Passo a passo: como ir de Munique ao castelo de Neuschwanstein

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Neuschwanstein

Derradeira fantasia do excêntrico rei Ludwig II da Baviera (que morreu antes que a obra tivesse sido terminada), o castelo de Neuschwanstein costuma estar no topo da lista de lerês de quem passa uns dias em Munique. Pudera: este deve ser o castelo mais famoso do mundo (mais do que qualquer um do Vale do Loire individualmente). É um dos cartões-postais da Alemanha. Serviu de fonte de inspiração para o castelo de Cinderela na Disney. Foi finalista do concurso para eleger as Novas Maravilhas do Mundo. Resultado: 1.300.000 visitantes por ano.

O bate-volta desde Munique é perfeitamente factível -- mas conte em perder o dia inteiro nessa função. São duas horas de trem até Füssen, mais dez minutos de ônibus até a bilheteria em Hohenschwangau, mais algo entre 20 e 40 minutos para subir até o castelo (dependendo do meio de transporte escolhido -- e da fila para subir no meio de transporte escolhido). Além disso, deve-se levar em conta o fato de que as visitas têm hora marcada e cada grupo tem vagas limitadas. Ou seja: se você não comprar com antecedência pela internet, pode encontrar ingressos só para duas ou três horas. E se comprar antecipadamente e não chegar a tempo, perde a vez e o dinheiro do ingresso.

De carro, dá 125 km, que podem ser percorridos em 1h40min, ou seja, apenas 20 minutos menos do que de trem (ponha como cidades de origem e destino Munique e Schwangau).

A maior barbada, porém, é ir de trem, com o Regio-Ticket Allgäu-Schwaben, um passe que vale o dia inteiro em trens regionais (Regio) na rota Munique-Füssen, e que custa 20 euros para uma pessoa, mais 6 euros extras para cada pessoa viajando no mesmo passe.

Vamos ao passo a passo da operação toda.

Escolha seu horário (e compre online, se quiser)

Munique-Füssen

Entre em bahn.de/international e selecione "return journey", para já ver ida e volta numa pesquisa só.

Se, além de pesquisar horários, você queira comprar o passe, então use a data real da viagem e o número de pessoas que vão viajar com o mesmo passe.

bt-prefer-fast

Bayern Ticket

Bayern Ticket

Detalhe: para pegar trens onde o passe regional seja válido, desabilite "prefer fast connections" e habilite "local transport".

Munique-Füssen

Importante: de 2ª a 6ª o passe vale apenas para trens que partem depois das 9h. Nos sábados e domingos, valem o dia inteiro.

Regio Ticket

Depois de selecionados o horário de ida e de volta, o site vai oferecer as opções de compra. Se você selecionou os trens e horários certos (trens regionais, que saiam depois das 9h da manhã de 2ª a 6ª, em qualquer horário no sábado ou no domingo, e voltem antes das 3h da madrugada do dia seguinte), o site vai oferecer o Regio-Ticket Allgäu-Schwaben.

Caso você decida comprar, vai precisar se registrar. Você vai poder escolher entre e-ticket (que deverá imprimir em casa) ou um ticket digital para carregar no celular (você vai precisar baixar o aplicativo da Deutsche Bahn).

Comprando pela internet, saiba que será necessário levar com você o cartão de crédito usado na operação e apresentar para o fiscal quando passar (é a forma que a cia. tem de evitar fraudes).

Comprando o passe na maquininha na estação

É possível comprar o Bayern Ticket na hora, em qualquer máquina de auto-atendimento na estação de Munique. Ao chegar, aperte na bandeirinha da Inglaterra para instruções em inglês. (Tem também instruções em espanhol, mas não testei.)

1. Selecione "All offers"

Bayern Ticket

2. Selecoine "Offers per Federal Land"

Bayern Ticket

3. Selecione "Bavaria" e depois "Bavaria Ticket"

Bayern Ticket

Tenha uma caneta à mão para preencher os dados no passe.

Ao trem!

Confira sua plataforma

Chegue mais cedo do que eu à plataformaProcure no painel o número da plataforma do trem para Füssen e tente chegar uns 15 minutos antes para pegar um bom lugar. Não há lugares reservados em trens regionais na Alemanha.

Chegando em Füssen

A estaçãozinha é micro. Atravesse o saguão e saia pela porta: a parada de ônibus fica em frente. Qualquer ônibus 73 ou 78 serve. Deve haver pelo menos um a postos, coincidindo com a chegada do trem. Apresente o seu Bayern Ticket ao cobrador, e você não vai precisar pagar passagem. É permitido viajar em pé.

FüssenFüssen

(Para quem estiver fazendo um pit stop, há lockers para malas na estação; você vai perder o bumba de conexão imediata, mas outros virão.)

Em menos de 10 minutos o ônibus chegará a Hohenschwangau/Castles, onde todos os turistas vão descer.

Como comprar/retirar ingresso

Do ponto de ônibus de Hohenschwangau até a bilheteria é uma caminhadinha de três minutos ladeirinha acima. Lá você escolhe entre a fila de compra e de retirada de ingresso.

A compra online é feita no site de Hohenschwangau. Comprando pelo site há um acréscimo de 1,80 euro por pessoa, por castelo. Mesmo comprando online, preveja um intervalo de pelo menos 90 minutos entre a sua chegada a Füssen e o horário do tour, já que você vai pegar a fila de retirada e depois vai ter que subir até o castelo.

Tanto pela internet quanto no local você pode comprar ingresso para Neuschwanstein (13 euros), para o castelo de Hohenschwangau (13 euros) e para os dois juntos ("King's Ticket", 25 euros). Menores de 18 anos não pagam.

HohenschwangauEscolha seu tour

Todas as visitas são guiadas. Você pode escolher entre grupos guiados em alemão, em inglês ou com audioguia.

Na compra dos dois castelos, recomenda-se começar por Hohenschwangau e marcar Neuschwanstein para duas horas mais tarde.

Como subir ao castelo

O tempo está bonito? Você não é fumante? Então suba a pé. Em 40 minutos você chega ao castelo respirando o ar puro da montanha. (Para descer são 25 minutos.)

Neuschwanstein

Está muito frio? Chovendo? Pegue o ônibus. Atenção: não está incluído no Bayern Ticket. Custa 1,80 euro para subir, 1 euro para descer. Deixa você na Mariensbrücke (Ponte Maria), de onde você caminha 10 minutos por uma descida íngreme até o castelo (dizem que é o melhor ponto para fotografar o dito cujo). Dizem que para voltar é melhor descer a pé do que subir de volta à ponte para pegar o bumba, porque a subida, além de cansativa, leva quase o mesmo tempo de descer a pé até Hohenschwangau. Infelizmente eu não posso dar meu depoimento pessoal, porque com neve o ônibus não opera, então não pude checar nada disso (e ainda perdi a vista da Mariensbrücke).

Hohenschwangau

Subindo a Neuschwanstein

O único meio de transporte que funciona com qualquer tempo é o de charrete. Custa 6 euros para subir, 3 euros para descer. Paga-se diretamente ao cocheiro. Te deixa e te busca praticamente na porta do castelo. Foi o meio que usei, porque com zero grau e neviscando subir a pé não era uma alternativa sensata. Mas morro de pena dos cavalos. Atenção: no meu dia, a fila das charretes levava mais tempo do que a subida (a subida deu menos de 15 minutos).

A visita

Neuschwanstein

O ingressoNeuschwanstein

Os grupos são numerados. Repetindo: quem perde a hora perde o ingresso. E a visita dura só... meia horinha. O itinerário é fixo e o tempo é contado. Mas vale a pena. Cada ala foi desenhada como um cenário, inspirado em óperas de Wagner, por quem o rei era obcecado. Tem até uma gruta artificial no meio dos aposentos reais. Não é permitido tirar fotos do interior do castelo.

Neuschwanstein

Neuschwanstein

A volta

Se você conseguir sair de Munique cedo (usando o passe no fim de semana), pode aproveitar a passada por Füssen para dar um rolezinho pelo centro e almoçar antes de pegar o trem de volta.

Caso pense em alugar um carro, vale a pena considerar Füssen como bate-volta de alguma base da Rota Romântica, como Augsburg.

Neuschwanstein

Leia mais:

607 comentários

Marisa Camargo

olá,muito uteis as suas dicas!parabéns,vamos estar de carro e tinha planejado ir de Munique a Garmish ,passando por Landberg am lech e fazendo o pernoite em Innsbruck,visitando Innsbruck em um dia e dái ir para Fussen,pernoitar lá para visitar os castelos no dia seguinte e no final da tarde seguir para Lindau,mas lendo o seu blog acho que vai ficar muito apertado!pergunto é melhor deixar Innsbruck para outra ocasião e ficar em Garmish?fazer o que lá e região??
Obrigada.

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Oi, Marisa!!!

Eu fiz assim num mesmo dia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/09/munique-bate-volta-garmisch-neuschwanstein/

Em minha opinião, você pode ir para Garmisch e ficar por lá mesmo. A cidade é muuuuito agradável. Você pode ir em uma das montanhas de manhã e fazer um bate-volta à Oberammergau à tarde ou simplesmente ficar na agradabilíssima Garmisch-Partenkirchen.

Como vê, eu tiraria Innsbruck. Era um nome que me chamava também, mas, não me arrependi de ter trocado por Garmisch. Até dá pra ir direto para Innsbruck e depois ir para Garmisch, mas, acho que você não vai curtir direito nem uma nem outra.

Outra solução é você ir direto para Innsbruck e esquecer Garmisch! Saindo de Innsbruck para Füssen.

Como pretendo voltar para Munique, penso em parar em Innsbruck, mas, à caminho de Veneza ou vice-versa!!!

Ótima Viagem,
Vladimir.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marisa! Como o Vladimir disse, Garmisch e Innsbruck são redundantes. Escolha uma.

Marisa Camargo

Muito obrigada o blog de vcs é realmente muito legal,as dicas são ótima e tenho certeze que farei uma ótima viagem com elas!!por isso vou continuar perguntando....Já optei por Garmish depois das dicas!Delá vamos para Fussen para a visita aos castelos e no fim do dia seguimos para Lindau porque pretendemos ir a floresta negra,no meu roteiro coloquei pernoite em Lindau,já que vamos no fim da tarde,no dia seguinte seguir para Titisee e Freiburg com pernoite lá ,visitar no dia seguinte e seguir para Triburg,pernoite lá e no outro dia seguir pra Baden Baden pela rota cenica,passando por Freidensdat,pernoite em Baden Baden e retorno para Munique para no dia seguinte retornar ao Brasil,O que vcs acham??dá pra ver mais alguma coisa ou está bom para os dias que temos? sugestões?
Muito Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marisa! Trocar todo dia de cidade não é uma boa estratégia. O melhor é organizar poucas bases e fazer bate-voltas. Não somos especialistas em Floresta Negra. Recomendamos o Alemanha por que não para elaboração de roteiros pela Alemanha.

Leia:

https://www.viajenaviagem.com/2011/11/vai-por-mim-montar-bases-e-mais-eficiente-do-que-pinga-pinga/

http://www.alemanhaporquenao.com

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Oi, Marisa!

Em Munique, não deixe de reservar uma manhã ou tarde para visitar a dupla Teatro Cuivilles/Residenz. Confira também a pequena Igreja Asamkirche.

Sugiro, de Munique, o bate volta até Salzburg. Cheguei lá às 11h e saí às 18h, de trem. Achamos pouco tempo, queríamos ter ficado mais... Ficamos curtindo muuuuito o Castelo Hohensalzburg e acabou não dando tempo de visitar a Casa de Mozart. Mas, deu tempo de passear pelo centro e passar rapidinho no Parque Mirabel, de lá fomos de táxi para a estação que é pertinho.

Outra coisa que Munique tem são bons preços para roupas, perfumes, etc. Perfumes são mais baratos que em Paris... As grandes lojas de lá são a Karstadt, Kaufhof e C&A.

Não sei quantos dias você vai ficar em Munique, mas, pense em no mínimo 3!!! Se for fazer o bate volta à Salzburg, 4.

Obrigado,
Vladimir.

Marisa Camargo

Obrigada Vladimir pelas dicas,vamos ficar 5 noites e 4 dias em Munique por isso eu pensei no bate e volta pra Salzburg,mas ainda estou pensando se vale a pena porque o meu marido quer ir tb a Dachau e aí não se senão fica muito apertado....qual a sua opinião?Dachau dá pra ir numa tarde ou numa manhã?Obrigada.
Marisa.

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Oi, Marisa!

Dá para fazer os dois - Salzburg e Dachau.

Você é quem vai definir as prioridades. Em Munique tem muitas coisas e você abre mão de algumas por outras. Dá pra ficar lá fazendo esses bate volta e conhecendo tudo da cidade por uns 10 dias. Mas, você só tem 4. Então, faça uma lista de relevância e deixe no topo as coisas mais relevantes.

Eu abri mão do Deutsches Museum - um dia inteiro -, do Museu da BMW, entre outros para fazer as coisas que considerávamos mais importantes, no caso, um dia nos Alpes, o interior de um Castelo, Salzburg, Teatro Cuiviles/Residenz, passear pelo centro histórico, beber bastante cerveja e comer muito Bratwurtz, ver a Dança do relógio, que ocorre às 11h, 12h e 17h, se não me engano, na Marienplatz, etc.

Um exemplo de atividade que tínhamos programado e cortamos do roteiro: tínhamos um bate volta programado para Landshut, em nosso último dia em Munique, onde visitaríamos o Castelo Traunitz, mas, preferimos ficar na cidade andando a toa e fazendo umas "comprinhas". Os motivos que nos levaram a abrir mão desse passeio foram:
1º - Já havíamos entrado e conhecido um castelo por dentro, o Hohensalzburg, em Salzburg e a belíssima dupla Teatro Cuiviles/Residenz, que vale por uma visita no interior de um Castelo.
2º - Já tínhamos passado 4 dias em Paris e 5 em Munique - incluíndo os bate volta de Salzburg e o do trio Garmisch-Oberammergau-Füssen, e estávamos de ressaca de passeios turísticos.

O que acho importante é que vocês não devem ficar enrolando para fazer o que consideram mais relevante - o Ricardo ensina isso em algum post. Se tem que ir a Dachau, vá logo, no 1º ou 2º dia.

Acho que Dachau dá pra ir em uma manhã ou tarde. É perto. Dê uma pesquisada no google. Vocês podem ir de manhã e a tarde passear por Munique e fazer um roteirinho com lugares que não requerem muito tempo, como: andar da Marienplatz, indo para a Igreja de São Pedro, passando pelo Virtualmarket - comer um sanduba de Bratwurtz com cerveja - e chegando até a pequena e impecável Asamkirche, dá pra fazer esse passeio em cerca de 2 horas, com o lanche incluso smile . Nós não fomos a Dachau porque não queríamos aquela "vibe" nessa viagem, era a 1ª viagem para a Europa da minha namorada e só procuramos as coisas boas, mas, está anotado para nossa próxima vez em Munique. Também não fomos ao Palácio Nynphemburg, Alianz Arena, entre outros. Com certeza eu volto lá, pois, além de estar faltando essas coisas eu AMEI a cidade!!!

Obrigado e pode perguntar,
Vladimir.

Débora
DéboraPermalinkResponder

Olá!
Sai mais caro comprar os BayernTickets na hora da chegada ao inves de pelo site do DB BAHN? Porque como nao da pra comprar online, ja que a entrega é via correio, queria ter uma ideia de como sao os preços lá!
Obrigada
Débora

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Débora! A diferença é de 1 euro. Compre na hora.

Julio
JulioPermalinkResponder

Para atualizar, ao comprar o Bayern Ticket pelo site da Bahn, eles enviam em anexo no email mesmo. Não precisa mais esperar a entrega via correio. Pode imprimir de casa e ir.
Julio

Kauê
KauêPermalinkResponder

Olá, to planejando conhecer em 1 dia Zugspitze e Fussen saindo de Munique. Queria saber se é viavel e tambem se tem transporte publico que ligue os dois lugares.
Obrigado
Kauê

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kauê! De transporte público você não vai conseguir, não dá tempo. Daria pra fazer de carro, como fez o Vladimir, mas mesmo assim achamos muito puxado. Faça um passeio por dia.

https://www.viajenaviagem.com/2012/09/munique-bate-volta-garmisch-neuschwanstein/

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Oi, Kauê!

Eu fiz em um dia, mas, às 7:15 já estava pegando o carro na locadora (Hertz. Fiz a reserva por telefone aqui do Brasil - a loja abre às 7 de 2ª a 6ª e às 9h sáb. e dom.). Posso garantir que foi um dia excelente e não foi tão puxado como podem pensar, chegamos em Munique e ainda saímos pra passear e comer depois do banho, no dia seguinte acordamos depois da 9h.

Eu tinha pesquisado para fazer de trem e pelo que lembro era inviável, pois, você tem a hora pra ir para Garmisch e de Garmisch para Füssen se não me engano são 2h30min de trem. Pegue o carro e se divirta na estrada. As estradas na Alemanha são um passeio à parte para nós, brasileiros.

Ótima Viagem,
Vladimir.

maria bernadete

olá pessoal, fiz esse trajeto sem saber do post. fui à estação de trem, ao lado dela havia uma loja vendendo o pacote então olhei como era o trajeto e fiz no dia seguinte por conta. foi ótimo, passei o dia lá e chegamos a Munich à tardezinha, abçs

Cris
CrisPermalinkResponder

1 - Momento "O, mein Gott, das is encerrar schön" do dia: ter seguido esse passo a passo do Viaje na Viagem para chegar ao Schloss Neuschwanstein e ter realizado um sonho de infância! Vielen Danke!

2 - Momento dramático do dia: ter ficado parada na plataforma da microcidade de Kaufbeuren durante uns 50 minutos e mais uns 30 minutos na plataforma da cidade de Buchloe para pegar a conexão de volta a Munique, devido a um incidente nas linhas de trem para Munique que ocasionou a interrupção dos serviços de trem para a capital da Baviera. Quase precisei ir até Augsburg para poder regressar a Munique. Pelo que eu entendi, alguém se atirou nos trilhos e a polícia fechou as linhas. E todo esse tempo parada nas plataformas num frio de - 5° C agravado pelo vento.

Momento impagável do dia: ter ido jantar no Augustiner Bierhalle e descobrir que estava havendo lá um baile de carnaval ( "Fasching") e ter escutado o vocal da "bandinha" cantar "My Way" em alemão!

smile

Cris
CrisPermalinkResponder

"Das is wunderbar schön"', das ich sagte.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

mrgreen

Bruno Cardoso
Bruno CardosoPermalinkResponder

Olá.
Pretendo fazer este bate-e-volta em minha próxima viagem, que tem Munique no roteiro. No entanto, o dia do meu roteiro que destinei para ambos os castelos é o de sexta-feira, dia em que não dá para usar o Bayern Ticket antes das 9h da manhã. Não consigo mudar o dia para o seguinte, pq nesse dia irei para Salzburg.
Posto isto, o que me aconselham a fazer? Que bilhete comprar? Qual seria o custo ida e volta? É possível ir antes das 9h para conseguir ainda aproveitar a cidadezinha de Fussen?
Grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! A ida e volta com tarifa reduzida sai 46 euros por pessoa.

Recomendamos ir no primeiro trem depois das 9h; haverá tempo para o passeio completo.

Lucas Pompeu Costa Lima

Bom dia, Ricardo!
Muito boa sua descrição sobre a visita aos castelos em Füssen. Dicas importantes, tudo bem detalhado, serviu bastante.
Obrigado!

De Munique ao castelo de Neuschwanstein | Niflheim Land

[...] Leia mais… Compartilhe/share it:Google +1TwitterFacebookLinkedInPinterestTumblrStumbleUponRedditEmailPrintDiggGostar disto:GostoBe the first to like this. Esta entrada foi publicada em Viagens com as tags 2013, carro, castelo da cinderela, castelo de Neuschwanstein, cinderela, europa, europe, férias, férias na Alemanha, germany, journey, munchen, Munich, Muniq, munique, trem, viagem, viagens. ligação permanente. [...]

Márcia Pussacos Endemann

Pretendo sair de Munich e ir direto à Fussem para visitar os castelos .Depois vou para Garmisch, portanto estarei com malas. Eu gostaria de saber se é perigoso deixá-las no carro enquanto visito os castelos. Caso haja perigo, teria onde deixa-las em segurança nesse tempo ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia! É arriscado deixar malas aparecendo em qualquer lugar da Europa; há quadrilhas especializadas nesse tipo de furto. Se estiver com malas no carro, esconda todas no porta malas e nunca abra o porta malas em público. Se houver estacionamento fechado, use.

Lili Pestana
Lili PestanaPermalinkResponder

Sensacional o post!!! Farei esse passeio bate-volta em abril e já comprei as passagens de trem pelo site dbahn.de . O resto, farei exatamente como escrito aqui. Mas, confesso que estava, até agora, considerando apenas conhecer um dos castelos, o Neuschwanstein (Não pensei em ir ao Hohenschwangau). Saio de Munique ás 07:52, chego em Fussen às 09:56. Na volta, saio de Fussen às 18:06 e chego em Munique às 20:05 (trens Eurocites). Terei tempo suficiente para conhecer os dois castelos com calma?
Muito obrigada e Parabéns pelo blog/site que acompanho há muitos anos e de quem sou muito fã!
Bjs,
Lili

Danilo
DaniloPermalinkResponder

A cidade de Fussen é linda, o lago é lindo, o ambiente é incrível.
Acho que da p/ fazer sim, mas eu facaria, como fiquei, só com o Neuschwanstein. Dizem que o outro é bem sem graça por dentro.
É melhor vc usar seu tempo p/ andar com calma pela regiâo do lago, pelo entorno do Neuschwanstein, etc.

Lili Pestana
Lili PestanaPermalinkResponder

Obrigada!! Já não estava considerando mesmo ir ao outro castelo. Agora, menos ainda rsrsrs...

Vale a pena um bate-volta de Munique a Salzburg?? Terei 5 dias em Munique, sendo que 1 desses será usado para Fussen. Também acho que Salzburg merecia uns 3 dias e mais uns 5 em Viena (sou louca para ir a Áustria, mas ainda não tive oportunidade). Como estarei em Munique, tão pertinho de Salzburg, é claro que dá aquela coceirinha de esticar um pouco até lá para passar um dia... o problema é que fico com pena de tirar mais um dia de Munique.

Qual seria sua opinião? Aproveitaria que está ali pertinho e faria bate-volta a Salzburg, ou aquietaria um pouco e deixaria para organizar uma outra viagem para a Áustria com calma?

Bjs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lili! Ficar em Salzburg é interessante, mas o bate-volta é rcomendável, sim. Use o Bayern Ticket.

Lili Pestana
Lili PestanaPermalinkResponder

Obrigada!!
Ainda tenho dúvidas sobre tirar um dia de Munique que, se eu for a Salzburg, considerando que já irei a Fussen, contará com apenas 3 dias inteiros inteiros de passeio. Com 3 dias de passeio em Munique, eu consigo passear pelas principais atrações?
Bjs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lili! Deixe para fazer bate-voltas depois de dar a cidade por vista. Isto vale para qualquer cidade e qualquer bate-volta.

Lili Pestana
Lili PestanaPermalinkResponder

Perfeito!!
Lá na hora eu decido!! =))
Obrigada pela dica!
Abs

Maria Ferraz
Maria FerrazPermalinkResponder

Ao comprar o bayern ticket tenho direito à ida e volta? O que acha melhor, bate volta em Fusser para visitar os castelos ou ir à Salzburg ?? Quanto tempo é de trem para esse último? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Ferraz! O passe tem validade por todo o dia. Salzburg está a 1h30 de trem. Não existe hierarquia entre destinos. Escolha o que você tem mais curiosidade de ver pessoalmente.

Regina Rodrigues

Adorei suas dicas! Era td que eu queria. Segui suas orientações para a pesquisa de horários. Após indicar o ponto de partida e o de chegada há um campo para assinalarmos se queremos "single journey" ou "return jorney", no meu caso como saio de Monique e retorno a Monique ao final da visita devo assinalar "return" ou faço a compra do bilhete de volta na estação local? Qual a opção mais adequada tanto financeiramente qto ao conforto? Um abraço. Regina.

Joana
JoanaPermalinkResponder

Regina, se você comprar o Bayern Ticket não precisa comprar mais nenhum bilhete, porque ele é válido na Baviera inteira por um dia (a partir das 9h da manhã em dia de semana). Dá pra comprar na maquininha ou com um agente (neste caso, custa 2 euros a mais).

Regina Rodrigues

Desculpe-me a demora em agradecer a resposta. Pretendo visitar o castelo no dia 27 ou 28 de maio. Vc tem idéia de como poderá estar o tempo? Há necessidade de roupas pesadas de inverno? Um abraço. Regina.

--A.L.
--A.L.PermalinkResponder

Não dá pra prever o tempo específico de um dia com 6 semanas de antecedência.

Seria como perguntar: "como estará o tempo em Fernando de Noronha dia 20 de maio"?

Ricardo Guedes

Pretendo ir de carro de Freiburg até o castelo de Neuschwanstein. Gostaria de saber até onde o carro chega e se tem onde estacionar.

Joana
JoanaPermalinkResponder

Ricardo, aqui tem um mapa do castelo e seus arredores. O que está marcado com P azul é estacionamento. O P1, P2 e P3 são mais fáceis de encontrar vaga.
http://www.hohenschwangau.de/837.html

Joana
JoanaPermalinkResponder

Bóia, só queria dizer que o Bayern ticket funciona um pouco diferente agora.
Ele custa 22 euros para a primeira pessoa e 4 euros adicionais por pessoa. Então você tem que comprar o ticket pro número certo de pessoas (antigamente valia por 5 pessoas automaticamente).
Pra comprar com uma pessoa no guichê custa 2 euros a mais (em vez de 1, antigamente).
Se você estiver levando seus filhos (ou netos) menores de 15 anos eles não precisam pagar passagem. As regras estão aqui (só que eu não sei o site que tem isso em inglês, desculpa).
http://www.bahn.de/regional/view/regionen/bayern/freizeit/bayernticket.shtml

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joana! Obrigada, vamos atualizar!

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Olá Caros,

Ainda sobre o Bayern, o link apresentado aponta apenas para a versão em Alemão e não dá a oportunidade de modificar o idioma.
Tentando navegar pelo site não encontro essa opção.

Alguma idéia de como ver isso em inglês ?

Grato,
Eduardo.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Continuei fuçando..escolhendo o idioma por USA não consegui, mas pela Inglaterra (UK/Ireland) sim.

http://www.bahn.com/i/view/GBR/en/prices/germany/laender-ticket.shtml

depois escolhe Bayern (Baviera)

Angela
AngelaPermalinkResponder

Angela
5 de abril de 2013 às 20;09

Achei incrível as dicas que você deu, parabéns. Minha dúvida é que comprei um europass Alemanha-Austria de 10 dias que dá direito a trens regionais. Nesse caso, saberia me dizer se posso usar o meu passe para fazer o bate-volta munique-fussen direto ou precisaria comprar um outro bilhete?

Grata
Angela

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Angela! O Eurail é válido.

maria esther rolim

Olá Bóia

Soube pela site Alemanha por que não? que no inverno alguns castelos ficam fechados, porém não deu para ver as atas. Você sabe
qdo o castelo Neuschwanstein fica fechado? Quais os castelos que ficam fechados e em que meses, pois estou pretendendo ir para Europa no final de dezembro e ficar por 1 mês - França (já reservei hotel na Alsácia período Natal e Ano Novo), Alemanha, Áustria, Tchecoslováquia.

Mais um vez muito obrigada

Maria Esther

Obs.: hoje votei no Viaje na Viagem no concurso dos blogs, claro, afinal vc já me ajudou imensamente nas minhas viagens.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Esther! Obrigado pelo voto grin

Neuschwanstein só fecha dias 24, 25 e 31 de dezembro, e dia 1º de janeiro.

http://www.neuschwanstein.de/englisch/tourist/admiss.htm

Maria Esther
Maria EstherPermalinkResponder

Valeu querido Bóia

Mais uma vez muito obrigada

Maria Esther

Marina Lima
Marina LimaPermalinkResponder

Gente, que post maravilhoso!! Vai me ajudar muito! MUITO OBRIGADA! E parabéns pelos detalhes e pela clareza no post! Estou impressionada smile

Otto
OttoPermalinkResponder

Bom dia viajantes. Uma ajuda. Dia 19 de junho estarei em Munique e há 6 dias solicitei a compra de ingressos para o castelo de Neuschwanstein, preenchendo todos os dados. Apareceu a mensagem que em breve iriam enviar o e-mail confirmando a compra. Até agora não recebi nada. Minha pergunta: Leva-se algum tempo mesmo para receber a mensagem de confirmação da compra? Estou em dúvida se de fato essa compra foi efetuada. O pessoal aqui que já fez essa viagem, recebeu na hora o e-mail dando o ok? Ou devo refazer a compra novamente? Grato a todos. Otto

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Otto! Veja se a compra foi debitada no seu cartão de crédito. Envie um email para perguntar do status da compra. A confirmação já deveria ter chegado. Veja se não está no antispam.

Otto
OttoPermalinkResponder

Obrigado Boia, vou verificar então. Uma outra pergunta. Devo chegar à Fussen por volta de meio dia. Para visitar os dois castelos da região, qual seria o melhor horário para comprar os ingressos?Pensei que para às 14:00 seria uma boa opção. Meu receio é se não fica muito em cima da hora e aí perder o ingresso. O que achas? Mais uma vez, grato por tudo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Otto! É uma boa!

Otto
OttoPermalinkResponder

Oi Bóia. Encaminhei o e-mail pra eles e já me enviaram o arquivo com a reserva do horário, é só pagar agora no dia da visita. Obrigado por tudo.

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Otto, quantos dias demorou pra vc? Comprei na terça os meus e ainda não me enviaram nenhum email...

Obrigada,

Carol.

Mateus
MateusPermalinkResponder

Olá Otto e Bóia!

Quanto tempo demorou pra responderem teu email? Pra qual email tu encaminhou teu questionamento?

Fiz a reserva faz 6 dias e nada, mandei email pra info@ticket-center-hohenschwangau.de faz 2 dias e não me respondem!

Alguma dica do que posso fazer? Tento fazer a reserva de novo? Nada foi debitado no meu cartão!

Obrigado!

Abraços

Mauricio Ertner

Parabéns pelo Post.
Para quem não conhece Munique e arredores, esta é a melhor forma de ir de trem. Perfeito!
Para quem puder ir de carro, também é muito interessante fazer o roteiro:
Sai de Munique, vai para o Sul, passa no Linderhof Schloss (castelo do Ludwig II), vai pela estrada que entra na Áustria, passa ao lado do Plansee (lago maravilhoso), segue para Füssen e CURTAM o maravilhoso NEUSCHWANSTEIN, ou Castelo da Cinderela.
Novamente, parabéns pelo post, pois quem o fez, fez com maestria que contribuiu com muita gente.

Giselis
GiselisPermalinkResponder

Bom dia,

Estava dando uma olhada nos horários do trem e tem um que precisa fazer baldeação numa outra cidade. O espaço de tempo para sair de um trem e entrar em outro é de 07 minutos. Vc acha que dá tempo suficiente ou é meio complicada essa troca em 07 minutos?

Outra coisa. O mesmo Bayern que eu compro para ir eu uso para voltar, certo?

Obrigada,

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Bóia e Otto, estou passando pelo mesmo problema. Fiz as reservas dos ingressos para o castelo ontem, mas ainda não recebi o email de confirmação. É normal isso? Quantos dias demorou para você, Otto?

Abraços,

Carol.

CESAR
CESARPermalinkResponder

Boa tarde todos.
Pretendo ir a Alemanha em agosto, e estarei em Munique em 31 deste mês de agosto. A minha intenção é sair de carro de Munique em primeiro de setembro, ir até Füssen para visitar o castelo; depois sair e ir a Garmisch e por lá pernoitar. No dia 02 de setembro, ficar visitando a cidade e no dia 3 sair de lá e ir a Innsbruck. Voltaríamos de Innsbruck a Munique no dia 3 de setembro. Seria muito puxado??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cesar! É bastante factível. Note apenas que Garmisch e Innsbruck terão temáticas bem parecidas.

Sol
SolPermalinkResponder

Olá Boia/Ricardo,

li tdo s/ o PASSO A PASSO p/ ir ao Castelo. Mas por estar só eu e minha filha de 12 anos e pouco falar ingles, fico insegura se entendi direito.
o Bayern Ticket posso comprar assim que chegar em Munique p/ ir a Fussen, mas só terá a partir das 9 hs.(durante a semana) , correto?
Os tickets p/ o Castelo é melhor comprar pela INTERNET? Se sim, qual site?
Desde já muito obrigada!

Sol

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sol!

A nova página da bilheteria é esta:
http://www.hohenschwangau.de/543.html

Sol
SolPermalinkResponder

Boia,
obrigada pela rápida resposta !
Mais uma ajuda: fui olhar no site p/ comprar o Bayern Ticket e vi um horário 08:52 c/ baldeação em Buchloe , será q é isso pq no vcs recomendam ir no 1. trem depois das 9 hs. E a baldeação consigo fazer em 7 minutos??
Muito obrigada,
Sol

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sol! Se aparecer um fiscal antes das 8h52 para fiscalizar o seu ticket, você será multada. Só suba no trem depois das 9h. A baldeação é tranqüila.

Sol
SolPermalinkResponder

Boia,

desculpe!se eu comprar p/ 8h52 não vou poder entrar no trem? Veja como está no site e ia comprar esse!

München Hbf Gl.27-36 Th, 04.07.13 dep 08:52 RE 57584 Buchloe Th, 04.07.13 arr 09:40

Sol

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sol. Você pode entrar às 8h52 no trem. Mas você precisa ter uma passagem convencional neste horário. Para usar o Bayern Ticket você precisa pegar um trem depois das 9h nos dias de semana.

Entenda: não há controle na entrada dos trens. Fiscais passam durante a viagem para conferir as passagens de cada passageiro. Se ele desconfiar que você embarcou antes da hora você pagará uma multa pesada.

ana paula
ana paulaPermalinkResponder

Bom dia, alguém já experimentou ou tem maiores informações sobre o passeio partindo de Munique ao castelo de Neuschwanstein feito de ônibus/excursão? Porque estarei com a minha mãe e, em razão de idade, acho mais fácil o ônibus com guia, mas, por outro lado, sei que isso limita o tempo e as escolhas do passeio. Vi algumas ofertas e o preço me pareceu razoável...em torno de R$ 130,00. Obrigada pelas dicas de sempresmile

Sarah
SarahPermalinkResponder

Oi, Ana Paula! Estive em Munique em Junho do ano passado e de última hora resolvi fazer um passeio guiado ao castelo de Neuschwanstein, em vez de ir por conta própria. Posso dizer que foi a melhor coisa que fiz! Além da comodidade de não ter que me preocupar com os tickets, o guia fez com que o passeio fosse o mais interessante da minha viagem toda! Não sei se vc conhece os tours da Sandemans.. nesse link vc pode ver a descrição do passeio.. http://www.newmunichtours.com/daily-tours/neuschwanstein.html
Quando eu fiz, fomos de trem até Fussen, e lá pegamos um ônibus.. a subida até o castelo é bem cansativa, mas existe a opção de pegar uma charrete para chegar até o castelo (que é paga à parte).

Eu recomendo muito o guia Marcin. Foi uma baita aula de história! Até mesmo no passeio dentro do castelo, ele acrescentou muitos detalhes que teriam passado em branco se eu contasse só com a explicação do próprio guia do castelo.. Sem ele eu teria deixado de reparar em muitas coisas!
Eu sou um pouco avessa a excursões por achar que posso ficar meio presa, mas nesse caso acho que só se tem a ganhar optando por um passeio guiado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Esses passeios funcionam, sim. É tudo organizado e cronometrado.

Ana Guaioto
Ana GuaiotoPermalinkResponder

Em julho estarei em Lindau indo para Munique e quero passar no castelo em Fussen e me disseram que posso aproveitar este dia, saindo cedo de Lindau para passar já no castelo, pelo que vi saindo de trem de Lindau às 8 hs chego umas 11 hs em Fussen. Dá tempo de fazer o passeio? É tarde? É melhor ir de Munique? Como fazer? Aceito sugestões.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Dá tempo!

Sol
SolPermalinkResponder

Oi Boia,

Trem é o modo mais rápido de ir p o Castelo? vi em algum lugar que tem a opção de pegar onibus na estação central de Munique. Vc sabe algo?

grata,
Sol

-- A.L.
-- A.L.PermalinkResponder

É melhor ir de trem até Füssen e só usar o ônibus para o trecho final.

Regina Rodrigues

Olá pessoal!
Visitei os castelos a partir das orientações dadas por Vcs e deu tudo certo, de acordo com todos os passos sugeridos. Contudo observei que o espaço de duas horas entre um castelo e outro é pouco, em função da condução para sair de um para outro. Optamos por fazer de charrete ( bem coisa de turista!). Havia um grande número de visitantes, por isso havia filas tanto para charretes qto para o ônibus. Mas pelo que observei nos painéis informativos e tbém pelo atendimento no guichê o tempo de 2h é o previsto por eles tbém. O atendimento é muito cordial, os profissionais demonstram paciência e procuram garantir que houve entendimento por parte do turista. Muito obrigada por compartilhar dicas tão importantes! Um abraço e até a próxima. Regina.

Visi
VisiPermalinkResponder

Fui agora em maio/2013 e apesar de estar um dia chuvoso e frio, chegamos ao meio dia na bilheteria e só conseguimos ingresso para as 17hs. É um trajeto bem cansativo com quase 3hs de trem, ônibus, espera de horas de frio para 30 minutos de visita. Esperava mais desta visita.

ju kamada
ju kamadaPermalinkResponder

Alguém poderia dar esta dica??? A recomendação é que façamos a visita primeiro no castelo de Hohenschwangau e depois em Neuschwanstein. Como estaremos de carro pretendemos chegar cedo (entre 8h e 8:30). Será que fazendo o inverso, indo a Neuschwanstein primeiro, deixando ticket comprado para Hohenschwangau não ganharíamos tempo na fila de charrete ou ônibus para subir?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ju! A recomendação de deixar Neuschwanstein no fim é para deixar o melhor para o final.

Regina Solange Braga

Boa tarde Ricardo,
não sei se a minha pergunta já foi formulada, acredito que não.Estou pretendendo viajar em setembro para Fussen,para visitar o castelo de Neuschwanstein,e passear pelos arredores. Neste período qual seria o clima predominante na região?

Rita S.
Rita S.PermalinkResponder

Oi Regina, estive por lá em setembro do ano passado e consultei muito o site do Weather Channel (http://www.weather.com).

Para verificar as médias da região de Füssen, veja o link abaixo:
http://www.weather.com/weather/wxclimatology/monthly/graph/GMXX1231

Eu fiz um bate-e-volta de Munique até lá e o dia estava ensolarado pela manhã, mas com temperatura baixa, por volta de 14ºC. No começo da tarde, passou a nublado e choveu muito forte no final da tarde.

Mas não dá para cravar que será assim no dia de sua visita. Te aconselho a, se tiver acesso à internet durante sua viagem, consultar o site acima e ir monitorando o clima local nos dias que antecederão sua visita.

Boa Viagem!

Castelos da Alemanha: Neuschwanstein e Linderhof | Sundaycooks

[...] Veja também o passo a passo de como chegar no Viaje na Viagem [...]

Paisagens de tirar o fôlego… Aliás, haja folêgo para esse passeio!!! | Os Maias pelo Mundo

[...] quase todas as dicas do post “Passo a passo: como ir de Munique ao castelo de Neuschwanstein”, do blog Blog Viaje na Viagem, para fazermos esse passeio. Só esquecemos de uma: sair cedo! [...]

Carolina Santos

Olá! Estou programando ir p Munique em novembro por 4 dias e seguir p Viena por mais 3 dias. Seria melhor fazer um bate-volta de Munique p Fussen de trem como acima recomendado ou alugar um carro e fazer o trajeto Munique Viena c parada em Fussen? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Füssen não está na direção de Viena. Uma viagem de carro de Munique a Füssen continuando a Viena daria quase 700 km; não dá para rodar tudo isso num dia só e ainda visitar um ou dois castelos.

Walter Firman
Walter FirmanPermalinkResponder

Gostaria de uma dica para viagem. Saio do RJ em 9/10 à noite, não sei pra onde. Tenho que estarnem Berlin de 12 ou 13 até 16/10 para um congresso. Em 16/10 penso em ir para Munique e ficar até 21/10, quanto Volvo para o Rio( eu e minha Esposa). Ficaria em Munique,fazendo alguns bate e volta. Gostaria de sugestões para estes 3 Dias antes de Berlim e para os bate e Volta de depois de 16/10. Minha esposacqueria um cruzeiro pelo Reno, mas acho que não dá tempo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Walter! De Munique você pode ir para Füssen (Neuschwanstein), Salzburgo e Garmisch-Partenkirschen.

Para passear no Reno, vá a Colônia e faça um day-tour a Koblenz:
http://www.kdrhine.com/rhineschedule.htm

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Bom dia Bóia! Acompanho quase que diariamente o site, mas só hoje tive dúvida. Fui pesquisar no site da DBahn os horários de trem para Füssen e não consigo inserir a cidade no destino. Simplesmente não aparece a opção Füssen. Será que estou fazendo algo errado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Para mim aparece normalmente...

Para amanhã, o primeiro trem depois das 9h é o das 9h52.

Mariah Martins

Olá Bóia!

Estarei em dezembro na Alemanha. Chegarei em Munique no dia 24 de dezembro, e planejo esse roteiro para Fussen no dia 26 de dezembro. Você acha que existe algum perigo em comprar o Bayer Ticket só no dia 24? De Munique iremos para Viena no dia 29 de dezembro, e seguiremos para Budapest no dia primeiro de janeiro. Os trajetos Munique-Viena, e Viena-Budapest, de trem, podem ser comprados também quando chegar na cidade de saída ou é melhor com antecedência?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariah! O Bayern Ticket pode ser comprado no dia. Munique-Viena ( http://www.bahn.de/international ) e Viena-Budapeste ( http://www.oebb.at/en ) devem ser comprados com 60 a 80 dias de antecedência para pegar tarifas descontadas. No dia você pagará tarifa cheia.

Job Ferreira da Silva Júnior

Olá Ricardo!! Gostei muito do passo a passo para Fussen. Mas tenho uma dúvida relacionada ao passe de trem. Vamos visitar Fussen dia 09/09/2013. Saberia informar se o passe de trem Euro Select Pass dá direito a pegar o onibus 73 ou 78 sem precisar pagar, apresentando somente o passe ou eu teria que comprar a passagem de onibus? Se precisar comprar a passagem de onibus é diretamente com o motorista ou tem algum guiche para isto? Outra coisa seria se o Castelo abre na segunda-feira?

Obrigado
Job Ferreira

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Job! Quem responde é A Bóia. O castelo só não abre dias 1º de janeiro, 25, 26 e 31 de dezembro.

Não sabemos sobre a validade do Eurailpass em ônibus alemães.

Job Ferreira da Silva Júnior

Ok. Muito obrigado.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Oi Pessoal

Obrigada pelas dicas! Percebi que tentando comprar uma passagem para Fussen depois nas 9hs no meio as semana, aparece a opção do Bayern Ticket, mas quando compramos parece uma passagem normal, apenas vem escrito que é Bayern Ticket e toda a informação sobre ter direito a transporte ilimitado no dia. É isso mesmo? posso comprar e usar esse impresso em PDF pra usar os transportes? Ou tenho de comprar um cartão de uma forma diferente?

Muito Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Sim. O ticket também pode ser comprado no dia, em qualquer máquina na estação.

Rita Veloso
Rita VelosoPermalinkResponder

Olá Bóia, eu e meu marido iremos para Munique no dia 27 de setembro e ficaremos ate 3 de outubro. Queremos ir a Octoberfest. Voce poderia dar dicas de melhor dia da semana , se há necessidade de adquirir tickets? So conseguimos hotel com preço acessível próximo ao aeroporto. Voce pode nos orientar como chegar ao local do evento?

Obrigada

Rita Veloso

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rita! Há transporte de ônibus desde o centro da cidade. Não se paga nada para entrar, apenas para consumir.

A Adri Lima tem um relato com todas as dicas e link para o site da festa:
http://adrianelima.wordpress.com/2012/09/11/oktoberfest-o-carnaval-de-munique/

Rita Veloso
Rita VelosoPermalinkResponder

Agradeço pela informação.

Rita

Rita Veloso
Rita VelosoPermalinkResponder

Ok , muito obrigada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar