Nossa querida Carmen, correspondente da Bóia em Barcelona e apaixonada pelo Brasil, vai passar mais umas férias no exílio, empurrada pelos preços salgadíssimos do patropi.
Este ano ela está cogitando ir para a Grécia -- mais especificamente para Creta, que é servida por vôos diretos e baratos de Barcelona. Já andou pesquisando hotéis (ela sempre descobre uns lugares bem bacanas), mas queria checar a opinião dos trips sobre o destino.
O plano dela é ir para o oeste da ilha, baseando-se na pitoresca cidadezinha de Xania (ou Chania, ou Hania, dependendo de onde você pesquisa; a pronúncia brasileira seria "Raniá"). Em julho, segundo o Weather.com, a temperatura varia entre 22 e 29ºC, e não chove uma gota sequer.
Eu já estive em Creta, duas encarnações atrás. Era 1985, eu estava no meu mochilão europeu, e peguei um charter de Amsterdã para Atenas. Lá, um ferry noturno para Xania. Estava com um amigo e passamos uns cinco dias na ilha. Lembro que gostei de Xania e de Réthymnon (uma outra cidadezinha da costa norte), mas detestei Heraklion, a capital. Fizemos a travessia a pé da garganta de Samara e fomos a praias de pedrinhas. Mas não aproveitei tudo o que poderia: cada vez que eu passava por uma lojinha e via os postais com aquelas casinhas branquinhas dependuradas no morro e igrejas de cúpulas azuis, eu sabia que era para lá que eu precisava ir. Então não sosseguei enquanto não pegamos um barco para Santorini.
O que leio por aí sobre Creta é que a cidade mais aprazível continua sendo Xania, mesmo; e que a costa sul (oposta à costa onde estão as cidades) ainda guarda praias selvagens -- muitas, de difícil acesso.
O Décio Mattar, do Guia Grécia, lista como as praias mais bonitas da ilha Frangokastelo, Damnoni e Matala, todas na costa sul.
Mas esta lista de "10 praias mais bonitas" do Suite 101 traz praias também no norte e no noroeste, próximas a Xania.
O Lonely Planet elenca nada menos que 112 coisas para fazer em Xania.
A Carmen também descobriu que a Patricia de Camargo já andou por Creta e publicou ótimos posts no Turomaquia; e a Patricia, por sua vez, indica o relato da Cacá do Um Pouquinho de Tudo.
E você? Já foi a Creta? O que você pode contar pra Carmen, que nos conta tudo sobre Barcelona? Adelante!
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
44 comentários