) a internet já substitui a TV como fonte de informação e diversão. A invenção dos netbooks também está contribuindo para o boom.

Sou um veterano nisso: viajo com laptop desde o final de 1998. Como sou mantido vivo por instrumentos, não há uma viagem em que não leve o lepizinho. Já tive dois laptops que faleceram em viagem -- um em caráter definitivo, outro foi ressuscitado em São Paulo.

Quais as precauções que eu tomo? Ahn... nenhumas. Nunca me aconteceu nada. Mas também nunca entraram em quarto nenhum de hotel meu para roubar nada.

Alguns -- raros -- cofres de hotel acomodam laptops. Uma providência óbvia é trancar o laptop na mala, com cadeado fixo.

E você? O que faz quando leva o notebook para viajar? É desencanado que nem eu? Ou toma as precauções possíveis -- nesse caso, quais?

A caixa de comentários é toda ouvidos!


106 comentários

Patrícia
PatríciaPermalinkResponder

Eu guardo o meu na mala com cadeado. E dependendo do hotel, nem isso. No Querido, em Buenos Aires, ele ficava em cima da mala, numa boa.

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Trancado na mala, com cadeado!

Carolmay
CarolmayPermalinkResponder

Só coloco na mala e tem vezes que nem lembro do cadeado. Quando viajo para fora ainda fico mais ligada, porque posso perder informações que estão lá. Mas nas viagens a trabalho para o Rio, nem cadeado coloco.

Manu Tessinari

Se couber no cofre, eu coloco nele! ahahahahaha
Perto dos outros comentários, estou me sentindo a paranóica... mas tendo opção de ser segura, eu prefiro garantir.

Carla2
Carla2PermalinkResponder

No primeiro dia na mala, com cadeado. Nos outros dá preguiça e fica em cima da mesa....

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

smile muito em comum alem do nome...eu faço o mesmo...preocupação no primeiro dia e preguiça nos outros...
Quando " morei" em hotel, já fazia parte do mobiliário do quarto grin Ate quando ia pra casa deixava lá...

Walter F Leite

Dependendo do país e do hotel, deixo na mala com cadeado e alguns casos sem cadeado dentro da roupa.
Em hotel fuleira, algumas vezes deixo em cima da mala, ligado na tomada e com um bilete em cima: favor não mexer, está conectado com meu celular gravando conecções com o blog vaconferir.

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Deixo na mochila, trancada com cadeado normal ou em alguma gaveta, sem muita neura.
Nunca tive problemas.

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Ou fica na mala ou, quando cabe, em alguma gaveta de criado-mudo...
Dureza é quando estou de mochila - ruim demais colocar o note ali

Kamila Costa
Kamila CostaPermalinkResponder

Eu simplesmente deixo em cima da mesa do quarto igual essa foto que vc postou.. hehehehe tbm sou super desligada (isso em hoteis normais), mas quando fico em hostel tento não levar o note.

Vera Lúcia
Vera LúciaPermalinkResponder

No cofre ou na mala com cadeado.

Rafael Redondo

Usualmente eu tranco na mala com cadeado, mas às vezes dou uma relaxada e deixo à mostra. Mas nunca tive problemas.

Paulete
PauletePermalinkResponder

Sempre quando chego no hotel chamo a camareira e dou uns troquinhos, pra ganhar umas toalhas e chocolatinhos a mais e tal, se ela me inspira confiança eu largo lá na mesa....se acho a camareira com cara de malandra eu enfio no cofre ou tranco na mala.

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

O doido do marido é que sempre faz questão de trancar o note no cofre do hotel (quando cabe - com o netbook é mais fácil), ou colocar na mala trancada. Eu nem esquento... Ah, ele também não deixa de jeito nenhum o note dentro do carro estacionado.
Eu tenho mais medo de esquecer alguma coisa dentro do cofre do que de ser furtada wink

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Deixar no carro acho pior do que deixar no hotel. Eu também nunca deixo, não importa o país.

Mark
MarkPermalinkResponder

Uso cabo de aço (kensington) quando lembro. Senão fica na mala apenas escondido, sem cadeado nem nada.

Aline Pontes
Aline PontesPermalinkResponder

No cofre, ou mala com cadeado. Mas na minha última viagem um dia eu tranquei a mala e deixei a chave lá, no próprio cadeado ... hehehehehe

Malu
MaluPermalinkResponder

Sempre deixo na mala trancada com cadeado.
Durante a viagem de trem, Bus ou aviáo vai comigo na bagagem de mão. Essa semana,de Londres para Paris pelo Eurostar, 80% por cento das pessoas estavam com o Note/Netbook ligados e eu com medo de ligar o meu e ser roubada na saída....neura total.

vera
veraPermalinkResponder

Oi, Patricia, ambas ficamos no Querido, em Buenos Aires, lugar e pessoas ótimas, gostei muito. Ainda não levei net nem notebook em viagem, mas penso em comprar um netbook para levar agora em novembro a Paris. Meu técnico de computador é contra netbooks, acha que não prestam pra nada, eu só tenho CP e note muito pesado, sem chance de carregar em viagem, o que vocês acham de netbook, dá para acessar direito a internet, postar fotos? Alguma sugestão de marca e/ou configuração mínima?
Obrigadíssima,
Vera

Alexandre Giesbrecht - AVIVIXE

Não sei de configuração mínima, mas se o negócio é só postar as fotos, sem tratá-las (especialmente se o Photoshop for dispensável, porque não creio que haja muitos netbooks que aguentem o programa com tranquilidade), um netbook deveria dar conta do recado.

Débora Motta
Débora MottaPermalinkResponder

Mala, com cadeado!!!

Se bem que, na ultima viagem, no Promenade, RJ, deixei solto mesmo, no apartamento, e tudo ok!

taís
taísPermalinkResponder

Cabo de aço
O note tem a entrada, amarro em algum lugar fixo (não vale pé de mesa) e levo a chave na carteira. Deixo uma reserva dentro da mala caso aconteça alguma coisa.

João Reinaldo

Para mim levar o lap top em viagens é primordial. Uso muito para me comunicar com as pessoas em casa através de MSN ou Skype. Faz uma boa economia em ligações telefônicas. Responde a pesquisa, eu guardo o meu também dentro da bolsa do lap que, por sua vez, fica dentro da mala trancada com um cadeado.

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

Primeiros dias, na mala com cadeado, depois, na mala mas sem cadeado, e ultimos dias, acima da cama!

Dri Pizz
Dri PizzPermalinkResponder

Quando eu percebi que perder meu notebook seria um trauma/transtorno grande demais para o meu trabalho, comprei um netbook que eu deixo 'zerado' e viajo na boa... mas, mesmo assim,sempre fica no cofre do hotel, ja' que ele e' compacto e levinhoooo!.

Os arquivos e coisas importantes vao em um pen drive comigo.

Mas pelo menos assim eu me sinto tranquila e consigo aproveitar a viagem!

vera
veraPermalinkResponder

Oi, alexandre, obrigada pela resposta, meu notebook pesa 2,200kg, queria uma coisa mais leve, desses pequenos, mas que tb pudesse usar para acessar internet, blog, essas coisas, não precisa ter photoshop não, vc tem alguma sugestão?
Oi, Dri, qual o netbook que vc comprou, se vc não se importar de dizer, ele funciona bem para usar em viagem?
Um abraço, merci,
vera

Mary
MaryPermalinkResponder

Vera, desculpe me meter...rs... Se vc busca um aparelho apenas para navegar na internet, e não quer photoshop e nem office, eu te indico um iPad... hehehe eu tenho um e AMO! É muito leve, muito prático, além de ser lindo e servir como brinquedinho, pq a gente se diverte mexendo na tela dele... rs... Se vc souber de alguém que vai aos EUA, o aparelho de 16giga está 499 dolares + taxas; o de 32, que é o meu, está 599 + taxas!

Eu tenho netbook e DETESTO! A tela é pequena, o que dificulta a visualização, o teclado é pequeno, o que faz a gente ficar errando o texto toda hora sem querer pq o dedo esbarra na tecla ao lado...
Tenho notebook normal, é levinho tb, pesa em torno de 2kg, mas depois do ipad, não levo mais o netbook.
Dá pra deixar ele trancado dentro da mala (eh tão leve q ngm nem desconfia que tem aparelho eletronico lah dentro), ou dá pra levar na minha bolsa mesmo, como ele é pequeno e fininho, cabe sem problemas.

Dri Pizz
Dri PizzPermalinkResponder

Oi Vera, tenho um Toshiba NB205, há mais de 1 ano e até hj serve bem para eu nao me preocupar nem chamar a atenção por aí... mas mesmo com 2 giga de RAM ele ainda é meio lento. Mas posso dizer q o meu netbook ainda nao me deu dor de cabeça. E é muito mais seguro do q levar todo e meu trabalho junto para passear... rs

Mas concordo com a Mary, se fosse comprar hoje eu nao escaparia de um iPad... já usei um e é tentador!!!

vera
veraPermalinkResponder

Oi, Mary, obrigada pela atenção, eu não tenho Ipad, mas vou ver se consigo alguém que traga para mim a tempo, antes da minha viagem (vou no dia 19 de novembro), acho meio difícil, mas quem sabe. Foi bom vc falar das dificuldades com o net porque meu técnico já havia me dito para não comprar, que net é mico por conta não apenas dessas dificuldades que vc menciona, mas pq é precário, não tem configuração suficiente para quase nada, por isso já tinha decidido levar o notebook, mesmo pesando 2,20kg, pq a diferença de peso nem é tanta. Enfim, se não conseguir viabilizar o Ipad que vc sugere, vou levar o note mesmo, mas muito obrigada, valeu pela dica.
Um abraço,
Vera

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Mas o iPad é ruim para escrever textos grandes. Para navegação é excelente!
Todos os sites em flash não irão funcionar no iPad, enquanto em um netbook qualquer site funciona.
Netbook funciona bem se for usado com segundo computador, nunca como principal. E a configuração precisa ser boa, pois se tiver pouca memória será lento mesmo.

vera
veraPermalinkResponder

Oi, gabriel, obrigada pelo comentário, agora fiquei perdida de novo, porque parece que não existe Netbook com boa configuração, a melhor parece ser de 2 MB + HD de 320, o que o deixa meio lento, além dos inconvenientes que a Mary mencionou ali em cima. Sim, ele só funciona como segundo computador, claro, mas a minha questão é se vale mesmo comprar especificamente para levar em viagens, já que minha dificuldade é carregar pesso demais.

Caso o Netbook seja muito fraco para acessar internet, então vou levar o notebook, mesmo sendo um tanto pesado, indo contra ordens do meu fisioterapeuta. Tenho evitado até hoje carregar computador em viagem, mas vou para Europa e não quero fica tão isolada.
Um abraço a todos, e obrigada,
Vera

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Depende, Vera. Você viaja muito? Se viaja, valerá a pena. Se viaja pouco poderá ser um gasto desnecessário. Você quem precisa decidir isto.
Netbook funciona muito bem para acessar Internet, ler e-mails, ver fotos e qualquer função básica.
2GB de memória é o mínimo aconselhável. O tamanho do HD não tornará o netbook mais rápido ou lento.

Edivan
EdivanPermalinkResponder

Olá Vera,

O netbook é bom para acessar internet e fazer pequenas coisas, nada de exigir muito dele, se possivel deixe com linux instalado que fica mais leve ainda, é o ideal para viagens do que um notebook pelo peso e tamanho compensa e faz o que promete.

Daniela S.
Daniela S.PermalinkResponder

Vera,

Em julho comprei um netbook super basico nos EUA e amei!!! Menos de U$300.

Nao tenho Ipad, mas tenho Palmtop, dois notes, smartphone, etc...

Posso te dizer que o netbook foi a melhor compra que fiz nos ultimos tempos: leve, pequeno, cabe ate na bolsa.

Estou postando com ele. Nao tenho qq problema em digitar os textos, navego com google chrome, guardo fotos e uso Windows 7.

Eh perfeito para tarefas basicas como navegar e msn/skype.

Va numa loja testar, e veja se vale a pena.

goethe
goethePermalinkResponder

Alguém sabe onde seria o melhor lugar na Europa pra comprar um iPhone 4G?

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Os países que o vendem desbloqueado oficialmente, como França ou Reino Unido. Nunca compre bloqueado.
E sempre existe a opção do eBay.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Ah sim, nas lojas da Apple, claro!

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Lista dos paises vc encontra aqui:
http://www.blogdoiphone.com/2010/07/conheca-a-lista-completa-de-paises-que-vendem-o-iphone-4-desbloqueado-de-fabrica/
Meu relato pessoal:
Em setembro perdi meu iphone durante uma viagem pela Europa e me programei para comprar um iphone 4 em Londres. Ao chegar na Apple à noite, vi uma aglomeração de pessoas com aparencia de indianos que, segundo o vendedor estavam iniciando a fila pra compra do aparelho no dia seguinte. Isso se repete todos os dias nas lojas inglesas, nao sei se em outros países. No dia seguinte entrei em outra loja decidida a comprar um 3g se houvesse. Só dispunham do modelo de 8 MB. Sei lá porque ao resolver comprar aquele o vendedor desencavou um IP4 e me vendeu "na encolha" me vendendo junto uma garantia extendida que acho que nem vale por aqui. Se for possivel comprar on line talvez seja uma opção, se essa loucura ocorrer
em outros países também.
Ah, e no Brasil quando cheguei nao tinha microchip pra vender. Comprei um normal e cortei com ajuda de uns tutoriais que achei no you tube e está funcionando perfeitamente. Ufa!

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

A garantia da Apple é mundial.

Eneida
EneidaPermalinkResponder

No brasil para iphone os responsaveis sao as operadoras. A garantia vale pra ipods e macs.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Não mais. A Apple foi obrigada pela ANATEL a ter assistência técnica local própria, senão não teria os produtos homologados.

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Boa notícia! obrigada. A gente vem dar uma ajudinha e acaba aprendendo algo útil!

Fernanda Muniz

Acabei de voltar de Londres, tambem passei por Paris, nesta cidade na loja da Apple facilmente voce compra, mas como estava sem o meu passaporte resolvi voltar no outro dia, dai tinha acabado... fui para Londres, la tem varias lojas, mas fui na mais cheia e nao consegui marcar horario para comprar, pois e, la vc tem que marcar primeiro uma reserva pelo site da apple colocando o IP4 16g ou32g e no horario marcado vc comparece na loja, por isso voltei para casa marquei horario no outro dia e no horario fui atendida. o Cel desbloqueado funciona aqui com microchip e custa 599 libras o de 32g e 499 o de 16g

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Esse interessante post lá do Achados não é especificamente sobre a segurança de seus bens no hotel, mas é sobre a segurança de seus bens.

http://viajeaqui.abril.com.br/blog/achados/batedores-de-carteira-na-espanha-as-principais-taticas-usadas-e-como-escapar/

Sandro Dellai
Sandro DellaiPermalinkResponder

Estou com dúvida vou ficar 2 semanas na itália e não sei se levo o notebook ou não.

Em londres deixava trancado dentro da mala.

Mas, na itália já vi que é perigoso pelo que li no tripadvisor e booking não faltam mãos leves.

E só o tablet não é suficiente já que ele é bem simplificado.

Estou bem pensativo com isso, pois só quero viajar com uma mala de bordo e o notebook são 2,5 kilos.

Abcs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandro! Você certamente leva o troféu Boladão do Ano. Rapaz, não seja tão paranóico. Isso atrai o azar, toc toc toc...

Maria das Graças

Sandro Dellai, quando não havia smartphone eu levava o netbook e o deixava no cofre. Depois do smartphone eu viajo ainda mais leve. Só ele basta.

Sandro Dellai
Sandro DellaiPermalinkResponder

Valeu bóia mas seguro morreu de velho kkkk

Estava lendo no blog viaje aqui muitas dicas tb.

Abcs.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar