Oficial: consulado brasileiro desaconselha viagens pela Aerolíneas

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Aviso do Consulado Brasileiro em Buenos Aires

Quer dizer, isso não foi dito com todas as letras. Faltaram dez: dois "aa", dois "ee", um "r", um "o", um "l", um "i" (com acento), um "n" e um "s". Mas o teor do comunicado que está na página do site do Consulado Brasileiro em Buenos Aires denuncia uma "companhia aérea que realiza a conexão regular para os destinos mencionados [Bariloche, Ushuaia e sul da Argentina em geral, colchetes meus] tem, sob o argumento de que se trata de fenômeno natural que foge às suas responsabilidades, se furtado a dar qualquer tipo de apoio logístico aos passageiros cujos vôos foram cancelados".




Exatamente o que o Viaje na Viagem já vem denunciando há duas semanas, graças aos pobres passageiros ilhados e abandonados, que deixam seus depoimentos nas caixas de comentários dos posts de Bariloche.

O tom do comunicado é de um desabafo -- quem escreveu está completamente de saco de cheio (perdão) de atender a consumidores lesados no exterior por uma empresa que está exorbitando da desculpa das forças da natureza.

O site do consulado também traz um link para que os clientes brasileiros da Aerolíneas encaminhem suas reclamações à nossa Anac (já que a Argentina também tem a dela): o formulário está aqui.

Recapitulando a situação das três companhias aéreas que levam passageiros a Bariloche:

Aerolíneas

Está cozinhando os passageiros até a última hora. Não tem um 0800 remotamente preparado para atender aos clientes. Deixa passageiros sem reserva confirmada a Esquel embarcarem a Buenos Aires, onde podem ficar dias em listas de espera. Cancela vôos a torto e a direito, invocando condições atmosféricas. Lembre-se de que se você tem passagem marcada a Bariloche, necessariamente vai precisar confirmar uma reserva no esquema alternativo via Esquel. Dependure-se no 0800-707-3313 ou procure uma loja (veja endereços aqui).

Lan

No site, mantém o cancelamento dos vôos diretos a Bariloche até o dia 15. O esquema via Esquel vai por enquanto até o dia 14. É preciso remarcar o vôo via site (clique aqui). Leitores têm relatado sucesso nesse procedimento. Caso a cia. volte a descer em Bariloche, os passageiros seriam remarcados automaticamente nesses vôos.

Andes/CVC

A cia. argentina Andes, que faz fretamentos para a CVC, passou a aterrissar em Bariloche neste fim de semana. Deve continuar operando no aeroporto da cidade, a não ser que as cinzas voltem à cidade exatamente no dia dos vôos. É bom levar lanchinhos e comprar água no setor de embarque ainda no Brasil, já que no caso de o avião precisar descer em Esquel, os passageiros só terão acesso a comida de verdade umas dez horas depois de decolar, pois a imigração é feita somente quando o ônibus chega a Bariloche.

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


513 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Luiz Scursoni
Luiz ScursoniPermalink

Pra quem está comprando passagens agora pela LAN, os bilhetes já saem com voo de Buenos Aires para Esquel e onibus de Esquel para Bariloche, portanto, não é necessario nenhuma alteração.

Guilherme Lorente
Guilherme LorentePermalink

Po.. mas e eu q tenho passagem comprada com a LAN pro dia 16/08 só que eles estão fazendo a troca somente pra quem voa até dia 14/08.. como fico??
C já estão vendendo passagens direto pra Esquel, terei lugar nesse voo??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Guilherme! Ainda não há informações sobre como a Lan vai operar a partir do dia 15. Acompanhe os acontecimentos mais uma semana, a cia. deve se posicionar.

Guilherme Lorente
Guilherme LorentePermalink

Vlw! To aqui firme e forte todos os dias...
Abs!

scheila
scheilaPermalink

Ola tenho passagem marcada, para Bariloche para o dia 19 de agosto com a Lan,como estao as coisas!

Carol
CarolPermalink

Pois é Guilherme, estou na mesma situação que vc !! Tenho vôo para o dia 15 e hj liguei e fui informada que tenho q esperar a lan se pronunciar como vai proceder depois do dia 14 .. Tomara que quando eu tenha q trocar nao tenha problemas e nem falte lugar no vôo !!!

Luma
LumaPermalink

Meu voo é pro dia 16..... vamos torcer!

Denis
DenisPermalink

Gostaria de agradecer a todos que postam as informações que estão passando dia a dia e principalmente a A Bóia, fico mais tranquilo em ter acesso as informações aqui postadas, para tomar decisões quanto a viagem e não ficar dependendo da politicagem das cia aéreas!
Minha viagem é dia 16/08 para Bariloche pela AA.
Meu agente de viagens está tentando a todo o custo trocar pela LAN. Qualquer informação comunico.

Abraços,
Denis

Evandro Batista
Evandro BatistaPermalink

Juliano.
HOTEL TIROL.
Acabamos de passar 1 semana neste hotel e so temos elogios. Muito bem localizado, a 1 quadra do Centro Civico, lado contrario a Mitre.
Os aptos novos dos andares 3 e 4 estao otimos.
Alem disso, encontramos nos proprietarios, Carlos e Cristina um atendimento de altissimo nivel e muita cortesia.
Se nao procura um hotel com muito luxo, essa opcao e excelente.
Ab.
E.

Cosétti
CoséttiPermalink

Evandro e Juliano, também fiquei no Tirol ano passado e achei uma maravilha pela relaçao custo-benefício. Na verdade, melhor do que o esperado!

Juliano
JulianoPermalink

Muito obrigado Evandro!!! como foi seu trageto...voo..??

Lali
LaliPermalink

Estou revoltada. Será que é possível através da agência conseguir a troca de companhias? COnsultando pela decolar, não encontro vôos disponíveis da Lan para 12/08.

HILTNER
HILTNERPermalink

Lali

estou encontrando dificuldade com a Decolar, meu voo AEP-BAR é 07/08 e eles informam que só tem vaga para o dia 08/08, porém quando ligo para a LAN, há vagas (de sobra) neste dia. Enfim, a Decolar apenas vê o sistema, quando deveriam ligar para o Help Desk da LAN (orinetação da própria companhia aérea) só que eles teimam em não ligar.
Uma coisa tenho certeza. DECOLAR NUNCA MAIS. Estou aguardando a resposta da minha enésima soliicitação de mudando do voo. Na Decolar vc não tem a opção de falar com ninguém que resolva, apenas te dizem para aguardar o retorno do setor responsável, e nem adianta reclamar, que eles desligam na sua cara (aconteceu comigo).

APENAS RECOMENDO A TODOS QUE EVITEM A DECOLAR!!!!!!!!!!

Pedro Alejandro
Pedro AlejandroPermalink

Esquece a decolar, tens que resolver diretamente com a LAN!!!

HILTNER
HILTNERPermalink

Pedro

Como? A LAN alega que só a agência pode resolver. Já estou quase desistindo.

Tá difícil!!!!!

HILTNER
HILTNERPermalink

A DECOLAR CONSEGUIU ESTRAGAR MINHA VIAGEM. NÃO HÁ MAIS VAGAS POR ESQUEL PARA O DIA QUE CONTRATEI NEM O DIA SEGUINTE.

Wanderson Alves
Wanderson AlvesPermalink

Agradeço à Lucia Helena e à Wanessa pelas informações. Tenho sorte de ter vasculhado a internet e achar este site A BÓIA, caso contrário estaria stressado. Hoje já estou ciente que é fria ir pela AA principalmente com crianças. O que mais quero é resolver a pendenga financeira e adiar Bariloche por uns tempos. Também acho incrível que os jornais de Bariloche não falem nada sobre a situação da empresa aérea do país. Eles (AA) irão ferrar a temporada de 2011, principalmente da economia local. Lamentável.

Carmem
CarmemPermalink

Comprei passagens da Aerolíneas para Madri via BsAs antes do episódio do vulcão, mas a viagem aconteceu depois.
Na ida, não houve problema algum. Já na volta, 27 de julho, o voo foi transferido para o dia seguinte.
Só fomos avisados na hora do check in, mas a Aerolíneas bancou hotel com jantar e café da manhã.
A conexão BUE/SP também mudou.
A bagagem não deu conta de acompanhar tantas mudanças e só chegou a SP dois dias depois.
Todos nos salvamos, apesar do atendimento confuso da cia. aérea.

gabebritto
gabebrittoPermalink

Gostei dessa atitude do consulado. Momento importante, hein?

Ricardo Rangel
Ricardo RangelPermalink

Bóia, olha só essa:
Preocupado com os perrengues da AA, consultei mais uma vez meu agente de viagem sobre a necessidade de remarcar meu voo para Esquel ou se seria realizado automaticamente pela companhia.
A resposta da agência:
Boa Noite Sr Ricardo,
"Em resposta ao seu e-mail, pedi pra ser reconfirmada a reserva e eles me passaram os mesmos dados abaixo.Se Por ventura vier a ter alguma alteração nesses vôos em sua chegada a Buenos Aires A aerolineas irá informá-los no balcão da própria cia aérea. Até o momento a resposta que tenho é que os vôos estão confirmados de acordo informação abaixo.É de responsabilidade da cia aérea tomar todas as providencias cabíveis e necessárias caso tenha alguma alteração efetuada pela mesma no intinerário.Caso venha ocorrer isso, a aerolineas no aeroporto estará dando toda assistencia e informações necessárias.Desde já me coloco a disposição para o que se fizer necessário."

Resposta tranquilizadora não?
A AA vai mudar radicalmente sua postura durante meu voo....
Realmente estou bastante tranquilo....
aumentei minha dosagem de LEXOTAN!!!!!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

e nessas horas eu pergunto: qual o papel do agente de viagem num caso assim?

Cosétti
CoséttiPermalink

Quanto aos cancelamentos, já dormi (eu e trocentos outros) na sala de embarque do aeroporto de Buenos Aires pelo cancelamento de um vôo para Neuquén ano passado, porque nos disseram que se saísssemos da sala de embarque não embarcaríamos nunca mais (nosso vôo era pra ser o último da noite). Assim foram obrigados a nos embarcar no primeiro vôo da manhã.
Em contrapartida, em maio viajei a San Juan e tive uma experiência ÓTIMA. Aviões Embraer novinhos com video e tudo, pontualidade, uma maravilha!!!!

Grace Emiliano
Grace EmilianoPermalink

Ricardo Rangel,
Adorei a dica do lexotan, vou segui-la com certeza KKKK.

Agora falando sério, pela décima vez liguei pro meu agente de viagem no qual já me serve há muitas viagens e que confio.
Então, ele me garantiu que receberei minha passagem no hotel em que estarei hospedade em Buenos Aires, pois minha viagem se iniciará lá. Segundo ele a AA só está liberando o esquema para Esquel com no mínimo 48 horas do embarque e que vários passageiros dele já embarcaram dessa forma e correu tudo bem. Agora é rezar pra tudo dar certo!
E aja Lexotan...

Adriana
AdrianaPermalink

Sabe loteria? É isso. A AA cancela alguns voos por dia por pura loteria. O meu foi um desses e o mínimo que fizeram foi arrumar um ônibus para colocar os bravos 25 passageiros que concordaram em passar 20h na estrada. Meu perrengue completo esta no meu blog http://atravessarfronteiras.blogspot.com . Estou em villa la angostura agora e ja comprei passagens de onibus para voltar a bs. As.
Boa sorte
Adriana

Mirella
MirellaPermalink

Puxa vida... será que os voos que vem para a Australia tb estão passando pelo mesmo problema... com certeza, né?
estava pensando em mandar minha mãe pra cá (Australia) em Outubro pela Aerolineas (que oferece um preço imbatível - 2550 reais
)... mas agora estou preocupada com tudo!
Nem sei o que fazer... será que pela qantas seria melhor? Uhn...
Não sei...
#Dilema

Ricardo Rangel
Ricardo RangelPermalink

Bom dia companheiros e companheiras participantes da novela Férias Bariloche.
O site da "COISA" divulgou sua programação que vai até o dia 07/08

http://www.aerolineas.com.ar/arg/main.asp?idSitio=BR&idPagina=68&idIdioma=po&cmbPrensa=778

Boa sorte pra todos !

Carmem
CarmemPermalink

Aconselho não "acreditar" muito na programação.
Meu voo do dia 27/07 Madri/Buenos Aires constava na programação com apenas 50 minutos de atraso. Na hora do vamuvê, o voo só saiu no dia seguinte.

Tito
TitoPermalink

E brincadeira esta COISA mesmo. Ja pedi para minha agencia transferir para lan com esta M nao quero mais. E tomara que a Anac e Consulado tomem uma posiçÃo bem severa contra eles.

Andre L.
Andre L.Permalink

Tito,

A Anac (brasileira), e muito menos o consulado, podem tomar qualquer medida contra as Aerolineas nos vôos domésticos (dentro da ARgentina) operados pela mesma.

A Anac só pode agir em relação a vôos domésticos brasileiros e, dentro dos limites dos tratados internacionais, com vôos internacionais que partem ou aterrisam no Brasil, e só.

Tito
TitoPermalink

No site da coisa barriloche aparece cancelado ate dia 03 ja dia 04 nao aparece nada.

Marcelo de Mello
Marcelo de MelloPermalink

Fui dia 24/07 para Bariloche e voltei domingo, dia 31/07, pela Aerolineas. Na ida, tudo bem. Na volta, embarcaram a gente em Esquel às 14h20m num voo de duas horas e dez minutos e conexão às 16h35m. É óbvio que não deu tempo. Corremos, mas o avião para o Rio já tinha decolado. Remarcaram nosso voo para 20h45m, sem saber para onde iriam as malas, despachadas em Esquel diretamente para o Rio. Precisamos, nós mesmos, ir ao setor de bagagem no Aeroparque pedir que colocassem nossas malas no avião em que viemos porque a funcionária do check in não conseguia falar com eles. Uma ZONA!!!!

monica
monicaPermalink

Ola estou muito nervosa com esta situacao,viajo dia 07(Buenos aires)09 bariloche pela lan,mas quase desistindo depois do pronunciamento do consulado,piorou minha indecisao,e nao vou ficar em bariloche ,vou para vila angustura,alguem sabe como esta la????

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Monica! O consulado se refere claramente à Aerolíneas. A Lan está se comportando bem. A situação em Villa La Angostura melhorou um pouquinho, mas ainda está longe do que a cidade costumava ser. O Cerro Bayo, no entanto, reabriu.

Adriana
AdrianaPermalink

Estou em Villa. Qdo cheguei a vontade era dar meia volta e voltar pra bariloche. Mas ficamos. As pessoas trabalham muuuuuito para reerguer a cidade. Eu amo isso aqui, venho pra ca todos os anos e me dói o coracao ver a situaçao que o vulcao deixou.., o centro tá até arrumadinho, as lojas funcionando, mas muita cinza em suspensao. O cerro bayo reabriu, fui lá ontem e estava otimo. Muita neve. Ontem nevou um pouquinho aqui embaixo e choveu. Aí as cinzas se dissipam.
É isso.

monica
monicaPermalink

Adriana,fico muito feliz que alguem fale sobre vila,estou com ida para 09/08,estou apavorada,vou com meus filhos,as noticias aqui sao assustadoras,falam ate que o vulcao esta em alerta novamente,tem alguma noticia ai sobre isto???
monica

Danilo
DaniloPermalink

Realmente é uma confusão só essa AA. Ontem exatamente às 23:11h todos os voos até dia 07/08 apareciam como cancelados, e hoje pela manhã, a maioria deles com horários estimados de decolagem.
Tudo avisado muito em cima da hora.
Minha programação começa dia 07/08 saindo de Guarulhos para Buenos Aires, e de lá para Calafate, Ushuaia e volta pra São Paulo.
Férias são para descansar e não para ficar mais estressado.
Estou considerando em cancelar tudo, mesmo perdendo algum dinheiro com isso.

monica
monicaPermalink

uma amiga falou que nao e por causa da aa,stressada e pouco,realmente viajar assim,ninguem merece,mas la em vila angustura falam que perco 100%,e de matar.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Olá,

Ricardo agradeço pelo site pois se não fosse por ele, eu e o meu grupo não teríamos cancelado as passagens da AA e comprado pela Lan, pois não tínhamos idéia da dimensão do problema. Fiz a compra da Lan ontem e o que o Luiz Scursoni falou no primeiro comentário não procede, a minha compra foi para Bariloche para o dia 20/08, não aparece nada de Esquel. Iremos esperar ver o que acontece até o dia 15 e depois talvez modificar com a Lan.
Íamos desistir de Bariloche e alterar nosso roteiro para o Chile, mas além de arcar com prejuízos (pois algumas coisas já estavam pagas, a nossa expectativa era de ir para Argentina e não Chile, decidimos encarar a situação e tenho certeza que tudo vai dar certo, pelo relato das pessoas que estão por lá.

Luiz Scursoni
Luiz ScursoniPermalink

Ana Carolina, já estou com os bilhetes em mãos, onde constam, Buenos Aires até Esquel, chegando dia 12/08 as 12hs, saida de onibus às 13hs, chegada em Bariloche às 17hs.

Guilherme
GuilhermePermalink

Pois eh.. mas 12/08 ta dentro do prazo de até 14/08 onde a LAN já havia divulgado q não iria mais para Bariloche, e sim para Esquel...
Então quem emitir bilhete pela Lan, para Bariloche, até 14/08, irá voar até Esquel e pegar o onibus para Bari... igual ao bilhete do Luiz..
Quem comprar passagem para Bariloche para voar a partir do dia 15/08, tem q esperar ainda uma definição da companhia pra saber se voará direto ou se fará via Esquel também, e dessa forma, quem já tiver comprado terá que efetuar a troca assim como fizeram os outros viajantes!

Wanderson Alves
Wanderson AlvesPermalink

Meu voo dia 07/08 pela AA, de SP para BA foi cancelado, segundo um primo que enviou msg agora pela manhã. Adeus imbróglio e Bariloche fica para daqui a uns anos quando souberem tratar melhor o turista. Fico pensando, será que a corte de D. João VI passou pela Argentina também quando fugiu de Portugal? A bagunça é muito semelhante.Agora meu plano B é, no ano que vem, levar as crianças para conhecer neve no Chile que é o país menos medieval do lado de cá da américa, aliás, meu plano inicial. Também aprendi que Aerolíneas Irc Argentinas, never more.
Boa sorte para quem for tentar.

Danilo
DaniloPermalink

Wanderson,
Não quero te animar não, pois também estou bastante "cabrero" com essa situação, mas pela bagunça que é essa AA, do mesmo jeito que hoje seu voo está cancelado, no sábado pode aparecer como previsto.
Meu voo é o 1243, que nem aparece no site da AA.
Alguém sabe informar se há custos para o cancelamento das passagens com a AA? Comprei em 5 parcelas e a primeira nem caiu ainda...

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Danilo,

Cancelei minhas passagens da AA ontem. Liguei para o escritorio do Rio (21-2103-4201/02/03/04) e falei com a Pamela, que foi muito atenciosa, ela me passou um email com o formulário a ser preenchido e o que fazer para obter o reembolso. Ela também consultou o supervisor para autorizar o reembolso sem multa (pois só estavam autorizando isso quem iria viajar até o dia 15/08). Eles iram creditar o valor integral da passagem em até 60 dias. Vamos esperar para ver, mas estou me documentando por email, caso isto não ocorra correrei atrás dos danos.

Danilo
DaniloPermalink

Valeu pela informação Ana Carolina.
Ligarei no escritório aqui de SP para fazer o mesmo.

monica
monicaPermalink

olha com AA nao sei,mas a lan em junho tive informacao que devolveram logo o dh das passagens.veja tb com a operadora do cartao se pode cancelar com eles.

Amaro - Recife
Amaro - RecifePermalink

Oficial: EU TAMBÉM desaconselho viagens pela Aerolíneas!

Havia utilizado a AA em 97 e tinha ficado muito satisfeito. Mas depois de privatizações, desprivatizações, crise, minha opinião mudou drasticamente, pois no ano passado tive o desprazer de utilizar a companhia novamente: péssimo atendimento no check-in (mais de 3 horas na fila), troca de voo por overbooking (sem avisar nada), péssimo atendimento no avião (que deve ter sido pilotado por Santos Dumont de tão velho...) Tudo bem que não era um dia muito 'normal' (férias de julho, tb), mas imagine agora com toda essa confusão do vulcão.
Deu uma inveja do pessoal que estava indo de LAN (e o pior que economizei menos de 50 dólares optando pela AA). Tem certas coisas que não tem preço...

E Wanderson, não confunda Aerolineas Argentinas com Argentina: lá você é muito bem tratado.

Rafa Almeida
Rafa AlmeidaPermalink

Pessoal, comprei minha passagem numa agência de um conhecido, compramos pela TAM, saindo de Recife, indo pra SP, depois Buenos Aires e destino final Bariloche, no dia 12/08.

Tentei mudar pelo site da Lan como recomendado aqui, para Esquel e não consigo porque minha reserva e compra foi feita na TAM. Quando entro no site da TAM, tem lá que meu vôo está confirmado para Bariloche:

Sexta-feira, 12 de Agosto de 2011
Partida: 15:25 Buenos Aires, Argentina - Jorge Newbery
Chegada: 17:50 San Carlos De Bariloche, Argentina - Bariloche Internacional
Companhia aérea: LAN Airlines LA4352

E quando entro no site da LAN, vejo que o meu vôo o LA4352, está cancelado! Alguém pode me sar um help do que devo fazer?

Muito obrigado a todos!

Abraços,

Rafael

Gislene
GislenePermalink

Rafael, eu e minha familia estamos no mesmo dilema meu bilhete e para 14/08 estive no aeroporto de Guarulhos fui nas duas lojas TAM-LAN e sai de la sem definicao, meu marido ligou hoje na TAM e eles informaram que ainda nao podem fazer nada.
Estamos aguardando
abracos

Tito
TitoPermalink

Alguem poderia informar como estao os voos da AA de Porto Alegre a Buenos Aires.

Danilo
DaniloPermalink

Tito
Conforme site da AA:
dia 02/08
AR1229 Porto Alegre Buenos Aires (Aeroparque) Estima de partida 15.10 hs.
Para os demais dias, até 08/08, nenhum outro voo de POA para BUE.
Segue o site:
http://www.aerolineas.com.ar/arg/main.asp?idSitio=BR&idPagina=68&idIdioma=po&cmbPrensa=778

Lissandra
LissandraPermalink

Realmente consta alguns voos do dia 4 a 7/8, mas nem todos, o meu voo pa Bariloche é dia 6 e ainda não tem programação para ele. É bom quem tiver viagem para esses dias continuar acompanhando.

Ane
AnePermalink

Se não aparece como afetado nessa listagem é porque está confirmado, não é isso?

Lucia
LuciaPermalink

Olá, retornei de viagem e gostaria de deixar aqui meu relato.
Comprei minha passagem Buenos Aires-Bariloche pela LAN (conforme já relatado aqui em outros posts) via decolar. Obvio que NÃO consegui por telefone, com a decolar nem com a LAN nenhuma informação contundente (isso qdo me atendiam).
Fui p Buenos Aires pela TAM já preparada para os perrengues. Dia 18/07 cheguei e já no aeroporto procurei o balcão da LAN, fui prontamente atendida e consegui alterar meu vôo, que seria dia 21, p dia 22/07, via ESquel. O Vôo de ida não atrasou, tudo correu super bem, e a LAN (ao contrario da aerolineas) deu lanche e água para o bus até Bariloche. O Onibus era mto bom e a viagem foi ótima (bem melhor q eu esperava).
Lá em Bariloche conhecemos brasileiros (vários) que relataram os abusos da aerolineas (vôos cancelados sem mais nem menos, falta de estrutura e td mais já relatado por aqui).
O perrengue msm ocorreu na viagem de volta. o Võo dia 26/07.
Acordamos 6 da manhã e fomos até o aerporto de bariloche pegar o busão p Esquel.
Perrengue 1) Busão quebra no meio do nada, quase 1 hora p chegar outro e a gente congelando lá dentro.
Perrengue 2) quando chegamos em Esquel tumulto total naquele mini aeroporto. Todos os vôos da aerolineas foram cancelados sem mais nem menos, passageiros a deriva naquele fim de mundo. Como meu vôo era LAN e estava confirmado, não me preocupei. (engano bobo meu).
Perrengue 3) O vôo da LAN atrasou 2 horas, e ficamos lá todos amontoados no tal aeroporto.
Perrengue 4) Quando enfim decolamos, todo mundo feliz, inclusive vários passageiros dos vôos cancelados pela aerolineas q pagaram e conseguiram lugar no vôo da LAN. Estava td ok até que, no meio do caminho, vem o piloto e pronuncia, tranquilamente: senhores passageiros, os aeroportos de buenos aires estão fechados, portanto iremos pousar em Córdoba, uma cidade próxima a Buenos Aires. Esperamos poder retomar o voo e mais tarde, pousarmos em Buenos Aires.hahahahaha
foi até engraçado a cara de panico das pessoas, mas td mundo ainda com esperanças, "ah, ele falou que é perto, deve ser colado em Buenos Aires"....rs
perrengue 5)OBVIO QUE CORDOBA NÃO É PERTO COISA ALGUMA E Q O AVIÃO NÃO IRIA DECOLAR DE NOVO....rs
perrengue 6) Vem a mocinha da LAn, manda td mundo pegar malas rapido pq iremos de busão........eeeeeeee, detalhe: 6 horas de busão.
perrengue 7) pessoal que estava com nós foi ficando apavorado, tinha gente com vôo de volta p Brasil no msm dia, a noite, e isso, nesse rolo, já passava das 7 da noite.Detalhe: se td tivesse saido ok, teriamos de ter chegado em Buenos Aires às 3:30 da tarde.
perrengue 8) vem a mocinha da LAn de novo e corrige: a viagem não é de 6 horas e sim de 8 horas tá pessoal....eeeeeee
perrengue 9) enfim no busão, às 20 horas, vem o motorista (um gordinho todo tranquilo) e fala: serão 10 horas de viagem, se a gente chegar!!!! (sim, ele disse isso msm, em tom de brincadeira, mas ai, faz-me o favor né)...rs
perrengue 9) motorista parava p o lanche, mas não p nosso e sim o dele........hahaha, sim, ele parava o busão, descia p comprar lanchinho p ele e deixava a gente lá...rss
perrengue 10) chegamos em Buenos Aires as 5:30 da manhã, ou seja, 24 horas acordados, sem comer direito, sem banho, jogados igual bonecos para lá e para cá...rs
perrengue 11) a maior parte dos que estavam conosco perderam seus vôos, ficaram ilhados, chorando no aeroporto de buenos aires.

Eu e meu marido, felizmente, conseguimos chegar a tempo p nosso vôo de volta, até são paulo, pela TAM.

Detalhes: segundo a TAM me informou no balcão (não sei se a informação é realmente verdadeira), tanto ela quanto a gol, delta airlines etc, todas pousaram e decolaram normal de buenos aires, apenas LAN, Aerolineas e umas outras que não...no final das contas nem sei se o problemas foram cinzas, ou o quê. Só sei que quando decolamos quase todos os vôos da LAn estavam cancelados e o da aerolineas, TODOS CANCELADOS. E segundo me informaram, os passageiros que ficaram em Esquel da aerolineas tiveram de dormir lá, os que tinham dinheiro pagaram hotel (pq a aerolineas se recusou a pagar, pq segundo ela não é responsavel por situações adversas da natureza...)

enfim, em uma só palavra: PERRENGUE.
somente isso....rss

esse relato é apenas p que todos que tenham vôos com operadores argentinas estejam preparadas para o que possa vir adiante.

Danilo
DaniloPermalink

Fui no site da AA, simular uma compra de passagens, informando exatamente os dados de minha reserva.
Pois bem, o voo 1243 (São Paulo a Buenos Aires) que nem aparece no informe de voos afetados continua sendo vendido.
O voo 2870 (Buenos Aires a Calafate) teve seu horário alterado para às 9h (antes era 7:55h).
O voo 1872 (Calafate a Ushuaia) não existe mais para venda. E no informe de voos afetados, também não aparece. Pior: não aparece nenhum outro voo para a data informada.
Com isso não consigo simular a volta de Ushuaia para São Paulo.
E permanece a incerteza sobre a AA operar ou não os trechos já vendidos.

Lucia Helena
Lucia HelenaPermalink

Gente mais uma vez escutem o Consulado , eles estão falando a verdade. Eu fiquei em um Hotel 5 estrelas Resort e ele está funcionando com 40% dos seus serviços. Desaconselho ir por Andes-CVC. Vá somente se for uma viagem imprescindivel! Se vc puder esperar vá no proximo inverno. Estou aqui falando com vcs somente porque este site foi muito valioso para mim e sei que a minha experiencia pode ajudar algumas pessoas. Caso vc tenha quer ir por Esquel leve lanches, agua e um banheiro privativo ( estou traumatizada com banheiro).

Lorena Fraga
Lorena FragaPermalink

O meu é pela Andes-CVC, dia 06/08. O que houve de errado com vc??
Obrigada!

Guilherme
GuilhermePermalink

Alguem sabe me dizer como está a situação do Hotel DESIGN SUITES BARILOCHE agora para agosto??
Grato!!

Adriana
AdrianaPermalink

Tudo em bariloche está perfeito!

Rafaela
RafaelaPermalink

Oi Gente..

Alguém sabe me dizer se a AA está cobrando multa pelo cancelamento das passagens? Viajo dia 15/08 p/ Buenos Aires fico 3 dias e dia 18/08 embarco para Bariloche, tudo pela AA. Estou pensando em trocar pela LAN. Comprei esse pacote na CVC, tenho que ir direto lá para tentar mudar né?

Abraços a todos!

Rafa.

Advogado do diabo
Advogado do diaboPermalink

"Ricardo Freire
1 de agosto de 2011 às 19:42 | Permalink

Advogado,

Tem vários argumento superpertinentes no seu arrazoado.

Vejo, no entanto, três furos.

1) Mesmo que só os “desavisados” que não remarcam seus vôos para Esquel fiquem ilhados em Buenos Aires, como explicar a dificuldade de atendimento pelo 0800? Há vários depoimentos de “avisados” aqui no site que simplesmente não conseguem completar suas ligações nem têm resposta para seus emails.

2) Há depoimentos de “avisados” que, ao chegar a Buenos Aires, têm seus vôos a Esquel cancelados por supostos problemas climáticos (não dá pra acreditar mais na cia.)e então se vêem no limbo. Isso não tem acontecido com os passageiros Lan.

3) O mais grave, porém, são os funcionários do check-in no Brasil deixarem os não-confirmados a Bariloche/Esquel viajar a Buenos Aires. Transferem o problema para território argentino, já que se o escândalo fosse aqui no Brasil ia dar capa dos jornais todos os dias.

Na minha opinião, não há desculpa para o que a Aerolíneas está fazendo."

Ricardo,

No meu depoimento não isentei em nenhum momento a incopetência da Aerolineas, concordo com você. Quanto aos furos, vamos la:

1) O 0800 é precário, como disse antes, nada justifica a falta de pessoal para atender aos clientes. Na crise os problemas de infraestrutura quadriplicam, e é o que está acontecendo. É vergonhoso uma empresa como esta ser liberada para a Anac a operar no Brasil dessa forma. Mas quem sabe isso não sirva para que algo mude?! Por outro lado Ricardo, com todo o respeito aos depoimentos no site, mas todos eles estavam com bilhetes de ida e VOLTA confirmados via Esquel? Porque pelo site do aeroporto os voos para Esquel estão voando normalmente, com eventuais atrasos. Inclusive ontem 3 da AA e 2 da LAN voaram com pequenos atrasos, inclusive o atraso da LAN sendo maior que o da AA.

2) Provavelmente a legislação ampare a cia. no caso de fenomenos naturais e eles estão abusando disso em alguns casos. É evidente que falta cortesia por parte deles, eles poderiam estar ganhando muitos clientes nessa crise toda, mas a falta de pessoal acaba piorando as coisas.

3) Isso realmente é um absurdo, mostra a falta de treinamento, desorganização total da empresa e principalmente a falta de comunicação clara dentro da própria cia.. Por isso digo que talvez essa seja a hora da Anac do Brasil rever algumas coisas.

Ricardo, o que quero dizer é que quando a coisa tá feia, qualquer graozinho de areia (de cinza vulcanica) acaba virando uma pedra no sapato se a gente não refletir para tomar a melhor decisão. Como já disse,acredito que mais e 80% dos passageiros dos vôos confiam na reserva confirmada no site e no agente de viagem, e acho que eles não estão errados, mas para as pessoas que sabem realmente como fazer dar certo (confirmar o vôo de ida e VOLTA via Esquel, ir precavido com um lanche e etc), acho realmente muito dificil a viagem não vingar. Imprevistos diversos podem ocorrer, mas voar eles estão voando.

Quem puder migrar para a LAN, sem duvidas é o melhor a fazer, já voei de LAN e eles são show.

Serviço ruim como este não se justifica, mas que é possível fazer dar certo é...

Forte abraço.

Adriana
AdrianaPermalink

Minha viagem pela aa nao vingou, cancelaram o voo sem explicacoes qdo estavamos na sala de embarque, nos despacharam numa viagem de 20h ate bariloche. Aqui conheci outros brasileiros que passaram pelo mesmo perrengue. A questao é puramente pessoal, se vc esta disposto ou nao a passar por tudoisso. Eu estava.

Lali
LaliPermalink

É uma loteria, na minha opinião. Vc pode tentar se garantir, mas se ocorrerem imprevistos, já deu p/ perceber que vc estará desamparado, abandonado à própria sorte... Não como podemos fazer dar certo, mas sim, podemos ter sorte, é diferente.

Amélia
AméliaPermalink

Santo VnV que nos protege dia e noite smile

Danilo
DaniloPermalink

Como diria uma colega minha.... "ai minha Nossa Senhora do Chuveiro Elétrico, dai-me resistência !!!"

Bernardo
BernardoPermalink

Gostaria de uma opinião, estou indo para Bari no dia 26/08 pela AA. Não tenho problema com atrasos e estou indo com mais 3 amigos. Você acha que existe a possibilidade de não conseguirmos chegar em bariloche? Seria melhor ir de onibus de BA ate Bari? Estou começando a ficar preocupado com o Viagem.

Luiza W
Luiza WPermalink

Alguém sabe me dizer se os vôos da AA pra Mendoza estão passando pelos mesmo perrengues?

Karina
KarinaPermalink

Olá, continua o perrengue de cancelar ou não a viagem a Bariloche. Eu embarco ou embarcaria dia 11/08... minha agente de viagens,CVC, disse que até dia 14/08 esta confirmado Bariloche via Esquel. Pela AA. Não consigo falar no tel da AA. Não queria ir de ônibus, pois viajo com cça de 7 anos. Alguém sabe quanto é a multa da AA se a gente cancelar?? e agora depois do aviso do Consulado, tudo piora....sabe, acho que nada acontece por acaso, e tds esses problemas estão dizendo, não vá!!!

Lali
LaliPermalink

Fui no escritório da AA e lá me disseram que não sou obrigada a ir por Esquel, assim que confirmar que será por eSQUEL eu posso cancelar se multa

RABUGENTO
RABUGENTOPermalink

Eu, particularmente, nunca voei pela AA e já há alguns anos assustei-me com o que vi em Ezeiza nas aeronaves dessa empresa.

Fui e voltei no mês de março até BUE e senti falta de a TAM não ter uma sala VIP exclusiva. A que usei era junto com a AA e estava com os banheiros completamente destruídos, alem de outras coisinhas...

Débora Rodrigues
Débora RodriguesPermalink

Gente, a Aerolíneas é sempre tão problemática assim ou isso é mais para o destino Bariloche e por conta do vulcão? Nunca viajei pela companhia mas comprei umas passagens por ela de Porto Alegre para Buenos Aires só para dezembro. Será que também terei esses problemas?

Ricardo Rangel
Ricardo RangelPermalink

Ô Rabugento:
Pelos relatos,nós que vamos (tentar) viajar nos aviões da "COISA"
devemos providenciar passagens,lanches, agua e banheiro privativo.
E você vem falar de SALA VIP ?
Agora eu surtei ! ! !
Vou sair pra comprar mais duas caixas LEXOTAN.
Como disse o Danilo,
“ai minha Nossa Senhora do Chuveiro Elétrico, dai-me resistência !!!”

Camila Leal
Camila LealPermalink

mais de 20 min ouvindo musiquinha das aerolíneas... ninguem merece esse 0800!!

Sueleide
SueleidePermalink

Alguém aqui conseguiu alterar o trecho de volta após o dia 14/08 da LAN por Esquel? Eu consegui alterar a ida no dia 14/08, mas a volta no dia 21/08 ainda não alterei, pois a LAN ainda não definiu como ficarão os vôos após o dia 14/08, mas o problema é que os vôos de volta estão lotados até o dia 17/08... Estou com medo de não conseguir vaga no vôo de volta...

CLAYTON COUTINHO
CLAYTON COUTINHOPermalink

Pergunta ao viajantes:

Comprei meu pacote numa agência local
A principio a mesma me disse que eu poderia remarcar hotel (com multa)e remarcar passagem (caso os voos sejam cancelados)
mas se eu quiser cancelar pelo motivo da AA não fazer o voo,
quais seriam meu direitos viajo em 09 de setembro, posso desistir ?? pois não tem como trocar de cia aérea

Rita Rodrigues
Rita RodriguesPermalink

Retornei de Bariloche no dia 19 de julho, mas foi difícil, como para qse todos, chegar lá pela AA. Para começar, meu voo do dia 8 de Guarulhos para Buenos Aires foi cancelado, retornei no dia seguinte toda receosa, mas enfim, fui, já no dia 11 já estava há 3 hs na sala de embarque aguardando a ida para Esquel qdo tb cancelaram este voo, justificativa, sempre as cinzas vulcânicas. Por muita teimosia e já traumatizados, retornamos no dia seguinte, dia 12, e o avião,ufa, decolou sem atrasos, conseguindo afinal chegar em Bariloche no início da noite. Bariloche é maravilhosa, peguei 4 dias seguidos de muita neve na cidade, a Fênix, nossa agência, conseguiu compensar nossos 2 dias perdidos pelos cancelamentos com 3 diárias a mais em Bariloche, e acabamos compensando em parte esses perrengues, graças a Deus nosso retorno foi até tranquilo, mas demos sorte, o único avião que saiu de Esquel no dia 18 foi o nosso,com 3 horas e meia de atraso, outros 2 foram cancelados e o aeroporto ficou lotado, de Buenos Aires para São Paulo tb tivemos sorte de embarcar no único voo da noite que decolou no horário. Apesar da aventura, dos riscos e desgastes, foi uma ótima viagem, mas AA com certeza deveria receber sanções dos órgãos competentes por agir de forma tão desrespeitosa e contínua com seus usuários, ridículo ninguém por fim a esses desmandos e essa história continuar assim, sem previsão de ter um fim.

Lorena
LorenaPermalink

Segue opção de alteração abaixo:

1 LA8112 09AUG GIG[Galeão] GRU[Guarulhos] 0609 0730

2 LA4545 09AUG GRU[Guarulhos] AEP[Aeroparque] 1845 2150

3 LA4050 10AUG AEP[Aeroparque] EQS[Esquel] 0840 1115

4 LA9050 10AUG EQS[Esquel] BRC[Bariloche] 1200 1600 **** ÔNIBUS

Genteee..sera que vou passar bem mais de 24 h viajando???
não tem lógicaaa...era p eu sair dia 09/08 as 65h e chegar as 17:50..agora vou chegar as 16 do dia seguinteee???sera que tô entendendo erradoooooooooooooo???ou é isso mesmo?

Lorena
LorenaPermalink

Confirmado...Vou viajar para descansar da viagem...só se for...
Sera que a lan não volta a operar direto em bariloche até dia 09 não????????????????
socorroooooooo

João Paulo
João PauloPermalink

Pessoal, eu estava em Bariloche na semana passada, e meu voo LAN para Buenos Aires foi cancelado. Não consegui mudar pra Esquel, só tinha pra uma semana depois, então decidi pegar um ônibus da cia. Crucero del Norte. Me preparei pra 20 horas de sofrimento, e acabei muito surpreso : a viagem foi tranquila e muito confortável. Custou aproximadamente R$ 250,00, ônibus leito com todas as refeições, ótimo serviço.
Cheguei em B.A. e meu voo para SP saiu normalmente.
Sobre Bariloche : a cidade está ótima, tudo funcionando, muita neve.
Só falta agora receber o reembolso do vôo que eu não fiz...

patricia de paula ferreira

A Bóia, Meu voo era para o dia 07 com a AA foi cancelado e estou pensando em fazer o trajeto de onibus, somos três adultos, me ajude onde posso comprar essas passagens e se o trajeto não é perigoso sad

João Paulo
João PauloPermalink

Patricia, eu fiz o trajeto de ônibus até Buenos Aires, e foi muito tranquilo. Fui pela Crucero del Norte, comprei as passagens no guichê deles no terminal de micros de Bariloche - custou +/- R$ 250. São 20 horas de viagem em ônibus leito com todas as refeições.

Danilo
DaniloPermalink

Até o fone da AA em São Paulo (2175-4200) tá dando um chá de cadeira.

patricia de paula ferreira

Obrigada pela dica João Paulo, pretendo ir de avião até Buenos Aires será que devo comprar aqui as passagens do onibus?

João Paulo
João PauloPermalink

Eu fiz o trajeto inverso, de Bariloche para BsAs, e nesse caso eu recomendo comprar antes porque muita gente já está fazendo isso. Não sei se o mesmo acontece de BsAs para Bariloche. Se você já decidiu ir de ônibus, então eu acho que é melhor não arriscar e comprar logo de uma vez...

Josiane
JosianePermalink

Olá!! Por favor, não consigo falar na LAN. O telefone que voces ligam é 0300 788 0045??

karine kA
karine kAPermalink

Bóia,

uma pergunta. Se o meu voo BsAs/Bari estiver constando no site da "COISA" como CANCELADO não há possibilidade de fazer mais nada?
É isso mesmo? Só há remarcação via Esquel para voos que não foram cancelados??

Desculpe a ignorância, mais ainda naum entendi isso e a perguntar só posso pra vcs né a AA naum consigo....
Obrigada