Madri

Europa com o pé direito
Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Dicas de Madri | Quando ir | Como chegar | Onde ficar | Onde comer | O que fazer

Bienvenido, bienvenida a Madri! Você vai desembarcar num dos aeroportos mais bonitos do mundo. Ou será que você vai chegar de trem? Dá no mesmo: a Puerta de Atocha também deve ser uma das estações mais bonitas do mundo.

Tem gente que faz de Madri só uma escala breve. Mesmo com essa recepção! Ficam poucos dias, logo seguindo a outros lugares da Espanha ou da Europa.

É desfeita recusar tanta oferta de museus e centros culturais. Numa cidade com Velázquez no Museu do Prado e Marcelo no Santiago Bernabéu!

E as tapas? Ficando pouco tempo ninguém consegue decidir o que é melhor, tortilla de patata mais cozida ou mais molhadinha, sangria ou tinto de verano...

Você, que não vai embora tão depressa, vai conhecer a Madri desde o tempo dos Austrias até o nosso presente. De dia, vai bater perna entre palácios; à noite, vai ver o fervo entre Chueca e Malasaña.

E ainda vai poder colorir a sua estadia fazendo bate-voltas para cidadezinhas cheias de história e de charme.

Mesmo que depois você siga a outros destinos, esteja certo: Madri vai ser um dos pontos altos do seu giro pela Europa.

270 comentários

silvia
silviaPermalinkResponder

Olá. Viajo sempre com meu pai, que é idoso e usa um scooter elétrico para se locomover. Sempre procuro dicas e me informo muito antes das viagens porque quero tornar tudo mais fácil e confortável para ele. Neste ano temos férias nos primeiros 20 dias de novembro, e em função do clima, especialmente chuva, que atrapalha no uso do scooter, pensei em ir para a Espanha, começando por Madrid, já que seria o lugar teoricamente mais frio e chuvoso. Como temos 20 dias, dá para fazer vários passeios, mas vocês poderiam me dizer onde não ir em função de muitas lombas, calçamentos irregulares... para ele quanto melhor pavimentado e mais plano o calçamento, melhor. Em Lisboa apanhamos um bocado... Fico em dúvida sobre cidades mais medievais ou muradas... Outra questão seria o transporte público. Em Paris vocês me indicaram usar só ônibus e foi A DICA DE OURO da minha viagem. Viajando em 4 pessoas ficaria mais barato alugar carro grande ou usar o trem e uber/taxi, considerando que teria que achar apartamentos ou hotéis com estacionamento?
Desculpa se encho vocês de perguntas, mas realmente não é uma viagem tão fácil de planejar. Agradeço por todas as informações que puderem me passar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Infelizmente essa é uma área que a gente não domina.

Mas encontrei uma agência especializada muito bem comentada no TripAdvisor, se você não quiser comprar os tours de repente pode só fazer uma consultoria:

https://www.accessiblemadrid.com/es/tours/tours-de-1-dia

silvia
silviaPermalinkResponder

Bah, que legal o site! Muito obrigada pela ajuda!!

Diego Lopes
Diego LopesPermalinkResponder

Olá. Viajarei a turismo para casq de meu pai em Madri, pórem farei conexão em ROMA ( Aeroporto FCO), terei que aguardar por 20 hs, pretendo passear pela cidade e dormir em um hotel, mimha dúvida é : Eu poderei sair do aeroporto? A documentação necessária para imigração é a mesma solicitada pela Espanha? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! Você vai fazer imigração em Roma e vai poder sair do aeroporto. As exigências são as mesmas em todo o Espaço Schengen. O vôo de Roma a Madri será doméstico.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Boa noite, Boia!
A minha filha vai passar dois ou três meses na Espanha para aprimorar o espanhol.
Por algum motivo, ela não quer ficar em Madrid.
Pode me me dar uma orientação?
Obrigado,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria!

Salamanca é encantadora e, por ser uma cidade universitária, é bastante escolhida por quem quer estudar espanhol. É mais ou menos a Coimbra da Espanha. (E está a poucas horas de Coimbra, de ônibus.) Agora está ligada por trem de alta velocidade a Madri. De lá é fácil também fazer bate-voltas a Segovia e Ávila.

Vitor
VitorPermalinkResponder

Tenho que concordar com a Bóia! Salamanca é incrível. Fiz meu intercâmbio lá e foi sensacional. Mega recomendo

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Obrigado?

Ilana Diamant
Ilana DiamantPermalinkResponder

Olá! estou organizando uma viagem entre Lisboa, Madrid e Andaluzia seguindo todas suas recomendações porque achei seu site muito confiável e explicativo.
Gostaria de sua opiniao a respeito: Venho de Lisboa pela TAP para Madrid (Barajas) com previsão de pouso às 23:50. Quero pegar um trem Madrid para Sevilha no dia seguinte após o café da manha. Gostaria de dormir em algum hotel prox a Estação de Atocha para agilizar o horário do trem para Sevilla. Minha duvida é a seguinte: Qual melhor forma custo/beneficio de sair de Barajas e chegar prox a Atocha sendo 2 pessoas com 1 mala cada um neste horário noturno. Visto que o último trem para Atocha seria 00:20 e acho inviável pega-lo. E o onibus me deixaria na Plaza Cibeles. Onde dormir entao ? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ilana! Puxa vida, você devia ter comprado a passagem até Sevilha, a TAP voa de Lisboa para lá. Provavelmente sairia o mesmo preço.

Se você não quer ir de táxi para a cidade, pode dormir essa noite num hotel dos arredores do aeroporto, que oferecem traslado. Daí no dia seguinte você pega o trem para Atocha e lá o trem para Sevilha.

Dois bons hotéis, na faixa de 100 euros, com trânsfer gratuito de/para o aeroporto, são o Clement e o Täch. Já o Air Rooms Madrid fica dentro do aeroporto (no terminal 4) e está na faixa de 150 euros.

Ir de ônibus até Cibeles não vai valer a pena. Você vai chegar no meio da madrugada, daí vai ter que pegar um táxi para o hotel de todo jeito.

Para você comparar custos: um táxi de Barajas para a zona central de Madri (Atocha incluída) sai 30 euros, tabela fixa, malas incluídas.

Jacqueline Paes

Olá Ilana, acabo de retornar da Espanha. Ratifico o que a bóia disse: taxi para o aeroporto são 30 euros fixos. Tem um hotel em frente à Atocha que é muito bom. Prefiro hospedar-me na Chueca, mas no caso de precisar sair de trem cedo, esse é perfeito. Only You Hotel Atocha.

ROBERTA
ROBERTAPermalinkResponder

Olá Bóia. Passo para agradecer a excelente dica de hospedagem na região da Plaza Santa Ana. Que lugar agradável, sempre movimentado, bonito, perto de tudo, muito bacana mesmo. Fiquei em um apartamento ótimo logo ao lado da praça, na Calle Huertas(apartamento Madri Huertas), e foi perfeito. Melhor ainda deve ser ficar nos hotéis Rom Mate Alicia ou Miau na própria praça. Segui todas as suas dicas da Espanha e deu tudo certo. Que país fantástico e acolhedor. Sempre grata.

Fabyo Só
Fabyo SóPermalinkResponder

Bom dia! Gostaria de conhecer Lisboa e Madri. Lendo as postagens e as dicas maravilhosas do Freire, creio que seria melhor eu ir a Madri e conhecer algumas cidades mais próximas que me interessam, como Aranjuez e Toledo e depois ir a Lisboa. Que tipo de transporte eu deveria escolher para ir de Madri a Lisboa? Ou talvez teria trem que passasse por Fátima? Saio de Porto Alegre, solito nomás. Será que consigo fazer esse roteiro "Madri-Aranjuez-Salamanca-Fátima-Lisboa" em cinco dias? Gracias pelas dicas e sucesso prá vocês todos do site!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fábio! Entre Madri e Lisboa use o avião.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Boia, boa tarde!
Entrando na Europa no dia 28/8 e saindo de lá no dia 27/11, fica dentro do limite correto de tempo obrigatório para nós brasileiros?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! Sim. Podemos ficar 90 dias corridos. Veja comentário abaixo do Neftalí.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Cuidado, pois tanto agosto como outubro tem 31 dias. Você vai ficar ilegal!
3 meses não é igual a 90 dias. Falo isso por experiência própria.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Por isso a minha preocupação.
A passagem já está comprada e paga...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! O quanto antes você alterar, menos caro sairá.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Pois é, mas não fui eu quem deu causa, ao contrário, me preocupei tanto que trouxe a dúvida pra cá.
A agência, que conheci no VnV à lenha ficou de ver na LATAM na segunda-feira.
Vamos aguardar...

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Tudo resolvido.
Na verdade, eu ‘acho’ que a própria LATAM fez a alteração sem custo.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ótimo, Zé Maria!

Denival Gonçalves

Olá, pretendo ir para Madrid/Barcelona em Novembro. Gostaria de saber, se as praias de Barcelona ( ou de qualquer região da Espanha ) são dignas de mudar a data da viagem para o verão, visto que Novembro é inverno ?? Outra dúvida, não falamos espanhol e inglês, dá para se virar por lá sem passar apuros ??? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denival! A gente tem tanta praia no Brasil, não vale a pena gastar tempo e dinheiro com praia numa primeira viagem à Europa.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Bom dia, Bóia!
Vou fazer esse passeio de carro pela Andaluzia, sugerido pelo VnV.
Devolvendo o carro, eu consigo um voo low cost de Granada para Lisboa?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! Só via Madri. Direto tem de Málaga. Tap e Iberia/Vueling têm tarifas camaradas para compras com boa antecedência.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Ok?

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Bóia, eu consigo amarrar Andaluzia ou parte dela de carro e depois voar pra Lisboa de low cost onde vou ficar uns 6 dias e de onde volto pro Brasil?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! O ideal teria sido comprar a passagem com esse último trecho (Sevilha-Lisboa ou Málaga-Lisboa ou mesmo Granada-Lisboa via Madri) incluído na sua passagens transcontinental.

Como você já comprou a passagem internacional, compre Granada-Lisboa via Madri pela Vueling/Iberia, ou Sevilha-Lisboa pela TAP, ou ainda Málaga-Lisboa pela TAP.

Márcia Bertaia

Olá, estou programando uma viagem para Itália, você indicaria site para reservas de hotel?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia! Neste post temos dicas de roteiro e hospedagem:

https://www.viajenaviagem.com/2018/04/roteiros-italia/

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Bóia, dom dia!
Eu consigo me virar pela Andaluzia só com o Waze ou é melhor levar o GPS?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! Use o google maps ou o waze do celular.

Claudia Pan
Claudia PanPermalinkResponder

Boa noite, pretendo ir de Madri a Barcelona em bate e volta de trem de alta velocidade. Será possível? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Possível é. Mas é um desperdício de dinheiro, umas horas em Barcelona não substituem uma viagem de verdade a Barcelona. Um dia vocâ vai ter que pagar de novo para visitar a cidade direito. E vai deixar de ver coisas próximas a Madri que farão falta também.

José Pedro Lima

ola bom dia, estou indo de Lisboa para Madrid em outubro e depois irei de Madrid para Barcelona e gostaria de ir de trem, porém não estou conseguindo comprar as passagens, poderia me informar se existe alguma restrição por causa da data, farei esta viagem entre 15/10/2018 e 20/10/2018, e também podeira me indicar um site seguro.

grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Pedro! Muitos leitores têm reclamado disso. Há duas hipóteses: ou todos os trens já estão vendidos (achamos difícil), ou ainda não foram postos no sistema, por ser tratar do feriado de 12 de outubro. Não conseguimos confirmar nenhuma das hipóteses, mas acreditamos na segunda. Se você não tem nervos para esperar, compre uma passagem de ônibus ou de avião.

Simone Cavalcante

Pretendo estar em Madri em 25/10/18 e quero levar meu filho para assistir o jogo Atlético Madrid x Barcelona. Onde já posso comprar os ingressos com segurança?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! O site oficial do Atlético:

https://en.atleticodemadrid.com/tickets/

Paulo Almeida
Paulo AlmeidaPermalinkResponder

Olá Bóia,
Terei 9 dias em Madrid no mês de ABR/19.

Fiz uma pesquisa Madrid/Barcelona e pela Vueling achei passagens mais baratas que na RENFE ( só mostra 4 meses a frente).

Cada um vai com uma mala de no máximo 23kg.
Li vários posts mais antigos sobre o assunto aqu ino VnV.

Atualmente vc acha mais jogo ir de avião apesar de todo aquele lenga lenga dos aeroportos?

Vc pode colar link de bate volta em Madrid, por gentileza?

Abs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo!

De trem é mais rápido e menos estressante, mas as passagens promocionais só aparecerão no ano que vem. É uma decisão pessoal, porque não dá para saber que tarifa você conseguirá no trem.

O link para bate-voltas em Madri está na página O que fazer em Madri, mas eu adianto para você:

https://www.viajenaviagem.com/2018/08/madri-bate-voltas

graça
graçaPermalinkResponder

Boa noite,Bóia!
Vou à Lisboa em janeiro,gostaria de ir à Fatima, Coimbra e Porto.Qual o melhor custo benefìcio para fazer este percurso, visto que somos em 4 e temos malas.Lembrando que sigo para Madri.

Att

Graça

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Graça! De Lisboa a Fátima, ônibus. De Lisboa a Coimbra, trem. De Fátima a Coimbra, ônibus. De Coimbra ao Porto, trem. Do Porto a Madri, avião. Do Porto a Lisboa, trem. De Lisboa a Madri, avião. Viaje leve.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2018/07/viagens-de-carro-pegadinhas/
https://www.viajenaviagem.com/2018/06/malas-viaje-leve/
https://www.viajenaviagem.com/2018/07/roteiros-portugal/

vanessa
vanessaPermalinkResponder

Ola Boia,
acompanho este blog desde sempre!! Já utilizei seus roteiros diversas vezes e sempre foram ótimos. Estou precisando de uma dica. Estarei em Madrid do dia 20 a 27/12 e até agora não consegui elaborar um roteiro para os dia 24 e 25 (tudo fechado). Pensei em ir para Segovia no dia 24, mas 25 está dificil. Alguma sugestão? Estarei de carro e somos 3 adultos, 1 adolescente e 1 bebê

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Vai ser um perrengue e tanto estar de carro em Madri. Você vai gastar menos e se incomodar muitíssimo menos se andar de transporte público e Uber, mesmo com o tamanho do seu grupo. Nos feriados, bate-voltas são ideais, sobretudo quando não há visitas imperdíveis a museus.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/madri/o-que-fazer-madri/

Mariane
MarianePermalinkResponder

Olá estou indo a Espanha e estou na dúvida. Lá precisa da vacina de febre amarela para entrar??? Não encontro está informação no consulado.... obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariane! Só é preciso a vacina para viajar a países tropicais. Mas se você ainda não fez a sua, faça (ou tire seu certificado de isenção), porque ela é necessária inclusive para viver no Brasil sem risco de contrair febre amarela.

https://www.viajenaviagem.com/2017/10/vacina-febre-amarela-viagem/

Lucila Assumpção

Olá! Vc sabe me dizer se não há mais ônibus de Madri para Segovia? Era a La Sepulvedana que fazia esse trajeto mas não encontro essa opção mais, acho que pararam de fazer esse trajeto. Não existe nenhuma cia de ônibus que faz até Segovia? Só trem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucila! A Avanza Bus vai da rodoviária Moncloa a Segóvia em 1h20.

https://www.avanzabus.com

Paulo Almeida
Paulo AlmeidaPermalinkResponder

Todas as dicas de Madrid aqui na palma da mão. Só andar.
Vlw VnV, vlw Bóia, vlw Ricardo.

Paulo Almeida
Paulo AlmeidaPermalinkResponder

Obrigado de novo ao VnV.

O roteiro está perfeito. Usei bastante e complementei com minhas andanças por Madrid.
Queria deixar uma dica quanto aos Outlets. Fomos no Las Reynes e no de Las Rozas. Têm coisas diferentes. Camisas do Real Madrid na Adidas por 20.00 euros. Claro que não são as mais cobiçadas, mas é uma opção e a chance de encontrar algum modelo mais antigo. O lugar mais caro, obviamente, é na Adidas do Santiago Bernabeu. Há camisas diferentes tanto no Centro de Madrid, na Adidas e no El Corte Inglês, assim como nos outlets. Meu filho queria uma preta específica de treino, então no dia a dia dos passeios já passava nas lojas para dar uma olhada.
Se tiverem tempo vale a visita. Tem ônibus saindo de Mocloa para o de LasReynes - 152C-181-183-185. Saindo do metrô, já dentro do terminal, há um balcão de informações em Mocloa.
Para Las Rozas fomos de trem, saindo de Atocha.

Wanda Bazotti
Wanda BazottiPermalinkResponder

Adorei as dicas
Vivendo e aprendendo

Renan
RenanPermalinkResponder

Obrigado pelas dicas.
Acabamos de voltar de 14 dias pela Espanha .De Madri fizemos todos bate e volta sugeridos, mais San Lorenzo del Escorial. Córdoba se tornou porta de entrada para a Andaluzia. Foram dois dias em cada cidade: Córdoba, Sevilha e Granada, com retorno para Madri via Talgo. Roteiros, entradas e passagens antecipadas seguindo as dicas tornaram a viagem redondinha.
Mais uma vez, obrigado.

Andre
AndrePermalinkResponder

Olá, estou viajando a Paris via madrid irei ficar apenas 7 dias, estou a 4 dias de embarcar e só agora vi que meu passaporte só tem mais um mês de validade. Vou ter problema de fato na imigração ? Pois se pede 3 meses de validade. Pois já não tenho tempo hábil para fazer outro passaporte. Sabe dizer se é possível viajar assim ? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Infelizmente pode ter problemas sim. A regra da União Européia é de passaporte válido por 3 meses além da data prevista de saída da Europa. Tente fazer um passaporte em regime de urgência ou adie a viagem para quando tiver o passaporte novo.

https://www.viajenaviagem.com/2018/07/check-list-viagem-parte-1/

Fabiana campos

Boa noite,gostaria de uma informação mês q vem viajo para Espanha,eu,meu esposo,minha filha de 8 anos (que tem passaporte Espanhol ),e meu filho de 15 anos q e fruto do meu primeiro casamento,a pergunta é, quando chegarmos na imigração devemos passar por qual guinchar?,outra dúvida estamos indo com reserva em hotel,dinheiro em.mãos,seguro viagem,porém ainda assim tenho receio,por ela ser Espanhola e ser de Menor?qual a porcentagem de entrarmos sem problema em Madrid?,ja q não vamos falar q vamos pra
ficar e sim para passeio para q ela conheça o país q Nasceu.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiana! Vocês entram em família, na fila dos não-europeus.

Veja os documentos necessários para passar com tranqüilidade:
https://www.viajenaviagem.com/2019/03/brasileiros-barrados-europa/

Cassia Kahwage

Olá meu amigo Ricardo
Eu adora suas dicas, são valiosas! Parabéns, o site a maravilhoso e canal do youtube é simplesmente O MELHOR! Gostaria que me ajudasse vou a Madri em agosto chego dia 21.08 as 23:55 e retorno dia 25.08 12:20 (horários de voos), como faco as reservas do do hotel de 21 à 25 ou de 22 à 25?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cassia! 21 a 25. Mande um email avisando que você vai chegar depois da meia-noite.

Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar