Machu Picchu limita visitantes; ingressos só são vendidos online

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Disponibilidade em Machu Picchu - julho

Quem avisou foi a querida Lu Malheiros, que além de fazer um post no seu Dividindo a Bagagem, deixou um recadinho na caixa de comentários.

Seguindo (ma non troppo) recomendações da Unesco, o sítio arqueológico reduziu o acesso a 2.500 visitantes por dia (a Unesco advoga 917). E para que isso seja respeitado, a partir desta semana só se pode entrar no parque com ingresso comprado antecipadamente pela internet.




A venda é feita pelo site MachuPicchu.gob.pe. Estão abertas as vendas até o fim do ano (mas lembre-se de que a época das chuvas começa em novembro). Clique em "consultas" para ver a disponibilidade. Não há mais vagas para esta semana, mas agosto ainda está tranqüilo.

Comprando no siteLista de agências que podem comprar o ingresso (veja no site)

Para comprar é preciso usar um cartão de crédito Visa integrado ao sistema Verified by Visa. Ou seja: é provável que os cartões que dão galho nos sites de trem na Europa tenham problemas aqui também. Há duas alternativas: comprar por intermédio de uma agência de viagem local (clique em "consultas" e, ao pé da página, em "agencias de viaje", que aparece uma lista, com sites e emails) ou deixar para comprar quando você estiver no Peru -- porque depois de comprar pela internet você ainda tem seis horas para pagar pessoalmente num banco credenciado. Esta alternativa não é recomendável nos meses de julho e agosto, altíssima temporada de visita.

Segundo este site, o limite de 2.500 pessoas por dia nem é tão draconiano assim; só em julho e agosto os visitantes estourariam este número se não houvesse a restrição.

Obrigado pela dica, Lu!

Leia também:

Mudança na compra de ingressos para visitar Machu Picchu, por Lu Malheiros

MachuPicchu.gob.pe

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


182 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Carol
CarolPermalink

Olá, Renato!
Estive nessas bandas em dezembro/11, portanto, baixa estação. Não que 6 dias por lá sejam demais. De repente vc poderia considerar onhecer outros lugares no Peru, como Arequipa por exemplo.
Bom, qto as suas perguntas:

- Lima/Cusco/Lima: Meu voo com milhas pela TAM foi comprado fazendo Salvador - Cusco. Sendo assim, Lima foi apenas uma conexão. Não sei te informar sobre essa taxa.
- A passagem de trem Cusco - Águas, pela Perurail, deve ser comprada pelo site e é só imprimir e levar no momento do embarque. Tive dificuldade para comprar com cartão, mas mandei email e fui prontamente atendida.
- De Águas para a entrada de Machu existem ônibus saindo constantemente. Vc pode comprar em Cusco ou em Águas. Comprei no dia, cedo, e não tive problemas. Como vc estará indo na alta estação deve considerar comprar antes ou levantar bem cedo p/ comprar na hora. Águas é pequena e vc não terá problemas para identificar o guichê (q fica próximo aos ônibus).
- Mais informações sobre o funcionamento do Parque, sugiro acessar o site: http://www.machupicchu.gob.pe/
Acho interessante chegar cedo, antes das excursões. Umas 6 horas lá dentro foram suficiente para mim (contando que subi o Huaynapicchu).

Viagem linda!

Sds!

Gerson
GersonPermalink

Renato Lago
Não resisto em dar uns palpites também.
Como a Lu disse, acho interessante vç pernoitar em Ollantaytambo.
A cidade e as ruinas são interessantes ( já é um treino).
O hotel Wiracocha Inn(US 65) é bem em frente as ruinas, tem uma gerente muito prestativa, e simpática.
Eu fui em junho de 2010, e agi da seguinte maneira:
Em Cusco combinamos ( eu e espôsa) com um taxista( que anotei nome e placa do carro e deixei com o hotel, passando tb por e-mail para minha filha, em S.Paulo).
Por uma importância entre 50/60 dolares, êle nos apanhou no hotel de Cusco parou em pelo menos 3 pontos de interêsse, e deixou-nos por volta das 16 horas em Ollantaytambo, onde no mesmo dia visitamos as ruinas.
Por sermos já da 4a. idade dormimos tb em Aguas Calientes e só subimos(depois do povão) por volta das 8 horas ( antes do trem chegar).
Foi tudo muito tranquilo, ônibus e entrada no parque sem filas.
Tire um dia de Lima q vç não vai se arrepender. Se conseguir tente reservar no primeiro banco do auto-trem para ver e fotografar melhor.

Jackie
JackiePermalink

Poxa, deixei duas respostas aqui ontem (pro Mendonça e pro Renato) e sumiram... Mimimimi.....
Abs,

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Jackie,
Dá uma olhada na página anterior! wink

Jackie
JackiePermalink

Oi, Lu. Eu tinha olhado lá e não estavam aparecendo, mas vi pelo Ipad, vai ver é problema com os "cookies" ou com a cuca, a minha cuca, mesmo rsrrs
Aqui no computer tá aparecendo.
Obrigada!
bjs,

Jackie
JackiePermalink

Olá bóia, obrigada,

eu tinha visto no Ipad, aqui no computador aparecem.
Vou checar lá no bichinho.
Obrigada!

Renata Boechat
Renata BoechatPermalink

Boa Noite a todos,

Preciso de ajuda e algumas dicas, que me serão preciosas:

Pretendo ir ao Peru durante a semana santa, e só tenho sete dias, se alguém pudesse me sugerir um roteiro enxuto conhecendo o Machu Picchu eu agradeço
Minha intenção seria a de ficar pelo menos uma noite em Lima na ida, e uma noite na volta, o que vocês me dizem?

Agradeço,
Renata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Neste mesmo post, na página anterior de comentários, você encontra uma enorme conversa sobre roteiro no Chile. Decalque seus sete dias de lá:

https://www.viajenaviagem.com/2011/07/machu-picchu-limita-visitantes-ingressos-agora-sao-vendidos-online/comment-page-1/#comment-190190

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Renata,
Você tem 7 dias contando com os dias de viagem? É preciso ver com atenção os vôos que você terá disponível. Na melhor das hipóteses:
Dia 1)Ida para Cuzco. Dependendo de onde você sair e das opções de vôos talvez seja melhor fazer um stopover em Lima (= descer em Lima e dormir lá). Se não me engano,a TACA tem um vôo direto de Guarulhos para Lima que chega perto das 10h.
Dia 2)Cuzco - Melhor não marcar nada no 1o. dia por conta do mal da altitude. Se estiver bem, dê uma volta na cidade.
Dia 3)City tour pelos arredores de Cuzco.
Dia 4) Visita ao Vale Sagrado - Dormiria em Ollantaytambo e sairia cedo, no outro dia, para Machu Picchu.
Dia 5) Machu Picchu - De lá, voltaria para Cuzco
Dia 6) De Cuzco para Lima ou mais um tempo em Cuzco
Dia 7) Vôo de Lima ou Cuzco para seu destino
Acho que muita coisa depende dos seus horários de vôo/ preço de passagem/tempo de viagem. Até onde eu sei, não há vôos diretos para Cuzco, todos param em Lima com maior ou menor tempo de conexão.
E como a D. Bóia disse, há bastante coisa sobre essa viagem na página anterior. Dê uma olhada lá e veja outras sugestões.
Um abraço

Carolina
CarolinaPermalink

Oi pessoal. Estive em Machu Picchu em novembro do ano passado e foi uma viagem um tanto conturbada, principalmente por causa das informações desencontradas que tive aqui no Brasil sobre a venda de ingresso para o santuário e do péssimo serviço da LAN. Se eu puder ajudar alguém com o meu relato já vale.

Fiz um roteiro redondo, mas perigoso (já que era fechadinho - mas quem não tem tempo tem que se virar, né?)- Chegaríamos em Cusco no sábado de tarde, já iríamos conhecer as ruínas em redor de Cusco. Domingo contratamos um taxi para nos levar pelo Vale Sagrado, até Olantaytambo, de onde pegaríamos o trem a noite para Águas Calientes (esse logística foi excelente!). Dormiríamos em Águas Calientes para chegar em Machu Picchu segunda bem cedinho. Depois pegaríamos o trem de volta para Cusco, para aproveitar mais um pouquinho de Cusco e terça já estaríamos no avião de volta para o Rio. Ufa!

Como eu tinha lido que o ingresso para Machu Picchu só era vendido online, passei a semana antes da viagem inteira tentando comprar o mesmo no (danado) do site. Não consegui comprar de jeito nenhum. Tentei o cartão de crédito de toda a minha familia e nada... Nos dois últimos dias eu até chorava de raiva! Pois bem que na véspera da viagem, meu marido descobriu que tinha um ponto de venda em Cuzco, mas segundo o site, ele ficava aberto apenas de segunda a sexta. Entrei em contato com uma agencia de turismo e resolvi comprar o ingresso por intermédio deles (mais caro, claro!.
Long story short: Depois de atrasar mais de 4 horas, nosso voo de Lima para Cusco teve que retornar, depois de quase uma hora de viagem "devido a problemas técnicos" para Lima, onde tivemos que passar a noite, e embarcaríamos para Cusco somente no dia seguinte.
Por sorte, no serviço de informação ao turista do aeroporto já havia nos informado que há sim um escritório de vendas de ingresso em Cusco, ele abre nos finais de semana e é possível comprar ingresso para o dia seguinte (note que fomos na baixa temporada). Se tivéssemos essa informação aqui, pouparia uma boa parte do estresse da viagem!! Perdemos uma parte da viagem por causa da lambança da LAN, mas ainda deu para visitar o Vale Sagrado e Machu Picchu. Só não deu para conhecer Cusco... sad

No final das contas, descobrimos que nosso roteiro estaria perfeito para quem vai em um feriado, que não se pode confiar nos serviços da LAN, que se vende ingresso para o Santuário em Cusco, sem problemas e que Machu Picchu (e o Vale Sagrado) é um dos lugares mais MARAVILHOSOS do mundo e vale qq sacrifício!!

Bjs

Izabella
IzabellaPermalink

Oi carolina, estou indo pra mp em julho. meu roteiro esta bem parecido com o seu, só acrescento puno.
vou comprar as passagens de trem na quarta e queria comprar as entradas pra mp tb através do site,por ser alta temporada nao quero arriscar pois estou vendo que na data que irei já foram vendidos muitos ingressos. duvida:
1 - vc sabe qual o problema do seu cartão?
1 - vc sabe qual o tipo é aceito?
3 - tem o contato da agencia que comprou?

desde ja antecipo agradecimentos

Marco Aurélio
Marco AurélioPermalink

Oi pessoal,
Preciso de inf. sobre a compra de ingresso para MP, já que o site do Ministério peruano está fora do ar.
Cara Carol ou Lu, se por acaso soberem onde localiza-se o escritório em Cuzco..., desde já agradeço.
Irei em 13 de maio e quero deixar as passagens e ingressos já comprados.
Obrigado

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Marco Aurélio,
Hoje, o site está no ar.
Estando em Cuzco, você pode pagar pelo ingresso nas agências do Banco de la Nación, na AATC (Asociación de Agencias de Turismo Cusco), na Calle Nueva Baja N° 424, na DirCetur, Calle Mantas S/N (A meia quadra da Plaza de Armas) e em outros lugares listados no site. Na AATC e na DirCetur só é possível pagar com cartão Visa ou Mastercard.
Lembre-se, porém, que a reserva do bilhete DEVE ser feita online e que ela é válida apenas por 6h (ingresso para Machu Picchu) ou 2h30 (Caminho Inca).
Um abraço,

Renata Boechat
Renata BoechatPermalink

Agradeço as informações, e a boa vontade de vocês,

Estou tentando montar o meu roteiro através delas,

Um abraço,

Renata

Renta de Queiroga
Renta de QueirogaPermalink

Oi ricardo, Estava em dúvida sobre o ingresso de acesso a Machu Picchu. Vi que tem 3 modalidades. Machupicchu, Machupicchu+Huaynapicchu ou Machupicchu+Montaña. Qual o melhor de comprar?

Jackie
JackiePermalink

Renata o melhor é o que for mais adequado pra vc. O negócio é o seguinte. Em Machu Picchu você tem as ruínas da cidade, que você vai ver em qualquer um dos 3 ingressos.
Mas você também pode subir uma das duas montanhas que aparecem ao fundo das clássicas fotos de Machu Picchu. A menor, é a montanã, e a menor é Wayna Picchu, ou Huayna Picchu. Mas a subida a qualquer uma das duas é controlada, tem número máximo de pessoas por dia, por isso há venda de ingressos pra uma ou outra.
A "graça" de subir nessas montanhas é a vista de Machu Picchu pelo alto. Em Wayna Picchu tem a "gran caverna" também, também obra dos incas, são duas rotas possíveis de se subir lá.
Eu subi Wayna Picchu e amei muito. É bem puxado e cansativo, mas a vista é linda, do vale com o rio e a cidade toda. A sensação é de estar no meio das nuvens. Se optar por Wayna Picchu, recomendo que compre o bilhete pro segundo grupo, das 10h. Assim vc chega em Machu Picchu cedo, visita a cidade quando ela está mais vazia e sobe às 10h, quando a cidade começa a encher com a chegada do trem de Cusco.
Além das duas montanhas que precisam de ingresso próprio vc pode subir, sem reservar, o caminho do sol, que é pro outro lado.
Bom, é isso. A decisão de subir é mesmo questão de gosto. A cidade mesmo, Machu Picchu vc vai ver com qq um dos 3 ingressos.
Abs,

REnata Queiroga
REnata QueirogaPermalink

Obrigadíssima Jackie. super esclarecedor!...
Renata Queiroga

Anderson Pimenta
Anderson PimentaPermalink

Existem as duas montanhas, Wayna Picchu e Huayna Picchu ou é pura confusão de nomes cometida pelas pessoas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anderson! Huayna Picchu ou Wayna Picchu são a mesma coisa smile

JANAINA
JANAINAPermalink

alguém já foi na festa do sol? recomendações?
valeu!!!

Alexandre
AlexandrePermalink

Pessoal,
Estou tentando comprar ingressos para Machu Picchu pelo seite e não consigo porque meu cartão não é Verified by Visa. Iremos visitar MP em 12/06. Gostaria de saber se tem outra forma de comprar o ingresso que não seja pelo site.
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alexandre! Entrando em contato com o seu hotel e pedindo para que indique uma agência.

Izabella
IzabellaPermalink

ola!
estou indo em julho, se encontrar alguma agencia favor me falar tb. estou com a mesma dificuldade sua.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Izabella e Alexandre,
O site oficial de turismo do Peru recomenda algumas agências de turismo http://www.peru.travel/br/planeje-sua-viagem-8-6 Sugiro que vocês entrem em contato com algumas delas.
Boa sorte! wink

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Pessoal, socorram-me pelo amor de Deus! A venda de ingressos de aceeso à Machu Picchu e o bilhete de trem da Peru Rail somente podem ser comprados com cartão Visa By Verified. Pelo que vi, somente cartões Bradesco tem essa tecnologia. O Que eu faço agora?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mendonça! Se o seu cartão não funcionar, recorra a uma das agências listadas no site.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Mendonça Júnior,
Para comprar o ingresso para Machu Picchu, só mesmo com um cartão Verified by Visa (no Brasil, emitido somente pelo Bradesco). Já para a compra do bilhete de trem, a Peru Rail aumentou as restrições. Você pode comprar com qualquer cartão, mas, caso ele não seja Verified by Visa ou Secure Code Mastercard, você poderá comprar o seu bilhete online, mas terá que ir até uma agência deles para retirá-lo (antes de embarcar, claro!). Devo dizer que, quando fui em 2009, também tive que retirar o bilhete em uma loja da Peru Rail. Não houve nenhuma dificuldade, mas é importante levar o cartão com o qual se fez a compra.
Como a Bóia sugeriu, você pode entrar em contato com agências de turismo para que elas providenciem essa compra. Há uma relação de agências no site oficial do turismo peruano http://www.peru.travel/br/planeje-sua-viagem-8-6
O comunicado da Peru rail na íntegra, segue abaixo:
Dear Passenger,
For security reasons we would like to inform you, PeruRail has a new security control system meaning that any purchase made with a credit card has to have verified by visa or securecode mastercard. We suggest to contact your bank in case you do not have this information. If you pass the security control system you will receive your e-tickets.
In case that your credit card does not have Verified by Visa, Securecode Mastercard or does not pass the security control, you will need to go to one of our Point of sale to pick up your ticket. Please consider that you must show your credit card used to purchase online and present identification. https://www.perurail.com/en/terms_and_conditions.php
• We suggest you to pick up your tickets in advanced.
• Please remember it is important that you present your train ticket upon boarding and arrive half an hour before the scheduled travel time.
For any further assistance please contact us:

reservas@perurail.com
Online Support
Call Center
Monday to Friday 24 hs
Saturday, Sunday, Holidays 7:00 a 20:00
00-51 084581414

Patricia
PatriciaPermalink

Quando comprei as passagens ano passado (agosto), como não possuía Verified by Visa, mandei um e-mail para a Perurail e eles pediram cópia do passaporte e do cartão, além do formulário de autorização de débito.

Pouco tempo depois recebi o bilhete por e-mail.

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Pessoal agradeço as informações.
Em relação à Peru Rail, tentei comprar os bilhetes no site e, como meu cartão não é Verified by Visa, óbio que não aprovou a compra. Contudo, assim que apareceu a mensagem da negativa da venda, a Peru Rail me enviou e-mail com a seguinte informação:

PRICE INFORMATION ABOVE IS SUBJECT TO CHANGE DEPENDING ON THE AVAILABILITY OF OUR TRAIN.

Attached we send you the Authorization form that must be filled and signed correctly by the cardholder in order to emit the train tickets, In order to make charges we need credit card copy and passport copy of cardholder.

CREDIT CARD ONLY
(MasterCard – Visa – American Express)

Remember please to scan the attached form after signing it. We also need the copy of your passport or ID as well as the front side of your credit card in order to charge you the reservation and issue the train tickets.

PAYMENT HAS TO BE MADE BEFORE JUNE 15th 2012

Baggage carriage Conditions

The travel ticket, allows the transport clients and their hand luggage (01 bag or backpack) with a weight of no more than 05kg/11lb and with a maximum size of 62 linear inches/157 cm (length + height + width), with the cars intended for this purpose. THE BLOCKADE OF THE OUTPUT IS PROHIBITED BY LAW. It is only allowed to transport large mass luggage in the case of trains which have a hold baggage; subject to the Conditions identified by PERURAIL.
The customer can hand carry a reasonable amount of medicines and personal items.
Before listing any item in your hand luggage, please make sure they are permitted by PERURAIL.
PERURAIL will charge a supplementary fee for excess baggage and may use a different transport rate for shipping.
It is recommended that the Customer not include any item of value (money, jewelry, and so on) Fragile or delicate objects. PERURAIL is not responsible for loss or breakage, and will not make any compensation.
Any claim about the baggage must be done immediately after the arrival of the train to the station.

Dear Passenger: Please make sure you have your entry ticket to Machu Picchu before your trip. For more information: www.machupicchu.gob.pe

Assim, vai ser possível a compra do ingresso, basta enviar a documentação requerida por eles e também cópia da documentação.
Em relação às entradas de Machu Picchu, não tentei comprar ainda, mas um amigo que foi ao Peru no ano passado disse ter conseguido com cartão visa BB, que não é verified by visa, mas é o que também vou tentar usar. Também vi diversos relatos de pessoas que conseguiram mesmo sem cartão verified by visa, tais como com cartões do itaú.
Quando tentar posto aqui no blog.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mendonça! O sistema "verified by Visa" é usado para compras na internet. "Ao vivo" os cartões passam sem problema.

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Sei disso Bóia. Não falei em comprar ao vivo. Falei em comprar pela internet sem o sistema Verified by Visa. O meu amigo tentou e conseguiu, por isso também vou tentar. Se conseguir, posto aqui.

Élio Almeida Carvalho
Élio Almeida CarvalhoPermalink

Olá! Novato no site.
Estou com passagem comprada de Salvador/Cuzco/Salvador no dia 23 de Junho. Como tenho que visitar alguns amigos em Lima, gostaria de ficar alguns dias lá e ir de ônibus para Cuzco. Minha dúvida: Se eu descer em Lima,terei algum problema no embarque de volta Cuzco/Salvador?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Élio. O seu vôo tem escala em Lima? É essa a questão?

Élio Almeida Carvalho
Élio Almeida CarvalhoPermalink

Tem sim, Bóia! Aliás parece que tem conexão, não sei! O voo é Taca 137 até Lima, chegando às 09:35 e sai outro voo de número Taca 11 para Cuzco, às 11:20. Preciso desta informação. Gostaria de ficar uns dias em Lima.
Aguardando resposta!! Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Élio. Não recomendamos ir de ônibus a Cusco. Você pode tentar adiar a segunda perna do seu vôo. Entre em contato com a cia. aérea. Provavelmente haverá uma multa pela remarcação do vôo.

Èlio Almeida Carvalho
Èlio Almeida CarvalhoPermalink

Bom dia, Bóia.
Muito obrigado pelas informações. Parabéns pelo site.

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

RELATO SOBRE AQUISÇÃO DE INGRESSOS PARA MACHU PICCHU E BILHETES DE TREM SEM CARTÃO VERIFIED BY VISA

Olá Bóia e demais amigos que participam desse blog. Conforme eu havia dito acima, estou voltando aqui para informar como foi minha experiência na compra dos bilhetes de trem e dos ingressos de acesso à Machu Picchu, já que não tenho cartão Verified by Visa.
Bem, meus cartões de crédito são do Banco do Brasil, portanto, repito, não são Verified by Visa, já que aqui no Brasil somente os cartões do Banco Bradesco possuem essa tecnologia. Mesmo assim resolvi tentar comprar os bilhetes de trem e os ingressos para Machu Picchu, já que — os que não sabem fiquem avisados — não se consegue lá, na hora, adquiri-los, salvo em alguns casos se quiser somente o ingresso de acesso ao parque, já que a quantidade de ingressos disponíveis para Huaynapicchu — que é o meu caso — é limitada a 200 por grupo, totalizando 400 ao dia.
Já os bilhetes de trem, esses é que são mais difíceis, pelo menos os melhores horários.
Então vamos lá.
Entrei no site da Peru Rail, escolhi os horários e fui seguindo as telas como se meu cartão fosse são Verified by Visa, no final de tudo, após colocar os dados do meu cartão de crédito Visa do Banco do Brasil e clicar em concluir, o sistema informou que meu cartão não tinha a tecnologia e não concluiu a compra.
Fiquei chateado e ao mesmo tempo desesperado pois minha viagem já está marcada para o dia 17 de julho. Contudo, assim que apareceu a mensagem da negativa da venda, a Peru Rail me enviou e-mail com a seguinte informação:

Estimado: FRANCISCO MENDONCA JUNIOR
Le informamos que su operacion no se ha podido realizar debido a que su tarjeta de credito no esta registrada en Verify by Visa o el SecureCode Mastercard. En las proximas 24 horas, nuestro ejecutivo de ventas Sandra Carrera scarrera@perurail.com estara poniendose en contacto con usted.
En PeruRail nos esforzamos por ofrecerle una experiencia unica de viaje y estamos dispuestos a apoyarlo en todo momento
Saludos,

Menos de 24h depois — salvo engano, foi no mesmo dia — recebi um e-mail de um dos atendentes da Peru Rail onde constavam os dados da minha reserva (a tentativa de compra inexitosa acabou se tornando uma reserva que estava aguardando o pagamento) e solicitava o envio, devidamente preenchido, de um formulário de autorização de compra no cartão de crédito que estava anexado à mensagem, juntamente com cópia do cartão de crédito, do Passaporte ou RG, e os dados dos passageiro. Vejam só a mensagem:

Buenos Días Sr. Mendonca, gracias por comunicarse con PeruRail. Le pedimos mil disculpas por los inconvenientes que ha tenido con nuestra página Web. He revisado su solicitud y ha sido posible confirmar los espacios que necesitaba.
Adjunto encontrará la Carta de Confirmación y un formulario de autorización de cargo a Tarjeta de Crédito por el total de la reserva, debe enviarnos por e-mail el formulario debidamente lleno a más tardar 30 días previos a la fecha de viaje con una copia de la tarjeta de crédito a ser usada para el pago y la copia del pasaporte o documento de identidad del titular de la tarjeta; también necesitaremos la información completa de los pasajeros (Nombres, Número de pasaporte o documento, fechas de nacimiento y nacionalidades) para poder emitir los tickets, los cuales serán enviados por e-mail.
No dude en comunicarse conmigo nuevamente en caso requiera mayor información o ayuda. Saludos!

Assim, enviei a documentação necessária e poucos minutos depois me foram enviados, também por e-mail os tickets.
DETALHE: os valores indicados na reserva constantes do primeiro e-mail que recebi apresentavam valores inferiores aos que estavam informados no site. Maravilha!!!!!!
DETALHE 2: Conforme constante nos trechos da mensagem acima indicada, é possível enviar a documentação e concluir a compra em até 30 antes da data marcada para a viagem. No meu caso, fiz a reserva em meados de maio e apenas confirmei a compra, enviando a documentação requerida, agora no começo de junho. Maracilha 2!!!!!!!!!

Em relação aos ingressos de acesso à Machu Picchu (adquiri o que dá acesso à Huaynapicchu – 2º grupo), o processo foi ainda mais fácil: fiz todos os procedimentos para aquisição através do site e, mesmo não tendo a tecnologia Verified By Visa, o sistema de pagamento deles aprovou minha solicitação.
Assim que coloquei todas as informações do cartão e conclui o processo, apareceu uma tela com o comprovante de pagamento onde havia a seguinte informação: “Respuesta: Pago Exitoso”. Maravilha 3!!!!!!!!!
Em seguida, tive que acessar o link “check-in” constante no site e colocar o número da reserva que o sistema retornou os ingressos de acesso. Foi só imprimir e pronto!
É isso aí pessoal, espero ter ajudado àqueles que, como eu, estavam desesperados por não terem cartão Verified By Visa e correr o risco de não adquirir os ingressos para Huaynapicchu.
Só achei ruim uma coisa: tenho carteira de estudante internacional da ISIC e, pelo que vi, eles dão descontos para os portadores. Ocorre que, segundo informações do próprio site, apenas é possível comprar ticket de estudante através dos escritórios e agências lá mesmo no Peru, ou seja, completamente inviável para os que pretendem os ingressos para Huaynapicchu que são limitadíssimos.
De toda sorte, resolvi garantir logo minhas entradas. Vou usar a carteira de estudante apenas para comprar os Boletos Turísticos.
Um grande abraço a todos.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Mendonça Júnior,
Que bom que deu tudo certo! Obrigada pelo comentário.
Boa viagem, um abraço

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Eu é que devo agradecer a este excelente site e também a você, Lu Malheiros, que sempre nos dá excelentes dicas.

Larissa
LarissaPermalink

Boa tarde,

Lendo na net sobre a melhor data de ir a MP, e vi que novembro nao é uma boa época pois inicia o período chuvoso. Gostaria de saber se relamente é uma época perigosa de ir. Agendei de estar indo no inicio de novembro. Alguem pode me dizer o que acha sobre esta data?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Larissa! Não recomendamos viajar nesse período para que ninguém perca o passeio. Pegar chuva por lá pode estragar a sua viagem. Mas, claro, pode acontecer de nem chover. Avalie se vale a pena arriscar smile

JEYMILING SANTORO
JEYMILING SANTOROPermalink

Olá pessoal, vou a MACHU PICCHU em agosto, estou comprando a entrada mas surgiram dúvidas... Existem 4 tipos: MP, HUAYNAPICCHU 7-8 e 10-11, MP MUSEO E MP-MONTAÑA MP 7:00 A 11:00.
Gostaria de ir dia 24/08 a MP (só vou conseguir o trem que chega 10:52h),e no dia 25 HUAYNAPICCHU 7-8. O que são esses MP MUSEO E MP-MONTAÑA MP 7:00 A 11:00??? Valeria a pena eu ir dia 25 a tarde no museu? O trem de volta só tem 15h, os outros mais tarde estão lotados.
Será que dia 24 a tarde toda em MP é o suficiente?
Sobre o trem não consegui o horário mais cedo, será que consigo comprar em Cusco nesse horário em alguma agência???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jeymiling! Dê uma olhadinha no Dividindo a Bagagem, tá tudo explicadinho lá:

http://www.dividindoabagagem.com/2011/07/mudancas-na-compra-de-ingressos-para.html

Lili
LiliPermalink

Boa noite!

Planejo ir a Lima - Cusco/Machu Picchu - Puno no início de dezembro de 2012. Sei que não é o mais recomendável em função do início da época das chuvas. Mas já conversei com amigos que estiveram por lá em dezembro, janeiro e fevereiro. Todos relataram que pegaram chuva sim, mas nada que prejudicasse um passeio.

Diante disso, e para conhecer mais depoimentos de quem já esteve por lá, gostaria muito de saber as experiências vivenciadas pelos que foram nessa época, em dezembro. Meus planos são de ficar 3 noites em Lima, 7 noites em Cusco (dormindo 1 dessas noites em Aguas Calientes), e finalizando em Puno com 2 noites.

Desde já agradeço pela atenção.
Abs.
Liliane

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lili! Colocamos sua pergunta no Perguntódromo; se houver resposta, aparecerá aqui.

Jackie
JackiePermalink

Olá Lili, realmente é a época menos recomendada. Mas mesmo assim eu acho que vale a pena ir! Eu fui em janeiro e fizemos Salar de Uyuni, La Paz, Copacabana, Puno, Arequipa, Nazca, Paracas, Lima, Cusco e MP. Não pegamos chuva em nenhum dia durante a viagem pela Bolívia, mas lá o salar estava alagado e não pudemos ir até o finalizinho dele. No Peru pegamos chuva justamente em Machu Picchu. Chegamos às 7h no parque e chovia muito. Ficamos encharcados. Mas dps parou e abriu sol. Qd chegamos ao cume de Huayna Picchu já estava aberto e foi lindo!
Eu cheguei a fazer um post no nosso blog sobre isso "vale a pena ir na época das chuvas http://www.viajesim.com/2012/02/bolivia-peru-na-epoca-de-chuvas-vale.html" e basicamente penso o seguinte: se vc não vai apenas para Machu Picchu, se esse não é seu único objetivo e você não voltará totalmente frustrado se chegar lá e MP estiver fechada, vá com certeza! Pois Lima é linda, agradável, a região de Cusco é incrível e a cidade mesmo nos apaixonou para ficar por lá passeando e comendo bem e barato. Mas se vc quer muito só por MP, é melhor ir numa época em que vc não corra o risco de não conseguir vê-la. Já se tiver chovendo normal no dia do seu passeio, suba mesmo assim, não atrapalhou em nada (tirando um pouco do frio, claro). Machu Picchu vale até debaixo d'água (se estiver aberto e as chuvas não oferecerem riscos, claro).
abs,

Natalie
NataliePermalink

Lili,
ontem eu publiquei um post falando exatamente sobre qual é a melhor época do ano para visitar Machu Picchu e alguns leitores relataram como foram as suas viagem nessa época das chuvas. Talvez esses comentários lhe ajudem wink

http://sundaycooks.com/2012/08/29/melhor-epoca-para-visitar-machu-picchu/

Boa viagem smile

Samira
SamiraPermalink

Lili,
fui em janeiro e não lembro de ter pego chuva não, só um pouquinho na trilha Inca, mas não chegou a atrapalhar. O que eu não achei muito legal foi que, chegando a Machu Picchu pela trilha Inca tem uma foto clássica que é tirada na chamada Porta (ou portal) do sol, com Machu Picchu ao fundo... Nós não conseguimos tirar porque havia muita neblina e a cidade estava totalmente encoberta. Mas, mesmo assim a viagem valeu muito a pena.

Diana
DianaPermalink

Olá

Gostaria de saber como faço para comprar os ingressos para os passeios abaixo:
- Machupicchu – 29/09/2012;
- HaynaPicchu – 30/09/2012.
Muito grata,

Diana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diana! Veja as últimas notícias sobre compras de ingressos aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/viajosfera-lu-malheiros-e-o-rolo-dos-ingressos-em-machu-picchu/

Consulte também o post fresquinho com um passo-a-passo no SundayCooks:
http://sundaycooks.com/2012/09/03/como-ir-para-machu-picchu/

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Diana,
Como a Bóia já disse, o passo-a-passo do Sunday Cooks está ótimo! Se quiser mais indicações de onde comprar o ingresso para Machu Picchu leia o post (e os comentários) http://www.dividindoabagagem.com/2012/08/machu-picchu-dri-e-saga-da-compra-dos.html

Edgar
EdgarPermalink

Pessoal,
sou novo no excelente blog do VnV e estou planejando minha viagem ao Peru com minha esposa em Novembro/12 com as dicas do site. Porem, me surgiu uma duvida: alguém sabe qual eh o limite de peso por bagagem nos trechos da Peru Rail? Nos pretendemos levar duas bagagens de mão e uma media de aprox. 20kg. Os trechos que pretendo fazer são de Puno/Cuzco (parece q nao ha problema de limites), Vale Sagrado/Machu Picchu/Cuzco (aqui que me parece que so posso levar bagagem de mao).
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edgar! As regras estão descritas no site da Peru Rail: https://www.perurail.com/es/tickets_baggage.php

Milena
MilenaPermalink

Boa tarde, fui a MP ano passado, setembro, e como não sabia que para Huayna Picchu precisava-se de entrada antecipada, fiquei sem ir, esse ano quero ir em dezembro, e aparentemente, não tem como comprar entrada pra lá separado, é isso mesmo? Estou comprando pacote por esses sites de compras em grupo, e inclui a viagem para machu pichu, existe algum meio de se comprar só a entrada para Huayna Picchu? Obrigada!

Fred Marvila
Fred MarvilaPermalink

Oi Milena.

Não tem como comprar só a entrada para Huayna Picchu não, porque a entrada para a montanha é dentro do parque de Machu Picchu e não tem como você chegar só até a montanha.

Ah, e cuidado com as excursões, pois elas geralmente tem horário contado e chegam mais tarde em Machu Picchu. As entradas para Huayna Picchu são em 2 horários específicos e você tem de comprar a entrada com o horário definido.

Eu explico sobre a compra de passes e algumas dúvidas no post do Sundaycooks:

http://sundaycooks.com/2012/10/22/como-comprar-ingressos-para-machu-picchu/

Até,

Luis Alberto
Luis AlbertoPermalink

Boa tarde!
Tenho passagem comprada para cuzco e pretendo visitar o Vale Sagrado em mp. Pretendo sair de Ollantaytambo para mp em 23/feb e retornar 24/feb. No site da perurail existe como destino tanto mp quanto o vale sagrado , mas nenhum com rota a partir de Ollantaytambo. Qual a forma correta correta de compra para o Vale Sagrado, saindo de Ollantaytambo?
O serviço oferecido pela Inca Rail é o mesmo da PeruRail?
É possível subir de carro ou ônibus até o Vale Sagrado?

Antecipadamente agradeço.
Att.: Luis Alberto

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luis Alberto! São empresas concorrentes. Inca Rail faz a rota Ollantaytambo-Machu Picchu. PeruRail também sai de Cusco. "Sacred Valley" é como a Peru Rail chama as estações de Ollantaytambo e Urubamba.

Veja o mapa da rota da PeruRail:
http://www.perurail.com/maps_routes.php

Daniela
DanielaPermalink

Olá viajantes. Preciso de ajuda.
Irei a Cusco com meu marido dia 31/05, chegada as 8h e volto para Lima dia 02/06 as 11h.
Minha dúvida é se contrato uma agência de turismo para fazer o roteiro a MP e adjacências, uma vez que meu tempo será curto... ou faço sozinha?
Fico hospedada as duas noites em cusco?

Abçs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Você terá que ir a Machu Picchu no dia 1º. Contacte uma agência para conseguir comprar o ingresso ao sítio arqueológico. Você precisa também comprar a passagem do trem.

Zezê
ZezêPermalink

Oi pessoal,
Postei minhas dúvidas aqui, mas sumiu.
Eu desejo saber se alguma das viajantes já foi ao Perú sozinha, se é seguro, etc...
Eu estou pretendendo ir agora em junho 27, passar meu niver por lá e retornar dia 30 junho.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Zezê,
Entre 2009 e 2013, estive 4 vezes no país, 3 delas sozinha. Nunca me senti ameaçada nem passei por qualquer tipo de constrangimento por estar sozinha. Tome os mesmos cuidados que tomaria no Brasil.
Só acho que você vai ficar pouco tempo!
Boa viagem

Rômulo F. F.
Rômulo F. F.Permalink

Como comprar ingresso / tickets para o inti raymi 2013 ?

Vou para Cusco com minha esposa, chegando dia 19/06/2013 e planejei esta viagem nesta época porque eu havia ouvido falar sobre o Inti Raymi e me interessei bastante. Outro motivo é que aproveitei a super promoção da TAM ( 350 ida e volta + taxas , saindo do Rio-GIG)

Como junho é alta-temporada, mesmo com os relatos negativos sobre o festival, vou querer aproveitar o Inti Raymi da melhor maneira possível.
Enfim, estou aqui para tirar dúvidas sobre como comprar os ingressos / arquibancada / tribunas para o inti raymi 2013.
Achei este site em algum lugar: http://emufec.gob.pe/en/inti-raymi-.html Mas já mandei email e nada de resposta.
Entrei em contato com uma agencia de viagem somente para tirar umas duvidas, e ela me informou que "os espaços para o inti raymi estão se esgotando".
Isto me assustou pois realmente não quero perder esta atração já que vou estar lá na época exata. E pelo visto tenho que deixar tudo garantido antes de sair.
Não que eu esteja com dinheiro sobrando (vamos ficar em hostel e fazer os roteiros mais baratos), mas só gostaria de ficar na platéia gratuita que ouví falar, se realmente der para ver o 'espetáculo' a partir deste local.

Fred Marvila
Fred MarvilaPermalink

Oi Rômulo.

Cara, o Inti Raymi é a maior festa deles. Vai estar lotado mesmo e muito provavelmente estará também a plateia gratis (se realmente existir).

A maior parte da festa acontece em Sacsayhuaman numa área bem grande, o que daria para ver de muitos lugares da ruína, o problema é que com a quantidade de gente, os lugares que houverem serão bem longe :/

Eu também vi um vídeo na TV da festa e mesmo num lugar bom, a vista já não era tão de perto assim, por isso acho mais interessante que você compre adiantado os ingressos.

Recomendo que vc olhe lá no meu blog Sundaycooks as agências que nossos leitores já usaram e tente ver com eles como fazer para comprar e preços, pq além de tudo chegar em Sacsayhuaman a pé não rola.

http://sundaycooks.com/2013/02/05/agencia-de-viagem-do-peru-indicacao/

No post nós falamos da experiência com uma agência local e citamos as outras agências que os leitores indicaram.

Qualquer dúvida é só falar.

Bárbara
BárbaraPermalink

Oi, Bóia, boa noite!
Chegaremos em Cusco na noite do dia 28 de outubro e sairemos de lá, para voltarmos ao Rio, no dia 03 de novembro ás 5 da manhã. Teremos, então, cinco dias livres por lá. Estou aceitando sugestões para o meu roteiro.
Obrigada,
Bárbara.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bárbara! Dê uma chegadinha no Sundaycooks:
http://sundaycooks.com/category/destinos/peru/cusco-peru-viagens/