Riviera de Montreux: Vevey e os vinhedos tombados de Lavaux

Vou falar de Montreux propriamente dita semana que vem, depois que tiver visitado as outras cidades à beira do lago Léman — Lausanne e Genebra.

Rivaz, Lavaux

Por hoje vou contar só de um programita superfácil de fazer a partir de Montreux (ou de Lausanne): um passeio pelo centro velho de Vevey e pelos vinhedos de Lavaux.

Vevey, Suíça
IMG_0672

Vevey fica coladinha em Montreux (menos de 10 minutos de trem) e é mais conhecida por estar em todas as latinhas de produtos Nestlé: é ali que fica a sede mundial da megamúlti da alimentação.

O centrinho histórico, porém, vale a caminhada — sobretudo se for terça ou sábado, que são os dois dias de feira. (O mercado de Natal da cidade também é famosão.) A cidade velha começa à esquerda da praça do mercado (olhando para o lago), e vai ficando mais antiga à medida que você avança mais para a esquerda.

Vevey, Suíça
Vevey, Suíça
Vevey, Suíça

Volte pela promenade à beira-lago; é tão bonita quanto a de Montreux. Você vai achar por ali uma escultura intrigante — um garfo fincado no lago. O garfo marca a localização, na promenade, do Alimentarium, um museu da Nestlé dedicado à alimentação. Parece que é bacana. (Eu não consegui entrar, porque nossa visita calhou de ser numa segunda-feira, dia em que os museus, até mesmo os particulares, fecham na Suíça.)

Rivaz, Suíça

Pegando o trem novamente e continuando na direção de Lausanne, desça na estação de Rivaz. Atravesse por baixo para o outro lado e suba pela estradinha que funciona como rua principal deste vilarejo encravado na encosta.

Rivaz, Suíça

Da rua mesmo você vai poder apreciar um lote dos vinhedos de Lavaux, que a Unesco declarou como patrimônio da humanidade por serem cultivados em terraços murados (como no Douro, onde também foram tombados).

Rivaz, Suíça
Rivaz, Suíça
Rivaz, Suíça

Essa região é famosa pelos brancos robustos e mineralizados feitos com uva chasselas (diga: xasslá). A robustez se deve à insolação generosa, proporcionada pelo que os locais chamam de “os três sóis”: o sol propriamente dito, o reflexo do sol no lago e também o reflexo do sol nos muros de pedra clara que formam os terraços.

Rivaz: a cave do produtor
Arte do rótulo do vinho St. Saphorin
Rótulo do St.-Saphorin

Na vila você pode comprar vinhos diretamente de fabricantes e fazdr degustações. Ao pé da colina, um bom lugar para almoçar é o restaurante do Auberge de Rivaz — peça os filezinhos de perche, um peixe pequenino mas carnudo que é característico do lago Léman.

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais::

    Suíça alemã: Zurique x Lucerna x Berna

    Suíça francesa: Montreux x Lausanne x Genebra

    Lugano, Suíça à italiana

    Estações alpinas: Interlaken x Zermatt x St. Moritz

    Trens panorâmicos: como é o Glacier Express

    Trens panorâmicos: como é o Bernina Express

    Trens panorâmicos: como é a Golden Pass Line

    Trens panorâmicos: como é a Jungfraubahn

    Trens panorâmicos: como é o Wilhelm Tell Express

     

    Comentários

    Eu e um amigo estamos programando viajar para a Europa em abril.Ficaremos três semanas a partir da segunda quinzena. Temos um destino certo, Paris, mas gostaríamos de visitar um amigo em Freiburg na Alemanha. Alguma sugestão de roteiro? Que outras cidades próximas poderíamos visitar?

    Helena

      Olá, Maria Helena! Infelizmente não temos como dar conta de fazer roteiros individuais. Seu amigo em Freiburg será de grande valia, acredite no que ele recomendar.

    *a partir

      Olá, Catarina e Felipe! Não temos condição de elaborar roteiros individuais.

      Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo, se houver resposta aparecerá aqui.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito