Riviera de Montreux: Vevey e os vinhedos tombados de Lavaux

Rivaz, Lavaux

Vou falar de Montreux propriamente dita semana que vem, depois que tiver visitado as outras cidades à beira do lago Léman — Lausanne e Genebra.

Por hoje vou contar só de um programita superfácil de fazer a partir de Montreux (ou de Lausanne): um passeio pelo centro velho de Vevey e pelos vinhedos de Lavaux.

Vevey, SuíçaIMG_0672

Vevey fica coladinha em Montreux (menos de 10 minutos de trem) e é mais conhecida por estar em todas as latinhas de produtos Nestlé: é ali que fica a sede mundial da megamúlti da alimentação.

O centrinho histórico, porém, vale a caminhada — sobretudo se for terça ou sábado, que são os dois dias de feira. (O mercado de Natal da cidade também é famosão.) A cidade velha começa à esquerda da praça do mercado (olhando para o lago), e vai ficando mais antiga à medida que você avança mais para a esquerda.

Vevey, SuíçaVevey, SuíçaVevey, Suíça

Volte pela promenade à beira-lago; é tão bonita quanto a de Montreux. Você vai achar por ali uma escultura intrigante — um garfo fincado no lago. O garfo marca a localização, na promenade, do Alimentarium, um museu da Nestlé dedicado à alimentação. Parece que é bacana. (Eu não consegui entrar, porque nossa visita calhou de ser numa segunda-feira, dia em que os museus, até mesmo os particulares, fecham na Suíça.)

Rivaz, Suíça

Pegando o trem novamente e continuando na direção de Lausanne, desça na estação de Rivaz. Atravesse por baixo para o outro lado e suba pela estradinha que funciona como rua principal deste vilarejo encravado na encosta.

Rivaz, Suíça

Da rua mesmo você vai poder apreciar um lote dos vinhedos de Lavaux, que a Unesco declarou como patrimônio da humanidade por serem cultivados em terraços murados (como no Douro, onde também foram tombados).

Rivaz, SuíçaRivaz, SuíçaRivaz, Suíça

Essa região é famosa pelos brancos robustos e mineralizados feitos com uva chasselas (diga: xasslá). A robustez se deve à insolação generosa, proporcionada pelo que os locais chamam de “os três sóis”: o sol propriamente dito, o reflexo do sol no lago e também o reflexo do sol nos muros de pedra clara que formam os terraços.

Rivaz: a cave do produtorArte do rótulo do vinho St. SaphorinRótulo do St.-Saphorin

Na vila você pode comprar vinhos diretamente de fabricantes e fazdr degustações. Ao pé da colina, um bom lugar para almoçar é o restaurante do Auberge de Rivaz — peça os filezinhos de perche, um peixe pequenino mas carnudo que é característico do lago Léman.

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Pesquise

Seguro de viagem na Mondial Assistance

Leia mais::

Suíça alemã: Zurique x Lucerna x Berna

Suíça francesa: Montreux x Lausanne x Genebra

Lugano, Suíça à italiana

Estações alpinas: Interlaken x Zermatt x St. Moritz

Trens panorâmicos: como é o Glacier Express

Trens panorâmicos: como é o Bernina Express

Trens panorâmicos: como é a Golden Pass Line

Trens panorâmicos: como é a Jungfraubahn

Trens panorâmicos: como é o Wilhelm Tell Express

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email

33 comentários

Olá,
Eu também acho que deva ser melhor qualquer cidade em torno do lago. Mas o meu filho quer ir a Genebra de qualquer forma. Estaremos indo em janeiro/2013. Quem tiver alguma indicação de hotel e de passeios (no inverno), por favor me enviem. Estarei vindo de Zermatt. O que vocês recomendam após Genebra? Gostaria muito de ir a Interlaken para ir ao Top of Europe. Tenho que voltar para Zurique pois o meu retorno é de lá.
Abraços, Fátima.

    Olá, Fatima! Os melhores passeios a partir de Genebra são Evian, do outro lado do lago, Lausanne e Montreux.

    Jogue as suas datas no Booking, confira as ofertas e as resenhas.

Olá
Alguém tem indicações de hotéis em Genebra? O que há para ser ver por lá? 1 dia é suficiente?
Abraços,
Fátima

    Olá, Fátima! O Ricardo Freire ainda não publicou o post, mas acha que Lausanne é uma cidade mais interessante (e certamente mais barata) do que Genebra.

Olá Ricardo,
Se já o fez, você poderia por favor me indicar o nome do post que fala particularmente sobre Montreux, tal qual disse que faria no início deste post?
Obrigado e abraço.

Lindo, certamente!

Felizmente, existem muitos lugares que ainda não conosco…

A cidade fica na Suiça ou na França?
Acredito ser Suiça.
“Se for isso mesmo, sugiro alterar a informação abaixo:
Parece que é bacana. (Eu não consegui entrar, porque nossa visita calhou de ser numa segunda-feira, dia em que os museus, até mesmo os particulares, fecham na França.)”

Ficou parecendo que o museu é na França e não na Suiça.

Ricardo, não deixe de tomar algo no terraço do restaurante Baron de Tavernier em Chexbres! O visual é um dos mais fantásticos que já tive o prazer de contemplar. Fica entre Montreux e Lausanne.

Abraço.

muito bom, Riq! estou planejando esse roteiro para 2012. Isto é Suiça né, não é a França não, certo? OK vou acompanhar e entender melhor a Suiça. Gosto de viajar de trem na Europa e parece que na Suiça é bem legal e facil viajar de trem .

    Uma das definições da Suíça, para mim, é um lugar que tem versões com upgrade e perfeição de França, Itália e Áustria 😀

Que coisa linda! Ainda mais com vinhedos :mrgreen:

    Olá! Este site é maravilhoso. Estou pegando várias dicas para minha viagem a suiça, praga, viena e budapeste em maio de 2012.
    Tenho uma dúvida em relação ao Suwss Pass.
    Posso ir e voltar no mesmo dia utilizando o bilhete? ou tenho que utilizar um trecho por dia?
    Se alguém puder me ajudar….
    Luciana

    Olá, Luciana! O Swiss Pass não tem limite de número de viagens, mas de número de dias de uso.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito