Tela a tela: como comprar passagens de trem com desconto na Trenitalia

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Uma versão atualizada do conteúdo que estava aqui pode ser encontrada neste post novíssimo e ainda mais completo:

Clique!

1380 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Ro
RoPermalink

Existe cupons ou cadastro par obter descontos na trenitalia ?
Na classe standard super economy o valor que estiver lá a partir de 120 dias é o mínimo, ou pode acontecer de variar (tanto para mais quanto para menos) conforme o dia ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosana! Depois que as promocionais entram no sistema, só podem aumentar.

Rosemeire
RosemeirePermalink

Encontrei uma passagem de Roma para Veneza com um preço muito bom, porém estou com medo horário. Chego no aeroporto Fiumicino às 9:00 e o trem parte de Roma à Veneza às 12:50. O tempo é suficiente? Com quanto tempo de antecedência preciso chegar para o embarque do trem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosemeire! Se o avião não atrasar, o tempo é suficiente. Mas é muito ruim para qualquer viagem fazer essas conexões desvinculadas. Se o seu primeiro destino a ser visitado era Veneza, você poderia ter comprado a passagem aérea até Veneza. Pouparia stress e perrengues. Quando não há outro jeito e a gente precisa fazer uma conexão não-vinculada, como no seu caso, o ideal é dormir uma noite no local da chegada.

Leia sobre passagens multidestinos:

https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum

PATRICIA
PATRICIAPermalink

Boa noite! Acabei de comprar passagens, mas estou com algumas duvidas.
Não preciso validar minhas passagens, então entro direto no trem e alguém passa validando? Preciso baixar algo no meu celular?Tenho muito medo porque em paris fui multada.
Quando fui reservar minha poltrona tinha um numero de vagão tipo 5, 6..o meu é o 5 o que seria isso ?
Mas algum coisa tenho que fazer para não ser multada..rs
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! E-tickets não precisam ser validados no totem, nem na França, nem na Itália. Só passagens físicas, compradas na bilheteria ou na máquina, devem ser validadas. Imprima as passagens em casa, vale a pena levar impressas.

PATRICIA
PATRICIAPermalink

Muito obrigado pela sua ajuda!

Gustavo Mejia
Gustavo MejiaPermalinkResponder

Bom dia estrangeiros com mais de 60 anos também tem direito a tarifa senior? Em Italia e no Resto de Europa

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Preencha a idade dos passageiros e as tarifas aparecerão de acordo.

Henrique Leonardi
Henrique LeonardiPermalink

Boa tarde!

Comprei duas passagens pelo tremitalia.com.br (o site brasileiro), eles cobraram meu cartão, mas não me mandaram o voucher.

Mandei diversos emails, liguei no telefone que eles tem e ninguém atende.

Você poderia me dizer se esse site é confiável mesmo? Se não é fraudulento? Agora eu entro no link do site e aparece uma mensagem muito esquisita dizendo que está em manutenção...

Alguém já comprou deste site?

Att.

Henrique.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! Há leitores que já compraram. Nós nunca usamos. Se você acha que foi enganado, pode pedir estorno junto ao seu cartão de crédito.

Myriam Rocha
Myriam RochaPermalink

Oi! Comprei diversos bilhetes para viagens de trem diretamente no site da Trenitalia. Recebi todos os bilhetes eletrônicos. Mas não encontrei o campo para visualizar o vagão e marcar meus assentos. Como faço para resolver isso. Não quero correr o risco de viajar em pé, não tenho idade pra isso. Vou em maio. Obrigada por dedicar tempo em nos ajudar!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Myrian! Se os trens são regionais, não há possibilidade de marcar assento. Se os trens são rápidos (Intercity ou Eurostar), os assentos são marcados automaticamente. Não há venda de passagem para trem rápido sem assento associado.

Heloisa Civolani
Heloisa CivolaniPermalink

Olá! Comprei 6 bilhetes regionais direto do site Trenitalia. (para família) Os de ida tudo ok, os da volta (Brescia/Aeroporto Malpensa) :marquei errado ao invés de 28/04, marquei 28/05. Meu filho que mora lá, já tentou ir na bilheteria da estação e não conseguiu remarcar, no site tb não conseguimos, no telefone indicado no site é cobrado por minuto e após 6 minutos cai a ligação sem ter sido atendido. Restou-nos email de reclamação. Já enviamos e a Trenitalia respondeu que é a Trenord que resolve e no email que enviamos a Trenord, diz que é a Trenitália. Porém nenhuma nos responde se será possível ou não. No site da Trenitalia diz que é possivel remarcar o bilhete (a tarifa é ordinaria). Mas já estou preocupada em perder 120 euros, pois já foi lançado no meu cartao. Alguma ideia, ou ajuda? algum conselho? Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Heloísa! Se nem o seu filho que mora na Itália não consegue resolver, não sei o que fazer. Veja se consegue estornar a compra junro a seu cartão de crédito — consulte antes as condições de cancelamento da tarifa para ver se você tem base para reclamar.

Ronaldo
RonaldoPermalink

Olá. Estou planejando 15 dias em julho com minha mulher e casal de filhos adolescentes, roteiro Roma-Florença-Veneza, incluindo bate e volta a Nápoles e Pisa. Tem dica para desconto no bilhete de trem para família e/ou para um determinado número de viagens? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ronaldo! Existe a tarifa promocional 'Bimbi gratis', para grupos de duas a cinco pessoas em que haja pelo menos um adulto. Nesta tarifa, os menores de 15 anos não pagam. Assim como outras tarifas promocionais, tem disponibilidade limitada. Se houver 'Supereconomy' disponível para o mesmo trecho e horário, é possível que fique mais barato ir de 'Supereconomy'.

http://www.trenitalia.com/tcom/Offerte-e-servizi/Bimbi-Gratis

Sílvia Dantas
Sílvia DantasPermalink

Olá. Fiz a compra no site da Trenitalia para dois trechos, Veneza/Florença e Florença/Roma. Já recebi meu voucher com os Código de Barra. Acontece que o nome dos passageiros só apareceu em um trecho. No outro, só apareceu meu nome, ficando em branco a passagem do meu esposo e filha criança. Gostaria de saber de haverá algum problema quando o fiscal exigir os bilhetes. O código para os dois trechos é o mesmo. Agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Não tem nenhum problema. Basta a pessoa que comprou as passagens estar no grupo.

Antonio Carlos
Antonio CarlosPermalink

Olá,
Fiz uma compra de um trecho Veneza- Roma para junho próximo
Na data de minha viagem, por ser um sábado , apareceu a opção de tarifa Special 2x1 . por 86,00 euros pelos dois viajantes. Na mesma janela de cotação aparecia também a tarifa Super economy por 71,90 pelos 2 passageiros.
Ao ler as condições da tarifa Special 2x1 só consegui entender que por ser sábado se pode viajar com um bilhete na tarifa Base, que é a mais cara, válida para 2 pessoas viajando juntas. Achei que ,por ser comprada a tarifa Base haveria alguma vantagem em relação à Super Economy. Pois , tarde demais, percebi que não há nenhuma vantagem . Paguei mais caro a toa. Alguém sabe explicar porque oferecem uma tarifa mais cara que não oferece nada de vantagem em relação à tarifa Super Economy? Não pode remarcar, não há reembolso, não há nada , só as mesmas restrições.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antônio Carlos! Leia sempre as condições de reembolso e cancelamento antes de comprar, não importa qual a tarifa oferecida.

Cláudia
CláudiaPermalinkResponder

É possível trocar o bilhete se chegar com muita antecedencia na estação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Verifique as condições de alteração da sua passagem na tarifa comprada.

Patricia Melo
Patricia MeloPermalink

Ola!
Quero comprar passe de trem. A venda é feita pela internet e tem que ser o bilhete fisico que enviam pela DHL. Corro o risco de nao receber ate a data da viagem, será em 1 mes e 15 dias? Alguem ja relatou algo sobre isso?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Veja por que mapas não calem a pena:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa

Helen
HelenPermalink

Como consigo comprar passagem para criança de 4 anos completos? Sei que ela tem desconto de 50%, mas só consigo adicionar tarifa cheia. Aparece apenas as opções adulti e ragazzi.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Helen! ‘Ragazzi’ é para passageiros de 4 a 14 anos.

Osvaldo De Luca
Osvaldo De LucaPermalink

Olá! Uma dúvida! Na opções de tarifa tem uma faixa para idoso de 60 anos. Isto é para qualquer pessoa ? Ou tem distinção ? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Osvaldo! Clique no "i" da tarifa para ver as condições. Esta tarifa para maiores de 60 anos é vinculada à inserção do código da CartaFreccia, que é um cartão de fidelidade emitido apenas para residentes na Itália.

Juliana
JulianaPermalink

Estou finalizando minha compra de passagens Paris-Roma (parando em Milão) pelo site do trenitalia, porém não entendi o que é "COMPARTIMENTI COMUNICANTI", tem a opção Sim e Não. Poderia me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Compartimentos comunicantes são compartimentos ligados por uma porta que pode ser aberta. Serve para quem está viajando em família e está comprando leitos em compartimentos diferentes.

Se ainda der tempo: vá de avião. Viagem noturna é tensa, você não vai dormir direito, vai cabular o banho, vai ter que fazer baldeação cansada e maldormida, vai chegar amassada e suja a Roma e só vai conseguir subir no próximo quarto de hotel depois das 15h. Deixe esse tipo de transporte para os caixeiros-viajantes que viajam sem bagagem e precisam estar cedinho na cidade para trabalhar.

(Verifique também se a Trenitalia entrega esse bilhete originado na França como e-ticket... porque se só entregar pelo Correio, as chances de chegar até você aqui no Brasil com os Correios como andam... não são muito grandes, não.)

Thais
ThaisPermalink

Com quanto tempo de antecedência é necessário chegar, a partir do horário de partida do trem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thais! Quando a viagem se origina na estação onde você está, o trem normalmente estará disponível e de portas abertas uns 20 minutos antes do horário de partida. Nesses casos, vale a pena entrar logo para pegar os melhores lugares para a mala.

Se estiver vindo de outro lugar, deve chegar uns 3 minutos antes do horário de partida, e você terá de 2 a 3 minutos para embarcar. Mas fique tranqüila, sempre dá certo.

Eduardo
EduardoPermalink

Vou viajar por várias cidades na Itália de Roma ao norte do país e retornando à Roma. Existe a possibilidade de algum cartão ou bilhete que eu possa pegar os trens livremente (sem ter que comprar vários bilhetes, um para cada cidade)?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! Passes de trem não valem mais a pena. Nos trens de alta velocidade você precisa de reserva e tem que pagar sobretaxa. Há limitação de assentos para portadores de trem. Vai por mim: quem planeja a viagem viaja melhor.

Virginia Rodrigues
Virginia RodriguesPermalink

Os valores da Cia ferroviária italiana Italo são bem mais baixos, é isso mesmo? A diferença é mto grande! Outra coisa, se eu quiser parar em outras estações até chegar ao meu destino eu posso?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Virginia! Os preços vão depender da antecedência nas duas cias. Em trens de alta velocidade, como todos os do Italo e os InterCity e Freccia da Trenitalia você não pode parar pelo caminho. Se for interromper sua viagem, tem que comprar uma passagem para cada trecho. Isso está bem explicado no texto, por favor leia com atenção.

Ede Teixeira
Ede TeixeiraPermalink

Primeiramente, parabéns por esse blog sensacional. Mês q vem estou partindo para a Europa e meu roteiro foi montado com mta ajuda de vcs.

No entanto, às vezes o que é muito claro pra vcs pode não ser para nós leitores, pois vcs lidam com essas questões o tempo inteiro.

Eu permaneço com dúvidas quanto a possibilidade de parar em Verona partindo de Milão com destino final Veneza.

Vc acabou de afirmar que "Em trens de alta velocidade, como todos os do Italo e os InterCity e Freccia da Trenitalia você não pode parar pelo caminho."

Porém, no texto o Riq se refere ao trecho Milão-Verona-Veneza, operado pela Freccia/Intercity e fica a impressão de que é permitido a parada em Verona.

Entendi errado?
Obrigado
Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ede! Tanto na Trenitalia quanto na Italo você precisa comprar duas passagens, uma de Milão a Verona e outra de Verona a Veneza. Se você comprar uma passagem só, de Milão para Veneza, não vai poder parar no caminho (ou pode parar, mas perde o segundo trecho). Se comprar duas passagens separadas, pode parar, claro.

Ede Teixeira
Ede TeixeiraPermalink

Ah q pena rsrs queria economizar num trecho. Obrigado pelo esclarecimento.

Domingos
DomingosPermalink

Boa noite, fui comprar no site da Trenitalia (oficial) e não pediu o numero de passaporte ou outra identificação. É assim mesmo? Neste mesmo site tem um opção chamada "corporate ID" - não entendi o que é isto. Ia comprar na rail europe, mas tem uma "taxa de processamento muito alta" (essa taxa tem muita vantagem para quem compra?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Domingos! É assim mesmo.

Anuncia
AnunciaPermalink

Oi, vc conhece a trainline ? Faz busca dos melhores preços e pode comprar no próprio site. Será confiável? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anuncia! Sim.

Correa
CorreaPermalink

Bom dia, quero comprar um bilhete pela trenitalia, mas ao lado dos horários ofertados aparece asterisco. Ao verificar o que significa a tradução da a entender que o bilhete é para o dia seguinte ao que solicitei. É isto mesmo? Estou querendo comprar bilhete Florença- Veneza para daqui a 30 dias.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Correa! No motor de busca você tem que programar o dia e o horário em que você quer viajar. Se você não programa o horário, o sistema usa o horário daquele momento na Itália. Se o sistema procurar um trem para depois das 22h, ou para um trem depois das 18h que envolva uma conexão, é provável o sistema só ache trens saindo no dia seguinte.

Gabriela Matusita
Gabriela MatusitaPermalink

Boa Tarde,

Comprei bilhetes de trem de Marselha para Milão, Milão para Veneza e Veneza para Roma... Todas pela Trenitalia para junho... Li em vários lugares, que na Itália costuma passar um fiscal aplicando multas para quem não validar os bilhetes, porém como comprei bilhete eletrônico pretendo levar ele ou pelo celular ou impresso em folha A4... Como faço para validar estes bilhetes e não levar multa, uma vez que (pelo tamanho das maquinas de validação) provavelmente não passe uma folha A4??

Att,

Gabriela

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! E-tickets não precisam ser validados.

Sandra
SandraPermalink

Olá Boia!
Para o trem de La Spezia a Cinque Terre é necessário compra antecipada?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sandra! Não. Todos os trens regionais/lentos da Itália não variam de preço, não aceitam reserva e levam passageiros de pé.