Creta pra Carmen

Porto de Xania, Creta, Grécia

Nossa querida Carmen, correspondente da Bóia em Barcelona e apaixonada pelo Brasil, vai passar mais umas férias no exílio, empurrada pelos preços salgadíssimos do patropi.

Este ano ela está cogitando ir para a Grécia — mais especificamente para Creta, que é servida por vôos diretos e baratos de Barcelona. Já andou pesquisando hotéis (ela sempre descobre uns lugares bem bacanas), mas queria checar a opinião dos trips sobre o destino.

O plano dela é ir para o oeste da ilha, baseando-se na pitoresca cidadezinha de Xania (ou Chania, ou Hania, dependendo de onde você pesquisa; a pronúncia brasileira seria “Raniá”). Em julho, segundo o Weather.com, a temperatura varia entre 22 e 29ºC, e não chove uma gota sequer.

Eu já estive em Creta, duas encarnações atrás. Era 1985, eu estava no meu mochilão europeu, e peguei um charter de Amsterdã para Atenas. Lá, um ferry noturno para Xania. Estava com um amigo e passamos uns cinco dias na ilha. Lembro que gostei de Xania e de Réthymnon (uma outra cidadezinha da costa norte), mas detestei Heraklion, a capital. Fizemos a travessia a pé da garganta de Samara e fomos a praias de pedrinhas. Mas não aproveitei tudo o que poderia: cada vez que eu passava por uma lojinha e via os postais com aquelas casinhas branquinhas dependuradas no morro e igrejas de cúpulas azuis, eu sabia que era para lá que eu precisava ir. Então não sosseguei enquanto não pegamos um barco para Santorini.

O que leio por aí sobre Creta é que a cidade mais aprazível continua sendo Xania, mesmo; e que a costa sul (oposta à costa onde estão as cidades) ainda guarda praias selvagens — muitas, de difícil acesso.

O Décio Mattar, do Guia Grécia, lista como as praias mais bonitas da ilha Frangokastelo, Damnoni e Matala, todas na costa sul.

Mas esta lista de “10 praias mais bonitas” do Suite 101 traz praias também no norte e no noroeste, próximas a Xania.

O Lonely Planet elenca nada menos que 112 coisas para fazer em Xania.

A Carmen também descobriu que a Patricia de Camargo já andou por Creta e publicou ótimos posts no Turomaquia; e a Patricia, por sua vez, indica o relato da Cacá do Um Pouquinho de Tudo.

E você? Já foi a Creta? O que você pode contar pra Carmen, que nos conta tudo sobre Barcelona? Adelante!

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


44 comentários

Enganei, quis dizer. Adorei sua página kkk.

    Olá,Karen!

    Fui a Grécia ano passado.Aconselho o aluguel de carro em todas as ilhas senão vc nao vai conseguir aproveitar….

    bjs

    Oi Vanessa, eu estou sozinho. Será que compensa um carro ou ir através de passeios turísticos?

    Olá,Paulo

    Fui a 4 ilhas Ciclades ano passado:Milos,Ios,Santorini e Mykonos
    Os passeios q vi sendo oferecidos foram o passeio de barco em Milos(imperdível) e passeio ate o vulcão em Santorini(achei dispensável e nao fiz)
    Lá nao ha passeios de grupos q fazem tour pelas praias das ilhas ,como acontece aqui no Brasil…..
    Ha algum transporte publico nas ilhas mais turísticas como Santorini e Mykonos mas ai vc fica dependente de horários…..aconselho o aluguel de carro sim!Te da muito mais liberdade!!
    Espero ter ajudado : )

Oi, Adorei o seu post. Vou viajar para Grécia em Agosto e queria saber algumas coisinhas. Vou primeiro para Atenas e depois queria ir para Creta e depois Santorini e Mykonos. Queria saber como é o transporte de Atenas para Creta de barco e o tempo +/-, E se de Creta para Santorini e Mykonos tem muitos barcos e onde (heraklion ou chania).
Não vou alugar carro, consigo passear por Creta de transportes? Obrigada! =)

Estou preparando uma viagem para a Grécia em junho de 2014. Não consigo achar barcos (ferryboats ou catamarãs) que façam a viagem de Rodes para Creta. Alguém saberia me dizer se realmente não há?
Agradeço,
Valéria

Estou indo para Creta e não sei onde me hospedar. Ficarei na região de Chania ou por ali próximo. Claro que quero curtir as MELHORES PRAIAS (Balos, Elefanossi, Falassarna) mas tb quero ir para as baladinhas em Chania. Meu unico receio é que não sei nada em relação a passeios turisticos, pacotes, transprote em geral. pode me ajudar? Acha que vale a pena ficar mesmo em Chania ou é melhor escolher logo uma praia dessa e ficar por la o tempo inteiro? Onrigada! 😀

    Olá, Milena! Infelizmente não temos conteúdo próprio sobre Chania, por isso abrimos esse post participativo.

Boas,
Vou de lua de mel para creta, mais precisamente a 02 Setembro.
Ficarei hospedado no Sunshine village hotel em Chersonissos.
Esta zona é boa de prais ou aconselha outros sitios?
Obrigado abraço

    Olá, Nuno! Não temos conteúdo próprio sobre Creta. O que temos foi deixado por leitores nos comentários anteriores deste post.

Alguém já foi em agosto????Como chegar de Creta para Santurini?Não achei voos.Obrigada

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.