Madri

Europa com o pé direito
Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Dicas de Madri | Quando ir | Como chegar | Onde ficar | Onde comer | O que fazer

Bienvenido, bienvenida a Madri! Você vai desembarcar num dos aeroportos mais bonitos do mundo. Ou será que você vai chegar de trem? Dá no mesmo: a Puerta de Atocha também deve ser uma das estações mais bonitas do mundo.

Tem gente que faz de Madri só uma escala breve. Mesmo com essa recepção! Ficam poucos dias, logo seguindo a outros lugares da Espanha ou da Europa.

É desfeita recusar tanta oferta de museus e centros culturais. Numa cidade com Velázquez no Museu do Prado e Marcelo no Santiago Bernabéu!

E as tapas? Ficando pouco tempo ninguém consegue decidir o que é melhor, tortilla de patata mais cozida ou mais molhadinha, sangria ou tinto de verano...

Você, que não vai embora tão depressa, vai conhecer a Madri desde o tempo dos Austrias até o nosso presente. De dia, vai bater perna entre palácios; à noite, vai ver o fervo entre Chueca e Malasaña.

E ainda vai poder colorir a sua estadia fazendo bate-voltas para cidadezinhas cheias de história e de charme.

Mesmo que depois você siga a outros destinos, esteja certo: Madri vai ser um dos pontos altos do seu giro pela Europa.

241 comentários

silvia
silviaPermalinkResponder

Olá. Viajo sempre com meu pai, que é idoso e usa um scooter elétrico para se locomover. Sempre procuro dicas e me informo muito antes das viagens porque quero tornar tudo mais fácil e confortável para ele. Neste ano temos férias nos primeiros 20 dias de novembro, e em função do clima, especialmente chuva, que atrapalha no uso do scooter, pensei em ir para a Espanha, começando por Madrid, já que seria o lugar teoricamente mais frio e chuvoso. Como temos 20 dias, dá para fazer vários passeios, mas vocês poderiam me dizer onde não ir em função de muitas lombas, calçamentos irregulares... para ele quanto melhor pavimentado e mais plano o calçamento, melhor. Em Lisboa apanhamos um bocado... Fico em dúvida sobre cidades mais medievais ou muradas... Outra questão seria o transporte público. Em Paris vocês me indicaram usar só ônibus e foi A DICA DE OURO da minha viagem. Viajando em 4 pessoas ficaria mais barato alugar carro grande ou usar o trem e uber/taxi, considerando que teria que achar apartamentos ou hotéis com estacionamento?
Desculpa se encho vocês de perguntas, mas realmente não é uma viagem tão fácil de planejar. Agradeço por todas as informações que puderem me passar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Infelizmente essa é uma área que a gente não domina.

Mas encontrei uma agência especializada muito bem comentada no TripAdvisor, se você não quiser comprar os tours de repente pode só fazer uma consultoria:

https://www.accessiblemadrid.com/es/tours/tours-de-1-dia

silvia
silviaPermalinkResponder

Bah, que legal o site! Muito obrigada pela ajuda!!

Diego Lopes
Diego LopesPermalinkResponder

Olá. Viajarei a turismo para casq de meu pai em Madri, pórem farei conexão em ROMA ( Aeroporto FCO), terei que aguardar por 20 hs, pretendo passear pela cidade e dormir em um hotel, mimha dúvida é : Eu poderei sair do aeroporto? A documentação necessária para imigração é a mesma solicitada pela Espanha? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! Você vai fazer imigração em Roma e vai poder sair do aeroporto. As exigências são as mesmas em todo o Espaço Schengen. O vôo de Roma a Madri será doméstico.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Boa noite, Boia!
A minha filha vai passar dois ou três meses na Espanha para aprimorar o espanhol.
Por algum motivo, ela não quer ficar em Madrid.
Pode me me dar uma orientação?
Obrigado,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria!

Salamanca é encantadora e, por ser uma cidade universitária, é bastante escolhida por quem quer estudar espanhol. É mais ou menos a Coimbra da Espanha. (E está a poucas horas de Coimbra, de ônibus.) Agora está ligada por trem de alta velocidade a Madri. De lá é fácil também fazer bate-voltas a Segovia e Ávila.

Vitor
VitorPermalinkResponder

Tenho que concordar com a Bóia! Salamanca é incrível. Fiz meu intercâmbio lá e foi sensacional. Mega recomendo

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Obrigado?

Ilana Diamant
Ilana DiamantPermalinkResponder

Olá! estou organizando uma viagem entre Lisboa, Madrid e Andaluzia seguindo todas suas recomendações porque achei seu site muito confiável e explicativo.
Gostaria de sua opiniao a respeito: Venho de Lisboa pela TAP para Madrid (Barajas) com previsão de pouso às 23:50. Quero pegar um trem Madrid para Sevilha no dia seguinte após o café da manha. Gostaria de dormir em algum hotel prox a Estação de Atocha para agilizar o horário do trem para Sevilla. Minha duvida é a seguinte: Qual melhor forma custo/beneficio de sair de Barajas e chegar prox a Atocha sendo 2 pessoas com 1 mala cada um neste horário noturno. Visto que o último trem para Atocha seria 00:20 e acho inviável pega-lo. E o onibus me deixaria na Plaza Cibeles. Onde dormir entao ? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ilana! Puxa vida, você devia ter comprado a passagem até Sevilha, a TAP voa de Lisboa para lá. Provavelmente sairia o mesmo preço.

Se você não quer ir de táxi para a cidade, pode dormir essa noite num hotel dos arredores do aeroporto, que oferecem traslado. Daí no dia seguinte você pega o trem para Atocha e lá o trem para Sevilha.

Dois bons hotéis, na faixa de 100 euros, com trânsfer gratuito de/para o aeroporto, são o Clement e o Täch. Já o Air Rooms Madrid fica dentro do aeroporto (no terminal 4) e está na faixa de 150 euros.

Ir de ônibus até Cibeles não vai valer a pena. Você vai chegar no meio da madrugada, daí vai ter que pegar um táxi para o hotel de todo jeito.

Para você comparar custos: um táxi de Barajas para a zona central de Madri (Atocha incluída) sai 30 euros, tabela fixa, malas incluídas.

ROBERTA
ROBERTAPermalinkResponder

Olá Bóia. Passo para agradecer a excelente dica de hospedagem na região da Plaza Santa Ana. Que lugar agradável, sempre movimentado, bonito, perto de tudo, muito bacana mesmo. Fiquei em um apartamento ótimo logo ao lado da praça, na Calle Huertas(apartamento Madri Huertas), e foi perfeito. Melhor ainda deve ser ficar nos hotéis Rom Mate Alicia ou Miau na própria praça. Segui todas as suas dicas da Espanha e deu tudo certo. Que país fantástico e acolhedor. Sempre grata.

Fabyo Só
Fabyo SóPermalinkResponder

Bom dia! Gostaria de conhecer Lisboa e Madri. Lendo as postagens e as dicas maravilhosas do Freire, creio que seria melhor eu ir a Madri e conhecer algumas cidades mais próximas que me interessam, como Aranjuez e Toledo e depois ir a Lisboa. Que tipo de transporte eu deveria escolher para ir de Madri a Lisboa? Ou talvez teria trem que passasse por Fátima? Saio de Porto Alegre, solito nomás. Será que consigo fazer esse roteiro "Madri-Aranjuez-Salamanca-Fátima-Lisboa" em cinco dias? Gracias pelas dicas e sucesso prá vocês todos do site!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fábio! Entre Madri e Lisboa use o avião.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Boia, boa tarde!
Entrando na Europa no dia 28/8 e saindo de lá no dia 27/11, fica dentro do limite correto de tempo obrigatório para nós brasileiros?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! Sim. Podemos ficar 90 dias corridos. Veja comentário abaixo do Neftalí.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Cuidado, pois tanto agosto como outubro tem 31 dias. Você vai ficar ilegal!
3 meses não é igual a 90 dias. Falo isso por experiência própria.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Por isso a minha preocupação.
A passagem já está comprada e paga...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! O quanto antes você alterar, menos caro sairá.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Pois é, mas não fui eu quem deu causa, ao contrário, me preocupei tanto que trouxe a dúvida pra cá.
A agência, que conheci no VnV à lenha ficou de ver na LATAM na segunda-feira.
Vamos aguardar...

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Tudo resolvido.
Na verdade, eu ‘acho’ que a própria LATAM fez a alteração sem custo.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ótimo, Zé Maria!

Denival Gonçalves

Olá, pretendo ir para Madrid/Barcelona em Novembro. Gostaria de saber, se as praias de Barcelona ( ou de qualquer região da Espanha ) são dignas de mudar a data da viagem para o verão, visto que Novembro é inverno ?? Outra dúvida, não falamos espanhol e inglês, dá para se virar por lá sem passar apuros ??? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denival! A gente tem tanta praia no Brasil, não vale a pena gastar tempo e dinheiro com praia numa primeira viagem à Europa.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Bom dia, Bóia!
Vou fazer esse passeio de carro pela Andaluzia, sugerido pelo VnV.
Devolvendo o carro, eu consigo um voo low cost de Granada para Lisboa?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! Só via Madri. Direto tem de Málaga. Tap e Iberia/Vueling têm tarifas camaradas para compras com boa antecedência.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Ok?

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Bóia, eu consigo amarrar Andaluzia ou parte dela de carro e depois voar pra Lisboa de low cost onde vou ficar uns 6 dias e de onde volto pro Brasil?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! O ideal teria sido comprar a passagem com esse último trecho (Sevilha-Lisboa ou Málaga-Lisboa ou mesmo Granada-Lisboa via Madri) incluído na sua passagens transcontinental.

Como você já comprou a passagem internacional, compre Granada-Lisboa via Madri pela Vueling/Iberia, ou Sevilha-Lisboa pela TAP, ou ainda Málaga-Lisboa pela TAP.

Márcia Bertaia

Olá, estou programando uma viagem para Itália, você indicaria site para reservas de hotel?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia! Neste post temos dicas de roteiro e hospedagem:

https://www.viajenaviagem.com/2018/04/roteiros-italia/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar