Comprou Iberia online? Leve o cartão de crédito pro check-in!

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Aeroporto de Barajas, Madri

Por incrível que pareça, inventaram mais um obstáculo para entrar na Espanha... A amiga da Nydia quase não conseguiu embarcar no Brasil porque o cartão de crédito que ela tinha usado na compra não existia mais. Leia o depoimento:



Oi pessoal. Gostaria de deixar meu sufoco aqui registrado para ninguém mais passar o que eu passei!! Eu e uma amiga viemos aqui para Europa pela Ibéria, sábado dia 21/05 (vôo GIG-MAD) e qual não foi nossa surpresa quando chegamos ao aeroporto e descobrimos que era obrigatória a apresentação do número do cartão de crédito que tinha sido usado na compra da passagem.

O problema foi que minha amiga não tinha mais o tal número porque pediu uma segunda via do cartão. Tentamos de tudo, até pagar a passagem novamente e nada…

Foi um sufoco mesmo, ela quase não embarca! Faltando 7 minutos para o fim do check in conseguimos!! Mas enfim… Espero que não aconteça com mais ninguém. Abraços!

Grathias, Nydia! Fica a dica!

shock

ATUALIZAÇÃO: Na caixa de comentários, vários leitores atestam que a regra de apresentar o cartão de crédito usado na compra na hora do check-in está claramente explicada no processo de compra. E que é padrão também em outras companhias. Moral da história: é preciso ler com atenção as condições de venda de tudo o que se compra pela internet.

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


121 comentários

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Mais um motivo para ninguém visitar a Espanha...

Espero que todo o país vá a falência!

Heleno
HelenoPermalinkResponder

fica a dica: Iberia N E V E R!

Tati
TatiPermalinkResponder

Nunca mesmo. Em abril voltando de Londres com todo o trecho comprado pela Ibéria, todos os voos q vinham de outras capitais européias se "atrasaram", detalhe q todos os passageiros perceberam q o avião ficou dando voltas no ar. O pior foi q os passageiros com conexões (ou seja, TODOS os atarasados) foram impedidos de sair da aeronave!!! Sendo os último a desembarcarem. Conclusão qdo chegamos no portão de embarque,mesmo com o avião ainda em solo fomos impedidos de entrar. Agora imaginem uma multidão (sério!) perdendo o voo. Mas, a maior sacanagem foi nos deixar por 3 HORAS numa fila ( com direitos a brigas) no aeroporto para nos acomodarem num hotel para o próximo voo - q não era direto para Recife e sim para o Rio de Janeiro. Qdo chegamos no Rio mais uma surpresa para algumas pessoas, as malas não vieram ou foram para ou outro destino...huahuahua

jpsoares
jpsoaresPermalinkResponder

Não Leonardo, Espanha não é povoada por um bando de malfeitores que espera a primeira oportunidade para maltratar o povo brasileiro. Haja noção!
São medidas para evitar fraudes com cartão de crédito, parece-me compreensível.
Por exemplo, no caso da TAP, se o bilhete for pago por um cartão de crédito que não seja o da pessoa que viaja é obrigatório que a pessoa que paga a viagem dê autorização antes de se dar início à viagem.

Carlos Rino
Carlos RinoPermalinkResponder

Deixa de ser bobo, cara. Ninguém compra passagem na hora do voo, já está comprada há muito tempo e a empresa inclusive já deve ter recebido o valor. Isto é um misto de ignorancia com incompetencia mesmo.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Esse procedimento é usado por Qatar Airways, Singapore Airlines e outras companhias aéreas. Mas normalmente é no voo de ida que é necessária a apresentação. E, uma vez apresentado, fica liberado no sistema para todos os voos.

tatiana
tatianaPermalinkResponder

acho que precisa ter o número do cartão e código de segurança, não preeisa estar com o cartão em mãos.....mas não tenho certeza..... pela Air France não precisei de nada, mas meu sobrenome era o mesmo da pessoa dona do cartão..... de qq forma, acho que uma autorização autenticada serviria, né??? sei lá....

alex serpa
alex serpaPermalinkResponder

Não levem a mal, mas este procedimento é tacanho, ultrapassado e totalmente incompatível com qualquer sistema de compras pela Internet. Imaginem se a Amazon passa a exigir que o cartão de crédito seja apresentado no momento da entrega do produto...Todos iam ter que ficar esperando o dia inteiro para recebê-lo? O mesmo se diga da Americanas, Submarino e afins. As compras pela Internet funcionam bem sem esta exigência estapafúrdia, que se servir para proteger alguém seriam as próprias administradoras de cartão de crédito. E na verdade não protege, pois se eu clonar um cartão irei apresentá-lo sem maiores problemas.
A exigência é ainda mais idiota quando se pensa que a passagem é comprada com razoável antecedência, então se houver algum problema haverá tempo hábil para sua identificação. A administradora irá cancelar a autorização, e a passagem poderá ser cancelada. Enfim, penso que é só um constrangimento desnecessário.
Quanto à Espanha, realmente é um país maravilhoso. Mas que está prejudicando sua imagem, principalmente no Brasil, com a política de entrada de estrangeiros. Há casos de funcionários públicos, com crianças, cartão de crédito, dinheiro, reserva de hotel, que foram barrados e obrigados a retornar ao Brasil.
Para evitar este risco, pago o dobro do preço da passagem na Air France mas não viajo de Ibéria.

Tatiane
TatianePermalinkResponder

Dá próxima vez tbm não!!!!! Nunca mais. Estou passando um sufoco e não sei se eles irão me deixar embarcar. Viajo nesta sexta-feira (13-07-2012). Comprei com o cartão de crédito do meu pai. Liguei na Ibéria e, além de cada um falar uma coisa, não fazem questão nenhuma de te ajudar, muio menos de serem educados. Estou tentando resolver isto desde sexta-feira passada e nada. Um 3 atendentes diferentes disseram q meu pai teria que ir obrigatoriamente e pessoalmente desbloquear o cartão na Ibéria. Depois outro me disse que era só levar os documentos dele. Depois outro de novo disse que não. Ele precisa ir pessoalmente. Acontece que meu pai tem quase 80 anos, problemas de saúde e mora no interior há 5 horas de viagem. É o fim!! Estou revoltada!! Disse que levaria uma procuação registrada, filmava, qquer coisa, mas um dos malatendentes disse que não adiantava. Aí um outro ainda disse pra eu ligar no próprio aeroporto (na Ibéria, pois até então estava falando com outros setores). Pergunta se alguém atende aquela m... de telefoen. Sem brincandeira. estou passando meu dia telefonando e ninguém atende (quer dizer a tarde, pois lá só "atendem" de tarde). Aí hj de manhã liguei em outro lugar da Ibéria (sei lá eu aonde)e o moço entrou nos sistema com meu código de reserva e disse q eu não precisava levar nada, que ele não sabia o porquê e por sorte não havia a mensagem de exigência de documentos na minha passagem. Como assim por sorte? Por que as coisas mudaram? Agora vc acha que eu acredito em que,e quem? O que eu faço? Só sei que eu vou arrumar um "escarcéu" nesse aeroporto se eles não me deixarem embarcar.Com polícia e boletim de ocorrência.Estou levando todos os documentos do meu pai. O pior que não tenho nenhum protocolo q comprove as minhas milhões de ligações e o que eles disseram, pois qdo eu pedi o protocolo pro moço q disse q eu poderia embarcar (por sorte) sem mostar os documentos, ele disse que lá não era central de atendimento e que não tinha protocolo, todo grosso. Tô muito nervosa com tudo isso.

Joao Ricardo
Joao RicardoPermalinkResponder

E ai Tatiane, como você resolveu? conseguiu embarcar? acho q estou passando pelo mesmo probelma.

Aline
AlinePermalinkResponder

O meu problema todo é que quem comprou minha passagem foi meu marido. Ele já está em Londres. Não há a mais remota possibilidade de eu ter o cartão em mãos no momento do embarque. Como faço?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Entre em contato com o atendimento telefônico da Iberia, é o melhor a fazer. Este post é antigo, talvez haja novas maneiras de validar a compra do cartão, já que nunca mais tivemos reclamações por aqui.

jeferson
jefersonPermalinkResponder

Viajei pela Ibéria no começo deste ano, comprei a minha passagem pelo cartão do meu chefe. Na hora do embarque, apresentei a cópia do cartão (xerox colorida/scanner) e uma declaração simples informando o numero do vôo, meu nome, e o núemro do cartão e embarquei sem problemas. A atendente da Ibéria ainda me disse que utilizando esse procedimento não teria o menor problema.

Lena
LenaPermalinkResponder

Mas esse procedimento é informado a quem fez a compra? Porque se não for, é o fim!! Quantas vezes a gente não troca de cartão de crédito? Principalmente se a compra for feita com muita antecedência.

Não me admiraria saber que a Ibéria não avisa com antecedência, porque a lembrança que eu tenho da empresa é bem ruim (nada contra a Espanha).

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Em empresas de primeiro nível, sim. Inclusive se você não marca a opção de que é o pagador e o viajante a empresa diz que você não pode viajar.
A Iberia é uma empresa de segunda linha.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

No caso da British Airways e Air Belin, em vôos partindo aqui da Europa, a regra é a mesma: compras com cartão precisam de ter cartão apresentado no embarque! Há até explicações para os casos excepcionais de perda com os procedimentos. E isso viajando com passagem em seu próprio nome.

Comprando passagem para outras pessoas e nào viajando junto, muitas cias. exigem apresentação do cartão original usado para compra no check-in.

Lorena
LorenaPermalinkResponder

Lena,

Essa informação é fornecida quando a passagem é comprada diretamente no site da Iberia. Quando comprada através de um agência de viagens, cabe a agência informar aos passageiros essa exigência da companhia aérea.
De todo modo, eles informam antes essa obrigatoriedade.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Legal o aviso, mas eu preciso admitir que gosto da medida para evitar fraudes no cartão e se as pessoas acabaram embarcando significa que no final a companhia foi compreensiva com a situação. Comprei passagens pela Ibéria pelo site e fui BEM informada sobre esta necessidade de apresentar o cartão (nada de letrinhas miúdas, o aviso é grande - tanto que o cartão que eu usei para a tal compra já ficou meio separado, pra não correr o risco de 'sumir' e me trazer problemas).

A Ibéria tem uma legião de inimigos, nenhum fã e zilhões de reclamações na internet. Resolvi pagar para ver atraída pelo preço (não achei nada parecido com os 3.400 reais para duas pessoas em pleno verão europeu, saindo de Curitiba para Barcelona e voltando por Paris). Confesso que estou com frio na barriga de tanto ler reclamações, mas agora o negócio é ter paciência e torcer para que não aconteça nenhuma catástrofe. O que posso fazer é caprichar na mala de mão e ir preparada para encontrar aero-velhas rudes, comida ruim e falta de entretenimento a bordo (mas esta parte eu nem dou bola, pensando que com a diferença eu posso bancar um livro legal, uma revista, palavras cruzadas mega-difíceis e várias entradas de museus).

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Você já irá preparada, então as chances de decepções são menores. Os problemas podem começar até antes do voo, com trocas de horários, fique atenta.

A empresa só sobrevive no Brasil pelo fator preço. Se cobrar o mesmo que as outras, ninguém viaja nela.

Renato Mechica

Quero dar meu crédito à Iberia: ela não é excelente, mas não é esse monstro que pintam. Já perdi mala com a Air France enquanto na vez que viajei de Iberia elas chegaram perfeitas. Isso pode acontecer em qualquer companhia.
Na classe econômica, onde viajo sad a comida é basicamente a mesma tranqueira de qualquer outra, assim como o espaço não traz grandes diferenças.
As comissárias nos voos transatlânticos não são as bruxas que falam por aí, o atendimento delas é formal no estilo espanhol de ser (o que alguns confundem com grosseria, mas não é).
O único ponto realmente negativo é o entretenimento a bordo, nisso realmente a Iberia parou no tempo.

Acho que é isso. Não adoro, mas voaria novamente sem problemas...

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

É o monstro que pintam sim. É uma péssima companhia aérea. Em voos curtos sequer oferecem ÁGUA aos passageiros, algo tão simples e fundamental.

E quem voa em Iberia é desavisado, pois pode-se encontrar ótimos preços em companhias aéreas melhores. A Singapore Airlines, por exemplo, está com excelentes preços desde a sua chegada ao Brasil.

Renato Mechica

Gabriel, não é por você ter um opinião que ela se torna a verdade para todos. Se fosse tão insuportável voar na Iberia, ela não teria mais clientes.

Quando fui voar de Iberia, me preparei para viver as 11 piores horas da minha vida devido a comentários assustadores que são feitos por aí, e no final garanto que foi uma experiência tão desagradável quanto voar em qualquer classe econômica.

João
JoãoPermalinkResponder

Concordo totalmente, Renato!

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Eu sou somente eu. É uma opinião generalizada. Ela só tem clientes pelo PREÇO, pois não há qualidade alguma.
Quem não tem experiência com outras companhias aéreas fica sem parâmetro. Eu, que já voei em diversas, posso comparar bem e noto que a diferença é gritante.
Eu voei agora na Qatar Airways, considerada a melhor classe econômica em 2010. E posso te garantir que não foi uma experiência desagradável. E foram 14 horas de voo.
Para comparar é preciso ter base.

Renato Mechica

Nossa! Falou a pessoa muito viajada e com muita experiência!!
Pois te digo que também já voei em diversas, também posso comparar bem e na minha opinião voar de econômica é ruim em qualquer companhia. Para mim pode ser mais ou menos ruim, mas é sempre ruim.
Respeitar a opinião dos demais é bom às vezes, ao invés de apelar para o argumento de que é muito viajado. Sorry.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Então você realmente precisa de mais experiência! O dia que você voar na econômica da Qatar, Singapore, Asiana e Emirates mudará de opinião.

Não estou apelando. É fato! Só este ano já foram 4 viagens internacionais.

Renato Mechica

shock Ooohh.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Faltaram-lhe argumentos? Ok, eu já imaginava isso!

Renato Mechica

Não Gabriel, não me faltaram argumentos não. Só percebi que não vale a pena perder meu tempo discutindo com você, apesar que estou perdendo de novo. smile Você deixa bem claro que não aceita opiniões contrárias a sua e que quer impor sua opinião como sendo a verdade absoluta.

Nesse dia que conversamos, dei uma passeada pelo "Aquela Passagem", e vi suas opiniões por lá. Seu comportamento é o mesmo do daqui: só sabe desmerecer quem se sentiu satisfeito com a Iberia, não sabe fazer outra coisa.

Mas realmente percebi que não vale a pena perder tempo com você quando li por lá um comentário seu, de 28 de abril: "sim, tudo que é muito barato não presta...."

http://www.aquelapassagem.com.br/iberia-vale-a-pena-voar-nela/comment-page-8/#comments

Desculpa, mas uma pessoa que tem uma mentalidade capaz de escrever isso mostra que não é capaz de uma discussão com um mínimo de nível. Eu digo o contrário: Sim, existem coisas muito baratas que prestam. E não, nenhuma passagem aérea para a Europa é muito barata.

Ah, se você já fez 4 viagens internacionais nesse ano, bom para você, mas isso nada agrega a ninguém. E por favor, use argumentos mais fortes, pois você não sabe quantas vezes viajei nesse ano e nem em quais empresas já viajei na vida, ok? Não vou falar isso porque nada agrega e não sou como você, que parece querer parecer superior por fazer "muitas" viagens.

Voltando a falar de Ibéria, sua grande experiência com Iberia foi um voo de 1 hora entre Lisboa e Madri que você descreve no seu site? Tudo isso? É pouquinho né, para quem se propõe a desacreditar uma empresa com tanto esforço como você faz.

Bom, perdi meu tempo com você de novo, mas não vou voltar nesse post novamente para não ter que perdê-lo de novo.

Grande abraço, fique com Deus. Espero que nos encontremos em outros posts onde possamos discutir algo de forma não tão polarizada.

Rodrigo Sánchez

Concordo com você, Renato.

Rodrigo Purisch

As fraudes usando cartões de crédito são muito comuns nas cias aéreas. Você compra hoje e viaja amanhã. Depois a cia descobre que o cartão foi clonado ou roubado.

Cada dia essa exigência vai ficar mais comum e não guarda relação alguma com a Espanha. Eu não deixaria de ir a Espanha porque tenho que apresentar o cartão de crédito usado numa compra online, apesar de ter todo o direito de ficar enfurecido de não ter sido avisado no momento da compra sobre a exigência (deixaria de voar nessa cia aérea independente do destino).

Para quem se incomoda com a situação e não quer ter esse "problema" é só solicitar a emissão da passagem por meio do seu agente de confiança.

Isso vai permanecer até que as empresas consigam outro método de segurança. No caso das lojas online, ainda podem rastrear o endereço de envio.

Assim, devemos nos habituar com essa exigência. Como disse o Gabriel, as boas cias aéreas deixam isso bem claro no momento da compra pela internet.Muitas pessoas não tem por hábito ler as regras das passagens nem as regras associadas as compras online. Quando eu decidi ser meu próprio agente de turismo, eu assumo também algumas responsabilidades também.

Além de ter vacina contra Febre Amarela em dia e pesar as malas para ver se não ultrapassam a franquia (as empresas estão cada dia mais rígidas com isso), levar o cartão de crédito usado na compra deve se tornar uma rotina independente do destino, da cia aérea ou da exigência formal.

Condutas preventivas que te poupam de ter chateações gratuitas.

Viagem de avião internacional nos dias atuais envolve levar documentação e apresentá-la em vários momentos, levar provas de reservas e condição de permanecer no exterior, passar por um sem número de checagens de segurança, levar algum tipo de seguro saúde e por ai vai.

Eunice
EunicePermalinkResponder

Rodrigo. Ouvi falar que a TAP está sendo comprada pela British. Procede essa informação?

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Todo mundo já disse que vai comprar a TAP... até a GOL!

Rodrigo Purisch

Eunice,

Todo dia aparece uma especulação sobre uma cia aérea interessada na Tap.

Gol, Lan/Tam, British/Iberia (hoje são uma única empresa), Qatar e Lufthansa já apareceram nas fofocas.

Quem comprar, vai levar uma estatal com muitos vícios (parte das ações em caso de venda devem ficar na mão dos funcionários)e ótimas rotas para o Brasil.

Ainda vejo a Tap como um ótimo complemento para a Lan/Tam (que sofre para aprovar a compra no Chile) ou para alguém que queira comprar a Gol (na minha opinião ela só está esperando a oferta certa e a mudança das regras de participação societária para mudar de mãos) e a Tap juntas.... Mas isso que escrevi é pura especulação minha.

O Victoria está com milhas reduzidas para o vôo Porto Alegre/Lisboa como ja demos a dica no Aquela Passagem. Uma boa oportunidade para gastar milhas de um programa que deve viver indefinições de rumo quando a cia aérea for mesmo colocada a venda.

Eunice
EunicePermalinkResponder

Obrigada, Rodrigo e Gabriel.

fernando
fernandoPermalinkResponder

Bom, como já disseram, muitas empresas aéreas já exigem o cartão usado na compra no momento do check in, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.

Sem falar que nos sites eles deixam isso bem claro no momento de pagar. Não há mais porque ter surpresas quanto a isso.

Agora, se a Ibéria não informou... quem não viaja tanto está sujeito a ter uma surpresa desagradável como essa.

Walter F Leite

Na Espanha (Madri) é terrível. A gente chega e sai do aeroporto com medo de represálias etc.

Renato Mechica

Isso não tem relação com o fato de ser Ibéria ou de ser Espanha, e nós sermos brasileiros... É um processo que outras empresas usam e lembro de já terem me pedido, acho que foi na Gol.

No geral, eles avisam isso no ato da compra, muitas vezes com letras grandes em negrito. Vamos dar um desconto e lembrar que muita gente não tem o costume de ler as avisos e recomendações que aparecem durante ou depois do ato de compra. Não digo que foi esse o caso, mas é comum não lermos e depois sermos pegos por esses percalços.

Não sou fã da Iberia, voei uma ida-volta (GRU-MAD), não achei uma maravilha, mas não é essa desgraça que pintam não. O entretenimento a bordo é péssimo, mas o resto é bem na média das outras companhias.

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Pessoas, isso não acontece só na Iberia. Ano passado, ao viajar para Londres pela British Airways, o atendente no Check-in fez a mesma solicitação. Só conseguimos embarcar depois de mostrar o cartão de crédito que foi usado na compra das passagens. O problema mesmo é que no ato da compra, muitas empresas não avisam deste procedimento.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Fabiana, avisar eles avisam, está sempre escrito naqueles boxes que vc tica antes de confirmar a compra. O problema é que muita gente só vai clicando em "Agree" and "I declare I have read the terms and conditions" e sequer sabe o que está aprovando...

Andre T.
Andre T.PermalinkResponder

Trips
Venho aqui relatar a minha experiência recente com a Iberia (desculpem os erros de português)
Fiz a compra online dos trechos Recife-Madri e Barcelona-Porto Alegre para voar no final de abril e inicio de maio.
Lembro perfeitamente que para concluir a compra foi necessário ligar pra central de atendimento da Iberia em SP porque ao termino do processo a compra não foi autorizada de imediato pelo cartão. Mas lembro muito bem de que APÓS a conclusão do procedimento no site veio a informação de que eu tinha que apresentar o mesmo cartão utilizado para a compra no momento do check in.
Ate aí não vi maiores problemas embora pensasse na hipótese de perda do cartão como o passageiro deveria proceder.
Ocorre que a compra online tem outra pegadinha: dependendo da classe tarifaria NÃO eh possível marcar o assento antecipadamente. Aí descobri que quem estah inscrito no programa de milharem deles (IberiaPlus) consegue fazer isso. Então me inscrevi no programa mas ainda assim não consegui reservar lugar, acredito que por ter sido depois da compra do bilhete.
Somente após recorrer novamente a central da cia eh que consegui marcar assento mas só do vôo de ida.
Nem no balcão da Iberia na Espanha consegui marcar somente quando abriu o check in online. Mas mesmo assim só para o vôo Barcelona-Madri. Somente no aeroporto pouco antes do embarque eh que o funcionário da Iberia conseguiu marcar o lugar mas num assento diverso do que eu tinha pedido (e que eu acreditava que ele havia marcado).
Todo esse perrengue só foi amenizado porque ganhei upgrade para executiva no trecho Recife-Madri.
No trecho de retorno a econômica não foi tão ruim assim. Tive uma experiência bem desagradável em Janeiro num vôo intercontinental com a Turkish, e acho que foi melhor em termos de conforto do que um vôo que fiz com a Tam a Frankfurt há uns 3 anos.
Se eu voarei novamente com a Iberia? Provavelmente não. Acredito haver cias com serviços melhores e com preços não muito distantes dos praticados pela Iberia.
Ah! E diferente de muitos relatos que li, a bagagem veio sempre direitinho e não houve atrasos significativos. Mas eles pecam muito no atendimento ao consumidor.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Perfeita a frase!

"Se eu voarei novamente com a Iberia? Provavelmente não. Acredito haver cias com serviços melhores e com preços não muito distantes dos praticados pela Iberia."

É exatamente isso que indico. Não somente para companhias aéreas, mas para hotéis, empresas de aluguel de carro e etc. Procure sempre pelo melhor custo/benefício, não pelo preço mais baixo.

fabteixeira
fabteixeiraPermalinkResponder

Quando viajei pela Iberia, o processo de compra pelo site não funcionava. Cada vez que eu consultava os vôos para emissão apareciam valores diferentes, e quando tentava confirmar dava a mensagem de que não existiam tarifas para o vôo (!!!). Ligando pra central em SP, a atendente falou que era falha no sistema mesmo. Tirei as passagens por essa central, mandando por fax (!!!) a autorização do cartão assinada e cópia do RG e do cartão. Por isso não me foram exigidos no aeroporto esses documentos.

Marquei os assentos com a mesma central, mas tanto na ida quanto na volta, ao fazer o check in no aeroporto vieram os assentos errados. Como estava com minha mãe fiz confusão ainda em Guarulhos e a atendente (não a do check in, mas de uma sala de controle da Iberia) trocou na marra. Na volta, não percebi isso até entrar no avião. Aí a aeromoça tirou na marra (!!!) a moça desacompanhada que estava ao lado da minha mãe pra me dar o lugar. A moça ficou lá, no meio do avião, com as coisas na mão sem entender nada.

De resto os vôos foram normais. Nem uma Air France, mas também nenhuma Gol. Mas, com tantas opções, no final das contas não achei a diferença de preço tão significativa que merecesse uma segunda chance.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

fabteixeira, em geral eu sou uma pessoa tranquila, mas se algo me deixa bravo e hostil (não que eu vá xingar, mas com boa vontade zero, e mantendo minha posição) é alguém querer pedir que eu saia do meu assento para deixar outras pessoas viajarem juntas. Eu tenho tolerância abaixo de zero para casos assim (e quase sempre viajo sozinho). Eu faço um esforço grande para pegar assentos que quero, e não troco a pedido de passageiro algum. Só abro exceção para caso hipotético de alguém doente (não uma dorzinha de cabeça) ou com alguma deficiência física/mental séria. Criança, família, namorado(a)/marido(espora)... não troco de lugar mesmo.

alex serpa
alex serpaPermalinkResponder

muito simpático de sua parte...

fabteixeira
fabteixeiraPermalinkResponder

"Eu faço um esforço grande para pegar assentos que quero". Somos dois André, viajando só ou, principalmente, acompanhado. Foi o caso, pois os assentos juntos foram reservados com antecedência. Sem motivo aparente, a Iberia não os honrou nem na ida nem na volta. E pra resolver um problema, criaram outro, pois achei deplorável o tratamento da comissária ao desalojar sem nenhum tato a moça que estava desacompanhada.

Agora, cada um na sua. Gosto de escolher meus assentos. Mas não vejo problema em, viajando sozinho, trocar de assento para deixar uma família ou quem estiver acompanhado junto, a menos que seja por um lugar muito ruim. Pequenos atos podem deixar outras pessoas mais felizes, e não custam muito. Além disso, a gente nunca sabe quando também pode precisar. Quando a tarifa promocional não permite, ou por um erro da cia aérea, ou por um vôo lotado mesmo.

Natalie
NataliePermalinkResponder

Não acredito que essa atitude seja uma barreira para não visitarmos esse país. A Espanha é um país rico culturalmente, com cidades históricas bem simpáticas e uma gastronomia muito saborosa.

Não deixaria de viajar para lá por conta dessa história do cartão, mas começaria o planejamento da viagem cotando passagens com outras cias que voem para lá e deixaria a Ibéria como última opção

(Isso sem contar a minha super implicância com a Ibéria, tá? grin)

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

As cias aéreas tradicionalmente problemáticas só devem ser consideradas como opção ( ao meu ver ) se a tarifa for muito muito em conta e a gente estiver disposto a encarar os perrengues
sem stress eekops:

Natalie
NataliePermalinkResponder

essa é a solução: muito espírito esportivo e zero de stress

Clara
ClaraPermalinkResponder

Como vários já disseram, a apresentação do cartão de crédito da compra da passagem online na hora do check-in é obrigatória em diversas cias aéreas internacionais, onde esta exigência está escrita com todas as letras. Fiquem bem alertas em relação à isso.

Clara
ClaraPermalinkResponder

E isso vale para caso de pai, mãe, enfim outra pessoa que tenha comprado a passagem aérea. Essa pessoa terá que comparecer e mostrar o cartão da compra ali no balcão ou empresta-lo.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

O que não consigo entender é pq uma cia tão mal-falada como a Iberia não investe em atendimento aos pax ;mesmo utilizando aeronaves ultrapassadas poderiam melhorar a imagem com um call center atencioso.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Porque os aviões continuam viajando lotados.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

:?:
Ignorar os fatos históricos e pensar assim em 2011 é o caminho perfeito para a cerimonia-de-cremação .

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Os brasileiros em geral pensam, em primeiro lugar, no preço. Os voos da Iberia estão sempre lotados. E, quando há problemas, a maioria acaba deixando para lá e não corre atrás dos seus direitos. Pensando assim a companhia aérea não irá querer mudar nada. É aquele pensamento: "Em time que está ganhando não se mexe".

Walter
WalterPermalinkResponder

Concordo com o Gabriel. Enquanto tiver demanda, ninguém faz nada. Eu particularmente, viajei com a Iberia no mês passado para Madrid e depois para Milão e felizmente não tive nenhum problema. Não pediram o cartão de crédito na hora do check-in, talvez por eu já tê-lo feito pela internet, mas havia sido alertado pelo atendente da Cia desta necessidade. Enfim, não posso reclamar, e tirando o avião que realmente é meio velho, a Iberia não é muito diferente das demais que atendem o Brasil.

Ernesto, o pato

Quanto a exigencia do cartão, creio que não há problema SE ISTO FOR INFORMADO DE FORMA CLARA NACOMPRA e no E TICKET

Caso contrário, tai uma otima ação para ganhar um bom dinheiro, pois a Iberia e uma das empesas campeas em reclamações na Justiça do Estado de São Paulo, e so perde para a TAM, e para a American Airlines.

Já fui de Ibeira, e achei o serviço ruim, 4 horas de atraso, e sequer pagaram meu taxi em Paris ( com o atraso o metro tinha fechado), e fui tratado com total arrogancia por funcionaros mal educados . Só viajo de novo com eles se houver uma diferneça signifcativa que compense o tratamento grosseiro. Eles compratolham esta posição no ranqking pataulico com as Aerolineas Argentins.

Em tempo: porque eles não investem no atendimento ao passageiro? custos, pois preferem serem condenados em algumas ações, pois sabem que a maioria dos passageiros não vai reclamar na Justiça. Não há também qualquer meta da empresa quanto a reclamações atendidas e solucionadas.
Isto me foi confirmado por um gerente da empresa.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Ernesto, a exigência de apresentar cartão etá apresnetada nos "termos e condições de compra", ao lado dos quais vc ter de clicar para fazer um "x" no "Agree to terms and conditions of sale". Ao clicar em "concordo", vc está assumindo que leu as condições que podem ser acessadas com o clique no "read terms and conditions" ao lado do menu. É praxe entre cias. aéreas.

Quanto a táxi, cia. aérea não tem obrigação de prover transporte além do aeroporto, exceto se vc for ser alojado em um hotel por conta da cia. por um atraso em conexão ou partida em que a cia. seja culpada. Nào existe obrigação alguma de te fornecer um transporte alternativo se o transporte público no aeroporto estiver indisponível, de greve etc.

Já acotneceu comigo, em HEathrow: cheguei atrasado, sem metrô e sem Heathrow express... e lá morreram £ 50.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Em companhias aéreas sérias, a compra só é realizada mediante marcação de um campo onde você informa ser o dono do cartão e o viajante.
Se ficar somente nos termos, a maioria não lê. Imensa maioria.

Ernesto, o pato

Andre

Deixe-me explicar melhor.

Creio que se tivesse processado a Ibeiria teria ganho. Não é que eles tenham a obrigação de me fornecer um taxi, mas é que o voo estava programado para chegar as 20 horas, e chegou as 1:00 da manhã, e nesta hora o metro estava fechado, por culpa do atraso da Iberia. Por sorte, eu comsegui uma carona no onibus dos funcionários do aeroporto, que me levou a um lugar mais ou menos central em Paris, perto de um hotel, onde por cortesia me arrumaram e eu estava com pouca bagagem, pois iria ficar 5 dias, e o taxi foi barato. Por 25 euros nao valia a pena entrar com uma ação, mas acho que a Iberia teria perdido.

Quanto a questão do cartçao, as condições, que tornam necessaria a apresentação do cartão de credito acho que elas devem estar bem em destaque, pois a fraude não se presume. O que impede alguem de presentear um terceiro com uma passagem com seu cartão de credito, VIAJANDO SEPARADAMENTE, em datas diferntes, ou mesmo não viajando junto. E não é necessario ser parente. Pode ser amigo, amante, etc... Se o pagamento do cartão foi aceito e validado pelo portador, onde a fraude? Eu já usei o cartão da minha esposa por várias vezes, pois ele dava seguro e milhagem, e uma vez o de um amigo numa ferrovia do Peru onde so aceitavam Visa, que eu não possuo. Nunca hovue qualquer problema, até porque a compra não foi contestada pelo dono do cartão. Se a compra for legitima, e não houver informação bem espeifica, acho que cabe o proecesso, com grnades chances de ganho.

A TAM esta recusando o embarque de pessoas com nomes digitados errados, ou exigindo altas taxas de remarcação, alegando "razões de segurança". Ora, para cobrar tem segurança, mas para embarcar, não?? Uma letra faltando, que é um erro possivel de acontecer numa compra via interet, invalida o processo de compra, especialmente quando o valor da passagem já foi debitado do cartão? claro que não. Logo, logo vão começar a sair as sentenças, e a TAM vai ver o quanto custa esta ganância.

No cartão, se não houver uma informação bem clara sobre o assunto, entendo que este tipo de controle so procede se houver contestação do dono do cartão, indicando fraude no uso.

Gustavo - Viajar e Pensar

Viajei no ano passado com a Air Nostrum a companhia de voos locais da IBERIA usando somente os Localizadores, mas vejo que daqui a pouco sentiremos saudades do Bilhetes Impressos.
Pena isso devido aos fraudadores os honestos que pagam, como em tudo. Mas o pessoal da Iberia não faz a menor ajuda aos seus passageiros, são nada prestativos.

Luxcoelho
LuxcoelhoPermalinkResponder

Se ainda há dúvida se o cliente é orientado a levar o cartão, eu confirmo que sim. Veio destacado na confirmação de reserva da Ibéria - Mar/11:
"Deve saber...
*
Deve apresentar o cartão de pagamento
Para a correcta verificação da identidade do titular do cartão de pagamento, deverá apresentar o cartão no balcão de check-in no dia da partida do voo. O cartão ser-lhe-á solicitado apenas na viagem de partida (e não na viagem de regresso ou durante os trânsitos).
..."
E está claro que não é só a Ibéria q faz isso...
Quando pesquisei(e bem) a diferença de preço era substancial pro período que eu precisava, tempo de vôo e horários que eu queria. Não pago R$400 a mais pra ter melhor entretenimento a bordo por ex. É uma decisão pessoal e ponto.
O duro é pagar caro e ainda ter problemas como os que já passei em outras companhias.

zuzu
zuzuPermalinkResponder

Eu também evito Ibéria por já ter tido vários problemas. Mas, quando fui à Madrid na Páscoa voei com essa cia por ser um voo direto GRU-MAD, considerando-se que eu moro no interior e já "camelo" bastante para chegar à GRU. Entao era mais prático(nem foi questão preço, nestas datas a TAP estava melhor).O voo foi normal, o que no padrão Ibéria quer dizer ruim como sempre, rsrsrs. Da próxima vez, se for prá BCN vou procurar a Singapore.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Já viajei pela qatar e apesar de ter bem claro a regra de apresentar o cartão na hora do embarque acabei indo pro aeroporto visto que já não tinha mais o cartão. Chegando lá, sem redundâncias, era necessário o número do cartão. Esse é o detalhe, se fosse necessario o cartao, eu nem viajado teria, mas o que eles queriam era o número do cartão, ai liguei na central do meu banco, expliquei a situação e eles me passaram o número do cartão que eu tinha comprado as passagens. Uma vez, em Londres, voando pela British, a menina do check parecia que não tava encontrando a minha reserva. Ai eu falei que não tinha ele comigo e que em nenhum momento fui avisado de que seria necessário. Ela falou que não era obrigatório e logo depois achou a reserva.

Cid Alexandre O. Rozo

Embora a atitude seja constrangedora, somente por curiosidade, o meu caráo de crédito Ourocard foi fraudado neste ano e, coincidentemente ou não, os débitos fraudados (até o limite do carão) foram em cia aéreas, 5 passagens na Azul e 1 na Tap. Esse tipo de fraude deve ser muito comum contra as cias e elas estão apertando o cerco.

Pedro
PedroPermalinkResponder

A regra é clara, pessoas. E explícita. De toda forma, acabo de viajar pela Ibéria, embarquei de GRU para MAD no dia 14 de maio e não pediram o meu cartão de crédito. No retorno, dia 25 de maio, tampouco. braços!

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Essa questão de nomes que o pessoal citou torna-se cada vez mais delicada. Em embarques para os EUA, QUALQUER diferença no nome entre o que vai no bilhete e o que vai no Passaporte e o que vai no seu visto ou ESTA implica recusa de embarque.

Anna Gloria
Anna GloriaPermalinkResponder

Eu não li as condições de compra das passagens pela Iberia e fui impedida de viajar hoje porque não apresentei o cartão de crédito ou indiquei seu número. Foi uma grande surpresa pra mim. Na verdade, um pesadelo. Como podem solicitar o número de cartão de crédito se já efetuei o pagamento de ao menos uma parcela do total? Consegui remarcar o vôo pra amanhã e já coloquei o cartão na minha bolsa. Espero que consiga viajar. Torçam por mim.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Devido a fraudes. Amanhã você conseguirá embarcar!

Jorge Otavio
Jorge OtavioPermalinkResponder

Em tudo isto vejo o óbvio.

1- O preço seduz e vc compra,

2- De fato quem tem iberiaplus marca o assento

3- as comissárias (os) assim como os espanhóis são grossos para o padrão brasileiro

4- entretenimento é péssimo,

5- comida no padrão das outras econômicas,

6- serviço de bordo horrível, eles colocam tudo lá atrás, suco refri, água e vc que vá lá pegar.

7- perdem as malas que é uma beleza, se fizer conexão em Barajas

Solução:

1- Faça que nem eu acione a empresa,é seu direito,
2- Se optar por continuar pela Iberia tome 02 RIVOTRIL de 2 mg que vc só acorda em BARAJAS e sem stress...rsrsrs.
3- Viaje com mala de bordo e mochila só, acredite até 10 dias é possível, para os homens ao menos, e compre cueca, creme de barba, etc. em qualquer supermercado assim que chegar, como sempre saio do aeroporto com carro alugado não há problema algum,..., na volta compre a mala de 40/50 euros no supermercado coloca o excesso e aí sim torça, mas com fé para que chegue, no meu caso sempre chegou no regresso, os problemas que passei foram nas idas...logo aboli a mala grande, e mais fica muito mais prático
4- Simples, troque de empresa

Uma dúvida:

O que custa levar o cartão de crédito??? O meu venceu antes do voo , apresentei-o vencido e bastou, nem precisei mostrar o novo.

POR FIM NÃO ESTOU DEFENDENDO A IBÉRIA ACHO-A PÉSSIMA CIA. AÉREA, MAS NÃO PAGO 860 REAIS PARA 02 PESSOAS A MAIS PARA IR ATÉ PARIS PELA AIR FRANCE NEM A PAU...

nydia
nydiaPermalinkResponder

oi pessoal!

agora que voltei das férias, posso fazer meus comentários sobre o ocorrido e sobre a polêmica que causei.

em primeiro lugar, gostaria de dizer que sim, a Ibéria avisa bem grande da necessidade de apresentar o cartão de crédito e sim, clicamos no botão de aceitar as condições sem ler. mas errar é humano e esse lapso poderia ocorrer com qquer um que le este blog, inclusive.

o que nos deixou iradas foi o atendimento da Ibéria!! ninguém estava disposto a ajudar!! a menina do check in nos tratando como se fosse uma viagem para São Paulo para uma reunião chata, a gerente que não se deu o trabalho nem de perguntar o nome da minha amiga, enfim... um total descaso.

pergunto: esse sistema deles, que não consegue liberar a passagem sem o número do cartão, não consegue ver qd a passagem foi comprada? pq a passagem foi comprada em janeiro, já estava paga!!

outra pergunta: se eu tivesse comprado minha passagem no dia anterior e tivesse meu cartão roubado, levando B. O. e tudo mais, tb não teria embarcado?

enfim... mil situações que poderiam ocorrer e por isso que não me conformo com essa regra RIDÍCULA.

abraços

David
DavidPermalinkResponder

A TAP infelizmente foi pela mesma via da Iberia. Quase um parto para consegui comprar, primeiro o site que dava erro, o email para reserva com caixa lotada que faz o email voltar (nunca vi isso). E no final, pra minha "otima" surpresa tem essa sentença indireta que eu sou um provavel pilantra, e que mesmo com a minha grana no bolso, eu ainda tenho que provar que eu sou honesto.

Mas o meu problema é mais embaixo, eu volto para o Brasil e vou encerrar a minha conta com a qual comprei a passagem, e não sei se poderei permanecer com o cartão. Os bancos na frança são da idade da pedra ainda, as coisas são feitas via carta, deposito na boca do caixa so vai cair 3 dias depois. Então tenho receio de não poder manter o cartão, mesmo que anulado.

Aparentemente existe uma opção para validar os dados do cartão antes do embarque, tanto é verdade que eles avisam que para pode fazer o checkin pela internet é necessaria a validação antes. Eu to penando com algum incompetente da TAM via email que so me responde o que eu não pergunto.
Depois posto a informação aqui, ja que lugar nenhum do site da TAP contém isso.

David
DavidPermalinkResponder

acima é "incompetente da TAP", falha minha.

David
DavidPermalinkResponder

Finalmente responderam a minha pergunta. Para fazer justiça a unica coisa que foi eficiente na TAP para realizar a compra foi que eles respondem rapidamente mesmo que com a resposta errada, eheheh.

Então, se vc for viajar pela TAP e quiser validar as informações do cartão antes do dia do embarque vc pode fazer:
presencialmente em qualquer Balcão TAP, através do Fax: +351 21 8415417 ou e-mail: reservas.qfp@tap.pt.

Deverá apresentar / enviar os seguintes documentos:

- cópia da identificação do Titular do cartão;

- cópia da frente do cartão (apenas deverão ser visíveis os primeiros 6 e os últimos 4 dígitos na do cartão e nunca deverá enviar o código de segurança).

tatiana
tatianaPermalinkResponder

alguém sabe se pela Turkish também é preciso apresentar o cartão de crédito na hora do embarque?? vou fazer um voo interno Istanbul/Kayseri e comprei a minha passagem e a do meu marido com o cartão de crédito do meu cunhado.... será que seria preciso levar a xerox do cartão e da id dele??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! O mais seguro nesses casos é ligar para o call center da companhia.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Você leu as regras no momento da compra? Isso é algo que recomendo a todos.
Ligue para o escritório deles. Ou envie um e-mail para: sales@flyturkish.com.br

tatiana
tatianaPermalinkResponder

vou fazer isso...qto as regras, o site me confundiu...a principio entendi que pode ser comprado com cartão de terceiros, porém caso tenha que fazer alguma alteração .... segue trecho...

When you approve the ticket purchase, the ticket fare (including taxes and other charges) is charged from your credit card. The credit card holder does not have to be one of the travelling passengers.

In the event that the credit card holder is not one of the travelling passengers, the passenger information must be accompanied with the credit card holder’s name, surname and e-mail address during the reservation for security purposes. Upon completion of the reservation, a confirmation e-mail including booking and payment details and an information e-mail for all the cancellation/refund/penalty transactions will be sent to the passengers’ and credit card holders’ e-mail accounts separately. If necessary, information e-mail(s) regarding cancellation/rebooking/rerouting requests will be sent to passenger’s and credit card holder’s e-mail separately after booking.

Presentation of Credit Card: In the event that the passenger gets in touch for the first time with an Turkish Airlines office/counter to claim rebooking/cancellation/refund for the ticket or consults with the counter for the check-in transactions of the first flight in the reservation; the holder of the credit card that was used for the payment transactions during the purchasing transactions of the ticket must be present together with the passenger with a valid identity card to present the credit card used for the payment or must present the credit card and a valid photo-attached identity card personally to a Turkish Airlines office before the first flight in the reservation.

obs: desculpe o texto enorme!!!

Ana Lucia
Ana LuciaPermalinkResponder

Preciso de ajuda, pois tentei comprar pelo site da Iberia GRU-MAD BCN-GRU, qual foi a minha surpresa a compra foi confirmada pelo cartao de credito mas NAO pela Iberia. Paguei e eles nao confirmam a reserva nem por email nem pelo telefone e nao há no site local para reclamaçoes. Estou sem saber o que fazer pois a viagem é para Novembro. Se alguem puder ajudar, agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Lucia! Peça para o seu cartão interceder ou cancelar a compra.

Você pode também processar a Iberia.

Ana Lucia
Ana LuciaPermalinkResponder

Uau, que rápida resposta, ahh se a Iberia fosse assim. O meu medo é comprar outra passagem (via telefone eles falam que existem tres(??) tentativas de compra)e ter que pagar pelo cancelamento dessa passagem, vai que eles resolvem validar.
Depois que li esses relatos penso em ir por outra Cia, a minha opçao nao foi apenas pelo preço e sim por serem voos diretos, sem conexao menos chances de problemas.
( O cartao disse que tem que esperar a Iberia confirmar, e se nós recusarmos a compra fica errado perante o Banco pois VAMOs comprar as Passagens para as mesmas data vai parecer ma-fe da nossa parte) sei lá....Obrigada mais uma vez

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Passei por situação semelhante à relatada inicialmente. Comprei por cartão de crédito e exigiram a apresentação do cartão no momento do check in. Como havia solicitado a segunda via, quase não embarquei. É verdade que este procedimento consta nas regras da cia aérea, mas considero-o bastante esdrúxulo.

Ninguém vai clonar um cartão de crédito e clonar ainda um passaporte para viajar (afinal ladrão nenhum seria tolo o suficiente para embarcar com o próprio nome). Além disso, a companhia aérea já havia faturado a passagem. Se ela considera isso como norma de segurança, deveria aguardar a realização do voo para fazer a cobrança.

Por fim, colocar esta exigência nas regras não exime a Iberia de responsabilidades. Segundo a ANAC, cartão de crédito não é um documento de identificação necessário para check in. Se este procedimento é usual na Europa, o mesmo não é válido no Brasil, pelo simples fato de que o orgão regulador não permite.

Com relação ao voo, as refeições foram muito ruins e as opções de entretenimento nulas. Não tive problemas com as aeromoças e tampouco com a bagagem. No entanto, a Iberia atrasou minha conexão em 3 horas, fazendo com que eu perdesse o voo de volta ao Brasil.

Enfim, alguns prós, mas muito contras. O preço tem que ser realmente muito bom para tornar a empresa vantajosa para o cliente.

Maíra
MaíraPermalinkResponder

OK, a informação está no bilhete. Mas dado que o dono do cartão é outra pessoa que não poderá comparecer para o checkin comigo, não entendi até agora como devo proceder. Quem conseguiu exceção conseguiu como? Estou esperando abrir o atendimento da Iberia, mas, por experiências anteriores, já antecipo que vou me irritar...

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Já viajei duas vezes pela Iberia, em alta temporada, entre São Paulo e Madri. Os voos foram pontuais, o atendimento aqui e lá foi cordial e, se eu fizesse uma reclamação sequer, estaria sendo injusto. Confio na companhia e comprei minhas passagens para o fim do ano, com ida a Londres e retorno de Zurique. O preço, de fato, me atraiu, mas a diferença não foi muito grande em relação a algumas outras companhias; os horários dos voos, para mim, foram muito atrativos. Nunca tive problemas com as malas e, embora não tenha larga experiência em voos internacionais, eu nunca consideraria a Iberia uma empresa de "segunda linha". Certamente imprevistos desagradáveis ocorrem com qualquer companhia, de qualquer país. Eu, particularmente, ouvi muitos relatos de extravio de bagagens em voos de outras companhias e nunca conheci alguém com esse problema na Iberia (embora eu saiba que ocorram, naturalmente). Em resumo: se você comprou sua passagem com a Iberia, pode ficar tranquilo. Estará sujeito aos mesmos imprevistos que em outras companhias. Apenas esteja atento e previnido. Boa viagem!

Ronaldo Alves
Ronaldo AlvesPermalinkResponder

E se eu tentar comprar uma passagem via cartão de crédito pro meu filho que está na Europa, eu estando no Brasil, ele não poderá viajar??? Que ridículo isso??? E que garante que o cartão que é apresentado por um fraudador (ladrão) é o original, já que a tecnologia disponível para esse fim é altíssima??? Temos que boicotar essas empresas, ponto final!!!!!!

Juliano
JulianoPermalinkResponder

Pessoal, comprei uma passagem de SP para Madrid pela Ibéria. Alguém sabe alguma informação sobre o programa de milhas? Eu tenho o cartão Ibéria Plus, mas não sei como funciona e não achei nenhum documento falando de quantos pontos é preciso para trocar por bilhete/trecho... Se alguém souber, me ajudará bastante... Valeu

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliano! No jargão do Iberia Plus, as milhas são "avios". Teoricamente é possível emitir passagens Brasil-Europa-Brasil com 50.000 "avios".

mario
marioPermalinkResponder

AMOR LE ESTA PAGINA FALA SOBRE COMPRA SEM CARTAO DE CREDITO NO CHECK -IM BJS TE AMO ......

mario
marioPermalinkResponder

leia esta pagina bjs te amo

Juliana
JulianaPermalinkResponder

A Boia,

Comprei uma passagem para meu marido e nome nome dele no final é Junior, sendo que não coloquei o Junior so o 1º nome e o sobrenome. Pode dar problemas na hora de embarcar?
Ex: Alvaro luiz soares Junior
Coloquei na Passagem Alvaro Luiz Soares.
Fico muito agradecida com a ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! O mais indicado é contactar já a cia. aérea.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Sim. O certo é o primeiro e o último nome sempre. Os dos meio pouco importam.

Evelyn
EvelynPermalinkResponder

Pessoal,
voei de Ibéria pela primeira vez semana passada e estava preocupada com a questão do cartão de crédito, porque quem comprou a passagem pra mim, não poderia estar presente no embarque.
Enfim, foi preocupação a toa, não pediram nada, fiz o check in online normalmente, como faço com outras cias e chegando lá só despachei a mala.
Eu particularmente, acho que vale a pena, sim, viajar com eles. O serviço não é tão ruim quanto dizem, a comida é ok, não tive problemas com bagagem e o preço que paguei foi bem inferior ao de outras companhias.

Abs

Renata
RenataPermalinkResponder

Embarco daqui a 2 semanas e já não tenho mais o cartão de crédito pq foi clonado e acabei jogando fora. Estou desesperada pq o banco diz que não possui a numeração inteira do meu cartão de crédito por questão se segurança imposta pelo Banco Central, que só permite acesso aos 4 ultimos dígitos.
Não sei a quem recorrer, tenho somente a fatura do cartão que apresenta os 4 ultimos digitos e consa a compra da passagem pela ibéria. Será que isso é suficiente para o embarque ou é mesmo necessário a apresentação do cartão físico? se for.. eu certamente precisarei comprar outra passagem! Que coisa estúpida!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Ligue para a cia. aérea, é o melhor ponto de partida.

Silvia
SilviaPermalinkResponder

Fiz o cartão Iberia Plus com o sobrenome de casada,de bobeira!!falta de atenção mesmo!!! no entanto meus documentos são todos com sobrenome de solteira, tentei mudar no cadastro , mas não consegui, quando veio o cartão Iberia Plus veio com sobrenome de casada; então tentei fazer outro cadastro com o nome de solteira e com o numero de passaporte, deu tudo certo.estou com 2 cartões, mas aquele com o nome correto não consegui lembrar o código Pin , tentei varias vz e eles bloquearam, falando que deu erro 3. Minha pergunta são:1: Tem algum problema comprar a passagem com o cartão do sobrenome de casada, sendo que fiz o cadastro com meu RG de solteira? 2:O cartão que está com o nome certo que fiz com o documento passaporte não consigo acessar pq não me lenbro do código Pin de jeito nenhum, fiz varias tentativas e bloqueou, o que eu devo fazer para conseguir um código novo?* Ja fui na na pagina Iberia Plus, li e reli diversas vz e nada de solução. Meu receio é comprar as passagens com meu cartão com sobrenome de casada e na hora de pegar as passagens vir com meus nomes diferente com o RG e passaporte e eles recusarem. Pode acontecer? Por favor qual o caminha mais facil!!! Att Silvia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! O nome da passagem tem que bater com o do passaporte (ou seja, o sobrenome que consta da passagem precisa constar no passaporte).

A questão do cartão é só para passagens compradas online e a única informação relevante nele é o número. Qualquer pessoa pode comprar passagem para outra no seu cartão de crédito.

Nunca voem pela IBÉRIA AIRLINES ! « Blog da Lu Russa

[...] https://www.viajenaviagem.com/2011/05/comprou-iberia-online-leve-o-cartao-de-credito-pro-check-in/ Share this:Gostar disso:CurtirSeja o primeiro a curtir disso. CategoriasEspanha Comentários (0) Trackbacks (0) Deixe um comentário Trackback [...]

Joao Ricardo
Joao RicardoPermalinkResponder

Pessoal, comprei uma passagem pela Ibéria com o cartão da minha mãe. Problema é que ela perdeu o cartao e recebeu outro, um novo em casa, com numero diferente.
Pelo que li aqui precisaria levá-la até o check-in, e apresentar os documentos delas juntamente com o cartao.
Só que este cartão nãe existe mais, o que eu faço? vocês sabem??

Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João Ricardo! Esse post é antigo, talvez tenham mudado o sistema. Dê uma ligada para o SAC da Iberia, eles vão orientar você.

Joao Ricardo
Joao RicardoPermalinkResponder

Eu liguei lá Boia! Eu tenho q ir de qualquer jeito levar minha mae para desbloquear a cmpra pelo fato dela ser a titular do cartao. foi o q me falaram.
mas com relação ao cartao usado na compra nao exitir mais, e minha mae possuir apenas uma segunda via desse cartao, q tem o numero diferente, voce acha q pode dar alguma coisa errado por ser um cartao novo?? obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! Pode sim. Leve um extrato do cartão antigo e alguma prova de que foi requerido um novo.

Mateus Dias
Mateus DiasPermalinkResponder

Tô na mesma situação do João Ricardo. Segundo a Iberia eu tenho que levar o BO do extravio e um documento, emitido pela administrador do cartão, com os dados do cartão, os dados da minha mãe e assinado.

O problema é que a gerente do banco não faz nem ideia desse documento. sad

O jeito vai ser ligar na Iberia novamente, esperar mais 30 minutinhos no telefone e torcer pra alguém com boa vontade atender e explicar direito essa história.

Mateus Dias
Mateus DiasPermalinkResponder

Consegui ligar lá, até que o atendimento foi rápido e a atendente (Karine, tal qual o Diego) foi bem solícita e explicou. O documento é qualquer documento que comprove que o cartão foi perdido e um novo foi solicitado.

Ela também me disse que uma fatura do cartão antigo serviria. Na verdade é o que A Bóia já havia dito. Apenas para confirmar. Lembrando que o BO também é importante.

Mateus Dias
Mateus DiasPermalinkResponder

Resultado: ainda bem que levei o Boletim de Ocorrência do extrato do cartão de crédito. Como na fatura a adminstradora esconde alguns números do cartão, a Iberia não iria remover a restrição de apresentar o cartão e o titular no embarque. Mas como no BO constava o número completo, foi possível fazer a esperada remoção.

É no mínimo estranho que hoje em dia existam essas restrições. Não sou de São Paulo, nem minha mãe. Tive que fazer um deslocamento gigante para efetuar uma comprovação que poderia ser feita utilizando-se de meios eletrônicos. Poupando tempo e stress.

E o pior de tudo: isso pode continuar acontecendo. Se você for comprar sua passagem na Iberia, com o cartão de um terceiro, fique bem atento porque vai ter dor de cabeça vindo pela frente.

Fora do assunto: meu nome estava invertido na passagem (famoso caso do site que confunde brasileiros, por utilizar a palavra "apelido") e a Iberia fez a alteração sem cobrar nada. Eu estava no escritório deles, não sei se também é possível fazer isso por telefone.

Mateus Dias
Mateus DiasPermalinkResponder

*Boletim de Ocorrência do extravio.

Gabriela Moniz

Olá! Estou passando o maior sufoco com a Iberia. Comprei uma passagem Porto Alegre - Roma para o final de novembro. A Iberia vendeu as passagens com conexão em SP. Detalhe, chego em Congonhas e tenho que ir para Guarulhos. O detalhe é que o avião pousa em Congonhas e às 13:48 e o outro sai de Guarulhos às 16:55. Ou seja, entre um pouso e a outra decolagem eu terei 3 horas. Só que a Iberia disse que o traslado entre os aeroportos é por minha conta e se houver atraso eles não se responsabilizam. Outro detalhe é que o check in da Iberia encerra 45 minutos antes do embarque. Estou sem saber o que fazer pois já liguei para a empresa e entrei em contato pelo twitter mas foram irredutíveis. Disseram que não se responsabilizam por nada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Com esta configuração, você tem 120% de chance de perder o segundo vôo. Você precisará comprar uma outra passagem para São Paulo. Pergunte à Iberia se você perde o restante da passagem se não pegar o vôo designado em Porto Alegre.

Gabriela Moniz

Bóia,
Depois de ligar milhares de vezes para a Iberia e reclamar em todas as redes sociais, hoje eles disseram que podem antecipar meu voo. Assim,chego em Congonhas 11:21 e tenho que pegar o outro voo em GRU às 16:55. Agora dá tempo, né?
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Agora dá. Mas eles não deviam vender essa combinação nunca mais...

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar