Diário de bordo: sob o sol da Frances

Val d'Orcia, Toscana

Estou saindo agora da minha terceira base toscana. Contando com o dia de hoje — ainda vou dar um rolezinho antes de entregar o carro em Florença — foram oito dias zanzando por tudo.

Val d'Orcia, Toscana

Não, não deu pra subir a todos os vilarejos, e nem sequer tentei mergulhar nos tesouros artísticos guardados em cada lugar.

Mas deu para ter muitos insights sobre estratégias de viagem por aqui, que vou compartilhar com vocês quando puder.

Val d'Orcia, Toscana

Hoje ainda vamos passar por Volterra e San Gimignano. Numa decisão de última hora, resolvi investir numa diária extra do carro para fazer um desvio pelos outlets toscanos (Valdichiana e Prada), que sei ser um assunto que interessa muita gente.

Pienza

De tudo o que eu vi por aqui, de Lucca a Perugia, de Arezzo a Montalcino, o que mais impressionou? Em primeiro lugar, a luz dourada de outono. O sol da Frances Mayes faz até a terra revolta para a próxima semeadura ficar fotogênica. Em seguidinha, devo dizer que caí de amores pelo Val d’Orcia. Por ali, nenhuma placa te leva a um lugar que não te encante ou surpreenda.

Val d'Orcia, Toscana

(E o que menos me impressionou? Assis. Mas depois a gente conversa melhor sobre isso.)

Val d'Orcia, Toscana

AZEITONA NO PÉ!!!

Té jazinho!

A rede AccorHotels.com apoia essa temporada do VnV na Europa.

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


54 comentários

Olá!Estamos indo(eu e meu marido!)dia 15/11 para Itália. Faremos Veneza até Assis…de bike! Passaremos por Bologna, Firenze, San Gimignano, Siena, Montepulocino…alguma dica especial? Obrigada

    Olá, Renata! Não é a nossa especialidade. Tente buscar foruns de ciclistas.

bóia, O Ricardo já comentou porque não se encantou com Assis? Para o meu roteiro não está fácil incluir Assis e estou precisando de um empurrão para cortar.

Obrigado

    Olá, Osvaldo! O Comandante comentou que achou a cidade um pouco estéril, certinha demais. Mas é uma opinião particular.

Olá A Bóia, você quer dizer que no roteiro Chianti-S Gimignano-Siena-Montalcino-Pienza-Montepulciano poderíamos ficar em Siena nas 2 noites, por exemplo, só deixando p/mudar de hotel qdo fizermos Lucignano-Arezzo-Cortona-Assis? Eu acabei incluindo o hotel em Pienza pq assim evitaríamos a viagem Montepulciano-Siena, e já partiríamos de Pienza p/Lucignano no dia seguinte, que no final, dá quase o mesmo tempo que de Siena-Lucignano. Você acharia melhor cortar o hotel de Pienza? Como vc faria este roteiro?
Quanto à esticada até Assis, será que vale a pena? Tem gente que diz que sim, outros dizem que não, como o Ricardo até já comentou por aqui.
Abraços e obrigada!!

    Olá, Beta! Inclusive o trecho de Assis e Cortona pode ser feito a partir de qualquer ponto entre Siena e Pienza. Escolha um hotel apenas, vai pela gente 😀

Olá Ricardo!
Meu marido e eu faremos um roteiro de 17 dias pela Itália, sendo que ficaremos 6 dias entre Florença e a região da Toscana. Faremos Milão-Veneza-Firenze. Em principio, estou planejando o roteiro da Toscana desta forma:
2 dias em Firenze, 1 dia p/o bate-volta Lucca-Pisa, 1 dia p/Chianti-S Gimignano-Siena (dormindo em Siena), 1 dia p/Montalcino, Pienza, Montepulciano e arredores (dormindo em Pienza) e 1 dia indo de Pienza p/Lucignano, Arezzo e Cortona, dormindo em Assis. De Assis, vamos direto p/a Costa Amalfitana (já conhecemos Roma).
O que vocês acham? Será que vamos conseguir ficar um tempo razoável em cada lugar p/curtir um pouco, pelo menos? Senão, o que vocês sugerem?
Muito obrigada ao Ricardo, A Boia e aos demais tripulantes!

    Olá, Roberta! O roteiro está bacana, mas não precisa trocar tanto de hotel no finzinho! Escolha um lugar só para dormir ao fim do passeio pelo Chianti, e faça desse hotel a base para os passeios seguintes, que são nas redondezas!

Tenho a mesma dúvida do Franco. Fico 5 dias na Toscana e não sei se monto base em Siena ou Florença. Pretendo fazer os passeios de carro. E ai? Florença ou Siena? Sugestão de bate-volta?

Ricardo, vamos 4 casais para italia. Chegamos no dia 17 em Milão, retornamos no dia 25 de Roma. Pretendemos dormir em Milão, ir pela manha do dia 18 para Veneza, dormindo lá. Dia 19 vamos para toscana, onde pretendemos ficar até dia 23, quando seguimos para Roma. Perguntas: onde fazer a base na toscana? Siena ou Florença? Quais cidades conhecer nestes poucos dias de toscana? Aumentamos os dias em Roma?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito