Noite de Natal fora de casa: o que fazer?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Rockettes no Radio City Music Hall

De vez em quando essa pergunta aparece em alguma caixa de comentário; só muda o endereço. Trata-se de um campo delicado, porque envolve duas coisas bastante pessoais: família e, eventualmente, religião.

Mesmo que a gente viaje com a nossa família mais imediata, a gente sempre vai sentir falta da família estendida. E sair para jantar num restaurante na noite de Natal simplesmente não faz parte da nossa cultura (além de custar caro pra chuchu).

O que fazer?

Bom. A minha melhor dica para a noite de Natal é: voar. As passagens na noite de 24 para 25 são as menos caras, e às vezes são as únicas que restam. A confraternização a bordo costuma ser engraçada; todo mundo vira uma grande família de sem-Natal, então fica (quase) divertido.

Fora de casa, a coisa depende de onde você se hospedar. Resorts (no Brasil ou em qualquer lugar do mundo) e pousadas (aqui no Brasil), por exemplo, sempre têm jantares especiais. Acaba baixando um espírito natalino espontâneo.

Difícil é quando você está hospedado num hotel convencional, numa cidade estranha.

Acho que eu nunca vivi esse problema (sou adepto mesmo de voar nesta noite), mas deixo aqui três pitacos, para abrir a caixa de sugestões.

1) A ceia bacana no quarto do hotel, que eu recomendo para o Réveillon, também funciona no Natal. Passe a tarde em mercados e delicatessens, faça uma decoraçãozinha, fotografe tudo.

2) Se a decisão for jantar fora, eu escolheria o restaurante pelo cenário. Quanto mais bonito/extravagante, melhor.

3) Mesmo que você não seja religioso, pegue carona nas celebrações. A Missa do Galo é uma linda hora para visitar uma igreja. A noite de Natal também costuma ser pródiga em concertos. Compre os jornais do lugar, procure no google, e você vai achar alguma coisa para ter lembranças especiais desta noite.

E você? Já passou um Natal fora de casa? O que fez?

E se você mora no Exterior, o que você recomenda para um brasileiro fazer na sua cidade nesta noite?

90 comentários

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Ola pessoal! Este ano estarei chegando, com meu marido, em Munique, no dia 24/12, e estamos numa busca doida por restaurantes para a ceia de natal, mas nao estamos encontrando nada. Alguem pode nos ajudar ? Senao vamos ter que acabar fazendo umas comprinhas para nao ficar sem jantar... mas, nao era o que eu programava para esta data. Depois, vamos passar o reveillon em Berlin, mas tambem, nao enncontramos nada especial para a data. Entre Munique e Berlin, esta Praga, que vamos retornar para passar uns 4 dias, mas se for interessante, podemos parar por la e passar o reveillon em Praga antes de ir pra Berlin. Se alguem tiver alguma dica para a noite de Natal e de Reveillon em uma dessas 3 capitais, eu agradeco a forca, porque nao temos nada certo em nenhuma delas e ao que parece, ficaremos com fome .... rsrsr... obrigada pessoal !!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! A comemoração do Réveillon em Berlim é no Portão de Brandemburgo.

Por favor leia o texto; ele contém nossa recomendação para qualquer lugar onde você queira passar o Natal.

Leia sobre Réveillon:
https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2015

Marina
MarinaPermalinkResponder

Já passei o Natal em NYC com minha mãe. Chegamos dia 24/12 e ficamos num hotel onde não teria ceia, então como eu já sabia, reservei uma mesa para jantar no The Russian Tea Room e valeu muito a pena. Ficou em U$ 200,00 o jantar para as duas com vinho e tudo mais. No dia seguinte é bom se programar, pois a maioria dos museus não abre.

Chris
ChrisPermalinkResponder

Ola! Chegarei na Cidade do Cabo no dia 24/12. Por favor, alguem tem uma sugestão? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Chris! O melhor site para reservar restaurantes é https://www.eatout.co.za/restaurants/cape-town-restaurants/ . Acredito que o problema para encontrar restaurante seja no dia 25, não na véspera.

https://www.eatout.co.za/article/eat-cape-town-christmas/

Giselle Amorim

Será o quinto ano que passarei o Natal viajando com o marido e os dois filhos. Não gostamos de Natal e era difícil fazer via sacra para cumprir os compromissos familiares nesta data. Se você decidiu viajar no natal é porque já abriu mão desse tipo de compromisso, então não espere encontrar em outra cidade o espírito natalino padrão. Já passamos Natal em João Pessoa, o primeiro viajando, e por sorte encontramos o restaurante Famiglia Muccini no Tripadvisor. Grata surpresa, delicioso. No ano seguinte passamos em San Francisco e reservamos um restaurante com certa antecedência, através de dicas de blogs e do Bib Gourmand Via Michelin, Cotogna, muito bom. No ano seguinte Taipu de Fora-BA, pousada deliciosa, mas a comida não. Comemos e fomos admirar o céu estrelado. Ano passado estávamos em Playa del Carmen e passamos no nosso chalé, que tinha cozinha. Fomos ao mercado e fizemos um jantar delicioso, A melhor opção de todas. Adoramos cozinhar! Este ano passaremos na Praia do Rosa e já reservamos o restaurante Urucum, pois não teremos cozinha. O importante é relaxar e se desligar das convenções. Fazer sua comida ou reservar com antecedência um restaurante. O problema maior de viajar nesta época é que no dia 25/12 tudo fecha, na maior parte dos lugares. Se estiver na praia tranquilo, curta a praia e se não estiver procure parques e outras atrações ao ar livre e divirta-se, desencane!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar