BR 101: praticamente duplicada na Paraíba

BR 101 na Paraíba

Hoje fiz 330 km ao volante entre Natal e Porto de Galinhas. Com isso, pude ver como andam as obras de duplicação da BR 101 no Nordeste.

Acho incrível como, no geral, avançou-se tão pouco entre outubro de 2008, quando fiz este trecho pela última vez, e agora. No Rio Grande do Norte e no norte de Pernambuco a duplicação anda a passos de tartaruga.

(Com Pernambuco não me surpreendo. Cada vez que passo por lá, o estado da BR 101 é sempre incompatível com a importância do estado. Agora, mesmo nas partes do norte do estado em que a estrada está duplicada, a pista velha continua digna de quarto mundo.)

(Segundo parênteses na seqüência: sem contar com o absurdo que é terem deixado a BR 101 se tornar a avenida principal de Abreu e Lima, com sinal de trânsito e tudo.)

Para não dizer que não trago notícia boa: o trecho da Paraíba está praticamente duplicado, e nos trinques. Dos 125 km da BR 101 no estado, só 11 ainda esperam duplicação, em três trechos diferentes. Tanto a pista de ida quanto a de volta estão em perfeitas condições. Muvuca mesmo, só na aproximação de João Pessoa (entre o trevo da estrada para Campina Grande e o acesso a Bayeux).

Mas aqui também não há surpresa. Em todas as minhas passadas, a Paraíba se apresentou invariavelmente como a que cuida melhor do seu trecho da BR 101. Mesmo quando tudo estava em petição de miséria (há  uns três, quatro anos), a Paraíba estava perfeitamente rodável. Qual será o segredo de Tostines para as obras rodoviárias funcionarem ali e nos outros estados, não?

Quando a BR 101 estiver duplicada, será um prazer rodar pela costa leste do Nordeste. As capitais litorâneas de Aracaju para cima estarão a no máximo 3 horas de carro da capital seguinte; ir de ônibus vai dar menos perrengue do que pegar um avião.

Alô Paraíba! Conta pros vizinhos como é que se faz!


43 comentários

Realmente, como carioca radicada em Recife que AMA João Pessoa, também não entendo o motivo dessa diferença entre as estradas e pq das obras da duplicação em PE serem tão demoradas… Político não é, pois o governador daqui tb é aliado do governo federal…

Alguém tá com problema para visualizar os comentários deste post? Pelo google reader eu consigo ver tudo, mas agui não.

infraestrutura!! e’ nisso que precisamos investir, infraestrutura gera emprego e renda… mais aeroportos, mais rodovias, mais portos, mais agua e saneamento basico.

Riq, sou do ES e a BR-101 corta também meu estado. Ruim ela não está, mas é mão simples, cheia de curvas e mal sinalizada. Existe um projeto de duplicação, mas que só deve sair do papel quando for privatizada.

Já o caso da Paraíba, não sei te dizer por que é melhor do que os outros mas tenho a disconfiança que é pura questão política, pois obra em BR é de responsabilidade do Governo Federal, vi que o governador e vice da Paraíba são do PMDB e PT respectivamente. Acho que isso conta muito.

    Hugo, como pernambucano, posso lhe garantir que não é essa a razão. As estradas da Paraíba sempre foram as melhores da região, desde pelo menos o governo de Sarney, independentemente de o governador ser aliado ou não do presidente. Só lembrando que Eduardo Campos, governador de Pernambuco, é aliadíssimo de Lula e que o próprio Lula vem a Pernambuco mais ou menos a cada dois meses.

    A questão das (boas) condições das estradas da PB, principalmente se comparadas com as de PE são um dos grandes mistérios da humanidade. 🙂 Aliás, a piadinha que Thiago Leal contou de que não é preciso placa de divisa entre PE e PB também é contada por aqui por pernambuco.
    Mesmo comparando-se com as estradas do RN, as da PB são melhores, mas a diferença não é tão gritante quanto a comparação com PE. E, geralmente, as de PE são melhores que as de AL.

    (Opa, consegui visualizar)

    É verdade, Márcio! Há tempos que a estrada daqui (PB) é melhor que as vizinhas, independente do governo.

    Uma vez fiz o caminho JPA-SSA de carro. A pior parte é Alagoas/Aracaju, depois Pernambuco/Alagoas.

Aqui na PB sempre se fez uma piadinha de que não precisa placa de divisa. Você sente no chão a diferença entre um estado e outro. Na verdade, agora, com a duplicação, a qualidade da pista será padronizada. Mas antigamente era complicado… quando você passava pra PE, sentia o barulho das placas de concreto separadas e a pista cheia de rachaduras.

Não sei explicar porque, mas a Paraíba sempre teve um cuidado muito grande com suas estradas. Um amigo meu pernambucano, que morava aqui na Paraíba, ficava com raiva dessas brincadeiras dizia que as estradas daqui eram melhores porque todo paraibano depende de viajar pra outros estados o tempo todo.

Parabéns Ricardo!1
Vc foi extremamente preciso.
Fui de Recife para João Pessoa no domingo, e voltei hj. Quanto a volta, se passar por Abreu e Lima, depois das 15 horas num fim de feriado ou mesmo domingo, vc corre o risco de passar pelo menos 1 hora para atravessar uns 3 km. Da entrada de Itamaracá até passar por Abreu e Lima.
Parabéns Paraíba….. e Pernambuco: Providencias!

    Em dia de semana também enrosca, em qualquer horário. Tinham que ter previsto um anel viário para essa cidade junto com a duplicação da BR.

    O problema é um pouco mais complicado. Aquele trecho da BR foi duplicado ainda no governo de Arraes, lá pelo final dos anos 80, início dos anos 90. E a cidade de Abreu e Lima, de certa forma, só surgiu com a duplicação da BR.

    Antes de a BR ter sido duplicada, Abreu e Lima era basicamente uma feira na beira da estrada, em que as pessoas que iam para Itamaracá (na época “não existia” Porto de Galinhas*) paravam para comprar frutas, verduras e eventualmente carne para churrasco.

    O que tinham de ter feito era não deixar Abreu e Lima aglutinar na BR.

    * Claro que a Praia de Porto de Galinhas sempre existiu, desde que o Brasil é Brasil (e até antes disso). Mas, até o mesmo governo de Arraes que viu (ou fez) surgir Abreu e Lima, ir a Porto de Galinhas era uma verdadeira aventura, com acesso apenas por estrada de barro de péssima qualidade, passando por pontes de madeira, que mal dava um Fusca.
    Nessa época, o pessoal endinheirado de Recife passava as férias de verão em Itamaracá ou São José da Coroa Grande (mesmo Tamandaré não era badalada).

Riq, realmente, a BR 101 é a maior vergonha para Pernambuco. Principalmente, mas não exclusivamente, o trecho norte, entre Recife e a Paraíba.

Você vem por Recife, ou de Porto já segue direto? Podia marcar uma ConVnVenção por aqui.

    Rapaz, tô num aperto que só! Vou pular de resort em resort aqui em Porto (mais o Cabo de Santo Agostinho) e talvez ainda volte pra João Pessoa (não confirmado). Em Fortaleza não deu tempo…

    Qualquer coisa, avisa! Se não der tempo, será uma pena, mas com certeza outras oportunidades haverão de ocorrer.

    Eita, Riq!!!!

    Que orgulho ler um elogio sobre minha terra, que, infelizmente, AINDA não tem a visibilidade necessária ao crescimento do turismo e ainda foi vítima de preconceito regional, juntamente com os outros Estados nordestinos, após as eleições presidenciais.

    Realmente a BR-101/PB está quase uma maravilha. O tumulto na entrada, como vc falou, ocorre por causa dos viadutos que estão sendo construídos, um é no acesso ao aeroporto (esse é capítulo a parte, foi reformado, mas já precisa ser ampliado).

    Você vai ficar algum tempo aqui (João Pessoa) ou tá só passando? Se precisar de algo, estou a sua disposição só HOJE (03/11), hehehe… É que embarco amanhã para Toronto, passando por Las Vegas, NY e Orlando, levando sempre na bagagem as preciosas informações colhidas nesta enciclopedia do turismo.

    Não consegui encaixar o novo resort de Conde no feriado, estou tentando para mais adiante. Boa viagem!

E olha que é obra do PAC, viu? O Brasil, que não tem tradição em viagens de carro (aluguel caro, frota velha, estradas ruins e/ou sem manutenção, acidentes), bem que podia começar por aí. A Big Sur do Nordeste…

Prazer maior será pegar praia pela manhã em um estado, à tarde em outro e dormir num terceiro. Moderníssimo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito