Chegando à Europa por Zurique

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Chegando na Europa por Zurique

Estou fazendo a primeira parte do périplo de trem pela Suíça a convite (ficarei alguns dias depois soltinho e por minha conta). O convite incluía uma passagem Swiss a Zurique. Achei uma oportunidade interessante para testar essa que é uma das mais novas cias. européias.

Para quem perdeu essa parte da novela: a Swiss nasceu em 2002, logo depois da falência da mitológica Swissair, uma das mais carismáticas cias. aéreas da Europa. Foi fundada a partir de sua subsidiária Crossair (no Brasil, o equivalente seria terem revivido a Varig a partir da Rio-Sul), com participação do governo e de investidores particulares. Depois da sua recuperação, acabou incorporada ao grupo Lufthansa.

A Swiss não exala a sofisticação da antiga Swissair, e nem poderia: foi construída em bases mais pragmáticas, mas continua perseguindo valores bem suíços como pontualidade, organização e praticidade. A própria identidade visual da marca, com as letras sem frescura, alinhadas à esquerda, já comunica que eles não estão para fazer firula. (Parece que vem uma nova marca por aí. Estou curioso para ver como será.)

Quando recebi a programação, mandei um email para a moça do Turismo da Suíça: olha só, acho que não vai dar pra pegar esse trem das 12h13 não. Meu vôo chega ao aeroporto de Zurique às 11h10 e eu ainda vou ter que passar por imigração e tudo. Melhor avisar esse guia que vai estar à minha espera às 15h04 na estação de Montreux que eu provavelmente não vou conseguir chegar.

Pois ela respondeu que ia dar pra pegar, sim. Que o vôo é pontual e os trâmites são rapidinhos. Se não desse, era só eu mandar um SMS pro guia.

Pois bem. O avião saiu de São Paulo no horário -- boa notícia.

Na hora que fui reclinar a poltrona, porém, descobri que, apesar de estar na janela, estava no pior lugar do avião: na fileira junto à parede do banheiro, que não reclina. Prenúncio de uma noite ainda mais interminável do que o costumeiro.

Swiss: aperitivoSwiss: aperitivoSwiss: chocolate

O serviço, no entanto, era bem simpático. Comissárias e comissários naturais, atenciosos sem artificialismos. Aperitivo: biscoitinhos. Pedi vinho tinto, era francês.

Swiss: jantar

No jantar, duas opções -- frango ou ravioli. Fui de ravioli, estava num bom ponto. O couvertzinho é bem bom. Se eu quisesse, poderia ter tomado mais uma garrafita de vinho, mas meu plano era editar fotos até as baterias acabarem (a do laptop ou a minha, a que viesse primeiro).

Dormi um pouco, mas depois que acordei, umas duas ou três horas depois, não houve almofada de pescoço que me fizesse dormir de novo.

Swiss: café da manhã

O café da manhã veio numa caixinha e estava bom. Senti falta, porém, de passarem mais uma vez com o café. Eu preciso de quantidades industriais de cafeína de manhã.

O pouso no aeroporto de Zurique foi cinco minutos adiantado. E na hora anunciada para a chegada, 11h10, estávamos chegando ao finger. Mágico.

Na saída do avião, agentes de imigração davam uma primeira conferida nos passaportes. Não vi implicarem com ninguém.

Cheguei pelo terminal E, que requer pegar um trem interno para ir ao prédio principal, onde estão os terminais A e B e a saída. Perdi o primeiro, três minutos depois apareceu o segundo. A viagem entre os terminais é rapidinho, não sei se leva mais que dois minutos.

Embarque para o trânsfer no terminal E

Quem não tem vôo de conexão (uma minoria, no caso desse meu vôo), anda mais um pouquinho e, voilà: chega à imigração. Posso ter dado muita sorte, mas fiquei besta. Uma fartura de guichês. Não peguei fila nenhuma. A agente não fez pergunta nenhuma -- nem sequer quanto tempo eu ficaria. Só deu uma olhada, carimbou e disse "Welcome".

Chegando ao saguão das esteiras de bagagem

Ainda não eram 11h35 quando cheguei ao saguão das esteiras. Um painel avisa a previsão de chegada das malas (1 minuto, quando cheguei). Ao lado, um outro painel indica as plataformas de onde sairão os próximos trens na estação anexa.

Painel indicando o tempo para chegada das malasPainel de informação das saídas de trem

Exatamente às 11h46 -- trinta e seis minutos depois de chegar num Airbusão lotado -- eu já estava com a mala na mão, pronto para sair à procura da estação de onde partiria o meu trem das 12h13.

Saindo do saguão com a mala na mão

Não tem como errar. Você sai pelo saguão e já vê a placa: basta atravessar a rua e já estará na estação.

Zurique: saindo do aeroporto para a estação de trem

Como eu vi que tinha tempo, resolvi ainda enrolar um pouquinho, procurando um caixa automático no saguão de desembarque ou no andar superior. Não achei. A área é dominada pelo câmbio convencional, que paga muito pouco.

Atravessei para a estação de trem. Que é mais do que uma estação de trem: é um shopping (que funciona até aos domingos, uma exceção na Suíça). Qual é a primeira coisa que eu vejo? O caixa automático.

ATM na estação de trem

Pronto. Com meus francos suíços na mão (e já de posse do Swiss Pass desde a saída do Brasil), vou direto para a plataforma 3, designada para o meu trem.

Chegando às plataformas da estação de trem

Não é nem meio-dia -- cheguei tão adiantado, que ainda passaria um trem antes do meu...

Ou seja: a moça do Turismo da Suíça tinha por que estar confiante. Eu fiquei bastante bem impressionado com a fluidez do aeroporto; Zurique me pareceu uma bela alternativa para chegar à Europa.

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Pesquise

Seguro de viagem na Mondial Assistance

Leia mais::

Suíça alemã: Zurique x Lucerna x Berna

Suíça francesa: Montreux x Lausanne x Genebra

Lugano, Suíça à italiana

Estações alpinas: Interlaken x Zermatt x St. Moritz

Trens panorâmicos: como é o Glacier Express

Trens panorâmicos: como é o Bernina Express

Trens panorâmicos: como é a Golden Pass Line

Trens panorâmicos: como é a Jungfraubahn

Trens panorâmicos: como é o Wilhelm Tell Express

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

77 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Ernesto, o pato
Ernesto, o patoPermalink

Tambem gostei da Swiss, uma das melhores cias. em que ja viajei.

Sylvia
SylviaPermalink

Anotadíssimo !Ir pra Europa por Zurique :cool:

Sílvia Oliveira
Sílvia OliveiraPermalink

Pô, verdade! Já saí por Zurique, mas nunca cheguei por ali. Como a Rapha disse aí abaixo, também fiquei confusa com a frase "por NÃO estar no espaço Schengen, e portanto poupar os passageiros em trânsito de passar pela imigração". Justamente por estar no Tratado de Schengen é que poupa os passageiros da imigração. Ou não? :roll:

Andre L.
Andre L.Permalink

Sílvia, a lógica é a seguinte: se vc faz um vôo para um destino Schengen com conexão em um ponto não-Schengen (exemplo: São Paulo - London Heathrow - Roma), a perda de tempo no ponto de conexão - e risco de dar chabu - é bem menor pq vc fica na área isolada do aeroporto.

Rapha
RaphaPermalink

Riq, a Suíça, apesar de não estar na União Europeia, faz parte sim do acordo Schengen. Fui à Finlândia esse ano pela Swiss, e a imigração foi em Zurique. Só depois de "entrarmos na Europa" é que pudemos tomar o voo para Helsinque. Não é necessário fazer imigração se você está em trânsito para destinos como Moscou ou Londres.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Adorei! É tão bom quando tudo funciona bem, né?

Andrea Gouvea
Andrea GouveaPermalink

Nao tive a mesma sorte no aeroporto de Zurich não. Passei piela há exatamente um mês e precisava pegar um vôo de conexão para Amsterdam. Talvez tenha sido implicância por causa do meu destino, mas a imigração me encheu de perguntas sobre o que fazia lá, ferias no caso, e pq estava passando pela Suíça se meu destino era Holanda. Alem disso ainda fui parada na revista do aeroporto.. Consegui pegar meu vôo, mas foi por pouco!
E qto a cia aérea também não fiquei impressionada com nada. O menu era o mesmo do seu voo, mas o que mais me desapontou foi a programacao de filmes, com mais bollywood do que Hollywood! Na próxima viagem a Europa com certeza voltarei a utilizar minhas queridinhas KLM e Air France.

Fernando
FernandoPermalink

Não é o destino.... é o passaporte, infelizmente. Sempre haverá uma desconfiança do brasileiro. Depende do oficial de imigração e nesse caso é loteria. No mesmo aeroporto de ZRH em que a autoridade super simpática perguntou pq eu ficaria tao pouco tempo se a Suíça é tao legal e tem tanta coisa pra fazer,batendo o maior papo, tb ja me encheram de perguntas deconfiados mesmo eu tendo um monte de carimbos e vistos. No entanto, entrar por Zürich no espaco Schengen ainda é relativamente tranquilo. Concordo com o Riq.

Gabriela
GabrielaPermalink

nossa, concordo com a Sylvia! próxima viagem para Europa eu vou de Swiss, chegando em Zurique! Mto bom!

val
valPermalink

pelo visto só as tomadas são iguais, né...

Camila Franzotti
Camila FranzottiPermalink

Concordo com você, Riq.
Em 2006 voei de Swiss de GRU para ZRH e foi tudo super pontual e tranqüilo.
Na hora da imigração só peruntaram o motivo da visita, no caso, férias, e pronto! Super rápido!

Ana Catarina Portugal
Ana Catarina PortugalPermalink

Aproveita muito a Suíça, que é um país lindo!!! Pena que tudo é tão caro, mas mesmo assim, vale à pena!!! Boa viagem!!!

Fernando
FernandoPermalink

Se não me engano, o aeroporto de Zurich é o considerado o melhor da Europa. Já o serviço e entretenimento da econômica da Swiss ou de qualquer outra companhia vizinha é bem abaixo comparado com uma árabe ou asiática, não tem jeito.

Quanto a imigração, você teve sorte. Já fui a cidade umas 8 vezes nesse mesmo vôo daqui do Brasil, e sim, eles fazem perguntas do tipo (onde vai, qto tempo, passagem de volta) dependendo do humor do oficial. Porém, nunca vi pedirem documentos ou barrando alguém.

Além disso, vc teve sorte na fila também... já peguei umas bem chatas. Vai do dia, mas são bem rápidas em comparação com qualquer outro aeroporto do mundo.

Mauro Nogueira
Mauro NogueiraPermalink

Em 2008 viajei para Frankfurt com escala em Zurich, pela Swiss.
Foi uma das melhores viagens que fiz, sem problemas, atrasos, etc...

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Swiss é uma ótima empresa. Não está no padrão 5 estrelas, mas é bem superior a outras que operam no Brasil.

Patricia R.
Patricia R.Permalink

A pergunta nao tem nada a ver com o post, mas vou arriscar: fazendo conexão em Frankfurt, vindo de GRU e com destino final Londres, eu vou precisar passar pela imigração em Frankfurt?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não, em Frankfurt vai ser trânsito. A imigração vai ser em Londres.

Maryanne
MaryannePermalink

Voltei da Europa pro Brasil com a Swiss em julho. Adorei, ainda mais pq me deram upgrade, que foi fantástico. A cama da classe executiva parecia a cama aqui de casa, além dos filmes otimos e comida boa. Ah, e o avião tinha aquela camera na frente e embaixo que vc vê do lado de fora ( os aviões aqui nos EUA não tem isso não). Foi a primeira vez na minha vida que aterrisei e tive a sensação de -Jááá?
E o aeroporto de Zurich? Dá pra fazer pic nic no chão,de tão limpo.

Andre L.
Andre L.Permalink

Riq,

Desde março/2010 a Suíça faz parte do Espaço Schengen, só não sei se implementaram isso já para deslocamentos aéreos. Mas na parte terrestre, está funcionando: acabaram os controles de imigração (só restam os de alfândega em poucos lugares) terrestres entre Suíça e Itália, AÚstria, Alemanha e França.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Pessoal, perdai o velhinho! Eu sou do tempo...

Já corrigi a entrada da Suíça no espaço Schengen. Foi em dezembro de 2008, regulamentada em março de 2009.

Obrigado!

Nhatinha
NhatinhaPermalink

Não passei por Zurique, mas compartilho sua surpresa em relação aos trens: a gente vai com expectativas altíssimas e, mesmo assim, eles conseguem superá-las! Tudo era tão eficiente que planejei ir de Lausanne para Genebra uma vez e fui três haha Até os barcos são pontuais (de Lausanne para Evian).

Patricia - Turomaquia
Patricia - TuromaquiaPermalink

Em razão do lance da imigração ilegal, as vezes os países estão fazendo um controle mesmo quando vc está num voo de conexão, ou seja, aquele país que desce teu voo internacional não é teu destino final. Isso já me passou várias vezes, mas ñ é nada do outro mundo.

Já voei com a Swiss algumas vezes, e tive o "desprazer" na última vez, de pegar este banco que vc voou, senhor deus do amor, foi um infernoooooo

beijos

Mauricio
MauricioPermalink

Riq,

Eu vou em Dezembro do Galeão-Paris ( TAM) e depois Swiss de Paris-Zurique. Onde faço a imigração?
Eu saio para fazer o check in na Swiss?
Me ajude, pois é a primeira vez que faço conexão na Europa.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maurício! Você faz a imigração em Zurique e então, em vez de pegar a bagagem, pega a conexão para Paris.

Aline
AlinePermalink

Oi,

isso é Suíça. Bem vindo neste maravilhoso país.
Vim morar aqui e não me arrependo.

Café
CaféPermalink

Ricardo, vi que tem uma foto do chocolate suíço que servem a bordo...nham nham.....e outro detalhe, talheres de metal na classe econômica, já é uma grande diferença. Ótima dica.

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalink

Incrivel, Riq!

Ah! Eu tambem preciso de doses industriais de cafe' de maha, hehe...

Andre L.
Andre L.Permalink

Como o assunto repercutiu aqui, menciono que os seguintes aeroportos europeus também tem linhas de alta velocidade, confortáveis, partindo de estações DENTRO dos aeroportos para onde vc pode viajar, sem degraus ou metrôs lotados ou ônibus shuttles do aeroporto para outras cidades.

Amsterdam - trens rápidos para Bruxelles, Paris e Berlin.

Milano (Malpensa) - poucos horários direto para Firenze, Bologna e Roma. Frequência deve aumentar em dezembro com mais horários por dia.

Frankfurt - trens velozes para praticamente todas as grandes cidades de Alemanha, vários horários para Berlin, München, Stuttgart, e também trens rápdos para Amsterdam, Bruxelles, Paris, Basle (Suíça)

Fica a dica: se achar uma passagem muito barata e por acaso a estratégia do stopover não der certo, vale a pena combinar avião + trem também nesses aeroportos.

Celina
CelinaPermalink

Riq, temos a tomada para comparar. Agora, compara esse aeroporto com o Galeão!?! Não tem placa, não tem ônibus, não tem trem, a espera pela mala é eterna e tem uma fila indecente para ... estacionar o carro! Mas tem avião. Já é um começo!

Vinícius (mais do que uma viagem)

Acabei de chegar de Zurique e adorei a cidade!

Eduardo
EduardoPermalink

Ótimo post, realmente a Suíça é diferenciada. Aproveitando, pergunto aqueles com experiência por lá: há opções de diversão para crianças na Suíça (tirando esqui), tipo parques de diversão? Que cidades suíças seriam mais kids friendly?
Obrigado!

Switzerland Tourism
Switzerland TourismPermalink

Eduardo, o link http://www.myswitzerland.com/en/interests/family.html oferece um monte de ideias bacanas de hotéis, pousadas e B&B child-friendly na Suíça e excursões divertidas para se fazer com os pequenos, como por exemplo dormir na palha em uma fazenda tipicamente suíça, ordenhar vacas, parques de diversão, entre outras atividades.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eduardo, toda cidade civilizada tem atividades para as crianças que moram nela. Para encontrar, é só googlar o nome da cidade com o "with kids". O link aí da MySwitzerland também ajuda muito.

Antes de mais nada, porém, o que importa numa viagem com crianças é você conseguir vender a viagem como uma aventura. É preciso transformar todas as experiências do dia a dia -- andar de trem, comer coisas diferentes, se comunicar em outro idioma -- em coisas tão interessantes quanto uma ida à Disney.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/02/como-voce-vende-a-viagem-para-seu-filho/

No caso da Suíça, ajuda se você for no verão europeu, quando as crianças de lá também estão de férias, e em todo lugar haverá atividades direcionadas a elas.

Ed
EdPermalink

Pelo menos no verão, Annecy, já na França, mas bem pertinho da fronteira, pode agradar a crianças de todas as idades.

Alis
AlisPermalink

Riq, só pra saber, qual foi a fileira que vc sentou? Passar mais de 12 hrs num assento sem opção de reclinar é dureza ne?

Lívia Maria
Lívia MariaPermalink

Alis,

Entre no site da Seatguru, endereço abaixo, que lá vc terá como ver a aeronave e a companhia que vai viajar, por dentro, com as dicas todas, quais assentos melhores, onde ficam os banheiros, copa, saída de emergência, etc. É uma mão na roda! Só marcamos assento depois de consultar o Seatguru, e nunca nos decepcionamos !

http://www.seatguru.com/

Kely
KelyPermalink

Lívia, ótima dica!!!

Riq mto legal que vc foi por Zurique.. agora que me formei (formatura foi na sexta) vou me dedicar a planejar a viagem do próximo ano que vai ter uma ênfase maior na Itália, mas estava planejando em chegar por Zurique, devido ter ouvido só coisas boas daí.
Aproveita a aviagem!

Lívia Maria
Lívia MariaPermalink

Ainda em relação ao Seatguru, lá eles têm um gabarito de cores, amarelo, vermelho e verde, e por lá vc vê quais as poltronas melhores, com maiores espaços. Foi lá que fiquei sabendo que as poltronas que encostam nos banheiros não reclinam, que as que ficam perto do espaço de serviço são mais barulhentas, etc, etc. um servição, enfim...

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Oba, mais uma boa referência sobre a Swiss, que experimento semana que vem. Mas com direito a conexão e tudo.

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalink

Fui a Londres pela Swiss, com conexões apertadísssimas em Zurique (1 hora na ida e 1h e 10min na volta). Na ida não tinha problema, pois caso perdesse a conexão poderia pegar outro vôo p/Londres mais tarde, mas na volta fiquei tensa, pois o movimento em Heathrow é muito grande e se o vôo saísse atrasado de Londres eu perderia minha volta para o Brasil.
No vôo de volta, sentei ao lado de uma inglesa e comentei com ela minha preocupação. Ela disse: "não se preocupe, você fará uma conexão em Zurique, não há problema". Ela estava certíssima. Adorei!
Entrei sem problemas em Zurique, com o passaporte europeu, mas passei por uma "mini-imigração" já no portão de embarque p/Londres.
Adorei a Swiss e super recomendo.

Cristina
CristinaPermalink

Uma boa alternativa desde que não seja ao lado do banheiro wink Não voei, mas considero de uma próxima. O Aeroporto eu realmente adorei - passei por ele na ida para Atenas com conexão de 4hs e fiz o que o Comandante já disse - pegar o trem e conhecer o centro de Zurich, foi ótimo, voltei exausta e depois dormi até Atenas. Na volta passei 2hs no aeroporto, precisei comprar remédio para machucado na farmácia e havia uma farmácia ótima, além de muitas lojinhas. Que legal começar a viagem por aí, Riq!

JulianaP
JulianaPPermalink

Ano passado fui visitar minha tia que mora em Wildhaus, uma cidadezinha na Suíça com 1.200 habitantes. Voamos pela Swiss até Zurique e não poderia ter sido mais agradável. Mas além da emoção de encontrá-la no aeroporto, o que mais adoramos foi o trenzinho interno que leva até os terminais de saída. Graciosamente exibia um efeito estroboscópico de imagens de boas vindas, com música e tudo. Emocionante para nossa primeira viagem ao país. E na volta as imagens eram outras, um suíço com uma bandeira se despedindo... A imigração também foi super tranquila. Recomendo!

Tiago Caramuru
Tiago CaramuruPermalink

A Swiss me upgradou pra executiva de SP a Santiago e eu até hj acho ruim... pq o vôo foi muito curto!!

Fora de brincadeira, vôo agradabilíssimo!

Meiriele
MeirielePermalink

Peraê, fiquei na dúvida agora. Se eu voar Brasil - Paris, com parada em Zurique, passo pela imigração em Zurique? Tenho cidadania portuguesa, mas vou estar com o namorado q não tem, será q podemos passar no mesmo guichê?

Café
CaféPermalink

Oi Meirele,
É só passar pelo guichê com a plaquinha "TODAS AS NACIONALIDADES". Aí podem passar juntos.

Meiriele
MeirielePermalink

Café, brigada da resposta! MAs, sabe dizer se isso é válido p imigração de qqer país?

Luis Fernando
Luis FernandoPermalink

Riq,

Sou um grande fã do Viagem. Uma idéia de Post pra vc, pelo menos eu não achei, se tiver peço desculpas.

Fazer um Post sobre as conexões na Europa, tem muito marinheiro de primeira viagem que se perde com essas conexões.

Eu por exemplo, pretendo ir pra Roma, via Paris (Air France), tem conexão de 1 hora e 10 min e de 3 horas, 1 hora é suficiente ou a de 3 é mais garantido? A imigração é feita em Paris ou em Roma?

Muito obrigado.

Luis Freire (não so parente)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luis Fernando! Aqui quem fala é a Bóia.

O Ricardo Freire sempre recomenda um intervalo de pelo menos duas horas, duas horas e meia entre o vôo.

A imigração é feita no aeroporto em que você pousa primeiro na Europa.

Se a sua passagem for integrada, a cia. aérea é responsável por colocar você num vôo seguinte caso você perca o vôo originalmente programado.

Escolha a conexão de três horas.

VOLNEI CECON
VOLNEI CECONPermalink

VIAJAREI EM ABRIL DE GARULHOS À VARSOVIA/ IREI COM A SWISS E FAREI CONEXÃO EM ZURIQUE, COM TEMPO DE 1:00 PARA ISSO,É TEMPO SUFICIENTE PARA CONEXÃO? ALGUEM PODERIA ME AJUDAR? SÓ FAÇO CONEXÃO PARA VARSOVIA E LÁ PASSAREI PELA IMIGRAÇAO?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Volnei! É um tempo bastante apertado, mas o aeroporto de Zurique é bastante funcional. Se você perder o vôo a cia. acomoda você no seguinte. No caso da Suíça, é uma boa aposta, melhor do que decidir de antemão por um vôo mais tarde. (Já se fosse em outros aeroportos, como Barajas em Madri, esta conexão seria realmente impossível.)

VOLNEI CECON
VOLNEI CECONPermalink

COMPLETANDO MEU PEDIDO DE AJUDA ACIMA, NO MOMENTO DA CHEGADA NO AEROPORTO DE ZURIQUE,EM QUAL TERMINAL DEVO BUSCAR PARA CONEXÃO A VARSOVIA.OBRIGADO PELA AJUDA.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Volnei! Antes de mais nada, um conselho: não escreva em maiúsculas na internet. Isso é tido como gritar.

O terminal e o portão de embarque serão informados pela cia. aérea, provavelmente no check-in ainda no Brasil. Se o portão ainda não tiver sido determinado, você receberá mesmo assim o cartão de embarque do vôo seguinte e um agente à porta do avião informará o portão da conexão. Essa informação também estará disponivel nos painéis do aeroporto na área de desembarque.

VOLNEI CECON
VOLNEI CECONPermalink

Desculpe-me pelas letras maiusculas, isso é hábito da minha inexperiencia em internet.Agradeço demais pela sua ajuda.Abraços.

Leandro
LeandroPermalink

Boia, me dá um help, por favor.

Estarei em Zurique num domingo (dia 10/6) e só. Dia seguinte vou para Interlaken. Tenho lido que domingo na Suíça não tem nada, tudo fechado. Andei lendo passeios em Zurique e um deles é andar pela rua das compras.
Estará tudo fechado? Valeria a pena mudar o roteiro e ir para Interlaken antes e depois voltar para Zurique, para pegar um dia útil?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leandro!

De fato o comércio fecha no domingo em toda Suíça. De toda maneira, "passear na rua de compras" só é um bom passeio se você estiver disposto a fazer compras -- e isso nunca é muito indicado na Suíça, por causa dos preços.

Domingo é um dia para caminhar ou fazer passeios lacustres.

O Ricardo Freire ainda vai fazer um post comparando as três da Suíça alemã que visitou -- Zurique, Lucerna e Berna --, mas já adiantou nas entrelinhas que Zurique é a menos interessante. Passe esse domingo em Lucerna ou Berna, e você aproveitará mais.

Luciana
LucianaPermalink

Boia, eu vou sair por Zurique, e estou querendo ir de Berna para lá no dia do voô. Tem como eu chegar bem cedo e deixar as malas em algum lugar? Eu gostaria de aproveitar para aproveitar para andar por Zurique.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Nem precisa guardar as malas. Você pode fazer check-in do vôo na estação de Berna, cedinho, e bater perna em Zurique até a hora do vôo. Todas as maiores estações suíças oferecem este serviço. Lembre-se de apresentar-se no aeroporto 1h30 antes do vôo para os procedimentos de embarque.

Luciana
LucianaPermalink

Na estação de trem mesmo? Ou para fazer isso eu teria que ir de Berna para Zurique de avião?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Não há aeroporto em Berna. O serviço de check-in na estação de trem é oferecido em todas as grandes estações de trem da Suiça. Basta estar no dia do seu vôo. É cobrada uma taxa, algo como 20 ou 30 francos suíços.

Cíntia
CíntiaPermalink

Bom dia!

Minha tia irá fazer um circuito pela Europa e o roteiro inclui uma passagem rápida pela Suíça, apenas 1 dia (Lucerna e Zurique). Estamos em dúvida com relação a moeda, ela deve levar franco suíço do Brasil? Ou o euro é bem aceito? O hotel estará pago, qual o valor por pessoa ela deverá providenciar para passar apenas 1 dia lá? (valor aproximado, apenas uma média).
Desde já, agradeço!
Cíntia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cíntia! Muitos lugares aceitam euro na Suíça. Se a sua mãe está indo de excursão e vai fazer duas cidades num dia só, não terá muita chance de gastar dinheiro, não. Cartão de crédito é uma boa opção.

PIERRE ARAGÃO PONTES
PIERRE ARAGÃO PONTESPermalink

Por favor, vou para Amisterdã com conexão, em londres,na mesma companhia aérea, vou ter que fazer imigração em londres

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pierre! Em Londres você estará em trânsito, porque o Reino Unido não faz parte do espaço Schengen; sua imigração será em Amsterdã.

Alex de Lima
Alex de LimaPermalink

Oi.
Vou para Paris em Outubro/12 (BHZ-PARIS-BHZ).
Estou escolhendo a Swiss porque chegarei em Paris por volta do meio-dia.
O voo de ida faz conexão em Zurich (troca de aeronave).
A imigração será feita em Paris?
Zurich é considerada como 'trânsito' ou esta no espaço Schengen?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alex! A imigração será feita na Suíça, que faz parte do espaço Schengen.

Alex de Lima
Alex de LimaPermalink

Thanx, Bóia.

Vou continuar organizando a minha viagem e volto pra fazer mais perguntas.
Já sei que posso contar com você e com a turma que frequenta o site.

Europa, aí vou eu!

Thiago Basílio
Thiago BasílioPermalink

Olá, pessoal!
Uma dúvida, vou para Lisboa com conexão na Suíça. Passo na imigração da Suíça. Os documentos que eu terei que levar podem estar em Português ou não? Agradeço a atenção smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! Podem estar em português, sim.

Fernanda
FernandaPermalink

Boa tarde, pessoal do VnV!
Uma ajudiha por favor, estou com dúvida: meu voo é para Zurique será pela Tap e terá escala em Lisboa, sendo assim, passo pela imigração em Portugal ou na Suíça? Obrigada!

Fernanda
FernandaPermalink

Viajei com a Swiss SP-Zurich-Amsterdã na ida e Londres-Zurich-SP na volta em julho/2010... O aeroporto e o "metrô" do aeroporto são ótimos, mas haja andar até o seu portão. Não me lembro de nada especial por isso acho que foi td certo e rápido na imigração... Mas nunca na vida vooei num avião tão DESCONFORTÁVEL!!!! Eu tenho 1,53 de altura e não sou gorda nem magra, mas eu não cabia na poltrona!!!!!!!! Imagina 99% da população que é maior do q eu???, e claro não era só a poltrona do Riq que não reclinava, a minha tb e dos meus pais tb tanto na ida como na volta e não estávamos perto do banheiro... A comida pelo q me lembro foi ok.

Mas é super charmoso ouvir todos aqueles recados em várias línguas, principalmente quando se está estudando alemão e pode assim ouvir em alemão primeiro e depois conferir com o recado em inglês hehehe

Mauricio
MauricioPermalink

Viajo a Israel pela swissair em 9/12/2012 ; faço conexão em zurich de 1h,50 minutos, o vôo seguinte até tel aviv será operado pela el al. minha pergunta é se uma hora e 50 minutos é suficiente para fazer a conexão sem correria e evitar extravio das 4 malas que levaremos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mauricio! Em geral, recomendamos intervalos entre duas e três horas para dar tempo de contornar imprevistos.

analice de oliveira
analice de oliveiraPermalink

Será que na imigração de Zurique tem intérpretes em Português?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Analice! Provavelmente não será necessário, mas ser for necessário, arranjarão.

Rogério Andrade
Rogério AndradePermalink

Olá. Estou indo a Londres e tenho uma conexão em Zurique. Devo passar pela imigração em Zurique ou só quando chegar em Londres?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rogério! Nos dois. Leia:

https://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/