Creta pra Carmen

Porto de Xania, Creta, Grécia

Nossa querida Carmen, correspondente da Bóia em Barcelona e apaixonada pelo Brasil, vai passar mais umas férias no exílio, empurrada pelos preços salgadíssimos do patropi.

Este ano ela está cogitando ir para a Grécia — mais especificamente para Creta, que é servida por vôos diretos e baratos de Barcelona. Já andou pesquisando hotéis (ela sempre descobre uns lugares bem bacanas), mas queria checar a opinião dos trips sobre o destino.

O plano dela é ir para o oeste da ilha, baseando-se na pitoresca cidadezinha de Xania (ou Chania, ou Hania, dependendo de onde você pesquisa; a pronúncia brasileira seria “Raniá”). Em julho, segundo o Weather.com, a temperatura varia entre 22 e 29ºC, e não chove uma gota sequer.

Eu já estive em Creta, duas encarnações atrás. Era 1985, eu estava no meu mochilão europeu, e peguei um charter de Amsterdã para Atenas. Lá, um ferry noturno para Xania. Estava com um amigo e passamos uns cinco dias na ilha. Lembro que gostei de Xania e de Réthymnon (uma outra cidadezinha da costa norte), mas detestei Heraklion, a capital. Fizemos a travessia a pé da garganta de Samara e fomos a praias de pedrinhas. Mas não aproveitei tudo o que poderia: cada vez que eu passava por uma lojinha e via os postais com aquelas casinhas branquinhas dependuradas no morro e igrejas de cúpulas azuis, eu sabia que era para lá que eu precisava ir. Então não sosseguei enquanto não pegamos um barco para Santorini.

O que leio por aí sobre Creta é que a cidade mais aprazível continua sendo Xania, mesmo; e que a costa sul (oposta à costa onde estão as cidades) ainda guarda praias selvagens — muitas, de difícil acesso.

O Décio Mattar, do Guia Grécia, lista como as praias mais bonitas da ilha Frangokastelo, Damnoni e Matala, todas na costa sul.

Mas esta lista de “10 praias mais bonitas” do Suite 101 traz praias também no norte e no noroeste, próximas a Xania.

O Lonely Planet elenca nada menos que 112 coisas para fazer em Xania.

A Carmen também descobriu que a Patricia de Camargo já andou por Creta e publicou ótimos posts no Turomaquia; e a Patricia, por sua vez, indica o relato da Cacá do Um Pouquinho de Tudo.

E você? Já foi a Creta? O que você pode contar pra Carmen, que nos conta tudo sobre Barcelona? Adelante!

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


44 comentários

Aconselho visitarei as praias do oeste: elafonisi, balos, kisamos falasarna, ficar sediado em Chania. Para a parte cultural, ver o palacio cnossos e os castelos venezianos, proximos a hierakion.

Se tiver tempo, no sul da ilha tem uma prainha charmosa chamada Sfakiá, que tem um pouco daquele clima casinhas brancas + telhadinhos azuis. Em pequena escala, mas tem. O único problema é que a orla é de pedras, e das grandes. Precisa levar uma sandália que fique firme nos pés. A Fortaleza Veneziana também é muito interessante.
Em Heraklion, o museu arqueológico vale a visita. E, ainda na costa norte, o mosteiro Arkadi, perto de Rhetmynon.

Priscila e Cida, obrigada, vou anotar suas dicas!

(eu quero conhecer a Vai Beach, também Falasarna, Elafonisi, Plaka, Kissamo, Preveli, Chania e Balos. Vou a Creta em julho e toudos os conselhos são bemvindos)
Eu duvidava entre viajar a Corfú ou Creta, mas Creta é maior e acho que pode fazer mais coisas.

Carmen,
embora Heraklion nao seja a cidade mais bonita, se vc tiver um tempo no centro historico, nao deixe de visitar o Cafe Veneto e beber um frape gelado de cafe, que e a bebida (nao alcoolica) oficial do verao grego. O cafe funciona em um terraco ao ar livre no alto de um predio historico de frente para o porto veneziano e tem uma linda vista! Passei 10 dias em Creta e amo a ilha. Aproveite!
Cida
p.s. desculpe a falta de acentos. Problemas com o teclado…

Alugue um carro para conhecer a ilha melhor… tem varias ruinas de cidades-estado espalhadas pela ilha: Knossos e Phaestos, Heraklio e’ bom para conhecer o museu arqueologico, Vai Beach e’ a melhor praia do mundo!!! Estarei em creta no meio de julho deste ano, nao aguentamos e vamos retornar a creta!

Luciane,
Obrigada pela informação.
Suas dicas são muito interessantes. Gostei do post do Palácio de Knossos e do post do Museu Veneciano!
Lindo texto e lindas fotos, certo!
Bjs

Obrigadíssima, Ricardo (pela paciência comigo e sua generosa amizade)
Gracias, queridas Mari y Patricia!

Creta foi a melhor surpresa da aventura grega. Superou, e muito as expectativas. A ilha é enorme, e tem desde trekking na maior garganta de montanha européia a arte minóica e micênica, sem contar toda a parte bizantina e a influência veneziana, e praias quase selvagens de areia branquinha e mar esmeralda, UFA!!!
beijos

Eu estive em Creta, em idos de 2005, em pleno julho. Fiquei muito pouco, na verdade, que já era o fim de toda a viagem pela Grécia; mas os dias estavam lindos, estava calor (mas um calor bem agradável) e, veja só, eu adorei Heraklion! Amei me perder nos labirintos do Minotauro, curti a noite acanhada e, veja só, depois de muitos dias de praia nas outras ilhas, eu (shame on me) simplesmente não fui à praia lá 🙁 Como o tempo era curto, resolvemos nos ater às atrações culturais/históricas – mas não me arrependi, não, viu? Curti Creta 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito