Todo dia aparece gente aqui no site perguntando o que fazer em Três Pontinhos com seu filho de xis anos.
Em algumas dessas perguntas eu consigo enxergar o interesse específico em saber quais são os programas infantis mais recomendáveis naquele lugar.
Muitas vezes, porém, o que eu percebo é meio que um pedido de socorro: "Help, tô indo viajar com as crianças pra um lugar que não é nem a Disney nem Bariloche nem um resort, e agora???".
Eu não tenho filhos, e nem ao menos viajei com meus sobrinhos. Mas me parece que o primeiro passo, antes mesmo de procurar onde são os parques e os lugares divertidos de cada destino, é tentar vender a viagem como uma aventura.
As diferenças de idioma, a mudança de costumes e mesmo os lugares aparentemente mais aborrecidos para crianças podem se tornar grandes estímulos, desde que transportados para o universo de fantasia da criança.
Treinar em casa -- ou seja, fazer na sua cidade programas diferentes do parquinho e do teatro -- também ajuda a semear no pimpolho a curiosidade das viagens. Não deixe a escola deter o monopólio sobre os passeios educativos. Aprenda você também a ser guia do seu filho.
E você? Como faz quando quer levar seu filho para uma viagem não estritamente infantil? Compartilhe com a gente seus sucessos, seus progressos -- e também suas tentativas malsucedidas!
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
40 comentários