Diário de bordo: sob o sol da Frances

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Val d'Orcia, Toscana

Estou saindo agora da minha terceira base toscana. Contando com o dia de hoje -- ainda vou dar um rolezinho antes de entregar o carro em Florença -- foram oito dias zanzando por tudo.

Val d'Orcia, Toscana

Não, não deu pra subir a todos os vilarejos, e nem sequer tentei mergulhar nos tesouros artísticos guardados em cada lugar.



Mas deu para ter muitos insights sobre estratégias de viagem por aqui, que vou compartilhar com vocês quando puder.

Val d'Orcia, Toscana

Hoje ainda vamos passar por Volterra e San Gimignano. Numa decisão de última hora, resolvi investir numa diária extra do carro para fazer um desvio pelos outlets toscanos (Valdichiana e Prada), que sei ser um assunto que interessa muita gente.

Pienza

De tudo o que eu vi por aqui, de Lucca a Perugia, de Arezzo a Montalcino, o que mais impressionou? Em primeiro lugar, a luz dourada de outono. O sol da Frances Mayes faz até a terra revolta para a próxima semeadura ficar fotogênica. Em seguidinha, devo dizer que caí de amores pelo Val d'Orcia. Por ali, nenhuma placa te leva a um lugar que não te encante ou surpreenda.

Val d'Orcia, Toscana

(E o que menos me impressionou? Assis. Mas depois a gente conversa melhor sobre isso.)

Val d'Orcia, Toscana

AZEITONA NO PÉ!!!

Té jazinho!

A rede AccorHotels.com apoia essa temporada do VnV na Europa.

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do /#viajenaviagem no projeto Europa de carro.

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


54 comentários

Vinícius (mais do que uma viagem)

Minha esposa e eu saímos encantados da Toscana. Difícil mesmo foi ir embora deixando para trás tanta coisa sem ser vista. Bom, mais uma desculpa para voltar.
um abraço

Maze' Zuccolo
Maze' ZuccoloPermalinkResponder

Estive na Toscana em Junho. Na primavera a luz também e' excepcional, as noites sao longas e animadas. Ficmos baseados em Sinalunga ( na Locanda de la Amorosa) toda infra do lugar e' first class, s/ snobismo. Verdadeiro luxo. Lindas fotos, as minhas também estao premiadas. Toda a Toscana e' super fotogenica.

Roberto Martorelli

Viajo para lá em junho... super ansioso pelos detalhes...... lindas fotos !!! parabens.

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Aguardando o tim-tim-por-tim-tim...

Lu
LuPermalinkResponder

A-han ... tb se encantou pelo Val d'Orcia!! Mto encantador mesmo! E Assis, acho q ñ precisa nem explicar ... Vc deu mta sorte tb, pq este outono está extraordinariamente seco e quente, o q torna a Toscana(e qq destino de viagem) ainda mais bonito. Belas fotos!!

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalinkResponder

Depois de ver uma azeitona destas, não dá pra se admirar dos azeites toscanos serem tão clássicos como os vinhos.
Boa viagem pra vocês.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Adoro o Edu sempre vendo eroticidade nas fotos das comidas lol

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Riq, que fotos lindas!!! Parabens. Cores impressionantes...
Continuem com uma otima viagem.

fefelima
fefelimaPermalinkResponder

Ansiosa pelas novas dicas da Itália! A Toscana pra mim é um dos lugares mais incríveis do mundo!
Andar de bicileta nos muros de Lucca é uma coisa que parece boba mas foi uma das mais bonitas que eu fiz por lá.
E também não curti muito Assis (vamos ver se compartilhamos os mesmos porquês)

Bom fim de viagem e mande um beijo pra Florença por mim! smile

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Adorei as fotos. Que lugar é a penúltima?

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Na legenda tá escrito Val d'Orcia.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Assisi é overrated, e o turismo religioso dá um aspecto meio kitsch (embora não tanto como em Lourdes, na França). PAra vilas montanhosas na Umbria, eu prefiro Gubbio. Gubbio é muito interessante.

Gerson
GersonPermalinkResponder

Ricardo.
Também, tive sorte. Estivemos, eu mulher e filhas, os 4 primeiros dias de outubro por aí. Céu azul, calor, o que nos deu a oportunidade "viver" essa linda região. Ficamos, num hotel rural ( http://www.cavalierino.it ) entre Montepulciano e Pienza o que foi muito interessante.
Assis, fizemos num bate e volta, porém estivemos lá durante as festas de S. Francisco que estava sendo na igreja da parte baixa. Daí, ficamos conhecendo as duas e como almoçamos num local com vista panorâmica do vale a impressão que me ficou da cidade foi muito boa.
Tenham um ótimo fim de viajem.

Virginia Lucia

Estive em Assis, exatamente num bate-volta, na mesma época (festas) que o Gerson. Também almocei num restaurante com vista lindíssima. Gostei muito de tudo o que vi. E não curto turismo religioso...

Greice Kölln Vipych

Fui pra Lucca em Junho e simplesmente amei!
pretendo voltar muitas vezes pra conhecer melhor a região!

vou esperar ansiosa por novos posts sobre isso!

beijinhos

Guta
GutaPermalinkResponder

A luz de outono é linda, e nesse lugar que já é maravilhoso, deixa tudo mais impressionante ainda!
Otima continuação de viagem!
bjuss

Denise Mustafa

Querido, em Volterra tente ir no antigo teatro ao ar livre. Conta a história que esse teatro estava submerso na areia. Um psiquiatra, de um antigo hospício de Volterra, levou seus "loucos" para escavarem aquele espaço e descobriram esse antigo teatro. Deram uma reformadinha nele e, no Verão, têm espetáculos ao ar livre. Um italiano amigo nosso, que mora em Volterra (e é joalheiro) nos contou a história e fiquei impressionada.
É uma cidadezinha minúscula, mas que me encantou muito. Espero que goste. smile
beijos!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Beleza ! Essas imagens mostram um cenário mágico, quase parece um outro planeta...

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Lindas as fotos. Lindo o texto. A luz do outono eh realmente linda smile Saímos da nossa Bramasole hoje... Prontos p Cinque Terra agora.

Juliana Maselli

Fiz essa viagem em junho e fiquei mais que apaixonada! E concordo com o Ricardo quando diz que Assis é o lugar mais impressionante de todos! Tem uma energia maravilhosa. E não falo isso pq sou católica, mas porque a cidade é uma coisa de linda, tem muita cultura, uma vista espetacular, uma comida.... Ai, ai. Que saudade!!!!!! Trufas, funghi porcini... Vinhos da casa baratíssimos e deliciosos. Ano que vem quero viajar de novo e tenho q me segurar para não voar para a Itália de novo. Recomendo a todos.
E Ricardo, parabéns pelo site. Foi minha bíblia para fazer minha primeira viagem pela Europa, sem guias, sem excursões... E deu tudo muito mais certo do que eu esperava. Não saio mais daqui!

Márcia Marinho

Juliana, ele disse que o que MENOS o impressionou foi Assis.
Aguardemos os motivos num próximo post. Como não conheço e pretendo ir em breve a Toscana, aguardo ansiosa.

Juliana Maselli

Ops, na paixão pelo assunto acabei vendo agora que o Ricardo não ficou muito impressionado com Assis! hahahaha
Mas, de qualquer forma, com tantos lugares maravilhosos por lá, é fácil surgirem opiniões conflitantes. Outro lugar que curti muito foi Montalcino com seus maravilhosos Brunellos

Marcia Palhares

Quando você estiver em S. Gimignano (se é que é a primeira vez), vai ver também esta luminosidade maravilhosa...já falei em outro post (Siena), mas não resisto em insistir.

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Olá Ricardo
Sei que deves estar atarefadíssimo, com a árdua missão de ver coisas belas e ainda relatar para os viajantes afoitos.
Mas se puder dar uma estratégia de Toscana agradeço, pois preciso fechar o meu roteiro logo para fazer as reservas. Irei na primaveira e estou em dúvidas:1)Faço mais de uma base ou passeios de bate-volta a partir de Firenze? 2) Quais cidades são indicadas para base? 3) Faço tudo de trem ou conto com a mobilidade do carro? 4) Vou de carro até Roma ou devolvo em Firenze e de lá parto de trem? Ficarei 6 noites (podendo elastecer até em 7 se precisar) e gostaria de ver Firenze, Lucca, Pisa, S. Gimignano, Greve in Chianti, Volterra, Siena, Montalcino e Montepulciano. Obrigada!!

Daniele
DanielePermalinkResponder

Estamos indo pra lá em maio/2012, quero muito andar por essas estradas que apareceram nas fotos do Ricardo! Onde é?
É melhor fazer a base em Florença ou Siena? Ou as duas?
Obrigada, Daniele

Arnaldo
ArnaldoPermalinkResponder

Riq, estou planejando ir no final de maio. Penso em 2 bases, com 5 dias cada e o final em Firenze, uns 3 dias. O problema é que estou achando as bases muito perto umas das outras. Estava pensando em San Gimignano ou Siena ou Pienza como uma base e Arezzo ou redondezas como outra base. Mas elas são muito próximas. Vale a pena ter 2 bases? Quais você sugere? Grazie!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arnaldo! Aqui quem responde é A Bóia. O Ricardo Freire chegará a este post dos itinerários. Pelo que andei entendendo, provavelmente vai dizer que Siena é a localização mais central para quase tudo, com exceção do norte da Toscana -- Pisa, Lucca -- que pode é melhor alcançado de trem a partir de Florença.

Juliana Maselli

Eu fiz essa viagem em junho, toda de carro. E sem base. De cidade em cidade, ficando as horas que eu queria e conhecendo lugares diferentes. Foi sensacional! E não tivemos problema pq alugamos um grandão e quase todos os hoteis - tirando em Florença -, tinham estacionamento.
Saímos de Roma de carro (só pegamos na hora de ir embora), descemos para a Costa Amalfitana e depois subimos para Umbria/Toscana. Entregamos o carro em Florença porque, como eu já disse, lá é como Roma, bem complicado e caro para estacionar, tem graaande risco de multas (várias ruas são reservadas apenas para trânsito de moradores e/ou pertencem ao Centro Histórico) e vc não usa carro para nada.
De lá fomos de trem para Veneza. Melhor impossível! E tudo com a ajuda do VnV. smile

Monica lamonato

tenho a mesma duvida que a Fabina, não to conseguindo chegar a uma conclusão de onde ficar, ja que Florença tem a dificuldade do estacionamento...teremos um post do seu roteiro?????
grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! Nos próximos meses todas as viagens atrasadas do Ricardo Freire serão organizadas e postadas.

Florença é a melhor base para fazer tudo o que precisa ser feito de trem.

Siena e arredores funcionam como base para carro.

Monica lamonato

Oi Bóia
obrigada pela resposta...estou no aguardo dos posts anciosamente...
Pois é convenci meu marido a pegar um carro para fazer a toscana por causa dos relatos aqui, mas tb li que pode ser um problema em Florença, por causa de estacionamento...minha duvida é se ficar em siena como ir pra florença, entende...sei que é muito particular essa escolha...bom, vamos esperar, então
abç

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! A Toscana idealizada está no vale do Orcia e na região do Chianti, duas regiões às portas de Siena. De Siena também se vai de carro com facilidade a San Gimignano e Volterra, mais para o noroeste, e a Cortona e Arezzo, a noroeste. Chega-se também a Perugia e Assis.

Florença é uma boa base para ir de trem a Pisa e Lucca, que já ficam a uma distância pouco confortável de Siena.

Daniele
DanielePermalinkResponder

Faremos 17 dias pela Itália em maio: Roma, Siena, Florença, Veneza e Milão. Vamos ficar 3 dias em Florença e 4 em Siena, para os bate-voltas. Queria um lugar charmoso e romântico para me hospedar com meu marido. Adorei a dica da Locanda de la amorosa, mas o preço fica um pouco salgado: 1400 euros para 4 noites. Vcs podem sugerir algum hotel em Siena?
Obrigada

Diana
DianaPermalinkResponder

Oi! Vou pra Itália com meu marido e um casal de amigos em maio deste ano... Estamos programando a viagem através das dicas do Viaje na Viagem... Inclusive, cheguei a perguntar por aqui antes e, com base na resposta de vocês (obrigada!), desistimos de incluir a Costa Amalfitana para não ficar corrido demais...
Bom, o roteiro ficou assim: 4 noites em Roma, 2 noites na Toscana "propriamente dita", 3 noites em Florença, 3 noites em Veneza e 1 noite em Verona.
Em relação à Toscana, pensamos em pegar o carro no último dia de Roma e ir (o mais cedo possível) para Montepulciano. Conhecer a cidade e seguir para Arezzo ou Cortona, onde dormiremos 1 noite. No dia seguinte, ir cedo para Siena e de lá para San Gimignano, onde dormiremos 1 noite. No outro dia, sair de San Gimignano, parar em Pisa, conhecer Lucca e chegar em Florença (devolvendo o carro lá).
Está bom?
Essas cidades são as que mais valem a pena mesmo (pra nossa primeira viagem, pelo menos)?
Se for preciso escolher uma das duas e deixar de lado a outra, qual é a cidade mais bonita: Arezzo ou Cortona?
Muito obrigada novamente!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diana! O melhor a fazer é dormir as duas noites num hotel só, na região de Siena. No dia da chegada, aproveite Siena. No dia seguinte, passeie pelo Val d'Orcia, onde estão Montepulciano e inúmeras outras cidadezinhas lindas. Passe por San Gimignano e Pisa no caminho de Florença. Deixe Cortona e Arezzo para uma próxima.

paula
paulaPermalinkResponder

Olá Diana!!
Fiz Toscana em 2010 e farei em 2013 novamente.Fica a dica de hotel em San Gemignano:La Cisterna.
Dentro da cidade, na praça principal(em frente à cisterna).
preço justo, ÒTIMO café da manhã, o visual que vc tem de vários lugares do hotel...não tem preço!O site é bem preciso
A cidade é linda à noite!
Foi mágica!Vc vai adorar!!!!!!
Paula

Diana
DianaPermalinkResponder

Muito obrigada pela dica Paula!
Se quiser alguma outra, vou adorar!
Estou com tanta pena de deixar Cortona de fora, ouvi falar tão bem de lá, será que não dá messsssmo? sad

Diana
DianaPermalinkResponder

Ops, se quiser dar alguma outra dica, vou adorar! Rs!

Cíntia
CíntiaPermalinkResponder

Boa noite!

Irei para a Itália em agosto em lua de mel, e tenho algumas dúvidas:
Ficarei 12 dias somente na Itália, pensei em passar por Veneza, Florença, Siena, Roma e se conseguir Nápoles, quantos dias vocês indicam em cada lugar? Na Toscana,Siena é uma boa opção para se hospedar (montar uma base) e conhecer as cidadezinhas da região durante o dia? É fácil alugar carro em Florença? Desde já, agradeço as sugestões! Abs. Cíntia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Cíntia! O Ricardo Freire acabou de voltar de uma viagem de carro pela Europa. Em breve teremos posts que ajudarão bastante no seu roteiro.

Por ora, visite: https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

Tudo já publicado no site sobre a Itália: https://www.viajenaviagem.com/category/italia/

Página-guia de Roma: https://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire/

Cíntia
CíntiaPermalinkResponder

Muito obrigada pelas dicas e parabéns pelo site!!!
Durante nossa passagem pela Toscana, decidimos montar base em Florença e não alugar carro. Consigo fazer os passeios para as cidades próximas de trem? Florença - Pisa, San Gimignano, Montalcino, Montepulciano... É recomendável comprar com antecedência?

Franco
FrancoPermalinkResponder

Ricardo, vamos 4 casais para italia. Chegamos no dia 17 em Milão, retornamos no dia 25 de Roma. Pretendemos dormir em Milão, ir pela manha do dia 18 para Veneza, dormindo lá. Dia 19 vamos para toscana, onde pretendemos ficar até dia 23, quando seguimos para Roma. Perguntas: onde fazer a base na toscana? Siena ou Florença? Quais cidades conhecer nestes poucos dias de toscana? Aumentamos os dias em Roma?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Franco! Aqui quem responde é A Bóia. O ideal teria sido ir direto a Veneza:

https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Tentem dormir duas noites em Veneza, um dia não serve para nada.

Peguem o carro em Veneza ou em Florença e montem base nos arredores de Siena. Explorem o Val d'Orcia e o Chianti.

Pedro
PedroPermalinkResponder

Tenho a mesma dúvida do Franco. Fico 5 dias na Toscana e não sei se monto base em Siena ou Florença. Pretendo fazer os passeios de carro. E ai? Florença ou Siena? Sugestão de bate-volta?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! A sugestão dada no comentário acima é montar base nos arredores de Siena. Em breve o Comandante publicará os roteiros de carro pela Toscana. wink
Por enquanto, consulte:
https://www.viajenaviagem.com/category/toscana/

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Olá Ricardo!
Meu marido e eu faremos um roteiro de 17 dias pela Itália, sendo que ficaremos 6 dias entre Florença e a região da Toscana. Faremos Milão-Veneza-Firenze. Em principio, estou planejando o roteiro da Toscana desta forma:
2 dias em Firenze, 1 dia p/o bate-volta Lucca-Pisa, 1 dia p/Chianti-S Gimignano-Siena (dormindo em Siena), 1 dia p/Montalcino, Pienza, Montepulciano e arredores (dormindo em Pienza) e 1 dia indo de Pienza p/Lucignano, Arezzo e Cortona, dormindo em Assis. De Assis, vamos direto p/a Costa Amalfitana (já conhecemos Roma).
O que vocês acham? Será que vamos conseguir ficar um tempo razoável em cada lugar p/curtir um pouco, pelo menos? Senão, o que vocês sugerem?
Muito obrigada ao Ricardo, A Boia e aos demais tripulantes!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! O roteiro está bacana, mas não precisa trocar tanto de hotel no finzinho! Escolha um lugar só para dormir ao fim do passeio pelo Chianti, e faça desse hotel a base para os passeios seguintes, que são nas redondezas!

Beta
BetaPermalinkResponder

Olá A Bóia, você quer dizer que no roteiro Chianti-S Gimignano-Siena-Montalcino-Pienza-Montepulciano poderíamos ficar em Siena nas 2 noites, por exemplo, só deixando p/mudar de hotel qdo fizermos Lucignano-Arezzo-Cortona-Assis? Eu acabei incluindo o hotel em Pienza pq assim evitaríamos a viagem Montepulciano-Siena, e já partiríamos de Pienza p/Lucignano no dia seguinte, que no final, dá quase o mesmo tempo que de Siena-Lucignano. Você acharia melhor cortar o hotel de Pienza? Como vc faria este roteiro?
Quanto à esticada até Assis, será que vale a pena? Tem gente que diz que sim, outros dizem que não, como o Ricardo até já comentou por aqui.
Abraços e obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beta! Inclusive o trecho de Assis e Cortona pode ser feito a partir de qualquer ponto entre Siena e Pienza. Escolha um hotel apenas, vai pela gente grin

Beta
BetaPermalinkResponder

Ah, me esqueci de dizer que faremos o roteiro de carro!

osvaldo
osvaldoPermalinkResponder

bóia, O Ricardo já comentou porque não se encantou com Assis? Para o meu roteiro não está fácil incluir Assis e estou precisando de um empurrão para cortar.

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Osvaldo! O Comandante comentou que achou a cidade um pouco estéril, certinha demais. Mas é uma opinião particular.

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá!Estamos indo(eu e meu marido!)dia 15/11 para Itália. Faremos Veneza até Assis...de bike! Passaremos por Bologna, Firenze, San Gimignano, Siena, Montepulocino...alguma dica especial? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Não é a nossa especialidade. Tente buscar foruns de ciclistas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar