Passo a passo: como ir de Munique ao castelo de Neuschwanstein

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Neuschwanstein

Derradeira fantasia do excêntrico rei Ludwig II da Baviera (que morreu antes que a obra tivesse sido terminada), o castelo de Neuschwanstein costuma estar no topo da lista de lerês de quem passa uns dias em Munique. Pudera: este deve ser o castelo mais famoso do mundo (mais do que qualquer um do Vale do Loire individualmente). É um dos cartões-postais da Alemanha. Serviu de fonte de inspiração para o castelo de Cinderela na Disney. Foi finalista do concurso para eleger as Novas Maravilhas do Mundo. Resultado: 1.300.000 visitantes por ano.

O bate-volta desde Munique é perfeitamente factível -- mas conte em perder o dia inteiro nessa função. São duas horas de trem até Füssen, mais dez minutos de ônibus até a bilheteria em Hohenschwangau, mais algo entre 20 e 40 minutos para subir até o castelo (dependendo do meio de transporte escolhido -- e da fila para subir no meio de transporte escolhido). Além disso, deve-se levar em conta o fato de que as visitas têm hora marcada e cada grupo tem vagas limitadas. Ou seja: se você não comprar com antecedência pela internet, pode encontrar ingressos só para duas ou três horas. E se comprar antecipadamente e não chegar a tempo, perde a vez e o dinheiro do ingresso.

De carro, dá 125 km, que podem ser percorridos em 1h40min, ou seja, apenas 20 minutos menos do que de trem (ponha como cidades de origem e destino Munique e Schwangau).

A maior barbada, porém, é ir de trem, com o Regio-Ticket Allgäu-Schwaben, um passe que vale o dia inteiro em trens regionais (Regio) na rota Munique-Füssen, e que custa 20 euros para uma pessoa, mais 6 euros extras para cada pessoa viajando no mesmo passe.

Vamos ao passo a passo da operação toda.

Escolha seu horário (e compre online, se quiser)

Munique-Füssen

Entre em bahn.de/international e selecione "return journey", para já ver ida e volta numa pesquisa só.

Se, além de pesquisar horários, você queira comprar o passe, então use a data real da viagem e o número de pessoas que vão viajar com o mesmo passe.

bt-prefer-fast

Bayern Ticket

Bayern Ticket

Detalhe: para pegar trens onde o passe regional seja válido, desabilite "prefer fast connections" e habilite "local transport".

Munique-Füssen

Importante: de 2ª a 6ª o passe vale apenas para trens que partem depois das 9h. Nos sábados e domingos, valem o dia inteiro.

Regio Ticket

Depois de selecionados o horário de ida e de volta, o site vai oferecer as opções de compra. Se você selecionou os trens e horários certos (trens regionais, que saiam depois das 9h da manhã de 2ª a 6ª, em qualquer horário no sábado ou no domingo, e voltem antes das 3h da madrugada do dia seguinte), o site vai oferecer o Regio-Ticket Allgäu-Schwaben.

Caso você decida comprar, vai precisar se registrar. Você vai poder escolher entre e-ticket (que deverá imprimir em casa) ou um ticket digital para carregar no celular (você vai precisar baixar o aplicativo da Deutsche Bahn).

Comprando pela internet, saiba que será necessário levar com você o cartão de crédito usado na operação e apresentar para o fiscal quando passar (é a forma que a cia. tem de evitar fraudes).

Comprando o passe na maquininha na estação

É possível comprar o Bayern Ticket na hora, em qualquer máquina de auto-atendimento na estação de Munique. Ao chegar, aperte na bandeirinha da Inglaterra para instruções em inglês. (Tem também instruções em espanhol, mas não testei.)

1. Selecione "All offers"

Bayern Ticket

2. Selecoine "Offers per Federal Land"

Bayern Ticket

3. Selecione "Bavaria" e depois "Bavaria Ticket"

Bayern Ticket

Tenha uma caneta à mão para preencher os dados no passe.

Ao trem!

Confira sua plataforma

Chegue mais cedo do que eu à plataformaProcure no painel o número da plataforma do trem para Füssen e tente chegar uns 15 minutos antes para pegar um bom lugar. Não há lugares reservados em trens regionais na Alemanha.

Chegando em Füssen

A estaçãozinha é micro. Atravesse o saguão e saia pela porta: a parada de ônibus fica em frente. Qualquer ônibus 73 ou 78 serve. Deve haver pelo menos um a postos, coincidindo com a chegada do trem. Apresente o seu Bayern Ticket ao cobrador, e você não vai precisar pagar passagem. É permitido viajar em pé.

FüssenFüssen

(Para quem estiver fazendo um pit stop, há lockers para malas na estação; você vai perder o bumba de conexão imediata, mas outros virão.)

Em menos de 10 minutos o ônibus chegará a Hohenschwangau/Castles, onde todos os turistas vão descer.

Como comprar/retirar ingresso

Do ponto de ônibus de Hohenschwangau até a bilheteria é uma caminhadinha de três minutos ladeirinha acima. Lá você escolhe entre a fila de compra e de retirada de ingresso.

A compra online é feita no site de Hohenschwangau. Comprando pelo site há um acréscimo de 1,80 euro por pessoa, por castelo. Mesmo comprando online, preveja um intervalo de pelo menos 90 minutos entre a sua chegada a Füssen e o horário do tour, já que você vai pegar a fila de retirada e depois vai ter que subir até o castelo.

Tanto pela internet quanto no local você pode comprar ingresso para Neuschwanstein (13 euros), para o castelo de Hohenschwangau (13 euros) e para os dois juntos ("King's Ticket", 25 euros). Menores de 18 anos não pagam.

HohenschwangauEscolha seu tour

Todas as visitas são guiadas. Você pode escolher entre grupos guiados em alemão, em inglês ou com audioguia.

Na compra dos dois castelos, recomenda-se começar por Hohenschwangau e marcar Neuschwanstein para duas horas mais tarde.

Como subir ao castelo

O tempo está bonito? Você não é fumante? Então suba a pé. Em 40 minutos você chega ao castelo respirando o ar puro da montanha. (Para descer são 25 minutos.)

Neuschwanstein

Está muito frio? Chovendo? Pegue o ônibus. Atenção: não está incluído no Bayern Ticket. Custa 1,80 euro para subir, 1 euro para descer. Deixa você na Mariensbrücke (Ponte Maria), de onde você caminha 10 minutos por uma descida íngreme até o castelo (dizem que é o melhor ponto para fotografar o dito cujo). Dizem que para voltar é melhor descer a pé do que subir de volta à ponte para pegar o bumba, porque a subida, além de cansativa, leva quase o mesmo tempo de descer a pé até Hohenschwangau. Infelizmente eu não posso dar meu depoimento pessoal, porque com neve o ônibus não opera, então não pude checar nada disso (e ainda perdi a vista da Mariensbrücke).

Hohenschwangau

Subindo a Neuschwanstein

O único meio de transporte que funciona com qualquer tempo é o de charrete. Custa 6 euros para subir, 3 euros para descer. Paga-se diretamente ao cocheiro. Te deixa e te busca praticamente na porta do castelo. Foi o meio que usei, porque com zero grau e neviscando subir a pé não era uma alternativa sensata. Mas morro de pena dos cavalos. Atenção: no meu dia, a fila das charretes levava mais tempo do que a subida (a subida deu menos de 15 minutos).

A visita

Neuschwanstein

O ingressoNeuschwanstein

Os grupos são numerados. Repetindo: quem perde a hora perde o ingresso. E a visita dura só... meia horinha. O itinerário é fixo e o tempo é contado. Mas vale a pena. Cada ala foi desenhada como um cenário, inspirado em óperas de Wagner, por quem o rei era obcecado. Tem até uma gruta artificial no meio dos aposentos reais. Não é permitido tirar fotos do interior do castelo.

Neuschwanstein

Neuschwanstein

A volta

Se você conseguir sair de Munique cedo (usando o passe no fim de semana), pode aproveitar a passada por Füssen para dar um rolezinho pelo centro e almoçar antes de pegar o trem de volta.

Caso pense em alugar um carro, vale a pena considerar Füssen como bate-volta de alguma base da Rota Romântica, como Augsburg.

Neuschwanstein

Leia mais:

563 comentários

José Eduardo
José EduardoPermalinkResponder

Os ingressos podem ser comprados no dia da visita mesmo na alta temporada ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Eduardo! Compre com antecedência, sobretudo na alta temporada.

Emir Tomazelli

Quero ir.

Pedro
PedroPermalinkResponder

Esqueça o trem!

VAI POR MIM:
alugue um carro, coloque “schloss linderhof” no GPS, visite o castelo e ao sair coloque “schloss neuschwanstein” no GPS.

Pronto!

De brinde, passará na beira do Lago Plansee, na Áustria.

Você fará um dos passeios mais bonitos da sua vida!

De nada!

André
AndréPermalinkResponder

Boa tarde!

Parabéns pelo Blog! Muito bom!
Estamos com uma dúvida: se a gente marcar o 1º castelo para as 14:00, conseguimos fazer o 2º com tranquilidade? Sendo que vamos voltar para Munique no trem das 18:00.
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Consegue.

André
AndréPermalinkResponder

Muito obrigado!

Maite
MaitePermalinkResponder

Oi!

Excelente site!! Podem me dar uma ajuda?
Reservei a visita pelo site no dia 21 de fevereiro, para o dia 04 de abril.
Recebi um mail dizendo que o meu pedido estava sendo processado.Mas até o momento não recebi a confirmação.
Estou começando a ficar com receio... rsrs
É natural essa demora? Será que posso fazer algo?

Maite Acioli
Maite AcioliPermalinkResponder

Oi!

Excelente site!! Podem me dar uma ajuda?
Reservei a visita pelo site no dia 21 de fevereiro, para o dia 04 de abril.
Recebi um mail dizendo que o meu pedido estava sendo processado.Mas até o momento não recebi a confirmação.
Estou começando a ficar com receio... rsrs
É natural essa demora? Será que posso fazer algo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maite! Se não está na caixa de spam, não há o que fazer a não ser esperar. Não se exaspere, o castelo por dentro não é nenhuma Brastemp, a vista do exterior é que é bacana. Se você não conseguir ingresso (abril é época de férias escolares de primavera), vá do mesmo jeito.

cristiane
cristianePermalinkResponder

Também estou indo, só que no fim de abril. Primeiro recebi o email dizendo que o ingresso estava sendo processado e 1 ou 2 dias depois veio a confirmação. Acredito que você deve conferir sua caixa de email e se não tiver recebido a resposta tente reservar novamente.

Maite
MaitePermalinkResponder

Obrigada pela resposta! Você acha que valeria a pena eu tentar reservar novamente?
Achei estranho, porque fiz o pedido quase 45 dias antes. A não ser que a resposta demore mesmo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maite! Realmente não sabemos como proceder. Se você acha que deve solicitar de novo, solicite. O que a gente pode te dizer é: não ponha tanta expectativa no interior do castelo, capriche na visita por fora.

Simone Avellar

Olá bóia, tudo bem?

Comprei o ingresso no site para às 14h.
Porém, no ticket diz que a retirada deve ser até às 12:25h.
Esse tempo é factível considerando a saída de Munique às 9:41h.

Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! É factível.

Simone
SimonePermalinkResponder

Muito obrigada Bóia!!!

Como eu estava bem preocupada com o tempo de deslocamento fui para o site simular algumas opções de trem.

Vi algumas viagens antes das 9h, durante a semana (22/04) e pelo mesmo valor do Bayern Ticket. Vcs sabem me dizer se a regra mudou ou estou olhando alguma coisa errada? Alguns trens possuem conexão. Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! Se você achou alguma tarifa promocional em trem de alta velocidade, aproveite enquanto a tarifa ainda está disponível.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar